Translate

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

LEITURA. Brasil tem data para desligamento analógico de TV


Com data para começar, abril de 2016, o desligamento do sinal analógico de TV no Brasil (o famoso "apagão analógico") vai esbarrar em prazos apertados e em dois eventos importantes: eleições e a Olimpíada do Rio.
Segundo o cronograma do Ministério das Comunicações, o desligamento do sistema analógico ("switch off") e a migração para o sinal digital de TV deve ocorre entre 2016 e 2018.
O desligamento terá início em Brasília. O "apagão" em São Paulo está marcado para maio, um pouco antes da Olimpíada do Rio e das eleições municipais.
A transição depende da venda de televisores com receptores de sinal digital ou da instalação de conversores nas residências. Imagine boa parte dos paulistanos perderem o sinal de TV justamente nessa época? Não há estimativas, porém, sobre a fatia do público já adaptada.
Pela regulamentação, os telespectadores devem ser avisados do desligamento do sinal um ano antes.
O problema é que ainda não foi criada a Entidade Administradora da Digitalização (EAD), responsável pelo processo de migração do sinal e por informar a população.
Está prevista ainda a criação de um call center e de um site explicativo. Procurado, o Ministério das Comunicações não quis comentar o assunto.

Artigo da coluna Outro Canal da Folha de SP

Nenhum comentário: