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quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

LEITURAS. Orlinski, o milenar castrato que varre as redes


Fã de Jakub Jozef Orlinski, compilo o texto que dele fala a Agência EFE sobre o fenômeno que esse contratenor polonês tem causado nas redes sociais, principalmente, pelo talento da voz e pela maneira descontraída como vive no palco as audições que o levam pelo mundo. 
Texto original AQUI


Madri - Efervescente, enérgico, puro, sensual, ardente ... Tudo isso, segundo os críticos, é a voz peculiar, mistura de criança e mulher, do empreiteiro polonês Jakub Jozef Orlinski (1991), um O "castrato" milenar, que dança breakdance, skate e "parkour", tem um doutorado e amplia as redes entre os jovens."Meu segredo é a autenticidade. As pessoas devoram o natural, o genuíno. Minha estratégia é 'se eu faço, bem; se eu não faço também.' É o que funciona", explica o artista em entrevista à EFE, que na sexta-feira ele publicou seu segundo álbum, "Facce d'amore", o retrato musical de um amante durante o barroco.O álbum, gravado com Il Pomo D'Oro com a direção de Maxim Emelyanychev, é "muito especial" por causa de seus 16 cortes, 8 são gravações de estreia mundial, uma revisão singular do amor através de 80 anos de barroco pela mão de compositores como Cavalli, Boretti, Scarlatti, Bononcini, Haendel, Conti, Predieri e Hasse.


"Há peças muito virtuosas e também com muito conteúdo, histórias completas. Por exemplo, a de Cavalli -" Erme e solinghe cime ... ", de" La Calisto "- não é pirotécnica, mas é extraordinária", ele descreve sobre seu novo trabalho. , que ele apresentará em um concerto no Palau de la Música Catalana em 16 de dezembro.Com seu álbum anterior, "Anima Sacra", ele queria fazer "uma jornada espiritual" para a música do século XVIII e, com isso, a reivindicação era fazer "algo operístico" e que eles eram árias sobre "amor emocional"."Gosto de desafios e queria abordar o sentimento de amor de diferentes pontos de vista. A alegria da reciprocidade, mas também o amor não correspondido, o louco ... um espectro de experiências emocionais que se encaixam em diferentes expressões do mesmo relacionamento "ele diz.Orlinski se refere às diferentes versões do amor de Ottone por Popea que dão a Orlandini ou Haendel, e que também permitem aprofundar a forma da composição barroca.As peças desse período são escritas de forma a permitir que o cantor faça seus próprios enfeites porque os floreios não estão marcados na partitura, explica Orlinski, que dedicou sua tese de doutorado aos enfeites do barroco.O polonês, que tem um domínio absoluto do melisma, imprime seu estilo em cada peça e, por exemplo, no de Haendel, ele altera as alturas musicais das notas para obter uma espécie de sincopado do jazz.Ele adora morar em Varsóvia, sua cidade natal, onde ele tem seus amigos e suas raízes e onde ele vai do breakdance à capoeira: "Eu sempre tenho que pular, não posso evitar", diz o cantor, ao que parece, imune ao Riscos físicos dessas atividades que, ele argumenta, o ajudam a fortalecer sua voz, como o tom de um clarinete."Minha voz não é apenas para ópera; há muitas outras coisas, como a música contemporânea, muito apropriadas. Pela minha experiência, sei que as pessoas adoram", diz ele.Ele sabe que é esse o caso desde que chegou à gravação de "Vedro con mio diletto" para o rádio France Musique vestido com tênis e shorts porque ninguém iria vê-lo.Somente quando ele estava lá, um pátio onde pouquíssimas pessoas se encaixavam, ele e seu pianista, que estavam de chinelos, descobriram que a interpretação seria transmitida no Facebook Live.O vídeo já foi visto quatro milhões de vezes no YouTube, onde, dentre os milhares de comentários deixados pelos internautas, há vários que coincidem em destacar a semelhança de Orlinski, que também era modelo, com David de Michelangelo.Dois anos depois de estar naquele pátio, Orlinski já faz parte do clube exclusivo e reduzido de estrelas superstar, como Philip Jaroussky (1978) ou Xavier Sabata (1976), "ressuscitadores" da tradição de "castrati" e do Peças barrocas, sagradas e óticas."Minha experiência é muito diferente da deles. Eles abriram uma janela para pessoas como eu. Eles não tiveram as mesmas oportunidades que eu tive. Philipe é super amoroso e eu o adoro e a voz de Xavier é muito elegante", elogia o polonês , que "talvez", revela, atua em um futuro próximo no Teatro Real. EFE 

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