Translate

domingo, 24 de novembro de 2013

ARTIGO. A onda que se fez boato e não veio

.
A onda não veio. Não deu nem marola na praia. Vergonha para o pseudo-profeta? Nada. Vergonha pra quem acreditou nessa besteira e andou amedrontando as pessoas mais ingênuas.

Na cabeça de gente assim, crédula até debaixo dágua, o mundo já pereceu várias vezes. Uma profecia de William Miller, em 1840, previu um grande incêndio entre 21 de março de 1843 e 21 de março d 1844 nos EUA. Quando a data passou, ficou com conversa mole. Disse que só era em outubro, o que também não aconteceu. Incrível é que os seguidores dele formaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

No final de 2012, a profecia de um pastor evangélico da Califórnia, Harold Camping, não se cumpriu. Foi o bastante para a revista Time listar o ‘top 10’ das falsas profecias.

Nunca vamos esquecer de que foi anunciado que no ano passado, no dia 12/12/12, seria o fim de tudo.

Já houve até um enganador desses que, nos anos 70, anunciou a queda de um avião na praça do Ferreira, em Fortaleza. Os jornais da época – Povo, Estado, Correio do Ceará e Unitário abriram manchetes. Ele ganhou notoriedade. Uma clientela besta o fez embolsar grana atendendo como se fosse uma ‘grande vidente’. Na véspera do dia aprazado, tomou doril e sumiu – como diziam um anúncio da época.

Falsas profecias como a do  ‘bug do milênio’ foram vergonhosamente desmentidas pelo tempo. Ele é o senhor da razão.

Em anos mais distantes, o fim do mundo que não aconteceu chegou a virar música de sucesso, composta por Assis Valente – “anuciaram que o mundo ia se acabar...”

A onda do tal profeta do João não veio, como os de bom senso já 
esperavam. No entanto, fica a lição da ‘onda’ que isso criou levando alguns mais ingênuos e crédulos fossem vítimas de mais um desses videntes que, ganham espaço quando não colocamos em prática o verdadeiro senso crítico das coisas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não há como um homem comum saber certas coisas, a ciência e suas tecnologias ainda não conseguem prever tufões, maremotos, nem mesmo ciclones. A biblia sagrada diz Mt. 24; 24 - "Exitirão falsos profetas que enganarão até os escolhidos. E ainda, Mt. 24; 36 - "Mas arrespeito daquela dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o filho senão o Pai.

Unknown disse...

Seu Nonato, o que esse caba merece é uma onde de 'sabacú', e quem foi na onda dele e\ou tirou proveito infelizmente perdeu a chance de ficar quieto.

Anônimo disse...

Nonato,eu sei de CERTO que teve gente em Fortaleza que vendeu tudo e se mandou rsrs

com medo desta ,suposta profecia agora estao aqui no inteirior,morrendo de vergonha,pq esses comportamento ingenuo è como quando a gente cai,todo mundo manga.

Francisco othon disse...

"Cuidado com os falsos profetas.

Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

Vocês os reconhecerão por seus frutos.

Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?

Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.

A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.

Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

Mateus 7:15-20

Anônimo disse...

Existe pseudovidente, sim.
Existe apresentador sensacionalista e irresponsável, sim.
Existe uma empresa que abre espaço em sua grade para apresentadores com pauta de extremo mau gosto e que assusta os mais incautos, que são uma parcela grande da população. Nota ZERO por diretores da TV Diário pela permissividade e pactuação com esse nível de programação.