segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DIREITOS AUTORAIS. O que 'mata' o Twitter

.
A Internet tem sido alvo da ação de maus usuários. Nas redes sociais é comum você se deparar com citações alheias sem a devida menção do autor. A empresa que administra o Twitter reconhece essa deformação. 

No último informe de transparência, o Twitter já alertava para o aumento dos crimes que envolvem  direitos de propriedade intelectual.

A principal queixa é a de roubo de tweets, essa tendência de copiar posts alheios sem mencionar a autoria. O informe faz referência a 3.378 denúncias recebidas nos últimos seis meses, com 5.874 contas afetadas e um resultado final de 5.275 tweets eliminados. 

Aos internautas imprudentes que tomarem um tweet de um terceiro e o reproduzirem sem mencionar a fonte, é bom lembrar o que reproduz o jornalista no blog Legal-e-Digital: "O Twitter se reserva ao direito de eliminar o conteúdo que, supostamente, infrinja direitos de propriedade intelectual sem preaviso. [...] O Twitter poderá também por fim à conta de um usuário, caso venha confirmar que o usuário é reincidente".

Nenhum comentário: