Translate

terça-feira, 31 de maio de 2016

JORNALISMO. O tom da reportagem popular do NYT na TV

E quem leu a postagem das orientações(*) sobre o futuro do jornalismo feitas pelas equipes do New York Times, deve ter sentido o quanto isso já é feito no Brasil - e no Ceará,  de certa forma. 

Ian Gomes, da FM Assembleia e NordesTV, sempre pautou suas matérias com um jeito de contar histórias. Histórias de pessoas. De superação. Ela antecede até mesmo ao trabalho notável de Mauricio Kubrusly, da Globo, um outro exemplo de reportagens contando histórias. 

Hoje, no canal 10, tem um jovem Almir Gadelha que segue essa linha. O Nilson Fagata, na TV Jangadeiro, tem matérias onde utiliza recursos da contação de histórias. O tom popular das reportagens desses profissionais tem ressonância de público. Pode desagradar aos que impõem o antigo padrão da 'vênus platinada". E, assim como a tv e o rádio, o jornal New York Times diz que a saída para o enfrentamento da crise é... por aí!

(*) "Menos reportagens superficiais, feitas apenas 'para registro'. Menos notícias tradicionais. Menos textos empolados. Mais formas de contar histórias. Mais histórias visuais"

TEVÊ. O telefonema do Tom sobre o caso do Caldeirão


CHARGES. É por isso que digo: quem é bom já nasce Clayton


segunda-feira, 30 de maio de 2016

LIDO POR AÍ. Solange revela: "Fiz aborto e me arrependo"

Vocalista da banda Aviões do Forró, Solange Almeida revelou ter feito um aborto aos 17 anos durante entrevista exibida na tarde deste domingo (29). A cantora admitiu ter cometido um erro e afirmou que se arrepende do ato até hoje. Solange é mãe de quatro filhos: três biológicos e uma filha adotada.
"Eu tinha mais ou menos uns 17 anos e descobri que estava grávida. Aí eu pensei 'o que eu faço?', 'o que é que eu não faço?'. E no calor da idade, eu fiz um aborto. Foi uma das piores coisas que eu fiz na minha vida, mas eu tenho certeza que Deus me perdoou", disse a cantora à apresentadora Eliana, no SBT.
"Poucas pessoas sabem disso [sobre o aborto], os meus filhos sabem, e esse foi um dos motivos que me levaram a adotar Sabrina. Eu tinha essa dívida, me arrependo [do aborto] até hoje. Eu não tive o privilégio de carregar Sabrina, mas vivi tudo", completou.
FONTE: UOL

domingo, 29 de maio de 2016

JORNAIS. NYT dá dicas para sobrevivência deles no futuro


O que os jornais precisam fazer para chegar ao futuro? Uma boa pista foi dada esta semana pela direção do 'New York Times', comentada hoje pela ombudsman da Folha de SP. 

"Menos reportagens superficiais, feitas apenas 'para registro'. Menos notícias tradicionais. Menos textos empolados. Mais formas de contar histórias. Mais histórias visuais"


EM BUSCA DO JORNAL DO FUTURO

Paula Cesarino Costa, ombudsman da Folha 

Em meio a tantas incertezas sobre o futuro do jornalismo, torna-se consensual que terá de mudar. Como e para onde ninguém tem uma resposta clara e precisa.

Mais importante jornal do mundo, "The New York Times" montou grupo para alinhavar mudanças que quer implantar até 2020. Na semana passada, memorando interno listou indicações valiosas. Menos reportagens superficiais, feitas apenas "para registro". Menos notícias tradicionais. Menos textos empolados. Mais formas de contar histórias. Mais histórias visuais.

Cada peça da engrenagem do jornal terá de ser reajustada.

Repórteres terão maior responsabilidade na busca de estratégias para que suas narrativas sejam lidas ou assistidas.

Para o "NYT", a atribuição dos editores, num futuro próximo, não será se preocupar com o preenchimento do espaço das páginas da edição impressa. Devem se preocupar com a qualidade jornalística e narrativa, empenhando-se em encontrar as melhores maneiras de contar histórias em múltiplos meios.

O jornal planeja criar um grupo de editores e diagramadores com a missão exclusiva de adequar o produzido para a amplidão do jornalismo digital para o impresso.

A lógica será invertida.

Em última análise, o objetivo é criar uma redação que seja mais ágil e menos sobrecarregada com inchaço burocrático. 

TEVÊ. A censura na Globo existe: eu sou testemunha disso


sábado, 28 de maio de 2016

CRISE. Até que ponto ela atinge os meios de comunicação?

A crise econômica também atinge a área de comunicação. Por causa dela, jornais impressos diminuem a tiragem em relação há outros tempos; passam por readequação, com desemprego e a permanência de alguns títulos apenas na versão digital. Aliás, praticamente, sumiram das ruas os tradicionais vendedores de jornais, hoje resumindo-se à venda em bancas. 

Outro meio em que a crise se estabelece é na faix de rádio AM. Hoje é possível se notar a diminuição da quantidade de mensagens comerciais divulgadas nos intervalos dos programas. Em algumas emissoras de grande porte, os anúncios se resumem ao merchãs feitos de viva voz pelos apresentadores em programas de audiência, enquanto nos intervalos são veiculados apenas os chamados calhaus, peças de propaganda da própria emissora.

Um vendedor de comerciais de uma emissora cearense AM, nos confidenciou ser crítico o mercado, com dificuldades de convencer empresários a anunciarem na faixa do rádio AM. Por isso mesmo, a crise avança ainda mais no meio. 

Ilustração: A importância do rádio no contexto publicitário

TEVÊ. O 'Caldeirão' leva ao ar hoje a homenagem ao Tom

A edição do 'Caldeirão do Huck', que presta homenagem ao Tom Cavalcante, vai ao ar hoje. Nela, fomos convidados juntamente com Dino Boy, produtor do Tom, Neudo (um amigo de infância), além de depoimentos convertidos aqui entre os antigos companheiros. O programa destaca uma réplica dos estúdios da Verdes Mares-AM, quando Tom integrou o cast da emissora nos anos 80.



TELEVISÃO. Equipe passa por saia justa entre as 'drags'

A equipe do "Profissão Repórter", da Globo, passou por saia justa durante a gravação da final do "Academia de Drags", ontem, numa boate no Arouche, no centro da capital. Ao ser levada ao palco, a repórter da atração passou a ouvir um grande coro de "O povo não é bobo, abaixo à Rede Globo" e "Globo golpista".

(Deu na Zapping)

sexta-feira, 27 de maio de 2016

TEATRO. Atores globais divulgam peça '3 na Pista' na Tribuna

Os atores Rony Kriwat, Juliano Laham e Tony D´Melo estiveram hoje nos estúdios da Tribuna Band News para anunciar o espetáculo "3 Na Pista", que encenam neste fim-de-semana no Teatro Celiona Queiroz. Conversaram conosco (Nonato e Ariane Cajazeiras) no Primeira Edição. 

TELEVISÃO. Tiririca vai ao Jô e não fala de política

Tiririca foi ao Jô e, acreditem, não falou sobre Política. Tampouco deu margem ao apresentador de falar disso. Pelo relato da UOL é possível se ter ideia de como foi a entrevista do deputado por São Paulo Wilson Filho, ou melhor, o humorista cearense Tiririca. 

"Quem achou que iria ver Tiririca falando bastante sobre política no "Programa do Jô" desta quinta-feira (26) se enganou. Antes mesmo de começar a ser entrevistado por Jô, o deputado federal (PR-SP) começou a contar uma história engraçada de quando era jovem e foi ironizado pelo apresentador.


"E eu que pensava que a primeira pergunta seria sobre o que você está achando da situação política do Brasil. Que ideia a minha", disse Jô ao ver que Tiririca estava se prolongando na história. "Jô, sinceramente, a política está do mesmo jeito que nós estamos vendo. Está feio", respondeu o deputado, arrancando risos da plateia.



Em seguida, Jô tentou retomar o assunto, mas Tiririca mudou de tema. "Jô, não quero te interromper, mas, já te interrompendo, quero dizer que estou muito feliz por estar com você aqui. A minha melhor entrevista foi com você em 1996", disse o deputado, que em seguida bebeu o copo de conhaque que pediu no começo do programa e começou a falar sobre como era sua vida no circo.



Quando decidiu falar sobre os projetos que está tocando na Câmara, Tiririca foi interrompido por Jô após dizer que já foi trapezista. "Não, trapezista você não foi trapezista. Eu sei tudo o que você foi. Você diz que você foi (trapezista) porque é bonito. Não minta aqui", disse o apresentador, que depois de alguns minutos revelou que estava apenas brincando com o deputado.



Aparentemente desconfortável com o rumo da entrevista, Jô encerrou a participação de Tiririca no programa rapidamente.



Nas redes sociais, Tiririca foi bastante criticado após sua participação no "Programa do Jô". Alguns internautas, inclusive, acusaram o deputado de estar alcoolizado durante a entrevista".

(UOL)

NOMES. Morre em São Paulo o cantor maranhense Papete

Morreu no início da madrugada de ontem, aos 68 anos, o engenheiro ambiental, cantor e compositor José de Ribamar Viana, o ‘Papete’. Papete lutava contra um câncer de próstata, diagnosticado este ano. O músico estava internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, e o quadro havia piorado nos últimos dias.

Papete nasceu em Bacabal – a 240 km de distância da capital –, e é uma das principais referências do São João do Maranhão, com canções e composições que marcaram gerações, como ‘Bela Mocidade’, ‘Boi da Lua’ e ‘Coxinho’. Seu trabalho mais destacado é ‘Bandeira de Aço’.

Papete foi reconhecido um dos melhores percussionistas do mundo, nos anos de 1982, 1984 e 1987, quando participou do ‘Festival de Jazz de Montreux’, na Suíça

quarta-feira, 25 de maio de 2016

PRÊMIO. Verminosos vence o Petrobrás de Jornalismo

O Verminosos por Futebol venceu o principal prêmio de jornalismo do país. E duas vezes na mesma noite. Recebemos o Prêmio Petrobras de 2015, nas categorias Esportes/Nordeste e Energia/Nacional. Vale ressaltar: concorrendo com portais, jornais, TVs e rádios dos principais grupos de comunicação do país.
 
A reportagem vitoriosa em Esportes foi “Ceguim: O técnico que tudo vê“, a curiosa história do cego que é técnico de time amador de Fortaleza, contada como parte do hotsite “Futebol de Raiz”. A reportagem e edição foi de Rafael Luis Azevedo, fotografia e edição de vídeo de Fernanda Moura e coordenação de Larissa Cavalvante.

Já na categoria energia, a reportagem foi “Não vai ter Copa: Histórias de brasileiros que não sabem o que é energia elétrica“, produzida para a Agência Pública e publicada também no Verminosos. O trabalho revelou a difícil vida dos 1 milhão de brasileiros que não têm energia elétrica em casa. A reportagem foi de Rafael, com assistência de Larissa.

(Texto do blog Verminosos)

RÁDIO. Ian Gomes é a nova integrante da FM Assembleia


TV. Homenagem ao Tom vai ao ar no Caldeirão de sábado

A gravação da volta de Tom Cavalcante à Globo na homenagem que lhe presta o apresentador Luciano Hulk irá ao ar nesse sábado que vem. 

Quem informa é  a jornalista Ligia Mesquita, em sua coluna Outro Canal. No quadro !De Volta ao Passado", Tom revisita o estúdio da emissora de rádio onde ele trabalhou no início dos anos 70, a Verdes Mares AM. 

Eu, a sonoplasta Capitão, o amigo Neudo, as filhas do humorista, além de depoimentos gravados aqui em Fortaleza com colegas e amigos estamos na homenagem. 

TWITTER. Aplicativo vai flexibilizar o limite de carcteres

Quem é tuiteiro precisa ficar sabendo: o Twitter anunciou nesta terça-feira (24) que vai flexibilizar o limite de 140 caracteres nos tuítes, uma marca da rede social, existente praticamente desde o lançamento do serviço, há dez anos.

A limitação continua existindo, mas certos tipos de conteúdo deixam de entrar na conta –por exemplo, os links para fotos, gifs, vídeos e enquetes (será possível escrever um post com o número limite de caracteres e ainda postar uma imagem, por exemplo).

Links externos, entretanto, seja para uma página fora da rede social, seja para uma transmissão ao vivo no aplicativo Periscope, continuam sendo contados. Mas, como a mudança está sendo feita de modo gradual, é possível que entrem também na jogada no futuro.

(Informação da Folha de SP)

segunda-feira, 23 de maio de 2016

JORNAL. Onde o jornal-papel soube sobrepor-se ao digital

O Mídia Mundo, do Eduardo Tessler, reconheceu a força da Folha de SP, deixando para a plataforma do impresso a bomba lançada hoje na sua primeira página e que já provocou renúncia de ministro no governo de plantão de Michel Temer. 


Para quem ainda não entendeu como as plataformas devem conviver em uma mesma empresa, Folha de S. Paulo(SP) ensina.

Uma exclusiva-bomba foi garimpada pelo repórter Rubens Valente. O risco de vazamento era mínimo. Ou seja, valia a pena segurar e publicar no jornal-papel.

Os colunistas, porém, souberam antes. Era preciso que tivessem tempo para repercutir no site hoje cedo. Com novidades.

O resultado é uma bomba que está ecoando em Brasília desde cedo, batendo recordes de acesso nos sites da Folha(Folha e UOL). E possivelmente vai terminar por degolar o primeiro ministro do governo interino.

Golaço da Folha.

CRISE. Jornal deixa de circular após nove semanas de vida

A crise do impresso é uma realidade. Todo santo dia tem-se notícia de jornal que está com os dias contados. Mas nada tão impactante quanto o caso do britânico The New Day. Ele começou a circular no último dia 29 de fevereiro no Reino Unido. 

O projeto do grupo Trinity Mirror, que ofertava nas bancas o jornal a um preço de 32 cêntimos de euro, deixa de ser editado depois de apenas nove semanas da vida. 

O periódico não contava com respaldo de edição digital. Surgiu num país onde diários veteranos como The Independent já deixaram o suporte clássico para adaptar-se a era digital. O jornal buscava atrair um publico leitor jovem para fazer frente ao The Sun e ao The Guardian. 
VIA: 360 Grados

domingo, 22 de maio de 2016

WEB. Governo quer saber se você é contra limites de dados

O Governo Federal quer saber a opinião dos internautas em relação a um dos temas mais polêmicos que dominou o noticiário tecnológico nos últimos meses: o limite de dados da internet fixa. Em uma enquete disponível no site oficial do Senado, os usuários podem responder as questões que ficarão disponíveis neste link até 15/06.
De acordo com a página, as perguntas são relativas à proibição da limitação de consumo de dados na internet banda larga fixa e têm como base os projetos de lei 174/2016 e 176/2016, além da SUG 7/2016.
  1. Você é a favor ou contra a limitação de consumo de dados na internet de banda larga fixa?
  2. Em sua opinião, limitar o consumo de dados está ou não está de acordo com os princípios previstos no Marco Civil da Internet?
  3. Você é a favor ou contra o bloqueio coletivo de aplicativos de comunicação por decisões judiciais?
  4. Em sua opinião, com a limitação do consumo de dados na internet de banda larga fixa:
  • O lucro das empresas vai aumentar, permanecer igual ou diminuir?
  • A qualidade dos serviços vai aumentar, permanecer igual ou diminuir?
  • A satisfação dos clientes vai aumentar, permanecer igual ou diminuir?
  • Os gastos dos clientes com internet vão aumentar, permanecer iguais ou diminuir?
Caso não saiba, há sempre uma alternativa em que o usuário pode declarar que não tem conhecimento ou que prefere não opinar naquela questão de passar para a próxima pergunta.
Crédito: Olhar Digital

JORNAIS. Cobertura com números diferenciados de mortos






TV. Apresentadora se empolga ao vivo e derruba cenário


TEVÊ. Programa TV Mulher volta no Viva 30 anos depois



Sucesso nos anos 80, o programa apresentado por Marília Gabriela volta após 30 anos em 10 novos episódios para atualizar o retrato da mulher brasileira. 

O canal de tv do site Meio&Mensagem entrevistou participantes sobre o novo formato e conteúdo e, pelo visto, tem-se a impressão de que a novidade promete sustentar a audiência do Viva, que está entre os 10 canais pagos mais vistos.

Fonte: Meio&Mensagem

ASSESSORES. Abidoral diz coisas que são a pura verdade


Pior, meu caro Abidoral*, são os que não deixam o 'chefe' falar de jeito nenhum. Só eles querem dar a explicação quando solicitada. 

*Abidoril é colunista de O Povo

sábado, 21 de maio de 2016

REDES SOCIAIS. Um papo sempre bom de ser: Inês Aparecida

Você acessa redes sociais assim ao léu ou tem a preocupação de buscar boas fontes? É tão bom curtir inteligentes papos, gente de alto astral (eita expressão caduca!), não é mesmo? Falo isso, porque em geral temos a tendência de sair lendo o que a 'página inicial' do Facebook, por exemplo, nos dá. Mas o que é bom ler é gente que sabe escrever, que tenha conteúdo e deixe a gente melhor - tipo Inês Aparecida. Como ela é inteligente!

TV. Novela 'Pai Herói' vai ser reprisada pela primeira vez

O Canal Viva bateu o martelo e decidiu: vai exibir a novela “Pai Herói“, mostrando um Tony Ramos bem mais jovem e uma Glória Menezes nos seus melhores momentos. A novela data de 1979 e nunca foi reprisada na Globo. A estreia é em outubro, na faixa da meia-noite. 

RÁDIO. Três emissoras FM estão no top do ranking nacional

Três emissoras FM do Ceará, do segmento popular estão entre os quatro primeiros lugares do ranking nacional de acesso, via internet. São a Somzoom Sat, a 93 e a Jangadeiro. Elas perdem apenas para a líder nacional, a emissora O Dia, do Rio de Janeiro. Isso em se tratando de segmento popular. 

RÁDIO. Audiência das FM cearenses segmento jornalismo

Estas são as posições das três emissoras cearenses do segmento jornalismo no ranking nacional da radio.com.br 

RÁDIO. As 10 FMs mais acessadas do segmento forró


Esta é a relação das dez emissoras cearenses FM, que lidam com forró, e que aparecem nesse ranling nacional. A Rádio 100 FM é a vice-campeã de audiência em todo o Brasil, perdendo apenas pra a Rádio Clube 105.5 de Brasília. 

É bom frisar que essa audiência é medida pelo acesso de ouvintes na internet, via escuta rádios.com.br

sexta-feira, 20 de maio de 2016

HONRARIA. Câmara propõe título a Lúcio Brasileiro

Li no blog do Lauriberto Braga a informação de que Lúcio Brasileiro receberá título de Cidadão de Fortaleza. A proposta foi aprovada pela Câmara a partir de projeto apresentado pelo vereador Salmito Filho.

Homenagem justíssima que se faz a esse filho de Aurora.

Agora me surge uma dúvida: ele já não foi honrado com esse título não? 

JORNALISTAS. Os ossos do ofício dessa incrível profissão

Vida de jornalista não é mole. Nos EUA, o homem que fazia previsão do tempo na TV tomou um enorme susto ao se deparar com uma aranha no vídeo. 


Repórter de uma rede de televisão australiana entrou em pânico quando um pequeno papagaio pousou em seu ombro momentos antes de ela entrar ao vivo em um noticiário. 

Um jornalista da Irlanda, Henry McKean, submeteu-se a um teste para saber a dimensão da dor do parto e não suportou. 

RÁDIO. Coluna do Simão na Band continua sendo reprisada

Recuperando-se de cirurgia da vesícula, José Simão só volta ao ar na Band News no dia 30 de maio. Enquanto isso, a coluna está sendo reprisada com participações antigas. 

Aliás, pedras na vesícula têm tirado do batente muita gente da mídia. Hoje mesmo retornou ao microfone da Tribuna Band News a jornalista Ariane Cajazeiras, que esteve licenciada, também, por ter submetido a esse tipo de cirurgia, pouco tempo depois desse amigo de vocês. Sem falar do paciente famoso do JN, William Bonner. 

quinta-feira, 19 de maio de 2016

CRISE? Depois de 60 anos, o prêmio Esso faz uma pausa

A Folha de São Paulo aborda o fim do Prêmio Esso, cuja edição de 2016 deixa de acontecer após 60 anos ininterruptos. 

"Em nota, a multinacional de petróleo e gás norte-americana ExxonMobil, que patrocina a iniciativa, afirma que fará uma pausa para reavaliar o formato da premiação de modo a "contemplar tanto as tradicionais quanto as novas formas em que a atividade vem sendo exercida no país".

"Estima-se que [em 60 anos] mais de 33 mil trabalhos jornalísticos tenham sido avaliados pelas comissões de julgamento, premiando mais de mil trabalhos gráficos, reportagens e fotografias, laureando os melhores profissionais da imprensa brasileira", diz trecho da nota.

A entidade não afirma se voltará a premiar produções jornalísticas a partir de 2017 nem se a pausa tem relação com questões orçamentárias".

JORNAIS. Um cochilo na redação e tudo ficou diferente

Enviado por Luisa Maria Fialho, do Álvaro Weyne em Fortaleza 

quarta-feira, 18 de maio de 2016

NOMES. Morreu hoje a colunista social Regina Marshall

Morreu, nesta madrugada de quarta-feira (18), a jornalista Regina Marshall (77), que, por décadas, trabalhou no colunismo social cearense. Ela estava internada na UTI do Hospital São Carlos, no bairro Aldeota, em Fortaleza.

Regina enfrentava problemas relacionados ao sistema respiratório e insuficiência dos órgãos vitais.

Segundo familiares, o velório acontecerá, a partir das 9 horas, na Ethernus, enquanto o sepultamento está marcado para o fim da tarde no Cemitério Parque da Paz.

(Informação do blog do Eliomar) 

terça-feira, 17 de maio de 2016

PRÊMIO. Sindicato nomina os melhores do Estado do Ceará

Sou fã de uma premiação. Tanto que assisto desde as transmissões do Oscar, entrega do Troféu Imprensa e até o prêmio do Faustão ganham de mim audiência. Por isso, quando se trata de premiar o pessoal da terra, aí o meu olhar dá mais atenção. Como o do prêmio SATED, o sindicato que reúne artistas e técnicos do Ceará. Este ano, a terceira versão acontecerá dia 24 de maio, no Le Cirque (do Iguatemi) com 22 funções profissionais relacionadas à concorrênci dos prêmios. 

Acrobata;
Ator;
Atriz;
Bailarina/ Dançarina;
Bailarino/Dançarino;
Cenógrafo/ Cenotécnico/ Maquinista;
Coreógrafo(a);
Diretor(a) Teatral;
Diretor(a) de Produção;
Figurinista;
Homem do Globo da Morte;
Iluminador;
Mágico;
Modelo/Manequim (Feminino);
Modelo/Manequim (Masculino);
Operador de Luz;
Operador de Som/ Técnico de Som;
Palhaço;
Profissional da Área Técnica no Audiovisual;
Profissional do Humor;
Profissional do Teatro de Bonecos;
Profissional do Teatro de Rua.

SERVIÇO 
III Prêmio SATED
Promoçõ do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará
dia  – CNPJ: 00.371.571/0001-32 Rua Floriano Peixoto, 735, Sala 306, CEP: 60025-130, Centro, Fortaleza/Ceará – Contatos: satedceara@yahoo.com.br

DESINFORMAÇÃO. Prefeito usa trote para confundir radialista


O que vocês acharam da atitude do prefeito de SP, Fernando Haddad, criando e divulgando uma agenda falsa de seus compromissos públicos, só para aplicar um trote em um comentarista de rádio? 

Negócio seguinte: a Folha de SP conta que o prefeito anunciou na agenda que "a partir de 8h30 - Despachos internos", sendo distribuído a todos os meios de comunicação. Quando foi à tarde, o prefeito revelou, em sua página no Facebook, que havia usado a agenda oficial do município para dar um trote no comentarista Marco Antonio Villa, da rádio "Jovem Pan". 

segunda-feira, 16 de maio de 2016

NOMES. Morre na capital paulista o cantor Cauby Peixoto

A morte do cantor Cauby Peixoto é o fato que marca a Música Brasileira. Ele morreu vítima de uma pneumonia no final da noite de domingo, em São Paulo, por volta das 23h50m. 

Um comunicado foi colocado no Facebook oficial do cantor: "Com muita dor e pesar informamos aos amigos e fãs que nosso ídolo Cauby Peixoto acaba de falecer as 23:50 do dia 15 de maio. Foi em paz e nos deixa com eterna saudades. Pra sempre Cauby!".

sábado, 14 de maio de 2016

TEVÊ. Campanha da Jangadeiro chega às ruas e ao vídeo






A equipe de criação da TV Jangadeiro festejando-se com os lançamentos da campanha de divulgação da emissora. Trabalho de qualidade que já é visto nas ruas em 'out-doors' e, cuja mídia televisiva, deve estar sendo inserida na grade de programação. 

TV. Jornalista Lúcio Uchoa está à espera de oportunidade

E quem está fora do ar - por decisão própria, diga-se de passagem - é o Lúcio Uchoa, jornalista que atuou nos últimos tempos na TV O Povo. Ele era o interino do programa 'Vertical S/A. 

Em encontro recente, ele nos garantiu que não há previsão de novo trabalho, pelo menos por enquanto, muito embora esteja aberto à convites. 

TELEVISÃO. Ana Flávia Bezerra agora atua na TV Cidade

Uma boa aquisição da TV Cidade, ao contratar a repórter Ana Flávia Bezerra. Com passagens pela TV Jangadeiro, onde atuou desde a reportagem de rua à apresentação em estúdio ao lado da Emanuela Braga, Ana Flávia é uma das dessas companhias agradáveis de se trabalhar. Gente de bem e talento para assumir qualquer atividade. 

MARKETING. Governo Temer tem logomarca sem licitação

Já tem marca o governo do presidente interino Michel Temer. A logo foi feita por uma agência e um marqueteiro que não têm contrato com a administração federal. Curioso é que a coisa feita sem a devida licitação.

A peça, um globo com o lema "Ordem e Progresso - Brasil - Governo Federal", é uma criação do marqueteiro Elsinho Mouco, que trabalha para o PMDB e para o próprio Michel Temer.

RÁDIO. Mário Sales estreia hoje na Tribuna Band News FM

Tem estreia hoje no rádio esportivo. Na equipe da Tribuna Band News, o narrador Mário Sales vai transmitir a partida entre Ceará e Paysandu, que será realizada no Castelão. Ele substitui Carlos Fred, que está se restabelecendo de um processo cirúrgico. 

P.S.: obrigado a Kiko Gomes pela correção

quinta-feira, 12 de maio de 2016

HISTÓRIA. Um diário da época das guerras napoleônicas


Uma descoberta histórica em uma Biblioteca da Austrália: a edição de uma revista do ano de 1811. O autor do texto era tenente-coronel, John Squire, que viveu no período das guerras napoleônicas. 
Aparentemente, Squire serviu em lugares tão diversos como o Egito em 1801 (onde assistiu a rendição francesa em Alexandria), na Suécia em 1808 e na América do Sul em 1807. Teve passagens também pela Holanda e Espanha.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

CAPAS DE JORNAIS. As melhores de hoje segundo Tessler







HACKERS. Cuidado com um vírus no aplicativo da Play Store

Android é o sistema operacional mais usado em todo o mundo, mas é também o sistema operacional móvel mais visado ​​e vulnerável. Apesar das tentativas do Google para proteger o seu sistema operacional e impedir que aplicativos maliciosos em sua loja de aplicativos, hackers sempre acabam furando sistemas de segurança e do sistema de compromisso e usuários de tais como recentemente aconteceu mais uma vez.

Especialistas em segurança Check Point detectaram uma nova ameaça escondida em cinco aplicativos publicados na loja oficial de aplicativos do Google, a Play Store. Esta nova ameaça foi chamado Viking Horde, e foi nomeado como um dos cavalos de Tróia mais perigosas que se infiltraram na loja oficial do Google.

De acordo com especialistas em segurança, o Trojan é capaz de funcionar dispostivisos sem permissões de root. Como para o efeito, Viking Horde é capaz de levar os usuários a fraude do clique, ou seja, para enganá-los pressionado em determinados botões ou links, para realizar golpes de SMS, e-mail de spam à lista de contatos e até mesmo usar os dispositivos infectados para realizar ataques DDoS.

(Informação da Redes Zone)


terça-feira, 10 de maio de 2016

TV. Globo monta réplica da Verdinha para homenagear Tom


O programa do Luciano Huck prestou ontem uma homenagem ao humorista cearense Tom Cavalcante. Durante gravação do quadro "De volta ao passado", onde Luciano faz uma viagem aos primeiros tempos de vida profissional de um convidado, Tom lembrou o início da carreira na Rádio Verdes Mares AM. 

Uma réplica perfeita do estúdio da emissora cearense foi montada no Estúdio B, do Projac e convidada para atuar na mesa de som, o Capitão (sonoplasta da época do Tom na 93 FM), o amigo de infância Neudo, esposa e filhas estiveram na ocasião, além da minha presença, já que a produção me convidou para fazer uma surpresa ao Tom em relação à figura que escreveu os primeiros textos para o programa Chico City - e o Tom assinava como se fosse dele. O programa vai ser exibido em um dos próximos sábados. 

domingo, 8 de maio de 2016

BLOG. Amanhã, o diário do Eliomar de Lima fica fora do ar

Depois do primeiro domingo sem o Diário do Nordeste - o jornal deixa de circular a partir de agora, por medida de contenção de despesas -, vem aí a segunda sem blog. Pelo menos, o do Eliomar de Lima. Ele diz que é para manutenção e, por isso, vai ficar fora do ar. Muita gente vai sentir falta do blog mais bem informado do Ceará. 

Aliás, agora toda segunda tem novidades nessa área do digital. Semana passada foi o 'whatsapp'. Agora é o blog do Eliomar. E eu adorei a sua versão do "O Grito", de Munch.