Translate

sábado, 10 de novembro de 2012

HISTÓRIA. Famosos que lutaram na guerra

.
Alguém sabia dos famosos de Hollywood que lutaram na II Guerra Mundial? Clark Gable, foi um. Foi graduado como segundo-tenente pela Escola de Oficiais em Miami. Adolf Hitler era fã de Clark Gable e, ao saber que fora enviado para a Europa, ofereceu uma grande recompensa a quem conseguisse capturar o ator e levá-lo vivo ao Führer.
Esta e outras informações curiosas sobre os famosos do cinema que lutaram na Segunda  Guerra estão no blog Ecos da Segunda Guerra, de André Luiz, ex-militar do Exército, que se diz fascinado por tudo que se relaciona ao período.  Vamos a alguns exemplos: 
am1952
Audie Murphy – alistou-se na infantaria estadunidense aos 18 anos e participou ativamente de 9 campanhas na África, Sicília, Itália, França e Alemanha. Demonstrou tanta bravura, que acabou se tornando o soldado mais condecorado da guerra, recebendo mais de vinte medalhas. Simplesmente foi o  Chuck Norris da Segunda Guerra. Faleceu em 1971, aos 47 anos.
james_doohan
James Doohan – o Scotty de Star Trek – integrou a Artilharia Real do Canadá, e estava no desembarque na Praia de Juno no Dia D. 
durning_2Charles Durning - aos 21 anos integrou o corpo dos Army Rangers – tropa de elite da infantaria leve – na Praia de Omaha em 6 de junho de 1944. Ferido, ele foi o único soldado de seu agrupamento que sobreviveu ao desembarque inicial. Foi ferido na Bélgica, esfaqueado com uma baioneta por um adolescente alemão. 
lg_5889391_alecguinness

Alec Guinness – Serviu na Marinha Real Britânica durante toda a Segunda Guerra Mundial. Ele comandou embarcações que participaram da invasão da Sicília. 
lee-marvin-1

Lee Marvin – Alistou-se na Marinha dos Estados Unidos em 1943 e lutou no Pacífico sul, sendo ferido na Batalha de Saipan. Foi condecorado com a Purple Heart, por ser ferido em combate.
donaldpleasence
Donald Pleasance - foi piloto da RAF, – Força aérea Britânica – abatido e mantido como prisioneiro de guerra pelos alemães na Segunda Guerra Mundial.
george_c_scott
George C. Scott - Entrou para a marinha em 1945, teve o posto de Sargento, participando de missões na Europa.  Ganhou Oscar por seu papel de general Patton, no filme Patton, Rebelde ou Herói. Faleceu em 1999, aos 72 anos.
charlesbronsonorig
Charles Bronson – Foi artilheiro de Cauda e instrutor de tiro na USAF durante a Segunda Guerra. Ele completou 25 missões e foi premiado com a Purple Heart. 
borgnine
Ernest Borgnine – Foi artilheiro da Marinha entre 1935 a 1945, servindo ao Exercito Estadunidense no Pacífico Sul durante a segunda Guerra Mundial.
165563james-stewart-postersJames Stewart - foi piloto da Força Aérea Estadunidense, lutando na Segunda Guerra mundial como Coronel. Foi condecorado com a Distinguished Flying Cross, por duas vezes, a Air Medal com três folhas de carvalho e os Clusters Croix de Guerre.  Em 1959, foi promovido a Brigadeiro-General.  James Stewart já atuava no cinema quando entrou na Força Aérea. Faleceu em 1997, aos 89 anos.
clark_gableClark Gable –Foi artilheiro avião B-17. Graduado como segundo-tenente pela Escola de Oficiais em Miami. Adolf Hitler era fã de Clark Gable e, ao saber que fora enviado para a Europa, ofereceu uma grande recompensa a quem conseguisse capturar o ator e levá-lo vivo ao Führer.
mickeyrooneyMickey Rooney – serviu ao Exército dos Estados Unidos, na Europa. Rooney foi treinado para ser um franco atirador, mas foi designado para dar reforço moral ao longo das linhas de frente.
henry_fonda
Henry Fonda - Serviu a Marinha dos EUA como contramestre de terceira classe no Pacífico Sul. Depois foi promovido a Tenente Júnior. Antes do embarque ele já havia atuado em mais de 20 filmes.
rod-steiger-2-sizedRod Steiger – ingressou na Marinha com 16 anos, mentindo a idade, para sair de sua casa e serviu a bordo do USS Hornet. Como torpedeiro, lutou no Pacífico em campanhas de Iwo Jima e Okinawa, no Japão. Faleceu em 2002, aos 77 anos.
charlton
Charlton Heston – Em 1944, largou os estudos e se alistou na USAAF, serviu como operador de rádio de bombardeiros B-25 nas Ilhas Aleutas. Atingindo a patente de sargento e nesta mesma ilha e período, se casou com uma colega de faculdade. Faleceu em 5 de Abril de 2008, aos 85 anos.
Jack Palance – Serviu aos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial como piloto de bombardeiros. Faleceu em 10/11/2006, aos 87 anos.
richard-todd-postersRichard Todd – Durante a Segunda Guerra Mundial, Todd foi oficial do exército britânico. Foi um dos primeiros oficiais britânicos a aterrissar na Normandia, no Dia-D. Seu batalhão se encontrou com o Major Howard, comandante do agrupamento de planadores que tomaram a Ponte Pegasus.

Nenhum comentário: