quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

COMUNICAÇÃO. Chagas Vieira na equipe de Camilo Santana



E eis que o jornalista Chagas Vieira assumirá o Núcleo de Comunicação do Governo Camilo Santana. Ele terá cargo de assessor especial de Comunicação, tendo Ana Cristina Cavalcante como coordenadora de Imprensa e Thiago Cafardo, porta-voz. O fotógrafo oficial do governador será Carlos Jibaja.


Escolha certa do governador Camilo Santana. Chagas tem trânsito nos veículos de comunicação e ambienta-se bem com todos os profissionais da área.    

CHARGES. Clayton ontem sobre 2014 e hoje sobre 2015



terça-feira, 30 de dezembro de 2014

TEVÊ. Ator Cláudio Marzo internado com pneumonia



 O ator Claudio Marzo, 74 anos, está internado, no Rio. Informe da UOL diz que ele deu entrada domingo na CTI de uma clínica com arritmia cardíaca, que já está controlada, e pneumonia.



De acordo com a assessoria do hospital, Marzo está sob os cuidados do cardiologista João Emanuel Pedroso e não tem previsão de alta. O ator está fazendo uso de antibióticos em seu tratamento.

TELEVISÃO. Repórteres que deram brilho à tv em 2014


Waniffer Monteiro e Jorge Talmon foram, sem dúvida, as melhores conquistas da reportagem da TV Verdes Mares em 2014. Os dois têm o 'timing' correto, a noção da reportagem informativa (conteúdo), texto aprimorado (mesmo quando feita ao vivo) e a capacidade de 'reportar' e não ser opinador como acontece com alguns jornalistas em meio ao trabalho televisivo.


LEITURAS. Consultor Jurídico e a liberdade de expressão

RETROSPECTIVA 2014

2014 foi um ano difícil para a liberdade de expressão


E termina 2014. Um ano bastante difícil para a liberdade de expressão. Ano passado, ao escrever a retrospectiva 2013, já previa essa realidade para a área de comunicação no Brasil, especialmente por conta das eleições, mas não imaginava as inúmeras violações democráticas que nos aguardava.

Tivemos inúmeros vilões neste ano, mas sem dúvida alguma o Estado foi quem mais cometeu ilegalidades contra a palavra, a expressão e o direito que tem a imprensa de exercer o que lhe foi garantido pela Constituição.
Não podemos esquecer que, para o exercício da liberdade de expressão, o Brasil acolheu a teoria libertária, que pressupõe a não intervenção estatal na produção de conteúdo jornalístico, ou seja, é defeso ao Estado ditar o que deve e o que não deve ser dito pelos veículos de comunicação. 
No entanto, o ano de 2014 foi bastante pródigo nas intervenções estatais, seja pela atuação política dos governos, seja ainda pela compreensão equivocada que a Justiça brasileira tem feito do exercício jornalístico desenvolvido pelos veículos de comunicação, especialmente em períodos de eleição.

domingo, 28 de dezembro de 2014

FOTOGRAFIA. Imagens antigas em p&b ganham cores









2015. Dois nomes são destaques esta semana no Ceará



REVISTAS. Últimas edições fazem balanço de 2014






CHARGES. Alerta aos banhistas: tem óleo vazando no mar


Sinfrônio é chargista do Diário do NE

PRÊMIO. Abidoral concede troféu Adísia Sá para Narcélio


Narcélio Limaverde, acaba de ser premiado com o troféu Adísia Sá, criação do colunista e crítico Abidoral - alter-ego de quem, de quem?  A homenagem parte de uma figura muito querida de todos nós e o homenageado é a personalidade mais importante do rádio cearense nos últimos 60 anos. E Narcélio, agradecido, postou lá na página do colunista:

NARCELIO LIMAVERDE 28/12/2014 04:36
O comentarista e crítico de rádio, Abdoral, me elegeu "cabra bom", por ter 60 anos de radialista. Para ele vou ganhar o troféu Adísia Sá. Assim duas honras enormes: ser citado pelo Abdoral e ganhar o troféu com o nome de um dos maiores nomes da imprensa cearense. Obrigado, caro Abdoral.

CINEMA. Um filme onde Keaton faz todos os personagens


JORNALISMO. Quem ainda dá crédito a esse tipo de leitura?



2015. Um ano de mudanças, desde que cada um as deseje




FOTO. O lado doméstico da apresentadora Ian Gomes



sábado, 27 de dezembro de 2014

DESTAQUES. Morte de Guilherme Neto, o post mais acessado


Última semana do ano e lá vem o blog assinalando os mais acessados da última semana de 2014 em postagens referentes a temas locais. Só o da morte do jornalista Guilherme Neto  teve 123 acessos no dia 23 de dezembro, 10 a menos que todos os registros daquele dia. O anúncio antecipado dos ganhadores do troféu Faustão, no dia 21 de dezembro, também está entre os 'posts' mais acessados. 

NARCISISMO. Eu sou eu e depois de mim só meu retrato



RÁDIO. O que considerei bom de se ouvir em 2014


Essa não é uma lista de melhores e maiores, mas uma avaliação muito pessoal de quem eu considerei bem neste 2014 no rádio cearense. 

A locutora Ana Paula, da Povo CBN, convenceu como a voz feminina mais bonita do ano. Em 2013 esse título pertenceu a Jocasta Pimentel, hoje mais restrita à redação da Tribuna Band News - o que perde o ouvinte. 

Em relação à presença feminina no rádio há que se dizer que foi marcante. Daniella de Lavor é a grande revelação na grade da Tribuna Band News. Segurança e firmeza na leitura e voz compatível com as exigências do rádio moderno. É a nossa Nely Pereira. 

Os comentaristas de rádio pecaram por falta de objetividade. A professora Adísia Sá, com mais de 80, ainda conseguiu ser mais direta na consciência de que 'tempo é ouro'. 

Na área do esporte radiofônico, o melhor narrador continua sendo Renilson Souza, da Povo-CBN, vindo em seguida o Carlos Fred. Num Estado que já deu revelações fulgurantes como Antero Neto, esse setor anda meio carente. 

Gosto do Jussiê Cunha, como comentarista. Tem noção do que diz; mostra-se bem informado e como apresentador de esporte bate longe alguns medalhões que não se requalificaram. 

2014 foi um ano de Laila Cavalcante, que atuou na Tribuna Band News, e mostrou uma evolução incrível em termos de repórter política. 

A emissora FM musical que melhor atende a minha exigência é a Tempo FM, da Carmen Lúcia, embora a Atlântico ainda chame a atenção. Quando relacionada à programação jovem, a Cidade bombou. 

2014 marcou a volta ao rádio de Marilena Lima, substituta de Ênio Carlos e que acabou ganhando um horário na grade da Verdes Mares, aos sábados. Maísa Vasconcelos chegou a substituir uma das joanetes do João Inácio, mas quando se pensava que ia ter um horário seu... sumiu! 

A Tribuna Band News foi a emissora que mais impressionou em termos de realização de debate político. Foi o nosso 'Primeira Edição' que realizou o encontro dos candidatos ao governo do Ceará, com um detalhe: foi a primeira vez que uma emissora de TV fez cadeia com a emissora de rádio para transmitir ao vivo. 

Pontos a favor da emissora da Rede Jangadeiro, a novidade de instalar um estúdio num shopping, fato que acabou sendo copiado pela sua principal concorrente CBN-Povo. 

Foi o ano em que a ACERT-Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão realizou um simpósio discutindo o rádio que se faz, com possibilidades de se agilizar mudanças.

TV. Milton Leite, melhor narrador. O pior foi Galvão Bueno



O melhor narrador de futebol brasileiro é Milton leite, da Globo e do SporTV. A escolha foi feita entre os jogadores que disputaram a série A do Campeonato Brasleiro. Surpresa: no ítem "pior narrador esportivo da tv brasileira", o eleito foi Galvão Bueno. 
Na eleição do melhor narrador, Milton Leite, venceu com impressionantes 33,33% dos votos. Cléber Machado, segundo colocado, teve 20,37%; Galvão Bueno ficou com a terceira colocação (18,52%). Já na escolha do pior do Brasil, o título ficou com Galvão, que teve 22,64% dos votos; Alex Escobar vem em seguida, com 10,38%.
E, no Ceará, quem seriam os melhores e piores narradores de futebol do rádio e TV?

RÁDIO. Sai Paulo Oliveira; entra como interino Edson Silva


De Férias do microfone, Paulo Oliveira vem sendo substituído pelo radialista Edson Silva, o político. 

MUDANÇAS. Paloma Tocci assume o Jornal da Band na 2a.


Tem mudanças no Jornal da Band: Ticiana Villas Boas sai de licença a partir de segunda-feira. Em seu lugar entram Paloma Tocci, para a bancada, e Laura Ferreira, da Somar Meteorologia, que passa a fazer o noticiário do tempo. Segundo Flávio Ricco, o tele-noticioso da Band, "está numa boa fase de audiência". 

TELEVISÃO. Tom Cavalcante grava em janeiro seu programa


Vai se chamar "Shopping Brasil", o programa que Tom Cavalcante começa a gravar em janeiro no Multishow. A informação é da Keila Jimenez, colunista de tv da Folha de São Paulo.

"O humorístico trará Tom como um dos seguranças de um shopping, administrado pela maluca família Queiroz, proprietária do local. A primeira temporada da atração terá 30 episódios".

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

FOTOGRAFIAS 2014. As imagens que marcaram o ano velho

Da festa de ano novo, celebrada no Rio com fogos de artifício, ao selfie dos trabalhadores do metrô com a presidenta Dilma Rousseff, o mundo da fotografia registrou imagens que marcaram o ano que está nos deixando. Entre elas, a do garoto da comunidade carioca se protegendo sob a capa do morador vestido de Batman; passando pela revoada de pássaros formando um coração e o flagrate do jogador brasileiro vibrando por um gol, antes de a seleção da Alemanha marcar os 7 gols mais impressionantes da história de uma copa. Principalmente, por ser realizada no Brasil. 











FIM DE ANO. Editorias tiram leite de pedra nesse período


Tem período de noticiário mais escasso do que a época que vai do Natal ao reveillon? Enquato não chega a hora da virada, as empresas que trabalham com o produto informação tiram leite de pedra ou como eu costuo brincar 'letra de pedras'. O noticiário é parco, além das retropectivas, balanço do que foi o ano, perspectivas de como vai ser o ano novo, que sempre pautam as editorias. No rádio, por exemplo, localizar uma autoridade para explicações sobre determinados assuntos, é fogo! Ainda bem que tudo isso é passageiro. 

CINEMA. O filme proibido 'A entrevista' vai estar no YouTube


Com a estreia ontem de "A entrevista", em salas seletas nos EUA, agora se sabe que a Sony distribuirá a película online. 
O YouTube se ofereceu a divulgar o filme em sua plataforma. 

REVISTA. A Playboy pode deixar de ser editada em 2015


A crise financeira que atinge todo o mundo deve ter consequência direta na versão brasileira da publicação masculina mais conhecida do mundo, a ‘Playboy’. Na reunião de fim de ano da Editora Abril, foi colocado em pauta a “descontinuidade” de dois títulos masculinos, a ‘Men’s Health’ e a ‘Playboy’.
O retorno financeiro das duas publicações foi muito baixo em 2014 e, se não há dinheiro de publicidade, vendas e assinatura, não há por que continuar a publicação. A ‘Men’s Health’ vai chegar ao fim primeiro, provavelmente até julho de 2015. Já foi dada a ordem do cancelamento das assinaturas e das vendas nas plataformas virtuais.
Por conta da força da marca, o fim da ‘Playboy’ é considerado mais delicado. A revista completa 40 anos em 2015, e a intenção é que haja uma edição comemorativa da data, como um último número.
Há rumores internos de que a ‘Playboy’ americana possa intervir (leia-se injetar dinheiro) para impedir o fim da versão brasileira, afinal de contas o Brasil tem a terceira ‘Playboy’ mais antiga do mundo. O assunto vai ser tratado sob segredo na Editora Abril pelos próximos meses. Vamos acompanhar.
(Informação de Léo Dias)

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

NOMES. Morre um dos pioneiros da tv no CE: Guilherme Neto



O Ceará perdeu um dos nomes mais importantes da cultura radiofônica e televisiva do Estado, Guilherme Neto. Jornalista renomado,  João Guilherme da Silva Neto tinha 89 anos e desde os anos 40 exerceu as mais diversas funções no rádio, rádio, televisão, jornal e publicidade. Começou como cantor na antiga PRE-9 , tornando-se ídolo em programas de auditório, nos quais lançou repertórios dos compositores Lauro Maia, Mozart Brandão, Aliardo Freitas e Luís Assunção. 

Na década de 1950, depois de uma passagem como assistente de direção da Rádio Tamandaré, de Recife, voltou a Fortaleza para dirigir a Ceará Rádio Clube, tarefa que lhe foi confiada pela direção dos Diários e Emissoras Associados do Brasil.

Em novembro de 1960, com o surgimento da televisão no  CE, Guilherme Neto é escolhido por Péricles Leal para dirigir a equipe de implantação do novo veículo de comunicação:  a TV Ceará Canal 2, núcleo de produção local cuja teledramaturgia, anterior à aparição do vídeo-tape, lançou, dentre outros, Ary Sherlock, Cleide Holanda, Karla Peixoto, João Ramos, Marcus Miranda, Glice Sales e nomes hoje reconhecidos nacionalmente, como Renato Aragão, Aderbal Freire-Filho e Emiliano Queirós. 

(Com informações do Facebook de Ricardo Guiherme)

TEVÊ. Palavrão de cinegrafista em pleno Jornal da Globo

TELEVISÃO. Xuxa pode ficar na Globo no ano que vem


Alguém notou? Xuxa voltou a aparecer nas vinhetas de Natal da Rede Globo, a partir desta semana. 

Sinal de quê?

De que ela deve ser mantida na emissora. 

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

NATAL. O que você escreveria ao Papai Noel este ano?


BLOGS. A morte de mais um blog: o do Duda Rangel


E há uma semana de celebrarmos festa de nascimento, morre um blog famoso. O 'Desilusões Perdidaa', do jornalista Dudu Rangel, autor do livro "A vida de jornalista como ela é". Dudu, que faz jornalismo com humor, desistiu do blog mas anuncia que segue com suas criativas ideias no Facebook. Ainda bem!

Lamentar que, cada vez menos, tenha gente boa largando a atividade de blogueiro. É uma espécie em extinção.