segunda-feira, 31 de outubro de 2016

JORNAIS. Capa do Extra é um recado direto ao novo prefeito


AUDIÊNCIA. Pesquisa do GFK permanecem em segredo

Passado quase um ano desde a implantação do GFK, instituto de pesquisa concorrente do Ibope, as emissoras continuam fazendo segredo sobre seus números, embora comemorem o serviço de tempo real disponível em mais capitais do que antes. A razão para o silêncio é simples. Dois executivos de TV ouvidos pela coluna afirmam que as diferenças entre os números do Ibope e do GFK não são tão significativas. Este é até um dos motivos pelos quais a Globo se mantém irredutível em aderir ao novo método. A tendência é que as emissoras usem os números do GFK como espécie de 'prova dos nove' e como ferramenta de tempo real em algumas capitais.

(Coluna Zapping)

sábado, 29 de outubro de 2016

BLOG. No ranking das mais lidas, a da solidariedade


PRÊMIO. Agência da Boa Notícia divulga vencedores dia 9

A Agência da Boa Notícia deve divulgar no próximo dia 9 a relação dos vencedores da nona edição do Prêmio Gandhi de Comunicação . Em 2016 a Agência da Boa Notícia (ABN), idealizadora do prêmio, recebeu 112 trabalhos de estudantes e profissionais da área, sendo 62 profissionais de comunicação (Jornalismo, Radiojornalismo e Publicidade e Propaganda), 37 estudantes de Jornalismo e Publicidade e 13 de produtores de conteúdo on line.

A solenidade de entrega será realizada dia 09 de novembro, no Auditório Waldir Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), às 19 horas. 

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

RÁDIO. O programa mais antigo do Brasil muda na segunda

Na próxima segunda-feira (31), o programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estreia em novo formato. O programa de rádio mais antigo do país será mais interativo e próximo do cidadão. Haverá novos quadros, com jornalismo, prestação de serviço e diálogo com os ouvintes.
A ideia é oferecer um programa que lembre menos o formato solene e distante de décadas anteriores e tenha uma linguagem mais descontraída, mais próxima do cidadão. O programa contará com novos apresentadores, Airton Medeiros e Gláucia Gomes. “A ideia da nova Voz do Brasil é aproximar o cidadão, trazê-lo para perto da notícia, da informação. Fazer com que o cidadão interaja com o que fazemos aqui na EBC. A gente não pode estar distante”, diz Gláucia.
Os ouvintes poderão tirar suas dúvidas sobre programas sociais, sobre o trabalho do presidente da República e ministros, além de pedir  informações sobre como tirar documentos, por exemplo, e fazer perguntas a integrantes do Poder Executivo.
Veiculado diariamente (exceto aos sábados, domingos e feriados) das 19h às 20h, os primeiros 25 minutos são dedicados às notícias sobre o Poder Executivo. As mudanças da nova Voz do Brasil se darão nessa primeira parte do programa. A produção dos outros 35 minutos é de responsabilidade dos Poderes Legislativo e Judiciário.
(Agência Brasil)

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

RÁDIO. Irismar França é contratado pela Tribuna Band News

A morte de Carlos Fred obrigou mudanças na equipe esportiva da Tribuna Band News FM 101,7. E é o próprio Jussie Cunha, coordenador da trupe, quem anunciou o que já tínhamos conhecimento mas aguardávamos a oficialização. Quem passa, também, a narrar os jogos da emissora é o radialista Irismar França, já a partir do próximo dia 3. 

DANÇA . Ioannis Mandafounis apresenta-se no Sesc Iracema

O suíço Ioannis Mandafounis está de volta à Bienal de Dança. Nesta quinta, 27, ele apresenta na Bienal De Par Em Par o espetáculo Twisted Pair, às 19h, no SESC Iracema, onde ministra, na sexta e sábado, oficina de Dança Contemporânea, das 9h às 13h. Em 2015 ele trouxe à Bienal Internacional de Dança o espetáculo ApersonA.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

FRAUDE. Diário do Nordeste denuncia página falsificada

10:45 · 26.10.2016 / atualizado às 10:50

A página da editoria de Política do site do Diário do Nordeste foi alvo de uma 
falsificação. Circula nas redes sociais uma imagem reproduzindo a referida 
página, contudo, os conteúdos foram alterados por outros que não fazem parte 
das publicações editoriais da empresa.
A fonte de texto diferente e os erros de ortografia evidenciam a fraude.
Diário do Nordeste está tomando as medidas judiciais cabíveis sobre o caso.

TEVÊ. Programa Silvio Santos vai ser exibido na África

Com 53 anos no ar, o “Programa Silvio Santos” foi comprado pela primeira vez para exibição fora do Brasil.
Na feira audiovisual Mipcom, em Cannes, na França, na semana passada, o SBT negociou a atração comandada por seu dono, Silvio Santos, com dois canais africanos.
São eles o Boom TV e o Jango Magic, que operam em países de língua portuguesa como Angola, Cabo Verde,Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.<> O programa começará a ser exibido em janeiro. A negociação contou com o aval de Silvio Santos.
(Outro Canal-Folha de SP)

DEU NO JORNAL. Globo abre guerra contra o jabá

Foi aberta uma guerra na TV Globo contra o chamado ‘jabá’, que nada mais é do que propina paga por empresários de cantores e grupos musicais a produtores de programas de auditório para serem convidados a participarem dessas atrações da Globo. Dois produtores já foram demitidos e outro já foi avisado que seu contrato não será renovado.
Tudo começou com uma denúncia de um empresário que revelou ter recebido um pedido de uma viagem internacional de um produtor. Um outro profissional recebia, mensalmente, R$ 8 mil de um outro escritório para dar uma ‘forcinha’ nos artistas de tal empresa. Marcel Klein, chefe do departamento de gerência musical da Globo, é o responsável pela varredura nos programas. A limpa já atingiu o ‘Encontro com Fátima Bernardes’, o ‘É de Casa’, ‘Caldeirão do Huck’ e ‘Vídeo Show’. Há quem garanta que ‘Domingão do Faustão’ e ‘Altas Horas’ já estejam livres dos jabazeiros.
O próximo alvo da TV Globo agora são os produtores musicais da novelas, que também são acusados de receberem propina para incluírem músicas nas trilhas sonoras. Procurada pela coluna, a Central Globo de Comunicação emitiu a seguinte nota: “A Globo está continuamente aperfeiçoando e atualizando seus processos e profissionais”.
Coluna do Léo Dias

CHARGES. Renando contra a maré segundo Clayton


segunda-feira, 24 de outubro de 2016

SOLIDARIEDADE. Repórter doa para campanha outubro rosa

Ulalá! Repórter dando exemplo de concidadania... Foi a nossa colega Roberta Tavares que, sensibilizada, aderiu ao projeto de doação de cabelos para atender ao fabrico de perucas para mulheres com câncer. Roberta, que atua no portal Tribuna do Ceará, tem esse perfil de solidariedade que a destaca entre os seus colegas de redação. 

VIDA DE ARTISTA. O cachorro quente da Solange Almeida

Foto da cantora Solange Almeida (Aviões do Forró) esperando comer um sanduba numa barraquinha de cachorro quente depois de um show em Recife, levou alguns internautas a comentarem que a Operação 'For All' teria forçado a cantora a fazer um "gerenciamento de crise", como o jornalista Bruno de Castro.   

Outros, como Gederson Lima - que fez o flagrante ao lado da cantora e elogiou a atitude considerando-a um gesto de humildade da artista -, acabou levando a pecha de 'baba ovo'. 

Ô raça!

JORNALISTAS. Sindicato realiza bazar solidário em novembro

A jornalista Ian Gomes nos lembra o 1º Bazar Solidário que irá acontecer no Sindicato dos Jornalistas, dia 5 de novembro. Faz parte do projeto “Sindjorce de Portas Abertas”, que tem como objetivo ampliar a aproximação da categoria e da sociedade com o sindicato, com eventos abertos ao público aos sábados. O Bazar Solidário acontece de 9 às 17 horas, na sede ad entidade, localizada na Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres.

RÁDIO. Programação da Atlântico é do Ikkes Chedeorlaomer

Poucas vezes é divulgado o nome dos responsáveis pela programação musical das emissoras. Para corrigir essa distorção - que as próprias emissoras são responsáveis - o GENTE DE MÍDIA inicia uma série de citações deles (esperando que as FM possam nos enviar material sobre o assunto). Um deles é o Ikkes Chedeorlaomer. Com esse nome incrível, Ikkes é o programador da Atlântico Sul- FM 105.7. Remanescente dos tempos da FM do Povo, onde trabalhou ao lado de Edgar, Ikkes é dono de uma enorme sensibilidade, a ponto de considerá-lo um dos melhores das emissoras FM da capital cearense. É dele, inclusive, a seleção do 'Made in Brazil' que o Márcio apresenta. 

REVISTA. Carta Capital anuncia 4a. mudanças para janeiro

Próxima quarta feira, a revista Carta Capital vai anunciar as mudanças na sua plataforma digital que deve entrar no ar em janeiro. 

O projeto transformará os assinantes em parceiros na definição dos conteúdos e na manutenção de nossos princípios jornalísticos


TEVÊ. E por onde anda mesmo o monsenhor Jonas Abib

Está completando um ano que uma publicação, via jornal O Povo, indagou "Onde está monsenhor Jonas Abib", o fundador da Canção Nova. Com saúde abalada, o religioso responsável pelo projeto de evangelização nunca mais apareceu na tevê. 

Seus pronunciamentos são feitos apenas e tão somente em reprises de vídeo. Passado todo esse tempo, abri o canal da CN e descobri uma pregação do monsenhor de 1998, fazendo com que aumente ainda mais a apreensão sobre o seu estado de saúde. 

TELEVISÃO. Por onde anda a jornalista Eveline Frota?

Fora do vídeo, desde 13 de junho deste ano quando Taís Lopes assumiu o seu posto no 'Bom Dia, Ceará', a jornalista Eveline Frota nunca mais deu o ar de sua graça. Nem mesmo na atividade de redação, da qual está licenciada por um período de 15 dias. Não se tem o motivo, mas uma coisa é certa: Eveline está fazendo falta em qualquer posição que atue. Eveline já havia passado uma temporada fora da TV Verdes Mares, até voltar em outubro de 2014. 

NOTAS SOLTAS

A “Operação For All” acabou mostrando o lado vergonhoso da atividade (das bandas), em que a sonegação e outros crimes terminam prejudicando toda uma sociedade, de quem suga recursos. Pelo que a operação revela, a “criatividade” da contabilidade desse pessoal, supera, a criatividade dos compositores e artistas dessas bandas.(Julieta Brontte-O Estado)

A jornalista Adísia Sá falará quarta-feira, às 9h30min, no TJCE, no ato que vai comemorar os 12 anos da Ouvidoria do Poder Judiciário. Sobre a importância da Ouvidoria. (Vertical-O Povo)

Mês que vem, sai a lista das 300 pessoas mais ricas que moram na Suíça. Na relação, dois brasileiros: Jorge Paulo Lemann e Paulo Coelho. O escritor vai aparecer ali com um patrimônio de 1,9 bilhão de reais.
(Radar online)

A participação de Mana e Manoel Holanda no programa Esquenta da Rede Globo, conduzido por Regina Casé, último sábado, revelou o quanto é importante a união familiar em torno da vida diária e dos negócios. O casal, como sempre, passou mensagens positivas e estimulantes ao convívio de gerações e ao entusiasmo pela vida.
(Leda Maria-People)

domingo, 23 de outubro de 2016

MEMÓRIA. Trilhas dos noticiosos da Dragão do Mar e Uirapuru

Eliseu Vicente de Oliveira, nosso leitor no bairro Varjota, em Fortaleza, indaga se eu me lembro do nome da trilha que abria os noticiosos da Rádio Dragão do Mar, ao tempo de Peixoto de Alencar (recentemente falecido). Sim, Vicente: era a marcha de Souza "Stars and Stripers Forever" (clique para ouvi-la com o autor) e que é a mais célebre canção das celebrações do dia da Independência nos EUA. E no vídeo um arranjo mais atualizado. 


E de lambuja, leva também a trilha que, durante muitos anos, fez o sucesso do programa da rádio Uirapuru, "Nos bastidores policiais".

BLOG. Registro da morte de Ênio bate recorde de acessos


MÚSICA. Um site apenas com canções (quase) centenárias

Canções com mais de 70 anos e que ganharam o domínio público podem ser ouvidas remasterizadas no site norte-americano PUBLIC DOMAIN. Um exemplo é "You Are My Sunshine", grande contribuição do 'country' à música americana. Ela se tornou popular na voz de Jimmie Davis, que mais tarde se tornaria governador do Estado de Lousiana.

Curiosidade: a canção foi escrita por um indivíduo de nome Paul Rice, mas a composição foi creditada a Jimmie Davis e Charles Mitchell, que comprou a música de Mr. Rice.

Wilf Carter, que realiza esta versão, era uma canadense que muitas vezes usando o apelido de "Montana Slim." A versão de Carter evoca a profunda melancolia na música. 

O contraste entre o coro alegre (a parte mais reconhecível), e o tom dos versos, fazem desta versão única.
Uma parte curiosa desta gravação, o instrumento 'fluttery' (flautim) que surge durante o primeiro refrão, soa como um ponto de referência direta para uma textura semelhante ao que The Clash iria empregar em "Somebody was murder",  algumas décadas mais tarde.

sábado, 22 de outubro de 2016

DEU NO ELIOMAR. Premiação da CDL será no dia 17


LEITURAS. Como as tvs se preparam para o bug analógico

Artigo de Celso Vergeiro, publicado no Propmark, indaga:

Como as emissoras estão se preparando para o bug analógico?

Sabemos que a TV digital já é uma realidade na vida do brasileiro, mas ainda não chegou à quantidade de domicílios que o governo esperava. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2014, 23,1% dos brasileiros não tinham acesso à TV digital aberta, por assinatura e nem antena parabólica.
Claro que esse número diminuiu ao longo dos últimos anos, mas de acordo com o Ministério das Comunicações, é necessário que no mínimo 93% dos domicílios do município estejam aptos a captar o sinal de TV digital no momento do switch-off. Por isso, a migração de sinal analógico para digital deve ser concluída no país somente em 2017.
Diante de todo cenário, não podemos esquecer das emissoras de TVs. A pergunta que fica é a seguinte – como elas estão se preparando para o “bug” analógico? Hoje, o ambiente digital oferece uma diversidade de ferramentas gratuitas ou pagas e algumas plataformas capazes de gerenciar, reunir, organizar, e distribuir conteúdo com mais agilidade, praticidade e segurança, armazenando todas as informações importantes na nuvem e com dados criptografados.

TV. Silvio e Jô Soares conversam ao telefone: é a volta?

Já pensou nessa ideia de Jô Soares no SBT em 2017? Pois isso pode acontecer. Silvio e o Jô conversaram por telefone esta semana e, segundo o colunista Flávio Ricco, isso pode ser o primeiro passo para uma negociação da volta do humorista-apresentador à emissora de Silvio. 

O contrato do Jô com a Globo termina em dezembro. Ele já foi avisado que o seu programa não terá mais lugar na emissora. Mas há um problema: o SBT já tem o Danilo Gentili nos fins de noite. Como conciliar dois programas do mesmo gênero?

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

ÊNIO CARLOS. Colegas falam sobre o profissional

Colegas se reportam sobre a figura de Ênio Carlos, falecido aos 51 anos de idade. O comentarista esportivo Jussie Cunha, da Tribun Band News, lembrou:

"Logo nos primeiros contatos com o rádio, ouvi falar de um cara determinado, organizado, trabalhador e  que tinha vencido na profissão.

Muito tempo depois, o conheci. Troquei pouquíssimas palavras com ele. Mas, pelo menos, procurei fazer o mesmo, para seguir meu caminho.

O cara determinado, organizado, trabalhador e que tinha vencido na profissão era Ênio Carlos", escreveu Jussie Cunha.

E Tina Holanda, da Rádio Assunção, também referiu-se ao profissional: 

"Me permita Nonato Albuquerque. BLOG GENTE DE MÍDIA
Ênio deixa uma marca de um jovem batalhador que sempre buscou o seu lugar na área de comunicação. Começou sua carreira no interior e passou por emissoras como Assunção, Cidade AM e na extinta TV Manchete. Atuava na TV Diário há 15 anos e ocupou a vaga do 'amigão' Carlos Augusto, no horário matinal da Verdes Mares AM, onde tinha aliado um público com suas preces, prestação de serviços e um sentimento popular de fazer rádio.
~Ênio Carlos me chamava de super Tina.Quando em trabalhava na Central de Monitoramento de rádio e TV da PMF, monitorávamos o programa dele na Verdinha, para atender as demandas dos ouvintes, pedidos, reclamações. Esse caso é para a super Tina. Ele sabia fazer Rádio e TV , amava o que fazia. Que Deus dê a conformação a esposa , filhas , família, nesse momento de tantas interrogações.... dor ..

TV. O novo da reportagem televisiva: Evelyne e Alisson

Dois nomes do jovem jornalismo cearense começam a despontar no vídeo em reportagens da tv. Falo de Evelyne e Alisson Ferreira, remanescentes do 'Câmera 12', programa de ensaio documental com estudantes dos cursos de Comunicação. Eles integram a equipe de telejornalismo da TV Verdes Mares. E nas aparições que vi, revelam boas atuações, além da naturalidade com que ele se portam frente às câmeras. Experiência unida ao talento conta muito. 

NOMES. Morre o apresentador da TV Diário Ênio Carlos


Chega-nos a notícia do falecimento do radialista Ênio Carlos. Ele estava afastado desde fevereiro da atividade profissional devido a problemas de saúde. A família preferiu manter um discreto silêncio sobre a doença do apresentador da TV Diário, muito embora o programa com seu nome continuasse no ar com apresentação de interinos  

Ênio deixa uma marca de um jovem batalhador que sempre buscou o seu lugar na área de comunicação. Começou sua carreira no interior e passou por emissoras como Assunção, Cidade AM e na extinta TV Manchete. Atuava na TV Diário há 15 anos e ocupou a vaga do 'amigão' Carlos Augusto, no horário matinal da Verdes Mares AM, onde tinha aliado um público com suas preces, prestação de serviços e um sentimento popular de fazer rádio. 

RÁDIO. Apesar da crise, mercado de rádio só tem crescido


O mercado rádios comerciais FM cresceu 36% nos últimos 

Os dados fazem parte do estudo "Tudo o que você precisa saber sobre rádio e televisão – licenças, outorgas, taxa de penetração, receitas e receptores", divulgado pela Abert. A pesquisa, consolidada pela entidade, traz os indicadores mais recentes do setor divulgados pelas principais instituições de pesquisa e órgãos oficiais do país.

DEU NO JORNAL. Band fecha parceria com New York Times

Reportagens em vídeo produzidas pelo "The New York Times" serão exibidas na televisão brasileira a partir de 4 de novembro.

O jornal americano firmou uma parceria com o Grupo Bandeirantes e terá seu conteúdo audiovisual disponível em dois novos programas semanais no país.

(Folha de SP)

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

RÁDIO. 'Hora do Brasil' vai ter horário alterado no País

Uma mudança que pode mudar a história do rádio: a Medida Provisória 742/16 que flexibilizou o horário do programa 'A Voz do Brasil' durante os jogos olímpicos e paralímpicos foi aprovada, nesta quarta-feira (19), na Comissão Mista do Congresso Nacional. Em resumo: o ato de flexibilizar o horário de transmissão da Voz do Brasil nas rádios de todo o país será permanente, seguindo a regra de veiculação entre 19h00 e 22h00.
 
A ABERT, uma das principais entidades que representa a radiodifusão nacional, emitiu no início da noite de hoje (19) um comunicado emergencial informando sobre a decisão. Segundo a entidade e o texto aprovado, de relatoria do deputado José Rocha (PR-BA), o programa deverá ser retransmitido sem cortes com início às 19h00, pelas emissoras educativas; e entre 19h00 e 21h00, pelas emissoras comerciais e comunitárias.
 
Para ser uma realidade no rádio,  o texto ainda deverá ser analisado e votado no plenário da Câmara dos Deputados e, depois, no plenário do Senado.

TEVÊ. O fim do sinal analógico no Brasil deve atrasar

O desligamento da tevê analógica previsto para 26 de outubro em Brasília pode ser adiado. Houve atrasos, segundo o ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, em relação às pesquisas. A meta do governo é desligar o sinal analógico até o fim de 2018.

No início do ano, um novo cronograma divulgado pelo governo previu que apenas Brasília migraria totalmente para o sinal digital neste ano, ficando para 2017 a previsão para o fim do sinal analógico nas capitais do Sudeste — São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória —, além de Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza.

RÁDIO. Emissoras da região centro-sul mais ouvidas

e
eE°

RÁDIO. As FM cearenses mais acessadas por internet


RÁDIO. 4 cearenses entre as 31 do segmento jornalismo


TV. Hoje tem o último debate entre Trump e Hillary nos EUA


TV. Filho de Shaolin vai ser o Didi nos novos Trapalhões

Que bom, a Globo bateu o martelo e concede a Lucas Veloso, o filho do humorista Shaolin, a tarefa de interpretar Didi na nova versão de "Os Trapalhões", que vai ao ar em 2017. Ele venceu Rodrigo Sant´Ana em uma disputa interna. Não se tem ainda os nomes dos outros que vão interpretar os personagens de Mussum, Zacarias e Dedé Santana. 


TEVÊ. Criança de 5 anos surpreende ao falar sete idiomas

Uma menina de apenas 5 anos está deixando boquiabertos milhões de espectadoes da tv russa ao mostrar sua fluidez com que pode comunicar-se em seu idioma materno, além de inglês, francês, espanhol, alemão, chinês e árabe. 
A criança apresentou-se em um programa de caça talents onde os participantes mostrm suas habilidades por diversas provas. 

FONTE: LAInformacion.com

CINEMA. O que a mídia está falando de "O Shaolin do Sertão"

Deu no Omelete: "É bom que Jackie Chan se cuide, pois, dos confins do Ceará, um novo (e inusitado) ás das artes marciais está chegando para desafiar a hegemonia do chinês nas comédias de luta: o cantor cearense Falcão, destaque do elenco de O Shaolin do Sertão. Filme brasileiro mais esperado do momento, lançado apenas em sua terra natal (o circuito cearense) no fim de semana, e agendado para expandir seu lançamento para 149 salas espalhadas pelo território nacional nesta quinta, o novo longa-metragem de Halder Gomes, diretor responsável pelo fenômeno Cine Holliídy (2013), traz o intérprete de versos como “I’m not dog no” ou “Homem é homem/ Menino é menino/ Macaco é macaco/ E viado é viado” como um sábio especializado em formar lutadores: Mestre Wilson. Caberá a ele transformar Aluízio Li (Edmilson Filho), um cinéfilo metido a Bruce Lee, em herói.
Não podia nem desconfiar de que, um dia, eu faria cinema, mas até que eu dou pro gasto, pois enfrentei o bicho direitinho. Já tinha feito um ceguinho antes, com o Halder, no Cine Holliúdy, mas ali era só o caso de falar besteira e ser eu mesmo. Aqui, não. Tive que atuar mesmo”, diz Falcão, hoje envolvido na produção de um novo CD de canções inéditas, entre elas uma chamada Você Está Certo, Quem Está Errado É o Papa. “Eu vi um monte de filme de Jackie Chan e do Bruce Lee, além de uns filmes B chineses lá de Hong Kong, para construir a figura do Mestre Wilson. Afinal de contas, eu não entendo p... nenhuma de luta. Atuar começou para mim como se fosse uma brincadeira de colegial, mas, agora, quero estudar a sério”.
Com humoristas como Marcos Veras Dedé Santana em seu elenco, O Shaolin do Sertão acompanha a preparação de Aluízio Li para encarar valentões que infestam o Nordeste e conquistar de vez o coração de sua amada (Bruna Hamu). Para isso, os ensinamentos de Wilson serão fundamentais.
Tem gente que diz que eu sou um cara brega, mas eu não me vejo como um brega clássico: o que eu faço é uma caricatura desse gênero, mas com respeito aos grandes cantores de quem sou fã desde menino, como Odair José ou Waldick Soriano”, diz o cantor, hoje com 59 anos. “Essa coisa de atuar acabou dando uma esquentada na minha carreira. Eu volto aos sets em janeiro, para filmar Cine Holliúdy 2. Mas não vou deixar a música de lado: vou preparar um disco de músicas de carnaval”.
Para aproveitar o potencial de público do feriado do Dia das Crianças, nas salas de exibição do Ceará, O Shaolin do Sertão entrou em cartaz lá no dia 12 e, em cerca de seis dias em circuito, contabilizou 53 mil ingressos vendidos. Só de quinta a domingo, ele foi prestigiado por 33,6 mil pagantes.
“Pela abertura que fez no Ceará, tudo indica que, no mínimo, O Shaolin... vai atrair meio milhão de pagantes”, estima Paulo Sérgio Almeida, do site Filme B, que avalia a saúde financeira do cinema brasileiro em cartaz. “Mas pelo trailer fantástico que tem, e pela força de sua comunicação visual, ele tem potencial para chegar a mais”.        

ACIDENTE. Cantor sofre queda na gravação do 'Caldeirão'

Mariano, da dupla com Munhoz, sofreu um grave acidente na manhã desta terça-feira, quando gravava para o quadro ‘Saltimbum’, do ‘Caldeirão do Huck’. Mariano bateu com a cabeça durante um salto e precisou de atendimento médico. Ele foi levado para um hospital particular da zona oeste e levou vários pontos na cabeça.

(Coluna Léo Dias)

terça-feira, 18 de outubro de 2016

AVIÕES DO FORRÓ. Banda promete colaborar com a Polícia


AVIÕES. Solange e Xandy foram prestar depoimento à Polícia

Mais detalhes sobre o caso da Operação "For All". O Estadão divulgou: a Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta terça-feira a Operação “For All” que investiga fraudes no imposto de renda envolvendo o grupo cearense Aviões do Forró, que administra, entre outras bandas, a Aviões do Forró e casas de show. As investigações apontam que o grupo estaria fornecendo dados falsos ou omitindo informações relevantes em suas declarações de Imposto de Renda, para eximir-se da cobrança de tributos, além da possível ocorrência de lavagem de capitais, falsidade ideológica e associação criminosa.
A coluna apurou que a banda Aviões do Forró também é alvo da operação e há mandados de condução coercitiva contra os cantores Solange Almeida e José Alexandre, conhecido como Xandy Avião. Não há presos nessa operação.
Os envolvidos tiveram seus sigilos fiscais quebrados pela investigação, o que ajudou a localizar diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema.
Os investigados são acusados de inserir dados falsos em declarações de Imposto de Renda; não declararem aquisição de veículos e imóveis. Há, ainda, divergências sobre valores pagos a título de distribuição de lucros e dividendos, movimentações bancárias incompatíveis com os rendimentos declarados, pagamentos elevados em espécie, além das diversas variações patrimoniais a descoberto

BANDAS. Operação da Federal na empresa da Aviões do Forró

A Tribuna Band News foi o primeiro veículo a informar hoje a operação 'For All' desenvolvida pela Polícia Federal e Receita Federal na sede da A3 Entretenimentos. A empresa detém em seu 'cast' bandas como Aviões do Forró. A informação partiu de um ouvinte da FM 101,7 deu o alerta, fazendo com que a emissora se antecipasse aos demais meios de informação. 

A informação oficial da Polícia Federal diz que, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou nesta manhã (18/10) a 'Operação For all' contra fraudes no imposto de renda cometidas por um grupo empresarial atuante no ramo do entretenimento e responsável por famosas bandas de forró e casas de show no estado do Ceará.

Cerca de 260 policiais federais e 35 auditores estão cumprindo 76 mandados judiciais, sendo 32 de condução coercitiva e 44 de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza/CE, Russas/CE e Souza/PB. A Justiça Federal também decretou o bloqueio de imóveis e a apreensão de veículos pertencentes a pessoas ligadas ao grupo. Há apenas 1 mandado sendo cumprido na Paraíba. O restante no Ceará

Existem indícios de que os integrantes da organização procuravam eximir-se da cobrança de tributos fornecendo dados falsos ou omitindo dados relevantes em suas declarações de imposto de renda pessoa física e jurídica.

O grupo ainda adquiria bens, como veículos e imóveis, sem declarar ao Fisco. Foram encontradas divergências sobre valores pagos a título de distribuição de lucros e dividendos, movimentações bancárias incompatíveis com os rendimentos declarados, pagamentos elevados em espécie, além das diversas variações patrimoniais a descoberto. 

No decorrer da investigação, foram identificados indícios de lavagem de capitais, falsidade ideológica e associação criminosa. 

As medidas judiciais cumpridas hoje pela Polícia Federal têm por finalidade buscar a responsabilização das pessoas físicas e jurídicas ligadas ao grupo empresarial e possibilitar que Receita Federal se municie de elementos suficientes permitindo uma real avaliação dos possíveis tributos sonegados.

O nome “FOR ALL” faz referência à expressão da língua inglesa “for all” (para todos). Há notícias de que no início do século XX, engenheiros britânicos instalados em Pernambuco para construir uma ferrovia, promoviam bailes abertos ao público (for all). Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos. O nome da operação veio dessa origem popular da palavra Forró, principal ramo de atividade do grupo investigado.

FOTO. Extremamente bela a da capa do Povo desta terça


TELEVISÃO. Globo vai mudar o cenário do Jornal Nacional

A Globo guarda a sete chaves um projeto de mudança para o "Jornal Nacional" no ano que vem. A emissora fará com que a atração ganhe novo cenário para lançar junto com a nova programação, em abril. A troca de cenografia, no entanto, será mais profunda que decorativa. Para se ter uma ideia, o telejornal será ancorado a partir de um novo estúdio. Sendo assim, William Bonner e Renata Vasconcellos sairão da varanda no alto do jornalismo. O local deve passar a ser utilizado pela GloboNews. Com medo de que o projeto vaze, assim como ocorreu com o "Fantástico", há dois anos, a Globo limitou o acesso à construção do cenário.
(Coluna Zapping-O Dia)

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

HOMENAGEM O 'mito' amado e acarinhado por todos nós

Carlos Fred, que hoje mudou de estação - deixou a terrena e foi para os campos do céu - era muito benquisto pelos seus colegas e admiradores. A turma da produção da TI não perdia a chance de homenageá-lo colando seu rosto ao de figuras nominadas do mundo das artes. Fosse como um césar romano, um bárbaro Conan, Bruce Lee, um agente secreto ou Hulk. Mas nada era mais fascinante do que a foto do Fred ainda garoto, que o Jussie descobriu num dos registros dele. 






LIVRO. Paulo Vieira lança quarta 'Fator de Enriquecimento'

Em noite de lançamento, o 'master coach' cearense Paulo Vieira, autor do best-seller “O Poder da Ação”, com mais de 100 mil exemplares vendidos, apresenta nessa quarta feira o seu quinto livro “Fator de Enriquecimento”, na Saraiva Megastore do Shopping Iguatemi, das 19 horas às 22 horas, com palestra e sessão de autógrafos. O pessoal da AD2M faz o convite

Serviço:
Lançamento do livro Fator de Enriquecimento, do master coach Paulo Vieira
Data: 19/10/2016 (quarta-feira)
Local: Saraiva Megastore – Shopping Iguatemi
Horário: das 19 horas às 22 horas

DANÇA. Coreógrafo conceitualiza o novo "Lago dos Cisnes'


É de Alexander Ekman, o novo conceito do balé "O Lago dos Cisnes' que tem água como elemento no palco. 

PROFISSÃO. Proposta patronal é discutida por jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) convoca os associados empregados em emissoras de rádio e televisão, em dia com suas obrigações sindicais, para Assembleia Geral Extraordinária, na segunda-feira, dia 17 de outubro, às 19 horas, para deliberar sobre a proposta patronal para fechamento da Campanha Salarial 2016 de Mídia Eletrônica.
A proposta que será debatida é a aceitação ou a recusa do parcelamento do retroativo em três vezes (outubro, novembro e dezembro), conforme a última proposta patronal informada ao Sindjorce pela presidente do Sindatel, Carmen Lúcia Rocha Dummar Azulai. A categoria já aceitou o reajuste de 11% para pisos, salário e Reportagem Especial, em plebiscito realizado nas empresas.
A presidente do Sindjorce, Samira de Castro, destaca a importância da participação de todos na assembleia. “Estamos em um longo processo de negociação em que a categoria foi consultada durante cada passo, seja por assembleia, seja pro plebiscito ou votação direta nos locais de trabalho. É chegada a hora de deliberar em definitivo”, afirma.
(Sindjorce)

TEVÊ. Cearenses fazem hoje o MultiTom no Multishow

E tem cearense no MultiTom nesta segunda temporada do programa do Tom Cavalcante, no Multishow. É o que cita o humorista Jardeson Cavalcante. Estarão em cena, ele, Tirulipa e LC Galleto. 

Durante os próximos dez dias, essa trupe vai estar atuando em São Paulo, atendendo a convite da produção do Tom Cavalcante. 

NOMES. E lá se foi o 'mito' Carlos Fred vítima de infarto


Tem notícias que não gostaríamos de dar nunca/ mas é missão de todo jornalista informar. É com pesar que a gente registra a morte do radialista Carlos Fred, popularmente chamado por nós de "o mito". Ele foi vítima de infarto e faleceu na madrugada de hoje. 

Carlos Fred é uma dessas referências do rádio esportivo cearense, tendo se destacado brilhantemente ao longo de sua carreira de 45 anos como narrador. Criou um bordão: "A bola corre com o tempo", que passou a ser constante nas transmissões esportivas da Tribuna Band News. 

Narrador objetivo, com uma identidade pessoal, Carlos Fred foi presença em quatro copas do Mundo e deixa um legado de respeito e credibilidade. 

Desde o primeiro momento em que a Triobuna pensou em escalar um time para suas transmissões, o nome de Carlos Fred encaixou-se como uma luva. Um trabalho onde informação fosse a tônica. E ele o fez durante todos os dias em que esteve à frente das transmissões, além de sua participação efetiva no horário do esporte, ao meio dia com Jussie Cunha. 

Como no texto que escrevi para a TBN, hoje pela manhã, vamos sentir sua falta, mas a exemplo do futebol que ele tanto estimouy, o jogo da vida continua. Certamente, ele foi escalado para outros planos,. E que sua ida seja repleta de luz, de paz e de saudades.

TV. Crítico diz que o 'Esquenta' perdeu a sua originalidade

O crítico paulista Maurício Stycer comentou a estreia da nova fase do 'Esquenta', que perdeu muito de sua originalidade passando a ter o mesmo esquema de programas como do Luciano Huck. O colunista da Folha, inclusive, lembra um detalhe que a escolha de uma família de classe média alta de Fortaleza provocou até um trabalho de decoração para receber Regina Casé. Alguns trechos da matéria: 

Nas chamadas da nova temporada do “Esquenta”, Regina Casé já havia alertado, com insistência, que o programa iria “emocionar” o espectador. A promessa se confirmou neste domingo (16), na estreia.Um dos programas de auditório mais alegres e caoticamente libertários da TV aberta agora se parece com outras atrações que seguem a regra, escrita não sei por quem, de que domingo é dia de fazer a família chorar diante da televisão.O programa deste domingo, por exemplo, falou sobre empregadas domésticas, obesidade e adoção. Mas tratou estes temas, importantes, como Luciano Huck, o “Fantástico” ou os concorrentes na Record e no SBT tratariam, de forma convencional e, em alguns momentos, apelativa.
O “Esquenta” agora, toda semana, se divide entre as cenas gravadas no auditório e outras registradas na casa de alguma família que se candidatou a receber a visita de Regina Casé.O alerta de que havia algo errado foi dado ao ouvir a apresentadora dizer, ao entrar na casa de uma família de classe média alta de Fortaleza: “Isso é o Nordeste, isso é o Brasil”. Como se soube, em seguida, a família Holanda contratou um decorador para arrumar a casa antes da chegada de Regina.O novo “Esquenta” mudou com um objetivo claro e, a julgar pela estreia, foi bem efetivo. O programa emocionou bastante. Mas se tornou uma atração bem mais comum e pouco interessante.

TEVÊ. Novela brasileira previu há 18 anos vitória de Hillary

Uma novela de Manoel Carlos, "Por Amor" previu a eleição de Hillary Clinton como a primeira mulher presidente dos EUA.

Isso, em 1988.


domingo, 16 de outubro de 2016

TV. A cultura "nerd" vai ocupar as madrugadas da Globo


As madrugadas de sábado na Globo prometem fazer a festa do público que curte cultura “nerd”. É o que conta a colunista da Folha Lígia Mesquita, anunciando o “Zero1”, o programa irá ao ar na madrugada de sábado para domingo após o “Altas Horas”, no horário do “Corujão”, que virá na sequência.

Tiago Leifert será o apresentador. Vale lembrar que ele já está comandado o “The Voice” e, a partir de janeiro, assume o “Big Brother Brasil” no lugar de Pedro Bial.
A atração falará sobre cultura pop, games, filmes e campeonatos de eSports (nome dado ao mercado competitivo de games, ou “esportes eletrônicos”).

BLOG. Postagens locais são as mais acessadas da semana


1. TV. A Ceará vai transmitir ao vivo 'Feira da Música... 12 de out de 2016 203 
2. MARKETING. Um jeito de pegar consumidor desinformado... 10 de out de 2016 102 
3. RÁDIO.TV. Propaganda do segundo turno chega à exaustçao ... 14 de out de 2016, 96
4. SHOW. Paula Fernandes trava e esquece letra com Bocelli... 15 de out de 2016 93 
5. TEATRO. Artistas ocuparão amanhã o Teatro Carlos Câmara... 13 de out de 2016 93 
6. JORNAIS. Linguagem chula se torna corriqueira no impresso... 9 de out de 2016, 88
7. RÁDIO. Mulheres que atuam no 'sem fio' atualmente ... 15 de out de 2016 86 
8. CHARGES. Quem é bom já nasce Clayton: dia da criança... 12 de out de 2016 84 
9. WEB. Xande rema contra a maré ao defender vaquejada... 10 de out de 2016, 76 
10. MÚSICA. Incrível, mas Mozart compôs 'Lamba minha bunda'... 14 de out de 2016 - 66

sábado, 15 de outubro de 2016

RÁDIO. Mulheres que atuam no 'sem fio' atualmente no Ceará


Escrevi uma foto-legenda no Facebook sobre Juliana Marques, 27, uma dessas revelações femininas do rádio cearense. A pequena notável da Tribuna Band News é uma dessas revelações saídas dos bancos do curso de Comunicação que se molda muito bem ao perfil do que o rádio precisa: objetiva nos textos que faz em reportagens externas; talentosa na edição das matérias e uma voz amadurecida, apesar de transparecer uma menina. Juliana abre essa série de postagens sobre mulheres que fazem o rádio no Ceará na atualidade.

SHOW. Paula Fernandes trava e esquece letra com Bocelli

E o branco que a cantora (dita) sertaneja Paula Fernandes viveu no dueto com Andrea Bocelli foi algo de constrangedor. Os fãs da artista se decepcionaram ao vê-la se enrolando na canção Vivo por ella. Um vídeo da apresentação mostra o constrangimento. Paula inicia a primeira parte da música, mas em seguida, abandona o dueto e deixa toda a cantoria para Bocelli, que, por sua vez, é muito aplaudido. 


PRÊMIO. Top of Mind elegerá seus melhores próximo dia 25

Que empresas do Ceará poderão ser nominadas ao 'Top of Mind'? No próximo dia 25, a Folha de SP vai premiar mais de 70 marcas em 59 categorias em sua 26ª edição do Top of Mind 2016, baseada em pesquisa nacional feita pelo Datafolha. É sempre bom lembrar que, nos anos 70, a Rádio O Povo AM foi eleita nacionalmente com esse destaque. 


CINEMA. Confira lista de 10 maiores mestres das trilhas

Essa é uma matéria do Guia da Semana que estou postando aqui por achá-la interessante ao ressaltar o trabalho dos grandes mestres da trilhas sonoras do cinema. 

O que seria do cinema sem música? A trilha sonora faz toda a diferença em uma produção, é ela que cria o clima, que possibilita o suspense e intensifica a emoção e a graça das cenas. Ou alguém consegue imaginar o Indiana Jones aparecendo nas telonas sem cantarolar "tan taran taaan, tan taraaan..."?
Criar uma lista com os principais compositores é uma tarefa difícil. As trilhas memoráveis são muitas. De Psicose a O Poderoso Chefão, há diversos temas a serem lembrados. Mas sempre existem aqueles que entram para a história e ficam em nossa memória.

Confira alguns dos mestres das trilhas:

Bernard Herrmann
Não há como fazer suspense sem algumas notas apavorantes. Criador do tema de Psicose e diversos outros clássicos de Alfred Hitchcock, Bernard Herrmann fez história no cinema. Também foi ele quem criou a trilha de Cidadão Kane e arrepiou os fãs de Taxi Driver com "A Nice Piece For An Orchestra".



John Williams
Com 48 indicações ao Oscar, John Williams é celebrado como um dos maiores nomes das trilhas sonoras. Em uma longa parceria com Steven Spielberg, assina temas memoráveis como Indiana Jones, Jurassic Park, Superman, E.T. - O Extraterrestre, Tubarão e muitos outros. Além, é claro, do clássico Star Wars, em que imortalizou a marcha imperial.



Jerry Goldsmith
Como é muito perigoso brincar com a rivalidade Star Wars X Star Trek, não podemos deixar de mencionar Jerry Goldsmith. Além da famosa ficção científica, o compositor também foi responsável por clássicos como O Planeta dos Macacos, Poltergeist e A Profecia.



Alfred Newman
Não existe a possibilidade de você nunca ter ouvido uma trilha de Alfred Newman. Duvida? Se você já viu alguma produção da Fox Film (ou pelo menos o trailer), já escutou a clássica abertura "Twentieth Century-Fox Fanfare". Além disso, ele empregou toda a sua sensibilidade nos arranjos de: Morro dos Ventos Uivantes, Como Era Verde o Meu Vale, A Canção de Bernadette e O Diário de Anne Frank.



Nino Rota
Com toda a certeza a mais famosa criação do italiano Nino Rota é o tema de O Poderoso Chefão, que se tornou um clássico, quase tão conhecido quanto filme. Mas a obra do compositor não para por aí, Romeu e Julieta e A Doce Vida tabém têm trilha do italiano.



Alan Menken
A infância de muitas crianças foi embalada por composições de Alan Menken, que assina a trilha sonora de diversas animações da Disney. De A Pequena Sereia a Pocahontas, passando por A Bela e a Fera e Aladin, já venceu diversos Oscars. Menken segue criando para histórias de fantasia, hoje com versões para clássicos da Disney, como em Espelho, Espelho Meu



Hans Zimmer
Uma animação também rendeu um Oscar para Hans Zimmer, responsável pela trilha de O Rei Leão. Entre os grandes trabalhos do compositor, estão ainda Gladiador, Pearl Harbor e, recentemente, Piratas do Caribe, Batman - O Cavaleiro das Trevas e A Origem. Até agora foram mais de 100 trilhas, colecionando sucessos em filmes de ação.



Danny Elfman
Outro nome que vem fazendo muito sucesso com suas criações musicais para o cinema é Danny Elfman. O compositor iniciou sua carreira nas trilhas em uma parceria com o diretor Tim Burton, que rendeu filmes como A Fantástica Fábrica de Chocolate e Alice no País das Maravilhas. Os Simpsons e Homens de Preto estão entre os grandes destaques de Elfman.



Max Steiner
Além de criar centenas de clássicos para o cinema, Max Steiner é considerado pioneiro na composição de músicas exclusivas para filmes. Ele fez história gravando o tema de King Kong com 45 músicos e ainda criou as memoráveis trilhas de E o Vento Levou, Don Juan e Casablanca.



Henry Mancini
A Pantera Cor-de-Rosa não só marcou a carreira de Henry Mancini, como ficou gravada na cabeça de todos. Não podemos deixar de lembrar de Moon River, criada por Mancini, com letra de Johnny Mercer, e eternizada por Audrey Hepburn, em Bonequinha de Luxo.