Translate

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MÚSICA. A centenária canção de aniversário


A famosa "Happy Birthday to You " ou "Parabéns Pra você", está completando oficialmente 100 anos neste 2012. É que só em 1912 ela surgiu pela primeira vez na imprensa sem que se soubesse a autoria. Hoje em dia, ela é a música mais cantada, segundo o 'Guiness'. Há 50 anos, Marilyn Monroe fez um registro marcante ao cantá-la para o 'mr. president' Kennedy.



A canção originalmente chama-se em inglês 'Bom Dia a Todos'. Foi escrita por Mildred e Patty Colina Hill em 1893 e foi uma simples canção de saudação ao início das aulas.

"Bom dia a vocês
bom dia a vocês,
bom dia queridos filhos,
bom dia a todos"
(letra original)

Letra e melodia como "Happy Birthday to You" apareceriam em musicais, rádio, cinema, quando a terceira irmã Hill, Jessica, processou, ganhou e comprovou as semelhanças entre esta versão e a de suas irmãs

O blogueiro Javier Sanz, em Historia de La Historia, conta que a propriedade dos direitos autorais das irmãs Hill, expiraram aos 28 anos. No entanto, devido a sucessivas mudanças na lei de direitos autorais nos EUA, o 'copyright' não expira até 2030 . Depois de várias vendas, fusões e outros truques, hoje os direitos pertencem à Time Warner Corporação (direitos que registrou US $ 2 milhões por ano).

Uma curiosidade: nos EUA, não tem problema uma pessoa cantar na privacidade do lar essa música; mas se estiver cantando em um restaurante e o restaurante não tiver chegado a um acordo com o ECAD de lá - a ASCAP (Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores ... American SGAE), aí estará cometendo um crime contra direitos autorais.

ORIGINAL

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Nonato,

Sei que vc não é dono da rádio O Povo/CBN, mas trabalha lá.
Gostaria de saber por que nenhum diretor nunca se incomodou com a "brincadeira" que o Alan Neto faz ao se dar a palavra ao colega de programa Moacir Dreyer. Alan SEMPRE chama o "nariz de palhaço" Moacir Dreyer. Por que este radialista se deixa humilhar pelo dono do programa Trem-Bala??? Quem dá apelidos, costuma incair em humilhações.
Coitado dos ouvintes que têm que aturar o apresentador repetindo SEMPRE o título "nariz de palhaço". Parece que o Alan está envelhecendo mal na comunicação, feito o Silvio Santos: ranzinza, rabugento e chato para quem assiste. Vide o que SS fez com a pequena Maísa: sensibilidade nenhuma e graça ZERO. Diretores da rádio escutem, diariamente o que exibem, e vejam se estou exagerando.
Moacir, torço que vc se encha de auto-estima e que o Alan respeite seus companheiros e os ouvintes.
Antonio Alberto - fã de rádio
Damas - Fortaleza/CE

Unknown disse...

Vídeo-música. Nonato dá um olha nessa menina aqui de Fortaleza. Estudante de Biologia da UFC

Vale a pena divulgar, video bem produzido e editado:
Take a risk - Ivna Lins (original song)
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9-B2BveMMPs

Unknown disse...

Cover Adele: http://www.youtube.com/watch?v=spcupkQ2464&list=UU_CHlUqRqrB9WnFuU13MtKA&index=5&feature=plcp

Unknown disse...

Someone like you - Adele (cover by Ivna)

ttp://www.youtube.com/watch?v=6_9jEsUJLqE&list=UU_CHlUqRqrB9WnFuU13MtKA&index=14&feature=plcp