Translate

domingo, 31 de dezembro de 2017

FOTOGRAFIA. Imagens eram retocadas antes do Photoshop


Quem pensar que só depois do surgimento do Photoshop é que as fotografias começaram a ser retocadas, engana-se. Há muito tempo usa-se esse processo para se alterar algumas delas. 

site Dartmouth reuniu documentos fotográficos que considero históricos, principalmente, porque se estende de um longo período: são imagens de 1800 até este ano 2011. Selecionei aqui dez exemplos. 

A fotografia perdeu sua inocência há muitos anos. Somente algumas décadas depois de Niepce criar a primeira fotografia em 1814, elas já estavam sendo manipuladas. Com o advento das câmeras de alta resolução digital, computadores pessoais e poderoso software de edição de fotos sofisticadas, a manipulação das fotos está cada vez mais comum. Aqui, alguns exemplos de manipulação de fotografias ao longo da história. Para ajudar a lidar com as implicações dessa alteração, temos desenvolvido uma série de ferramentas para detectar vestígios de adulteração de fotos."


1. Cerca de 1860: Este retrato em pose icônica (na forma de uma litografia) do presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln é um composto de cabeça de Lincoln e do corpo do político do sul John Calhoun.



2. Por volta de 1930: Stalin rotineiramente eliminava os seus inimigos fora de fotografias. Nesta, pelo menos, um comissário foi retirado da foto original depois de cair em desgraça com o regime stalinista. 





3. 1937: Nesta fotografia adulterada, Adolf Hitler, Joseph Goebbels (o segundo da direita), retirado do original fotografia. Ainda não está claro porquê. Acho que Goebbels caiu em desgraça com Hitler.





4. 1968: Quando em 1968, Fidel Castro aprova a intervenção soviética na Tchecoslováquia, Carlos Franqui (meio) corta relações com o regime. Sua imagem foi retirada de fotografias.


5. Setembro 1971: O chanceler da Alemanha Ocidental, Willy Brandt reúne-se com Leonid Brejnev (à direita). O fumo e a bebida estão na imagem e a atmosfera é de que eles estejam bêbados. A imprensa alemã publicou a foto, mas soviética retirou as garrafas da foto original.



6. Fevereiro de 1982: Nesta reportagem de capa da National Geographic, sobre o Egito, a Grande Pirâmide de Gizé mudou-se para encaixar o formato vertical da revista. Tom Kennedy, que se tornou o diretor de fotografia do NG declarou que "nós não usamos essa técnica para manipular elementos em uma foto apenas para conseguir um efeito gráfico mais atraente".


7. 1989: A capa da TV Guide apresentou essa imagem da Oprah Winfrey. Esta foto foi criada emendando a cabeça de Oprah sobre o corpo da atriz Ann-Margret, tirado de uma foto publicitária de 1979.

8. Janeiro de 2003: A cópia original da capa do álbum Abbey Road dos Beatles mostra Paul McCartney segurando um cigarro. O cartaz foi usado por empresas do EUA, mas retocada para eliminar o cigarro da mão de McCartney. Essa alteração foi feita sem a permissão dele ou da Apple Records, que detém os direitos sobre a imagem. "Nós nunca concordamos" disse um porta-voz da Apple. "Eles não deveriam ter feito isso; mas não há muito o que possamos fazer agora."



9. Março de 2007: Esta imagem do ex-presidente dos EUA, Ronald Reagan, apareceu na capa da Time Magazine, sob a manchete "Como a Direita Fez Errado". A imagem foi adulterada para incluir uma lágrima no rosto de Reagan. Em comunicado, a Time creditou o nome do fotógrafo e o do ilustrador da lágrima de Reagan.


10 de Junho de 2010: Esta capa da The Economist mostra um solitário presidente Obama na praia de Louisiana inspecionando o derramamento de óleo. A foto original, feita por Larry Downing, da Reuters, tinha o almirante da Guarda-Costeira e a porta-voz do presidente, Thad W. Allen e Charlotte Randolph, que sumiram.

Nenhum comentário: