Translate

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

RUMOR. Livros que podem ser censurados nos dias de hoje



Pelo que se viu em Rondônia – o governo censurando mais de 40 livros por conter ‘viés ideológico’, entre os quais “Os Sertões” de Euclides da Cunha, “Macunaíma” de Mário de Andrade e até Machado de Assis – dá pra se prever a loucura estabelecida na área da Cultura. E eis outros títulos que, provavelmente, os censores devem estar de olho (mesmo sem ter lido nenhum deles) e que podem ser recolhidos das bibliotecas e livrarias, caso alguém os denuncie. Em seguida a justificativa para a censura.

Tarzan – de Edgar Rice Bourroghs – por mostrar um personagem que impede que o agronegócio se desenvolva na floresta.Alice no País das Maravilhas – de Lewis Carrol – por conta da menina que vive se lombrando e vendo coisas que não existe.
Os Lusíadas – de Camões – porque na capa do livro tem PT, que embora se refira ao País de origem do autor, na verdade, é mais um seguidor do Lula livre.
E Isso é Homem! - de Primo Levi - é uma biografia não autorizada de um dos filhos do nosso capitão...
Em busca do Tempo Perdido – de Marcel Proust – por instigar o povo a procurar o passado quando o PT governava o País.
O Estrangeiro – de Albert Camus – por ser uma biografia do Greenwald. Ensaio sobre a Cegueira – de José Saramago
 – segundo os censores, por reportar-se aos eleitores de Bolsonaro. 
Terra Sonâmbula – de Mia Couto – por descrever de forma deformada nossa Pátria Armada, Brasil.
Memória de Minhas Putas Tristes – de Gabriel Garcia Marquez – que se não bastasse o título, ele é admirador de Cuba de Fidel.   
Sobre os Ossos dos Mortos  -= de Olga Tokarczuk- porque, segundo "el capitán", não existiu tortura em 1964.   
A Revolução dos Bichos – de George Orwell – Na verdade, essa é um forma de querer enganar a censura do ano 2020. O autor queria dizer era das bichas. 
Iracema – de José de Alencar – que mostra uma índia se engravidando com o “guerreiro branco” e tendo um filho Moacir, em desrespeito à campanha da ministra Damares para que todo jovem faça abstinência sexual.  
A Sutil Arte de Ligar o Foda-se – Mark Manson – Tá na cara que é um livro contra o mito.

Nenhum comentário: