segunda-feira, 31 de março de 2014

RÁDIO. Gilda Barroso agora faz é rádio

.
Internauta indaga sobre a profissional Gilda Barroso. Ela, que foi repórter da TV Jangadeiro nos anos 2000 e deixou a tarefa para atuar como assessora de imprensa do Hospital Geral de Fortaleza, hoje está no rádio. Eu a ouvi, numa reportagem de rua na Globo-Povo. É uma profissional muito competente e que é aniversariante deste mês de março. 

HQs. Os 75 anos do surgimento do Batman

,
Ontem foi lembrada a puiblicação do primeiro DC Comics na qual surgiu o personagem Batman.

RÁDIO. O paradeiro dessas vozes femininas

.
Por onde andam Rita Oliveira, Elení Correia e Rejane Limaverde, algumas das vozes femininas mais bonita do rádio e tv no Ceará. 

Rita veio de Iguatu, descoberta que foi por lá por um dos Limaverde - não sei se o Paulo ou o Narcélio. Trabalhou na Iracema de Iguatu, Ceará Rádio Clube e TV Ceará. Elení era a voz da Cidade e da TV Ceará. Rejane, que fez AM DO POVO, chegou a trabalhar na Agência Nacional, atuando em "A Voz do Brasil". 

domingo, 30 de março de 2014

JORNAIS. A Folha é considerado o melhor

.
Pesquisa do IVC-Instituto Verificador de Circulação mostra que a Folha de SP é o jornal de maior circulação e audiência do Brasil.   Em segundo lugar,vem O Globo e em terceiro O Estadao.

em o Globo terceiro "O Estado de S. Paulo".

COMUNICAÇÃO. Marcos André vai à Lisboa

.
Telefonema de Marcos André Borges, que considero uma das figuras mais brilhantes da comunicação corporativa, deixa-me a par das novidades. Novidades que, com esse amigo, vão de metas, trabalho, passando por humanismo, espiritualidade e até futebol. Ele e eu, tricolores.

Se existe um dos papos mais agradáveis de se ouvir, principalmente numa manhã de domingo chuvoso, é o de Marquinhos. Ele é de uma natureza singular. Talentoso, circula no mundo dos negócios, com uma leveza de alma e uma sinceridade de propostas fora do comum. 

A gente não se vê (quase) nunca; nem por isso, deixamos de circular no pensamento. Ele está embarcando para a Europa, durante o próximo feriado da semana santa, com a família a fim de descansar. 

Esse verdadeiro 'workharolic' coordena os trabalhos da VSM, a única empresa de comunicação corporativa do Ceará a disputar (e ganhar!) prêmio de referência nacional nesse setor.

sábado, 29 de março de 2014

RÁDIO. Milton na FM ganha as vozes da UFC

.
Uma manhã musical. É o que se pode dizer da 'Primeira Edição', a revista eletrônica da Tribuna Band News, FM 101,7, que hoje recebeu integrantes do Coral da UFC. Eles fazem show no fim de semana no Dragão e oito deles foram dar uma palhinha no estúdio. 

Berg Menezes, Carolina Areal, Abna Eynes, Jéssica Poliana, Dejane Freire, Renan Rebouças, Giseuda Castro e Leonardo Rios interpretaram quatro das 19 músicas que compõem o repertório do show "Menino", onde Milton Nascimento é celebrado pelo coral. 

O coral, inclusive, está disponibilizando informações de como integrá-lo através do e-mail bergmenezes13@gmail.com 


sexta-feira, 28 de março de 2014

REDES SOCIAIS. A imagem de 'la Rossicléa'

.





















VÍDEO. Seu filho pode ser o super-herói




Um animador da Dreamworks, Daniel Hashimoto, pôs seu talento a serviço dos vídeos caseiros. E transformou os do seu filho em películas de ficção. Aqui, o pequeno James de 3 anos é Darth Vader. Veja outros exemplos curiosos, revelados pela blogueira Lola Rovati:

TV. O selfie de Chico e Ana Paula Araújo

Reprodução/TV Globo.
A moda do selfie pegou mesmo. Depois que Ellen de Generes fez o dela na festa do Oscar, todo mundo aproveita a onda. Agora foi Chico Pinheiro que, na edição do 'Bom dia, Brasil', de hoje, aproveitou para fazer o autoretrato dele e da apresentadora Ana Paula Araújo. Tudo isso, ao vivo.

RÁDIO. Audiência nacional do jornalismo

.

quinta-feira, 27 de março de 2014

TV. Cinthia Medeiros volta em abril na Povo

.
E a jornalista Cínthia Medeiros volta a produzir o "Movimento Urbano", a partir de abril na TV O Povo. 

E o programa vai criar um novo quadro, o 'Gentileza Urbana', mostrando iniciativas que melhorem a vida da coletividade. 


TV. Foi demitida por elogiar o nazismo

.
Uma apresentadora de tevê na Alemanha, Eva Herman - a Fátima Bernardes de lá - acaba de ser demitida da emissora para a qual trabalhava. 

Ela elogiou a política nacional-socialista - nazista - em relação à família. Algo inconcebível na Alemanha, pois tudo que se refere àquele tempo tem que ser do mal.

NOVIDADE. Está (quase) chegando a hora

.

quarta-feira, 26 de março de 2014

CENSURA. Globo proíbe Ivete de ir a Record

.
A Rede Globo, depois de censurar o portal UOL por divulgar relatos do BBB 14, agora proíbe a cantora Ivete Sangalo de aparecer na estreia da Sabrina Sato, dia 26 de abril, na Record. É que a cantora assinou contrato com a emissora global para participar do show "Superstar" e, por isso, está proibida. O 'Superstar' é um programa de calouros, onde os jurados não tem tanto peso na seleção dos candidatos, pois quem manda é o público.


terça-feira, 25 de março de 2014

VÍDEO. Hitler e o escândalo da Petrobrás


O QUE ROLA NA REDE. Nem tudo é tudo

.
Sem generalizar, por favor
 
Nem todo dia é um novo dia, 
nem todo padre é pedófilo, 
nem todo pastor arranca a grana dos fiéis, 
nem todo cara de olho puxado é japonês, 
nem todo cabeleireiro é viado, 
nem todo político “roba”, 
nem todo taxista diz que todo político “roba”, 
nem todo jornalista trabalha na Globo, 
nem todo partido de esquerda é realmente de esquerda, 
nem todo policial é corrupto, 
nem todo jogador de futebol é mercenário, 
nem todo corintiano é favelado, 
nem todo mundo odeia o Cris, 
nem toda venezuelana é miss, 
nem toda miss leu o Pequeno Príncipe, 
nem todo homem é igual, 
nem toda generalização é burra, 
nem toda loira é burra, 
nem todo carioca gosta de praia, 
nem todo paulista gosta de trabalhar, 
nem todo cearense é engraçado, 
nem todas as merdas que acontecem no mundo, incluindo guerras e catástrofes naturais, são culpa do PT, 
nem todo moleque que se chama Romário se chama Romário por causa do Romário, 
nem toda bruxa tem aquela verruga nojenta na cara, 
nem toda segunda-feira é deprê, 
nem todo brasileiro é igual perante a lei, 
nem todo árabe é terrorista, 
nem todo dia de finados chove, 
nem todo mundo no Facebook é feliz como diz, 
nem tudo vale a pena seja a alma extra large, média ou pequena.
Nem todo texto é meu, esse é do Duda Rangel

WEB. Falsas promoções que nada rendem

.
Você é daquelas pessoas que acreditam em tudo que está publicado na Internet? Já foi 'sorteado' com algum desses banners (algumas vezes, eles já vêm traduzidos em português)? Será que ainda tem gente que caia nesse golpe? Respostas em nossos comentários.




PRÊMIO. Halder Gomes destaque do Globo

.
Que bom que Halder Gomes foi indicado ao Prêmio "O Globo Faz a Diferença 2013", destacando aqueles que, no Cinema, marcaram com a participação. O cearense está ao lado de Kleber Mendonça Filho - vencedor - ("O Som ao Redor") e Paulo Gustavo ("Minha Mãe é uma Peça").  A entrega será amanhã no Rio.

WEB. O novo portal da Terra chega dia 31

.
Na próxima segunda feira, dia 31, será a estreia do novo portal Terra. O Blue Bus publicou o 'fac-símile' do projeto que custou 10 milhões de dólares.

REDES SOCIAIS. Tem vírus circulando

.
Eu duvido que Erivaldo Carvalho, ombundsman de O Povo, tenha tempo (e saco) para andar compartilhando anúncio disso e daquilo outro nas redes sociais. No mínimo isso é um baita de um vírus. Vou pedir explicações ao Emílio Moreno, em nosso programa de amanhã, na Tribuna band News. 

TV. O humor nacional está na UTI da Globo

.

Abril vai ser de vida ou morte para o humorismo da Globo. A emissora queima os últimos cartuchos do que tem para fazer o público rir com "Tá no ar: a TV na TV". A aposta estreia dia 10 de abril. Tem o chato Marcelo Adnet e Marcius Melhem e vai fazer humor com a programação dela e de outros canais.  
 
Na verdade, em sua maioria, os programas de humor caducaram. E, de tão batidos, não rendem mais graça nenhuma. No SBT, a 'Praça É Nossa' foi empurrada lá para a madrugada, porque é 'a mesma praça, o mesmo banco, o mesmo jardim" de mais de 40 anos. 

A Record tinha o quê em termos de humor? Tom Cavalcante. Mas ele mesmo se encheu do sistema e tomou rumo hollywoodiano onde espera fazer carreira. 

A Globo deu cartão vermelho para Didi e sua turma e os saudosos "Trapalhões", desencanaram, isto é, saíram do canal. Aliás, a Globo não dá conta de fazer sorrir com o 'Divertics'. O programa parece só agradar ao diretor, que aproveita e botas a mãezinha (sem nenhum talento) para trabalhar. 

O 'Zorra Total' perdeu a graça com aquele casal sem graça que toma o lugar dos (ainda) bons humoristas.  Os esquetes dos quadros de humor do Faustão, aos domingos, simplesmente perderam a graça. Humorista e contador de piada, misturam-se e você não consegue mais saber quem é quem.

RÁDIO. Povo e Dragão marcaram época

.
Bem lembrado pelo operador César Augusto (Rádio Cidade, AM ): hoje é dia de aniversário da Rádio AM DO POVO, atualmente Globo-Povo, AM 1010 e da extinta Rádio Dragão do Mar. As duas marcaram história, principalmente essa última que enfrentou os dias de chumbo do golpe militar e da ditadura.

FIFA. 10 mandamentos para estrangeiros

.
A FIFA elaborou um guia para orientar estrangeiros que virão ao nosso País para a Copa do Mundo. A relação foi considerada ofensiva o que levou a entidade a retirar do seu site. Eis a relação dos mandamentos que devem ser levados em conta pelos visitantes: 


1 - Sim não significa sempre sim: é a entonação da voz que define se o sim é realmente um sim, ou um talvez. Por isso, "não espere o telefone tocar nos próximos cinco minutos" se um brasileiro dizer "te ligo na sequência".
2 - O tempo é flexível: não espere que o brasileiro seja pontual. "Se duas pessoas marcam de se encontrar às 12h30, elas vão se ver a partir das 12h45".
3 - Contato corporal: brasileiros não estão acostumados com o jeito dos europeus de se manter educadamente uma distância entre um e outro. Eles falam usando as mãos e não vão hesitar em tocar na pessoa com quem estão falando.
4 - Filas: Esperar pacientemente numa fila não está no DNA dos brasileiros, que preferem cultivar o caos.
5 - Sobrevivência das maiores: nas ruas, os pedestres são ignorados, e mesmo na faixa de pedestres, raramente um motorista vai parar.
6 - Controle-se: se você vai a um restaurante de churrasco em que você pode comer à vontade e quer imediatamente pegar o menu de carnes, lembre duas coisas: não comer pelo menos 12 horas antes da refeição e consumir em pequenas doses, pois a melhor carne é servida geralmente por último.
7 - Experimente açaí: dizem que tem os mesmos efeitos de uma bebida energética.
8 - Fazer topless: corpo nu e arte em um corpo feminino podem ser vistos no Carnaval, mas você não vai ver isso todos os dias no Brasil. Os biquínis no Brasil possuem menos tecido em relação aos da Europa, mas eles ainda são usados o tempo todo. Curtir a praia sem biquíni é proibido e pode resultar em multa.
9 - Sem espanhol: o idioma nacional é o português. Se você falar que Buenos Aires é a capital do Brasil você pode ser deportado.
10 - Tenha paciência: no Brasil, as coisas são feitas nos últimos minutos. Isso vale até para os estádios. E se tem uma coisa acima de todas que um turista deve se lembrar, é não perder a paciência e segurar os nervos. Uma atitude brasileira para resumir isso é: relaxa e aproveita.

segunda-feira, 24 de março de 2014

FLAGRA. Lucélia quer melhoria dos buzões

.
Alvo do clic fotográfico de uma fã, quando circulava como passageira em um ônibus no Rio, a atriz Lucélia Santos, agora, virou ativista em favor da melhoria do transporte urbano. E relaciona algumas sugestões para que as autoridades e os empresários melhorem a frota de veículos. A foto da eterna 'Escrava Isaura' foi parar no Facebook.

Aqui entre nós e o mundo inteiro: o que pensar da pessoa que critica a atriz por andar de transporte de massa, como se ela fosse de outro mundo. É muita pequenez... 
POST SCRIPTUM (é pura frescura latina): .

A notícia foi divulgada hoje pela UOL e não é velha, ô seu anônimo Anônimo.

LIVROS. Os bichos do Klévisson vão à Itália

.
Ele já era bom quando era novinho - tempos de redação de O Povo -, 'magina agora que amadureceu. Falo de Klévisson Viana, o cartunista e cordelista cearense que acaba de ter seu livro "ABCDário dos Bichos" selecionado para o catálogo oficial da Feira Internacional do Livro de Bolonha, na Itália. 

Nem por isso, ele vai botar banca. Ô bixim danado de bom!!!   

domingo, 23 de março de 2014

TEVÊ. E a Record bota a Globo no bolso

.
E o programa do Geraldo Luiz, onde a Sabrina Sato participou, chegou a ficar em primeiro lugar, registrando uma média de 11 pontos, ante 10 da Globo e 5 do SBT, segundo dados prévios do Ibope da Grande São Paulo. A atração chegou a dar pico de 17 pontos durante a entrevista com Gil Gomes.

AUDIÊNCIA. Choque de Dilma no topo

.
218
26/05/2011, 10 comentários
159
97
19/03/2014, 2 comentários
85
82

LIVROS. Flávio Paiva revisita Padre Cícero

.
Nesta segunda, dia 24 de março, o Ceará celebra os 170 anos de nascimento do Padre Cícero (1844-1934). São muitas as celebrações em Juazeiro. Por aqui, o jornalista Flávio Paiva lança uma ficção histórica "Ciço na Guerra dos Rebeldes", numa retomada do episódio que envolveu sacerdote cearense com o papa e a influencia de Lampião nesse caso.

O lançamento será na Mambembe Casa de Arte, da rua dos Tabajaras, 368 na Praia de Iracema. Na ocasião haverá exposição de "Percepções Sobrepostas", fotos de Raíssa Veloso e seu olhar sobre a cidade do meu Padim. 

TV. Elogios a quem fica atrás das câmeras

.
Elogios ao trabalho dos câmeras Gutemberg Filho, Gilliardi Souza e Rafael Augusto. São eles os responsáveis pelas (boas) imagens do "Jangadeiro é Aqui", que a Ian Gomes comanda aos sábados. O programa deve ganhar mais tempo na nova programação da Jangadeiro, a partir do dia 7 de abril. Ah! um salve para o João Paulo Memória, responsável pela edição e pós-produção.

TV. Lianne Quezado embarca para o Chile

.
A jornalista Lianne Quezado (TV Verdes Mares) está afivelando malas (  parece até nota de colunas sociais dos anos 50 ) para as férias. Ela vai ao Chile. Com o marido. Que é chileno.

sábado, 22 de março de 2014

FLAGRA. A cidade assim como o ministro

.

JORNAIS. O Diário não complica; obedece

.
Em seu blog "Mídia Mundo", Eduardo Tessler criticou o uso da expressão "apreendido" pelo Diário do Nordeste para referir-se à detenção de um adolescente. Ele,  provavelmente, desconhece a obrigatoriedade que nós da imprensa de usarmos esse termo quando é o caso da prisão de um menor. Eu, muitas vezes, tenho questionado que o problema do menor não se resolverá com esse tipo de hipocrisia imposta pela Lei, mas com as autoridades detendo-se em ações sociais efetivas em favor do povo. 

RÁDIO. Apá é a convidada da Tribuna hoje

.
Aparecida Silvino é a convidada do 'Primeira Edição', deste sábado, na Tribuna Band News. Dê um clique no link que está logo ali à direita, abaixo do logo do 'Gente de Mídia' e acompanhe a programação da FM 101,7.

NOMES. A morte de Canarinho, o humorista

.
Quem morreu foi o humorista Aloísio Ferreira Gomes, conhecido como Canarinho. Ele tinha 86 anos. Integrante do programa "A Praça É Nossa" (SBT), o comediante foi vítima de um infarto agudo do miocárdio. Ele estava internado desde o dia 16 de março. 

Nascido na Bahia, Canarinho iniciou sua carreira aos 17 anos, com passagens pelo rádio, cinema e televisão. Ele fazia parte do elenco de "A Praça É Nossa" desde 1987 e também participou do "Sítio do Picapau Amarelo" e das novelas "Meu Pedacinho de Chão"', de Benedito Ruy Barbosa, que ganhará um "remake" na Globo em abril, e "Sinha Moça".

sexta-feira, 21 de março de 2014

TEVÊ. Entreouvido entre gente que faz tevê

.
O de azul pergunta - O que falta mesmo para o Leal Mota Filho ocupar a bancada de um telejornal? 

O de verde responde - Só alguém descobrir esse potencial.

E eu, cá com meus botões brancos, indago: o que  acha disso?

DANÇA DAS CADEIRAS. Tayce vai para SP

.
E o talento e a beleza da Tayce Bandeira vão ser desfrutados pelos paulistas a partir de maio. Ela deixa o Ceará, onde integra a equipe de repórteres do telejornalismo da TV Jangadeiro e, no pouco tempo em que vem exercendo a atividade, mostrou a sua enorme competência. 

Tayce decidiu largar Fortaleza por conta do casamento com um publicitário cearense que já montou residência na capital paulista e, evidentemente, vamos ter oportunidade de vê-la atuar no vídeo nacionalmente, pois chances não lhe faltarão. 

Desejo sorte, Tayce. 

DISCO. 'Sinal de Cais' é o novo CD de Apá

.
Aparecida Silvino faz hoje às 19h30min na livraria Cultura, da Dom Luis com Virgílio Távora, o lançamento do seu novo CD "Sinal de Cais". Um trabalho autoral onde divide algumas canções com parceiros que se alinham com o nível de qualidade do seu canto. Surpresa: ela me convidou para apresentação do disco. Honra e susto. Honrado, porque considero atitude só tomada por aqueles que dividem conosco essa sagrada fatia do bolo da vida que se chama amizade. Susto: porque ela é muito além do que as minhas palavras podem alcançá-la. Escrevi um texto que divido com meus leitores
Antes de mais tudo, dizer que nada me honra tanto quanto convite da Aparecida para saudá-la neste lançamento. A escolha, provavelmente, se deva a essa sagrada fatia do bolo da vida que a gente degusta e que se chama amizade.
Quando ela me fez o convite, à princípio relutei em dizer sim. Mas como responder não, a quem te situa no mesmo espaço do coração de onde brotam tantas luzes em forma de música?
A poesia de Aparecida magnifica a gente, pela beleza de ser dulcíssima forma de revelar a nós, a alma gentil da compositora e o encanto de sagrar à uma técnica vocal apuradíssima – coisa incomum aos ouvidos nossos nesse cotidiano de tantos ruídos.  
Sua música borda pontos de luz numa peça de rara beleza, como a capa do CD – expressivamente belo -. Apá tece e alinhava cores, natureza, sol, Lua, estrela, céu, chuva, mar, tempo. A singularidade de quem sabe ser o Amor o ‘leit motiv’ de tudo.
Essa menina-mulher que se nutre de poesia, revela nesse “Sinal de Cais”, a que ponto chegou a maturidade do seu canto. 
Num mundo onde a maioria das músicas anda dissociada da beleza da poesia, Aparecida nos felicita de um forma “soberana e sem nenhum pudor”, como na música de abertura.
Quem senão essa cearense para constar do Dicionário Cravo Albin da MPB, ao lado de grandes astros e estrelas da canção popular?
Começou a aprender piano aos quatro anos de idade. Aprendeu a ler música antes mesmo de aprender a ler. Entrou para o conservatório de música aos cinco anos e se formou em piano aos 16 anos. Em 1990, mudou-se para São Paulo e passou a estudar com Hans Joachin Koelreutter. Em 1992, viajou para os Estados Unidos onde permaneceu por 6 meses fazendo cursos.
Que gravou o “Vidro de Aço” e o CD dedicado à mansuetude das mães. Que foi minha regente no Coral do Povo.
Essa chegada até aqui não é feita de improviso, mas de aula, canto, encanto e poesia. Hoje, portanto, não é qualquer dia; hoje ela faz a sua festa, com esse lançamento, magicalizando os sonhos – como a música que venceu um festival “Janela Aberta” – e que revela a identidade de Apá com a dimensão da melhor harmonia.
Só os poetas mais sábios para mergulharem nessa dimensão de luz e cor, de onde colhem sons que só eles conseguem ouvir.
‘Que som é esse que vem do porto, que chega nas mãos do vento e brota através do mar”.
O som que ela ouve na dimensão do sonho é tão incrível que ela mesma se embriaga de encanto e se diz incapaz de eleger o instrumento que conseguirá traduzi-lo. Como sabe que nada disso nos pertence, está na letra de “Tempo”, ela nos ensina que não se deve discutir o belo, mas basta apenas senti-lo,  abrir a janela e deixar a vida entrar”.
Afinal, há coisas que nos fazem felizes “quando é amor”.
Aparecida cantora, Aparecida compositora – que divide o encanto do disco com parceiros como o saudoso Zé Rodrix – eu pensei que fosse uma parceria mediúnica - , Gilvandro Filho, Sonekka, Pedro Mota e Zé Edu Camargo, imprime com esse CD autoral a sua melhor marca. A marca Apá. Que não se apa...ga nunca.
Só pra arrematar um final: eu sempre desconfiei que a amizade que me liga a família Silvino tem raízes bem mais anteriores a esse encontro. Não falo desse encontro aqui da festa de lançamento. Mas de conhecimento outros. Basta pensar que almas geminadas pelo canto se reúnem numa gleba consangüínea e resolvem farturar (de fartura) frutos que nos chegam pelo porto chamado Vida.  E hoje aqui,  eu e todos nós temos um sinal. Um sinal de cais. Um sinal de paz. Um sinal de apaziguar  a paz. Apá – a que rima com vida. Aparecida.  E esse momento é marcante. 

"HOJE É SEMPRE UM OUTRO DIA PRA APROVEITAR A ALEGRIA DE PODER SENTIR SAUDADE". (Versos de Aparecida Silvino) 

GOOGLE. O 'doodle' lembra Ayrton Senna

.


quinta-feira, 20 de março de 2014

RÁDIO. Audiência de FM e AM do Ceará

.

RÁDIO. A posição do segmento jornalismo

.

TWITTER. Derrotado, vovô não atrai torcida

.
.

TV. Em abril começam novos programas

.
7 de abril. Esta é a data marcada para a estreia dos novos programas do horário noturno da TV Jangadeiro. Novidades que, segundo fui informado, vão surpreender aos telespectadores com a utilização de nomes já conhecidos e que passam a atuar em pontos diferentes. É aguardar para ver.

RÁDIO. Não foi da verdinha mas sobre a azul

.
Leitor indaga se o post RÁDIO. Direção cobra esforço de seu pessoal seria uma referência à turma da Verdinha, diante do avanço da Clube. Não. Trata-se, realmente, de cobrança à equipe da Povo-CBN em relação à Tribuna Band News, que ultrapassou a emissora do grupo segundo pesquisa do Ibope.

ASTROS. O mau humor de gente famosa

.
A respeito do mau humor que envolve artistas - como o citado no post "sobre mau humor de Renato Aragão", o radialista Eduardo Valente lembrou ao GENTE DE MÍDIA um fato ocorrido com ele e que envolvia nome famoso global.
[...]  uma vez nos estúdios da Tempo FM quando fui entrevistar um ator global em alta naquele momento, e que estava de passagem por Fortaleza na companhia de um outro empreendimento dele, quando indaguei fora do ar sobre o que ele estava achando da cidade e ele disse "...muito quente, cidade suja fedorenta, povo feio..." e de sacanagem fiz a mesma pergunta no ar e ele solta "...é uma terra maravilhosa, povo alegre..."etc e tal... poucos são aqueles que são exatamente como aparecem na tv ou no rádio.

RÁDIO. Dom Bosco perde parceria de padre

.
O padre Reginaldo Manzotti não tem mais nenhuma ligação com o projeto Evangelizar que a rádio Dom Bosco realizará, este ano, pela sexta vez consecutiva. Quem deu a notícia foi o jornalista Roberto Moreira, em seu blog, sem adiantar as causas. 

Uma versão corrente é de que a coordenação e o sacerdote não conseguiram acertar as negociações, já que Manzotti estaria assumindo outras parcerias. O rompimento, segundo ouvi de um integrante do movimento de leigos da Igreja Católica, foi "inesperado e sem explicação", como também salientou o blogueiro.

GOOGLE. O outono é celebrado por 'doodle'

.

quarta-feira, 19 de março de 2014

HACKERS. Eles exploram a tragédia do avião

.
Li no site do Sophos que os hackers estão se aproveitando do sumiço do avião da Malaysian Airlines para disputar acessos criminosos. Fizeram isso com o tsunami no Japão e o terremoto nas Filipinas, com o intuito de se beneficiarem economicamente. 

Notícias falsas (fakes) sobre o avião que teria sumido no Triângulo das Bermudas surgiram nas redes, com o fito único de direcionar para sites comprometidos onde você compartilha vídeos que estão contamin ados com 'malware'. 

O tráfego gerado por esses 'hoaxes' representa uma renda considerável para bandidos que os criam. Normalmente geram dinheiro através da publicidade, mas eles também podem usar esses sites para espalhar 'malware' e, assim, implementar métodos mais avançados para ganhar dinheiro.
Neste anúncio jogam com o desastre, usando o slogan "perca-se numa viagem e proporções épicas" e "ninguém nunca vai saber onde você foi". 

A orientação da turma do Sophos é de que não se deve seguir links de pessoas que você não conhece.

CHOQUE ELÉTRICO. A visita de Dilma ao CE

.

RÁDIO. Sobre mau humor de Renato Aragão

.
O mau humor dos humoristas já é do conhecimento de muita gente. Hoje, ao falar sobre o estado de saúde de Renato Aragão, o radialista Rodrigo Maia contou na Verdes Mares AM episódio entre o artista e seu pai Tarcísio Maia.

O pai do radialista, na ocasião, era chefe da segurança do antigo hotel Esplanada. Didi estava ali hospedado. E seu Tarcísio recebeu um telefonema do humorista exigindo que mandassem retirar as crianças que estavam na piscina, pois ele precisava ocupá-la. 

Isso teria ocorrido em uma época na qual Renato fechava a audiência.  


RÁDIO. Relações estremecidas Dilma x PMDB

.

terça-feira, 18 de março de 2014

CENSURA. UOL está proibida de cobrir BBB

.
E a Justiça tomou uma decisão inédita nos últimos tempos ao proibir a UOL de promover a cobertura do 'reality show' "Big Brother Brasil 14". Foi a pedido de liminar da TV Globo e da Endemol. 

Acompanhe o que diz a nota do portal do Universo on Line:

O UOL está proibido de promover a cobertura do "Big Brother Brasil 14". O veto foi determinado pela Justiça do Rio de Janeiro, que acatou pedido de liminar da TV Globo e da Endemol, detentoras dos direitos e proprietárias do formato do reality show.
Segundo liminar da Justiça do Rio, o UOL deve se abster da "exploração comercial e utilização indevida de imagens, marcas, textos, elementos e/ou de trechos dos programas BBB, bem como de quaisquer outras marcas e elementos sob a exclusiva titularidade da TV Globo e da Endemol nos portais http://uol.com.br e http://televisao.uol.com.br/bbb  ou qualquer outro portal da empresa autora". O descumprimento da decisão implica em multa diária de R$ 100.000,00.

A decisão impacta ainda a cobertura do "BBB14" feita pelo BOL, Zip.Net, aplicativos para celular e portal móvel do UOL. Blogs sobre o programa ("Blog da Morango", "Críticas do Mauricio Stycer" e "O Brasil Está Vendo") deixam de ser atualizados, bem como o perfil UOL BBB no Twitter. O programa da TV UOL "Segunda Tela" está suspenso. O UOL também está obrigado a retirar do ar todo o histórico de 14 anos de cobertura especial do "BBB".

Caso inédito
A censura à cobertura do "BBB" pretendida pela Globo não tem precedente na história do UOL. Há 14 anos, o portal oferece uma cobertura independente do "Big Brother Brasil", à qual aplica os mesmos valores e princípios jornalísticos que norteiam toda a produção de conteúdo. No mesmo período, o UOL produziu reportagens sobre outros realities shows de grande repercussão.

A enquete do UOL é regularmente citada pelos participantes do reality show como principal referência sobre a popularidade dos competidores na internet brasileira, prática contra a qual a Globo jamais se opôs, ao contrário, sempre incentivou a prática do UOL, fornecendo-lhe, por todos esses anos, imagens já exibidas do programa. Diferentemente do que alega a ação movida pela TV Globo, todo o conteúdo usado pelo UOL traz o crédito correto e cumpre integralmente a lei de Direitos Autorais.

Movido pela sua confiança na Justiça do Rio e acreditando no princípio inalienável de exercício da livre expressão e informação, o UOL tomará as medidas cabíveis para reverter a decisão. Até lá, o internauta do UOL pode acompanhar a cobertura do "BBB14" na Folha e nos parceiros "Notícias da TV", "Na Telinha", "Vírgula" e "Caras".

segunda-feira, 17 de março de 2014

É DO CAIXÃO. Uma placa para o José Simão

.  
O Brasil é o país das placas sem nexo. Toda manhã, na Tribuna Band News, o José Simão lista um sem número delas que os ouvintes Enviam de toda parte. 

Em Fortaleza, ali vizinho ao Maraponga Mart Moda, uma residência ostenta um aviso a quem desejar estacionar na frente da casa: "evinti reboque". 
 

REDES SOCIAIS. O que há para ler sobre tv



MÍDIAS. Teoria da conspiração do vôo MH370

.
Já apareceu todo tipo de teoria para explicar o sumiço do voo do avião da Malaysian Air Line. Do ingresso em um portal para outra dimensão - tipo Lost - até a intervenção de extra  terrestres. Qual é a sua?


COPA DO MUNDO 2014. Pikachu x Fuleco

.
Alguém elegeu o mascote da copa, o tal Fuleco, para decorar algum objeto seu? Menos de 90 dias do evento, o tatubolinha não pegou mesmo.  Diferente dos japoneses que escolheram o Pikachu como mascote da seleção e que vai acompanhar os jogadores entre junho e julho no Brasil. 

Por aqui, os linguarudos de plantão dizem que Fuleco é mescla das palavras 'fuleragem e copa", no que mais parece coisa de manifestante do bloco "não vai ter copa". 

Já os nipônicos acreditam piamente que, no campo, vai ser possível um confronto entre as seleções do Pikachu e a do nosso Fuleco. Eu du-vi-dê-o-dó...

AUDIÊNCIA. O 'top five' do nosso blog

domingo, 16 de março de 2014

ASTROS. Rodrigo Santoro é um dos 300

.
Alguém aí já foi assistir "300 - A Ascensão do Império'? Vale a pena ir? E Rodrigo Santoro, além de urrar como no trailler, ele consegue finalmente dizer algumas palavras no cinema norte-americano? Ele é capa da QG deste mês e anda com a vida feita em Hollywood. Tem mais três filmes para serem lançados. 

sábado, 15 de março de 2014

PAULO GOULART. A voz que veio do rádio

.
O ator Paulo Goulart, falecido esta semana, deixou muitas gravações de comerciais. Ele atuou com brilhantismo na arte da locução. O Meio & Mensagem destaca isso e mostra vídeos de alguns comerciais para os quais ele fez a narração. 

Paulo Afonso Miessa, conhecido nacionalmente como Paulo Goulart, foi uma das vozes mais ativas na publicidade brasileira. O tom grave e claro veio tanto da genética – o tio Airton Goulart, foi radialista -, quanto da profissão – começou como locutor em rádio fundada por seu pai em Olímpia, interior de SP. E disso ele fez também uma profissão: com a voz convincente, emprestou credibilidade a marcas como Unilever, Itaú e outras campanhas.

JORNAL. NYTimes detona música de Roberto

.
A semana não termina bem para Roberto Carlos. Ele, que anda em um inferno astral desde o caso das biografias não autorizadas, passando pelo vexame publicitário de comer carne sendo vegetariano, viu suas canções serem classificadas pelo New York Times como "cópias inferiores e genéricas". Para o cantor que já foi "o Elvis Presley brasileiro e o Frank Sinatra brasileiro", de acordo com a publicação, isso é arrasador. 

Está bem que é uma opinião de um crítico, Brian Seibert - e crítico tem lá suas opiniões pessoais, mas  que pegou pesado pros lados de Roberto, comparado por ele com um baladeiro tipo Julio Iglesias. 

Ele foi assistir ao espetáculo de dança "As Canções que você dançou pra Mim", em cartaz em Nova York e achou tudo muito fraco. Da falta de tradução do programa para o público, passando pela coreografia e, principalmente, das músicas de Roberto Carlos. 

Tutty Vasques, em sua coluna no Estadão, escreveu que "os supersticiosos de plantão calculam que tudo mais foi para o inferno depois que o filho da Lady Laura usou uma gravata com detalhes vermelhos, interrompeu o jejum de carne e voltou a cantar “que o bem e o mal existem”. Seja lá o que for, convém adiar os planos de fazer as pazes com o marrom".

   

sexta-feira, 14 de março de 2014

RÁDIO. A surpreendente voz de Letícia Lopes

.
Impressionado estou com a performance da jornalista Letícia Lopes, produtora do grupo O Povo de rádio e que, de repente - não mais que de repente, como diria o poetinha - transformou-se em locutora de cabine, auxiliando o Farias Júnior na bancada da 'Revista Povo-CBN'. E ela que, aos tempos em que eu militei no prefixo fugia do microfone como o 'encardido' da cruz, dá conta do recado com ótima precisão. 

O que não faz um bom treino e uma boa fono! Parabéns, Lelé.

TV. A Globo investe em velhos títulos

.
A Globo vai produzir o 'Globo de Ouro'. O paradão musical que teve 1.570 episódios de 1972 a 1990,  volta agora pelo canal Viva, e deve ocupar espaço na grade da rede, assim como foram os episódios de "Sai de Baixo", gravados pelo canal por assinatura. 

A impressão que se tem é de que a  usina de criatividade da tv brasileira entrou em pane. Programas que estão aí são todos idealizados no exterior: Big Brother, CQC, Saturday Night Live, Quem Quer Casar com Meu Filho, Ídolos, The Voice Brasil. As emissoras pagam royalties caríssimos e, pelo visto, a maioria não traz o retorno desejado. 

A crise de criatividade atinge a programas humorísticos e, pelo visto, já chega ao terreno do produto de maior exportação do Brasil que é a telenovela.

'Meu Pedacinho de Chão'' é um remake do escritor Benedito Rui Barbosa que deve ocupar o horário das 18 horas. Foi assim com 'Saramandaia', 'Gabriela' e a própria versão de 'Carrossel' do SBT.

Até onde isso vai?

CHARGES. Clayton ressuscita 'nossa alegria'

.
O chargista Clayton (de O Povo) foi buscar inspiração naquele vídeo 'Para Nossa Alegria' a fim de comentar o momento da presidenta Dilma Rousseff em relação ao PMDB. O vídeo se tornou 'méme' e foi copiado até por desenhos animados como Simpsons e o Chaves.





quinta-feira, 13 de março de 2014

NOMES. Paulo Goulart se vai aos 81 anos

.
Paulo Goulart se foi. Um dos nomes mais expressivos da arte de representar. Sua vida física terminou hoje aos 81 anos, após luta contra o câncer. 

Além de bom ator, um exemplar pai de família - casado com Nicete Bruno desde 1954 - e um cidadão consciente de sua missão terrena. Era espírita.