Translate

sábado, 13 de junho de 2015

REDES SOCIAIS. Crítico diz que elas deram voz a imbecís

O escritor  e filólogo italiano Umberto Eco (O Nome da Rosa), baixou o pau em cima das redes sociais. Ele disse que elas dão o direito à palavra a uma "legião de imbecis" que antes falavam apenas "em um bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade".    
"Normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel", disse o intelectual.  

Alguém por aí, sentiu-se ofendido?

4 comentários:

Anônimo disse...

Falou tudo. É isso mesmo.

Anônimo disse...

A liberdade de expressão, felizmente, não é monopólio de jornalistas, arremedo de jornalistas, partidaristas travestidos de jornalistas e nem de "premiados nobéis",até porque esse prêmio já foi concedido inclusive à genocidas, mas é, isto sim, direito de todos, , de modo que a imprensa que imprensa, principalmente aqueles que não cedem e nem servem aos seus interesse$, tem que se adaptar à nova realidade da liberdade de expressão tornada possível graças à Internet.Essa é a coisa mais imbecil que um filÒsofo poderia dizer,isso prova que grandes filosofos também falam merda,defendendo um mundo antigo,onde os jornais tinham o monopólio da verdade e empurravam goela abaixo sua versão dos fatos. Esse mundo hierarquizado, onde a voz do povo era silenciada e única versão dos fatos era a transmitida pelos jornais (porta-vozes da elite), levou a humanidade a duas guerras mundiais e a outros vários conflitos que custaram a vida de milhões de pessoas ao longo do século XX. As redes sociais de fato deram voz a muitos e a outros tantos e democratizou a palavra. Tanto os imbecis, como os filósofos, tem todo o direito à livre expressão. Que se vença pelo convencimento, não pelo fato de alguém ser "autoridade" no assunto. Pela primeira vez, em toda a história da humanidade, está havendo uma verdadeira democracia.

Benedito Ap. da Silva (Benê) disse...

Também vejo como democracia, embora muitos falam sem razão, só para plantar mentira e outros copiam e divulgam essas, por maldade ou por ignorância também por não verificar se são inverdades.

Anônimo disse...

Redes sociais como Twitter, e principalmente o Facebook, são antros de baboseiras. Não tenho conta nesses sites, porque as pessoas só utilizam pra divulgar fotos de felicidade, como se fossem sempre radiantes, e pra fofocas. Se pelo menos fossem redes de diversão, com bom conteúdo, com humor de qualidade...mas 99% do que está ali é inutilidade. E o pior é que muita gente se tornou zumbificada. Passa o dia todo nesses ambientes digitais, com a mão no smartphone. É um vício.