Translate

sábado, 24 de agosto de 2013

TV. O dia em que uma novela deu 96 no ibope

.
Foi o último capítulo da novela Roque Santeiro, em 22 de fevereiro de 1986. A média ficou em 96 pontos no IBOPE, mas alcançou picos de 100. Nunca nenhuma outra atração televisiva brasileira alcançou a marca dos 3 dígitos.

COMO FUNCIONA O IBOPE 

O IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) faz como qualquer outro órgão de estatística: analisa uma parcela pequena e calcula o total a partir dela. Esse sistema é conhecido como amostragem. Para estimar os 39 milhões de domicílios brasileiros que tem televisão (87% das casas do país), o IBOPE analisa 3.019 deles (0,008% do total). São utilizadas 3 formas de análise:
1) um formulário preenchido pelo residente;
2) um aparelho que coleta diariamente a programação assistida;
3) outro aparelho (o Peoplemeter) mas que envia os dados em tempo real.
Mas como com tão poucas referências o IBOPE pode estimar a audiência do país todo? - você nos pergunta. Sendo muito criterioso na escolha das residências - nós te respondemos. O órgão filtra, através de dados do IBGE e outra série de parâmetros, e escolhe representantes de todas as idades e classes sociais. Eles precisam ser muito bem selecionados pois cada casa representa 58 mil outras. Portanto, para fazer os cálculos é muito simples: 5 pontos? 5 x 58 mil = 290 mil residências (esta proporção pode variar de um ano pro outro).
Agora é só fazer a conversão de cabeça e impressionar na hora da novela.

Nenhum comentário: