Translate

sábado, 6 de janeiro de 2018

RÁDIO. Aperfeiçoando a arte de comunicar ao microfone


“Bom dia meu amigo, bom dia minha amiga, o sol brilha na Região do Vale, são 7 e 15, não perca a hora: 7 e 15. Começamos mais um Show da Manhã, com muita alegria no ar! Que bom estar com você nesta manhã gostosa de segunda-feira, temperatura na marca dos 21 graus e a previsão é de tempo bom durante todo dia de hoje! Aqui você vai ficar bem informado e vai ouvir muita música gostosa. Então fica comigo que a partir de agora eu quero ver você feliz...” 

Estamos [no início de 2018 e os locutores atuais das rádios comerciais estão mais artificiais e menos carismáticos. Falta interação, descontração, conversa, bate-papo. 


Será culpa dos donos que querem só vender e esquecem do real objetivo, que é agradar o ouvinte?
Será que os coordenadores que montam uma programação muito "engessada"?

Será que os profissionais estão menos qualificados?
Será que os locutores estão menos interessados em fazer o melhor para o seu público? 

Há quem diga que boas músicas e pouca conversa dá mais audiência. Mas se fosse para só ouvir músicas as pessoas selecionariam as suas favoritas em algum dispositivo digital e pronto. As pessoas querem mais do que isso, querem saber sobre as músicas, querem opiniões, querem informações, querem companhia. 
O ouvinte quer interagir com rádio, mas deste jeito está cada vez mais difícil.

LI E COPISDESQUEI DO WAW

2 comentários:

Unknown disse...

O que mais preocupa é perceber que ao migrarem para faixa fm algumas rádios do interior eståo perdendo essa essência e passando pro esquema do vitrolão! Nesse modelo artificial!

Anônimo disse...

Nonato o problema é que qualquer um acha que é locutor.Ás emissoras de Radio hoje no Ceará são dirigidas por pessoas incapacitadas,eles não tem a noção do que é uma Radio.Os donos estão preocupados com o comercial,não com o Artístico,acham que só porquê o diretor comercial coloca dinheiro na emissora ele pode mandar no Artístico.Não existe Radio sem uma boa direção artística,bons locutores,programação musical,brindes,interatividade com os ouvintes.Eu conheço Radio que proibi a participação do ouvinte no ar,sabe porquê?o s locutores não tem capacidades de interagir com os ouvintes não tem assunto para conduzir uma bate papo com o ouvinte.