sexta-feira, 31 de julho de 2015

TV. Bons humoristas se perdem na grade do Multishow


Uma discussão feia na Internet entre a comediante Ingrid Guimarães e o ex-BBB Marcelo Arantes, reacende uma discussão sobre a qualidade atual do humor. Ele criticou o programa e a atriz respondeu com muita agressividade. 

Venhamos e convenhamos: os programas de humor da tevê brasileira andam de mal a pior. Uma exceção, o 'Vai Que Cola', usando alguns dos nomes do 'stand up comedy'.  Fora isso, alguns humoristas andam se perdendo.

Como suportar 'Os suburbanos', com aquele Rodrigo Sant´Ana, que acabou com o Zorra Total de tantas performances sem graça? O atual programa dele no MSH se perde nas boas intenções do enredo, principalmente porque o ator é de uma chatice incomum.  

No "Partiu Shopping", do Tom Cavalcante, só quem anda bem é a Nani People. Tom anda contido e, a exemplo do que fez na Record, deveria ter assinado contrato para um programa semanal e não diário. É cansativo. Outra coisa: a péssima atriz Daniela Winits é de uma mediocridade de dar ânsias de se quebrar o tv. Nunca prestou em papéis sérios em novelas, muito menos como comediante.

Se você vai para o "A Grande Farsa", o nosso Wellington Muniz está fazendo o maior esforço para conseguir empurrar o show, mas em pouco mais de uma semana(?), o programa já dá sinais de cansaço. 

Aí sobra o 'Zorra Total' no canal aberto. Pois, que me desculpem os telespectadores endiabrados com o antigo formato, esse novo me agrada e - se não cair na mediocridade dos demais - me dá a esperança de que, há riso... no fim do tubo.

PRÊMIO. Os vencedores da versão 2015 do Banco do Nordeste


Lista de vencedores
Premiação Nacional:
Mídia Impressa - Texto: Sertão a ferro e fogo, marcas de gado e gente, de Demitri Túlio, Cláudio Ribeiro, Émerson Maranhão, Ana Mary C. Cavalcante e Fátima Sudário (O Povo – CE)
Mídia Impressa – Foto: Sertão a ferro e fogo, marcas de gado e gente, de Iana Soares Castelo Meireles (O Povo – CE)
Mídia Eletrônica – TV: O Ceará pelos cearenses, de José Francisco Julião Junior, Dario Rocha, Anselmo Castro, Diego Lage, Isabela Martin (TV Jangadeiro – CE)
Mídia Eletrônica – Rádio: Negócios Criativos, de Wendell Moura da Silva, Eufênia Pereira e Luiz Carlos Pingo (Rádio Jovem Pan – PB)
Mídia Eletrônica – Internet: Bela, de Inês Calado e Gustavo Belarmino (NE 10 – PE)

Regional I:
Mídia Impressa - Texto: Descaminhos do Alimento, de Fernando Antônio Furtado Maia (Diário do Nordeste – CE)
Mídia Impressa – Foto: Herdeiros da violência, de Teresa Maia (Diário de Pernambuco – PE)
Mídia Eletrônica – TV: Sertão de Oportunidades, de Mônica Cristina de Carvalho, Jonnatah Monteiro, Sofia Costa Rego, Vanessa Cortez, Raí Oliveira, Juarez Juara (TV Jornal – PE)
Mídia Eletrônica – Rádio: Made in Agreste: o mercado da moda em PE, de Rafael Carneiro, Elton Ponce, Erick França, Karla Oliveira e Tony Vasconcelos (Rádio Jornal – PE)
Mídia Eletrônica – Internet: Linhas íntimas , de Felipe Lima de Oliveira, Tiago Rodrigues Leite, Roberta Coelho Tavares e Fernanda Leite Moura (Tribuna do Ceará – CE)

Regional II:
Mídia Impressa - Texto: Consumo, de Renata Rayane Moura da Silva Rodrigues e Cledivânia Pereira Alves (Tribuna do Norte – RN)
Mídia Impressa – Foto: Frutos do suor, de Ney Douglas Marques e Talisson Moura (Novo Jornal – RN)
Mídia Eletrônica – TV: Valores do Campo, de Wendell Rodrigues, Kátia Dumont, Ana Claudia, Clébio Melo, Eufênia Pereira, Redson Júnior, Marcelo Uchôa, Renato Silva, Asaf Pacheco, Sandoval Marcena e Carla Visani (TV Correio – PB)
Mídia Eletrônica – Rádio: A fé que move o turismo, de Tárcio Araújo (95 FM Mossoró – RN)
Mídia Eletrônica – Internet: Eólica: nova indústria, novas oportunidades, de Renata Rayane Moura da Silva, Cledivânia Pereira Alves, Bernardo Luiz, Diego Ciríaco, João Victor Wanderley e Camila Cahu (Tribuna do Norte – RN)

Regional III:
Mídia Impressa - Texto: Das ruas para o quarto: sombrinhas quebradas viram colchas de fuxico, de Deraldo Francisco da Silva (O Dia – AL)
Mídia Eletrônica – TV: A cerâmica constrói a tradição e fortalece a economia de Santana de São Francisco, de Carla Sulanne Silva e Lima, Ana Paula Ferreira, Eraldo Cardoso, Zé Mário Braga, Antonio Luciano Santos e Carlos Eduardo dos Santos (TV Sergipe – SE)
Mídia Eletrônica – Rádio: A mandioca alagoana, de Carlos Henrique Cavalcanti Madeiro e Giuliano Martins Porto de Souza (Rádio Difusora – AL)
Mídia Eletrônica – Internet: Elas são mais do que donas de casa: são empreendedoras de sucesso, de Ana Paula Omena (Portal Tribuna Hoje – AL)

Extrarregional:
Mídia Impressa - Texto: A sede do rio, de Paulo Henrique Lobato (O Estado de Minas – MG)
Mídia Impressa – Foto: Velho Chico morre de sede e esvazia bolsos, de Gladyston Rodrigues (O Estado de Minas – MG)

Universitário:
Regional I: Ceará mais que uma terra para rir, um lugar para sonhar, de Neirislane Silva Lima, Francisca Karine Sousa da Silva e Agatônio Lopes dos Santos Filho (Radio Experimental Centro Universitário Estácio do Ceará – CE)
Regional II: Fruticultura em Mossoró, de Keydson Renato de Freitas, João Carlos Magagnin e Saulo Raniery do Vale Bezerra (Universitária FM Mossoró – RN)
Regional III: IDHM avança em Sergipe, mas não alcança média nacional, de Elson Santos Mota, Josiane Santos Mendonça, Marielle Chaves Rocha e Rodrigo Alves de Andrade (Contexto UFS / São Cristóvão – SE)

Especial:
Cidades com menos de 100 mil habitantes: Cultura da resistência no baixo São Francisco, de Juliana Correia Almeida (Rádio UFS FM / São Cristóvão – SE)


PROJETO. Maísa Vasconcelos fala sobre o Fortaleza 365


Maisa Vasconcelos está divulgando nas redes sociais e na tv o seu novo trabalho. Não como a apresentadora, mas como entrevistada. Para falar do projeto 'Fortaleza 365', que ela vem desenvolvendo com um celular para mostrar pessoas, lugares e coisas dessa Fortaleza, ela foi a TV Diário recentemente.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

TV. Nova programação da TV-C sai quando setembro vier



E o mistério sobre a nova programação da TV Ceará começa a ser desvendado. Ela chegará ao público em setembro. Como um presente ao público, ela está sendo preparada pela Isabel Andrade, que está à frente da direção geral na emissora que tem o Tibico Brasil, como superintendente. Serão novas atrações, em termos de programas de debates, entrevistas, linhas de show - tudo novidade e surpresa que, a exemplo de um bom presente, será desembrulhado quando setembro vier. 

TV. Jornalista Wellington Senna volta ao batente em agosto


Wellington Senna, uma das referências em termos de jornalismo de rádio e tv, volta ao batente nos próximos dias. Ele vai atuar junto à TV Assembleia, a partir da próxima semana. Valeu o dedo do jornalista Celso Thomaz, atualmente à frente do telejornalismo da TV-Ceará. Ao GENTE DE MÍDIA ele fez elogiosas referências ao Seninha.  


quarta-feira, 29 de julho de 2015

JORNAIS. Leitor lamenta problema de O Povo com a língua



O jornal O Povo, em sua versão online, cometeu um equívoco detectado pelo leitor Wanderley Neves. Ele lamentou 'o problema da equipe com a língua portuguesa'. O pessoal trocou a expressão correta absolvidos por absorvidos na matéria sobre os sírios presos. Ainda muito cedo, a correção foi efetuada.  

TV. Novidades na Jangadeiro em agosto e em setembro


A partir de sábado, dia 1o. de agosto, quem ligar a TV Jangadeiro de Fortaleza vai se deparar com mudanças na programação. A emissora cearense, que detém até o final de julho o sinal da Band, volta a se incorporar ao SBT-Sistema Brasileiro de Televisão. E promete novidades. 

O 'Domingo Legal', programa presentado por Celso Portiolli, fica mais curto - a partir de setembro. De 11 às 12 horas, Silvio Santos lança os desenhos e programas da Disney, comprados recentemente pelo Señor Abravanel. 

BLUE BUS. Site explica semelhança com francês Hush Hush


NOVIDADE. Microsoft lança o Windows 10 em 190 países


SITE. Governo lança espaço para dialogar com internautas


O governo anda precisando (e muito!) de diálogos com o povo. Pensando nisso, lança esta semana o Dialoga Brasil, um site cujo objetivo é receber a colaboração de internautas com propostas e opiniões sobre os programas e ações governamentais.

O receio maior é que, diante da situação do governo Dilma, o site acabe sendo uma caixa de reclames do eleitorado. 


JORNAIS. O Globo faz 90 anos e abre acesso aos leitores


Hoje é dia de aniversário de "O Globo". O jornal, fundado em 1925 por Irineu Marinho (1876-1925), faz 90 anos nesta quarta (29). O jornal publica caderno especial de 56 páginas sobre sua história e o livro digital "90 Anos 90 Reportagens", que reúne reportagens premiadas ao longo da trajetória do periódico.

E tem mais novidade: o acesso, normalmente restrito a assinantes, ficará aberto até 29 de setembro.

PRÊMIO. ACERT lança hoje prêmio 'Aboio de Propaganda'


A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) e a Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap-Ce) lançam hoje, às 10 horas, o Prêmio Aboio de Propaganda 2015. O evento terá como local a sede da Acert (rua Dr. José Lourenço, 2185) e contará com a presença dos presidentes das duas entidades Carmen Lúcia Dummar Azulai (Acert) e Chico Gualbernei (Abap-Ce). Nesta edição, o Prêmio Aboio vai premiar as peças de propaganda nas categorias varejo, serviços/produtos, institucional, produção criativa, produção e veiculação no interior e universitário, com premiação para as melhores peças produzidas em VT, spot e jingle.

(O Povo)

terça-feira, 28 de julho de 2015

SITES. A semelhança do brasileiro Blue Bus com o Hush Hush


A comentarista de design, Deborah Schach, no site Blue Blue, comenta que o redesign da embalagem do Big Mac é quase um McLanche Feliz para adultos. Curioso é que eu descobri que o desenho gráfico do site Blue Bus é muiiiito parecido com o do francês Hush Hush. Mas, quem sabe, mera coincidência. 




DENÚNCIA. Jornal Nacional destaca site ilegal na Suécia


O Jornal Nacional está falando do site com dados de brasileiros, que o GENTE DE MÍDIA abordou na semana passada. A Justiça do Rio Grande do Norte vai entrar com processo, mas o que posso adiantar é que a página está desabilitada. 

ESTATÍSTICAS. TV União e Sandra Batista sobem acessos


Pois é, a nota sobre o editorial da TV União em relação ao Fortal e a viagem da jornalista Sandra Batista de ônibus elencam as postagens de maiores acessos nos últimos dias. Isso significa que falar de gente de mídia regional, dá ibope. 

REVISTAS. Fotos de vítimas falam mais que qualquer texto


Contra o silêncio e o medo de algum tipo de represália, 35 das 46 mulheres que acusam o comediante Bill Cosby de estupro, mostram sua cara na capa da revista New Yorker. O crítico Eduardo Tessler só teve elogios. Considera que as fotos falam mais do que qualquer texto. 

TV. Repórter paga mico para entrevistar candidata à Miss CE


A competente Ana Flávia Bezerra, repórter do programa 'Gente na TV' da Jang, andou pagando mico semana passada. Na ocasião em que foi entrevistar uma candidata a Miss Ceará ela recorreu a um salvador caixote, tática usada nacionalmente pelo narrador Galvão Bueno para compensar a altura em relação a outros entrevistados. Irreverente, ela levou tudo na gozação. "A Miss Horizonte, Ariane Miranda, tem somente 1m78 de altura. Eu, coitada, 1m61. Humilhação total!!! kkkkk", postou nas redes sociais.

PELO SIM, PELO NÃO


. Sim, Ian Gomes já dá expediente na NordesTV. Respondendo ao leitor Tito Gonçalves

. Não, a Super Clube até o momento continua com sua grade local. Nada a ver com rede Globo. 

. Sim, a equipe de esportes que atua na Jangadeiro, com a mudança da bandeira para o SBT, transfere-se para a NordesTV. 

. Não, o programa da Ian Gomes sai da grade da emissora. A repórter passa a integrar o elenco da emissora lincada ao SBT. 

. Sim, o blogueiro Eliomar de Lima, colunista de O Povo, atua no terminal aéreo do Aeroporto Pinto Martins na cobertura jornalística.

. Não, o cartunista Clayton não largou O Povo. Eram férias. E hoje já retornou ao batente.  




. Sim, Adriano Muniz anda coberto de felicidade ao lado de sua Sabrina. E profissionalmente, idem.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

NOMES A morte do cronista Bonifácio de Almeida no sábado

Faleceu, no último sábado, o cronista esportivo Bonifácio de Almeida.  Ele esteve durante muito tempo  integrado à direção da ACEJE-Associação de cronistas Esportivos do Ceará. 

RÁDIO. As emissoras de notícias mais acessadas do Brasil



VÍDEOS. Uma chamada do antigo blog Antena Paranóica




Enviada pelo amigo Kiko Gomes, o vídeo acima é uma chamada do blog Antena Paranóica, que anda meio desativado por conta da atenção que damos ao GENTE DE MÍDIA.

PROFISSIONAIS. Bonner e Fátima postam fotos das férias



De férias do Jornal Nacional, William Bonner está com a mulher, Fátima Bernardes, e os filhos nos EUA. De lá, postou fotos do grupo familiar nas quais revelam que, o descanso, permite que ele possa deixar até mesmo de tirar a barba como faz diariamente para enfrentar as câmeras da Globo. 

TEVÊ. Brasileiros têm 16 novelas diárias nos canais abertos


Sabe quantas novelas estão no ar na tv brasileira? Com a estreia da reprise de "Caminho das Indias", são 16 diariamente no ar.
O colunista Max Fabian, do Correio do Brasil, fez um levantamento que mostra a seguinte colocação: a Globo com cinco inéditas e duas reprises – durante duas semanas, o “Vale a Pena Ver de Novo” terá dobradinha de “Caminho das Índias” e “O Rei do Gado”; SBT, uma inédita e quatro reprises; Record, duas reprises – “Prova de Amor” e “Dona Xepa” também voltam nesta segunda – e uma inédita; e Band, uma inédita.

domingo, 26 de julho de 2015

TWITTER. Contas que plagiam tuítes vão ser interceptadas


O Twitter está interceptando contas que plagiam outros tuítes. Tudo começou com a postagem da escritora norte-americana, Olga Lexel. Ela publicou um comentário engraçado no Twitter que foi imediatamente copiado por inúmeras contas, principalmente contas de spam, que estavam seguindo seu perfil no site.

O interessante é que, alegando uma violação da propriedade intelectual por copiar sem permissão, Olga Lexel relatou isso para estabelecer um precedente, obtendo do Twitter um bloqueio de várias contas com tweets plagiando seu "trabalho".

Os tweets das contas plagiadas agora mostram a legenda "Tweet retido" com o comentário:


"Este tweetxxxxx foi interceptado em resposta a um relatório do proprietário dos direitos autorais."

MÚSICA. O logo dos Rolling Stones completa 45 anos



Rodrigo Ortega escreveu na 'Super Interessante':
Língua dos Rolling Stones

1. Símbolo da banda de rock inglesa Rolling Stones, que faz aniversário em julho.

2. Em 1970, ela encomendou ao designer John Pasche uma imagem que fosse "antiautoridade e sexy".

3. Era símbolo do selo lançado pela banda em 1971, mas logo passou a ser vinculado aos Stones.

4. A inspiração é óbvia: o bocão do vocalista Mick Jagger.


Produtos

Em cartazes da banda, a língua já ganhou piercing, espinhos e cores variadas. E rendeu, claro, inúmeros produtos, de camiseta a telefone. Em 2008, o site inglês Gigwise a elegeu como o melhor logo de banda de todos os tempos. No mesmo ano, o Victoria & Albert Museum, de Londres, pagou cerca de R$ 190 mil pelo desenho original.

sábado, 25 de julho de 2015

CURIOSA. No site sueco, nem tudo está correto sobre todos


O site "Tudo Sobre Todos" funciona em alguns casos com informações atualizadas; noutros, porém, há equívocos. As páginas dos irmãos Cid e Ciro Ferreira Gomes mostram (prováveis) endereços anteriores. O da presidenta Dilma Rousseff exibe que ela mora em Belo Horizonte (a não ser que seja uma homônima da chefe do governo) e o da jornalista Adísia Sá, o site cita que ela nasceu em 1956. 

SITE. Site não é tão confiável. Adísia aparece com 59 anos


CONSUMO & DOR. Produtos não cumprem o que prometem

fonte: emgn.com

PUBLICIDADE. Alguns produtos desmentem-se por si mesmo

BLOGS. Rosana Hermann continua inovadora na web




Ela foi a primeira blogueira a que eu me afeiçoei e fiquei fã. De carteirinha. O blog de Rosana Hermann foi sempre o referencial, antes que pintasse a moda de ser blogueiro. Foi ela a jurada de um dos primeiros prêmios internacionais da Deustche. Rosana é multimídia e um pessoa que produz para a tv, escreve roteiros, já foi apresentadora e continua sendo 'a blogueira um' do Brasil.

WEB. Site sueco dá todas as informações sobre brasileiros


E quem já viu o site chamado "Tudo sobre Todos"? Hospedado na Suécia, ele dá informações pessoais de brasileiros em uma simples busca pelo nome completo ou mesmo pelo número do CPF.

Fui pesquisar e estão lá os meus dados, inclusive com endereço,  data de nascimento, nome de parentes e até de vizinhos.
Como esses dados podem ser obtidos de maneira legal, o site não está necessariamente contra a lei, dizem especialistas.

Nome, CEP e vizinhos são informações que todos podem acessar, mas para ter a ficha completa é preciso comprar créditos que custam apenas R$ 0,99.

FALANDO NISSO 


Existem sites que ajudam a você a apagar dados pessoais. Felizmente, a maioria deles oferece uma forma de eliminar seus dados para que você mantenha um pouco da sua privacidade na internet.
Abaixo, há uma série de links que te levam para as respectivas páginas de exclusão de dados das ferramentas de buscas de pessoas. Confira a seguir.

Pipl

Link de exclusão: https://pipl.com/directory/remove/

ZoomInfoLink de exclusão: http://www.zoominfo.com/lookupEmail

WhitepagesLink de exclusão: http://www.whitepagescustomers.com/how-do-i-remove-my-people-search-profile/

PeopleSmartLink de exclusão:  https://www.peoplesmart.com/optout-go

CheckPeopleLink de exclusão: http://www.checkpeople.com/optout

BeenVerifiedLink de exclusão: http://www.beenverified.com/optout

InteliusLink de exclusão: https://www.intelius.com/optout.php

ZabaSearch: Aceita pedidos de exclusão de dados somente via Fax.

US SearchLink de exclusão: http://www.ussearch.com/privacylock

PeopleFinders.comLink de exclusão: http://www.peoplefinders.com/manage/

PeekYouLink de exclusão: http://www.peekyou.com/about/contact/optout/index.php

sexta-feira, 24 de julho de 2015

TV. Jô Soares perde para Danilo e reclama na Globo


Jô Soares vem perdendo (feio) para o programa The Noite, de Danilo Gentili. A queda da audiência levou a emissora Globo a reduzir o tempo do 'talk show' do Jô, ficando apenas com 50 minutos. Na madrugada desta sexta feira, o gordo botou a boca no microfone.




EXCLUSIVO: Um dia de povo na vida da Sandra Batista


O mar não está pra peixe. Ou não? Será efeito da crise? Não, porque o fato é grave: quem jamais imaginou, nesta ou em outras encarnações, ver a elegantíssima e (sim!) milionária jornalista Sandra Batista, andando de ônibus como qualquer um viventezinho da silva. Nunca, nunquinha, nunca! Pois ela, nesta ensolarada sexta feira, 24 de julho do ano da graça de 2015, fez esse enorme sacrifício na companhia de Isabela Lopes Martin e do (parecia um pajem de esposa de marajá) Felipe. Ela andou de ônibus!!! Geeente, isso não cabe na minha compreensão! Abalados estão os céus da circunvizinhança do cosmos inteiro, muito embora isso seja notícia para levar multidões aos templos religiosos, a fim de agradecermos a bondosa e meritória obsequiedade da Sandra, em se despojar um pouco da sua magnitude para misturar-se ao povo. 

P.S.: Isso é tudo frescura do Nonato (que sou eu) para brincar com uma das profissionais mais queridas do meio e que, realmente, é de uma elegância ímpar. 

BOMBOU NAS REDES SOCIAIS


TEVÊ. A volta de Raimundinha ao vídeo no recesso de Paulo


Paulo Diógenes, de recesso do papel de vereador na Câmara Municipal de Fortaleza, deu o ar de sua graça na tevê, encarnando a Raimundinha. Foi na edição de ontem do programa do Ratinho, no SBT. Isso não quer dizer que o político esteja inclinado a viver o humor de novo, mas pelo menos matou a saudade que a gente andava de sua personagem.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

POR ONDE ANDA. O repórter da Globo Marcos Losekann?


Estava vendo um documentário na GloboNews, sobre os dez anos da morte de Jean Charles, quando vi inserida uma matéria de arquivo com o repórter Marcos Losekann. Fiquei curioso para saber por onde anda esse gaúcho. Fui à sua página do Facebook e descubro que ele esteve afastado de câmeras e microfones e, agora no início de agosto, deve retornar ao batente. 

Ele está em Maputo, em Moçambique, dando treinamento a jornalistas locais, em uma iniciativa do governo dos EUA. 
is

PRÊMIO. Prefeitura lança prêmio para estimular jornalistas


O prefeito Roberto Cláudio lança nesta quinta-feira (23), a partir das 9 horas, durante coletiva de imprensa no Paço Municipal, o Prêmio Prefeitura de Fortaleza de Jornalismo.
A iniciativa da Prefeitura tem como finalidade estimular jornalistas e veículos de comunicação na abordagem de temas que tratem sobre ações e políticas públicas indutoras ao processo de desenvolvimento social, socioambiental, socioeconômico e sustentável da cidade.
Todos os detalhes sobre categorias da premiação, critérios de participação, prêmios e período de inscrições serão apresentados durante a coletiva.
(Prefeitura de Fortaleza)

quarta-feira, 22 de julho de 2015

JORNALISTAS. Sabrina e Adriano celebram 6 anos de união


Esse indicador positivo do jornalista Adriano Muniz é para confirmar as palavras que acabara de ler escritas no Facebook pela sua bem amada, Sabrina Lima. Na última segunda feira, os dois comemoraram seis anos de união e ela mandou ver um recado de apaixonados:

Esse 2015 tem sido de TANTAS BÊNÇÃOS que a gente passa os dias e até às vezes esquece da importância de cada um deles. Segunda-feira, dia 20, além de ter sido dia do amigo (e você é meu melhor amigo), também foi o NOSSO dia. 6 anos juntos, 6 anos que eu ganhei de Deus esse presente que é você. Essa leveza, esse sorriso, esse amor que você me dedica SEMPRE, incansavelmente. Obrigada por cuidar do céu e do mar e de você e de mim.

TV. A cearense União compra briga com o Fortal 2015

Em sua programação e nas redes sociais, a emissora exibe um editorial lido pela jornalista Ana Villa Real, no qual explica porquê não vai fazer cobertura da micareta.

Em sua exposição de motivos, a emissora coordenada pelo José Bardawil lembra que foram "tão somente a preservação moral e física dos foliões". E acentua que "o evento não oferece proteção aos seus participantes, seja na questão de segurança ou da preservação da moral, que envolve, inclusive, menores". 

E denuncia casos de violência envolvendo foliões, roubos e assaltos nas imediações da Cidade Fortal, cenas de sexo e consumo abusivo de bebidas alcoólicas. 

A direção da emissora vai mais longe ao não aprovar a realização do Fortal e chega ao ponto de alertar os pais "que, na medida do possível, não autorizem a participação de seus filhos no evento". 

TEVÊ. Apá de Aparecida Silvino que vai aparecer na TV-C


Apá de Aparecida. Essa é Silvino. Filha de uma mãe tão generosa que, provavelmente, quando chegou na calçada do céu, bateu a poeira da Terra e São Pedro deve ter aberto o portão do condomínio para que ela adentrasse sem precisar de crachá. 

Mas esse post é para falar da filha. De uma das filhas, que tem duas que são do maior encanto da gente. Mas isso é outra história. 

Aparecida Silvino está gravando um programa na TV-C. Claro que é de canto e, certamente, de encanto. Ela anunciou nas redes sociais que será exibido no "Entre Ideias". E a gente, que é fã da Apá, filha no epé e noutro querendo que ipinte logo. 

Apá epé ipi opo upa! 

PELO SIM, PELO NÃO


. Sim, é de Ricardo Guilherme a voz do comercial da Universidade de Fortaleza - o Pós-Unifor.

. Não, o blog Estrelas do portal CNews, até agora, não tem nenhuma promessa de algum retorno . 

. Sim, Ian Gomes está se transportando para a NordesTV com as mudanças de bandeira na tevê.

. Não, Tadeu Nascimento continua no rádio. Sua ida a Jang foi para lembrar os 25 anos do Barra

. Sim, o Leal Mota Filho está muito bem na condução solo do 'Bom Dia, CE', na Verdes Mares. 

. Não, Eveline Frota retorna ao batente, depois de uma pequena cirurgia, para recompor a dupla.

. Sim, o Glériston Oliveira retornou das férias e continua à frente da FM Jangadeiro, a musical. 

. Não, pelo menos por aqui não temos informação sobre cobertura do Fortal ao vivo pelas tvs. 

JORNALISMO. Reportagem com valor maior do que o do furto


Tem (com certeza) prêmio agendado para o trabalho da equipe de O Povo que (re)compôs a história do roubo ao Banco Central. Trabalho de primeira linha que, uma vez mais, confirma a preciosidade de repórteres de um jornal comprometido com a verdade.  O valor da reportagem supera a expressiva soma furtada há uma década. Parabéns é pouco. Tem que medalhar.

terça-feira, 21 de julho de 2015

TV. Atriz cearense está no elenco da nova novela da Globo


A atriz cearense Séfora Rangel anda 'viva de feliz' com a sua estreia numa novela das 9 da Rede Globo. Ela está no elenco de 'A Regra do Jogo' e não vê a hora do folhetim de João Emanuel Carneiro pintar na telinha. 

A nova trama global é aguardada com a maior expectativa, não só por ser um trabalho de criação do autor de 'Avenida Brasil', mas porque promete recapturar o público noveleiro que, devido ao insucesso de 'Babilônia', praticamente se afastou ou deixou de comentar a trama atual. 

"A Regra do Jogo", estreia em agosto, e traz um elenco de famosos como Alexandre Nero, Giovanna Antoneli, Cauã Raymond, Tony Ramos, Cassia Kis Magro, Eduardo Moscovis, Susana Vieira, Renato Rossah, Johnny Massaro e Jackson Antunes.

Após atuar em Teatro e na TV do Ceará, Séfora fez várias participações em horários de novela, como 'Malhação', além de atuar no Teatro com nomes de projeção como Miguel Falabella. A amiga Cláudia Jimenez celebrou nas redes sociais a sua indicação para o folhetim. 

'A Regra do Jogo' pode definir sua carreira e, por isso mesmo, é enorme a expectativa de Séfora em relação ao novo trabalho. 

RÁDIO. Leitor pede informação sobre Super Clube x Globo

O blogueiro Tito Gonçalves manda e-mail indagando: "Nonato, eu gostaria de saber como andam as negociações da Ceará Rádio Clube com a Rádio Globo de São Paulo, que o jornalista Roberto Moreira anunciou em sua coluna do Diário do Nordeste em janeiro? Será que existiu mesmo essa informação? Desde a época não se falou mais nada a respeito. (Tito Gonçalves, bairro Aldeota)

segunda-feira, 20 de julho de 2015

TV. Carro de externa da emissora do governo fora de uso


A TV-C, emissora oficial do governo do Ceará, passa por reformas. Enquanto o telespectador aguarda as novidades da grade de programação - muitos programas foram cortados pela nova direção -, acontece uma reforma no imóvel do prédio, situado na rua Oswaldo Cruz. A calçada vem sendo recuperada, com equipe de operários trabalhando diariamente. As obras deixaram entrever no estacionamento da tevê, o veículo de transmissão móvel, adquirido no governo Cid Gomes e, ao que parece, desativado. 

Com um dos pneus esvaziado e sem a frequência de operação nas ruas, como deve ao equipamento, o carro de externa é utilizado apenas em ocasiões festivas, como a posse do governo do Estado e na transmissão da parada do 7 de setembro. 

Poucas emissoras de televisão neste País têm um equipamento tão moderno e de alto investimento. No caso da emissora governamental, ele quase não vem sendo utilizado, situação que pode ser revertida com a ascensão do competente jornalista Celso Thomaz, à coordenação de telejornalismo. 

domingo, 19 de julho de 2015

JORNAIS. O Povo volta a primar hoje em termos de capa


JORNAIS. Justiça provoca suspensão de matéria da Folha


Reportagem sobre fundação é suspensa após decisão judicial

Juíza afirma que divulgação pela Folha de relatórios de profissionais que avaliam internos em SP ensejará infração
Justiça foi acionada por Fundação Casa, ligada à gestão Alckmin (PSDB); é tentativa de censura, diz advogado do jornal
DE SÃO PAULO
A publicação de uma reportagem da Folha neste domingo (19) sobre relatórios psicossociais feitos por profissionais da Fundação Casa, que avaliam a situação dos adolescentes internados na instituição, foi suspensa após decisão da Justiça de São Paulo.
Na decisão, a juíza Luciana Antunes Ribeiro Crocomo, corregedora do Deij (Departamento de Execuções da Infância e da Juventude), diz que "qualquer divulgação do conteúdo dos relatórios obtidos ilegalmente, a que título for, ensejará incidência em infração administrativa" cuja pena pode ir de multa até a apreensão da publicação.
O argumento é de que a reportagem, do jornalista Reynaldo Turollo Jr., teve acesso a informações sigilosas cuja divulgação pode ser contrária ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
A Justiça foi acionada pela própria Fundação Casa, vinculada ao governo Geraldo Alckmin (PSDB), após um pedido de informações enviado pelo jornalista para que a instituição comentasse como são elaborados os relatórios.
O ECA proíbe a identificação de menores de idade infratores. No pedido feito por e-mail à fundação na quinta-feira (16), porém, o repórter se comprometia a não divulgar nomes nem informações que pudessem identificar os adolescentes, como é praxe em reportagens da Folha.
O jornal foi avisado da decisão da juíza Luciana Antunes Ribeiro Crocomo na noite de sexta-feira (17), por telefone e por e-mail.
A magistrada é responsável pelo departamento que analisa os relatórios vindos da Fundação Casa e que decide pela internação ou pela liberação dos jovens.
Esses relatórios são peça-chave no atual sistema socioeducativo. Na maioria das vezes, são o principal embasamento dos juízes no momento de decidir pela internação ou pela liberação de um adolescente infrator.
TENTATIVA DE CENSURA
"É uma tentativa de censura lamentável. Há processos sigilosos, não há Justiça secreta, capaz de esconder seus atos e critérios da imprensa e da opinião pública", afirmou Luís Francisco Carvalho Filho, advogado da Folha.
A liberdade de imprensa é garantida pela Constituição.
Como a Folha noticiou em maio, o tempo médio de internação na Fundação Casa é de sete meses. Nem mesmo adolescentes que cometeram infrações equivalentes a crimes hediondos, como latrocínio e estupro, ficam internados por muito mais tempo.
Na ocasião, um levantamento dos promotores que atuam no Departamento de Execuções da Infância e da Juventude mostrou que, de 88 menores de idade autores de infrações de estupro, latrocínio e homicídio qualificado (equivalentes a crimes hediondos), só 12 ficaram internados por dois anos ou mais.
O tempo máximo permitido pelo ECA é de três anos. Alckmin defende que esse período seja ampliado.
PROJETO
Na última terça-feira (14), o Senado aprovou um projeto de lei que amplia o tempo de internação dos jovens infratores –dos atuais três para até dez anos.
Para vigorar, essa mudança no ECA ainda precisa passar por votação na Câmara e pela sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).
Pelo projeto, esse aumento do tempo de internação será aplicado em casos de crime hediondo (como latrocínio e estupro) e homicídio doloso (com intenção de matar).
A proposta aprovada prevê que os adolescentes terão que ficar em ala do sistema socioeducativo separado dos demais e sujeitos a uma avaliação de equipe multidisciplinar a cada seis meses, para a reavaliação da pena.
A matéria foi apreciada 12 dias depois de a Câmara aprovar, em primeira votação, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para alguns crimes graves (que ainda depende de segunda votação e de votação no Senado).

(Folha de São Paulo)