sexta-feira, 31 de agosto de 2012

FOTOGRAFIA. A Cidade 2000 vista do alto

.
E o internauta Elon comentou sobre o 'post' das cidades vistas do céu. E elegeu a Cidade 2000, bairro da zona leste de  Fortaleza, como o que mais lhe chama atenção: 
Elon disse...
Vendo essas fotos fui atrás de algo semelhante aqui em Fortaleza... e realmente nada se compara ao projeto arquitetônico mostrado acima, mas o que chegou mais próximo foi o projeto da Cidade 2000, que por alguma razão ou seja simples coincidência (se é que esse seja o caso) remete a uma taça (um pouco torta, mas é o que há), vista pelas lentes do Google Earth! 

MÍDIA. O fim do uso do telefone em escritório

.
E o que dizer dessa pesquisa que indica o fim do uso dos telefones em escritórios nos próximos cinco anos? Exagero? Parece que não. A pesquisa da Vanson Bourne com 500 CIOs do Reino Unido diz que um grande número de organizações passou a usar tecnologia de voz sobre IP, para permitir chamadas gratuitas pelas redes baseadas na Internet.
A maioria, 65% prevê que os telefones de mesa vão desaparecer do uso diário dentro de cinco anos. O estudo também revelou o ceticismo dos CIOs sobre a tecnologia de tablets como o iPad, da Apple. Quase um quarto (24%) dos entrevistados espera que os tablets “saiam de moda”.
Fonte: CIONBusiness

RELIGIÃO. Igreja Batista divulga palestras

.
Para quem tem dúvidas sobre a existência de Deus, a turma de comunicação da Igreja Batista Central de Fortaleza está divulgando a palestra que vai questionar isso, a partir do livro de Habacuque. Boa oportunidade até para discutir até quando o mal prevalecerá na Terra. Se for o pastor Armando Bispo, aí é que vai ser bom. Ele é um dos mais sérios religiosos da comunidade evangélica que conheço.

SERVIÇO

Palestra: Porque Deus não age
Todos domingos de setembro,
Local: Tenda da IBC às 8h30 e 17h.
Rua do Cruzeiro, 401, Ancuri,
próximo ao anel viário do Eusébio.

SHOW. Adriana pegou o micróbio do samba

.
Só para lembrar: o show de Adriana Calcanhoto,'O Micróbio do Samba', tem hoje também. No Teatro da  Caixa, 20 horas. A foto me foi enviada pela Juliana Lousada, da  Capuchino Press. 

FOTOGRAFIAS. As cidades vistas do céu

,
Nesses tempos em que se fala tanto em mobilidade urbana e pouco se discute sobre plano diretor, imagens de cidades vistas de cima nos remetem a contemplação. Por elas se tem o desenho arquitetônico das ruas.Algumas têm um enorme organização visual; outras, revelam desordem, muito embora vistas de cima a arquitetura delas surpreenda. Vejam as fotos aéreas divulgadas pela revista cultural Jot Down, onde se descobre a altura limitada e homogênea dos edifícios de Barcelona; o traço insinuante de Norislki na Sibéria, o 'caos organizado' de Dogon Village em Mali; a beleza geométrica de Las Vegas de Nevada nos EUA; os traços da colonização britânica em Huaxi em Hong Kong; o barato de Alepo na castigada Síria; e uma vista aérea de conglomerado populacional em Nova Déli, como só poderia ser na Índia. 







FONTE: JOT DOWN

ARTE. Sopa para comemorar os 50 anos

.
Essa é uma das imagens da chamada sociedade de consumo que mais me atraíram no início de minha vida. Uma lata de sopa pintada por Andy Warhol. Pois agora, o fabricante vai fazer uma homenagem aos 50 anos que ele retratou o produto em uma a série de telas. É uma coleção de 32 canvas, como eles denominam as latas, pintadas pelo artista em 1962.. 

JORNAIS. Pesquisas (quase) exclusivas

.



FALANDO NISSO

VIDEO. Um ano em apenas 120 segundos

.

.
Um vídeo fantástico que revela como a Natureza se transforma e nós nem temos essa percepção. Com uma Canon 5D Mark II, o norueguês Eirik Solheim filmou durante todo o ano de 2009 no entorno de sua casa em Oslo.

LIVROS. Coleção infantil no Dragão do Mar

.
Novidade em lançamento literário neste sábado: a coleção Conta Conto que a Editora e produtora cultural de eventos DIZ, está promovendo no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a partir das 17h. Coletânea composta por oito livros inantis e escrita por autores e ilustradores cearenses, que buscam se aproximar do universo infantil através de uma leitura fácil, recheada de imagens criativas.

Lançada inicialmente em junho na Cultura, a coleção ganha a adoção nas escolas como livros paradidáticos. E durante a festa do Dragão, vai ter a peça “Criando Histórias, Recriando o Mundo”, de Fernando Leão, com direção de Ana Rios e músicas de Davi Silvino, filho da Izaíra Silvino e Didi. 
Serviço
Lançamento da Coleção Conta Conto
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Dia: Sábado, 01 de Setembro.
Horário: 17h.
Entrada Franca.

SOM. Para quem deseja tocar virtualmente

.
Para quem curte música, nada melhor que um piano virtual - ou qualquer outro instrumento que você deseje. É a dica para os internautas que desejam tocar no Button Beats Make Music online.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CÂMERA 12. Imprensa faz pic-nic na praça

.
Profissionais de imprensa reunirem-se nos fins de semana, para bater papo, tomar uma geladinha e, consequentemente, falar de coisas do batente, é tão comum quanto a presença de uma garrafa de café na redação e a velha cantilena da pauta que furou, da entrevista desmarcada e do chefe que deu esparro porque a matéria combinada não saiu do jeito que se esperava. Mas sábado que vem, vai ter um 'piquenique'... 

... é do pessoal que faz o Câmera 12, na TV Jangadeiro. Será a partir das 11 horas na praça da Imprensa, local que já serviu de palco para outros encontros da turma que alimenta esse projeto que trabalha com universitários. 

O motivo do encontro é simples: "divertimento e maior entrosamento nosso", conta Rogério Maia, um os integrantes. Semana passada foi no Chopp do Bexiga. 

Curioso é que os meninos se abastecem de bolo, pão, biscoitos, sucos, refrigerantes, além do bom papo de quem passa a semana inteira correndo de um lado para outro para dar conta dessa que é uma das boas atrações da Jangadeiro em sua linha de telejornalismo. 

GERAL. Músicos cobram atraso de cachês

.
Músicos cearenses Nélio Costa e Paulo Façanha reclamando nas redes sociais do atraso para recebimento de cachês por parte da Prefeitura. 

TECNOLOGIA. Aparelhos de rádio estilo retrô

.
Vi a dica no Twitter. Foi a Maísa Vasconcelos quem nos deu. A Phillips expõe em Berlim sua nova linha de rádios, em estilo retrô. Anos 50. Belíssimos!
Interessante é que entre as versões oferecidas tem uma com um iPhone integrado e dock para o iPod. 
O som dos aparelhos é reproduzido através de dois alto-falantes com potência de 10 watts, embutidos no rádio.
Desejos de ter um, meu e da Maísa.

CAPA DE JORNAIS. O Dia em quadrinhos

.
Elogiar a capa de O Dia, do RJ. Um fato contado em quadrinhos como deve a uma boa história policial.

RÁDIO. Pense numa estação musical porreta!

.
Descobri uma web-rádio do K7. É a Rádio Chapada do Araripe. Melhor programação musical, tô pra ver. Só MPB da melhor e música instrumental do mais alto nível. Ideia do Dihelson Mendonça, a quem parabenizo.


GRANDE DEBATE. O fim após 1.500 edições

.
O 'Grande Debate' da Povo está com as horas contadas. Sai do ar para dar lugar a programação ainda desconhecida. Ruy Lima vai orbitar no antigo radiofônico 'Debates do Povo', fonte do similar da tv.

Tomei conhecimento do fato, via Facebook, ao ler o comentário da produtora Letícia Lopes, falando sobre o final do programa, acompanhada (até a hora que eu li) por 79 comentários de pessoas lamentando a retirada do programa da grade da emissora. 

"Nossa Senhora das Pautas é testemunha o quanto foi massa produzir ao lado de Ruy Lima por mais de cinco anos o Grande Debate na TV OPOVO. Foram mais de 1.500 programas com atores, músicos, escritores, poetas, secretários, parlamentares, profissionais liberais e por aí vai...Assuntos dos mais variados possíveis, democracia e liberdade...

Agora, eu é que agradeço todo o apoio e a compreensão de cada um em cada momento de produção nesses cinco anos de Grande Debate. A cada fonte, a cada assessor e a cada amigo e amiga que conquistei ao longo desse período. 

Obrigada =)

E vamos que vamos que o show não pode parar !!!!!!  

POLÍTICA. Com feições de editoria de Polícia

.
A Câmara Municipal de Fortaleza amanheceu nas manchetes de primeira página. Não por um motivo que honre os integrantes da casa, mas por uma situação que bem poderia ser pauta da editoria de Polícia e não Política. O bate-boca de gente descontrolada infringindo o decoro parlamentar.

O jornal O Povo resumiu numa infografia, a situação deplorável da sessão de ontem. O Diário do Nordeste  referiu-se à confusão.

Quem assistiu pela TV, muito embora com imagens e som deliberamente resguardados, deu para sentir que boa parte daquela gente não consegue conviver em regime da mais básica urbanidade. Agressões feitas à vereadora Toinha Rocha e ao vereador Plácido Filho receberam em troca uma verborragia que se nivela aos lugares mais baixos da sociedade humana. Triste quadro de uma casa que diz representar o povo.


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PALESTRA. Do santo marqueteiro príncipe

.
Maquiavel, a quem é atribuída a máxima 'os fins justificam os meios' será o enfoque da palestra do publicitário Fábio Mesquita Torres nesta quinta, dia 30 de agosto, às 19 horas na Livraria Cultura. O tema é sobre a 'Essência da Estratégia'.

O objetivo, segundo ele nos explica por e-mail, é levar ideias, reflexões para os profissionais de administração, marketing, publicidade e propaganda, assim como estudantes universitários e pessoas que se interessem pelo assunto.

O encontro de amanhã será o primeiro de uma série de três. O tema: “O Marketing do Príncipe”, extraído do Livro de Maquiavel, 'O Príncipe'. A palestra da noite irá conduzir os participantes as diversas reflexões que O Príncipe provoca sobre as estratégias de guerra, as regras que os cenários apresentam e a vitória pela disciplina.

SERVIÇO

Palestra: 'O marketing do Príncipe'
Local: Livraria Cultura
Hora: 19 horas
Entrada franca
Site http://www.graonovo.com.br
Informações: 4008.0800 ou 9999.9456.

ARTE. Autor da abertura de 'Gabriela' expõe

.
A arte em areia colorida do cearense Gil de Abreu chegou ao vídeo, na abertura da minissérie 'Gabriela',. O seu trabalho já era conhecido em várias partes do país. Agora ganha exposição na Galeria BenficArte, a partir de hoje. 

O artista de Aracati seguiu o caminho das artes influenciado pela avó, que transmitiu à mãe de Gil, as técnicas de trabalho com areia.

No início da carreira, a técnica utilizada pela família permitia, “apenas”, a produção de desenhos geométricos e alguma paisagem litorânea da cidade onde residiam, Aracati.

Após anos de estudo e dedicação, Gil adquiriu novos conhecimentos que lhe proporcionaram maior aperfeiçoamento para confeccionar suas peças. Exemplo desse aprimoramento são as obras expostas na novela.

SERVIÇO
Exposição de Artes Aos 4 Ventos, de Gil de Abreu.
Na Galeria BenficArte.
De 30 de agosto a 16 de setembro de 2012
Coquetel de lançamento: Dia 30 de agosto, às 19h
Visitação Gratuita.

CAMPANHA ELEITORAL. Quem é o cantor?

.
Na atual campanha eleitoral tem muito pai pedindo emprego para seu filho na Câmara. A maioria dos apadrinhados é desconhecida; talvez, por isso, valha aquela pergunta do Tiririca quando lhe apresentam algum 'ilustre desconhecido': quem é o cantor? O Ministério Público Eleitoral estaria de olho, segundo Ítalo Coriolano escreveu no site Segunda Leitura, de O Povo, que transcrevo abaixo:

Afinal, quem é o candidato? O pai ou o filho?

Por: Ítalo Coriolano

Atenção candidatos a vereador cujos pais famosos são utilizados de maneira exagerada durante a campanha. O Ministério Público Eleitoral está de olho em vocês. Segundo informou o promotor auxiliar Emmanuel Girão, que participou nesta segunda-feira (27) do programa O Povo Quer Saber, integrantes da coordenação de propaganda da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) já estão analisando os materiais de campanha que podem estar induzindo os eleitores ao erro.

A estratégia dos candidatos funciona assim: é dado grande destaque à imagem do genitor popular, cujo nome costuma ser o mesmo do herdeiro, ao ponto de ficar difícil saber quem afinal está disputado uma cadeira na Câmara Municipal.

“A grande questão é a seguinte: o eleitor está sendo informado que o candidato é o filho, e não o pai? É o pai que está trabalhando na candidatura do filho ou é o pai tentando enganar os eleitores dando a falsa impressão que o candidato é ele? Se isso acontecer pode ensejar um questionamento judicial”, alerta Emmanuel Girão.

HUMOR. De Tutty (Vasques), um pouco

.

TV. Regina Duarte foge de falar de política

.
Regina Duarte, 65, é a entrevistada do Jô, nesta sexta feira. Será homenageada pelos seus 50 anos de carreira  Sobre política, pediu para ser poupada. Lembrança de quando se meteu naquela polêmica do Lula. 

CHARGES. O 'criança esperança' eleitoral

.
Sinfrônio é chargista do Diário do NE

SOM. Letras dos Beatles são aportuguesadas

.


Será que o Nelson Augusto, expert em Beatles com o seu famoso 'Frequência Beatles', na FM Universitária, sabe desse projeto? Falo do 'Beatles English Portuguese'.

Foi o próprio autor, o músico mineiro de Belzonte, Marcos Antonio Ferreira, o servo Marcos, que nos remeteu a dica do seu site. Ele desenvolve esse projeto. São trilhas de algumas canções dos Beatles, gravadas em inglês e português - ele próprio diz: "traduções adaptadas, mas respeitando cem por cento das ideias originais dos letristas. Não se trata daquelas versões que faziam Fred Jorge e Rossini Pinto, onde a letra original passava a dez léguas de distância. 

O projeto está apenas no início, com apenas duas trilhas gravadas mas que já soma quatro (4) arranjos para gravar voz. Das gravadas, a trilha de 'Yes, It is".

Parabéns, servo Marcos. 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

FACEBOOK. Exemplo de bom uso do diário

.

Uma menina de 13 anos, em Florianópolis, é destaque hoje na imprensa brasileira. Ela criou o Diário de Classe, na página do Facebook, onde narra virtualmente os problemas de sua escola, na tentativa de solucioná-los. Pois ao invés de ser elogiada, por dar um exemplo de bom uso das redes sociais ao invés da chatice que a maioria dos usuários acaba transformando o FB, ela vem sofrendo represálias no colégio. Visão curta a de mestres e diretores dessa escola.


JORNAIS. Mais 3 vão adotar cobrança online

.
Além da Folha de SP e Zero Hora de Porto Alegre, outros grandes jornais adotarão o 'paywall' (muro de cobrança), sistema onde o usuário tem acesso apenas a conteúdos controlados. Isso foi o que se tomou conhecimento durante o 9º Congresso Brasleiros deJornais, realizado recentemente. 

A experiência lançada pelo The New York Times vai ser acompanhada pelos jornais Estado de São Paulo, O Lance e O Globo. O jornal carioca da família Marinho deve começar a utilizar o sistema até novembro. 

PROPAGANDA. Só vale resposta inteligente

.
Aquele pessoal que anuncia a Nextel, caminhando e falando, falando e caminhando - está indo mesmo pra onde?

TV. Antero Neto foi personagem do 'Top Five'

.
Nosso estimado e talentoso Antero Neto acabou virando personagem do 'top five', o quadro do 'CQC' dessa segunda feira. Tudo por conta do 'retardo' (referindo-se ao 'delay') na hora de chamar o repórter para a transmissão do ao vivo direto da mega-rampa. Antero chama o companheiro e  fica à espera. Espera, espera, espera e faz uma pose de quem cansou.


FOTO. Bill Clinton ao lado de André Morrevi

.
Que personalidade do showbiz cearense você acha que conseguiu fazer uma foto ao lado do ex-presidente Bill Clinton? 

Se você citou Luiz Cruz, da Biblioteca Circulante, er-rou! 

O eleito por Bill para marcar sua visita à feirinha de artesanato do Mucuripe foi o André Morrevi - ao que parece figura capaz até de ter servido de 'translator' ao político norte-americano. Não tenho como confirmar. 

O que sei é que a foto correu as redes sociais e recebemos uma cópia para divulgação no GENTE DE MÍDIA. Do nosso estimado André.



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

TV. Mico em programa da Ellen de Generes

.
Televisão nos EUA também tem suas gafes, seus micos. No 'Ellen' desta segunda feira, a apresentadora anunciou que ia mostrar ao auditório despertadores de vários modelos. Tudo em cima da bancada mas, de repente, Ellen de Generes não sabia ligar os relógios. Tentou disfaçar passando a tarefa ao contra-regra, escondido detrás do balcão. Quando ela se aperreou e o público descobriu o auxiliar Andy escondido, Ellen não resistiu e pediu que ele saísse do esconderijo. Mesmo assim, o ajudante não achava um jeito de fazer o despertador soar. A demora levou a apresentadora a brincar: "vou por uma música enquanto esperamos". A plateia gargalhou.  






GAMES. 'Uncharted': mais um jogo vira filme

.

E a boa notícia para quem acompanha games de alta definição e com roteiros interessantes é de que mais um bom título deve virar filme. Trata-se de "Uncharted: Drake Fortune". O terceiro episódio foi impressionante, a partir da concepção do personagem, um misto de Indiana Jones com o agente Bourne que Mark Damon encarnou. 

Não se sabe quem será o intérprete de Nathan Drake, mas a Sony acaba de anunciar que já contratou os roteiristas Marianne e Cormac Wibberley, responsáveis pelo "The Search".

FONTE

HUMOR. Da palestra de Bill Clinton no Ceará



HUMOR. Amadeu Maya na Escolinha do Gugu

.
Amadeu Maya retornou às lides televisivas paulistanas. E ontem na Record, ele participou da Escolinha do Gugu, agora reestruturada. O quadro do humor, agora todo domingo, será ao vivo.


SHOW. 'O micróbio do samba' em Fortaleza

.
Adriana Calcanhoto faz show 'O Micróbio do Samba' dias 30 e 31 de agosto em Fortaleza.

Será no Teatro Caixa Cultural Fortaleza, às 20 horas.

Data: 30 e 31 de agosto
Horário: sempre às 20 horas
Local: Teatro Caixa Cultural 
(Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Ingressos: Os ingressos serão vendidos a partir do dia 29/8 - na bilheteria do Teatro da Caixa Cultural.
Valor: R$20 (inteira) e R$10 (meia).

AVISO AOS NAVEGANTES. Estou de férias

.
Ah! eu não me esqueci: tem muita gente telefonando para saber se eu deixei a rádio Povo-CBN. Não, estou de férias. E o programa começa agora 9h30min, por conta e risco desse blablablá eleitoral. 

SOM. Funk de Roberto vai para novela global

.
Você tem lembrança de alguma música de Roberto Carlos fazendo parte de trilha de novela? Pois a que vai ocupar o lugar de 'Avenida Brasil', traz não apenas uma, mas duas canções que ele gravou na semana passada. Uma é um funk que vai ser tema de 'Salve Jorge', que estreia em outubro e a outra uma canção romântica. 

Se você se surpreendeu com Roberto cantando funk, fique sabendo que em 1969 o 'rei' já transitava por esse ritmo quando gravou 'Não vou ficar', de Tim Maia. 


TV. Letterman volta ao Brasil via Record

.
Dia 3 de setembro, a Record News estreia o 'David Letterman Show', às 23 horas. Meia hora antes, Marcos Hummel estreia "Câmera em Ação", mostrando operações policiais pelo Brasil.

POLÍTICA. Folha detecta temor do PT

.

TV. A Band vice-liderou no domingo à tarde

.
E a Band surpreendeu ontem ao vice-liderar audiência televisiva no domingo. Foi com jogo e no final da tarde, conforme registrou o RealTime. Enquanto isso, a Globo sofria um revés com a baixa audiência da reprise do 'Criança Esperança'. É a segunda vez que a emissora amarga isso; ontem foi com o Caldeirão do Huck.