sábado, 16 de dezembro de 2017

JORNAIS. JB amanhece com texto em latim na sua edição

O Jornal do Brasil amanheceu hoje com o texto em latim, "lorem ipsum dolor sit amet", que me levou a pensar em possível efeito censura. Na verdade, com ajuda do internauta e leitor Jardel tomo conhecimento do verdadeiro sentido do seu uso na tipografia. 
O que é Lorem Ipsum?
Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado. Se popularizou na década de 60, quando a Letraset lançou decalques contendo passagens de Lorem Ipsum, e mais recentemente quando passou a ser integrado a softwares de editoração eletrônica como Aldus PageMaker.
Porque nós o usamos?
É um fato conhecido de todos que um leitor se distrairá com o conteúdo de texto legível de uma página quando estiver examinando sua diagramação. A vantagem de usar Lorem Ipsum é que ele tem uma distribuição normal de letras, ao contrário de "Conteúdo aqui, conteúdo aqui", fazendo com que ele tenha uma aparência similar a de um texto legível. Muitos softwares de publicação e editores de páginas na internet agora usam Lorem Ipsum como texto-modelo padrão, e uma rápida busca por 'lorem ipsum' mostra vários websites ainda em sua fase de construção. Várias versões novas surgiram ao longo dos anos, eventualmente por acidente, e às vezes de propósito (injetando humor, e coisas do gênero).

Um comentário:

Jardel disse...

Nonato, um pedaço desse texto é do famoso "Lorem ipsum", usado na editoração como um texto de teste para qualquer coisa, seja um site em construção até numa postagem de teste - como deve ter acontecido com o JB. Mais detalhes >> https://br.lipsum.com