Translate

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

RÁDIO. Um brasileiro antecipou-se ao invento

,
O rádio, cujo dia transcorre neste 25 de setembro por conta da data do nascimento de Roquete Pinto - o "Pai do Rádio Brasileiro" -, foi inventado por Marconi. Mas, a exemplo do que ocorreu com o avião de Santos Dumont, teve um brasileiro que se antecipou à descoberta do italiano em dois anos. Foi um padre. O brasileiro Roberto Landell de Moura. 

Em 1894, Roberto havia desenvolvido aparelho semelhante e efetuado a emissão e recepção de sinais a uma distância de oito quilômetros, do bairro de Santana para os altos da avenida Paulista, em São Paulo.

Fanáticos religiosos, contudo, cientes de que o padre brasileiro tinha pactos com o demônio, destruíram seu aparelho e suas anotações, o que atrasou o reconhecimento de sua criação pelas autoridades científicas. Só em 1900 Roberto conseguiu fazer uma demonstração pública de seu invento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como o ser humano é atrasado mesmo...impossível de se acreditar mas...enfim...fica a alegria de ter um amigo como você que divulga informações e histórias como essa. Gosto de avisar ao pessoal que faz ENEM, entrem no Gente de Mídia, assistam aos jornais, escutem o Nonato Albuquerque que muito conhecimento adquiriremos...Abraço irmão.