terça-feira, 31 de janeiro de 2012

AUDIÊNCIA. O Rei David destrona o BBB


 ibope_tv 

23h51 Record 15.3, Globo 13.0, SBT 10.5

 ibope_tv 
23h42 RJ Record 18, Globo 13, SBT 7I
 ibope_tv 
23h33 Record 15.4, Globo 14.7, SBT 10.9
 ibope_tv 
23h21 Globo 15.4 x Record 15.2
 ibope_tv 

22h54 Globo 21.8; Record 14.4; SBT 8.1; RedeTV 3.4

VIDEO. O último encontro dos Beatles



No dia 30 de janeiro de 1969, enquanto gravavam o álbum 'Let It Be', as relações entre os membros dos Beatles se deterioravam mais e mais. Longe de apresentações juntas, alguém sugeriu uma apresentação do grupo tocando ao vivo para recuperar a mística da antiga banda de Liverpool. E organizaram um show na cobertura do próprio prédio da Apple.

O resultado foi um show de puro rock, ao longo de 42 minutos, interrompido pelos agentes da Scotland Yard que subiram a cobertura e proibiram o concerto.

A lenda conta que ao executarem 'Don´t Let Me Down', John Lennon esqueceu um verso, substituindo-o por uma série de palavras sem sentido, o que permitiu sair ileso do problema. Era a despedida do grupo em sua última atuação junta.

Texto original CULTURIZANDO

AL RIO. O mundo lamenta a morte de Al Rio


As reações de leitores e fãs à morte do desenhista gráfico Al Rio se fazem notar no mundo inteiro. O site Comic Collector Live destaca o suicídio do artista.

"Conhecido principalmente por suas 'Gen 13' e 'DV8' trabalhou para Wildstorm e mais recentemente por sua Zenescope, além de contos de fadas. Al Rio havia trabalhado em toda a indústria de quadrinhos do nordeste do Brasil e nos EUA, incluindo 'Grifter & The Mask', 'Voodoo' de Alan Moore, 'Avengylene de Avatar', 'World War Hulk', 'Amazing Spider-Man' e 'Novos Mutantes'.

O respeitado jornalista brasileiro Sidney Gusman, depois de falar com pessoas próximas à família revela que, aparentemente, foi suicídio", ciga enviando os pêsames.


Conheça a Al Rio Art

Fonte: http://www.bleedingcool.com/2012/01/31/ al-rio-passa /

NOMES. A morte do desenhista Al Rio



Fiquei surpreso, agora há pouco. Tomei conhecimento da morte de Al Rios, o excelente artista gráfico cearense que conseguiu a façanha de ilustrar 'comics' produzidos nos EUA, fazendo esse trabalho todo aqui mesmo, em áreas da periferia de Fortaleza.

Pelo que li no site da Jangadeiro 'o desenhista, de 40 anos, foi encontrado morto nesta terça-feira (31) na casa dele no bairro Serrinha [...] não há informações sobre as causas da sua morte". Novas informações dão conta de que ele teria se suicidado.

Quem me confirma tudo é o livreiro Silvio, o maior colecionador de quadrinho e que é dono da empresa 'Revista & Cia', na Pontes Vieira. "Ele estava bem; participou do Sana Fest. Deu entrevistas, falamos dos planos para o futuro", lembra Silvio, transtornado com a morte do amigo. Ele guarda todas as revistas editadas nos EUA com desenho do Alvaro Araújo Lourenço do Rio, seu nome verdadeiro.

A morte repentina e inexplicável pega a todos os seus fãs de surpresa - eu era um deles, a partir da descoberta de seu talento junto à minha frequência à loja do Silvio.


VIDEO. O mau exemplo dado pela Polícia






CALENDÁRIO. O 'doodle' das Cataratas



O Google está lembrando hoje com seu 'doodle', a descoberta das Cataratas do Iguaçu (Parque Nacinal do Iguaçu), por Dom Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, no ano de 1542.

DAILY MAIL. O site que derrubou o do NYT


O que tem de mais o site que ultrapassou o NYT em acessos? Vive de falar da vida alheia. Trata-se do "Daily Mail".

O jornalista Vaguinaldo Marinheiro, da Folha, nos dá uma pista: o site fala de coisas como David Beckham está ficando careca. Um ex-marinheiro americano diz que fez "ménage à trois" com Edward 8º (que abdicou ao trono inglês) e a mulher. Nicolas Sarkozy, presidente francês, fala mentiras sobre o Reino Unido.

Notícias como essas estão sempre na página inicial do site do "Daily Mail", de Londres, o site noticioso com maior audiência no mundo.

Em dezembro, segundo a comScore, que mede audiência na internet, o "Daily Mail" on-line atraiu 45,3 milhões de leitores. Ultrapassou o "New York Times" (44,8 milhões).

Segundo o "Mail", o mundo dos ricos e famosos responde por menos de 30% do tráfego de leitores. O resto vem de uma miríade de assuntos -de política a comportamento. Na média, há mais de 300 notícias na home page todos os dias.

Há três anos, a internet era desprezada pelo "Mail", tabloide conservador com foco na classe média baixa.

VIDEO. A cearense Ivna Lins é a novidade




A dica é do nosso Jota Neto chamando a atenção que ela é estudante de Biologia da UFC.

JORNAIS. O que há para se ler sobre tevê


TELEVISÃO - OUTRO CANAL

KEILA JIMENEZ - 

Globo quer exibir Copa em HD para 70% do país

A Globo prevê que 70% da população brasileira poderá assistir à Copa do Mundo de 2014 em alta definição.
A emissora, que atualmente disponibiliza o sinal digital em 45 de suas 117 afiliadas, planeja praticamente dobrar esse número em dois anos. O mundial de futebol, que será no Brasil, terá transmissão em HD.
Só para este ano, a rede pretende inaugurar o sinal digital em mais 15 afiliadas e 22 retransmissoras, atingindo 50% da população, aproximadamente, 100 milhões de espectadores. Evidentemente, isso depende da venda de televisores HD no país, que caminha a passos largos.
O sinal digital da Globo abrange hoje cerca de 84 milhões de pessoas, 44% da população segundo o Censo/ IBGE (2010)


Folha deve ter em março programa aos domingos

Folha deve estrear um programa jornalístico na TV Cultura em março. Ainda sem título definitivo, fará parte da nova grade da emissora pública, anunciada ontem, irá ao ar nos domingos à noite e terá duração de 30 minutos.
O conteúdo editorial será de responsabilidade exclusiva daFolha e não terá qualquer participação da emissora pública. O programa será gravado no novo estúdio da TV Folha, em São Paulo, e terá comentários de colunistas e reportagens das sucursais de Brasília, do Rio e de correspondentes.
Os jornais "O Estado de S. Paulo" e "Valor" e a revista "Veja" também foram convidados a produzir programas para o canal.

HACKERS. Tiraram site do banco Itaú do ar


E os hackers brasileiros do grupo Anonymous tiraram o site do banco Itaú do ar. A página do banco ficou indisponível de 10h05 às 10h11.

O grupo de hackers chegou ainda a comemorar a instabilidade que ocorreu no site do banco em seu perfil no twitter.

TV. A Justiça veta reprise de novela global


Qual a novela que você gostaria de ver reprisada? Eu, particularmente, daria tudo pra ver de novo "O Bem Amado". Mas sabe-se que as gravações não têm a qualidade do atual sistema televisivo. A Globo, por exemplo, tinha intenção de reprisar no 'Vale a Pena Ver de Novo' a novela de Manoel Carlos "Páginas da Vida". Mas o Ministério da Justiça vetou.

Pelo que li no O Povo, é a segunda vez que o folhetim é vetado. No ano passado a novela substituiria “O Clone”. “Páginas da vida” foi ao ar em 2006, às 21h, e tinha classificação indicativa 14 anos, portanto, é necessário fazer cortes nas cenas para que ela fosse reclassificada como livre ou para maiores de dez anos.

A substituta de “Mulheres de Areia” será “Chocolate com Pimenta”, que já foi reprisada em 2006.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CINEMA. Evento para lançar filme "Área Q"


Quinta feira que vem, 2 de fevereiro, a Estação Luz Filmes anuncia, às 19 horas, em evento a ser realizado no Foyer do Teatro Via Sul, o lançamento em abril de "Area Q", o filme de Sergio Sanginito, produzido por Halder Gomes e Sidney Girão. Estarão presentes além do diretor e produtor, o ator Murilo Rosa, um dos protagonistas da trama. 

'Área Q' foi filmado nas cidades de Quixadá e Quixeramobim, no interior cearense, com locações também em Los Angeles, e traz elementos de ficção científica e espiritualismo para relatar a história de Thomas Mathews (interpretado pelo ator norte-americano Isaiah Washington), um conceituado repórter cuja carreira entra em declínio depois do desaparecimento de seu filho. 

Necessitado de trabalho, Thomas aceita o convite para fazer uma matéria no Brasil e investigar casos de avistamentos de Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs) e abduções. No local, o jornalista irá encontrar figuras com histórias impressionantes e acabará também por obter explicações sobre o destino do seu filho. 

Inicialmente, Thomas resiste em acreditar no que tem testemunhado. Mas, aos poucos, vai perdendo o ceticismo diante dos eventos inexplicáveis que irá presenciar. 0 longa-metragem traz paisagens belas e únicas do sertão cearense, tendo envolvido cerca de 300 pessoas durante sua produção, entre atores e equipes técnicas e de apoio, em um intercâmbio que envolveu profissionais brasileiros e norte-americanos.

BLOGS. O Diário lança 'Nas Pistas' dia 1º


Robério Lessa, de Carros & Corridas estreia dia 1º de fevereiro, o "Nas Pistas", um blog que promete turbinar as informações de automobilismo do Diário do Nordeste.

"Desde o ano passado o Daniel Praciano (editor web do jornal) havia feito o convite, que foi concretizado agora", conta Robério, para quem o blog surge psra suprir lacuna que inexistia em termos de automobilismo.

A ideia é noticiar o mundo das competições automotivas no Ceará, no Brasil e no mundo, mas é claro, dando um espaço maior para o que é nosso.

E a respeito de 'Carros e Corridas', ele sorteará um livro do piloto Helio Castroneves, que é colunista do site. O livro é "O Caminho da Vitória", sua autobiografia com 300 páginas, repleto de fotos históricas e prefácio de Roger Penske, chefe do Team Penske.

Para concorrer é fácil. Basta entrar na área de "Contato" do site Carros e Corridas e enviar sua mensagem informando o nome e endereço completo.

O livro será sorteado entre os leitores que enviarem a mensagem até o dia 10 de fevereiro. Só participam do sorteio aqueles que enviarem o endereço completo.

MÚSICA. A centenária canção de aniversário


A famosa "Happy Birthday to You " ou "Parabéns Pra você", está completando oficialmente 100 anos neste 2012. É que só em 1912 ela surgiu pela primeira vez na imprensa sem que se soubesse a autoria. Hoje em dia, ela é a música mais cantada, segundo o 'Guiness'. Há 50 anos, Marilyn Monroe fez um registro marcante ao cantá-la para o 'mr. president' Kennedy.



A canção originalmente chama-se em inglês 'Bom Dia a Todos'. Foi escrita por Mildred e Patty Colina Hill em 1893 e foi uma simples canção de saudação ao início das aulas.

"Bom dia a vocês
bom dia a vocês,
bom dia queridos filhos,
bom dia a todos"
(letra original)

Letra e melodia como "Happy Birthday to You" apareceriam em musicais, rádio, cinema, quando a terceira irmã Hill, Jessica, processou, ganhou e comprovou as semelhanças entre esta versão e a de suas irmãs

O blogueiro Javier Sanz, em Historia de La Historia, conta que a propriedade dos direitos autorais das irmãs Hill, expiraram aos 28 anos. No entanto, devido a sucessivas mudanças na lei de direitos autorais nos EUA, o 'copyright' não expira até 2030 . Depois de várias vendas, fusões e outros truques, hoje os direitos pertencem à Time Warner Corporação (direitos que registrou US $ 2 milhões por ano).

Uma curiosidade: nos EUA, não tem problema uma pessoa cantar na privacidade do lar essa música; mas se estiver cantando em um restaurante e o restaurante não tiver chegado a um acordo com o ECAD de lá - a ASCAP (Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores ... American SGAE), aí estará cometendo um crime contra direitos autorais.

ORIGINAL

SAUDE. Wando em estado gravíssimo


O cantor Wando está internado em estado gravíssimo em Belo Horizonte. O cantor de 66 anos, passou por uma cirurgia cardíaca e está na UTI do hospital Biocor da capital mineira. 

A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira pela assessoria de imprensa da unidade, que adiantou que o estado de Wando “é gravíssimo”.

MÚSICA. O centenário de Herivelto Martins


Gilberto Gil, lembra no Twitter, o centenário de Herivelto Martins que é celebrado hoje. 


JORNAL. La Tribune deixa o impresso


O jornal francês La Tribune vai deixar de circular em edição impressa. Fundado em 1985, passará a existir somente na edição digital.

A edição desta segunda-feira saiu com um caderno especial de oito páginas dedicado ao jornalismo e à história do periódico.

Valérie Decamp, presidente do jornal, acredita que o fim da edição de La Tribune em papel é “o virar de uma página na imprensa francesa”, mas o espírito do La Tribune deverá permanecer intacto”

No Brasil, o primeiro caso aconteceu com o Jornal do Brasil.

ASTROS. Lázaro Ramos internado no Rio


Recentemente, o ator Lázaro Ramos voltou às pressas do Nordeste, onde passava uns dias ao lado da mulher, a atriz Taís Araújo, e do filho, João Vicente, por conta de fortes dores na altura dos rins. Chegando no Rio, Lázaro foi direto para o hospital e seu diagnóstico foi cálculo renal, a popular pedra nos rins.

domingo, 29 de janeiro de 2012

? Por (não) falar nisso, onde anda o Belchior



TV. Beto Barbosa passa por uma saia justa


Beto Barbosa passou por uma saia justa. Foi hoje. No programa do Silvio Santos. O público do 'homem do Baú' não se lembrava do nome do cantor.

Cena 1: Silvio anuncia o artista como o cantor do famigerado 'Adocica'. Era naquele quadro para completar trechos de músicas. O apresentador indagou "como é o nome dele?".

Cena 2: câmera mostra o auditório em silêncio completo.   

Cena 3: câmera na cara de Beto. Transtornado.   

Cena seguinte: Não fosse uma fã soprar o nome do coitado e ninguém teria acertado quando Silvio indagou pela segunda vez.

EMPREGO. Tem vagas para estudantes


E o jornal Gazeta de Notícias, de Juazeiro do Norte, está publicando anúncio em busca de estudante de Jornalismo que deseje ingressar na prática da atividade. 

Os interessados, que atenderem às exigências da empresa, podem contatar com o gazetadenoticiascariri.blogspot.com/


FALANDO NISSO

Chances de trabalho para Jornalistas

JORNAL. Globo lança novidade amanhã


Novidade: o primeiro vespertino digital do País começa a circular no entardecer desta segunda feira. É "O Globo a Mais", desenvolvido exclusivamente para tablet e que é um produto pioneiro em termos de jornalismo digital.



.

LEITOR. O de impresso é mais engajado


Leitores de jornal em papel retém mais informações que um leitor online. Quem chegou a essa conclusão foi um estudo da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos. O estudo diz que "os leitores on-line tendem a escanear os textos, enquanto os leitores de impresso tendem a ser mais metódicos".

Para saber mais, clique AQUI.

GERAL. Prevenção contra regionalismo


Ouvi numa narração esportiva, locutor e comentarista repetirem com certa irreverência a expressão 'arribar', dita por um jogador ao final do jogo. E fiquei matutando: por que estranhamos palavras que são da nossa região e que têm bases na própria cultura latina.

Arribar vem do espanhol arribar [aRi'baR] que significa chegar acima, escapar, escapulir, restabelecer, migrar e levantar.

Mangamos, pra usar um termo bem cearense, de quem usa expressões populares do sertão e nunca estranhamos quando alguém, da cidade grande, fica a derramar palavras de língua inglesa em profusão.

Sem nenhuma xenofobia, diga-se de passagem.

TEATRO. Ator Thiago Fragoso acidentado



Thiago Fragoso e Danielle Winits sofreram um acidente na noite do último sábado (28) durante apresentação do musical Xanadu, no teatro Oi Casagrande, na zona sul do Rio de Janeiro.

Em uma cena do espetáculo, os dois deveriam simular um vôo sobre a plateia, presos por cabos de aço. Porém, a estrutura que prendia os cabos soltou e os dois caíram de uma altura de aproximadamente cinco metros.

Daniele teveum corte na boca e Thiago fraturou cinco costelas. Ele continua internado no hospital, passa bem mas ainda não tem previsão de alta.

! Deputada quer taxar música que cantamos


Deputada portuguêsa quer cobrar taxa da música que a pessoa canta ou assovie no banheiro ou em qualquer parte!!! A explicação dela é algo surpreendente. Coisa de português, com todo respeito. Para provar que é verdade, aqui vai a entrevista da dita senhora explicando ao repórter como vai funcionar o projeto.

FONTE: António Granado

Que é que vocês acham?

ESPORTES. A sensatez do Wilton Bezerra


Descobri outro traço da personalidade do comentarista de futebol Wilton Bezerra, a sensatez. Durante a transmissão de Icasa x Guarany, pela TV Diário, o pista Fabiano Rodrigues comparou um lance do jogador Moré com a do rei Pelé.

"Só se for na rima", retrucou Wilton, reprovando a comparação, considerando-a absurda.

No que concordamos.

SHOW. A prisão de Rita Lee em Aracaju


A prisão da cantora Rita Lee, em Aracaju, continua sendo o 'top' das citações nas redes sociais. Rita foi detida por policiais ao fim do último show de sua carreira, no Festival Verão Sergipe 2012.

A confusão começou quando a cantora afirmou ter visto membros de seu fã clube - que viaja atrás dela pelo Brasil para vê-la ao vivo - sendo agredidos pelos polciais.



sábado, 28 de janeiro de 2012

FOCUS. Se você nunca ouviu, faça-o agora


Sempre passo na loja do Carlos (Discos Raros). Há uns dois meses recuperei o Hocus Pocus, do Focus, um disco antológico que tem essa música:



A banda foi formada em 1969, em Amsterdam, por quatro músicos de formação clássica: o tecladista e flautista Thijs van Leer, o guitarrista Jan Akkerman, o baixista Martin Dresden e o baterista Hans Cleuver. Van Leer e Akkerman carregaram o peso da composição de canções, geralmente instrumentais. Esse álbum é de 1970, uma pauleira do rock progressivo.

HISTÓRIA. 70 anos da vaia do sol no Ceará


Segunda que vem, 30 de janeiro, o Ceará lembra o dia em que cearenses vaiaram o sol na Praça do Ferreira. Já faz 70 anos. Entre os eventos, o Instituto Ceabrindo, organizado pelo humorista Bené Barbosa (Papudim), pretende reunir nomes do humor para eleger a sua primeira diretoria.

O instituto, segundo o próprio Bené, surge para envolver todos os que lidam com humor e tem pretensão de se criar um espaço onde esses profissionais - humoristas, produtores, redatores etc - possam se encontrar para um trabalho de aperfeiçoamento e preservação do humor cearense.

A VAIA

O episódio da vaia está ligado ao fato de que no dia 28 de janeiro de 1942, depois de um forte período de seca no Ceará, começou a chover. Durou 3 dias seguidos. A temperatura chegou a um ponto que foi preciso sair de casa agasalhado por causa do frio.

No diz 30 de janeiro, o sol resolve dar as caras e quando apareceu recebeu uma forte vaia das pessoas que estavam na praça. Era a essência do "Ceará Moleque" que marcava o fato para a história do próprio povo cearense.

HUMOR. Augusto prepara um novo show


Um convite do Augusto Bonequeiro me pôs de volta à tarefa de redigir show de humor. Estamos escrevendo à quatro mãos, o show "Para Riso Infernal", uma comédia que vai reunir o boneco Fuleiragem e os comediantes Zé Fernandes (Skolástica) e Lailtinho Brega. 

Quando tiver data de estreia, a gente anuncia por aqui. 

JORNAIS. Exemplo de cacofonia no Diário


LOGOS. A mudança da Coca e da Pepsi




COLUNISMO SOCIAL. Pomba e circunstância


Fábio Bernardo, dizem, é o colunista mais admirado pela elite da Paraíba. Colunista social, claro.

Ontem, se não o fez devia ter comprado toda a edição do Correio da Paraíba,  para onde escreve. Ao invés de citar 'pompa' ele lascou que uma jovem ia festejar os 15 anos com muita pomba.

Nessas ocasiões, toda debutante (eu escrevi debutante) se preocupa mais é  com a roupa da festa. A Verinha da história, coitada, deve ter passado o dia indagando: "com que cara eu vou?".

Se é que foi!...

TWITTER. Tem campanha contra o microblog


Há algumas horas, o Twitter é alvo de mensagens usando a 'hashtag' #TwitterBlackout ou #TwitterCensurado, devido ao anúncio de que o microblog vai começar a restringir o conteúdo de alguns 'twits' de acordo com o país no qual eles sejam gerados.

REDES SOCIAIS. Twitter 'censura' ofensas


Nem podia ser diferente: mensagens ofensivas que forem postadas no Twitter vão receber o que devem: censura.

O Twitter desenvolveu um sistema para impedir que mensagens inadequadas para algumas culturas ou países estejam ao alcance dos usuários nos territórios afetados.

Para justificar a medida, a rede argumentou que a ideia de liberdade de expressão é entendida de forma diversa.

SOM. O disco da briga de Roberto Carlos


Quem informa é o colunista João Fernando :

"Roberto Carlos notificou a iTunes, loja virtual de música da Apple, por vender as 12 faixas do disco "Louco por Você", gravado em 1961.

O álbum, que tem boleros, bossa-nova e uma versão de "Cry me a River", foi renegado pelo cantor por causa de uma briga que ele teve com o produtor Carlos Imperial, naquela época.

A assessoria do Rei afirma que ele não liberou o disco para a venda. Cada faixa custa US$ 0,99 e o álbum completo sai por US$ 5,99.

A iTunes está vendendo as canções remasterizadas, com um tratamento digital para melhorar o som.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

JORNAL. A identidade secreta do Abidoral


Quem trabalha no meio, sabe muito bem que alguns nomes famosos que aparecem na mídia são, na verdade, pseudônimos de pessoas mais ou menos conhecidas.

Lúcio Brasileiro é o pseudônimo do jornalista Newton Cavalcante. Rossicléa é a humorista vivida por Valéria Vitoriano. Skolástica é o ganha-pão do José Fernandes. 'Sêo' Gereba e o Candinho são alter-ego dos radialistas João Inácio Jr e Rodrigo Maia, respectivamente.

No jornal O Povo, Abidoral é o personagem que, aos domingos comenta tudo sobre meio artístico. Ele é identificável apenas pelos mais próximos do autor. É um mero personagem; mas, pela correspondência enviada para ele pela direção do Theatro José de Alencar, a impressão que se tem é a de que a criatura acabou engolindo o próprio criador.

Como é para um show de humor, leva-se na conta da irreverência. Afinal, se o convite for exibível, essa exigência acabará por revelar a identidade (não tão) secreta do conceituado jornalista. 


TWITTER. A melhor do dia segundo o Treta



IMPRENSA. Qual é o jornal mais acessado?


Era o 'New York Times'. E-ra! Ele perdeu liderança global entre os sites de imprensa

Com 44,8 milhões de visitantes, o periódico americano perdeu o posto para o Mail Online. A página na internet do periódico britânico "Daily Mail" teve 45,3 milhões de visitantes. Em novembro foram 45,3 milhões, abaixo dos 45,8 milhões do "New York Times".

No último mês do ano passado, o total de acessos a websites noticiosos foi de 1,4 trilhão. Completam a lista os sites do "USA Today" (3º), do "Tribune Newspaper" (4º) e do "Guardian" (5º).

(Com informação da Folha)

FAMA. Santa celebridade do pau ôco


15 mil para fazer o quê?!!!

Ah! para ela se divertir (como diz o título da coluna) com a ignorância de quem paga isso...

ESPORTES. Botaram máscara no Geraldo


Dizer que ele é um jogador mascarado, não é verdade. Mas que a máscara de O Povo lhe caiu bem, isso sim. Pois agora, torcedores do Fortaleza que desejarem ganhar uma delas autografada pelo jogador já podem concorrer. 

Para concorrer, o torcedor envia mensagem até às 18 horas de hoje no portal de Esportes do Povo online com um novo epííteto para substituir o 'Predador" que ficou marcado no Ceará. 




TV. Tom Cavalcante de volta à Globo


A VOLTA

¹. Tom Cavalcante, que rescindiu seu contrato com a Record em dezembro, já teria acertado seu retorno à Globo.

Uma prova disso seria o agendamento de entrevista pela produção de Jô Soares para abril na volta das férias.

BOM DIA?

². O dia não começou normal na Globo. Na chamada do 'Bom Dia, Brasil', nada dava certo. Chico Pinheiro chamou o Robocop e seguiu-se imagem sem som.

O âncora pediu: "vamos, comandante!". E nada. Chamou a repórter Mariana Gross e ela apareceu sem nenhum contato. Ao voltar para o estúdio, o diretor de imagem fixou o apresentador numa outra câmera que não estava ligada.

WEB. Alimente os peixinhos com o mouse


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

TV. No Ceará, a Record bate a Rede Globo


A Record bateu a Globo no horário do 'Domingo Espetacular'. Isso, aqui em Fortaleza. Li a informação no Facebook do nosso estimado Jayme Ribeiro, correspondente da rede em Nova York.

A revista eletrônica comandada por Paulo Henrique Amorim, Janine Borba e Fabiana Scaranzi conquistou 19 pontos de média com picos de 30. A TV Verdes Mares/Globo ficou em segundo lugar, com 17 pontos, seguida pela TV Jangadeiro/SBT, com 14.

LIBERDADE DE IMPRENSA. Brasil é o 99º


O Brasil caiu 41 posições no 'ranking' de Liberdade de Imprensa, segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras. Caímos do 58º lugar, que ocupava em 2010, para o 99º, no levantamento 2011-2012 divulgado hoje.

Esta é a segunda queda mais acentuada entre os países da América Latina, destaca a entidade, que relaciona o péssimo desempenho brasileiro ao "alto índice de violência" e a mortes de jornalistas no ano passado.

Um dos casos, a morte de um cinegrafista da Band ao cobrir uma ação do Bope no Rio, em novembro último.

Estamos abaixo do Paraguai (83), Quênia, Timor Leste, Congo, Benim e até da Albânia.

China, Irã, Síria, Turcomenistão, Coréia do Norte e Entreia são os 'grilos' dessa lista. 

CINEMA. Filme comprado direto do estúdio


Até hoje, eu não entendi porquê empresas cinematográficas não adotavam, elas próprias, o sistema de venda de filmes digitais. Agora sou informado de que a Paramount Pictures será o primeiro estúdio a usar o estande de distribuição UltraViolet, para integrar-se ao mundo da Internet. 

O sistema permite que uma pessoa compre um filme diretamente no site do estúdio, sem ter que comprar um disco. Nem todo o catálogo estará disponível. Será necessário criar uma conta. Os filmes poderão ser reproduzidos em computadores ou um dispositivo com iOS.  


WEB. Imposto para donos de sites e blogs


Cobrar imposto de quem tem um site e blog. A ideia surgiu no México. E, como isso significa um meio rentável de se tirar dinheiro das pessoas, não tarda a ser imitada no resto do mundo.

Lá, a Câmara Nacional da Tecnologia Eletrônica, Telecomunicações e Informação (Canieti), anunciou a cobrança de um tributo. Justificativa: como forma de compensar a pirataria.

É incrível: em vez de achar novos modelos para criminalizar os web-criminosos, a saída que foi simplesmente meter a mão no bolso do cidadão.

O POVO. O site ainda anda meio confuso


O site de O Povo, pelo que se depreende, ainda não foi totalmente reformulado. Pelo menos é a impressão que dá aos leitores que o buscam.

"Embora se busque, não há por parte do jornal O Povo, explicação plausível para o referido problema", observa o internauta Ismael Luiz, em comentário assinado aqui no GENTE DE MÍDIA.

A equipe certamente está procurando o melhor. Posso até sinalizar que, num ponto, já é possível verificar avanço. A instalação dos links das emissoras de rádio do grupo, que ganharam destaque, ao invés da colocação inexpressiva antiga onde ninguém nem sabia que existia a ligação.

BBB 2012. Sinal do 'pay-per-view' será aberto


Atenção, fãs de “Big Brother Brasil 12”! No próximo fim de semana, o sinal do pay-per-view estará aberto para todos os clientes NET. Ou seja: mesmo quem não contratou o serviço vai poder assistir a tudo o que rolar na casa o tempo todo, mas somente nos dias 27, 28 e 29.

Para ver tudo o que rola na casa, é só colocar no canal 126. O canal 130, com o mosaico (com quatro câmeras simuntâneas na tela), também estará disponível.

Uma dica: sábado, dia 28, tem festa na casa! Boa oportunidade para todo mundo ver o que rola na íntegra nas noitadas do “BBB 12”!

FAMA. Demi Moore internada às pressas


A atriz Demi Moore foi levada às pressas para um hospital de Los Angeles, após uma chamada de emergência feita de sua casa. 

O site TMZ, especializado em notícia de famosos, diz que ela foi internada com suspeita de "abuso de substâncias", mas não detalha quais.

Nesta terça-feira, assessores da atriz disseram que, por conta de "alto nível de estresse" , Demi Moore decidiu procurar ajuda profissional em busca de tratamento contra a "sua exaustão".

Desde novembro, Demi Moore está separada do também ator Ashton Kutcher, com quem era casada há seis anos. Ele a teria traído com uma modelo.

(Com informação de O Globo)

RÁDIO. Cuca treina jovens para rádio-novelas


O Cuca da Barra vai realizar curso para radio-novelas.

?

Sim, qualquer jovem que atue em emissoras de rádio (comunitárias ou não) poderá fazer teoria e prática sobre programas de rádio e, principalmente, rádio-novela.

TV. Chico Pinheiro se prepara para maratona


E sabe o Chico Pinheiro? Ele vai dar um tempo na ancoragem do 'Bom Dia, Brasil'.  Segundo Keila Jimenez, da Folha, o jornalista vai começar a se preparar para a maratona de Carnaval.

O âncora estará no sambódromo paulista nos dias 17 e 18 de fevereiro, na cobertura da Globo. Ele também participará de um dia de transmissão dos desfiles no Rio.

OSCAR 2012. Música concorre à premiação


O Brasil não terá capitão Nascimento concorrendo ao Oscar 2012, mas teve a canção "Real in Rio" ("Favo de Mel", na versão dublada), da animação "Rio", do músico brasileiro radicado em Los Angeles Sergio Mendes indicada.

A Folha de SP fez um levantamento das vezes que o Brasil foi indicado à premiação da Academia de Artes de Hollywood.

O PIONEIRO

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, "O Pagador de Promessas", de Anselmo Duarte, foi o primeiro brasileiro indicado ao Oscar, na categoria de melhor filme estrangeiro, em 1963

MAIS "ESTRANGEIROS"

Depois foram as vezes de "O Quatrilho" (1996), de Fábio Barreto, "O que É Isso, Companheiro?" (1997), de Bruno Barreto, e "Central do Brasil" (1998), de Walter Salles, tentarem, sem sucesso, a estatueta

INTERPRETAÇÃO

A veterana Fernanda Montenegro foi indicada a melhor atriz por "Central do Brasil" em 1999

CURTAS

"Uma História de Futebol" (2000), de Paulo Machline, concorreu entre os curtas de ficção. "Gone Nutty", de Carlos Saldanha, com o esquilo de "A Era do Gelo", foi indicado em 2004 entre os curtas de animação

TROCA DE PARADIGMA

Com campanha publicitária da Miramax, então empresa dos irmãos Weinstein, "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles e Kátia Lund, extrapolou a categoria de melhor filme estrangeiro e abocanhou quatro indicações em 2004: melhor direção, montagem, fotografia e roteiro adaptado. O Brasil não foi premiado nenhuma vez

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

FAMOSOS. Ciro perde a segunda Patrícia


Ciro Gomes e a atriz Patricia Pillar romperam o namoro no fim de 2011, segundo informa a jornalista Joyce Pascowitch em seu site Glamurama.

A atriz, inclusive, não usa mais a aliança.

(Via Eliomar de Lima)

REVISTAS. Alaôr deixa a Abril após 50 anos


Já dava pra se notar que algo estava para acontecer. A diminuição no número de algumas revistas da Abril nas bancas. É que a Alaôr Distribuidora passou a receber um repasse menor da editora já que vive período de transição para deixar de representar as revistas da empresa, depois de 50 anos. O serviço passa a ser feito por outra rede de entrega, a Treelog Logística, do próprio grupo paulista.

Eu conversei com o gerente da Alaor, Marcos Vinicius, que explicou, o sumiço de algumas publicações das bancas. "O repasse diminuiu em 50 por cento nos últimos dias", disse, explicando que isso se deve a fase de transição que nesse momento está sendo operacionalizada.

A Treelog Logística, já tem núcleo montado em Fortaleza e passa a executar esse trabalho a partir já desta semana. A Alaôr, contudo, ficará com a parte de varejo das publicações.


JORNAIS. Um alerta com vistas a 2014




CURIOSA. SP alaga e ator 'surfa' nas ruas


O ator norte-americano Ashton Kutcher encarou com bom humor as inundações causadas pela chuva de ontem, em São Paulo. Ele postou uma foto no Twitter "surfando" em uma rua dos Jardins. 

O astro da série "Two and a Half Men" chegou anteontem à capital para assistir aos desfiles da São Paulo Fashion Week. 


BEATLES. Quem é fã vai adorar essa dica


Um site dos Beatles. E quem não é fã deles? Mesmo quem nasceu muito depois da era Lennon, McCartney, Ringo e Harrison, sabe acrescentar uma pitada do som dos eternos garotos de Liverpool. Pois a dica é visitar o site da rádio Beatles-A-Rama com música, vídeos, dicas, informações curiosas sobre os 4 cavalheiros do após calipso.


COLUNAS. Datena é afastado do vídeo


A coluna Zapping da Folha de SP e Agora destaca hoje o afastamento de José Luiz Datena do vídeo. Ele vai se submeter a uma cirurgia. Mas já avisou não ter câncer.



HACKERS. Publicada discografia da Sony


Já imaginou dar de cara com todos a discografia de uma gravadora como a Sony Music, disponibilizada de graça pra você? Pois isso já pode ser feito. Desde que o que Megaupload foi fechado pelo FBI, desatou uma reação imediata por parte do grupo hacktivista Anonymous.

A última ação foi junto a Sony Music. A Anonymous publicou toda a discografia da empresa como protesto contra o fechamento da Megaupload, signiicando que outros serviços podem ser encerrados ou terem o acesso restrito.

O endereço abaixo tem todos os sons para quem desejar baixar:

http://pastehtml.com/view/bllpf04jv.html

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

RÁDIO 2.0. Um texto de Gabriel Passajou



- Está preparado?

- Aperte os cintos:
- O rádio morreu! Pelo menos o rádio 1.0!
- Não é uma nota de falecimento, muito pelo contrário.
- O rádio acaba de renascer.
- Se precisamos de um marco, uma data, um evento para assinalar o início de uma nova era, é agora. Decore: 13 de janeiro de 2012!
- A Clear Channel, a maior rede de rádios dos EUA, com mais de 850 estações, acaba de tirar a palavra RÁDIO do seu nome.
- A empresa conhecida como  Clear Channel Radio virou CLEAR CHANNEL MEDIA AND ENTERTAINMENT.
- Não é pouca coisa. Outras redes deverão seguir o exemplo. O que vem em seguida? Outros países reproduzindo o padrão.
- ATENÇÃO: O rádio morreu como modelo de negócios para a Clear Channel.
- Agora não se trata de vender segundos (comerciais) entre músicas e prêmios. Isso acabou. Já era!
- Segundo a Clear Channel, rádio é conteúdo e entretenimento. E estamos falando em algo muito maior agora. O rádio inserido em uma direção sem precedente! E sem volta.
- Convergência.
- Ouça a musica, compre no site, adquira ingressos para shows desse artista, assista os videos, concorra à dvds e camisetas autografados, encomende um box exclusivo, saiba curiosidades, veja fotos da tour e confira a agenda de espetáculos. Rádio agora é isso… e em qualquer lugar! Tudo isso regado à um conteúdo direcionado.
- Esse é o objetivo da Clear Channel agora. E a sua arma é o iHeartradio, um agregador das rádios do seu grupo. Outras redes negociam a entrada nesse app.
- Ninguém pode se dar ao luxo de ignorar esse movimento.
- Não é tendência , é realidade.
- O que vemos neste artigo é a constatação do que será o rádio em 10 anos! Uma dica mais do que valiosa!
- Talvez a SOBREVIVÊNCIA do rádio como mídia.
- Possivelmente a volta de usuários perdidos na última década. Quantas pessoas temos ouvido dizer: ‘Eu não ouço mais rádio!”?
- No último texto, comentei que o rádio não se integrou ainda com a internet como devia (leia aqui). Você acabou de ver a resposta cristalina da Clear Channel.
- Esse é o caminho e vamos por ele, queiramos ou não.
- Veja a nova missão da empresa. Saiba no que o rádio se transformará:
- CLEAR CHANNEL MEDIA AND ENTERTAINMENT: ” Distribui música, notícias, bate papo, esportes e outros conteúdos para diversas audiências através de múltiplas plataformas, incluindo: Estações de rádio, satélite, smartphones, iPads e outros tablets; Entretenimento móvel (em automóveis) e sistemas de navegação; e em eventos ao vivo.”
- Amigos, este é o rádio 2.0. Benvindos!