Translate

quinta-feira, 26 de março de 2020

JORNALISMO VERDADE. Comprova tira dúvidas sobre corona

O projeto Comprova voltou a ser acionado ontem, num especial sobre o novo coronavírus. É um trabalho jornalístico, reunindo 24 veículos de comunicação que se dedicam a monitorar redes sociais e aplicativos de mensagens em busca de informações duvidosas sobre o vírus e a doença.



Estão nesse projeto, veículos impressos, radiofônicos, televisivos e digitais de grande alcance, como Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, SBT, Band News FM e UOL, entre outros.
Fazem parte da coalizão do Comprova: 


É possível enviar ao projeto sugestões de conteúdos duvidosos e que podem ser verificados. No site, há o canal “Pergunte ao Comprova”, e os boatos também podem ser enviados por WhatsApp (11 97795-0022). Para acompanhar as verificações que serão produzidas, basta acessar o site do projeto e as redes sociais (Twitter e Facebook). Os 24 veículos membros da coalizão também replicarão as verificações em seus canais.
O presidente da Abraji, Marcelo Träsel, reforça que a iniciativa pretende contribuir com a capacitação dos cidadãos na hora de discernir o que é falso sobre a pandemia da covid-19. “Queremos desbancar os boatos nocivos, mas também instrumentalizar jornalistas e o público em geral para identificar as características dos embustes e ajudar a filtrar desinformação de forma autônoma”, afirma.
O expediente especial sobre o novo coronavírus conta com patrocínio de Google News Initiative (GNI)Facebook Journalism ProjectFirst DraftWhatsApp e apoio da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Nenhum comentário: