Translate

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

RÁDIO. Dez anos depois, a programação noturna mudou?

Um texto do GENTE DE MÍDIA, publicado em 2018, abordava o problema das FMs e sua programação - eu diria, cartelizada - com o roteiro quase semelhante de todas as emissoras que usavam o pop como produto de difusão. Dez anos depois, alguma coisa mudou? Ou continua ainda a mesma pasmaceira?


FMs cearenses em busca
de uma identidade?
. Você já deve ter escutado alguma FM à noite. Qual é a sua opinião sobre a programação delas? Não parece que elas estacionaram nos anos 70/80 ou que ainda estão em busca de uma identidade? 
. Falo - na verdade, escrevo - isso, porque à noite, as FMs são muito parecidas. Até emissoras bem conceituadas como a Atlântico Sul, insistem em repetir um roteiro musical de décadas que já passaram. 
. Mas isso nem chega a ser tão preocupante. Pior é suportar a (insuportável) carga de bandas de cantoras gasguitas que as rádios descar(re)gam em nossos ouvidos. Técnica vocal, elas nem sabe que diacho é isso... 
. E se você não sabe, a previsibilidade da programação é tanta, mesmo porque a maioria das emissoras joga a programação no ar, via computador. Como um baião de dois que sai da geladeira e nem é requentado. 
. Afora isso, tem o som bate estaca de boate - com os DJs cariocando o vernáculo-, e o desfile de cantoras da leva Ana Carolina que já andam torrando o próprio saco delas. Ah! sobraram as emissoras evangélicas. 
. Pois pode tirar o jumentinho da chuva que nem elas estão salvando a noite. As que se travestem de som gospel, estão na verdade enganando o consumidor. 
. Ouvir por exemplo o programa 'Grace e você", na Rede Aleluia, é o mesmo que estar sintonizada numa FM cuja programação é dirigida a amantes. 
. A vinheta do programa dita de forma sussurrante deve fazer a delícia de quem acabou de entrar num quarto de motel e ligou a emissora errada. E o 'bg' (background) usando o indefectível saxofone de Kenny G que passa das medidas. 
. O que acontece com a programação noturna das FMs? Você não acha que elas ainda estão em busca de sua identidade? Quem pergunta, quer saber...

2 comentários:

Jefferson Cezar disse...

E a tradicional Rádio 100 que durante anos tinha uma baita programação noturna fechou as portas pra dar espaço à Igreja Deus é Amor

Antonio Mateus disse...

Nonato, a falta de anunciantes faz com que a programação noturna das FM's seja engessada.