sábado, 30 de junho de 2012

NOSSA LÍNGUA. O som do S dito como Z

.
Ouvir alguém na TV pronunciar som de Z em subsídio - 'subZídio' - causa estranheza!

Qualquer dicionário orienta que o correto é:

subsídio |bssí| 

ELEIÇÕES. Mourão sai do ar para a vice

 
Ele é um dos nomes mais respeitados entre todos aqueles profissionais que atuam na mídia como debatedores. Falo do doutor Mourão, com quem dividi muitos sábados no estúdio da Povo-CBN e de quem tenho uma admiração inestimável. Hoje, ele assumiu a vice-candidatura na chapa Elmano. Sairá do ar na Povo-CBN para o grande debate das ruas.

Ah! deixa eu frisar que esta não é uma declaração de voto, mas a de um admirador da capacidade de Mourão em trabalhar esse universo de ideias; contribuir para provocar o mental de seus alunos e público (leitor-ouvinte), no sentido de compreenderem-se e de buscar mudanças efetivadas a partir da capacidade de cada um. 

A indicação para a chapa do PT, à princípio foi surpresa. A gente sempre teme as pessoas honestas se misturando a uma classe tão desgastada como a dos políticos. Mas logo foi assimilada por compreender o comportamento de Mourão como animal político - ácido crítico social, sempre instigando os donos do poder a se comportarem com honesta capacidade do fazer e não apenas no dizer que irão fazer. 

Agora, doutor Mourão se insere entre aqueles que vão ao palanque anunciar o futuro magicalizado pelos marqueteiros políticos. E, certamente, vai ouvir gente se surpreendendo com esse seu gesto. Eu mesmo, já andei lendo em um blog alguém escrevinhar "como as pessoas mudam..." Se usarmos  o bom senso, iremos concluir que mudar é como navegar - é preciso.

Doutor Mourão, não está traindo o seu discurso nesse tempo todo de rádio, tv e jornal; mas aliando-o a uma condição de quem sempre ouvia cobranças de que os bons fogem da Política e essa omissão acaba por fortalecer a ala dos que não têm compromisso nenhum com a legitimidade do voto popular. Pois Mourão, agora, está indo para essa linha de frente e, pelo que  conheço dele, vai levar ética e respeito à campanha, onde geralmente a maioria dos políticos costuma se chafurdar num pantanoso terreno de tanta ignomínia.  




DANÇA DAS CADEIRAS. Troca de prefixos

.
A semana registrou dança das cadeiras no meio do jornalismo esportivo. Daniel Q ueiroz, de quem falamos em um post anterior, trocou a Globo-Assunção pela FM 100. Dele, ouvi de um profissional do meio ser o 'melhor setorista de f utebol depois de Lucas Leite'. 

Quem também trocou de casa foi Rafael Luis que atuou até aqui pelo jornal O Povo e hoje o ombudsman Paulo Rogério me contou que ele se transferiu para a TV Cidade.

MUÇÃO. Inocentado em meio à provação

.
Finalmente, o caso Mução tomou outro rumo. E a culpa do crime de pedofilia no qual seu nome foi envolvido, recaiu sobre o irmão - que teria assumido tudo. Eu, particularmente, já ouvira falar da provável participação desse irmão do radialista, usando a senha pessoal do outro para ingressar nesse mercado criminoso da pedofilia. 

Amigos muito próximos ao Rodrigo Vieira, o Mução, haviam me alertado que, ele é inocente e que tinha convicção de que tudo seria esclarecido. 

RÁDIO. FM 100 investe na área esportiva

.
Tem futebol nas ondas da FM. Em Fortaleza, o investimento no setor é da FM 100, que está lançando sua equipe Esporte Mania, buscando integrar mais e mais os temas populares à grade programacional. 

Esta semana, quem foi ao lançamento da equipe,  saiu de lá convencido de que a coisa é pra valer e há muita expectativa da parte dos próprios integrantes do grupo. 

A contratação do setorista do Cearà Sporting Clube, Daniel Queiroz, oriundo da Globo-Assunção, é uma das forças na área da cobertura setorizada de clubes. Do Rio, veio Maurício Leandro para dividir as narrações com J.Egito. 

A emissora já tinha investido no profissionalismo de nomes como Everardo Souza, Déo Luiz, Evandro Braga, sem esquecer a força feminina presente com Emanuela Viana (comentarista) e Carolina Carcvalho, que vai atuar como repórter na equipe. 

Segunda feira, às 10 da noite, tem a estreia de 'Esporte 100sacional'. 

Desejar sucesso ao pessoal é o que nos resta.

COLUNAS. A "Outro Canal" fala de Fátima

.
Fátima cai 50% e enfrenta 

férias e Olimpíada em julho

O grande "segredo de Fátima" precisa logo de um "milagre de Fátima".
A atração, que estreou cercada de mistério e investimentos na Globo, perdeu 50% de sua audiência em apenas cinco dias no ar.
"Encontro com Fátima Bernardes" marcou em seu lançamento, no dia 25, média de 10,5 pontos de audiência, índice recorde no horário.
Dia após dia veio perdendo público, até anteontem, quando registrou, segundo prévia do Ibope, 5,4 pontos. Nem a presença de famosos como o ex-jogador Ronaldo Nazário ajudou.
A atração ficou em segundo lugar, ao lado da Record, e perdeu do SBT, que alcançou 7,5 pontos no horário. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.
E a situação pode piorar. Tanto o SBT como a TV Cultura, emissoras com tradição em programação infantil pela manhã na TV aberta, reforçarão a faixa a partir de segunda-feira, de olho nas férias escolares.
Os canais pagos do gênero também estarão com novidades em julho, maratonas de desenhos, sessões especiais no horário e longas-metragens inéditos.
Terminadas as férias, Fátima Bernardes terá ainda pela frente a Olimpíada de Londres, que estreia no final de julho, com transmissão exclusiva na Record.

J.LO NO CE. 'Vai acabar pegando impinge'

.
Já imaginou Jennifer Lopez vindo tomar  banho de mar no Ceará e acabar pegando a popular curuba? Pois essa hipótese não está muito afastada, não. 
Foto de Fábio Lima/O Povo
A cantora, que está em Fortaleza para cumprir shows hoje à noite, foi flagrada mergulhando na praia do Mucuripe, em trecho impróprio ao banho segundo boletim da Semace. Pois a repórter Mariana Toniatti, de O Povo, ouviu conversa entre pescadores no local, comentarem o mergulho de J.Lo com aquele espírito bem cearense da molecagem.  

"Ela é até bem feitinha”, comenta um. O outro se preocupa: “Vai acabar pegando uma impinge”. 

sexta-feira, 29 de junho de 2012

JORNALISTAS. Dissidentes estarão no BNB

.
O pessoal que integra o grupo dissidente intitulado "Melhora Sindjorce" faz encontro neste sábado, dia 30, no BNB Clube, da Santos Dumont 3646, a partir das 14 horas. 

Vão discutir "Que sindicato queremos" - mesma pergunta feita há um ano pelos jornalistas insatisfeitos com a atual gestão do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará. 

"Agora é momento de fortalecermos nossas convicções e lutar por uma entidade que de fato nos represente", diz o texto do convite que está rolando pelas redações. 

BLOGS. O nosso concorre ao TopBlog BR

.
E a gente recebe comunicado de que o GENTE DE MÍDIA foi relacionado entre os blogs brasileiros que concorrem ao TopBlog Brasil, edição 2012, prêmio de empreendedorismo digital. Para conhecer detalhes, clique http://www.topblog.com.br/2012/premio/

MUÇÃO. Tem uma outra pessoa envolvida


Conversei agora há pouco com o advogado Waldir Xavier, que defende o radialista Rodrigo Vieira Emerenciano, o popular Mução, no caso de pedofilia. Ele confirmou a transferência do humorista para o Recife e citou uma pessoa que trabalha junto à equipe de Mução como um dos envolvidos na história e que teria provocada a prisão de Mução. Acompanhe a entrevista.



A esse respeito, até o superintende da TV-C postou comentário na sua página do Facebook.

LEIS. Prefeitura proíbe prática da caridade

.

O que você acha de uma lei que proíba o cidadão de fazer caridade? É, no mínimo, absurda. Pois no prazo de 30 dias, a prefeitura de São Paulo quer acabar com a distribuição do sopão para moradores de rua realizada por 48 instituições que oferecem o serviço voluntário nas vias públicas.
O porquê de tão esdrúxula medida é a primeira coisa que se pensa, depois de considerá-la ‘fim do mundo’.
A intenção da prefeitura paulistana é fazer que os moradores de rua procurem os albergues à noite, onde são oferecidas refeições. Algo assim como eles só poderia matar a fome com o ‘sopão oficial’
E se algum bom samaritano desses insistir em continuar na prática do bem, o que poderia acontecer? As entidades sociais poderão ser punidas caso não aceitem o “convite”. O secretário de Segurança Urbana, Edsom Ortega, disse que as instituições que insistirem em continuar oferecendo comida na via pública para a população de rua serão “enquadradas administrativamente e criminalmente”, segundo leio na Folha de SP.

CHARGES. Clayton e o olhar crítico do social

.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

TESTE. O recruta da foto virou empresário

.

IMPRENSA. Foto de capa de jornal moderno


E olha que capa fantástica essa do Frankfurt Algemeine: algum editor por aqui teria coragem de colocá-la na primeira página? Eis o que diz o crítico Eduardo Tessler:

"Ganha uma cerveja gelada e uma bratwurst quem for alemão e não souber quem é o personagem que está na capa do Frankfurter Allgemeine (Frankfurt, Alemanha).

Os traços característicos do treinador da Seleção Alemã, Joachim Löw, dispensam o rosto e a legenda.

Isso é jornalismo moderno. Os conservadores ainda pensam que é preciso sempre colocar o rosto e identificar na legenda.

Engano".

MUÇÃO. Radialista continua detido na PF

.
A prisão do radialista Rodrigo Vieira Emerenciano, o popular Mução, é o 'boom' das redes sociais. Deu 'trending topic' no Twitter. Idem na conversa de todo mundo. Ele faria parte de uma rede que pessoas que davam cobertura a pedofilia. Conversei agora há pouco com o advogado Waldir Xavier, que o defende, e me garantiu que seu cliente ainda continua detido na Polícia Federal.

Tomei conhecido por volta do meio dia. Já estava no estúdio da TV Jangadeiro quando fui informado. Surpresa geral de todo mundo. Não apenas pelo seu trabalho profissional que ele faz em uma rede nacional de emissoras, mas pela atuação na área social, principalmente no município do Eusébio.

Pelo que tenho conhecimento, é desse profissional a ideia de construção de um abrigo de idosos junto a comunidade do Gepol, que albergava pessoas desassistidas.   

TEVÊ. Falha da Globo no 'Bom Dia, Brasil'

.

Celso Neto escreveu: "Nonato, vamos ver se você é bom observador: há dois erros nesse trecho do Bom Dia Brasil: o primeiro, gritante, do câmera e caboman passando em frente à câmera que estava no ar; o segundo, você sabe qual foi? Vamos pensar?!"

Celso, entrego os pontos, não notei...

quarta-feira, 27 de junho de 2012

NOTAS SOLTAS

.
¹. O Facebook mexeu no perfil dos usuários. Alterou as configurações do e-mail sem avisar a ninguém. (*)
².  Rodrigo Vargas estará de volta no "Encanta Ceará"? 

³. Tem golpe sendo aplicado com e-mail enviado pedindo dados como se fosse da Cielo. Olho vivo!
---------------------------------------
(*) Se você não gostou da mudança nem da ideia de ter como e-mail principal um endereço do Facebook, siga as dicas do Estadão para alterar suas configurações:
1- Acesse seu perfil e procure a caixa “Informações de contato”
2- Clique em “Editar”
3- Na janela aberta, altere a opção de exibição de e-mail
4- O e-mail de sua preferência deverá ficar marcado com a opção “Destacada na linha do tempo”, e o e-mail que você deseja esconder com “Ocultada da linha do tempo”
5- Depois da mudança, não esqueça de apertar o botão “Salvar”.

PORNÔ. Google ganha ação contra Xuxa

.
A Justiça deu ganho de causa ao Google em uma ação movida pela apresentadora Xuxa Meneghel. Com isso, imagens e vídeos em que ela apareça nu a ou encenando atos sexuais não poderão ser retirados dos resultados da pesquisa. 

Desde 2010 que a apresentadora da Globo entrou na Justiça pedindo a retirada de imagens suas que a relacionassem com as palavras "pornografia" e "pedofilia". Quando clicadas, elas levam ao filme "Amor Estranho Amor", de 1979, em que ela aparece tendo relações com um garoto de 12 anos. 

(Com informação da Folha)

terça-feira, 26 de junho de 2012

FRASES. O pensamento de Pearl S. Buck

.
"O entusiasmo é o pão de cada dia da juventude. Ceticismo, o vinho diário do idoso."

"Se contentar com pouco é difícil; de longe, impossível."

"Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias enquanto aguardam a grande felicidade."

"A busca da perfeição faz com que algumas pessoas fiquem totalmente insuportáveis."

Frases de Pearl  S. Buck, prêmio Nobel de Literatura

JORNALISMO. Sindjorce discute estatuto

.
Nesta quarta feira, às 19 horas, o Sindjorce discute a reforma do estatuto da categoria. O atual data de 1998 e necessita de ser atualizado em pontos como a eleição dos integrantes da Comissão de Ética, a pré-sindicalização de estudantes de Jornalismo, a ampliação dos beneficiários do Plano de Previdência Complementar da categoria – o FenajPrev, dentre outros assuntos. 

A diretoria do Sindjorce realizará três reuniões mensais, sempre na última quarta-feira do mês, para debater com a categoria os 13 capítulos do Estatuto. Os próximos encontros estão pré-agendados para os dia 25 de julho e 29 de agosto, no mesmo horário e local. 

SHOW. Jennifer traz seu assento sanitário

.

A cantora Jennifer Lopez está chegando para se apresentar em Fortaleza. Entre as esquisitices que cercam a sua turnê, uma ganha disparada. 

A cantora não senta em qualquer vaso sanitário. JeLo conduz nas viagens pelo mundo um assento próprio criado especialmente para a artista americana. Ele é resistente a todo tipo de germes, conforme noticia o 'Sun', ao retratar a estrela como tendo mania de limpeza.  

Aliás, a matéria acrescenta à lista de excentricidades da cantora, que Jennifer só aceita limpar o bumbum com papel higiênico feito com requintada casimira. 

 FONTE: THE SUN

BLOG. 1 bem informado vale por 1 bom jornal

.
O GENTE DE MÍDIA, mais uma vez, prova que um blog bem informado vale por um grande jornal. A informação de O Globo, divulgada na edição desta terça feira, sobre a novidade que o Facebook está lançando, foi noticiada exatamente há uma semana, dia 19 de junho. Isso só referencia os blogs como ótimas fontes de informação, principalmente quando levam em conta a agilidade na divulgação dos fatos.   



JORNAIS. Diário oficializa o Paraguai do B

.
Fac-símile da capa do Diário do Comércio/SP

JORNAIS. O que se fala do pgm de Fátima

.
Atração de Fátima garante liderança

Um dos programas mais aguardados do ano, "Encontro com Fátima Bernardes" estreou ontem, na Globo. Comandada pela mulher de William Bonner --que, inclusive, fez uma breve participação diretamente da sala de reunião do "Jornal Nacional"--, a atração obteve dez pontos de média no Ibope, com picos de 11,5. Tal resultado é o maior obtido pela Globo desde 2006. Na primeira edição do programa, Fátima Bernardes (foto) recebeu convidados para falar sobre adoção --o tema servirá de mote para outras discussões ao longo da semana. Em seguida, o assunto ficou mais leve, e Fátima conversou com a plateia sobre o medo, a ansiedade e a alegria de viajar pela primeira vez para fora do país. Por fim, a apresentadora recebeu o ator de "Avenida Brasil" Bruno Gissoni e o lutador de MMA Fábio Maldonado para falar sobre depilação masculina --Tony Ramos, por meio de um vídeo, também comentou o assunto. Um dos destaques da atração foi a participação da jornalista Lilia Telles, que mostrou uma reportagem sobre crianças que moram em abrigos e aguardam a adoção.(Zapping)


DIÁRIO DE SP 

Programa de Fátima Bernardes desagrada

O “Encontro Com Fátima Bernardes”, um dos programas mais esperados este ano,  alavancou a média matinal da Globo e liderou a audiência da manhã com 10 pontos e picos de 12.  O segundo lugar ficou com Bom dia & Cia do SBT com 7,3 pontos, e em terceiro para o Hoje em Dia da Record com 5,3.

O fato da jornalista ter saído de um telejornal em horário nobre, atraiu a atenção do público que quis conhecer a novidade. Os convidados  para o Encontro foram Tony Ramos, Bruno Gissoni e o lutador de MMA Fábio Maldonado. 

Porém, o programa foi alvo de críticas na internet. Usuários das redes sociais não gostaram da temática abordada e reclamaram da “falta de criatividade”.
.

TEVÊ. Hebe convidada por Silvio para voltar

.
A Hebe Camargo deve voltar ao SBT. O convite é do próprio Silvio Santos. A apresentadora está desgostosa com a RedeTV!, que não lhe paga os salários - ela ganha R$ 500 mil por mês mais 50% nas ações de merchandising  de sua atração. 


domingo, 24 de junho de 2012

RÁDIOS. O ranking da audiência no Ceará

.
Fui dar uma clicada no ranking das emissoras de rádio mais acessadas neste mês de junho e eis que, no Ceará, a Povo-CBN lidera, seguida pela Cidade AM em segundo; Verdes Mares, em terceiro; Clube em quarto; Globo Fortaleza, em quinto. Em relação ao ranking nacional, a emissora do Povo está em 58º lugar, à frente da Cidade (97º lugar) e Verdes Mares (103º).  Com relação a programação jornalística, a Povo-CBN é a 18ª emissora do Brasil. 



Em  termos nacionais, a Povo-CBN é a 18ª colocada das 212 pesquisadas pelo portal Rádios.com.br

EDITORIAL. Professor vende gato por lebre

.
Durante os jogos da Eurocopa 2012, que terminam esta semana, a palavra-chave dominante era 'respeito'. Em toda parte nos estádios, ela sobressaía. E como estamos necessitados da força desse substantivo. Hoje eu vi na tv, um senhor vender gato por lebre. Explico: um professor de Geografia exibiu uma senhora simples, passando-se por médium. Os seguidores da doutrina Espírita sentimo-nos insultados. 

Forçando a barra aos limites do improvável, anunciou sem nenhuma vergonha ter combinado com Chico Xavier para que ele se apresentasse no palco da TV Diário. "Conversei com ele; trocamos ideias", gabou-se. 

Como espíritas, compreendemos a existência do fenômeno intramundos; mas, pela seriedade que é a doutrina kardecista, também distinguimos muito facilmente os embusteiros de plantão que grassam interessados em busca de fama. 

O senhor Peixoto há muito atrai refletores de desavisados para sua pessoa. Está pouco interessado na seriedade das pesquisas científicas. Mais em ser, o foco das atenções. Já transitou por diversas áreas. Em todas, dizendo-se especialista. 

Usou a pretensa aparição da virgem na serra do Baturité, uma fraude desmentida pela própria Igreja Católica. Procurou a produção de programas de tv, interessado na temática dos discos voadores. Mostrou vídeos pouco confiáveis, a ponto do sério Centro de Pesquisas Ufológicas do Ceará, alertar-nos pela falta de credibilidade de suas pesquisas. Nos últimos tempos, gaba-se do papel de pesquisador de fenômenos paranormais. 

A mulher que se prestou a esse papel, coitada, mais parecia marionete no jogo manipulado pelo professor. Usando expressões não condizentes com o conhecimento espírita - "na próxima reencarnação" -, ela simplesmente traía-se numa mistificação do espírito do médium Xavier. 

O entrevistador Ênio Carlos, de quem tenho acompanhado com atenção sua carreira, perdeu a chance de questionar. Deixar no ar o 'benefício da dúvida', como diz o poeta Ferreira Gullar. Pelo contrário, passou tudo como se verdadeiro fosse. Nesse terreno pantanoso, isenção é o mínimo exigido de qualquer comunicador. Não o desmentido, mas o interesse em manter-se equidistante, deixando ao público o julgamento de que se tratava de algo verdadeiro ou de uma farsa. Do jeito que foi conduzida a entrevista, o professor logrou a ele e a todos nós.

GONZAGÃO. 58 discos serão reeditados

.
Luiz Gonzaga (bem que) merece. Falo das festas que este País promove para celebrar seu centenário de nascimento, celebrado dia 13 de dezembro. Dois projetos ambiciosos, ligados ao disco, estão em curso. Um deles, a reedição de material do ''rei do baião" com um pacote de 58 discos. 

Pela Sony Music, Fagner reúne material da RCA, gravadora onde Gonzagão passou maior tempo, e negocia com a EMI (antiga Odeon) licenciamento para as faixas que ele gravou por lá. 

Tem outro projeto produzido por Thiago Marques Luiz para a Lua Music, "100 anos de Gonzagão" que vai trazer 50 gravações em três discos e com participação de cantores como Elba Ramalho, Dominguinhos, Amelinha, Geraldo Azevedo, Ednardo, Cida Moreira, Zezé Motta, Chico César, Cátia de França, Ângela Ro Ro, Célia, Eliana Pittman e Zeca Baleiro.


(Informação da Folha)

ESTREIA. Globo confia em seus medalhões

.
Há quem classifique de 'museus', as novidades da programação da Globo, que incluem estreias de Fátima Bernardes e Pedro Bial. A Folha Ilustrada, fez isso. Particularmente, vejo de outra forma. Com Bernardes, a  emissora busca revitalizar suas manhãs e aposta suas fichas em medalhões do seu jornalismo para programas de entretenimento. 

A meu ver, a estreia nesta segunda da ex-apresentadora do JN, significa mesmo é a pá de cal em atrações comandadas por estrelas, tipo Xuxa e Angélica, já que a audiência televisiva das manhãs não se prende mais ao público infantil, hoje em dia, atraído por outros meios/canais de diversão. 

JORNAL. Ombudsman em defesa do leitor

.
Ombudsman da Folha,  a jornalista Suzana Singer, 44 anos, não livrou a sua empresa de uma crítica por passar a cobrar o acesso à edição digital. E na chamada do artigo na homepage, a crítica: "Para cobrar por acesso, Folha deve melhorar seu site". A Folha de SP foi o primeiro jornal a criar o cargo de ouvidor que tem em O POVO de Fortaleza o segundo mais antigo.  

"Para esse grupo menor mas fiel, o jornal precisará oferecer conteúdo de qualidade superior à que o site tem hoje. Para ler pequenos informes sobre o que aconteceu nas últimas horas, em textos mal-ajambrados, ou para saber das fofocas mais recentes sobre celebridades do "mundo B", ninguém precisa gastar um centavo, há uma oferta enorme de sites e blogs gratuitos na rede.Neste momento, o desafio da Folha é mostrar que um noticiário bem-feito custa caro, mas que vale a pena financiá-lo"

TV. Quem madrugar, João Bosco vai achar

.
O especial de João Bosco vai ser exibido hoje, depois do Domingo Maior, que é depois do Fantástico.

Por que colocar na madrugada um show de tantos artistas bons, principalmente por ser véspera de dia útil e o cidadão precisa acordar cedo para ir ao batente?

Ah! eu sei que tem um jeito de gravar, tudo bem. Mas a insistência da Globo em exibir os musicais na madrugada só me levam a pensar que é proposital. Para vender o DVD depois.

Ah! então tá...

REDES SOCIAIS. O 'dream team' da Euro


Esta semana, a Eurocopa deve chegar ao final. Durante o evento a empresa de consultoria Top Position listou a seleção de 11 jogadores que mais arrasam nas redes sociais.  


Entre os 368 atletas participantes, a 'dream team do futebol em midia social é formado por seis jogadores espanhóis, três ingleses e um da Alemanha e de Portugal. Cristiano Ronaldo é o vencedor com 55 milhões de seguidores.


Em seguida a lista é ocupada por Wayne Rooney e Andrés Iniesta, com 13,5 milhões de fãs e pela retaguarda Cesc Fabregas, com mais de 8,5 milhões e Gerard Piqué, com  7,5 milhões. Sequenciam Stephen Gerard, com 7 milhões, o ponteiro Iker Casillas; Mezut Ozil, com 5,5 milhões e em último lugar
o Sérgio Ramos com mais de 4 milhões. 

MARKETING. Não vende quem não anuncia

.
O velho guerreiro cunhou a frase célebre sobre o ato de comunicar*. Hoje, cada vez mais, a gente nota o interesse das empresas de comunicação em seguir esse preceito a fim de evitar o trompico. E elas estão ocupando cada vez mais espaços em mídias como o jornalismo, a fim de vender seus produtos. Afinal, não há nenhuma lógica em se produzir algo e não informar da sua existência para quem mais interessa: o público consumidor.





* Quem não se comunica se trumbica (Abelardo Barbosa-Chacrinha)

JORNAL. Capa de tabloide humilha a Grécia

.
A contracapa do Berliner Zeitung, com a cara de madame Merkel em campo, provavelmente não faz referência apenas à goleada que a Grécia tomou da seleção alemã na Eurocopa. Tem muito mais a ver com a força da primeira ministra em relação à crise político-econômica grega. 



sábado, 23 de junho de 2012

TV. Ana Hickmann contra Fátima Bernardes

.
Para fazer frente a estreia de Fátima Bernardes na Globo, a Record vai contra-atacar com Ana Hickmann e Britto Jr. no "Hoje em Dia". 

Os dois são ex-apresentadores da revista matinal da emissora. 

Uma coisa: Ana não suporta Chris Flores. Será que irá fazer as pazes com a antiga companheira de horário? 

Parafraseando o título do dominical da loura, 'tudo é possível'.

Ou seria, tudo pelo Ibope?

NOVELA. Juliana Paes aprovada no remake

.
O público tem gostado da performance de Juliana Paes no remake de 'Gabriela'. Evidente que ninguém perde a chance de fazer comparações de sua atuação com a de Sônia Braga, definitivamente a 'Lolita do agreste' concebida por Jorge Amado. Mas, entre caras e bocas, Juliana vai puxando audiência alta - o que nem sempre é comum em novelas depois das 10.

GOOGLE. Patrão vai rastrear funcionário

.
A folga de quem sai da empresa para fazer uma entrega e demora mais que o previsto pode estar próximo do fim. É que o Google está lançando um serviço de geolocalização que vai permitir ao patrão rastrear funcionários que trabalham fora do escritório, tipo motoboys, entregadores de pizza, carteiros, técnicos de TV a cabo e até mesmo executivos em viagens pelo exterior. 

A tecnologia possibilita, por exemplo, que uma transportadora de móveis ou uma empresa terceirizada de TV a cabo veja a rota que seus empregados estão traçando para entregar as encomendas e visitar os clientes, respectivamente, em tempo real.

O Google diz que a privacidade e a segurança dos funcionários estarão preservadas, pois o sistema pode ser desabilitado fora do expediente de trabalho e os dados serão criptografados e armazenados nos servidores da empresa.

Inicialmente, o serviço estará disponível apenas para aparelhos com Android, sistema operacional do próprio Google. Uma versão para iOS, da Apple, será lançado no futuro.

(Com informações da Folha de SP)

sexta-feira, 22 de junho de 2012

TWITTER. Chuva acaba no 'trending topics'

.
E o assunto da chuva diluviana de 121,2 que desabou sobre a cidade nesta sexta feira acabou transformando-se no 'trending topics' do Twitter. De todo canto, pessoas postaram imagens sobre alagamentos e transtornos que a cidade sofreu. Até Rosana Hermann abriu espaço no seu blog 'Querido Leitor' para divulgar imagens da cidade debaixo dágua. Uma delas, a da sereia, bombou nas redes sociais.


JORNAIS. Chico em edição especial do Diário

.
A edição de domingo do Diáriodo Nordeste, que circula a partir de sábado, sai com um encarte especial "Chico Xavier - 10 anos sem o mito". O pessoal da Estação da Luz produziu material em torno da saudosa figura  do mineiro Chico, que significou muito para a expansão da doutrina espírita no Brasil.





? Depositaram dinheiro na conta de Adísia Sá

.
Alguém depositar dinheiro na sua conta e exigir do banco completo anonimato, não é coisa que ocorra todo dia. Mas isso já aconteceu com a professora Adísia Sá, há alguns anos. Hoje, pela primeira vez, ela contou esse fato durante a sua participação no nosso programa na Povo-CBN.

Na época, a família da professora enfrentava grandes dificuldades financeiras. E ao se dirigir a agência bancária notou a existência de uma 'boa quantia' depositada em sua conta. Surpreendida, foi à gerência e reclamou dizendo ter havido um erro bancário, ao que a gerente retrucou: 

- Não há erro, professora. O dinheiro foi depositado corretamente mas estamos impedidos de dizer quem o fez.

Até hoje, ela nunca descobriu quem foi esse 'anjo' que em boa hora lhe ajudou num dificil momento de sua vida.

FUTEBOL. Estreia a 'narração bem narrada'

Domingo durante a partida entre Grêmio e Flamengo estreia uma transmissão "alternativa" de jogos de futebol.  Falo do programa "Narração bem narrada", criado pela F.biz e veiculado no site da Terra. São os jogos não-televisionados do campeonato brasileiro que receberão um tratamento bem-humorado.  Leia o que diz a PropMark sobre essa novidade. 
"A narração ficará a cargo do radialista Domênico Gatto, figurinha carimbada no programa Estádio 97 FM. Os comentaristas serão Felipe Andreoli, repórter do CQC, e o músico Kiko Zambianchi, todos trabalhando na videotransmissão diretamente dos estúdios do portal Terra.
Além da linguagem descontraída, a ação da Kaiser também terá interatividade nas redes sociais por meio da hashtag #narracaobemnarrada, e toda a estratégia será divulgada por meio de peças para mídia online".
ORIGINAL: PropMark

REPORTAGEM. Mirem-se em Pedro Bassan

.
O texto de Pedro Bassan já é admirável. Na matéria sobre a vitória de Portugal no jogo contra a República  Tcheca, superou-se. É exemplo para ser ouvido, ouvido e ouvido muitas vezes por quem faz reportagem na tevê. Bassan é um dos melhores repórteres do Brasil - igualado a Neide Duarte - e sua capacidade de trabalhar as palavras revela a eficiência de um texto que deixa o telespectador saboreando tanta criatividade. 

JORNAIS. Que mudança faz um simples 's'

.
Basta um cochilo e olha só como a coisa muda de figura. O Dia, do Rio, anuncia que a cantora Shakira está grávida e que a gestação seria de "rico" ao invés de risco. 

Lida assim, a notícia daria até para ser comemorada pelo pai da cantora. Afinal, o futuro da criança estaria garantido com uma paternidade afortunada. . 

CINEMA. Cineasta desiste de filmar no Rio

.
Woody Allen explicou porquê não virá filmar no Rio de Janeiro. 'Tem muita violência e propaganda demais nas ruas'. Buenos Aires, possivelmente, será o cenário do seu próximo longa. 

TEVÊ. Operadora boicota canal infantil pago

.
A Fundação Padre Anchieta, que detém a emissão da TV Cultura, vai protestar contra o que ela chama de '"boicote" que estaria fazendo a operadora de tv paga Sky. A empresa retirou o canal pago infantil Rá-Tim-Bum de vários pacotes de assinatura. 

A colunista Keila Jimenez lembra que "até dezembro de 2011, o Rá-Tim-Bum aparecia em pelo menos metade dos 16 pacotes de canais oferecidos pela Sky. Ao reorganizar os combos de canais, o Rá-Tim-Bum passou a constar em um único pacote".

Diretores da fundação dizem que a operadora não levou em conta o caráter educativo do canal, que é o único a ter programação 100% nacional, além de ser livre de publicidade para as crianças na TV por assinatura.

A Sky afirma que não existe boicote e que se trata apenas de uma reorganização de pacotes de canais.

(Com informação da coluna Zapping)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

TV. Cláudia Alencar, a atriz que vale por três

.
Essa é Cláudia Alencar, atriz. Do vídeo, ela fez ano passado "Vidas em Jogo". Mas não perde a chance para arranjar trabalho. Pelo menos é o que deixa entrever a leitora do GENTE DE MÍDIA, Bernadete Machado, de São Paulo. Ela nos escreve oferecendo os serviços dessa atriz que fez na Globo o papel de Natasha, em Kubanacan, e da qual ela é agente . 

Bernadete lembra que Cláudia vale por três. É palestrante, escritora e premiada atriz. 

"Certamente, sua participação em evento cultural acrescentará em prestigio, glamour e em informações pertinentes", acrescenta; 

Telefones: 11 6308-9946 (TIM) E-Mail: bernadeteafmachado@gmail.com

FACEBOOK. Sua vida amorosa revelada

.
Uma infografia curiosa - "What Does Facebook Know About Your Life?" - indaga se o usuário dessa rede social imagina o que Facebook sabe sobre sua vida amorosa. 

Como tem 3,2 milhões de pessoas falando de si - e de outros, claro! - a tendência é que a intimidade delas circule mundo afora. 

Livro do autor David Kilpatrick, sobre os efeitos do Facebook, sugere que Mark Zuckerberg poderia prever até mesmo como alguém vai se relacionar com quem durante a semana. "Estatísticas recentes revelam que o Facebook sabe um pouco - talvez, um pouco mais do que você imagina. Será?



CINEMA. YouTube revela novos cineastas

.

Desde fevereiro, o YouTube lançou uma competição curiosa em parceria com o cineasta Ridley Scott e o Festival de Cinema de Veneza. O 'Your Film Festival' tem por essência revelar o trabalho de cineastas de todo o mundo inscritos na competição com curtas de até 15 minutos para serem lançados pelo canal do YouTube.


Os filmes foram realizados e foram listados 50 semifinalistas. Agora o YouTube quer eleger os melhores junto aos usuários do site. Curioso: os 10 finalistyas serão exibidos no Festival de Veneza em agosto vindouro e o vencedor escolhido pela equipe de Ridley Scott vai receber um prêmio de 500 mil dólares, além de incorporar-se à companhia do cineasta de 'Blade Riunner', a Scott Free.

Para assistir os filmes, clique AQUI e aproveite para fazer sua inscrição (gratuita) que lhe dá a chance de participação da votação.

ALERTA. Removido link de site suspeito


Se você abriu o GENTE DE MÍDIA e, de repente, surgiu na tela um alerta sobre risco de infecção no seu computador por conta do site Up or Die - um blog suspeito de enviar 'malware' - fique sabendo que isso está afastado. Tão logo fomos informados dessa possibilidade, removemos o link que encaminhava o internauta ao site. 

CHARGES. Quem é bom, já nasce Clayton

.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

TV. Maísa, a profissional deixa o vídeo

.
Ela fala de férias. Por tres meses. A pulga que eu alimento na minha orelha me diz que é uma saída estratégica. Pelo que conheço da Maísa, ela deve andar desgostosa com o meio no qual ela sempre se sagrou bem.

ENTRE PARÊNTESES

(Já havia escrivinhado o 'post' acima quando um passarinho me contou que, na verdade, Maísa deve voltar com um programa semanal, noturno e que se encaixa bem no seu sonho de jornalista apresentadora. Vamos aguardar!)

A Maísa é um desses exemplos de profissional talentosa que fará - e muito! - falta à tv, se inventar de parar. Mesmo por três meses que sejam.

BLOGS. Hélcio Brasileiro está em 'Rotativa'

.
Corra pra ler Hélcio Brasileiro.  Ele está no 'Rotativa', o novo espaço no portal Jangadeiro online, avaliando o crescimento desse fenomenal mercado da comunicação e os caminhos que levam empresas a criarem alternativas para atrair a atenção dos internautas.  

POLÍTICA. Erundina diz não à malufada

.
Capa do jornal Diário do Comércio/SP

RÁDIO. O Brasil quer mudar a sua 'Voz'

.
Quem ouve a Voz do Brasil? A maior parte das pessoas, quando instadas a responder sobre isso, sempre respondem com um sonoro 'não'. Embora o noticiário chapa-branca dos poderes executivo, legislativo e judiciário tenha se modernizado, ainda é tido como resquício da ditadura Vargas. Pois na próxima semana, a Câmara dos Deputados coloca em votação o projeto que permite a flexibilização do horário de veiculação do noticioso. Pelas regras atuais, as rádios são obrigadas a veicular o programa pontualmente às 19h. O novo texto permitiria que o programa começasse entre 19h e 22h.


A 'ROUCA E QUASE 
MUDA' VOZ DO BRASIL 
Texto de Humberto Consoli Neto
O tão conhecido programa de radio denominado Voz do Brasil, criado por Armando Campos, tinha como objetivo ajudar o então presidente Getúlio Vargas a disseminar as suas idéias para a população, uma vez que naquele período o radio era o principal meio de comunicação do povo brasileiro.

terça-feira, 19 de junho de 2012

MEMO. Do rádio que passou, a fotografia

.
Quem não se lembra do velho estúdio das primeiras FMs? Uma enorme cartucheira com as músicas e anúncios, além de um velho picape para rodar antigos long-plays e standards em 45 rotações. Hoje, mudou muito... 

RÁDIO. Associação faz nove anos em junho


Nascida com objetivo de lutar por uma programação de rádio de qualidade e a valorização do veículo como meio de comunicação, a Associação dos Ouvintes de Rádio do Ceará completa nove anos de existência agora em junho. 
Para festejar a data, a entidade pretende reunir cantores da terra, ouvintes de radio, radialistas e pessoas da sociedade em um show artístico, além de realizar palestras sobre o rádio, sarau de poesias e muita festa em relação ao evento. 

O local da festa será a Casa de Junvenal Galeno, na General Sampaio, 118, no centro, a partir das 9 horas no dia 23 de junho. Quem desejar participar pode entrar em contato com os fones 99799611/ 87316424 ou pelo blog radiouvintes.blogspot.com

TWITTER. Dicas para um 'tweet' perfeito

.
Se você é um daqueles tuiterholic das redes sociais e utiliza o Twitter para se comunicar mas sempre acha que os seus 'tweets' não estão rendendo lá muita coisa, então as dicas da Ragan.com que compilou uma lista para se chegar ao 'tweet' perfeito. 
:
1. Inclua links. Tweets que incluem links são três vezes mais suscetíveis de serem retuitados do que aqueles sem. Não basta dizer que você achou interessante pesquisa, é preciso compartilhá-la.
2. Opte por tweets mais recentes. Tweets que mencionam notícias são mais compartilhados. 

3. Compartilhe notícias de tecnologia e shows. O estudo aponta que os tweets com notícias de tecnologia são os mais compartilhados, seguido por saúde e, em seguida, as coisas divertidas. Além disso, o 'tweet' que inclui o nome de uma celebridade vai ser muito popular.
4. Use o "você" em vez de "Eu". Estas são parte de uma lista de palavras usadas em uma mensagem de 140 caracteres. O pesquisador Zarrella recomenda evitar o "por favor, RT" porque é de mau gosto.
5. . Acalme-se   Com todo o "ruído" o que é o Twitter, evite frases como: "Uma imagem incrível. Deve rever de imediato. "
6. Os 'tweets' longos são bons, mas não exagere. Como os 'tweets' de mais caracteres, há quem considere 130 o número suficiente. 

7. Use a pontuação. Especialmente os dois pontos e pontos, o mais usado, embora quando uma pessoa não inclua esses sinais na retuitagem.

BLOG. O do Kelmer completa quatro anos

.
Ricardo Kelmer é daqueles "enfant terribles" que a gente adora. Talentoso, irreverente, criativo, moleque. Jornalista formado pela UFC, considero o cara uma das melhores figuras para se conversar e com quem passar o tempo. Seus textos estão por aí: nos jornais, nos livros, nas redes sociais e no seu blog. Que está aniversariando. E veja como ele se refere a isso: 

"Tem gente que adora comemorar o aniversário de quatro... anos. Pois bem, o Blog do Kelmer (BdK) tá fazendo quatro aninhos de vida. Pra comemorar, tô sorteando um kit kelmérico.

KIT: 3 livros kelméricos à sua escolha + 1 DVD do espetáculo Viniciarte + 1 DVD da festa Cabaré Soçaite
Pra participar é só acessar o Facebook e indicar algo de que você gosta em meu trabalho:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150900050542776&set=a.483127777775.260694.742702775&type=1