Translate

terça-feira, 30 de setembro de 2014

ORKUT. A morte anunciada da primeira rede social da web



IMAGEM. O que terá visto o Tirulipa para fazer essa cara?



REVISTAS. Eduardo Tessler elogia papel em movimento


Genial a capa da The New Yorker (Nova York, NY).
A cidade vista pelos olhos de um urban sketcher, além da chuva.

E nas mídias eletrônicas os pingos estão em movimento.

Os sites dos principais veículos de comunicação do Brasil ainda têm muito o que evoluir, muito além dos breaking news.

PS: do Facebook de Luiz Caversan

TV. Cid ganha 350 mil na Globo só para não ser de outra


Quanto ganha Cid Moreira para continuar na Globo? A pista é dada hoje pela colunista Keila Jimenez, na Folha de SP, ao falar sobre o famoso narrador. 

Boa Noite Em tempo de aposentadorias e cortes de elenco fixo na Globo, Cid Moreira, que completou 87 anos na segunda-feira (29), segue contratado do canal, fazendo locuções esporádicas no "Fantástico".
Boa Noite 2 Fontes do canal dizem que Cid recebe mais de R$ 350 mil mensais de salário.

PRÊMIO. Conhecidos os indicados para o Caboré 2014


O portal Meio & Mensagem divulga os indicados para o Caboré 2014, prêmio mais prestigiado da indústria de comunicação no Brasil. Indicados  na categoria de plataforma de mídia: o Facebook, Ótima e o Twitter. Entre os jornais, os destaques para a Folha de SP, Paulo, Globo.com e Zero Hora. 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

TEVÊ. Roberto Carlos cantará para judeus e palestinos


Foi Monica Bergmano quem noticiou em sua coluna na Folha de SP: Roberto Carlos cantará uma música palestina, em árabe, no especial de fim de ano da TV Globo.

A canção estava prevista no repertório do show que ele fez em Israel, em 2011. Por motivos "diplomáticos", acabou deixada de lado.


Roberto cantará também uma canção em hebraico. E ainda composições próprias em inglês, espanhol, italiano, francês e português. O especial quer mostrar a importância do Rei em vários cantos do mundo.

JORNALISTA. Caroline Ribeiro posa ao lado da Mafalda


E olha quem a gente descobre fã da rebelde Mafalda, criação do Quino: a Caroline Ribeiro, que divide a bancada do CE-TV (ou será Jornal do Meio Dia?) na TV Verdes Mares. Ela revelou hoje foto feita ao lado de Mafalda, hoje celebrando 50 anos de criação. 

TELEVISÃO. Um "pequeno desastre" num programa esportivo


Enquanto isso, no "Em Cima do Lance"...


HQs. A pequena Mafalda está completando hoje 50 anos



Incrível! Essa menininha está completando hoje 50 anos. Ela surgiu em 1964, indignada com a violência e as guerras. Na ocasião, gritava: "Parem o mundo, que eu quero descer”. 

Criação de Quino, MAFALDA apareceu pela primeira vez na revista Primeira Plana. 

domingo, 28 de setembro de 2014

TEVÊ. Gafe na hora de anunciar a agenda dos candidatos


Na GloboNews, uma gafe cometida durante o anúncio da agenda dos candidatos à Presidência da República. A repórter só divulga a de uma candidata. Quando indagada sobre o restante, a resposta dela é... 


FUTEBOL. Nas redes sociais, torcida anuncia o jogo do Leão


TEATRO. Sem vez na tv, Renato Aragão 'atrapalha' no palco


Às vésperas de completar 80 anos (em janeiro), Renato Aragão fará sua estreia no palco teatral, na próxima sexta feira, 3 de outubro. Ele protagonizará o espetáculo “Os Saltimbancos Trapalhões”, com músicas de Chico Buarque e direção de Charles Möeller e Cláudio Botelho. Vai ser no Rio de Janeiro. 

É uma forma de se mostrar visível, já que acabou seu programa na televisão. 

OS SIMPSONS. A morte anunciada de um querido personagem


Quem será mesmo o personagem querido de Os Simpsons, cuja morte é anunciada na série que volta ao ar, nos Estados Unidos, para a sua 26ª temporada? 

O mistério deve acabar hoje na estreia do primeiro episódio da nova temporada na Fox. A americana. 

FALANDO NISSO

A vítima foi o rabino Hyman Krustofsky (dublado por Jackie Mason), pai do Palhaço Krusty. 

TEVÊ. Último baluarte infantil vai dar lugar a Patrícia Poeta


A Globo bateu o martelo: fim do último programa infantil do horário matinal. A TV Globinho, que já substituía o antigo horário infantil da emissora e que foi alterado para comportar o 'Encontro' de Fátima Bernardes, vai sumir da programação para dar lugar ao programa que a jornalista Patrícia Poeta vai apresentar depois que largar o Jornal Nacional. 

Criança interessada em ver tv, que vá para o Gloob, devem pensar na 'vênus platinada'.



sábado, 27 de setembro de 2014

ESTATÍSTICAS. Os cinco 'posts' mais acessados da semana


E a postagem sobre a retirada do blog do jornalista Roberto Moreira, da plataforma do Diário do Nordeste, atingiu a marca dos 2.198 acessos durante a semana. Isso significa recorde em relação aos mais de 15 mil 'posts' do GENTE DE MÍDIA.





2198
1202
11/02/2013, 3 comentários
267
145
130

LEITURA NO ELIOMAR. Narcélio Limaverde no shopping


O Shopping Benfica vai comemorar o Dia do Idoso com programação bem variada e que será desenvolvidas no período de 1º a 3 deste mês. Na abertura, às 10 horas, haverá palestra do radialista e jornalista Narcélio Limaverde, hoje com mais de 60 anos no rádio. 
(Blog do Eliomar)

JORNAIS. A Folha de SP registra sumiço de edição da IstoÉ



sexta-feira, 26 de setembro de 2014

BLOG. Nota do editor


Para quem escreve comentários e não se identifica, o caminho do recado é a lixeira. No caso de alguns comentários que publicamos como anônimos, os autores se identificam internamente.

Não é que estão de censura, mas atendimento a uma regra de responsabilidade. Um blog expõe idéias pessoais do seu editor. Ataques pessoais a quem quer que seja, não serão contemplados com a postagem. A orientação é de que busquem, esses anônimos, criarem um similar pessoal e assumam a responsabilidade de agredir a seus desafetos. 

JORNALISMO. Ricardo Boechat é o jornalista mais admirado


Saiu a relação dos 100 jornalistas brasileiros mais admirados. O levantamento é da newsletter "Jornalistas & Cia." e pela empresa especializada em mailing de imprensa Maxpress. 

Entre os dez primeiros profissionais de imprensa citados na pesquisa estão Ricardo Boechat, Miriam Leitão, Elio Gaspari (colunista da Folha), Caco Barcellos, William Waack, William Bonner, Carlos Alberto Sardenberg, Mino Carta, Eliane Brum e José Hamilton Ribeiro.


A RELAÇÃO

Ricardo Boechat e Miriam Leitão são os mais admirados jornalistas brasileiros
A eles, entre os dez mais, somam-se Elio GaspariCaco BarcellosWilliam WaakWilliam BonnerCarlos Alberto SardenbergMino CartaEliane Brum José Hamilton Ribeiro, um time plural e da mais alta envergadura profissional
Ao longo das últimas semanas, nos dois turnos de votação para a indicação de Os cem mais admirados jornalistas brasileirosRicardo Boechat e Miriam Leitão revezaram-se na liderança. E assim foi até o encerramento da votação, à meia noite de 15/9, quando os números finais apontaram uma ligeira vantagem para Boechat, que chegou aos 3.640 pontos, contra 3.580 de Miriam.
Em comum, ambos têm uma trajetória multimídia de sucesso – na televisão, no rádio e na mídia impressa, Boechat ligado ao Grupo Bandeirantes e à Editora Três e Miriam, ao Grupo Globo.
“Foi tão acirrada a disputa que as equipes de Jornalistas&Cia e Maxpress consideraram ter havido um empate técnico, já que dois votos poderiam mudar essa composição”, diz a coordenadora editorial do projeto Lena Miessva.
Boechat e Miriam abriram quase 1.000 pontos para o 3º colocado, Elio Gaspari, que chegou aos 2.770 pontos, votação também expressiva, sobretudo se considerarmos que sua única vitrine são os jornais impressos, Folha de S.Paulo e O Globo, onde publica suas colunas.
Além deles, apenas outros dois profissionais romperam a barreira dos 2.000 pontos, ambos da TV Globo: Caco Barcellos, do Profissão Repórter, que ficou em 4º lugar, com 2.620; e William Waak, do Jornal da Globo, em 5º, com 2.350.
O 6º mais admirado jornalista brasileiro é William Bonner, há anos âncora do Jornal Nacional, com 1.870 pontos, vindo a seguir, em 7º, outro profissional do Grupo Globo, Carlos Alberto Sardenberg (CBN, GloboNews e TV Globo), com 1.720.
Um dos mais cultuados jornalistas brasileiros, Mino Carta, diretor de Redação de CartaCapital, obteve 1.420 pontos, ficando na 8ª colocação. Com mínima diferença, em 9º lugar, vem Eliane Brum, colunista do El País e que – trocadilho a parte – muitos consideram a melhor repórter do País, com 1.400.
Fechando a lista dos Top 10 vem José Hamilton Ribeiro, o mais premiado jornalista brasileiro de todos os tempos (Ranking Jornalistas&Cia dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros – edições 2012 e 2013) e aquele que inspirou a criação deste Jornalistas&Cia, nascido FaxMOAGEM, em setembro de 1995. Consagrado repórter do Globo Rural, onde está há cerca de três décadas, Zé Hamilton obteve 1.380 pontos.
Ricardo Kotscho por pouco não entra para os Top 10, com seus 1.330 pontos, mas lidera os Top 50, na 11ª posição, fruto não só de toda a sua história profissional, mas também dos trabalhos atuais como comentarista de política da Record News, repórter da revista Brasileiros e o seu Balaio do Kotscho. Bem pertinho está Jânio de Freitas, decano e um dos mais influentes jornalistas brasileiros das últimas décadas, há anos enriquecendo com seus escritos a Folha de S.Paulo. Jânio, na 12ª posição, obteve 1.290 pontos. Ainda nas proximidades, no 13º lugar, vem a também colunista Dora Kramer, de O Estado de S.Paulo e Band News, com 1.250.
Lauro Jardim, de Veja, com 1.250 pontos, e Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo e BandNews FM, com 1.220, ocupam respectivamente o 14º e o 15º lugares.
Na sequência, dois outros nomes que fazem a diferença por onde passam, um por seu amplo trabalho no campo da Sustentabilidade – André Trigueiro, do Grupo Globo, com 1.200 pontos, na 16ª posição – e o outro pela excepcional trajetória jornalística e política em quase sete décadas de atuação, em especial no processo de redemocratização do País –Audálio Dantas, com 1.110 pontos, em 17º lugar, eleito em 2013 o Intelectual do Ano com o Troféu Juca Pato, além de ter conquistado o Jabuti de Melhor Livro Reportagem do ano passado.
Outros três profissionais romperam a barreira dos 1.000 pontos: Clóvis Rossi, colunista da Folha de S.Paulo, com 1.080, em 18º lugar; Flávia Oliveira, de O Globo, com 1.060, na 19ª posição; e Heródoto Barbeiro, âncora do Jornal da Record News, com 1.050, em 20º.
> Também figuram entre os 50 mais admirados: 21º) Eliane Cantanhede (Folha de S.Paulo), com 990; 22º) Luís Nassif (Agência Dinheiro Vivo), com 970; 23º) Reinaldo Azevedo (Veja e Jovem Pan), com 940; 24º) Arnaldo Jabor(TV Globo), com 910; 25º) Milton Jung (CBN), com 900; 26º) Alberto Dines (Observatório da Imprensa) e Cristiana Lobo (GloboNews), com 880; 28º) Renata Lo Prete (GloboNews), com 870; 29º) Alexandre Garcia e Sônia Bridi(ambos da TV Globo), com 860; 31º) Juca Kfouri (Folha de S.Paulo, CBN e UOL), com 840; 32º) Ancelmo Gois (O Globo), com 830; 33º) Chico Pinheiro (TV Globo), Cláudia Vassallo (ex-Exame) e Gilberto Dimenstein (UOL e CBN), com 820; 36º) Sandra Annenberg (TV Globo), com 810; 37º) Ruy Castro (Folha de S.Paulo), com 780; 38º) José Simão (Folha de S.Paulo) e Zuenir Ventura (O Globo), com 770; 40º) Fátima Turci (Record News), com 740; 41º)Carlos Nascimento (SBT), com 710; 42º) Ricardo Grinbaum (O Estado de S.Paulo), com 700; 43º) Carlos Heitor Cony (Folha de S.Paulo), com 670; 44º) Marli Olmos (Valor Econômico), com 660; 45º) Marcos Aidar (TV Globo), com640: 46º) Carlos Tramontina (TV Globo), Cleide Silva (O Estado de S.Paulo) e Mônica Waldvogel (GloboNews), com590; 49º) Fernando Gabeira (CBN e Globo News), Kennedy Alencar (SBT e CBN) e Roberto Pompeu de Toledo(Veja), com 560.
Paulo Moreira Leite e Raquel Sheherazade abrem os Top 100, no 52º lugar, ambos com 550 pontos. São dois opostos que, em comum, têm apenas a considerável admiração dos profissionais de Comunicação Corporativa. Paulo militou em sua juventude na aguerrida Libelu – agrupamento de esquerda que teve grande influência no movimento estudantil nos anos 1970 –, mas depois veio a ocupar alguns dos mais importantes e cobiçados cargos da imprensa brasileira, em veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Época, IstoÉ e agora no jornal online Brasil 247. Raquel, de uma geração mais jovem, conquistou um espaço importante como âncora no telejornalismo do SBT e muita notoriedade pelos comentários e posições que defende publicamente e com convicção sobre temas polêmicos, sem se importar se são ou não politicamente corretos.
> Os demais classificados entre os Top 100 são: 54º) Boris Casoy (Grupo Bandeirantes) e Vera Brandimarte (Valor Econômico), com 530 pontos; 56º) Bárbara Gancia (Folha de S.Paulo), Bob Fernandes (Terra) e Roberto Cabrini(SBT), 500; 59°) Vicente Nunes (Correio Braziliense), 490; 60º) Gerson Camarotti (O Globo e GloboNews), 460; 61º)Fernando Calmon (coluna Alta Roda), José Paulo de Andrade (Rádio Bandeirantes) e Marília Gabriela (SBT), 450; 64º) Ethevaldo Siqueira (CBN) e Ivo Ribeiro (Valor Econômico), 440; 66º) Augusto Nunes (Veja Online e TV Cultura/Roda Viva) e Cida Damasco (O Estado de S.Paulo), 430; 68º) Fernando Rodrigues (UOL e Folha de S.Paulo),420; 69º) Fausto Macedo (O Estado de S.Paulo), Luciano Martins Costa (Observatório da Imprensa), Patrícia Campos Mello (Folha de S.Paulo) e Sonia Racy (O Estado de S.Paulo), 410; 73º) Dorrit Harazin (piauí), Geneton Moraes Neto (GloboNews) e Tino Marcos (TV Globo), 400; 76º) Mara Luquet (Jornal da Globo e CBN), 390; 77º)Adriana Mattos (Valor Econômico), Ana Luíza Herzog (Exame) e Daniela Chiaretti (Valor Econômico), 380; 80º)Eduardo Barão (BandNews FM), Lúcio Flávio Pinto (Jornal Pessoal – PA), Patrícia Poeta (TV Globo), Reginaldo Leme(TV Globo) e Sonia Araripe (Plurale em Revista), 370; 85º) César Tralli (TV Globo), Chico Otávio (O Globo), Eugênio Bucci (Revista ESPM), Pedro Bial (TV Globo) e Renata Vasconcellos (TV Globo), 360; 90º) Merval Pereira (O Globo),Neide Duarte (TV Globo) e Ricardo Gandour (O Estado de S.Paulo), 350; 93º) Mauro Zafalon (Folha de S.Paulo),Ricardo Noblat (Blog do Noblat, O Globo) e Rosenildo Gomes Ferreira (IstoÉ Dinheiro), 340; 96º) Luiz Carlos Azenha (TV Record), Marcelo Canellas (TV Globo) e Rolf Kuntz (O Estado de S.Paulo), 330; 99º) Cristiane Corrêa(ex-Exame), Jason Vogel (O Globo) e Tiago Leifert (TV Globo), 320.
FONTE: jORNALISTAS & CIA

TEVÊ. Estreia a nova temporada do 'The Big Bang Theory'



A oitava temporada de "The Big Bang Theory 'Big, começou esta semana na CBS americana. A cadeia lançou um novo documentário com entrevistas com os atores e imagens de episódios. 

Johnny Galecki (Leonard Hofstadter), Jim Parsons (Sheldon Cooper), Kaley Cuoco-Sweeting (Penny), Simon Helberg (Howard Wolowitz) Kunal Nayyar (Rajesh Koothrappali) e outros gênios loucos do espetáculo, voltaram para a briga. 

Ansioso pela estreia por aqui.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

GAMES. Sai o 'trailler' oficial do mais novo 'Call of Duty'


FACEBOOK. A Justiça quer identificar usuários do WhatsApp



Para quem anda utilizando o WhatsApp com troca de mensagens e montagens pornográficas, a Justiça deixou a venda dos olhos pra lá e está de olho. Um tribunal paulista determinou que o proprietário do aplicativo, no caso o Facebook Brasil, identifique as pessoas envolvidas nessa presepada e revele quem são. 

A foto do perfil do Facebook de uma estudante da Universidade Presbiteriana Mackenzie foi usada em montagens pornôs. A jovem passou a receber telefonemas com ofertas de programas sexuais. 

DIA DO RÁDIO. Confusão de datas do rádio e do radialista


O dia nacional do rádio é hoje, 25 de setembro, data que lembra Roquete Pinto, o criador da Rádio Sociedade em 1923. Contudo, há quem registre outras datas, como 7 de novembro - que é o dia do radialista em homenagem a Ari Barroso. Já a data de 13 de fevereiro é referência ao Dia Mundial do Rádio, nascimento do inventor Guillemo Marconi. 






REDES SOCIAIS. Faltam só cinco dias para o fim do Orkut



Galera, o Orkut está com os dias contados. Dia 30, ele sai do ar. E, para quem postou mensagens e gostaria de recuperá-las antes do 'desencarne' desse aplicativo, é bom printar e colar em algum arquivo. Ou, quem sabe, esquecer mesmo. Eu por exemplo, perdi a conta de quando entrei pela penúltima vez na página.

O Orkut é a única rede social que detinha uma comunidade em nome da professora Adísia Sá. 



PROFISSÕES. Quer ganhar mais, escreva melhor


Quer ganhar mais? Escreva melhor / INFOGRAFIA

Estudo demonstra que as pessoas com melhor qualidade de escrita são mais apreciadas nos seus trabalhos e valorizadas nos salários.

JORNALISMO. Manchete sobre mala preta na mídia dos EUA


A manchete do Smithsonian de hoje, até parece referência a um tipo de expediente muito comum no esporte brasileiro. 

FRASES. De brasileiros que fazem faltam ao nosso País



Do bem e do mal
Todos tem seu encanto: os santos e os corruptos.
Não há coisa na vida inteiramente má.
Tu dizes que a verdade produz frutos...
Já viste as flores que a mentira dá?

Mario Quintana

TELEVISÃO. Tom Cavalcante estará no Prêmio Multishow


É o que diz a coluna Outro Canal, da Folha: o "Prêmio Multishow", que será realizado no dia 28 de outubro, no Rio, contará com uma participação especial de Tom Cavalcante, que será apresentado na ocasião como o mais novo contratado do canal.

Tom terá uma sitcom no Multishow em 2015, que será gravada em um teatro com plateia em São Paulo e deve ter como cenário um shopping, onde o humorista viverá alguns personagens.

JORNALISMO. 10 coisas que todo jornalista deveria saber



A jornalista Francis França, da revista Empreendedor, traduziu texto do Jornalism.co.uk sobre dez coisas que todo jornalista deveria saber em 2009 e que ela publicou no Buenas e Me Espalho


1. Como usar o Twitter para construir comunidades, cobrir furos, instigar e participar de conversas.

2. Como usar feeds RSS para coletar notícias e organizá-las usando técnicas de filtragem (básicas ou avançadas)

3. Existe diferença entre o jornalismo de links e o jornalismo 'ctrl+c/ctrl+v' (também conhecido como plagiornalismo)

4. Seus leitores são mais inteligentes do que você pensa. Na verdade, muitos deles são mais inteligentes do que você, eles sabem mais do que você.

5. O churnalism (palavra usada para definir jornalismo superficial e mecânico) é muito fácil de se encontrar 'online'. Meramente reescrever releases sem acrescentar nada acaba cortando o vínculo com seus leitores. 

6. O Google é seu amigo. Mas se você não está usando técnicas avançadas de pesquisa, então realmente não tem ideia do que ele é capaz.

7. Você não precisa possuir, nem mesmo hospedar, a tecnologia para inovar no jornalismo e cativar leitores. Existe uma porrada de ferramentas gratuitas ou baratas disponíveis 'online', então não tem desculpa para não fazer experiências com elas.

8. Usar multimedia por usar, raramente funciona e geralmente é embaraçoso. Se você for fazer, ou faça bem o suficiente para que funcione como item independente ou faça para complementar sua cobertura em texto - por exemplo, inclua um link para o arquivo de áudio completo de uma entrevista com alguém em sua matéria, ou um link para o vídeo do discurso completo de alguém em um evento. A segunda alternativa também aumenta a transparência do seu jornalismo.

9. Aprenda a fazer um jornalismo amigável com os mecanismos de busca. Os conceitos da velha escola sobre títulos, estrutura de matérias, etc, não se aplicam mais ao mundo 'online' e há muito para se aprender sobre tags, links e categorização. Sub-editores (se você ainda os tiver), editores e repórteres, todos precisam saber como funciona esse negócio.

10. Aprenda mais sobre privacidade. Você pode encontra um monte de informação sobre as pessoas 'online', especialmente em sites de redes sociais, mas pense com cuidado sobre as consequências. E tenha em mente que a cautela vale para os dois lados, se você não tiver cuidado, sua pesquisa 'online' pode comprometer suas fontes.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

POR ONDE ANDA... Elizabeth Rebouças está no Conpam


Da série "por onde anda aquele bom profissional de imprensa": Beth Rebouças. Durante muito tempo, atuou na editoria de Educação e chegou a se especializar nesse tema. Atuou no O Povo e na Tribuna do Ceará (jornal impresso). Hoje em dia, ela trabalha no Conpam-Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente. Figura de uma doçura e serenidade. 

JORNALISMO. Tem vida inteligente fora do planeta on-line


Manchete da Folha de SP:

Leitores de impresso se lembram mais de notícias

Jornal incentiva mais a lembrança do conteúdo que mídia on-line, diz estudo

DEU NO JORNAL Na TV, Lula critica candidatos jornalistas


Na TV gaúcha, Lula critica candidatos jornalistas

Fala foi veiculada no horário eleitoral do PT


Durante participação no horário eleitoral do PT no Rio Grande do Sul, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou candidaturas de jornalistas e disse que nunca viu um comunicador se sair bem em um cargo no Executivo.
A crítica foi veiculada na segunda (22) na propaganda na TV do governador Tarso Genro, que tenta a reeleição.
Tarso aparece em segundo lugar nas pesquisas, atrás de Ana Amélia Lemos (PP), ex-radialista e ex-comentarista de política do Grupo RBS, que retransmite a TV Globo no Rio Grande do Sul.
"O povo gaúcho tem uma consciência acima da média da consciência política do povo brasileiro. Por que estou dizendo isso? Porque eu não conheço, dentro do Brasil, pessoas que eram importantes no meio de comunicação darem certo em Poder Executivo", disse o ex-presidente.
Em 2010, Lula apoiou, em Minas Gerais, o candidato a governador Hélio Costa (PMDB), que se tornou conhecido como repórter da Globo e foi ministro das Comunicações.

FOLHA DE SP

RÁDIO. O sucesso do rádio-taxista pega carona na Povo


As boas ideias rendem. A Tribuna Band News lançou o 'repórter voluntário', utilizando o auxílio dos taxistas de Fortaleza - com a Capital Rádio Taxi, para informação sobre trafegabilidade e ocorrências do trânsito, além de contação de causos do dia-a-dia. Pois, agora, a Povo-CBN está aproveitando e, também, firmando o mesmo tipo de serviço. 

Demonstração visível de que a competência pega carona... e de táxi!

CENSURA. O recurso antidemocrático não é coisa do passado



O sumiço do blog do Roberto Moreira fez puxar pela memória de alguns leitores, lembrando que a censura na imprensa cearense não é coisa do passado. 

Newton Silva, cartunista cearense, é uma dessas vítimas. "Quando eu fazia uma tirinha dominical no Zoeira, também fui "cortado" da equipe por causa de uma tirinha criticando a então prefeita L.Lins".

Eliomar de Lima e eu fazíamos um quadro "O chicote do Eliomar", na antiga AM do Povo. Por conta de uma crítica à administração Juraci Magalhães, cortaram a coluna - diga-se de passagem, uma das maiores curtições desse impagável Eliomar de Lima.

Nos tempos da ditadura, aí sim, é que a coisa funcionava. Trabalhei com Almir Pedreira e Mozart Marinho na Iracema, onde agentes da Polícia Federal madrugavam na emissora situada na Senador Pompeu para "ler" todo o jornal, rubricar as páginas e só então, a gente podia botar no ar o "Grande Jornal Iracema". 


terça-feira, 23 de setembro de 2014

MARKETING. Marcas definem regras para anúncios a menores


Algumas das maiores empresas de comida e bebidas, incluindo McDonald's, PesiCO e Coca-Cola, concordaram numa nova política de publicidade global, definindo novas regras para os anúncios destinados a menores de 12 anos.

Assim, membros da International Food and Beverage Alliance, que inclui também empresas como Kellogg's, Mars, Nestlé, Mondeléz, Unilever, Ferrero, Bimbo e General Mills, fizeram uma carta aberta à World Health Organization. E, segundo o The Drum, as marcas comprometeram-se a parar de promover alimentos não saudáveis para crianças, em todos os meios de comunicação.


Desta forma, até 2016, as marcas comprometem-se a uma reformulação de produtos, bem como, a uma abordagem global comum que inclui informações nutricionais sobre o produto, tanto nos pontos de venda como através de outros canais de comunicação.

A IFBA vai, ainda, restringir o uso de algumas técnicas de marketing, como o recurso a personagens e celebridades para promoção de produtos.

Fonte: The Drum

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

TV. Repórter se demite no ar para continuar se lombrando


Entre o emprego e o vício, qual você renunciaria? Pois uma repórter preferiu perder a vaga na televisão e pediu as contas em pleno ar, durante edição desse domingo, dia 21.




Isso aconteceu ontem com a repórter Charlo Greene, do canal KTVA, em Anchorage (Alasca, EUA). Ela resolveu se demitir no ar, depois de fazer uma defesa em favor da liberação da maconha. 

"Agora, que você ouviu falar que eu sou a verdadeira proprietária do Alasca Cannabis Club, vou dedicar toda a minha energia para lutar pela liberdade e pela justiça, que começam com a legalização da maconha aqui no Alasca", disse. 

"E, sobre este trabalho, bem, não tenho escolha. Foda-se, me demito", concluiu antes de sair do ar e deixar a âncora do programa desconcertada. 

LEITURA. A política faz mal às consultoras de comunicação?


A comunicação política, à falta de aconselhamento independente, profissional e exterior às organizações, ficará ainda mais afastada dos cidadãos e dos seus interesses.
O que fazem os dirigentes do futebol quando querem “esconder” os maus resultados? Falam do “sistema”. O que fazem os políticos quando querem disfarçar a falta de ideias e argumentos? Falam do “marketing”. Dos outros, pois claro, porque, por definição, só “os outros” é que têm marketing.
Em política o “marketing” surge quase sempre associado à ideia de “agências de comunicação”. Mesmo quando, como acontece num caso recentemente relatado, se trata de uma agência de publicidade ou quando os investimentos feitos na minha indústria são de valores rídiculos (2 ou 3 mil euros por mês) – daí serem por ajuste direto – se comparados com os negócios de milhões proporcionados pelas decisões da administração central e autárquica.