Translate

quarta-feira, 17 de junho de 2015

CINEMA. Seminário discute o mercado de audiovisual no CE

O pessoal da Degage anunciando o Seminário MAC - Mercado Audiovisua Cearense, realizado pelo Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, dias 19 e 20 de junho no Porto Iracema das Artes. O evento visa discutir as novas perspectivas de mercado para realizadores e demais profissionais do mercado audiovisual.

O objetivo é formar mão de obra qualificada e mobilizar produtores locais para a produção de conteúdo audiovisual independente, a fim de inserir produtos cearenses nos canais abertos ou fechados. A ideia é preparar projetos do Ceará para o Rio Content Market 2016, maior evento de produção de conteúdo audiovisual realizado no país.

SERVIÇO

25° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 18 a 24 de junho de 2015. Cerimônias de Abertura e Encerramento, Mostras Competitivas, Melhor Idade e Acessibilidade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Exibições Especiais: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro); Mostras Olhar do Ceará, Novo Cinema Espanhol e Exibição Especial: Cinema do Dragão/ Fundação Joaquim Nabuco - Sala 2 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura); Seminário MAC - Mercado Audiovisual Cearense: Porto Iracema das Artes(Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema); Masterclasses: Cena 15 (Rua José Avelino 495 - Praia de Iracema) e Debates com Realizadores: Mareiro Hotel (Avenida Beira Mar, 2380 - Meireles), em Fortaleza, Ceará. Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local. Para a noite de abertura os ingressos começam a ser distribuídos na bilheteria do Cineteatro São Luiz no dia 16, a partir das 13h até esgotarem os 250 convites duplos disponíveis, respeitando o limite das 18h. Informações: www.cineceara.com. Facebook:FestivalCineCeara. Informações sobre o seminário: mac@cineceara.com


PARTICIPANTES

Na abertura, às 9 horas, o MAC terá a presença de Guilherme Sampaio – Secretário de Cultura do Estado do Ceará; Inácio Arruda – Secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará; Luciane Gorgulho (Chefe do Departamento de Economia da Cultura – BNDES); Luiz Henrique Sena (Coordenador Geral de Inovação, Convergência e Plataformas Audiovisuais – SAV/ Minc); Mario Borgneth (Curador do I MAC); Paulo Linhares(Presidente - Centro Dragão do Mar); Rosana Alcântara (Diretora - ANCINE); Luciana Dolabella  (Diretora – FilmCup) e Wolney Oliveira (Presidente do Cine Ceará). Eles participam do painel sobre "Ações Integradas para o Audiovisual Cearense".

Com  programação nos dois dias, pela manhã e à tarde, o MAC terá ainda a participação de Halder Gomes(Cineasta – Diretor do filme “Cine Holliúdy”); Marcelo Ikeda (Câmara Setorial do Audiovisual Cearense);Mauro Garcia (Diretor - ABPITV); Paulo Alcoforado (Secretario de Políticas de Financiamento - ANCINE); Luiz Henrique Sena (Coordenador Geral de Inovação, Convergência e Plataformas Audiovisuais – SAV/ Minc);Alfredo Manevy (Presidente - SPCINE); Edison Viana (Diretor - Riofilme); Vania Catani (Produtora Bananeira Filmes); Cyro Thomaz (Diretor Executivo - TV Jangadeiro); Max Eluard (Coordenador Executivo da Unidade Técnica Central – Linha de TVs Públicas - EBC); Tibico Brasil (Presidente - TV Ceará); Elza Paiva (Departamento de Economia da Cultura – BNDES); Carla Esmeralda (Curadora do Rio Content Market); André Saddy (Diretor CANAL BRASIL); Krisnha Mahon (Diretora History Channel); José Pedro Ribeiro (Gestor do setor Audiovisual Português); e Ferrucio Feitosa (Presidente da Agência Desenvolvimento Econômico).

Segundo Doug de Paula, diretor de produção do seminário, o encontro também objetiva chamar atenção para a produção regional, como também para que o mercado cearense se capacite para participar dos editais da ANCINE, Secretaria do Audiovisual (SAV) e do Ministério da Cultura.  

O seminário é voltado para produtores de TV, cinema, estudantes de audiovisual, economia, administração, direito e demais profissionais e estudantes interessados. São 60 vagas e as inscrições devem ser feitas por meio do site do seminário: www.mercadoaudiovisual.com.br ou no período de realização do Evento no Porto Iracema das Arte.

No campo da formação, o 25° Cine Ceará terá ainda duas Masterclasses: Uma conversa entre os diretores Lisandro Alonso (do longa "Jauja") e Marcelo Gomes sobre processos de criação, e uma conversa com Leonardo Simões, diretor de fotografia e iluminação dos filmes Cavalo Dinheiro e Juventude em marcha, de Pedro Costa.

Nenhum comentário: