Translate

domingo, 20 de janeiro de 2013

CINE 'Pi', metáfora sobre nosso lado animal

.
Acabei de ver 'As Aventuras de Pi'. Belíssimo filme do Ang Lee. Baseia-se no livro de Yann Martel. Segundo li, inspirado na obra literária 'Max e os Felinos'. Que é do escritor brasileiro Moacyr Scliar.

Não vou dizer que o filme não seja bonito. É. Mas o que há de encanto, além das imagens utilizando computação gráfica, é a alegoria que se baseia a história do menino que tem o apelido de Pi (advindo da letra do alfabeto grego que representa a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro). Ela mexe com crenças religiosas, espírito de coragem, disputa entre razão e fé, naquilo que se poderia dizer ser uma metáfora sobre o lado humano e animal que somos. 

Fãs de cinema do tipo de heróis de quadrinhos, vão tirando o cavalinho da chuva. O filme se apropria de uma narrativa marcada pela densidade da emoção e, embora explore o tom aventuresco que o título brasileiro reivindica, é a linguagem da câmera que fala melhor ao revelar, em grandes planos sobre o bote dos náufragos, a impressionante solidão humana no grande mar da Vida. 

Quanto à disputa do Oscar, deve ficar com o de efeitos especiais. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Vi no cinema, Nonato!A fotografia realmente envolve. Ficou a mensagem: embora solitários(o homem) o outro ainda(pode) nos manter vivos. Ian Gomes

Anônimo disse...

"Acabei de ver 'As Aventuras de Pi'. Na internet."

O que é isso Nonato, que péssimo exemplo.

Logo você contribuindo com esse mal que é a pirataria.

Jonathan