sexta-feira, 21 de setembro de 2012

REDES SOCIAIS. Seu Twitter anda invisível?

.

Você usa o Twitter e sente que nem sempre o que você postou teve a repercussão desejada, que ele parece invisível aos olhos dos outros. Pois bem, o estrategista de mídias sociais Victor Martin, tem uma tese muito bem estruturada sobre esse tipo de reação, principalmente quando você tem mais de mil seguidores e poucos fizeram referência a essa ou aquela publicação que você considera importante. Ele se diz favorável a que se publique o mesmo conteúdo mais de uma vez no Twitter:

1. Seus seguidores estão conectados em momentos diferentes
Isso não é segredo. Sempre que você lançar um tweet haverá uma grande parte de seus seguidores que não os vê, porque eles não estão conectados no momento.  Então, qual é a probabilidade de que um seguidor esteja ligado apenas à noite veja um tweet seu que você postou às 8:00 da manhã? Realmente, poucos. Para isso temos de acrescentar o fato de que ele se conecta em todo o mundo a cada dia.

2. Os tweets têm uma vida útil limitada

No momento em que se lança um tweet, isso tem um tempo de vida limitado, o que depende, principalmente, do tema do mesmo. Se é um problema atual tem uma vida útil muito mais curta do que se fosse um tema atemporal. Algo curioso é que 71% dos tweets não recebem nenhuma resposta de seus seguidores.  Quando há qualquer reação, 92% ocorrem em menos de 60 minutos.

3. Depende da quantidade de usuários que seguem seus seguidores
Você sabia que um usuário do Twitter tem uma média de 126 seguidores? Essa é a média estimada, mas alguns têm centenas e centenas de usuários ao mesmo tempo, por isso é muito difícil para o seu Tweet ter toda a atenção. 

Como se vê, é difícil fazer um tweet específico que tenha a visibilidade desejada; por isso, necessário é que possamos publicar exatamente umas 3 ou 4 vezes ao longo do dia, sempre combinado com outros tweets deixando tempo suficiente entre cada publicação.

Lembre-se de fazer esta prática com moderação, sem abusos e sem cair no erro terrível de chatear seus seguidores. Isto é, se alguém nota mais de uma vez as suas publicações terá uma ligeira sensação de déjà vu.

Nenhum comentário: