sábado, 30 de novembro de 2013

RÁDIO. A entrevista que rendeu manchete

.
A entrevista que o senador Eunício Oliveira concedeu no nosso programa de rádio, na Tribuna Band News, rendeu audiência, muitos ouvintes fazendo perguntas, além de algumas declarações do político ganharem visibilidade na imprensa escrita. O Povo, por exemplo, cita trechos e, inclusive, resgata citações passadas da ex-prefeita Luiziane Lins sobre a relação dele com o governador Cid Gomes. 


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

INTERNET. Falou mal na rede, vai pagar multa

.
Parece uma rua da favela Maravilha, por onde passa a linha férrea em Fortaleza. Na verdade é uma imagem do Vietnã. Lá, entrou hoje em vigor o decreto 72 que proíbe qualquer internauta criticar o governo. Ele vai pagar multa. É o típico controle das redes sociais mediante a proibição para que os usuários não possam sequer discutir as notícias publicadas na imprensa contra os governantes do país asiático. 

Se a moda pega...

TWITTER. Por um Papai Noel cearense

.

RÁDIO. Eunício puxa a audiência da Tribuna

.
O provável fake no Twitter da ex-prefeita Luiziane Lins cita ter acompanhado a entrevista do senador Eunício Oliveira, em nosso programa da Tribuna Band News. O programa bombou.

SAÚDE. Reginaldo Rossi internado na UTI

imagem da tvrecord.
Com fortes dores no peito, o cantor e compositor Reginaldo Rossi foi internado no Recife.

MANCHETES. Um burro no New York Times

.
Fiquei curioso para saber que burro é esse da manchete de primeira página na edição europeia do New York Times."Em Portugal, u"m burro de carga vive de subsídios", diz o título da matéria. Na verdade, a matéria não trata de nenhuma metáfora sobre economia econômica do País, mas sobre o burro mirandês (de Miranda) que está em vias de extinção. 



RÁDIO. A Globo deixa (de novo) o Ceará

.
E, mais uma vez, as transmissões da Rádio Globo no Ceará deixam de ser feitas por uma emissora cearense. A partir de domingo, a Povo AM se desliga totalmente da rede nacional e passa a transmitir somente o som da Povo-CBN. Há um ano atrás, a AM DO POVO integrou-se ao padrão global de rádio. Agora, desliga-se.

É uma estratégia do grupo Povo de Comunicações, interessado em dividir o trabalho da emissora que disponibiliza o som da CBN nacional e, com isso, a empresa ganha em termos de economia. O trabalho da equipe da Povo-CBN passa a ser uno, reduzindo a equipe e economizando grana.

RÁDIO/TV. Gente boa que sumiu da mídia

.
A volta de Tadeu Nascimento ao rádio, levou alguns ouvintes a fazerem indagação acerca de outros nomes que, depois de algum sucesso, sumiram do mercado. 

Marilena Lima, fenômeno do telejornalismo policial, a gente sabe que está se dedicando à produção de filmes documentários. Foi até premiada no último Cine Ceará. Não se sabe é do paradeiro de Cícero Lúcio, Ulisses Salgado (e a irmã dele?), além do Ronaldo de Juazeiro, que atuaram ao tempo da Marilena. 

O editor César Augusto, que já foi proprietário até de agência de propaganda, está em tratamento de saúde. Juarez Silveira, líder de audiência das noites com o "Pássaro da Madrugada", na Verdinha, AM do Povo e Assunção, vive recluso a uma cadeira de rodas depois de um acidente vascular cerebral. 

Soubemos que Moreirinha, antigo funcionário de emissoras de tv no Ceará como Manchete e Cidade, estaria internado numa clínica de recuperação, destino de passagem de outros nomes queridos que atuaram em microfones e no vídeo e precisaram sair do batente.

Quem nos dá notícia de Beto Ortiz, parceiro de Maisa Vasconcelos, aos tempos do "Na Boca do Povo"? De Rita Oliveira, uma das vozes femininas mais bonitas do rádio e da cabine da TV Ceará? E Paulo Calado, repórter que atuava como professor universitário. Aliás, o magistério levou para a Fanor o excelente repórter Luiz Paulo Machado, deixando enorme lacuna. Perdeu o rádio; ganharam os alunos que estão sendo preparados por ele. 

FALANDO NISSO 

Beto Fernandes escreve: "
Boa noite Nonato. Informações de dois profissionais citados nesta postagem. Ronaldo Costa hoje é psicólogo atendendo de forma particular e no serviço público de municípios do Cariri. Cícero Lúcio está a frente do Verde Vale Notícias na Rádio Verde Vale AM de Juazeiro do Norte (07h30min às 08h30min) e no Programa Rota da TV Verde Vale de 17h30min às 18h30min.

RÁDIO. Tribuna estreia equipe esportiva dia 6

.
Uma bomba no rádio esportivo cearense: é a estreia, no próximo dia 6, da equipe da Tribuna Band News que vai transmitir futebol. Coordenada por Jussie Cunha, a equipe é integrada por Fernando Graziani, Carlos Fred, Danilo Queiroz (ex-Expresso), Anderson Azevedo (Assunção-Ceará Rádio Clube), Alex Oliveira (da Metro) e César Luiz, o narrador das coberturas esportivas.

JORNAIS. O cochilo nas manchetes de hoje

.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

GOSSIPS. Toda Veja tem seu dia de Contigo

.
Interessante (ou desinteressante, no caso) saber que tem gente preocupada com a vida dos outros. Chegam até a colocar em dúvida amizades sinceras, como a da Ivete Sangalo e da apresentadora Xuxa, a ponto de render na Veja o mesmo tratamento que se dá às fofocas da Contigo.

RÁDIO. Ouvinte reclama ausência do Tom

.
Ouvinte do Tom Barros, na Verdes Mares, confessa ao editor do blog GENTE DE MÍDIA que (já) está sentindo saudades da presença do comentarista no horário do Paulo Oliveira. O Tom entrou de férias pelo que eu estou informado. O horário é preenchido com entrevistas.

Na verdade, muita gente liga o rádio na Verdinha para acompanhar a abalizada participação desse multimídia, que faz rádio, tv e escreve para o impresso. O Tom tem o carisma que o rádio exige de um colunista radiofônico. 

RÁDIO. A longevidade da velha 'mídia social'

Começa hoje em Fortaleza o encontro da ACERT sobre rádio. Infelizmente, não temos muito tempo para participar de discussões que se fazem sobre esse veículo, num momento importante de sua existência. O horário de trabalho nos obriga a tomar conhecimento apenas de longe - recebi e até agradeço convite da Carmen Lúcia para compor uma das mesas de discussões, mas a questão é o horário de trabalho da gente. 

Interessado em contribuir com o debate, aproveitei um trabalho do Paul Sawers, publicado hoje na web, e o transpus em português para o conhecimento de interessados.  

Rádio é a forma mais original de "mídia social" na medida em que permite que você se conecte com outras pessoas e idéias em sua comunidade ou além, de graça. É isso que faz o rádio a razão única por toda a sua longevidade. O rádio terrestre está crescendo, assim como a Internet e o rádio online”.

Um relatório recente da Nielsen descobriu que o rádio de transmissão tradicional ainda é o meio mais proeminente do consumo nos EUA.
De acordo com a pesquisa, quase dois terços (63%) de fãs de música dizem que o rádio ( tradicional ) é o seu principal meio de descobrir música nova. Claro, isso não quer dizer que meios alternativos de consumo ao rádio não estejam crescendo em demanda também - isso significa apenas que o seu velho e fiel 'FM / AM wireless' continua a ser uma força a ser contada. Por enquanto , pelo menos.

(Continue lendo)

LOGOS. Integralismo chupado e ressuscitado

.
O símbolo do integralismo brasileiro, doutrina política de inspiração ultra-conservadora, foi chupado descaradamente pelo pessoal que desenhou o logo da EBM.Quintto. Confira:

Quem passar pela Padre Valdevino, à altura da Desembargador Moreira vai se deparar com o prédio da EBM Quintto Comunicação e verificar a marca semelhante a do movimento de Plínio Salgado.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

FOTO. O 'paz e amor' dos tempos de guerra

.

Imagem captada de "O Longo Caminho Para Casa", de 1997

Nos já distantes dias da década de 40, do século XX, quando o mundo registrava os estertores da grande guerra, um homem magérrimo, por trás de cercas de arame farpado, levantava os dedos indicador e o maior de todos, deixando fotografar-se no que se tornaria anos depois o símbolo do movimento hippie dos anos sessenta. 

Ocorria ali, a libertação dos campos de concentração. Ele era de Dachau, na devastada Alemanha hitlerista, durante a chegada dos aliados. 13 mil corpos foram encontrados no local e amontoados ali do lado de fora daquela prisão. O homem era um sobrevivente. 

Diante da foto, a indagação: quem era ele? Nunca ninguém soube seu nome.Mas, provavelmente, era a figura emblemática de todas as vítimas do extermínio dos judeus, com que Hitler apregoou na era do nazismo com "solução final". 

Ele, silenciosamente, olhou para o visor da câmera de um soldado americano, fez o gesto de paz e amor que seria o mesmo dos hippies nos anos 60 e que, ironicamente, era o mesmo gesto celebrado em todas as pinturas do sagrado coração de Jesus. 

Do simbolismo dos antigos essênios aos dias de hoje, paz e amor ainda continua sendo o ideal evocado por todos para um mundo melhor. 

Vá a uma locadora e leve o documentário "O Longo Caminho para Casa", premiado com o Oscar de 1997. Um documento para que as gerações nunca esqueçam o que se passou ali.

ATOR. O ruivo que vai faturar 200 mil reais

.
Pois é, o ruivo João Côrtes, que faz comerciais de uma operadora ao lado da Grazi Massafera, viu saltar o seu cachê de R$ 10 mil para cerca de R$ 200 mil por propaganda em menos de um ano.  

Ele vai atuar na série "Os Experientes, de Fernando Meirelles, na Globo, em 2014, e já tem garantido papel na próxima novela das 7 "Geração Brasil".


terça-feira, 26 de novembro de 2013

GLOBAIS. Atores furam fila no Pinto Martins

.
Márcio Garcia e Juliana Paes no evento "Love and Peace Rocks"
Um barraco no aeroporto de Fortaleza. Dois atores globais, Juliana Paes e Márcio Garcia, furaram a fila na hora do embarque no Pinto Martins e conheceram a revolta de passageiros que estavam, há horas, aguardando a ocasião de embarcar para o Rio.

Ao anunciar o começo do embarque, um funcionário a TAM permitiu que os atores passassem na frente até dos idosos que têm atendimento preferencial. Ninguém  ficou calado. Passageiros se revoltaram e a botaram a boca no trombone contra o tratamento diferenciado.

A TAM explicou que Juliana Paes estava com uma criança de colo. Tudo bem; e Márcio? "[...] o ator foi direcionado para um portão separado para evitar o assédio dos demais clientes". 

Ah, então tá!... 

RÁDIO. Jussiê Cunha vai deixar a Assunção

.
O comentarista esportivo Jussiê Cunha está deixando a equipe da Rádio Assunção, onde pontificou desde o dia 13 de maio de 2011. Ele fica na emissora até o dia 13 de dezembro quando passa a integrar um novo projeto esportivo que vai atender ao grupo ao qual ele também está ligado, o Jangadeiro.

"Durante este período, pude compartilhar momentos que só o rádio proporciona. Conheci mais perto o trabalho e os amigos da rádio. Serei eternamente grato a todas as opiniões divergentes as minhas, porque sei o quanto as discussões abrem novas perspectivas. Cresci com isso!" escreve ele na sua página do Facebook. 

Na relação dos agradecimentos cita todos e faz referência a Moésio Loiola, o dono da emissora, "que sempre apostou em mim e por quem tenho carinho de filho". 

Mas a gratidão especial é dirigida ao ouvinte, "aquele do radinho de pilha colado no pé do ouvido, respeitoso sempre.



RÁDIO. Jussiê Cunha vai deixar a Assunção

.
O comentarista esportivo Jussiê Cunha está deixando a equipe da Rádio Assunção, onde pontificou desde o dia 13 de maio de 2011. Ele fica na emissora até o dia 13 de dezembro quando passa a integrar um novo projeto esportivo que vai atender ao grupo ao qual ele também está ligado, o Jangadeiro.

"Durante este período, pude compartilhar momentos que só o rádio proporciona. Conheci mais perto o trabalho e os amigos da rádio. Serei eternamente grato a todas as opiniões divergentes as minhas, porque sei o quanto as discussões abrem novas perspectivas. Cresci com isso!" escreve ele na sua página do Facebook. 

Na relação dos agradecimentos cita todos e faz referência a Moésio Loiola, o dono da emissora, "que sempre apostou em mim e por quem tenho carinho de filho". 

Mas a gratidão especial é dirigida ao ouvinte, "aquele do radinho de pilha colado no pé do ouvido, respeitoso sempre.



AUDIÊNCIA. O Ibope terá concorrente no CE

.
O Ibope vai ter cncorrente no Ceará. Aliás, em todo o Pais. É o instituto alemão GfK que se instalando no Brasil e já mapeou Fortaleza como uma das 15 praças onde realizará suas pesquisas. 

Keila Jimenez, da Folha de SP, com a palavra:

"A audiência em tempo real (real time), aquela minuto a minuto, é um dos alvos de disputa entre o Ibope e o seu futuro concorrente, o GfK.
O instituto alemão, que vai aferir audiência de TV no país, promete instalar medição em tempo real nas 15 praças onde realizará as suas pesquisas: Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal, Campinas, Goiânia, Vitória, Belém, Manaus e Florianópolis.
O Ibope, por sua vez, possui atualmente a medição em tempo real em oito praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Distrito Federal e Salvador. O instituto, que pretende expandir o serviço para outras regiões, diz que está negociando com clientes para atender as prioridades.
Com essa ferramenta de medição minuto a minuto, as emissoras podem tomar decisões (prolongar a participação de um convidado ou não ir para o intervalo comercial) em atrações ao vivo.
Vale lembrar que em uma briga judicial com a Record, noticiada pela Folha em junho de 2012, o Ibope admitiu que os dados de audiência fornecidos em tempo real são meramente estimativos e que não devem ser usados pelo contratante na definição de estratégias de programação.

PALESTRA. Hoje falo sobre espiritualidade

.
Hoje estarei na Federação das Industrias do Estado do Ceará proferindo palestra sobre "Espiritualidade no mundo corporativo", em seminário que está acontecendo promovido pelo Instituto Evaldo Lodi. 

No dia primeiro de dezembro, sou convidado para falar sobre 'Vida e morte - dois lados de uma mesma história', no auditório do Hospital Haroldo Juaçaba, na UFC. 



PRÊMIO. Fernanda Montenegro traz o Emmy

.
A atriz Fernanda Montenegro ganhou ontem o Emmy de melhor atriz em Nova York, pelo seu trabalho de 'Doce de Mãe'. 

Fernanda é... a melhor!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

INSTAGRAM. Luan Santana cai na malhação

.
O cantor Luan Santana publicou agora há pouco no Instagram foto sua numa academia ao lado de um companheiro Lorenzo Cavalho. .  
 

2014. O calendário da Copa é feminino

.
Quem esperava ver no calendário de 2014 os nomes famosos do futebol para celebrar o ano da Copa do Mundo no Brasil, vai ter uma surpresa ainda melhor. A primeira folhinha do ano novo que chega ao nosso conhecimento é totalmente formada por jogadoras num drible que a produtora passou na própria FIFA, a empresa de quem se esperava a confecção do calendário com os astros milionários.


TV. Telejornais noturnos perdem audiência

.
A colunista Keila Jimenez destaca a queda de audiência dos telejornais noturnos. De janeiro a outubro, o 'Jornal Nacional' (Globo) registrou queda de 10 por cento, com média de 26,3 pontos, ante 29,3 do mesmo período no ano passado.

Na Band, o "Brasil Urgente", perdeu 16% de sua plateia. Marcou até outubro média de 4,3 pontos, ante 5,2 pontos em 2012.

No SBT, o "SBT Brasil" passou de 5 pontos para 4,7. No entanto, a tentativa da emissora de colocar mais um noticiário na faixa nobre naufragou. O "SBT Notícias" não durou nem dois meses no ar, por conta da baixa audiência.

 O "RedeTV News" também perdeu público. Foi de 1,6 ponto (2012) para 1 ponto. 

A explicação: "com o público chegando cada vez mais tarde em casa e informando-se por outras vias, quase todos os noticiários noturnos de TV perderam audiência em 2013", segundo a própria colunista.

COPA 2014. Fernanda e Hilbert no sorteio

.
A Fifa deve anunciar, até o final desta semana, que a apresentadora Fernanda Lima e o ator Rodrigo Hilbert serão os mestres de cerimônia do sorteio das chaves da Copa do Mundo. 
O evento acontecerá no próximo dia 6, na Costa do Sauípe, na Bahia.
A notícia foi antecipada pela revista "Veja" em sua última edição.
Fernanda e Hilbert, que são casados, fazem parte do quadro de artistas da Rede Globo. A apresentadora, aliás, já havia participado do sorteio para os grupos das eliminatórias em 2011.
A Fifa vai divulgar também os demais artistas brasileiros que estarão no evento, assim como algumas personalidades de destaque do mundo do futebol.
Uma lista de celebridades foi apresentada à entidade pelo Comitê Organizador Local (COL), com base em nomes famosos da Globo.(Folha de SP)

FIFA RECUSA CASAL NEGRO

Eu já havia escrito o 'post', quando sou  alertado por um leitor de que a FIFA havia recusado um casal oferecido pela Globo, formado por Lázaro Ramos e Camila Pitanga. Isso é no mínimo um absurdo e somo minha indignação à do leitor: 


"Nonato, nesse caso da escolha do casal apresentador do sorteio das chaves da Copa do Mundo, a Fifa vetou o casal Lázaro Ramos - que é soteropolitano, nascido no mesmo estado onde será feito o sorteio - e Camila Pitanga, imagem da mulher brasileira, pois ambos não são "padrão Fifa", ou seja, não são brancos. Isso que dá ter um País e um povo que aceita ficar genuflexo diante dos interesses de uma entidade privada, que promoverá uma competição particular onde faturará bilhões com o dinheiro do contribuinte. Uma vergonha: vergonha de ser brasileiro, vergonha do Governo Brasileiro que aceita essas imposições, vergonha da maior rede de TV do País que é conivente. Rodrigo e Fernando são o "padrão Fifa": brancos, bonitos, de ascendência europeia. Ridículo isso".





domingo, 24 de novembro de 2013

ARTIGO. A onda que se fez boato e não veio

.
A onda não veio. Não deu nem marola na praia. Vergonha para o pseudo-profeta? Nada. Vergonha pra quem acreditou nessa besteira e andou amedrontando as pessoas mais ingênuas.

Na cabeça de gente assim, crédula até debaixo dágua, o mundo já pereceu várias vezes. Uma profecia de William Miller, em 1840, previu um grande incêndio entre 21 de março de 1843 e 21 de março d 1844 nos EUA. Quando a data passou, ficou com conversa mole. Disse que só era em outubro, o que também não aconteceu. Incrível é que os seguidores dele formaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

No final de 2012, a profecia de um pastor evangélico da Califórnia, Harold Camping, não se cumpriu. Foi o bastante para a revista Time listar o ‘top 10’ das falsas profecias.

Nunca vamos esquecer de que foi anunciado que no ano passado, no dia 12/12/12, seria o fim de tudo.

Já houve até um enganador desses que, nos anos 70, anunciou a queda de um avião na praça do Ferreira, em Fortaleza. Os jornais da época – Povo, Estado, Correio do Ceará e Unitário abriram manchetes. Ele ganhou notoriedade. Uma clientela besta o fez embolsar grana atendendo como se fosse uma ‘grande vidente’. Na véspera do dia aprazado, tomou doril e sumiu – como diziam um anúncio da época.

Falsas profecias como a do  ‘bug do milênio’ foram vergonhosamente desmentidas pelo tempo. Ele é o senhor da razão.

Em anos mais distantes, o fim do mundo que não aconteceu chegou a virar música de sucesso, composta por Assis Valente – “anuciaram que o mundo ia se acabar...”

A onda do tal profeta do João não veio, como os de bom senso já 
esperavam. No entanto, fica a lição da ‘onda’ que isso criou levando alguns mais ingênuos e crédulos fossem vítimas de mais um desses videntes que, ganham espaço quando não colocamos em prática o verdadeiro senso crítico das coisas.

sábado, 23 de novembro de 2013

PROFISSIONAIS. Nilton Jr sanduichado

.
Acostumado a vê-lo sério, sisudo na apresentação do Jornal Jangadeiro, quem visita a página do Facebook de Nilton Junior se surpreende. Em várias fotos, ele se revela uma figura alegre, descontraída e de bom humor com a vida. Aqui sendo sanduichado pelo Diego Lage e pela Renata Sampaio, colegas de redação... grávidos! (hehehe)

TEVÊ. Estou no programa da Carla Soraia

.
Ah! - se não fosse a postagem da Fátima Abreu no Facebook - ia me esquecendo que, amanhã, estarei no 'Almanaque Cultural', programa da Carla Soraia na TV Assembleia (Canal 30), às 19 horas, com reprise nas terças às 20h30min. 
O programa recebe ainda outro ícone local, a atriz de radionovela Karla Peixoto, que trabalhou na TV Ceará, canal 2, primeira emissora a se instalar no Estado, sendo uma das pioneiras da televisão no Ceará.
O quadro musical do programa ficará por conta do cantor, compositor e multi-instrumentista cearense Caio Castelo, e contará também com o clipe da banda local Mafalda Morfina, que atualmente faz carreira em São Paulo.

RÁDIO. Quando mais parece órgão público

.
O fazer rádio, hoje em dia, é uma coisa interessante. Nos sábados, domingos e feriados, quando se imagina tenhamos mais público à disposição de sintonizar emissoras, é quando menos as empresas se preocupam em dinamizar sua programação. Em sua maioria, as rádios funcionam à semelhança do serviço público. Pernas pro ar, que ninguém é de ferro, perdendo uma grande oportunidade de atrair clientes. 

Tente telefonar num sábado, à tarde principalmente, e você vai verificar que não funcionam a produção, as reportagens externas e até o contato com a telefonista se faz difícil, porque tudo funciona como se obedecesse ao calendário inglês. 

Pois, macaco velho nessa atividade, eu sempre percebi que é maior a presença de ouvintes, em busca de informação, entretenimento ou música em dias que o público tem mais folga do trabalho. Esperava-se que a programação não se prendesse apenas ao 'piloto automático', mas que se disponibilizasse 'gente ao vivo' para dinamizar ainda mais a frequência. A direção de certas emissoras, ao contrário, viaja na contramão dessa percepção e dá folga a todos, deixando apenas o pessoal interino. 

Com isso, o público vai se desinteressando do 'sem fio', adotando novas alternativas, fugindo do rádio, que mesmo em matéria de música já não atrai como antes. A maior parte do ouvinte de FMs dos segmentos musicais, se mudou de armas e bagagens para o MP3, efetuando a dieta musical de sua preferência - para fugir à ditadura dos programadores presos ao ditame das gravadoras.

Com isso, o rádio vai sendo fragilizado, quando poderia ser ótima opção para os fins de semana em termos de serviço. Pois é quando se tem mais ouvintes e até mais gente para se conversar, o que não ocorre durante a semana em que os entrevistados têm ocupações. 

É algo que sempre discuto com meus botões... 

BLOGS. O que acontece com o 2ª Leitura?

.
Dois meses da última postagem, o blog 'Segunda Leitura' repete o ritmo descompassado desde que foi criado para falar, principalmente, de política. Custa crer que, num ano pré-eleitoral, com tanto assunto para se debater, os blogueiros de O Povo tenham desistido de atualizar o diário.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

COBERTURA. Jornalistas pegam uma onda

.
A presidenta passou por aqui. Não no blog, mas no Ceará. Assinou convênios, fez promessas - aproveitou para conferir um palanque de olho em 2014. Mas o que me chama atenção é ver aquele mar de gente - jornalistas na cobertura da passagem dela. Parecia uma onda enorme - será que a tsunami do Juscelino era isso, e ele não soube decifrar pra gente? De qualquer jeito, o flagrante da Sabrina Lima, mostra como é a vida de jornalista para dar conta do recado.


POR ONDE ANDA. A Ana Lúcia Machado

.
Leitor do GENTE DE MÍDIA pergunta se eu sei do paradeiro da jornalista Ana Lúcia Machado, durante muitos anos atuou na Verdes Mares e TV Jangadeiro. 

 Bem, pelo que me consta ela ainda pertence aos quadros da Assembleia Legislativa. 

 Pometo mais detalhes.

Ah! o nome do leitor Madson Vieira de Souza, da rua Moreira de Souza, na Parquelândia. 

NOMES. Morre quem me deu chance no rádio

.
Será enterrado, nesta manhã de sexta-feira, em Iguatu (Centro-Sul) o professor João Gualberto Filho (86). Ele era pai do jornalista Guálter George, editor-executivo de Conjuntura do O POVO.

João Gualberto, nome dos mais respeitados nesse município, dedicou mais de 50 anos de sua vida ao magistério.

Nossos pêsames à família.

(Lido no Eliomar)

O professor João Gualberto foi o responsável pela minha presença no rádio. Foi ele que me deu a primeira chance de trabalhar como redator na Rádio Iracema de Iguatu. 

GRAMMY 2013. Os brasileiros vencedores

.
Veja os vencedores e indicados nas principais categorias da premiação:
GRAVAÇÃO DO ANO
Pablo Alborán, "Tanto"
Marc Anthony, "Vivir Mi Vida"
Buika,  "La Nave Del Olvido"
Andrés Cepeda, "Lo Mejor Que Hay En Mi Vida"
Natalie Cole Duet With Juan Luis Guerra,  "Bachata Rosa"
Santiago Cruz,  "Desde Lejos"
Draco Rosa Featuring Ricky Martin,  "Más y Más"
Alejandro Sanz,  "Mi Marciana"
Caetano Veloso,  "Um Abraçaço"
Carlos Vives,  "Volví A Nacer"
ÁLBUM DO ANO
Pablo Alborán,  "Tanto"
Bajofondo,  "Presente"
Miguel Bosé "Papitwo"
Andrés Cepeda, "Lo Mejor Que Hay En Mi Vida"
Natalie Cole, "En Español"
Guaco, "Escultura"
Gian Marco, "Versiones"
Draco Rosa, "Vida"
Alejandro Sanz,  "La Música No Se Toca"
Carlos Vives, "Corazón Profundo"
CANÇÃO DO ANO
Carlos Vives, "Volví A Nacer"
NOVO ARTISTA
Gaby Moreno
MELHOR ÁLBUM VOCAL POP CONTEMPORÂNEO
Alejandro Sanz, "La Música No Se Toca"
MELHOR ÁLBUM VOCAL POP TRADICIONAL
Andrés Cepeda, "Lo Mejor Que Hay En Mi Vida"
MELHOR INTERPRETAÇÃO URBANA
Pitbull Featuring Papayo, "Echa Pa'llá (Manos Pa'rriba)"
MELHOR ÁLBUM DE ROCK
La Vida Bohème,  "Será"
MELHOR ÁLBUM POP/ROCK
Beto Cuevas,  "Transformación"
MELHOR CANÇÃO DE ROCK
Vicentico, "Creo Que Me Enamoré"
MELHOR ÁLBUM DE COMPOSITOR
Caetano Veloso, "Abraçaço"
MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA CLÁSSICA
Nelson Freire, "Brasileiro"
MELHOR COMPOSIÇÃO CLÁSSICA CONTEMPORÂNEA
Carlos Franzetti, "Zingaros"
MELHOR ARTE DE CAPA
Caetano Veloso, "Abraçaço"
MELHOR ENGENHARIA DE SOM PARA UM ÁLBUM
Kany García, "Kany García"
Categorias brasileiras
MELHOR ÁLBUM CRISTÃO (EM PORTUGUÊS)
Kleber Lucas, "Profeta Da Esperança"
MELHOR ÁLBUM POP CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO
Seu Jorge, "Músicas Para Churrasco Vol. 1 Ao Vivo"
MELHOR ÁLBUM DE ROCK BRASILEIRO
Jota Quest, "Ao Vivo: Rock In Rio"
MELHOR ÁLBUM DE SAMBA/PAGODE
Alexandre Pires, "Eletrosamba - Ao Vivo"
MELHOR ÁLBUM MPB
Maria Rita, "Redescobrir - Ao Vivo"
MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA SERTANEJA
Victor & Leo, "Ao Vivo em Floripa"
MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA BRASILEIRA DE RAIZ
Vários, "Salve Gonzagão 100 Anos"
MELHOR CANÇÃO BRASILEIRA
Roberto Carlos, "Esse Cara Sou Eu"

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

COCHILO. E a nossa Keila virou futurista

.

ELOGIO. Neno sente a falta de Alysson

.

ARTE. Banksy grafita muro da Polícia Militar

.
O artista britânico Banksy passou por aqui. E grafitou no muro do Batalhão de Choque da PM cearense um momento que o identifica como crítico social dessa forma de comunicação.

Via: G1CE


COMUNICAÇÃO. Para investir no mercado

.

CORRESPONDÊNCIA. Mistério esclarecido

.
Newton Silva, chargista e figura boa do meio, nos escreve
"Olá Nonato, não sei se você já desvendou o mistério das visitas diárias aos blogs, inclusive o GENTE DE MÍDIA, vindas da cidade de Mountain View:

"É o spider do google visitando seu site para indexação"

Bem que eu desconfiava que a Google tinha alguma coisa a ver com isso.

Deve ser por esse mesmo motivo que essas visitas não aparecem no relatório de acessos da Google Analytics. Eles não devem considerar as próprias visitas para indexação em sua contagem.

Abraço".
Como é bom ter um Holmes entre os leitores do GENTE DE MÍDIA. Grato.

FOTOS. A Kézya Diniz esbanja sorrisos

.
Acostumada a conviver com vestes escuras, que lhe davam um ar sombrio, a jornalista Kézya Diniz ficou mais jovem depois da cirurgia bariátrica a que se submeteu. Hoje em dia, ela até sorri nas fotos que publica nas redes sociais e deu atenção às cores claras, fugindo daquele 'estilo mortiça' que a deixava sombria. 

TV. A narração do locutor português

.

SEMELHANÇAS. Lula x Zé Trindade

.
Alguém vê alguma semelhança entre o ex-presidente Lula e o saudoso Zé Trindade, humorista do rádio e do cinema? 

O Tutty Vasques, no Estadão, escreveu hoje sobre isso: 


Cara de um, focinho do outro!


O jornalista Ricardo Setti foi, salvo engano, o primeiro a perceber a mutação: Lula está cada vez mais parecido fisicamente com o comediante Zé Trindade (1915-1980), pioneiro do humor no rádio, no cinema e na TV no Brasil. O ex-presidente podia até se valer disso quando perguntado sobre o mensalão, respondendo com um célebre bordão de seu sósia mais gaiato: “Meu negócio é mulher!” Se quiser, pode usá-lo também na campanha da Dilma.
Lula não é o único que, a olho nu, vai virando outra pessoa à medida que envelhece. O cartunista Laerte, por exemplo, a cada dia se parece mais com a crítica de teatro Bárbara Heliodora. Sublinhando a semelhança física, o artista do traço desempenha o gênero feminino que adotou para si com a mesma elegância e despudor com que Bárbara ‘Não Lhe Adora’ desanca um mau espetáculo.
Parece bobagem, mas não deixa de ser edificante pensar nisso nesses tempos em que os seres humanos se parecem cada vez mais uns com os outros pelos instintos mais primitivos da raça.

PROFISSIONAIS. Robério recebe alta médica

.
Quem já voltou pra casa, depois de uma paradinha hospitalar, é o jornalista Robério Lessa (Fm Assembleia). 

O bom Robério teve uma hérnia estrangulada depois de comer um sushi e acabou baixando na Unimed. Recuperado, ele deve retomar as atividades profissionais na segunda-feira. 

REDES SOCIAIS. Dilma gera bate-boca

.
A página do Planalto no Facebook, lançada ontem, já recebeu (até agora) mais de 30 mil visitas. E criou polêmica entre os internautas. 

"Esta foto de capa não fere o princípio da impessoalidade?" "Página que vai falar sobre as mentiras do PT." "Presidenta, me orgulho da sua postura e que blazer lindo!"

Virou barraco, bate-boca, dividindo apoiadores e críticos de Dilma Rousseff. 

Aliás, tem página no próprio Facebook que chega às raias do ridículo. Como essa "a gatinha do Planalto".


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

MARKETING. O que faz um bom fotógrafo

.
É, vou confessar: gostei (muito) do resultado final do comercial dos produtos Qsee. Fotografia de bom gosto - até pareço político fazendo foto para concorrer a pleito - e um trato no encarte das revistas que circularão pelo País todo com a mensagem. Parabéns, Fernando e equipe. Aproveitei até para refazer a foto e usar na minha linha de tempo do Facebook. 



POESIA. Homenagem aos negros do Brasil

.
Essa gente cor de noite sem estrelas
de Nonato Albuquerque

Quem é essa gente que, ao luzir do cruzeiro,
ecoa no lado de cá dessa América,
um lamentoso canto de tristeza e dor?
Que vem empilhada em porões de navios,
vendida em praças, leiloada a senhores
cujos nós dos dedos não conhecem
as atitudes humilímas da cortesia?

Não sabem suas vozes, o som sereno
da resignada sorte,
as nuances do sentimento crístico.
nem seus incestos rancores permitem às idéias
o menor acento de comiseração humana.

Que raça é essa nascente do grito
que o força o calor de duras chibatas,
abrindo vergões profundos na pele de ébano,
sangrando esse rio, cujo leito são veias
que se apertam ao menor acento de queixa?

De onde vem essa cambada de animais, ditos homens,
que usufruem das rendas desse odioso tráfico?
Que falam palavras que, se escritas fossem,
converter-se-iam em números e cifras;
cujo documento único é a reprovável amostra
de suas mazelas, seus engodos, suas farsas
- Títeres de meia tigela!...

De quem são esses corpos tombados sem bala,
sem o perdão inoportuno de extremas unções,
sem o gozo suspiro de inocentar as culpas
que não lhes dizem respeito, pois dever não lhes cabem?...

Esses andrajos expostos aos olhos da cara,
encobrem trapos de carne que mais parecem
noturnos descidos inapelavelmente
sobre as esquinas de todas as malsinadas sortes.

Dissimulam ocultar esses vermes, que feridas
incruentas conseguiram fazê-las?!....
Restos de carne! Rostos de homens
que se olharam nos espelhos da suprema derrota,
cingiram as rugas da maldição imposta
lavaram-se no suor forçado de seus arbítrios
e se enxugaram ao sangue de muitas árduas lutas...

Esses rostos não têm nome.
Esses corpos não têm identidade alguma...
Amanheceram aqui, numa noite que se eternizou
todos esses anos...

Vieram do mar, em ambulantes masmorras,
caraveladas pelo vento insípidos de tirânicos poderes;
sob o giro dos chicotes dos feitores;
sob o veneno da tortura de opressos carrascos;
no grito assustador de vozes
sem nenhuma sombra de piedade...

Verdadeiros lobos a acoitar no covil de suas imprecauções
as armadilhas dispostas a todos esses cordeiros;
a negarem a possibilidade da profecia;
a mutilarem o domínio do silêncio dos que sofriam
suas perdas...

Vieram retirados de seu mundo, seu "habitat" natural,
à custa da violência gritante de suas vidas mortas
e armazenados, como lixo, em paiós pútridos;
infernizado nesse chão à duras penas...

Braços e mãos impossibilitados de algum aceno ao partir,
sob o peso de enormes correntes!...
Partir, nos rumos que jamais conseguiram deduzir
a simplicidade sincera de suas mentes.
Hoje, alimentam as terras que jamais serão suas,
Colhem, sob o olhar insultuoso de hediondos capatazes,
o pão que jamais conseguirá adormecer suas fomes...

Essas mãos e esses braços, cor de noite sem estrelas,
misturam, no plantio da terra, semente, suor e lágrimas...
E esse chão bebe à gosto, toda essa indiferença!...

Esses pés, que pisaram essa terra sem vontade,
se ferem na aspereza das pedras mudas;
no silêncio contido dos espinhos;
à passagem humilhante de botas empoladas
desassossegando os ouvidos que só
conseguem distinguir aqui
os cantos lúgubres de improvisadas alcovas;
o choro mofino e irreprovável das vozes que nascem
e que, num gesto de mais profunda intuição,
protestam contra a maldição lançada sobre suas cabeças.
amadurecendo, em cada fio, a prata do amargurado pranto!

Quem é essa gente, vestida de silêncio,
que rumina esses pastos verdejando esperanças?!...
Que se embriaga nas conversas sem tino?!
no contar dos dias que ainda lhe restam;
e, ao sereno da noite, no infortúnio de seus coitos,
unem suas carnes às carnes de outros sexos?...

Gente sem instante algum para guardar
respeito ao pecado,
dorme suas intranquilidades sob o excesso das forças encurvadas;
consumidas nas horas de moeda de cana,
nos alpendres das casas de farinha,
nas lavagens das casas grandes...

E essas mulheres,
que desprendem de suas rotas vestes, os seis emurchecidos
e amamentam os frutos de suas horas de gozo
e ainda encontram nos abismos de suas gargantas mortas,
as vozes para embalar com cantilenas doces,
o sono tranqüilo dos filhos dos patrões, seus donos?

E essas mulheres, que não sabem palavras
mas que seus gestos professam a sabedoria
oculta de todas as verdades?!...

Essas mulheres de carapinhas brancas,
que não conhecem as coisas lá de fora -
o vai e vem das salas grandes, onde nos dias de festa
se reúne, impávida e insensível,
a elite dos senhores de engenho;
as damas da corte e os cavalheiros vindos de longe
à cara de gloriosos dotes -,
essas mulheres, nem de longe conseguem imaginar
o fausto e as riquezas orgíacas que imperam
solenemente, nos corredores dessas casas;
por trás dos balcões
e no aconchego de suas alcovas
onde o ouro se exibe generoso e farto!...

De onde vêm essas vozes que cantam e gemem?
Que gritam ao Deus de todos os homens
a sua prestimosa ajuda;
que falam, em desespero, das terras onde nasceram
e cochicham temerosas aos pés-de-ouvidos de cada um,
a sua revoltada mágoa...

Vozes que respeitam os que conseguiram escapar
a essa prostituída vida que amortalham,
recebendo de noite, os avisos... os encostos
os espíritos que se manifestam
em meio a desgraçada sina...
Vozes dos mortos, tombados no martíro das resistências
aos grilhões tirânicos;
na tentativa de salvaguardar suas almas
(pertencentes a outro dono!...)

Vozes dos pretos, que trazem de volta
as mensagens de conforto
e a obsequiedade permanente de ajuda;
na miscinegação da nova língua e de seus dialetos afros...
Dessas vozes e desses cantos trôpegos
surgiu a essência de novas seitas,
no sincretismo de culturas, só invulgares,
aos que chancelam a imssibilidade de compreendê-las.

De onde são esses negros fugidios desse regime de força,
que achou de encorajar sistemas modernos de opressão?
Que fizeram esses homens para correrem na fuga
essas léguas intermináveis
E se embrenharem nas matas
e construírem quilombos
e buscar, incansáveis, esse sol posto chamado LIBERDADE!...
Que sol é esse que não se descortina
que parece se realizar ao peso dessas nuvens?...

Homens-bichos,
Que não tiveram as chances das escolas,
nem leram nos livros da sabedoria
o suprasumo das grandes verdades;
mas que escolarizaram em suas mentes,
o saber mais pleno de que a Justiça
é a pedra basilar e ao mesmo tempo
os pilares de todas as Ciências e Doutrinas,
a exigir de cada um o acesso livre
no tráfego de suas dependências...
Dependências que eximem toda forma
de gratúita irresponsabilidade
e que se estima, no profundo relacionamento
do amor para com todos...

Essa gente sem nome
que ganhou da História identidade,
prenunciou como nunca,
o estado de inconsciência coletiva
dos que viriam mais tarde
a reeditar por outros meios e formas .
o erro inestimável de outros tempos...

Essa gente negra, escravizada ao sonho
dos ardís mais reles
se amparou no consolo da paciência
e se deteve na espera do seu momento breve - a liberdade.

Essa gente negra
viveu na carne embrutecida
as lições que, talvez, não pudessem transmitir aos outros,
através de todas as palavras...


Primeiro Prêmio no III Festival de Poesia Cearense, 
realizado pela Associação de Artes e Cultura Cearense 
e publicado no "Poemas Novos", 
das Edições Grupanos, 
sob a coordenação de Marcel Mendes 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

PRÊMIO. Radialista cego conquista recorde

.

O locutor de Américo Brasiliense (SP), Antônio Cézar Ribeiro, entra para o RankBrasil com a Maior coletânea de datas comemorativas do país: são 12.793 dias especiais celebrados pelo mundo, tudo registrado em um site que ele mesmo criou.

O Diasde.com conta ainda com 9.861 santos do dia, 5.729 comemorações de cidades, 10.645 fatos históricos, 5.356 mortes marcantes e 10.400 nascimentos importantes, totalizando 54.784 registros catalogados.

Natural de Herval d´Oeste (SC) e cego desde que nasceu, o recordista mostra em seu site algumas datas muito peculiares, como o ‘Dia de ter um dia ruim’: ‘Have a bad day day’, comemorado justamente ontem, 19 de novembro.

Fátima Pires
Assessora de Imprensa - RankBrasil

PALESTRA. Ian Gomes é a mais nova 'coach'

.
Ian Gomes estreia hoje na FA7 falando sobre "Informação e o Resgate da Autoestima das Comunidades". Como eu vou estar em uma palestra minha em Parangaba, junto ao grupo Horizontes da Vida, não terei a chance de ouvir a mais nova "coach" da cidade. Torcida pelo sucesso.