terça-feira, 31 de março de 2015

TV. Cearense diz que não sabia que era pegadinha... Ah!


E a explicação - nada explicável - da mulher que recebeu 70 reais para fazer o 'teste' de ar condicionado no metrofor e diz que não sabia de nada. Leia AQUI.

Ah! vá se liquidificar noutra freguesia, dona menina!...

FOTOGRAFIA. Humorista Rossicléa expõe seus retratos 3 x 4


A atriz Valéria Vitoriano, que se alter-ega com a personagem Rossiclea no mundo do humor, resolveu publicar na sua página do Facebook uma coletânea de fotos 3 x 4 que, antigamente, se exigiam. Elas revelam o exterior dessa menina-mulher inteligente, de muitas facetas mas de uma só verdade: talentosa.

CINEMA. 'Um Fim de Semana em Paris' estreia na quinta


Nesta quinta-feira, 02, o Cinema de Arte faz o lançamento do drama anglo-francês UM FIM DE SEMANA EM PARIS,de Roger Michel, o realizador de UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL. A temática é o casamento na terceira idade.

Elogiadíssimo pela crítica, acompanha a crise de um casal com mais de 60 anos e 3 décadas de casamento que tenta sobreviver a crise de uma possível separação retornado à Paris e se hospedando no mesmo hotel onde desfrutaram da lua-de-mel. No elenco, Lindsay Duncan, Jim Broadbent e Jeff Goldblum.

O Cinema de Arte tem sessões no Cinépolis Riomar de segunda a sexta-feira, às 19h30; sábados, 10h30 e domingos, 12h.

TV. Esporte da Jang volta a contar com talento feminino


Agora é oficial: Ana Cláudia Andrade estreia dia 9 na TV Jangadeiro, compondo o quadro esportivo da emissora. Quem sabe, dê as caras - boca, seria mais correto dizer - nos horários da Tribuna Band News. Depois da saída de Fabiane Kaczan, a galera torcia por uma presença feminina. 

O contrato da excelente repórter foi fechado com a emissora e ela esteve hoje cumprimentando o pessoal da nova casa. Simpática, aproveitou até para 'bater retrato' com este blogueiro. 

É mais um ganho da equipe que tem Jussie Cunha na coordenação e que dá ainda mais credibilidade às coberturas do grupo. 

QUADRINHOS. 'Seres Urbanos' reencaderna em antologia


Poderia dizer que eles estão reencarnando; mas é mais sensato escrever que eles estão reencadernando. Falo do 'Seres Urbanos', de quem sempre fui fã. Um grupo que unia fanzine, música, artes plásticas e etc e tal e que me chamava atenção, principalmente, pelo trabalho do excelente Weaver Lima. Pense num artista da talento, grafia e do fanzine capaz de imprimir a mesma potência de nomes internacionais. Pensou? É ele. E saber que o grupo está de volta, agora numa revista, pô, é o maior barato - como se dizia nos anos 90 quando eles começaram a pintar, literal e artisticamente. 

O livro, que resgata um dos momentos mais ricos do underground cearense, vai ser lançado dia 9 de abril, na Livraria Cultura do Shopping Varanda Mall. 

SERVIÇO 

SERES URBANOS - Antologia do Quadrinho Underground Cearense (1991 - 1998)
Este projeto foi contemplado no IX EDITAL CEARÁ DE INCENTIVO ÀS ARTES 2014 - 
SECULT.
LANÇAMENTO:
Quinta-feira, 09 de Abril de 2015, às 19h
LIVRARIA CULTURA - SHOPPING VARANDA MALL
Avenida Dom Luís, 1.010 - Aldeota - Fortaleza - CE

DANÇA DAS CADEIRAS. Uma mulher para o lugar de Graziani


Um passarinho me contou que a jornalista Ana Cláudia Andrade está em vias de se transferir para a Jangadeiro. Aliás, ela esteve transitando pelos corredores da emissora.

A vinda, segundo me informa outra fonte, seria para ocupar a vaga deixada pelo Fernando Graziani. 

BLOGS. Eliomar cobra trabalho da equipe do prefeito



segunda-feira, 30 de março de 2015

TV. O metrô do Ceará foi alugado para pegadinha do Silvio?





Zumbis invadindo o metrô de Fortaleza foi a primeira pegadinha do gênero feita em todo o mundo. E ela aconteceu em Fortaleza, utilizando o metrô da capital cearense. Foi ao ar ontem no programa do Silvio Santos. 

Segundo estou informado, foram recrutados 70 figurantes, que demoraram cerca de 10 horas para serem caracterizados como zumbis. As gravações aconteceram durante dois dias, sempre à noite, em Fortaleza. 

A perguntinha que não quer calar: quanto o governo do Estado levou para alugar o transporte de superfície?

domingo, 29 de março de 2015

NOMES. A morte da jornalista Beatriz Thielmann da Globo



Tomei conhecimento da passagem da Beatriz Thielmann, via Cláudio Teran, em seu Facebook. Era uma repórter de porte. Parecia mais uma pessoa da nobreza. Gostava do seu trabalho.

TV. Meteorologista entra em cena com o cabide na roupa


Em televisão tudo é possível. Até um apresentador entrar em cena para informar o tempo e esquecer de tirar o cabide que segurava o paletó. Brincadeira, não. Veeerdade! Isso aconteceu no canal Fox. Para mostrar o flagrante, veja o vídeo abaixo. 


E para celebrar esse inusitado fato, vamos rolar Cabide da Mart´nália

JORNALISMO. Colunista denuncia correspondente copiador


O colunista Abidoral, de O Povo, denuncia que tem correspondente de jornal do sul, aqui em Fortaleza, copiando matéria da mídia loca sem atender a citação da fonte. Dou dois doces pra quem disser o nome do copiador. 

ARTISTA. Gusttavo Lima, internado, cancela show no Ceará



O cantor Gusttavo Lima deixou de cantar ontem à noite em Juazeiro do Norte. Ele foi internado em SP por conta de um problema gastrointestinal. Ele se sentiu mal durante show no Centro de Tradições Nordestinas, na capital paulista. Interessante é que no dia 19, ele já havia sido internado em Goiânia, após sentir dores abdominais.

sábado, 28 de março de 2015

TEVÊ. O 'menino de ouro' desbotou e foi demitido da Band


E o sonho de Luiz Bacci virou pesadelo, O 'menino de ouro' que a Record perdeu para a Band, simplesmente, dançou. De novo, como diria o Babysauro em outros tempos. É que, fracassado no insípido 'Tá Na Tela', desativado com menos de três meses no ar, agora foi o 'Jornal com Café', onde ele não deslanchou. Ontem foi seu último dia na emissora. A quebra do contrato pode redundar em multa. Outra multa, já que a Record está cobrando dele dinheiro por quebra de contrato de trabalho. O mais curioso é que, com todos esses fracassos, o 'menino que ri' continua com cara de quem não tem consciência do que aconteceu. 


quinta-feira, 26 de março de 2015

TELEVISÃO. O telejornal da RedeTV! teve sua noite de falhas

Para assistir o vídeo clique AQUI.

NOMES. Morre pai do blogueiro e jornalista Eliomar de Lima


Eliomar de Lima é um dos jornalistas mais queridos deste Ceará jornalístico. Hoje, como culturalmente dizemos, ele perdeu o seu pai. 

Figura muito benquista, seu Hélio Martins (de onde vem o nome do filho), era sempre visto passeando com o jornalista na Parquelândia, onde durante muito tempo foi comerciante. É dele o 'Besouro Verde', tradicional ponto de encontro da freguesia boa que foi bem acolhida por ele ao tempo em que negociou.

O filho, mesmo sentido, ainda assim revela o senso de profissionalismo edificante. Nem por isso deixa de atualizar o seu blog famoso. 


NOMES. O humor brasileiro perde o Jorge, o Zé Bonitinho




Morreu Jorge Loredo, o Zé Bonitinho. Um dos bons humoristas desde os tempos da Tupi e até mais recentemente dando conta de seu peersonagem no SBT em 'A Praça é Nossa'. 

RÁDIO/OUVINTE. Júlio Sales comenta nota publicada no blog


Postei que, nessa vida de rádio e jornal, nunca me encontrei com o competente Julio Sales, da Assunção. E ele, gentilmente, me respondeu nos comentários:

Olá Nonato: minha admiração por você, também, é imensa. Será uma honra ter um contato pessal com um companheiro de sua estirpe, versatilidade e categoria. Há muitos anos sou seu telespectador e radiouvinte. Um grande abraço [...] do seu companheiro e fã Júlio Sales.

TELEVISÃO. Ceará estreia em junho o seu 'A Grande Farsa"


Tem gente perguntando por onde anda Wellington Muniz, o Ceará do Pânico. Ele está se preparando para voltar à TV, o que deve acontecer no segundo semestre. 

A Keila Jimenez diz que "A Grande Farsa", o título do programa do Ceará, vai brincar com assuntos ligados a pegadinhas e truques. As cartomantes estão entre os alvos da atração. 

DEU NO JORNAL. 'Casa dos Artistas' faz Silvio ser condenado


COM 'CASA DOS ARTISTAS'

SBT é condenado por plagiar 'BBB'

O Superior Tribunal de Justiça negou recurso para o SBT na ação que a TV Globo e a empresa holandesa Endemol moveram pela produção e realização da "Casa dos Artistas". O processo já passou por todas as instâncias. Em 2001, o SBT, depois de ter conhecido e recusado a compra do formato "Big Brother", colocou no ar o reality "Casa dos Artistas", com um conteúdo que a Justiça entendeu como plágio, semelhante em origem e essência. A atração teve quatro edições. O valor da ação gira em torno de R$ 18 milhões. O departamento jurídico do SBT informou que ainda está aguardando o julgamento de um recurso pendente. (UOL)

quarta-feira, 25 de março de 2015

RÁDIO. As emissoras AM mais ouvidas via internet no Ceará


Melhorou a performance da Povo-CBN em termos de acesso via internet. A emissora hoje ocupa o sexto lugar, entre emissoras como Verdes MAres, Clube, Assunção, Cidade e Shalom.  


RÁDIO. Leitor homenageia Nelson Augusto da Universitária


MENINO DANADO 

"Nelson Augusto lembra aquele jogador de futebol incansável, que corre, marca, cutuca, combate, chuta, cruza e corre pra cabecear. O homem não cansa nunca. Mesmo beatlemaníaco, não esquece as coisas do Ceará e do Nordeste. Esse cabeça-chata está sempre de pés no chão. Trata-se de uma sumidade quando o assunto é divulgar nomes e obras de nossa cultura. Valho-me deste Blog para prestar uma singela homenagem a esse difusor cultural. Parabéns, Seu Nelson! Alguém lhe escuta e admira!" 

João Teles de Aguiar Professor e coordenador do Projeto Confraria de Leitura

RÁDIOS. FM do Ceará (jornalismo) que estão na lista nacional


VALE A PENA LER DE NOVO. Quem criou os logos das tvs


Publiquei por aqui - dia 23 de junho de 2013 - a história da criação das logomarcas de emissoras de tv no Ceará. Sei que a Diário alterou a marca antiga. Não saberia dizer se a autoria se deve à mesma pessoa que criou o anterior. 

TEVÊ. E quem criou os logos das cearenses

.
As logos das emissoras de TV cearense passam pelo talento de Hermínio Castelo Branco, o cartunista Mino. É dele a sereiazinha da Verdes Mares, muito embora ele tivesse atuado como ilustrador do Repórter Cruzeiro, com Cândido Colares. O índio da Tupi já existia e foi apenas adaptado à interface do canal 2. 
Não saberia afirmar categoricamente sobre outros. O da TV O Povo é de um artista da terra. Pelo que ouvi falar do Mano Alencar. á o atual logo estilizado da Jangadeiro é da turma do Polegar Opositor, de quem imagino a autoria do NordesTV. O da TV União foi criado pela própria rede nacional. O da TV Diário, não tenho a menor ideia. Quem poderia dar uma luz?



FALANDO NISSO 


E o Kico Gomes, da Povo-CBN, nos dá a dica de quem é o autor do logo da TV Diário: é Itamar Nunes. 




  

FALANDO NISSO 2


Recebo telefonemas (e o Emilio Moreno me confirma) que a criação do logo da TV Diário é de autoria do pessoal da Agência Delantero Comunicação. 

terça-feira, 24 de março de 2015

IBOPE. No dia da estreia da novela da Record, JN desaba



Teria sido a novela 'Os Dez Mandamentos' da Record que fez a audiência do Jornal Nacional cair de forma surpreendente ontem? Parece que não; o Ibope . simplesmentes, errou. 
A medição da audiência do JNornal Nacional de ontem, quando apresentou "uma das mais baixas audiências da história do "JN" num dia últil (20 pontos na Grande São Paulo nos dados prévios), segundo a coluna do Ricardo Feltrin. O instituto informou que teve um 'problema técnico', que teria interferido na medição em tempo real. A retratação foi feita hoje à tarde.
Com essa justificativa, o Ibope elevou a média do "JN" dos 20 pontos medidos ontem (no realtime) para 25 pontos hoje. Mesmo assim, o índice ficou abaixo da média normal. 
Há quem credite isso, à estreia da novela da Record, que elegeu o horário do William Bonner para lançar sua mega produção. É o que pressupõe texto da colunista Keila Jimenez,na Folha. 

OUTRO CANAL

Falha na medição do Ibope muda audiência em até 25%

A 15 dias do lançamento de seu concorrente --o instituto alemão GfK--, o Ibope deu um susto em seus clientes. Alegando uma instabilidade nos servidores de processamento de dados, o instituto alterou em até 25% os números prévios de audiência das emissoras abertas na segunda-feira (23) em relação aos números consolidados da mesma data.
Audiência prévia é aquela contabilizada na data da exibição do programa. A consolidada é a divulgada na manhã seguinte, sempre com uma pequena diferença, que pode chegar até 8%, algo entre 1 e 2 pontos.
Com a falha técnica ocorrida na segunda-feira, alguns programas da Globo tiveram diferença de até seis pontos de audiência.
No canal, a novela "Babilônia" passou de 23,3 pontos (prévia) para 28,7 pontos (consolidado). O "Jornal Nacional" pulou de 20,4 pontos para 25,3. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP.
Tais prévias seriam os piores índices da história da emissora se não fosse a falha do Ibope. Nas outras emissoras, a diferença entre prévia e consolidado também foi grande.
Procurado, o Ibope confirmou o problema e disse que todas as providências foram tomadas para que a situação fosse normalizada.

segunda-feira, 23 de março de 2015

WEB. Na hora da manutenção, o Bitácoras musicaliza o blog


Boa, a opção do Bitacoras, quando não é possível acessar o condomínio. Eles colocam este aviso e nos remetem a ouvir música. De qualidade, diga-se de passagem. 

Um fabuloso texto sobre a pequena Cármen notável Miranda


Meu primeiro artigo em jornal, quando ainda era estudante do ensino médio no Liceu foi sobre Carmen Miranda. Nivaldo Rangel, jornalista da Gazeta do Ceará, pediu-me um texto sobre o aniversário dos 20 anos da morte de Carmen Miranda, em 1975. Hoje, eu li a publicação da Giseli Rodrigues e vi o quanto preciso ainda aprender sobre a fabulosa 'pequena notável'. 

CINEMA. A volta do Cine Freud na programação do Dragão


Após hiato, o Cine Freud retorna ao Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco com a exibição de "Blow Up-Depois daquele beijo", de Michelangelo Antonioni. 

O curador e palestrante da sessão é o professor doutor Marco Antônio Coutinho Jorge, fundador e diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise (seção Rio de Janeiro). 

A sessão acontece no sábado (28) às 14h na Sala 2. Entrada franca.  


(Divugação)

TV. Band troca 'Agora é Tarde' pelo seriado 'Roma' em abril


Acabou o programa "Agora É Tarde", de Rafinha Bastos. A notícia pegou de surpresa do apresentador à equipe da produção, toda ela demitida. O programa fica no ar até o dia 10 de abril. No lugar, a Band vai exibir a série 'Roma', com 20 episódios. 

Em comunicado, a Band avisa que exibirá a série  "Roma", a partir do dia 12 de abril, com 20 episódios. 

RÁDIO. Estou há anos na atividade e nunca vi Júlio Sales


O radio esportivo tem relacionado nomes importantes ao longo de sua história. Na Assunção, localizada na capital cearense, o trabalho de Júlio Sales é uma referência. Há anos, desde que cheguei aqui à cidade, ouço falar dele. E, incrível, mesmo trabalhando no mesmo meio e convivendo com tantos profissionais do setor, eu nunca vi o Júlio Sales pessoalmente. Não é incrível?

domingo, 22 de março de 2015

REDES SOCIAIS. Campanha contra Globo não dá uma trégua


Nas redes sociais, a campanha contra a Globo não para. Desde o início da campanha do 'impeachment' que os internautas batem forte na rede por considerarem que a emissora faz jornaismo golpista. 

NOMES. A morte de Cláudio Marzo, o galã nos anos 60 e 80


Alguém se lembra do ator Cláudio Marzo? Ele morreu hoje pela manhã, aos 74 anos, no Rio de Janeiro.

Do galã famoso de 'Véu de Noiva' a papéis mais aprimorados como o de "Pantanal", Marzo foi uma das figuras marcantes da telenovela brasileira nos anos 60 e 70. 

Morreu por causa de uma pneumonia, enquanto se tratava de enfisema pulmonar. 

FALANDO NISSO 





TEVÊ. Vestido de apresentadora chama atenção pelo decote



Trabalhar figurino é algo que demanda estudo e conhecimento. Em tv, exige pormenores que vão desde referências sobre o veículo, questões ligadas à luz, espaço, horário de transmissão, além do perfil de quem vai vestir. Semana passada aconteceu algo bastante bizarro. Uma apresentadora apareceu no vídeo com um modelo cujo decote/gola lembrava um pênis. 

Foi no canal Network Ten que a âncora Natarsha Belling apareceu e, logo, bombou nas redes sociais, chegando ao ponto de se tornar 'trending'. 

Este ano, os vestidos virais têm ganho a atenção da galera. O caso mais forte foi o da cor do vestido se era dourado, azul ou preto. 



Fonte: Unilad

RÁDIO. Povo instala segundo estúdio em shopping Riomar


A exemplo da Tribuna Band News, FM 101,7, que detém um estúdio móvel na BS Design (Desembargador Moreira com Torres Câmara), a Povo-CBN está até maio com um estúdio no Shopping Rio Mar. Assim como a sua maior concorrente do grupo Jangadeiro, que deteve um estúdio no Iguatemi, a Povo também já esteve no Shopping Parangaba. É uma maneira de as emissoras interagirem com seus ouvintes. 

sábado, 21 de março de 2015

MARKETING. Anúncio polemiza com insinuações sexuais


Esta semana, terminou campanha da empresa de aviação Spirit que causou a maior polêmica. O anúncio incomodou gente por suas flagrantes insinuações sexuais no texto.

Ele ofertava 69 (olha o número!) vôos de ida e volta para inaugurar a aeronave de número 69, tudo por US$ 69 dólares.



Dizia o texto: "Esse (69) é o nosso número favorito - desde que aos doze anos descobrimos ele em uma revista debaixo da cama de nosso irmão. #69 é perfeito: Nosso avião tem o tamanho certo, com um cockpit que está em sua face (porque é amarelo brilhante). Use sua boca para espalhar a palavra: Spirit está em uma posição ainda melhor para chegar onde você está indo''.


E para ilustrar a peça, a foto acima com o texto abaixo:



BLOG. Acessos da Alemanha batem até os de brasileiros


Surpresa! O número de visualizações do blog GENTE DE MÍDIA por pessoas na Alemanha, conseguiu, esta semana bater o de acessos de brasileiros. Tivemos dois picos: um no dia 17 com 2.917 acessos e dia 19 com 2.708. 

sexta-feira, 20 de março de 2015

PRÊMIO. Lira Neto ganha mais um pelo seu terceiro 'Getúlio'


Lira Neto não para de ganhar prêmios. O mais recente é o da Associação Paulistas dos Críticos de Arte, pelo terceiro volume de "Getúlio". O prêmio foi concedido na área de Literatura, biografia-memória. Prêmio mais do que merecido. 

TV. Graziani volta à tv no Esporte Interativo diariamente



Fernando Graziani estará de volta ao vídeo, dia 23, no Esporte Interativo-NE. Ele vai comandar das 18 às 19 o 'Futebol do Povo'.

PROFISSIONALISMO. Quem alia a isso, amabilidade na mídia


Simplicidade e respeito aos colegas. Esses parecem ser dois importantes ingredientes a auxiliarem a boa convivência em qualquer atividade. Nos veículos de comunicação isso também acontece, embora tenhamos aqueles que imaginam terem um rei na barriga. 

No Ceará são reconhecidos os que unem capacidade profissional e amabilidade. Uma Lianne Quezado, na produção jornalística da TV Verdes Mares é uma unanimidade. Um Adriano Muniz, na assessoria da Assessoria da Assembleia Legislativa, é querido por todos. A Gigi Borges, da comunicação da Coelce, tem que necessariamente estar na lista. Um Marcos André Borges há de figurar também. 

Ninguém dispensaria o nome de Eliomar de Lima, de O Povo - dificilmente, se viu ele tratando alguém de forma incômoda. Entre os mais novos, Letícia Lopes, da Povo-CBN. O trato respeitoso de um Flávio Paiva, do grupo Jota Macedo e de um Moacyr Luiz Dreyer. A bonomia de Cyro Thomaz, no Grupo Jangadeiro. 

Como a lista é extensa, resolvi provocar a participação de vocês, comentando em nossa página do GENTE DE MÍDIA quem merece esse reconhecimento por ser bom profissional e, melhor ainda, ser pessoa do bem na relação com os colegas. 

TV. Amadeu de volta à Jangadeiro: e ele confirma o Allinson


Doideira geral. Há duas semanas, o humorista Amadeu Maya, foi aos estúdios da Tribuna BandNews e informou que estava e negociações com a Jangadeiro para apresentar um programa na emissora cearense. Esta semana, o colunista Allinson Marques, publicou a notícia da confirmação. Nos EUA, Amadeu me manda um e-mail perguntando se eu sabia. Confundi, imaginando que ele estava surpreso com a notícia. Agora, ele confira. O Allinson estava certo. Eu endoidei geral. Mas, se fosse diferente, é que dava para a gente se surpreender. Galera, liga geral: o Amadeu Maya tá nos EUA e, também, na Jangadeiro.


SITE. O do governo britânico alerta sobre violência no Brasil



O Brasil virou rota perigosa para o turista que desejar visitar o País. Pelo menos é o que indica o site oficial do governo britânico. O Jornal do Brasil relata nota de alerta do governo para os ingleses que desejarem viajar para o nosso País.

"O quadro pintado é de total insegurança no país. É de se estranhar essa atitude do governo britânico, quando se lembra da violência no Reino Unido. Por lá, não são raros casos de terrorismo", avalia o jornal brasileiro.


Saiba o que diz a nota: https://www.gov.uk/foreign-travel-advice/brazil


quinta-feira, 19 de março de 2015

HUMOR. A volta de Oscar Filho vai ser pela internet


Para quem deseja saber por onde anda Oscar Filho, ex-CQC: ele acabou de gravar um novo programa, ainda sem título, que vai ser lançado no YouTube.

PRÊMIO. Klévisson Viana ganha o Oscar do cartunismo


Eu o tenho na conta de uma das figuras mais inteligentes do cordel e do cartum. 

Falo do cearense Klevisson Viana, que acaba de ganhar pela terceira o troféu HQMix, considerado o Oscar dos quadrinhos. 

A categoria a qual ele concorreu foi a de melhor publicação nacional com o álbum "A moça que namorou com o bode", baseado em cordel popular nordestino.

Trabalhei com ele no jornal O Povo e, naquela época, já o divisava com o talento merecedor de vários prêmios.  

Parabéns, cê sabe o quanto sou seu fã. 


DEU NO JORNAL. Tiririca é condenado por Roberto Carlos


Está na Folha de hojeA Justiça condenou o deputado federal Tiririca (PR-SP) e o diretório regional de São Paulo do PR (Partido da República) por parodiarem a canção "O Portão", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, na campanha eleitoral do ano passado. A sentença foi do juiz Márcio Teixeira Laranjo, da 21ª Vara Cível de São Paulo.
Pela decisão em primeira instância, os réus estão proibidos de utilizar a música e terão que pagar indenização, em valor ainda não estipulado, à editora EMI Songs, detentora dos direitos patrimoniais da composição.
Na campanha eleitoral na TV em 2014, Tiririca imitou Roberto Carlos, usando peruca e terno branco, para pedir votos. Sentado em frente a um prato de bife, em referência à propaganda de um frigorífico protagonizada por Roberto, Tiririca cantava: "Eu votei, de novo eu vou votar/ Tiririca, Brasília é o seu lugar".
A propaganda adaptou os versos originais de "O Portão": "Eu voltei, agora pra ficar. Porque aqui, aqui é meu lugar".
Tiririca foi reeleito deputado federal por SP com mais de 1 milhão de votos, o segundo mais votado do Estado.
Na sentença emitida no dia 13/3, o juiz afirma que "é de rigor reconhecer a ofensa ao direito autoral, pelo uso e transformação de composição sem autorização".
"O material publicitário, como seria de se esperar, busca a promoção do candidato, a exclusiva satisfação de seus interesses eleitorais. Não tem como finalidade o humor, a diversão dos espectadores."
"Aliás, programa eleitoral, gratuito e obrigatório, não é --ou ao menos não deveria ser-- programa humorístico."
Advogado de Tiririca e do PR, Ricardo Vita Porto diz que entrará com recurso contra a decisão. "Se precisarmos de autorização para fazer imitação de um artista, estaremos num cenário nebuloso. Isso coloca em risco a liberdade de expressão", comentou.
Para José Diamantino, advogado da EMI, a sentença foi lúcida. "É uma afronta ao direito autoral pegar uma música e colocar numa campanha política, alterando a letra, sem autorização. Dava a impressão de que o Roberto apoiava o candidato."

    quarta-feira, 18 de março de 2015

    JUSTIÇA. Record indeniza apresentador da Rede Globo


    Deu na Imprensa: Apresentador do Jornal da Globo, William Waack vai ficar em breve R$ 82.880,98 mais rico. Esse é o valor que a Record depositou na Justiça de São Paulo no início deste mês para cumprir sentença que a condenou a indenizar o jornalista da Globo. Em 2011, a rede de Edir Macedo publicou em seu portal na internet a falsa notícia de que Waack seria agente da CIA, a central de inteligência dos Estados Unidos, e atuaria como espião para o governo norte-americano. Nos tribunais, Waack alegou ter sofrido "dissabores" por causa da nota.

    A Record foi condenada a indenizar Waack em novembro de 2012, um ano depois da publicação, mas recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo. O TJ-SP, no entanto, confirmou a sentença original. Em fevereiro, atualizou o valor da indenização e o cobrou da emissora. O pagamento da Record foi registrado no último dia 4 pelo sistema de acompanhamento processual do TJ, mas Waack ainda não recebeu o dinheiro.

    Em 27 de outubro de 2011, o R7, portal da Record, publicou a notícia "Wikileaks aponta William Waack como informante do governo dos EUA". O texto, que hoje não está mais disponível no portal, era baseado no blog Brasil que Vai, do economista Luiz Alberto Cezar. Supostamente amparado em documentos da organização Wikileaks, Cezar afirmava que Waack "estaria sob o comando do governo norte-americano para sustentar posições na mídia brasileira afinadas com as grandes linhas da política externa americana".

    Fonte: Daniel Castro/UOL

    RÁDIO. Jangadeiro FM reunida para algum projeto novo


    Tem algo de bom para acontecer no ar. E não são apenas os aviões de carreira, como diria o Barão de Itararé. Pelo flagrante acima, a equipe de produção e apoio da FM Jangadeiro está para detonar alguma novidade destinada aos seus ouvintes, evidentemente, para fazer frente à guerra pela audiencia. Hoje foi uma quarta feira de muitas reuniões e, pelo que pude depreender, vem algo bom por aí. Como diria Bezerra da Silva, se segura malandro!

    REDES SOCIAIS. A reação dos internautas com saída de Cid


    A saída de Cid Gomes do governo Dilma mereceu várias críticas de internautas nas redes sociais. O blogueiro Daniel Pearl Bezerra, que assina o Blog da Dilma, não deixou por menos: Daniel Pearl Bezerra

    "Sempre fiz críticas ao ex-governador Cid Ferreira Gomes nas Redes Sociais, e alguns "petistas" não entendiam. Os Ferreira Gomes no Ceará pensam que são REIS, só se for rei da cocada preta. São arrogantes, perseguidores, etc. Veja a matéria: Cid Gomes capou o "gato" http://blogdadilma.com/features/3600-c4pou"




    Pela primeira vez em sua vida política, Cid Gomes foi confrontado por forças iguais ou superiores à sua. Desequilibrado, chutou o balde.

    Não posso aqui deixar de registrar a brilhante apresentação do nosso ex-governador Cid Gomes na Câmara Federal. Gostei. Senti-me representada pela coragem e pela sinceridade de suas palavras. Esse PMDB é o câncer deste país. Parabéns Cid Gomes.

    DIREITOS AUTORAIS. Globo usa Eliomar sem citar fonte



    O colunista Ricardo Noblat, de O Globo, usou o vídeo da entrevista com Ciro Gomes feita pelo cearense Eliomar de Lima e, em nenhum momento, fez alguma citação da fonte. Se fosse o inverso, não reclamariam?

    RÁDIO. Sávios que são homônimos, jornalistas e locutores



    Um deles é locutor da Tribuna Band News. É o Sávio do cabelo preto. O louro é também locutor. Os dois são fortalezenses, têm a mesma profissão (jornalismo), produtores e redatores. Coincidentemente, os dois são Manfredini. Ou alguém adotou o sobrenome do outro?

    TEVÊ. Equipe do 'Bom Dia, CE' eufórica com a audiência


    TV. A Dilma da Titela e o Lula do Galetto estão no Só de H


    A força do humorístico 'Só de H', que a TV Jangadeiro apresenta ao meio dia dos sábados, foi assunto esta semana em programa de emissora concorrente. Em uma matéria do grupo de humor, feita durante manifestação contra Dilma no dia 15 em Fortaleza, a reportagem do '190', da TV Cidade, aproveitou para citar a intervenção da equipe que tinha o Jáderson Cavalcante e o L.C. Galetto, travestidos de Dilma e Lula. A gravação vai ao ar no sábado dia 21.  

    INTERNET. O domínio .com está completando 30 anos

    O domínio .com da internet completou 30 anos domingo passado. No caso de quem não está familiarizado, as empresas e organizações que distribuem os endereços da Internet usam domínios de nível superior, como .com para organizar os endereços. Os endereços que terminam em .com pode ser registrado por qualquer pessoa, embora o sufixo significa comercial. 

    O primeiro domínio .com foi registrado no dia 15 de março de 1985, pela fabricante de computadores Symbolics Inc. O site agora é administrado por um grupo de investimentos em Dallas, no Texas para oferecer 'fatos originais e interessantes referentes a negócios e a história internet."

    Fonte: The Presurfer

    terça-feira, 17 de março de 2015

    RÁDIO. Descontração para vencer o caos na hora do 'rush'


    Quem sai do trabalho no final de tarde, pegou mania de sintonizar a Tribuna Band News, FM 101,7. É a hora de enfrentar o 'rush' das ruas. Ouvindo o papo informal de Delane Ratts e Daniella de Lavor, com entrevistados e público, na edição do TBNews-Edição da Noite, minimiza o caos das ruas. 

    Poucas vezes, o rádio cearense uniu duas criaturas tão bem entrosadas como elas, sem dizer que são bem informadas, antenadas em tudo e por tudo e sabem agradar o público com uma comunicação descontraída. 

    Hoje, elas entrevistaram o único brasileiro a chegar a final de um 'reality show' no Japão. Diga-se de passagem, a primeira entrevista que ele concedeu no Brasil.