quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CASAMENTO. Fabiane Kaczan-se em maio

.

E quem já está de casamento marcado é Fabiane Kaczan. Ela deve entrar na catedral metropolitana ao lado do pai, em maio que vem. No altar, a esperá-la o Gaúcho que, finalmente, consegue entregar os pontos e assumir a responsabilidade de esposo. O casório vai ser na cripta da catedral e já estão escolhidos banda e músicas que farão a trilha sonora do evento. 

Só tem um risco: de os cearenses perderem a presença da bela entre nós. Ela promete seguir o marido, que é jogador de futebol, por onde ele for. 

Aí vai ser duro, mano... 

BLOGOTESTE. Repórter tatua repórter

.
Dou um doce a quem adivinhar quem é a repórter da televisão cearense que mandou tatuar em seu ombro uma mini-repórter em homenagem a si mesma.

Vamos lá? Dou-lhe uma.


ATORES. Fora de cena por causa de saúde

FONTE
Enquanto Reynaldo Gianechinni e Drica Moraes deram a volta por cima e retornaram a tv, via 'Guerra dos Sexos', dois outros atores ainda permanecem afastados do vídeo por causa de problemas de saúde. 

Guilherme Karan contraiu a síndrome degenerativa de Machado-Joseph, doença hereditária que provoca incapacidade motora grave e leva a uma morte precoce. Atualmente o ator faz uso de cadeira de rodas e, por opção, isolou-se e não aceita receber visitas.

Joanna Fom , de 62, que viveu a marcante Perpétua, na novela Tieta, em 1989,  teve diagnosticado em 2007 câncer de mama, abandonado a novela Paraiso Tropical. Em 2010, recusou outro convite para trabalhar na novela 'Insensato Coração' devido ao diagnóstico de disautonomia (doença que afeta o sistema nervoso e consequentemente prejudica os movimentos). Vibrações boas para todos. 


RÁDIOS. Juazeiro bate emissoras da capital

.
É preciso dizer que se trata de relatório de emissoras ouvidas via internet, o novo parâmetro da audiência. Aliás, hoje em dia, esse tem sido o meio mais utilizado por quem gosta do veículo rádio.

Em casa ou no trabalho, via PC ou iPhone ou celular, é por onde as estações de rádio ganham ouvintes. O aparelho de rádio convencional já tem sido descartado pela maior parte dos novos clientes do veículo, interessados em ser multimídias e não apenas ouvintes de um veículo só. Nesse caso, a audiência da Rádio Verde Vale, de Juazeiro, é notória na pesquisa, principalmente por ser uma emissora do interior que bate a Clube, Cidade AM, Povo-CBN (aqui classificada erroneamente como AM, já que está na faixa FM) e a Verdes Mares, entre as cinco mais ouvidas do Ceará. 


JORNAIS. Anjos em meio a tragédia gaúcha

LEIA AQUI. 
Uma das tarefas do jornalismo é contar histórias. Principalmente histórias que emocionem.

O  Diário de Santa Maria, da cidade gaúcha onde ocorreu a tragédia na boate Kiss, resolveu levantar a história de personagens que participaram de cena de resgate do incêndio e que apareceram nas primeiras imagens da ocorrência.

Vale a pena conhecer o lado solidário de verdadeiros anjos que não não mediram esforços na tentativa de salvar vidas.  


NOMES. Morre ex-integrante dos Incríveis


Remanescentes da Jovem Guarda devem estar lembrados da banda musical Incríveis, aquela que tinha o Netinho que namorou Rita Pavone. Pois um ex-integrante do grupo - o músico Lívio Benvenuti Júnior, o Nenê, morreu ontem, aos 65 anos, em decorrência de um câncer de pulmão.  Nenê chegou a tocar com nomes como Elis Regina e Raul Seixas nas décadas de 1970 e 1980. 

FACEBOOK. Usou perfil indevido e foi preso

.
Um perfil cômico de uma evangélica  na página do Facebook, "Irmã Zuleide" criada pelo santista Álvaro Oliveira Rodrigues, 30 anos, causou o maior constrangimento a uma professora de Santos. Ela denunciou uso indevido de sua imagem e a Justiça mandou deter o autor. Ontem, ele alterou a foto anunciando que a personagem havia feito uma cirurgia plástica. 

CITAÇÃO 

"Rapadura é doce mas não é mole não!"

PRÊMIO. Ao jornalismo de saia do Brasil


Quem são as mulheres das redações brasileiras que disputam o troféu Mulher Imprensa? Instituído há nove anos, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, pela revista Imprensa, a votação está sendo feita no portal http://www.trofeumulherimprensa.com.br/9edicao/home.asp. Entre as participantes estão

Repórter de Revista
Cristiane Segatto (Época)
Daniela Pinheiro (Piaui)
Mariana Sanches (Marie Claire)
Martha Mendonça (Época)
Teté Ribeiro (Serafina)

Colunista de Jornalismo Impresso
Miriam Leitão (O Globo)
Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo)
Ruth de Aquino (Época)
Sonia Racy (O Estado de S. Paulo)
Vera Magalhães (Folha de S.Paulo)

Âncora de Rádio
Alessandra Romano (Estadão ESPN)
Ana Paula Rodrigues (SulAmérica Trânsito)
Fabíola Cidral (CBN)
Tatiana Vasconcellos (BandNews FM)
Thays Freitas (Rádio Bandeirantes)


Comentarista / Colunista de Rádio
Inês de Castro (BandNews FM)
Lúcia Guimarães (Estadão ESPN)
Mara Luquet (CBN)
Miriam Leitão (CBN)
Roseann Kennedy (CBN)

Âncora de Telejornal 
Ana Paula Couto (Globo News)
Ana Paula Padrão (Rede Record)
Christiane Pelajo (TV Globo)
Maria Cristina Poli (TV Cultura)
Renata Vasconcellos (TV Globo)

Repórter de Telejornal
Adriana Araújo (Rede Record)
Delis Ortiz (TV Globo)
Monalisa Perrone (TV Globo)
Neide Duarte (TV Globo)
Sônia Bridi (TV Globo)

Comentarista / Colunista de TV
Cristiana Lobo (Globo News)
Denise Campos de Toledo (SBT)
Miriam Leitão (TV Globo)
Renata Lo Prete (Globo News)
Rosana Hermann (Record News)


MANIA DE REPÓRTER. Conversar com anjos

.
Ele tem 47 anos e mais de 20 de jonalismo. Muitos amigos no meio que atua, mas poucos são os que conhecem os mistérios que cercam a vida pessoal desse profissional que diz ter, desde os dois anos de idade, contato com anjos. "Eu dizia ainda pequeno a minha mãe que moram duas pessoas dentro de mim". 

Hoje, casado, pai de 3 filhos, esse antigo coroinha da Igreja de são Benedito, tem mania de andar com pelo menos uma peça de preto na vestimenta. Não fuma, não bebe, seleciona o que come com muito cuidado. Tem predileção por leituras fantásticas e não é por acaso que seu livro de cabeceira seja "O martelo das feiticeiras", obra incluída nos títulos banidos pelo  Códex do Vaticano. 

Conhecido como enxadrista de renome no Ceará, o J. Klaus dos tabuleiros, diz estar preparando um livro para ser lançado em breve: " A Criação", algo que vai surpreender o mundo religioso do Brasil. 

Uma amiga próxima dele, Tânia Alves de O Povo, já chegou a dizer dele: "A gente nunca pode pensar que você seja louco, porque você é sereno e nos transmite tranquilidade". Sabe de quem se trata?

HQs. Arte revela vida secreta dos heróis

.
A vida secreta dos super heróis  foi o tema que ilustrador francês Greg Guillemin foi buscar para seu novo trabalho. Personagens dos quadrinhos Marvel como Batman, Spiderman (Homem Aranha), Superman e a Mulher Maravilha estão listados nesse trabalho que surpreende pelo cotidiano com que eles são tratados.


CITAÇÕES 


"Eu já vivo entre os civilizados há muitos séculos e, no fundo, isso me faz sentir mais orgulho de ser chamado de bárbaro"
(Conan, revista 74 da Mythos)


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

LIVROS. A qualidade dos infantis da tevê

.
No Dragão, amanhã às 19 horas, lançamento do livro "Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil". Quem me informa é o Nut Pereira, que colaborou no trabalho das professoras Inês Vitorino e Andréa Pinheiro sobre a qualidade da programação infantil da TV Brasil. 

CITAÇÃO

"Em todo adulto espreita uma criança - uma criança eterna, algo que está sempre vindo a ser, que nunca está completo, e que solicita, atenção e educação incessantes. Essa é a parte da personalidade humana que quer desenvolver-se e tornar-se completa"  Carl Gustav Jung (1875-1961)

TEMPOS MODERNOS. Viver sem celular

.
A imagem é do estúdio onde trabalho. Durante o intervalo, vi o quanto estamos aferrados a esse bichinho chamado celular. Discando ou atendendo ligações, postando mensagens via redes sociais ou se deliciando com aplicativos. Você consegue viver, pelo menos, um dia longe dele? Duvido. 

CURIOSIDADE

O ex-empregado da Motorola Martin Cooper apresentou ao mundo o primeiro celular, o Motorola DynaTAC, em 3 de abril de 1974.Tinha 33 cm de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura. Pesava 794 g, e era capaz de memorizar até 30 números.  

LEITURAS. De Santa Maria, tv e Cid Gomes


Da coluna de Keila Jimenez: 

Temático A tragédia em Santa Maria fez a Globo trocar o filme da "Sessão da Tarde" de ontem. Tratava-se do título "O Cachorro Bombeiro", que mostrava cenas de incêndios. No lugar entrou "Ninguém Segura Esses Fantasmas".

Temático 2 Já na Record News causou estranheza um plantão sobre o acidente ser seguido por um comercial de desodorante com cenas de um terrível incêndio, com direito a bombeiro herói bonitão.

CITAÇÕES
"Assessores de imprensa que trabalham demais podem destruir o espírito de uma pessoa"
(Cecil B. De Mille em 'Crepúsculo dos Deuses')

JORNALISTA. ACC homenageia Edilmar

foto de O Estado
Do jornalista Edilmar Norões, ao ser homenageado ontem por membros da Associação Comercial do Ceará: 

Cada um de nós, sejamos jornalistas, médicos, engenheiros ou qualquer outra profissão, deve exercer sua atividade com responsabilidade, com ética e procurar nunca se desviar, pois esses desvios é que, na certa, atrapalham e jamais permitirão que o profissional seja reconhecido pelo seu trabalho. Com responsabilidade, ética e profissionalismo, a gente chega lá”,

CLAYTONMANIA. Traço ambientado na dor

Clayton é chargista de O Povo.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

AUDIÊNCIA. 4 mil acessos a um só post

.
Não foi apenas na televisão que a tragédia de Santa Maria registrou picos de audiência. Aqui no blog GENTE DE MÍDIA as estatísticas demonstram que tivemos um total de 4.000 acessos a uma só postagem sobre o caso.  


JORNAIS. Merchã de tv na Folha Universal

.
A Folha Universal é o jornal da igreja do bispo Edir Macedo. A edição que está nos templos, adota o merchã na 1ª  página e aproveita para propagandear a nova série da TV Record que começa amanhã. 'José do Egito' é o projeto mais ambicioso do canal que representa os interesses da Igreja Universal. 

JORNAL. Folha muda política de comentáros

.
A partir de hoje, a Folha de SP adota mudanças na política de comentários de seu site. Agora, só assinantes do jornal terão acesso a comentar as notas que desejarem. Para não assinante,  ele poderá comentar até 20 textos por dia, porém, serão selecionados pela redação. Esse´mesmo sistema é adotado pelo Jornal do Brasil.

TV. O humor volta em fevereiro à telinha

.
Para quem indaga sobre o retorno do 'Pânico na Band', o programa voltará ao ar dia 17 de fevereiro.

E no dia 14, quem inicia gravações do seu novo programa é o ex-CQC Rafael Cortez. Ele vai apresentar "Got Talent Brasil" (Record). 

SANTA MARIA. A sensibilidade de Clayton

.


SANTA MARIA. Solidários à dor gaúcha

.
De Emílio Moreno, webdesigner do Grupo Jangadeiro: "Nonato, vi você comentando no blog a homenagem do Google para as vítimas de Santa Maria. Nós do Jangadeiro Online também fizemos o mesmo. Desde o meio-dia da 2a feira a nossa logo no alto da home ficou de luto para lembrar os mortos e em solidariedade ao município Gaúcho.

Se achar que vale para o Gente de Mídia...
 


COMPORTAMENTO. Tem grafite virtual

.
Se tem uma prática que muita gente detesta é a do grafite. Também pudera; ninguém suporta a ação de jovens que se aproveitam de prédios - inclusive em obras do patrimônio - danificando-os com o uso de sprays. Pois os grafiteiros, agora, podem usar muros em seus computadores para dar asas aos seus ímpetos de grafitar. Falo do BURN, um espaço virtual para os grafiteiros usarem e abusarem. Melhor do que importunar os donos de imóveis com a sujeira que, geralmente, leva alguém a chamar a Polícia para contê-los.

SOLIDARIEDADE. A dor move o sentimento

.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

REDES SOCIAIS. Twitter como evangelizador

.
O Papa Bento XVI pegou gosto pelas redes sociais. Ele está no Twitter há alguns meses. Sua conta é a (@pontifex), onde aproveitou para dar um chamado à comunidade católica: que abrace esse mecanismo como área evangelizadora.  

“Os crentes estão conscientes de que a menos que as boas notícias também se façam saber no mundo digitalo, poderiam estar ausentes na experiência de muita gente para a qual esse espaço existencial é importante". 

GOOGLE. Luto pela tragédia de Santa Maria





CAPAS DE JORNAIS. A dor nas manchetes

.




HORA H. É jornalismo ou apenas jornalixo?

.

JORNALISMO. A boa opção pelos gráficos

.
Emílio Moreno me envia reproduções de gráficos sobre a tragédia de Santa Maria do Zero Hora (Porto Alegre) e Globo (RJ). Jornalismo moderno prescinde desse tipo de ilustração para melhor informar aos seus leitores.  



domingo, 27 de janeiro de 2013

JORNALISMO. Entre a pedra e a vidraça

.

TRAGÉDIA. Nota falsa circula na internet

.
O jornalista Milton Jung, âncora da CBN-SP, denunciou no Twitter a postagem de uma nota com logo da boate Kiss mas que, segundo ele, trata-se de uma peça falsa. Ele indagava como alguém, num momento desses pode usar  usar esse tipo de expediente. 


SEGURANÇA. Quem cumpre e cobra regras


Depois da tragédia de Santa Maria - já que brasileiro só fecha a porta depois de roubado -, é conveniente que o brasileiro, todos nós, possamos nos mobilizar em favor do ítem segurança. Uma das exigências é de cobrar das autoridades o cumprimento de uma fiscalização mais intensa nas condições de funcionamento das casas noturnas que reúnem grandes multidões. 

Existem portas de saída no caso de um incêndio nos locais onde frequentamos? Como é que uma boate funciona com apenas uma porta de acesso e com biombos de tijolos? Os tecidos usados na decoração estão entre aqueles exigidos para se evitar a propagação de fogo? As fiscalizações de liberação de funcionamento têm acompanhamento? Soube-se que o alvará estava atrasado desde agosto.

Os bombeiros, por exemplo, poderiam ter uma planilha que indicasse a data de vencimento dos alvarás para exigir a fiscalização e consequente cobrança de renovação. Muitas normas de segurança existem, porém, será que elas são cumpridas? 

Empresários, muitas vezes, na tentativa de economizar, compra material de baixa qualidade deixando abertas chances de riscos para a clientela.

Um técnico em segurança orientou hoje para que a população constitua uma comissão para c obrar em cada cidade do Brasil, como estão funcionando esses locais de grande acesso de público. E ele relacionou centros esportivos, boates, igrejas, clubes, cinemas, teatros. E cobrar a parte das autoridades no cumprimento das normas. 

JORNAIS. Cresceu a circulação de impressos

.
Enquanto se fala da crise que cerca o impresso, a semana que passou mostrou resultados bem diversos disso. O IVC (Instituto Verificador de Circulação), revelou que os  jornais  brasileiros cresceram 1,8% na circulação em 2012. 

MÍDIA. As lições da tragédia de Santa Maria

.
A tragédia de Santa Maria deixa lições para todos em termos de discutir a segurança de locais de grande aglomeração - o alvará estava vencido desde agosto passado -, além de uma reflexão sobre a obtusa visão de comerciantes - os seguranças teriam trancado as portas para impedir que pessoas fugissem sem pagar a conta -, o que revela estreiteza de comportamento humanitário numa hora dessas. Mas há um outro dado que preciso destacar, relacionado a rapidez da informação. 

Com os novos recursos da mídia e a ajuda providencial das redes sociais, hoje em dia facilmente se consegue ter noção de tudo que acontece no mundo, em tempo real. A presença de tuiteiros e blogueiros, dando informações das proximidades da tragédia na hora em que ela ocorria - o próprio governador Tarso Genro fez uso dessas ferramenta para transmitir orientações ao seu pessoal -; a presteza das estações de rádio - a Gaúcha, 600 AM e FM 93.7 alteraram sua programação para prestar serviço na madrugada -, denotam como a democratização da informação tem sido importante.



O uso de câmeras em celulares - salve o Istagram! - é uma outra ferramenta que auxiliou as redações de jornais e emissoras de tv a ilustrarem os boletins e as transmissões ao vivo. Uma dessas imagens, feitas por um dos sobreviventes, revela o show pirotécnico que, provavelmente, tenha sido a causa do incêndio. 

A agilidade com que a informação circula hoje em dia, favorece a que, rapidamente, um fato como esse fosse estampado nos portais de notícias do mundo inteiro possa inteirar a todos sobre as ocorrências e o poder de comoção que, nessas horas, une uma nação. 



sábado, 26 de janeiro de 2013

CHARGES. Começou a economia de energia

Sinfrônio é chargista do DN

LIVROS. Onde jazz e blues mais carnavalizam

.
Guaramiranga, no carnaval, é jazz puro. E 13 anos depois de sua primeira edição, o Festival Jazz & Blues que marca o calendário da cidade ganha um livro. 'Nos Acordes do Jazz & Blues', será lançado dia 9 durante o evento.  

SERVIÇO

Livro Nos Acordes do Jazz & Blues (
Cooordenação: Maria Amélia Mamede e Rachel Gadelha.
Projeto editorial, pesquisa, texto e edição: Dalwton Moura.
Fotos: Chico Gadelha. Projeto gráfico: Caio Castelo.
Apoio: Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará
Lançamento: Dia 09 de fevereiro, às 17h30,
na Cidade Jazz & Blues, em Guaramiranga

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

IMAGEM. A beleza iluminada de Fabiane

..
Dizer que ela é bela pode parecer redundante. Mas, verdadeiramente, é. E consegue ser bonita por dentro, também. Veja como ela é iluminada. Tirei essa foto enquanto ela era preparada para entrar no ar pela equipe da TV Jangadeiro. Com a Fabiane Kaczan (Jangadeiro Esporte Clube, TV Jang), todos querem colocar o microfone, ajustar o fone, ajeitar os cabelos... Também pudera. Com uma beleza dessas, a gente se arrasta aos pés dela e ainda acha pouco. Vai ser bonita assim lá em casa... 

REALIDADE. Repórteres que não lêem jornais

.
A pesquisa do Ibope é em relação a livros. Será que se for feita uma semelhante com profissionais de Comunicação Social sobre o hábito de leitura de jornais, teremos surpresa? Pois tem muito repórter que sofre desse tipo de preguicite, o de ler pelo menos um jornal por dia.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TV. Daniely Portela poderá voltar ao vídeo

.
Fora do ar desde que saiu da tv Verdes Mares, Danielly Portela pode voltar ao vídeo muito em breve. 

Depois de ser literalmente desbancada por Caroline Ribeiro, da apresentação do CE-TV 1ª edição, Dani teria recebido uma proposta para compor o time da TV Diário, que também é emissora do grupo Edson Queiroz. Ficou de dar resposta se aceita ou não. Por que não?. 


ERRO. El Pais cai em armadilha com foto

.
O que leva um jornal de credibiloidade, como o espanhol El Pais, a cair numa esparrela como essa de publicar uma falsa foto do presidente Chávez? Provavelmente, ganância de ter exclusividade. 

Uma lição simples de Jornalismo é a de conferir todo informe que se tem à mão; não repassá-lo sem antes ter a certeza de que ele é realmente um fato.

No afã de dar o furo, o jornal caiu numa armadilha, teve que se desculpar e retirar das ruas toda a edição com a foto falsa, num vexame que poderia ter sido evitado.

TEVÊ. O mau uso da língua em caracteres

Enviada por Emílio Moreno

TV. Cai audiência. O público não é BBBesta

.

JORNAIS. Carri Costa está coberto de razão

.



PRÊMIO. Vem aí o de jornalismo científico

..
Emílio Moreno me repassa informação do lançamento amanhã, dia 25 do Prêmio Abreu Matos de Jornalismo Científico. É uma promoção do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC. l

O intuito da entidade é promover e valorizar o conhecimento produzido nas universidades federais do Estado do Ceará e estimular o interesse de estudantes e profissionais pela popularização da ciência, da tecnologia e da inovação.

LEITURAS. De Helaine, Manoela e Gilmar

.
Li que Helaine Oliveira está deixando O Povo. Manoela Monteiro, também. Buscam novos projetos. 

A Manoela passou 11 anos, especialmente no Núcleo de Negócios e na Editoria de Opinião. Ela fica até fevereiro.

Nosso querido Gilmar de Carvalho coordena homenagem a Luiz Assumpção no Dragão do Mar. Recorte do Aqui-Ce.


CHARGES. Quem é bom, já nasce Clayton

.

COMUNICAÇÃO. Um deslize ou preconceito?

.
O portal G1 divulgou fac-símile de comunicado da PM paulista onde é visível o traço racista ao ordenar que os soldados devem priorizar "os indivíduos de cor (sic) parda e e negra". O comando desculpou-se dizendo ter sido apenas um 'deslize de comunicação'. 

FALANDO NISSO

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

DIGITAL. Emissão de 'spam' diminuiu 8%

.

Você notou como diminuiu mais o número de spams que você tem recebido? Segundo o Relatório de Spam 2012, publicado pelo Kaspersky Lab, a emissão dessas mensagens corrosivas caiu 8,2% no ano passado. Isso significa o nível mais baixo dos últimos cinco anos O percentual manteve-se para os últimos três meses abaixo de 70% .
Segundo li no TICBeat, de onde retirei as imagens, essa redução seria por conta da melhoria de proteção contra spam com a instalação de filtros capazes de detectar até 98 por cento. O Brasil ocupa o quinto lugar em termos de emissão de spam.