Translate

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

MARADONA. La Prensa lembra frases que marcaram o gênio

Já na casa dos sessenta anos, Diego Maradona foi fonte de frases famosas, umas de tom rebelde, outras carregadas de sentimento, muitas com a engenhosidade de "ser argentino" e todas -sempre- com o inconfundível cunho maradoniano. 



1- “Meus sonhos são dois, o primeiro é jogar uma Copa do Mundo e o segundo é ser campeão ...” (1970, desde sua primeira aparição na TV quando jogou nas categorias inferiores do Argentinos Juniors).

2- “Quando eu era pequeno eu falava que ia ser médico, que idiota, né? (2005, do documentário Loving Maradona).

3-“ Eu cresci em um bairro particular de Buenos Aires ... telefone "(2004, sobre sua infância em Villa Fiorito).

4-" Al Diego, me tiraram de Villa Fiorito e me chutaram na bunda para Paris, para a Torre Eiffel "(2000, do livro Eu sou El Diego).

5- “Montes me disse: 'Vai Diego jogar como você sabe e se puder jogar um cachimbo'. E eu o ouvi” (2000, anedota de sua estreia em 1976, do livro Eu sou El Diego).

6- “Chorei de José C. Paz para Argerich 2.750. Fui muito mal. Minha irmã (Lili) contou tudo ao Flaco (Menotti), coitado” (1992, quando ficou de fora da Copa de 1978).

7- “Tive a ilusão de ir para o River e veio (Rafael) Aragón Cabrera (ex-presidente) e desabou” (1981, em sua frustrada passagem para o River).

8- "O capítulo da minha relação com o Boca é muito bom. Principalmente porque a história foi inventada por mim; o cara juntou tudo. E o Boca não tinha um níquel para me pagar!" (2000, na sua chegada a Boca em 1981, do livro Yo soy El Diego).

9- "Joguei um Barcelona x Real Madrid, que é um jogo muito importante, com duas grandes cidades atrás, mas um Boca-River é diferente. É como se meu peito inchasse. É como dormir com Julia Roberts", ( 2006, às vésperas de um Superclássico).

10- "Boca, você é o beijo da minha mãe", (2019, em uma saudação pelos 119 anos de clube).

11- “Eu tinha 24 anos quando usei drogas pela primeira vez, foi em Barcelona. Foi o maior erro da minha vida”, (2017, revela o início do seu vício).

12- “Pedi uma casa e deram-me um apartamento, pedi uma Ferrari e deram-me um Fiat” (2019, sobre a sua chegada ao Napoli em 1984, do documentário Diego Maradona de Asif Kapadia).

13- “Se fosse pelos argentinos, tínhamos que sair com metralhadora e matar todos os ingleses. Mas saímos daquele quilombo” (2016, sobre a partida anterior contra a Inglaterra em 1986, do livro Minha Copa, minha verdade )

14- “Juro o que você quiser: pulei com o Shilton, mas bati com a cabeça” (1986, depoimento após o jogo sobre seu primeiro gol contra a Inglaterra, do livro El Partido, de Andrés Burgo).

15- “Muitos dizem que fiz com a mão. Digo que fiz com a cabeça e com a mão de Deus”, (1986, poucos dias depois, do livro El Partido, de Andrés Burgo).

16- "O gol contra a Inglaterra foi com a mão" (2005, em seu programa La Noche del Diez).

17-“Meu irmão, o turco, me disse depois do amistoso de Wembley (1980) que eu deveria ter fisgado, e foi isso que fiz aqui” (1986, explicação do segundo gol contra a Inglaterra considerado o Gol do Século).

18- “Juro por Dalma e Gianinna”, (frase repetida desde o nascimento das primeiras filhas em 1987 e 1989).

19- “Branco veio e bebeu toda a água. Aí ele jogou os lances livres e caiu” (2004, no famoso galão contra o Brasil na Copa do Mundo de 1990 na Itália).

20- "Filhos da puta, filhos da puta!" (1990, lançado pelos apitos durante o hino antes da final contra a Alemanha no Estádio Olímpico de Roma).

21- “Aquele doping foi a 'vingança' contra mim, porque a Argentina eliminou a Itália, e eles perderam muitos milhões” (2000, sobre o primeiro doping em Napoli em 1991, do livro Eu sou El Diego).

22- “Você vai me dizer como é Juan Simón? Eu o conheço há dez anos. Ele é capaz de beber o leite do gato” (1991, primeiro registro da expressão que anos depois usou contra outros).

23 - “Defendo os aposentados. Nós, argentinos, temos que ser muito merdosos para não defendê-los. Estou até a morte com eles porque o que eles fazem é uma vergonha”, (1992, em um protesto de aposentados no Congresso contra os AFJP).

24- “Basile embriagou-se com duas Taças América. Se me chamar para a Seleção, não irei nem para o pau”, (1993,

25- “Por que não teve doping no jogo contra a Austrália? Porque te deram café rápido e assim você acertou em ângulo. Puseram alguma coisa no café e você correu mais. Aquele conhecia Grondona”, (2011, sobre a partida de repescagem em '93).

26- “Não quero dramatizar mas cortam-me as pernas” (1994, após doping positivo nos Estados Unidos).

27- “A tartaruga escapou” (1994, frase que vem de uma história do ex-embaixador dos Estados Unidos, James Cheek).

28- "Eu disse a Toresani no campo que moro em Segurola e Havana 4.310 7º andar. Deixe que ele venha e me encontre e vamos ver se dura mais de trinta segundos" (1995, luta com Toresani no dia em que ele voltou a Boca) .

29- "O cabelo curto é uma gilada espetacular. A tartaruga manca e fissurada de Passarella escapou. Se for por uma questão estética, mande-o ao Tolo Gallego ao doutor Cormillot" (1996, devido à polêmica não citando jogadores com cabelo comprido)

30- “Eu queria ir para os Estados Unidos, mas a cabeça da garrafa térmica do Clinton não me deixa entrar” (1996, da recusa do visto para doping).

31- “Achei que o Berlusconi estava chegando e esbarrei no cartonero Báez” (1996, contra Mauricio Macri, presidente do Boca, por falta de reforços).

32- “Mestre, estás morto? Explica, por favor, peço-te. Falamos como homens, como seres humanos. Se não me respondes, é um botão” (1996, ao árbitro Javier Castrilli após um Vélez-Boca).

33- "Os líderes do Boca são mais falsos do que um dólar azul" (1997, sobre o fim de seu último ciclo como jogador).

34- "Boca jogou Boca e River foi River. Ele jogou um ótimo primeiro tempo e no segundo a calcinha caiu" (1997, após seu último jogo oficial com uma vitória no Monumental).

35- "Faça-se uma fechadura", (1997, dedicado ao ex-presidente do Racing, Daniel Lalín).

36- “Pelé é um escravo, vendeu o coração para a FIFA”.

37- “Pelé estreou com garoto e acertou o jermu”.

38- “Pelé gosta mais de dinheiro do que de dormir” (1998, três sentenças contra Pelé em entrevista ao programa de televisão El Rayo).

39- “Chilavert é um buchón. Não vou tolerar aquela mandioca aproveitando os argentinos” (1998, ao paraguaio que havia aconselhado o Japão, rival da Argentina).

40- “Coppola está muito vivo. Ele fuma debaixo d'água” (sobre o amigo e representante de muitos anos).

41- “Não quero que Havelange diga que me ama como a um filho. Tenho um pai excepcional e não um filho da puta como ele. Se eu tivesse um pai, ele já estaria morto (1998, sobre o ex-presidente brasileiro da FIFA).

42- “Em Cuba estou mais só do que Kung Fu” (2000, sobre sua estada no país caribenho).

43- “Às vezes me pegam baixos, mas coloco 'El Chavo' e passa tudo pra mim” (2000, sobre seu fanatismo pela série).

44- “Entrei no Vaticano e o teto era de ouro. Como você pode ser um filho da puta? Para piorar, o Papa era um arqueiro, tudo contra isso”, (2000, de Cuba na visita a João Paulo II).

45- “Pena que você não tem ninguém, Mestre. Se você se irrita com ele, luta, mas não tem pena de ninguém”, (2001, para José Sanfilippo, que estava discutindo com Héctor Veira na Primeira Equipe).

46- “Eu errei e paguei, mas a bola não mancha”, (2001, discurso em sua festa de homenagem em La Bombonera).

47- “Aos que não acreditaram, com o perdão das senhoras, deixem que chupem e continuem chupando. Eu sou preto ou branco. Você me tratou assim,

48- "Você também Pasman, você também tem dentro", (2009, para um setor do jornalismo após a classificação para a Copa do Uruguai).

49- “Não vamos levar o 4-1 da Alemanha para a Inglaterra nas nossas cabeças, não vamos comer o chamuyo e a mentira”, (2010, no 0-4 anterior nos bairros da África do Sul).

50- “A lista que Grondona me pediu era uma tocuen” (2010, na lista de um amistoso que nunca dirigiu).

51- "Grondona mentiu para mim e Bilardo me traiu" (2010, após sua saída como selecionado).

52- “Se tu mexeres com a minha mulher, te procuro na tua casa”, (2012, DT do Al Wasl contra adeptos rivais).

53- “Riquelme, se você está vazio, enche-se” (2012, após a saída de Roman após perder a Copa Libertadores).

54- “Messi não precisa vencer a Copa do Mundo para ser o melhor do mundo”, (2014, na prévia do Brasil).

55- “Sabe que jogador ele teria sido se não tivesse usado drogas? Um filho da puta de merda” (2014, reflexo em entrevista a Fabrício Oberto).

56- “O Messi é uma boa pessoa mas não tem personalidade para ser líder”, (2016, frase que disse a Pelé num evento ao microfone aberto).

57- “Scaloni é um grande menino mas não consegue nem direcionar o tráfego”, (2018, do México na DT da Argentina).

58- “Cozzoni não fez gol para a mulher”, (2019, como novo treinador da Ginástica, quis relembrar Mazzoni, autor do golo que arruinou o título em 1995).

59- “Suas decisões atrapalharam a vida de duas gerações de argentinos”,

60- “O meu velho era peronista, a minha velha adorava a Evita e eu fui, sou e serei sempre peronista”, (2020, Dia da Fidelidade).

Nenhum comentário: