sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CQC. Rafael Cortez deixa o CQC em 2013


Rafael Cortez se desliga do "CQC". Anúncio feito hoje. Destino: Record. Vai ser apresentador da versão brasileira do "Got Talent", o programa que revelou Susan Boyle. É o terceiro do grupo original - saíram antes, Danilo Gentili e Rafinha Bastos  - dos sete homens de preto. É uma perda.

REVISTA. Singular aborda tema polêmico

.
O amigo Eliezer Rodrigues, um (*) jornalista, que foi meu chefe no caderno 2 de O Povo deu sinal de vida por aqui, referindo-se à nossa homenagem ao poeta Airton Monte. 

"Também fiz a minha, publicando uma crônica na Revista Singular, sob o título "Pra quem Airton Monte deu o último cotoco?", escreveu. 

Sim, meu velho, recebi o exemplar. Achei a edição maravilhosa. Já tinha pautado aqui referências à Singular que, por sinal, fez uma matéria de capa, arretada, que nenhum outro órgão de imprensa fez. "Drama da Imprensa - Suicídio: divulgar ou não?". Para quem é, cursa ou se interessa ser jornalista, uma baita leitura. Corra. 

(*) Eu queria dizer um 'puta jornalista de bom'... mas puta é muito forte!

CAPAS DE JORNAL. Felipão 'star' em todas



Um link para a herança cultural de Airton

.
Pouco mais de dois meses depois que seu autor embarcou para o lado de lá -  a 11 de setembro -, as crônicas de Aírton Monte podem ser acessadas pelos fãs no portal de O Povo. O jornal continua disponibilizando um link que acessa todos os artigos que ele publicou. Nada mais justo.

FALANDO NISSO

Da coluna É/DN

3 EM 1. Da Povo, de Viola e de Waldonys

.
¹. A frequência 1010 do rádio AM cearense ganha nova identidade a partir da próxima semana. É a estreia na antiga Povo-CBN da Rádio Globo. 

². E Paulinho da Viola fez show no Carnegie Hall, em Nova York, na última 4ª. Ele fez o público sambar pelos corredores do local.

³. Do cantor e sanfoneiro Waldonys sobre o cenário musical cearense: "Hoje temos muita bunda e pouca banda" (in Vertical)

TEVÊ. Chega ao fim o programa do Didi

.
A coluna Zapping anuncia: a Globo desistiu de Renato Aragão. O semanal dele não vai ter continuidade em 2013. "O último episódio do programa "Aventuras do Didi" foi gravado ontem. A atração será exibida somente até o dia 3 de fevereiro". A partir do dia 9 entra no ar o 'Esquenta' com Regina Casé.

E o corte também vai atingir o "Casseta & Planeta Vai Fundo" que só irá até o fim do ano. 

Para quem não se lembra, o Renato Aragão tem o programa desde 1998, quando ainda se chamava "A Turma do Didi" - nome que mudou para o atual em 2010. 

A emissora não tem mais intenção de continuar com o programa, cuja fórmula está ultrapassada e sem graça, mesmo porque "a intenção da Globo é ter novos programas no horário em vez de uma atração fixa". 

A Zapping termina dizendo que "a necessidade de se renovar os programas de humor na emissora é clara. Também por isso, há especulações sobre uma negociação com Marcelo Adnet, da MTV".

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FAMOSOS. De Fabreu, de Falcão e Válber

.
1. A jornalista Fátima Abreu (FM Assembleia) é a mais nova retratada do talentoso Valber Benevides. Pelo jeito, ela deve ter ido ao 'Leruaite' do Falcão, onde o cartunista mostra seu talento com a arte de desenhar ao vivo os entrevistados que vão ao programa. 

2. Aliás, Falcão anda sendo paparicado pela Globo, depois elevar a audiência com a sua participação no programa de Fátima Bernardes. A emissora pensa em contratá-lo com participante permanente. Será que ele deixa o 'Leruaite'?

MÚSICA. As melhores canções para viajar

.
Férias à vista! E aí você programa pegar o carro e sair pelas estradas brasileiras. Além da preocupação com a segurança da viagem e as condições do veículo, tem um item importante que a gente só leva em conta quando está a caminho: a trilha sonora da viagem. 



O site BuzzFeed fez uma listinha das melhores canções para quem vai pegar a estrada. Bob Dylan está na cabeça com 'Queen Jane Aproximattely', uma gravação bem antiga. Evidentemente, o site puxou brasa para a sardinha deles. Mas que tal se fizéssemos a nossa lista?

E QUE MÚSICAS VOCÊ 

OUVE EM SEU CARRO?

REDES SOCIAIS. Punida paródia a jornal

.
Uma paródia ao 'The New York Times', a conta no Twitter "The Times Is On It" (@NYTonit - o New York Times está cobrindo isso"), sofreu punição - foi tirada do ar por um dia até que retirassem o logo do jornal. 

A direção do NYT reclamava que a conta violava sua marca registrada - o avatar era o "T" do logotipo da publicação usando uma boina. 

Aqui no Brasil, aconteceu algo parecido com o site Falha de São Paulo, parodiando a Folha, que existiu até 2010.


NOMES. Morre comentarista Joelmir Beting

.
Um dos primeiros comentaristas econômicos da tv brasileira, Joelmir Beting faleceu em São Paulo, as primeiras horas desta quinta-feira. Joelmir, que popularizou o economês, tinha 75 anos, era paulista de Tambaú. Ao longo dos últimos 55 anos ele atuou no rádio e na TV passando por emissoras como a Record, Bandeirantes, Globo, Gazeta, Globonews. Atualmente era comentarista do Jornal da Band.

TV. Teve armação na pegadinha do elevador?

.
É, parece que aquela pegadinha da menina-fantasma no elevador, que o programa Silvio Santos apresentou no domingo e acabou  bombando na imprensa do mundo todo, teve armação. As pessoas já sabiam antecipadamente da 'brincadeira'. Pelo menos é o que Camila  Brandlise, da Folha, anda publicando: 

Dúvida

Os participantes da pegadinha do "Programa Silvio Santos" que mostrava uma menina-fantasma negam que tenha havido armação, mas um deles, Valdir Cardoso, contou que já participou de uma pegadinha do SBT anteriormente, sabendo do que se tratava.

Dúvida 2

Cardoso contou que, na ocasião, disseram-lhe que ele faria figuração e lhe deram indicações do que deveria ser feito e dito no quadro. Procurado, o SBT não comenta o assunto. Quanto ao quadro do elevador, já foram gravadas várias outras versões, que ainda não têm data para ir ao ar.


CONSUMO & DOR. 200 sites reprovados

.
Se você não quer entrar numa fria, ser lesado em termos de compras pela Internet, então fique atento ao que o Procon -SP está divulgando: a lista de sites que devem ser evitados. 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

GOSSIPS. Apresentador com dias contados

.
E a rádio-peão* - como é chamado o disse-me-disse de corredor em empresas onde a informação não circula com transparência -, não dá trégua aos comentários sobre o fim do relacionamento de famoso casal da TV cearense. 

Eles se separaram, sim. mas a novidade do burburinho é de que ele estaria com os dias contados. Os dois já não conseguiriam dividir o mesmo local de trabalho. 


JUSTIÇA. Bloqueados bens de Marcos Paulo

.
A morte do ator/diretor Marcos Paulo, ocorrida no último dia 11, parece não ter inibido a ganância com que  ex-esposas e amante se atracam na possibilidade de abocanhar parte da herança.Hoje, a Justiça determinou o  bloqueio dos bens do ator, atendendo processo movido por Mariana Sochaczewski Simões Tristão, filha de Marcos com a atriz Renata Sorrah, e pela atriz Flávia Alessandra, que representa a filha, Giulia, da união com o diretor. Marcos era pai também de Vanessa, do relacionamento com a modelo italiana Tina Serina. E a última mulher do ator, Antonia Fontenele também quer um pedaço desse bolo. 

Jornal do grupo premia os melhores da Globo

.
O Jornal Extra do Rio, que pertence ao grupo Globo de Comunicação,realizou ontem a entrega do prêmio aos melhores da televisão brasileira em 2012. Claro que a novela 'Avenida Brasil' levou a maior parte dos prêmios. 

Revelação: Cacau Protásio, Avenida Brasil;
Revelação Infantil: Mel Maia, Avenida Brasil;
Maquiagem: Cheias de Charme, Globo;
Figurino: Cheias de Charme, Globo;
Estreia do Ano: The Voice Brasil, Globo;
Apresentador: Luciano Huck, Globo;
Ídolo Teen: Isabelle Drummond, Cheias de Charme;
Personalidade do Esporte: Tadeu Schmidt, Globo;
Humor: Tapas e Beijos, Globo;
Tema Musical: Vida de Empreguete, Empreguetes;
Ator Coadjuvante: José de Abreu, Avenida Brasil;
Atriz Coadjuvante: Isis Valverde, Avenida Brasil;
Ator: Marcelo Serrado, Fina Estampa;
Atriz: Adriana Esteves, Avenida Brasil;
Novela: Avenida Brasil.

CINEMA. Assista 'Gonzaga'. O filme é bom

.
Se você já viu nos cinemas 'Gonzaga', aproveite para divulgar entre amigos. E se você ainda não foi assisti-lo, cor-ra! Não espere que chegue às locadoras. A telinha do seu monitor de tv não oferece os recursos indescritíveis que a sala de cinema lhe dá, inclusive em termos de som. E não é só por isso, não. É que o filme já pode ser considerado um dos melhores do ano, ao lado de 'O Palhaço'. 

Eu, que trabalhei como divulgador na Odeon aos tempos em que Gonzaga deixou a RCA e gravou alguns discos na 'gravadora do templo', nunca imaginei que a história do 'rei do baião' com seu 'filho' fosse tão tensa como a dramaticidade que o filme revela. 

Como o diretor soube costurar bem esse enredo, sacrificando às vezes o leit motiv biográfico para se deter nas minudências de um relacionamento tão difícil.

Tudo bem construído; da música de abertura com Gilberto Gil, à escolha e condução dos atores. O que vive Gonzaguinha parece o cover dele. O ator que consagra Gonzagão não fica atrás e sabe transmitir a pureza e a dramaticidade que o papel exige. 

O filme é muito bom. Bom mesmo! E, por favor, não me venham com citações do tipo 'nem parece filme brasileiro'. Isso é puro preconceito e é preciso acabar com esse terrível estereótipo que só dá pano pras mangas para que as salas de exibição sejam tomadas pelo cinema colonizador de Hollywood. 

O que é que tem cara de cão e vida de gente

.
Olhe bem para a fotomontagem. Na outra semana, eu conto um detalhe relacionado a essa imagem e que vai ser assunto de programa de tv. 


Para evitar que bêbados usem redes sociais

.
A Lei Seca parece ter ganho fortes aliados no item segurança digital. Já existe um teste de sobriedade, aplicado via celular e iPhone e uma empresa norte-americana acaba de inventar uma ferramenta capaz de impedir usuários de redes sociais de escreverem mensagens quando estiverem bêbados. 
O  grupo de segurança informática Webroot, nos EUA, criou o dispositivo que vai evitar que bebuns escrevam bobagens no Facebook, Orkut, My Space ou Twitter e venham se arrepender no dia seguinte. 
O programa é chamado de 'Sobriety test for social networking'. É gratuito para usuários do navegador Firefox. Só se pede que os internautas se submetam a um exame de coordenação motora antes de acessar os sites de socialização favoritos. 
Um dos testes exige que a pessoa mantenha o cursor do mouse no centro de um círculo em constante movimento e outro que se identifique corretamente uma série de luzes intermitentes. Se o usuário falhar, ele obviamente não poderá entrar nos sites.

VÍDEO. Pegadinha do Silvio ganha o mundo




A pegadinha do elevador, que virou hit na internet depois de sua exibição no “Programa Silvio Santos”, no domingo, vai ganhar uma continuação. A sequência, que também se passa no elevador, foi gravada na mesma leva e envolve outra atriz mirim, numa cadeira de rodas. Não há previsão para exibição.

O vídeo da brincadeira original já ultrapassou 2,5 milhões de visualizações no YouTube. Nele, a atriz aparece com os cabelos desgrenhados e com uma longa camisola branca, assustando pessoas que entram no elevador. Fez sucesso na web e logo repercutiu na imprensa internacional. 

O site norte-americano Gawker classificou o vídeo como “a pegadinha mais assustadora da história”. A ideia da câmera escondida foi da própria equipe do “Programa Silvio Santos” e faz parte de um novo pacote de pegadinhas do SBT. A atriz que interpreta a criança assustadora se chama Ana Lívia Padilha e já protagonizou outras brincadeiras do gênero, como a do Poltergeist, exibida em março deste ano.

FONTE: DIÁRIO DE SP

terça-feira, 27 de novembro de 2012

REDES SOCIAIS Facebook vai desaparecer

.
Não é previsão de fim-de-ano, mas já pode-se dizer que surpreende. O fundador da Ironfire Capital, Eric Jackson, anuncia que "em um prazo de cinco a oito anos, o Facebook vai desaparecer da mesma forma que o Yahoo desapareceu". 

A declaração foi em um programa de TV ao referir-se ao preço das ações do Facebook que despencaram atingindo o que ele considera ser o 'período de recessão' das redes sociais. 

Isso, porém, não significaria dizer que o Facebook seja eliminado até 2020. "A Yahoo ainda faz dinheiro. É uma empresa lucrativa, tem 13 mil funcionários... mas o seu valor é de 10 por cento menos do que era em 2000", completou Jackson. 
E aí, depois de ler isso, o que você acha? 

TV. Estado de saúde Joelmir Beting é grave

.

Joelmir Beting sofre um AVC

Joelmir Beting, 75 anos, jornalista e comentarista econômico do "Jornal da Band", sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico no último domingo. Segundo boletim médico do hospital Albert Einstein, seu estado é grave, porém estável. Ele está internado desde o dia 22 de outubro por causa de complicações renais. De acordo com Mauro Beting, filho do jornalista, ele apresenta características de diferentes doenças autoimunes (que atacam o próprio organismo), mas ainda não foi especificada qual. "O que sabemos é que o problema debilitou os rins dele e isso vem provocando perda muscular e de peso", afirmou Mauro. "Quando o tratamento para os rins estava surtindo efeito, ele teve o AVC. E é evidente que isso vai dificultar ainda mais a recuperação, especialmente na idade dele." Além de estar na bancada do "Jornal da Band", Beting participa de outros programas do Grupo Bandeirantes. O início na emissora se deu em meados da década de 1970. Dez anos depois, foi contratado pela Globo, onde ficou até 2003 para, então, retornar à Band.(Zapping)

VIDEO. Nunca mais você verá Roberto assim

.
.


É do conhecimento público que Roberto Carlos tem um pavor às cores preta e marrom. Em seus shows chega a exigir que as pessoas que nele atuam, sejam músicos ou pessoal da equipe de bastidores, evitem o uso delas. Cenário, obrigatoriamente tem que ter cobertura total de azul. Ou branco. No passado, porém, Roberto já se vestiu totalmente de preto - bem antes de pintar a moda dark. Dessa época é o clip acima onde interpreta a versão de Negro Gato,música reveladora também de uma época em que o rock era mais denso na vida do 'rei'.

TUTTY VASQUES. Black, cyber e Xmas

.

SOM. Mozart compôs 'Lamba minha bunda'



O que você diria de uma música chamada "Lamba minha bunda"? No mínimo, que se trata de uma canção depravadamente pornográfica, cantada por algum intérprete ainda mais. Na verdade, trata-se de uma peça composta por Mozart. Sim, Wolfgang Amadeus Mozart, lá por volta de 1872. 

Leio a novidade no blog Nosabesnada, acrescentando que Mozart escreveu pelo menos seis cânones deste tipo, compostos para serem cantado por seis vozes - além da tese de que ele escreveu todos para seus amigos. 

O site também compartilha versões da letra cuja tradução nos leva a crer que o título nada tem a ver com a letra: 

Lamber minha bunda! 
Alegre-se!  Queixar-se é inútil!  
resmungar, resmungar é inútil,  
é a verdadeira miséria da vida,  
é inútil resmungar, murmurar, murmurar é inútil, inútil!  
Portanto, estamos satisfeitos e felizes, felizes! 

E outra versão mais explícita: 
Lamba minha bunda rapidinho, rapidinho,  rapidinho lamba minha bunda lamba, lamba, rapidinho.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DIREITOS AUTORAIS. O que 'mata' o Twitter

.
A Internet tem sido alvo da ação de maus usuários. Nas redes sociais é comum você se deparar com citações alheias sem a devida menção do autor. A empresa que administra o Twitter reconhece essa deformação. 

No último informe de transparência, o Twitter já alertava para o aumento dos crimes que envolvem  direitos de propriedade intelectual.

A principal queixa é a de roubo de tweets, essa tendência de copiar posts alheios sem mencionar a autoria. O informe faz referência a 3.378 denúncias recebidas nos últimos seis meses, com 5.874 contas afetadas e um resultado final de 5.275 tweets eliminados. 

Aos internautas imprudentes que tomarem um tweet de um terceiro e o reproduzirem sem mencionar a fonte, é bom lembrar o que reproduz o jornalista no blog Legal-e-Digital: "O Twitter se reserva ao direito de eliminar o conteúdo que, supostamente, infrinja direitos de propriedade intelectual sem preaviso. [...] O Twitter poderá também por fim à conta de um usuário, caso venha confirmar que o usuário é reincidente".

NOMES. E Trepinha deixa o palco da vida

.
O palhaço mais antigo em atividade no Ceará deixou de ser esta manhã. Trepinha morreu. 

'Ele era a cara do Theatro José de Alencar', referem-se as pessoas ao tomar conhecimento de sua morte. 

Trepinha era o ícone daquela casa. E da sua arte se sustentava o cidadão José Gomes de Souza, a identidade secreta de Trepinha. 

Trepinha sai de cena do palco da vida aos 85 anos. Muito tempo depois de ter iniciado a aventura de ser um profissional do circo. Foi aos doze anos que fugiu de sua cidade natal, a paraibana Santa Fé, para se engajar numa trupe circense.

Era um palhaço que se diferenciava por gostar de trabalhar com crianças e, principalmente, por abominar piadas de mau gosto, duplo sentido ou que tivessem qualquer conotação com a sensualidade

Certamente, vai ser capa de todos os segundos cadernos na terça. 



MÚSICA. Sites para se baixar música gratuita

MARCAS. A mais peba de todas as Copas

.

Flaminio Araripe flaminio.a@gmail.com


A taça Jules Rimet é apropriada pela crônica esportiva e no imaginário popular, no Brasil, chamada de caneco. A criatividade dos marqueteiros da Fifa juntou a isso o conceito de 'fuleiro' para denominar o mascote da Copa de Fuleco. O tatu bola é que não tem nada a ver com essa história, exceto porque alguns o conhecem como 'peba'. E assim foi criada a marca mais peba de todas as Copas.

HUMOR. Ronaldo faz escola no Medida Certa

.

NOTAS SOLTAS

.
¹. O regra três Evaristo Nogueira, 'pau pra toda obra' na Povo-CBN, amanheceu a semana na bancada do Grande Jornal. Aliás, na enquete sobre os melhores do esporte que um blog alternativo vem realizando com votação popular, o nome dele merecia ser mais lembrado pelos leitores.

². Hoje é dia de participar da palestra do administrador de empresas José Roberto Martins, como parte do projeto 'Grandes Nomes da Comunicação'. Realização da VSM Comunicação, o encontro será no hotel Gran Marquise, na avenida Beira Mar, 3980 no Mucuripe, às 18h30min.

³. Muito interessante o último 'Jangadeiro é Aqui', que a Ian Gomes produz, reporta e edita. Histórias simples de gente anônima mas que guardam uma dignidade acima de qualquer suspeita. 

domingo, 25 de novembro de 2012

WEB. O risco de se comprar pela Internet

.
A denúncia do Fantástico sobre sites falsos de compras pela Internet já era visada pelos internautas nas páginas da rede. Basta acessar o Google e digitar nomes de empresas que vendem pela web e você vai verificar que há muita gente denunciando esse tipo de fraude. 


ESCLARECIMENTO. A leitor desinformado

.
Alguém reclama citação da prisão do filho do Ciro Gomes, "bêbado, desacatando policiais, tentando suborná-los, danificando viatura e portando maconhha". Como não assinou, eu não sei a quem responder. Mas prefiro dizer que se fosse leitor do GENTE DE MÍDIA saberia muito bem que esse é um blog que fala de pessoas e coisas ligadas ao rádio, tv, cinema, teatro, jornais e demais mídias. Portais como O Povo, Diário e Jangadeiro online fizeram a cobertura. 

AUDIÊNCIA. A da Glória, 'Peres' no mucho

.

Quando a voz do povo deixa de ser a de Deus

.
Vive-se dias de angústia sob o peso instigante da violência. Nada que nos leve ao desespero sobre o destino da Terra e da humanidade. Era de transição, sabemos,  em que se processa uma higienização do Planeta, com vistas aos novos tempos em que estaremos agregados a um conceito mais abrangente em termos de moral e ética. 

A exemplo de toda faxina processada em busca de transformação, essa mudança nos dá impressão de que o caos esteja completamente instaurado, o que não corresponde a verdade. 

Como todo paciente terminal que chega ao momento agônico, a banda podre da sociedade se agita nos estertores do transe. E sai da zona de conforto para a da própria desmagnetização das boas energias. Por isso, os ditames da lei são alijados do processo, dando margem às ações malévolas ambientadas na dor e no sofrimento. Contudo não devemos perder de vista o bom senso e buscar resolver os problemas na mesma via incorreta do mal. E em sendo assim, o povo perde o legítimo direito de ser a representatividade da voz de Deus. 

Advertidos que fomos pelos mensageiros celestiais, seja  nas aparições de Mediugórie; seja nas manifestações ditadas pelos espíritos protetores e grupamentos esotéricos, cabe a cada um dos que se aclimatam no Bem e no  Amor, continuar seguindo a sua missão e cumprindo com os seus deveres. 

O legado do revolucionário da cruz é imbatível e serão dele herdeiros, os inscritos nas  bem-aventuranças. Jesus governa a Terra; seu reinado vem do princípio dos tempos e quanto mais longe divisarmos o alcance do futuro, ainda assim ele continuará insistindo para que sejamos adstritos ao seu evangelho de bênçãos. 

Ele próprio citou durante sua passagem física que, assim como a mulher que está em trabalho de parto sente as dores da vida nova que está surgindo, a Humanidade chegaria a um tempo de dores, resultado do distanciamento da Verdade, mas é, nesse instante, que se determina o término da longa noite de pesadelos para, finalmente, ambientar-se a aurora desse novo tempo aos que se detém na faixa da carne. 

Paz sempre e bem eternamente.

COLUNAS. A Zapping fala do caso Casoy


TERÃO DE PAGAR R$ 21 MIL A GARI

Boris Casoy e Band 

são condenados

Boris Casoy e a Band foram condenados a 
pagar R$ 21 mil de indenização por danos 
morais ao gari Francisco Gabriel de Lima 
devido a um comentário feito pelo apresentador 
no "Jornal da Band". No dia 31 de dezembro de 
2009, o gari apareceu em uma vinheta do 
telejornal desejando feliz ano novo. Após anunciar 
o intervalo comercial e sem perceber que o que 
falava ainda estava indo ao ar, Casoy disse: "Que 
merda, dois lixeiros desejando felicidades do alto 
das suas vassouras. O mais baixo da escala do 
trabalho". No outro dia, no programa, ele pediu 
desculpas aos garis e aos telespectadores e 
afirmou ter dito uma "frase infeliz". Lima entrou 
com pedido de indenização alegando que fora 
humilhado com os comentários preconceituosos 
do jornalista. Casoy se apresentou à Justiça para 
dar explicações, afirmando que não houve humilhação
à dignidade de Lima e que pediu espaço à direção do 
jornal para se desculpar no ar. A Band afirma que a 
emissora e Casoy só vão se pronunciar depois que o 
processo for analisado pelo setor jurídico da emissora. 
Ambos podem recorrer da decisão. (com UOL)

sábado, 24 de novembro de 2012

FLAGRA. Enquanto isso, naquela redação...

Foto David Zaitz

VIDEO.Os Bee Gees do tempo da tv em p&b

.
O tempo passa, o tempo voa - e o bordão serve para a ilustração deste post sobre o grupo BGs. É assim que se escreve no original o nome dos Bee Gees. Que na verdade quer dizer Brothers Gees - Robin, Maurice e o outro que me fugiu da memória. Mas o mais interessante é saber que eles são remanescentes dos anos 60, quando se apresentaram na TV ainda em preto e branco. 

TV. Torcidas organizadas estão em discussão

.
A violência das torcidas organizadas é a discussão nos canais de tv. Amanhã, a TVC reprisa o debate que realizou - destaque abaixo na reprodução do Aqui de hoje - e esta semana, a equipe do Câmera 12, da TV Jangadeiro, está encerrando a edição de um documentário exatamente sobre o tema. Pelo que posso antecipar, vale a pena acompanhar opiniões de gente do jornalismo esportivo como Fabiane Kaczan e Jussiê Cunha. Os dois simplesmente mandam ver em torno dessa problemática que, realmente, precisa ser resolvida.


JORNALISTAS. Indiciados no caso Cachoeira

..
Reproduzimos artigo do Correio do Brasil acerca dos jornalistas citados no relatório da CPMI do Cachoeira. 

"Desde que o relator da CPMI do Cachoeira, deputado Odair Costa (PT-MG), confirmou pedido ao indiciamento de cinco jornalistas no seu relatório final, imprensa e oposição passaram a atacar a medida, em uníssono, alegando ora afronta à liberdade de expressão, ora o desejo de vingança do PT contra seus algozes no “mensalão”.
[...]
Saiba quem são os jornalistas que, no entendimento da CPMI, devem ser indiciados:

1 – Wagner Relâmpago
Repórter policial do DF Alerta, da TV Brasília/Rede TV, e do programa Na Polícia e nas Ruas – Rádio Clube 105,5 FM – DF . Segundo a CPMI, ele utilizou seu espaço na TV e no rádio para “bater” nos inimigos da quadrilha ou personalidades públicas que atrapalhavam suas atividades criminosas. Em 2011, foram creditados pelo menos três repasses da quadrilha para sua conta pessoal de, aproximadamente, de R$ 300 mil cada. As relações de Relâmpago com Cachoeira foram reveladas por Carta Maior em 30/3, na reportagemQuadrilha de Cachoeira mantinha relações com a mídia. Para a CPMI, Relâmpago incorreu no artigo 288 do Código Penal, o que justifica seu indiciamento pelo crime de formação de quadrilha.

2 – Patrícia Moraes

É sócia-administradora e editora de política do jornal Opção, de Goiás. Mantinha interlocução constante com Cachoeira e outros membros da quadrilha. Também recebia pagamentos periódicos do bando, na sua conta pessoal e na do jornal, para “divulgar as matérias de interesse da organização criminosa e fazer oposição e a desconstrução midiática de adversários”, conforme o relatório da CPMI. O documento sugere, inclusive, suspeitas de que o periódico possa pertencer à quadrilha de Cachoeira. Os recursos recebidos pela jornalista somam R$ 155 mil. A CPMI pediu seu indiciamento por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

3 – João Unes
Jornalista e advogado, trabalhou em O Estado de S.Paulo, O Popular, TV Anhanguera e TV Record. Segundo a CPMI, foi um dos jornalistas que receberam as mais vultosas quantias da quadrilha. Foi o idealizador e diretor do jornal online A Redação que, segundo a CPMI, foi adquirido posteriormente pela máfia. A soma dos valores transferidos para ele, conforme diálogos interceptados, chega a R$ 1, 85 milhão. Nem todos os valores mencionados nos diálogos foram comprovados na quebra dos sigilos do jornalista e das empresas fantasmas do bando. A CPMI pede seu indiciamento por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

4 – Carlos Antônio Nogueira, o Botina

Segundo o relatório, ele se apresenta como proprietário do jornal O Estado de Goiás, mas na verdade é sócio minoritário de Carlinhos Cachoeira no empreendimento que, conforme diálogos interceptados, também tem ou teve como sócio o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Botina também é proprietário da empresa WCR Comunicação e Produção e doCanal 5. Sob ordens de Cachoeira, utilizava o jornal para criar fatos políticos, fabricar notícias que pudessem prejudicar adversários ou constranger autoridades, enfim, que beneficiem as atividades da organização. Movimentou vultosas quantias. As maiores delas foram por meio da WCR Produção e Comunicação, que recebeu recursos das laranjas de Cachoeira da ordem de R$ 460 mil, R$ 1,42 milhão e R$ 584 mil, entre outros. A CPMI pede seu indiciamento por formação de quadrilha e lavagem de recursos.

5 – Policarpo Junior

É diretor da sucursal da Veja em Brasília. Segundo o relatório da CPMI, colaborou com os interesses da organização criminosa promovendo suas atividades ilícitas, eliminando ou inviabilizando a concorrência e desconstruindo imagens e biografias de adversários comuns da máfia e da publicação. O relacionamento entre Cachoeira e Policarpo começou em 2004. Apesar de atualmente mídia e oposição considerarem um acinte à liberdade de imprensa sua convocação para prestar esclarecimentos na CPMI do Cachoeira, ele depôs na CPI dos Bingos, em 2005, para defender o contraventor, como Carta Maior revelou na reportagem jornalista da Vejafavoreceu Cachoeira em depoimento de 2005, em 28/5. Suas relações com Cachoeira foram fartamente documentadas, como mostram, por exemplo, as reportagens Os encontros entre Policarpo, da Veja, e os homens de Cachoeira, de 10/5, e Cachoeira: “O Policarpo, ele confia muito em mim, viu?”, de 15/5. A CPMI pediu seu indiciamento por formação de quadrilha.

Confira também quem são os jornalistas que a CPMI pede que sejam alvos de mais investigações pelo MPF:
1 – Luiz Costa Pinto, o Lulinha
É o proprietário da empresa Ideias, Fatos e Textos (IFT), que prestou serviços para a Câmara durante a gestão de João Paulo Cunha (PT-SP), fato que acabou rendendo à ambos denúncias por crime de peculato no escândalo do “mensalão”. Cunha foi absolvido por este crime na ação penal 470, que tramita no STF. O processo contra Lulinha tramita na justiça comum. Conforme o relatório da CPMI, O jornalista foi contratado pela organização criminosa de Cachoeira para emplacar matérias favoráveis ao grupo nos meios jornalísticos. Entre fevereiro de 2011 e maio de 2012, recebeu o total de R$ 425 mil da Delta, por meio de transferências creditadas na conta da IFT.

2 – Cláudio Humberto

Citado em diversas gravações interceptadas pela Polícia Federal como uma espécie de assessor de comunicação, ele também foi contratado via Delta, a pedido do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Entre 2011 e 2012, recebeu R$ 187,7 mil, depositados pela Delta na conta da CT Pontocom Ltda, empresa na qual é sócio-administrador desde maior de 2001.

3 – Jorge Kajuru

É apresentador da TV Esporte Interativo. Também recebeu recursos da organização de Cachoeira que, segundo ele, se referiam à patrocínio feito pela Vitapan, empresa farmacêutica ligada ao esquema criminoso. Ele teria recebido do grupo R$ 20 mil, entre 2011 e 2012, em contas das suas empresas e na sua conta pessoal. A CPMI, porém, o isenta de responsabilidades por conduta criminosa.

4 – Magno José, o Maguinho
De acordo com a CPMI, o blogueiro Magno José, o Maguinho, também recebeu recursos da organização criminosa para prestar serviços à quadrilha. Ele é editor do blog Boletim de Novidades Lotéricas, que prega a legalização dos jogos no país. Entretanto, os repasses dos recursos ao jornalista não foram comprovado. Os indícios decorrem do material publicado pelo blog e das conversas dos membros da quadrilha interceptadas pela PF. Portanto, a CPMI optou por não propor seu indiciamento.

5 – Mino Pedrosa

Já trabalhou no Jornal de Brasília, em O Estado de S.Paulo, em O Globo, na revista IstoÉ e hoje é editor-chefe do blog QuidNovi. É apontado como o responsável pela deflagração do Caso Loterj, que resultou na queda do assessor da Casa Civil do governo Lula, Waldomiro Diniz. De acordo com conversas interceptadas pela Polícia Federal (PF) entre membros da quadrilha de Cachoeira, ele teria recebido um apartamento e um carro para depôr em favor do contraventor, envolvido no esquema. É responsabilizado também como o autor de denúncias sobre o governo do Distrito Federal, com base em grampos ilegais feitos por Idalberto Matias, o Dadá, membro da quadrilha. E, também, como a pessoa que “vazou” para Cachoeira que a PF preparava a Operação Monte Carlo. A CPMI reconhece, porém, que não obteve provas suficientes para pedir o indiciamento do jornalista.

6 – Renato Alves

É jornalista do Correio Braziliense e editor do blog Última Parada. Segundo o relatório, as interceptações telefônicas revelaram que ele também mantinha interlocução frequente com a organização criminosa. Foi, inclusive, o autor de uma das matérias mais comemoradas pelos integrantes da quadrilha em 2011, que promovia os jogos eletrônicos do grupo pela internet no exterior. Em troca dos serviços prestados, Alves recebia presentes e vantagens, como ele mesmo atesta em ligação interceptada pela PF. Mas a CPMI afirma que não conseguiu colher provas suficientes de que ele tenha contribuído para a prática de crimes e pede novas investigações.

7 – Eumano Silva, o Doni

É ex-Diretor da Revista Época em Brasília. Também teria prestado importantes serviços à quadrilha de Cachoeira, por meio de reportagens que a beneficiava. A CPMI, porém não encontrou provas conclusivas sobre sua participação no crime e, por isso, sugeriu ao MPF mais investigações.

CHARGES. Queda mais do que anunciada

.




MÚSICA. Para se descobrir Hélio Flandres

.
Desde os Mutantes, nenhum outro som no nível desse grupo conseguiu me chamar atenção como as produções musicais de Hélio Flandres. Ele nasceu no Paraná, mas se tornou famoso em Cuiabá, indo depois para São Paulo onde sua música ganhou contornos da grande metrópole.

HUMOR. De Tutty sobre o 'Black Friday'

.

Sabe a última da Black Friday?

reproduçãoPra começar não é verdade! ‘Psicose’, o célebre filme de Hitchcock, jamais se chamou ‘O Filho Que Era Mãe’ nos cinemas de Portugal. Cansados de tentar explicar aos amigos brasileiros que essa história não passa de uma piada (‘Psicose’ manteve na terrinha o título original ‘Psycho’), os patrícios passaram a retrucar a blague com fino sarcasmo lusitano:
“No Brasil, ‘The Sound of Music’ virou ‘A Noviça Rebelde’ decerto porque ‘sound’ quer dizer noviça e ‘music’ é rebelde em inglês!”
Pior ainda quando a gente resolve não traduzir: tem coisa mais ridícula que chamar a ‘Black Friday’ de ‘Black Friday’?
A novíssima classe média brasileira, que a tudo aprende muito rápido, logo entendeu que ‘black’ quer dizer dia e que ‘friday’ é o mesmo que desconto, mas custava chamar a tal super sexta-feira de preços baixos de Dia do Desconto?
Só não vou aqui perguntar que fim levou o projeto de lei do Aldo Rebelo proibindo o uso de expressões estrangeiras no País para não voltarem à baila os boatos de que, se aprovado no Congresso, o Brasil passaria a chamar o futebol (do inglês football) de ‘ludopédio’.
Vai que algum português esteja me lendo e…

DVD. Chanchada parodiava filme antológico

.
Nos tempos das chanchadas era comum se fazer paródia de obras cinematográficas famosas. Assim, a Atlântida parodiou o célebre 'Matar ou Morrer' com 'Matar ou Correr'; 'Sansão e Dalila' de Cecil  B. De Mille com 'Nem Sansão, nem Dalila', ambos com Oscarito. No final dos anos 50, o diretor Watson Macedo largaria a Atlântida e fundaria sua própria companhia. Nela produziria três filmes com Dercy Gonçalves. Em 'A Grande Vedete", Macedo parodiava nada mais nada menos que o famoso "Crepúsculo dos Deuses" de Billy Wilder. Num site de compras, em inglês, Dercy chega a ser comparada a Jerry Lewis e Louis de Funés 


NOMES. Morre Larry Hagman de «Dallas»

.
Quem desencarnou ontem no Texas foi o ator norte-americano Larry Hagman. Ele ficou famoso no papel de J.R. Ewing,de «Dallas». Ele tinha câncer. Antes ficou famoso como o sargento Nelson de 'Jeannie é um gênio', seriado famoso dos tempos da TV Ceará, canal 2. 

CONSUMO. Black Friday virou Black Fraude

.
Nesse Brasil 'cabôco' de Mãe Preta e Pai João, a facilidade com que se lesa o povo é algo que desencanta qualquer cristão. Vejam o Black Friday, cópia esfarrapada de um evento da pátria do norte e que há poucos anos se tenta aplicar no nosso país. Ao descobrirem que os descontos das empresas eram maquiados a ponto do Procon de SP notificar várias empresas, os consumidores simplesmente transformaram Black Friday em Black Fraude. As redes sociais passaram a sexta feira alertando os mais incautos. 


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CINEMA. Sai a lista dos 10 melhores de 2012

.
Vazou a lista dos dez melhores filmes de 2012 do Cahiers du Cinéma. O ranking só deve ser publicado na edição de dezembro. Pertence aos críticos da edição francesa. 

1.Holy Motors, (Leos Carax)   2.Cosmópolis (David Cronenberg) 3.Twixt (Francis Ford Coppola) 4.O último dia na terra (Abel Ferrara) 5. Outro país (Hong Sang-soo). 6.Take Shelter (Jeff Nichols) 7.Go Tales Go (Abel Ferrara) 8.Tabu (Miguel Gomes) 9. Faust (Alexander Sokurov) 10. Keep the Lights on (Ira Sachs).