Translate

sábado, 31 de maio de 2014

ESTATÍSTICAS. Os cinco posts mais acessados

TV. Cidade teria sofrido ameaça de grupo black bloc




Uma provável ameaça de grupos black blocs à sede da emissora, levou o pessoal da TV Cidade a proteger a frente da televisão na Desembargador Moreira. 

Temendo alguma ação terrorista, segundo contou-me uma fonte da emissora, reforçaram a guarda de segurança e foram colocados arames ao longo das grades que separam o jardim da avenida. 

"Parece uma stalag", referiu-se um funcionário, comparando a medida às antigas estalagens construídas para concentrar prisioneiros na II Guerra.

O ataque não aconteceu... 

CINEMA. Sequestro de avião vai virar longa no CE


O sequestro de um avião da Varig para Cuba, feito por dois cearenses moradores do Conjunto Ceará, completou recentemente 30 anos. O desvio do Boeing Airbus da Varig-Cruzeiro, prefixo PP-CLB, ganhou manchetes internacionais, virou documentário dirigido por Bené Saboia e, atualmente, está em vias de virar um longa metragem.

fernando
João Luiz de Araújo e Fernando Antonio Santiago (foto ao lado) promoveram o seqüestro no dia 3 de fevereiro de 1984. Eles embarcaram em Fortaleza, num voo que seguia para Manaus. Depois da escala em São Luiz obrigaram o comandante a desviar o avião para Cuba.

O voo contava com 158 passageiros que tiveram que descer em Paramaribo, capital do Suriname, após uma série de negociações dos seqüestradores com a Embaixada do Brasil naquele país. De lá, a aeronave foi levada para a ilha de Fidel Castro.

O avião pousou em Camaguey, enquanto a pista foi tomada por militares que levaram os cearenses para um interrogatório. Tanto João quanto Fernando contam que foram interrogados durante três dias pela polícia cubana, interessada mais em conhecer pormenores do processo de reabertura democrática que estava sendo anunciada pelo governo da ditadura. João Figueiredo estava no poder.

“A nossa ação naquela época pode ter surpreendido a muitas pessoas” conta João Luiz no documentário, desfazendo a idéia de que se tratavam de jovens sem nenhuma vinculação com os movimentos de esquerda. No Brasil, chegou-se a comentar que se tratava de um episódio completamente fora do contexto.

Até o escritor Fernando Morais, cujo livro"A Ilha", teria sido o inspirador da dupla para a ação terrorista, surpreendeu-se na época. "Essa é uma história completamente espantosa. Jamais poderia passar pela minha cabeça, no dia que sentei à máquina para escrever esse livro, que três garotos fossem sair de Fortaleza, entrar num avião, tocar um revólver na cabeça e dizer ao comandante: toca pra Cuba”, contou Fernando Morais.

joãoluiz1Na verdade, o seqüestro envolveu uma outra figura, Raimunda Santiago, esposa de Fernando na época, que se juntou aos dois interessada em viver a realidade que se propagava de Cuba naquela ocasião.

Atualmente João Luiz, que se formou em Psicologia em Cuba, atende a população carente numa unidade do Capes, em Ipueiras, no interior cearense. Já Fernando mora em Minas Gerais. Raimunda, separada de Fernando, pediu para que seu nome fosse esquecido desse episódio.

O cineasta Bené Sabóia, no entanto, quer aprofundar mais ainda essa história. Em conversa conosco disse estar concluindo o roteiro do longa “Último Pau de Arara”, mesmo título do documentário realizado em 2001.

Desde que foi lançado, o trabalho ganhou vários prêmios entre os quais o do Ceará de Cinema e Vídeo, se Secult: o do Festival Guanicê do Maranhão, em 2002 e o de Camboriú, em Santa Catarina.

BLOG. Fim de linha para o diário do Lauriberto


Quem sai do ar neste domingo é o Blog do Lauriberto em sua versão atual. Depois de 17 mil postagens, o blog transforma-se em site de informação denominado Agência Fortaleza de Notícias.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

RÁDIO. Assembleia homenageia a pioneira PRE-9

.
Deu no blog do Eliomar:

A Assembleia Legislativa do Ceará homenageia em sessão solene os 80 anos da Ceará Rádio Clube, nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, com acesso pela rua Barbosa de Freitas, prédio Senador César Cals. A homenagem atende requerimento dos deputados Ely Aguiar, Danniel Oliveira, Eliane Novais, Mirian Sobreira, Sineval Roque, Paulo Facó, Camilo Santana e Ronaldo Martins.

Durante a solenidade, serão homenageadas as seguintes personalidades: desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido (presidente do Tribunal de Justiça do Ceará – TJCE), jornalista Adísia Sá, jornalista Edilmar Norões, jornalista Carmem Lúcia (presidente da ACERT), radialista Paulo Oliveira, jornalista Ubiratan Aguiar, jornalista Karla Peixoto, radialista Paulo Limaverde, ator e radialista Ary Sherlock, radialista Euri Andrade, jornalista Lúcio Brasileiro, Carlos Araruna, Maurício Possidônio, radialista Gamaliel Noronha, jornalista Paulo Tadeu, empresário Luiz Aguiar Vale, Manuelito Eduardo Campos (in memorian), jornalista José Lisboa, jornalista Narcélio Limaverde, jornalista Colombo Sá, jornalista Wilson Machado (in memorian), jornalista Augusto Borges e Paulo Cabral (in memória).

TV. Visual e leitura: 10, mas a voz continua a mesma


Que falta faz um bom fonoaudiólogo para fazer correções de voz de gente que usa a bancada de telejornal e tem voz tão estridente (gasguita) que fere os ouvidos do telespectador. Visual bonito, tem boa leitura mas... a voz continua a mesma!

JORNAIS. Foto de O Povo resume o que se viveu



quinta-feira, 29 de maio de 2014

ENTREVISTA. Deliciosa, a da Maísa Vasconcelos


Dizer que devorei a Maísa, digo a entrevista da (Maria) Maísa Vasconcelos (de Souza), na revista Entrevista é falar a verdade. Achei uma delícia, a publicação. De sobremesa Carri Costa e o mestre Sérvulo Esmeraldo. Pô, a edição bombou. Aliás, na 'Entrevista', tanto está bem quem reponde, quanto quem pergunta.

COMERCIAL. 'Sabe de nada, inocente' é censurado



E o CONAR-Conselho de Au toregulamentação Publicitária mandou retirar do ar o comercial em que Compadre Washington fala "Sabe de nada, inocente". Tudo por causa da expressão "ordinária", considerada 'desrespeitosa' para as mulheres. 50 pessoas se sentiram ofendidas com o bordão.


quarta-feira, 28 de maio de 2014

TV. Tom Cavalcante será tema do Conexão Repórter

.
Na próxima segunda feira, equipe do SBT vem à Fortaleza gravar depoimentos sobre Tom Cavalcante. Ele vai ser o tema de um próximo 'Conexão Repórter' e a produção quer circular pelos lugares onde ele nasceu, v iveu e ouvir os amigos e pessoas com os quais se relacionou.

Perguntei ao produtor Matheus quando iria ser a estreia do humorista cearense na rede de Silvio Santos, mas ele disse que não há nada ainda acertado. Claro, que o Silvio está amadurecendo a ideia de trazê-lo de volta dos EUA, onde passou uma temporada, na qual fez um média-metragem, produzido, dirigido e interpretado por ele.

CHARGES. Consumo e dor é o que espera a torcida


Ah, não esquecer o bordão: quem é bom, já nasce Clayton*

* Clayton é chargista de O Povo

segunda-feira, 26 de maio de 2014

GENTE. Maisa é a entrevistada dos universitários

.
O sorriso largo e expressivo é a marca dela. Maisa está na capa e no recheio da revista Entrevista dos alunos do Curso de Comunicação da UFC. Ainda não li, mas pelo conheço das suas (delas) ideias deve ter muita coisa boa para dizer.

domingo, 25 de maio de 2014

BLOG. Fernando Ribeiro é o mais novo blogueiro


O jornalista Fernando Ribeiro, ex-editor de  Polícia no Diário do Nordeste, está de blog na rede. Sucesso!


Até Ronaldo está entre a Copa e os protestos


CHARGES. Quem é bom já nasce Clayton...



GENTE. Filha de Halmalo Silva corrige equívoco


É, Halmalo Silva está vivo. Quem faz a correção do que se divulgou por aqui é a própria filha dele Cherry. 

Então, o Halmalo Silva está há alguns anos VIVO! Hahaha... "mataram" ele aqui no blog, porém ele está muito bem, obrigada! Continua trabalhando no Rio de Janeiro e diz sentir saudades do tempo que trabalhou no Ceará. Sou a filha dele mais nova. Abraço. 
em 25/05/14

sábado, 24 de maio de 2014

ESTATÍSTICAS. As mais acessadas da semana


Parece até um vídeotape que a gente já assistiu: os cinco posts mais acessados durante a semana que passou envolveu desde comercial do ENEM; a suspensão (vixe, como acessaram atrasados!) do Paulo Oliveira, além do mais lido: "O que vem a ser o KS da Coca". Não conto mais nem quantas vezes, essa dica já foi reprisada e revista por aqui.


27/01/2014, 2 comentários
1190
26/05/2011, 11 comentários
 129
   88
   61
21/02/2014, 7 comentários
  58







PESQUISA. GfK chega ao Ceará no 2o. semestre



Já falei por aqui e volto a repetir: segundo semestre o instituto alemão GfK amplia sua rede de pesquisas de audiência. Fortaleza está inserida entre as capitais a terem a contagem do grupo.
O instituto alemão deve iniciar as medições a partir da Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro e, gradualmente, expandir para outras cidades como: Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal, Campinas, Goiânia, Grande Vitória, Belém, Manaus e Florianópolis.

ARTE. Lego recria obras de pintores famosos




sexta-feira, 23 de maio de 2014

TELEVISÃO. Tem gente pendurada na corda bamba

.
Competente profissional que atua na televisão cearense pode ter seu programa cortado nos próximos dias. Um passarinho me contou o bizu e me pediu que aguardasse o instante de revelar aos meus leitores. 

É duro ser baú!...

RÁDIO. Paulo Cabral ancora rede a partir do Ceará

.
Quem  está em Fortaleza, inclusive atuando a partir dos estúdios da Tribuna, é o âncora Paulo Cabral da Band News. Paulistano de Santo André, ele faz par com a Tatiana Vasconcelos na edição do 'Meio Dia', além de ser correspondente do 'China News', canal de tevê de Pequim. Paulo conversou conosco no "Primeira Edição". Ele chegou a revelar o desejo de conhecer show de humoristas que ainda não tenham explodido. Os ouvintes mandaram muita sugestões para a balada de Cabral hoje à noite nesta Fortaleza cidade.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

MÚSICA. Paul McCartney pega vírus e cancela turnê


Lembra quando mr. McCartney passou por aqui pelo Brasil, há um ano, e deixou todo mundo encantado? Pois o homem, aos 71 anos, continua na mesma turnê. Ou continuava. Porque pegou um vírus; caiu de cama, lá no Japão. 

Fosse por aqui, diriam que foram os mané-magos que subiram ao palco da Arena Castelão e dividiram o show com ele. 

O ex-beatle teve que cancelar cinco das apresentações.

RÁDIO. Uma boa voz na CBN: a de Ana Paula Lima


Escuto rádio todo dia. Várias emissoras, não apenas a minha a que trabalho. Nessas visitas, descubro uma boa voz. Ligo para me informar de quem se trata. É Ana Paula Lima. Jornalista, atriz e locutora nas janelas que intermediam a programação da CBN de Fortaleza. Que voz!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

TV. Coca Cola lança comercial só com consumidores

.
Esta noite, na televisão americana, estreia o mais novo comercial da Coca Cola. Feito somente com vídeos enviados pelos consumidores, a partir de pedido da empresa de como eles descrevem a sensação de beber o refrigerante. 

TV. Se falar mal da RedeTV vai se ver com a Justiça


E quem falar mal da RedeTV! vai ter que arcar com as consequências na Justiça. Pelo menos é o que leio na coluna Outro Canal, da Folha. 

"Além de ter uma lista de "desafetos", celebridades que não podem ser citadas nem aparecerem na emissora, a RedeTV! está adotando uma nova prática: vai processar todos os que falarem mal do canal na concorrência.
Os alvos do momento são Rafinha Bastos e Jorge Kajuru. 
[...]
O canal entrou com processos contra o humorista e o jornalista esportivo, exigindo indenização por danos morais, calúnia e difamação. Tanto Rafinha como Kajuru já trabalharam na RedeTV! e recentemente andaram criticando a emissora em programas na Band e no SBT.
Rafinha fez piadas sobre a emissora, e Kajuru fez duras críticas aos proprietários do canal durante entrevista ao "The Noite", de Danilo Gentili, no SBT.
A RedeTV! é conhecida por ter uma lista de famosos que processaram ou criticaram a empresa publicamente e agora não podem ser citados nem aparecerem nos programas do canal. Entre esses estão Zezé di Camargo e Luciano, Preta Gil, Datena, Carolina Dieckmann e Xororó. 

Perguntar não ofende: e o pessoal da antiga Rede Manchete que ainda não recebeu os direitos trabalhistas vai ter direito a xingar a emissora que assumiu a dívida?

terça-feira, 20 de maio de 2014

TV. Globo preocupada com audiência dos domingos

A coisa está preta, ainda que politicamente seja incorreto dizer isso. Mas o pessoal da Globo anda preocupado. O Fantástico desanda no ibope. Resultado: várias alterações estão sendo feitas desde que foi feita a repaginada. Outra preocupação: o 'Programa Silvio Santos' vem reinando na audiência. 

Domingo último ficou em primeiro lugar e venceu pela terceira vezx consecutiva o 'reality' de bandas "Superstar". Aliás, esse programa já está mais ou menos definido: não emplacou. Perde pontos para o show antigo do homem do baú que abriu 24% a mais de audiência. 



domingo, 18 de maio de 2014

MÚSICA. Busque a versão da sua preferida



Um curioso site esse do VersusVersion.com onde você busca rapi-10 qual a versão mais popular de uma canção. 

WEB. Whatsapp desaparece sem explicações

.
Surpreendeu a todo mundo, a remoção da plataforma de mensagens instantâneas Whatsapp, da loja virtual do Windows Phone. 

Não foi dada nenhuma explicação e no site da loja, apenas o aviso de que "o aplicativo não está disponível".

Os usuários que possuíam a rede social antes da eliminação não tem que se preocupar, uma vez que continuará a funcionar normalmente em seus dispositivos.

HACKERS. Conteúdo erótico no Twitter de Cid


Para saber detalhes, clique Tribuna do Ceará

JORNAIS. Folha alerta sobre surto de dengue no CE


MARKETING. Maradona é o mais novo chato na tv


Primeiro foram Narcisa, Paulo Gustavo, o cumpadre Washington, o Sérgio Malandro e o Supla. Todos chatos de galocha, como se dizia no passado. Agora, o comercial do 'Bons Negócios' traz um chato internacional: Maradona. É o novo garoto-propaganda que, também, fatura com a fama de ser chato.

MANCHETES. E imagine quando a copa acabar

.

Ficou famoso o bordão "imagine na Copa!'. Pois altere-se agora para "imagine depois da Copa", com um monte de obras inacabadas e que, provavelmente, vão ficar paradas ou, no mínimo, sendo arrastadas, já que não há o compromisso de prazo de entrega.

COPA 2014. O que foi prometido; o que não foi feito

.

O site 'Não vai sair' relaciona as promessas para a Copa do Mundo de 2014 e a realidade faltando menos de um mês para o início do certame. A ideia é dos gaúchos dos gaúchos Fernando Leite, 29 anos, designer de interfaces e Eduardo Menezes, 32 anos, publicitário. A dica foi repassada pelo Oscar Filho, do CQC.

COPA DO MUNDO. Os figurinhas de Jaime Pandelet


Quando todo mundo anda trocando figurinha por conta da Copa do Mundo, o suplemento espanhol 'Brasil 2014', traz um ótimo trabalho do ilustrador Jaime Pandelet. São os figurinhas desse evento.










sábado, 17 de maio de 2014

JORNALISMO. O que é bom e ruim na profissão

.

Para alguns, jornalistas são heróis; para outros, bastardos. "Um cara que é capaz de bem definir nossa profissão deve ter algo interessante a dizer. E assim o é". A frase é de Tony Harcup, professor de Jornalismo na Universidade de Sheffield, Reino Unido, autor de algumas obras de referência sobre a profissão.

Harcup, acaba de lançar o 'Oxford Dictionary of Journalism" e em um artigo no OUPblog, o autor define o que, em sua opinião, são as melhores e piores coisas de ser um jornalista.

As melhores coisas 
sobre os jornalistas 

. Nós lhe dizemos coisas que você nem sabia que não sabia. . Nossa posição padrão é o ceticismo saudável.. Sabemos que não há essa tal coisa de pergunta estúpida.. Nosso jeito com as palavras traduz o jargão para a linguagem que as pessoas reais usam.. Nós conciliamos questões intelectuais complexas, legais, comerciais e éticas a cada dia, ao mesmo tempo e em alta velocidade, dando a impressão de remexemos em um  charco. . Nosso pensamento lateral vê a importância do cão que não ladre (levando em conta que Sherlock Holmes foi criado por um jornalista).. Nós falamos a verdade ao poder. 

As piores coisas

. Nós temos uma tendência a dizer aos jovens promessas de qualidade que desapareceram do jornalismo comparado a quando começamos.
. Nosso ceticismo às vezes pode se tornar cinismo.. Rotineiramente exigimos desculpas públicas ou demissão de qualquer pessoa acusada de mau comportamento (exceto nós mesmos).. Nosso jeito com as palavras muitas vezes é usado para reduzir indivíduos ou comunidades a estereótipos.. Temos sido conhecidos por confundir um toque popular com grosseiro anti-intelectualismo.. A nossa memória coletiva nos decepciona com uma freqüência surpreendente. (Nós não nos engaremos novamente? Não aposte nisso.). Nós estamos em perigo de ver o mundo através dos olhos de quem nos emprega, esquecendo-se que, embora eles possam nos contratar, eles não nos possuem.. A nossa insistência de que somos algo assim de uma raça especial é um pouco elitista, uma vez que a maioria dos trabalhos jornalísticos tem mais em comum com os do filme 'The Office' do que com a tarefa de 'Todos os Homens do Presidente'.

FUTEBOL. A maior revista desse esporte nos EUA

.
Os EUA não têm tradição futebolística. Mas o esporte bretão ganha cada vez mais adeptos. Agora, uma editora lança "Quiero más futbol", já considerada a revista de maior tiragem daquele país a abordar esse tipo de esporte. A publicação sai com 100 mil exemplares, com periodicidade semanal. 

ANIVERSÁRIO. O do Nirez virou festa radical mesmo

.
Além do excelente profissional que é como memorialista, eu sempre achei Nirez a essa figura irrequieta e irreverente. Mas nunca ao ponto de vê-lo comemorar o aniversário saltando de paraquedas. 

Pois ele, celebrou ontem os 80 anos de vida - comemorados no dia 15 - saltando com Waldonys. 


RÁDIO. A festa da chegada da Jangadeiro de Iguatu

.
A comemoração pela estreia oficial da Jangadeiro FM de Iguatu foi até a madrugada de hoje. Numa avenida, show aberto ao público com bandas de forró e nomes que integram o novo prefixo. Num restaurante da cidade, o superintendente Cyro Thomaz festejava o evento com toda equipe da rádio e o pessoal que foi de Fortaleza para abrilhantar a festa Presente, o prefeito de Iguatu Aderilo Alcântara e o presidente da Câmara de Vereadores. 
Antes, no final da tarde de sexta feira, uma solenidade simples marcou a bênção das instalações da emissora, localizada no bairro do Cobobó. O prefeito, ao lado do superintendente Cyro Thomaz e do vigário padre Queiroga, descerraram a placa comemorativa.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

IBOPE. Fortaleza terá medição em tv por assinatura


Fortaleza está entre as capitais que vão dispor da medição de audiência de TV paga. A partir da próxima quinta feira, o Ibope amplia sua amostragem e inclui, além da capital cearense, Recife, Vitória, Goiânia, Belém e Manaus. 

Segundo a colunista Keila Jimenez, "os dados de audiência de TV por assinatura passam a representar um universo de 30 milhões de indivíduos, um crescimento de 36% em relação à medição atual. A ampliação da amostra não terá custo adicional aos clientes do serviço"
.

RÁDIO. Humberto Teixeira homenageado em Iguatu

Ilustração: Clayton.
O cearense de Iguatu Humberto Teixeira (1915/1979) ganhará hoje homenagem em sua terra natal.  

O autor de 'Asa Branca' e tantos outros sucessos em parceria com Luiz Gonzaga dará seu nome ao estúdio da Jangadeiro FM Iguatu, cuja inauguração oficial acontece hoje à tarde. 

Homenagem mais do que merecida a Teixeira, cujo centenário de nascimento será comemorado ano que vem.