Translate

sábado, 20 de fevereiro de 2016

JUSTIÇA. Sindicato consegue volta de profissionais demitidos

O seu sindicato tem realmente força representativa? E faz por onde merecer? As perguntas vêm em função de iniciativas provocadas por representações sindicais do Rio de Janeiro que tiveram vitória na Justiça em relação a demissão de servidores de televisão.

O Sindicato dos Radialistas do Rio entrou com ação na 44a. Vara do Trabalho contra demissão ilegal de profissionais. E ganhou. Agora, a Justiça determinou que a Record recontrate cerca de 600 profissionais demitidos no final do ano passado no RecNov, complexo de estúdios da emissora no Rio.

O prazo dado foi de 20 dias e, além das recontratações, a emissora está proibida de realizar novas demissões em massa com pena de multa diária de R$ 500 por trabalhador. 

Segundo a Folha de S.Paulo, o parecer da juíza só foi possível graças ao empenho do sindicato representante da categoria que, realmente, funciona na defesa dos trabalhadores. 

“O encerramento de atividades televisivas, além de não comprovado, não exclui a emissora de uma negociação coletiva com o objetivo de minimizar os prejuízos aos trabalhadores”, disse a juíza em sua decisão.

Não custa nada perguntar: o seu sindicato, realmente, é competente?




3 comentários:

Raimundo Moura disse...

O mesmo não podemos falar dos Sindicatos daqui.O dos radialistas e publicitários nem para divulgar nota tem servido.

Raimundo Moura disse...

Trabalhadores do Jornal do Commercio e da Rádio Tupi aprovam greve a partir de segunda (22/02.Matéria do sute do Sindicato do Jornalistas do Rio http://jornalistas.org.br/index.php/trabalhadores-do-jornal-do-commercio-e-da-radio-tupi-aprovam-greve-a-partir-de-segunda-2202/

Paulo Dimas disse...

O sindicato dos radialistas do Ceará só existe no papel, os radialistas do interior do estado são totalmente esquecidos, só são lembrados para contribuição sindical, nem para rescisão contratual eles não aparecem! vergonhosa a situação!