sábado, 28 de janeiro de 2012

HISTÓRIA. 70 anos da vaia do sol no Ceará


Segunda que vem, 30 de janeiro, o Ceará lembra o dia em que cearenses vaiaram o sol na Praça do Ferreira. Já faz 70 anos. Entre os eventos, o Instituto Ceabrindo, organizado pelo humorista Bené Barbosa (Papudim), pretende reunir nomes do humor para eleger a sua primeira diretoria.

O instituto, segundo o próprio Bené, surge para envolver todos os que lidam com humor e tem pretensão de se criar um espaço onde esses profissionais - humoristas, produtores, redatores etc - possam se encontrar para um trabalho de aperfeiçoamento e preservação do humor cearense.

A VAIA

O episódio da vaia está ligado ao fato de que no dia 28 de janeiro de 1942, depois de um forte período de seca no Ceará, começou a chover. Durou 3 dias seguidos. A temperatura chegou a um ponto que foi preciso sair de casa agasalhado por causa do frio.

No diz 30 de janeiro, o sol resolve dar as caras e quando apareceu recebeu uma forte vaia das pessoas que estavam na praça. Era a essência do "Ceará Moleque" que marcava o fato para a história do próprio povo cearense.

Nenhum comentário: