Translate

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

DEU NA FOLHA. Estudante consegue driblar Globo no BBB

Um estudante de SP encontrou uma brecha no sistema de internet da Globo e acessou dados da apuração de votos do "Big Brother Brasil".
Desde o dia 3, o jovem publica antecipadamente em sua página no Twitter os resultados das eliminações semanais do programa, nos chamados "paredões".
Procurado pela Folha, ele pediu para não ser identificado e descreveu em linhas gerais como acessou os dados. O jovem diz que "qualquer pessoa que entenda um pouco de desenvolvimento de web consegue pegar esses resultados. O que estou impressionado é que ninguém viu ainda".
Ele faz questão de dizer que não invadiu o sistema de apuração nem lançou mão de manobras ilegais. Apenas conseguiu uma janela para visualizar o percentual dos votos.
Aí passou a abastecer a rede social com resultados parciais e finais dos paredões, indicando com precisão decimal qual dos dois participantes do programa que concorriam à eliminação estava em melhor situação.
Nesta terça (16), ele divulgou o resultado da disputa entre Daniel e Ronan segundos após o apresentador Pedro Bial anunciar que a votação estava encerrada.
O estudante cravou o percentual da eliminação de Daniel, 52,9%, e adiantou que a Globo tende a arredondar os resultados. "Último valor: 52,91%. Dani sai", sentenciou. A previsão foi confirmada depois quando a Globo anunciou o resultado oficial.
A disputa aumentou a audiência da emissora e resultou na maior votação registrada até o momento nesta edição: 66 milhões de votos.
O jovem já havia feito isso nas últimas duas semanas. Primeiro, no dia 3, acertou que Laércio seria eliminado com 54%. Sete dias depois, quando Ana Paula disputou com Ronan um "paredão falso", tranquilizou a torcida da mineira ao antecipar que ela seria beneficiada, e cravou o percentual: 74%.
Durante todos os programas de eliminação, desde que teve acesso ao sistema da Globo, o estudante também publicou resultados parciais da apuração, indicando as oscilações de voto nos momentos finais de cada episódio.
Questionado por usuários do Twitter sobre como obtinha os dados, publicou um link de acesso privado com códigos que apontavam uma série de resultados de votações.
Procurada pela Folha, a Globo reconhece que o estudante acessou conteúdo interno da emissora, mas afirma que o link divulgado por ele não continha resultados de votações do "BBB".
"A URL em questão não traz os resultados da votação do 'BBB' e irá permanecer no ar, pois é parte integral do nosso sistema e usado em vários módulos do portal."
No entanto, a assessoria diz que "a segurança da Globo.com monitora e evolui constantemente os nossos sistemas para evitar problemas como este".
O sigilo da apuração é um dos principais ativos do "BBB", já que o ponto alto do programa são as eliminações semanais. No paredão desta terça (16), o "BBB" registrou recorde de audiência no Ibope do Grande Rio, com 32 pontos de média. Em SP, marcou 26 pontos (no Rio, cada ponto equivale a 43 mil casas, e em SP, a 69 mil).
Hoje na 16ª edição, o "Big Brother" tem um dos maiores faturamentos da emissora. Especialistas em TV estimaram que, só neste ano, ele tenha rendido R$ 300 milhões.
A falha de segurança no sistema de apuração do "BBB" vem à tona um dia após a emissora anunciar que vai mudar o modo como contabiliza os votos.

A mudança foi antecipada pela coluna "Outro Canal", da Folha. Nesta terça, a Globo apenas confirmou a alteração, sem dizer o motivo. 

Nenhum comentário: