Translate

sábado, 23 de fevereiro de 2019

RÁDIO. A festa em que emissoras ligam o piloto automático

Qual é o fato mais em evidência num sábado como esse na capital cearense? Quem responder que são as festas de pré-carnaval, acertou. Mas para algumas emissoras de rádio, no período carnavalesco, acontece o fenômeno do piloto automático em algumas emissoras. 


É o seguinte: no período carnavalesco, algumas emissoras gravam tudo e o ouvinte não tem, direito nem a saber a hora certa. Isso demonstra o desinteresse delas em cobrir um evento como esse, que tem reunido, na época do pré,  uma multidão, ávida de festa e entretenimento

Cansado da violência que marcou o mês passado, o cidadão de Fortaleza - e os turistas - querem se esbaldar, viver a festa compromissados apenas com alegria. Mas as rádios pouco se interessam pelo evento. 

A cobertura que se tem, inclusive das emissoras do segmento "news", se restringe a noticiar o evento, com mera dica dos locais e blocos, sem contudo ter a percepção de quanto ele rende em termos de informação e informalidade. Não se vê nenhum "ao vivo" das áreas onde a festa se desenvolve. 

A explicação que se dá para isso é que, a festa do carnaval em Fortaleza foi sempre (des)tratada como algo sem importância. As emissoras de rádio, durante o período momino, dão folga aos seus profissionais, gravam tudo e o que se tem - de sexta até a manhã da quarta de cinza - é um rádio vitrolão, marcado por música por música e comerciais.  

Com isso, os dirigentes passam ao público uma impressão de que o carnaval da capital só existe no vitrolão, o que não é verdade. Hoje, a festa ganhou maior público, a ponto de Fortaleza ser eleita o terceiro destino mais procurado nesse período. 

Mas o que se nota é que isso não chegou à mente dos produtores de rádio que podiam tirar mais proveito, prestando serviço a esse público e evitando que, durante o carnaval, tenhamos mais receptores desligados por conta de melhor opção, já que o rádio liga apenas o piloto automático para alegria apenas dos seus profissionais que folgam. 

Um comentário:

Fabiano Cavalcante disse...

Jangadeiro FM estará totalmente ativa, durante o Carnaval 2019. Toda nossa equipe estará trabalhando e fazendo companhia aos ouvintes, com uma programação um pouquinho mais abrangente, afinal, Jangadeiro FM - Todo Mundo Ama.