sábado, 31 de dezembro de 2011

2012. Para embalar o ano-menino que chega



Dos anos que passaram, guardemos as lembranças;
que, elas, sirvam de alento. Lições para o futuro.
Abracemos o que virá em meio as esperanças
de que o mundo será melhor e muito mais seguro

Que possa o novo ano, trazer nessas mudanças,
o quinhão do bem, lançando fora tudo o que abjuro.
Que eu possa viver com a simplicidade das crianças
e conviver com o espírito sereno que tanto procuro.

Também são esses votos que a todos eu transmito,
na hora em que elevo a voz e ao Deus do infinito
rogo que estejamos em paz durante o ano novo

para sermos fortes, nesse tempo que hoje muda.
Que ele nos traga a sorte e nos sirva de ajuda
para transformar o mundo e ajudar ao nosso povo.

BLOGS. E olha só o nome deste: Garden al


Se fosse em português, provavelmente, diríamos que é mais uma molecagem de algum brasileiro. Dá por título ao blog de 'Garden Al'. Na verdade, o diário não tem nada a ver com 'madness' mas trata de jardinagem.

HUMOR. Algumas manchetes são previsíveis



CHARGES. A lucidez de Chico Caruso



DATAS. Por que corrida de São Silvestre?


Corrida de São Silvestre. Mas quem foi ele? A ligação é por conta da data. Ele morreu num 31 de dezembro e hoje é o seu dia no calendário católico. O 'La Informacion' diz que Silvestre foi um papa que no começo do século IV se orgulhava de ser o primeiro a desenvolver a sua atividade em um clima de tolerância. 

"Quando jovem agiu piedosamente enterrando outro cristão, morto pelos pagãos. Por esta razão, ele foi preso pelo prefeito de Roma, chamado Tarquínio Perpenna. Mas depois de fazer isso, o prefeito morreu engasgado com uma espinha de peixe. Isso foi interpretado como um sinal do céu para o réu, que foi imediatamente libertado.

Com a morte do Papa Melchíades, Silvestre foi eleito seu sucessor. No início do ano 313, o imperador Constantino legalizou o cristianismo. Embora a Igreja tenha deixado de ser perseguida pelas autoridades, foi envolvida em um turbilhão de heresias que ameaçavam a unidade da Igreja, como o arianismo e o donatismo.

Durante o pontificado de Silvestre ocorreu o famoso Concílio de Nicéia, no qual se compôs o credo que os católicos rezam nas igrejas. São Silvestre morreu no dia 31 de dezembro de 335, nunca imaginando que seu nome fosse unido a uma simpática e popular prova esportiva de final de ano.

2012. Fagner e Nando Cordel fazem show


E na ante-véspera de Ano Novo, os cantores Fagner e Nando Cordel deram o tom musical da festa de despedida do ano dos espíritas do Ceará.

Eles fizeram show durante encontro para celebrar os 60 anos da primeira visita de Divaldo Franco ao nosso Estado. Foi no Centro de Convenções, onde um público de mais mil pessoas cantaram com Nando a música da Paz com votos de um feliz ano novo.

2012. Pessoal de mídia ganha bar temático



O pessoal que faz mídia no Ceará está contando nos dedos a hora de cair de boca na novidade que será inaugurada em 2012. É o bar temático "Primeira Página" que, promete, ser algo novo no cenário da cidade. 

A ideia é de Alex Dias, que largou a coordenação da FM Mix motivado por esse projeto pessoal. Ele vira empresário e cria esse espaço focado para um público específico - gente que atua no rádio, jornais, tv e agências de publicidade, além do público interessado por mídia. Será aberto nos primeiros dias de fevereiro na avenida Washington Soares. 

O espaço terá vários telões por onde serão exibidas páginas de jornais, disponibilizando em tempo real as informações que podem até servir de tema para as conversas da clientela. É um projeto moderno, ultra sofisticado e que promete ser o 'point' de quem faz mídia em nosso Estado.

RÁDIO. Clube perde programa para a Globo


E o ano novo começa com mudanças. Pelo menos, em termos de programa de rádio que deixa a Ceará Rádio Club e se manda para a Globo-Assunção. Falo do programa de Fernando Maia que, na antiga PRE-9 tinha o título de 'Linha Direta' - anterior mesmo ao da Globo.

Fernando Maia, Tina Holanda e o Louro Maia estreiam na próxima terça feira na antiga emissora do arcebispado, com todo o gás e fazendo o que o próprio responsável diz ser um 'up grade' para começar 2012 com mudanças.

Não se sabe o que vai ocupar o horário vago na Clube.

SERVIÇO 
PGM: Fernando Maia
RÁDIO: Globo-Assunção
Horário: 13 às 14 horas
Estreia: 3 de janeiro de 2012

CHARGES. Quem é bom já nasce Clayton


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

GOOGLE. A logomarca do ano novo



IMPRENSA. A nota da PM sobre a greve


Não fosse a instantaneidade do rádio - parabéns ao Lucas Leite, da POVO-CBN que foi o mais presente no início da mobilização - e a insistência de tuiteiros nas redes sociais e não teríamos detalhes de como se desenrola o movimento dos policiais cearenses.

Quando se vê a nota do comando tem-se a impressão que tudo andava às mil maravilhas. Ela nega a própria paralisação do efetivo, muito embora o movimento nas ruas - ou a ausência deles - demonstre ser de vulto a participação na greve. A nota oficial, contudo, passa bem longe disso.    

NOTA OFICIAL

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social não identifica NENHUM movimento anormal dentro da Polícia Militar até o presente momento. As escalas estão sendo cumpridas absolutamente dentro da normalidade.
Sobre o movimento que aconteceu no Ginásio da Parangaba, onde havia aproximadamente 400 pessoas, foi detectado que a absoluta maioria era composta de pessoas alheias ao Sistema de Segurança.
Caso seja identificada qualquer atitude no sentido de indisciplina, as medidas cabíveis serão adotadas de acordo com a Lei.

TV. Globinho afunda audiência da Globo



POLÍTICA. Site divulga lista de torturadores


O site da "Revista de História da Biblioteca Nacional" (revistadehistoria.com.br) divulgou na noite de ontem uma lista com 233 nomes de acusados de tortura durante a ditadura militar.

Ela faz parte do acervo pessoal do líder comunista Luiz Carlos Prestes (1898-1990), que será doado ao Arquivo Nacional, no Rio, no próximo dia 3. A revista teve acesso exclusivo ao acervo -que inclui fotos e cartas familiares- e publicará parte dele em sua edição de janeiro.

A lista faz parte do documento "Relatório da 4ª Reunião Anual do Comitê de Solidariedade aos Revolucionários do Brasil", de fevereiro de 1976.
Segundo a revista, ela foi elaborada em 1975 por 35 presos políticos que cumpriam pena.

FONTE

TWITTER. Deodato usa a força das redes



O secretário Deodato Ramalho foi uma das figuras mais citadas no noticiário da quinta feira - e, hoje, repete-se nas manchetes. Tudo, depois que ele usou o Twitter para denunciar que estava sendo detido por um oficial da Justiça. Bastou a postagem para logo a informação ecoar nas redações - a do telejornalismo da Jangadeiro foi a primeira a reverberar - e ganhar o mundo, como se diz popularmente.


2012. As indefectíveis previsões de ano novo


Fim de ano, não há publicação que não tire proveito de uma velha e surrada pauta que ainda chama atenção: as previsões. E como 2012 é chamado de "o ano do fim do mundo", aí é que os supersticiosos adoram mexer no tema. O Diário do Comércio, de São Paulo, fez um caderno especial onde há prognósticos desde a área política até quem será o time campeão do Brasileirão no ano que está chegando.



Para ler a matéria na íntegra, clique AQUI.

CHARGES. Clayton vê o novo caso de amor



quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

LEITURAS. Escritos meus de fim de ano



passagem de ano

Senhores do mundo, atentai bem: sobre nossas cabeças
ergue-se a luminosa força do novo tempo que se anuncia;
pendula agitada de uma ponta a outra dos nossos ombros
como se chama ardente a orientar o próprio deus Cronos.

É preciso agir para que seus dias, ainda invisíveis aos olhos,
se estabeleçam plenos e busquem no cumprimento de ações
o verdadeiro desiderato do amor que partilham os seres voltados,
nesse momento, à celebrar o rito de passagem do ano.

Não vos desvencilheis da própria rotina que ora abraçais,
cientes de que o pão da Vida se confirma no labor diário
Do esforço que podermos empreender para melhorar o mundo.

É dessa forma que o calendário retoma a contagem dos dias
e repõe a cada novo ano, o prazeroso ardor de uma paixão antiga:
De que o Tempo nos vence, ainda que o contrário imaginemos. 


Trova Troca
o ano é novo...

O ano é novo
mas o povo é o mesmo:
não quer nem ovo
e vive assim a esmo.

Se veste de branco
para se parecer puro;
pra pegar o tranco
salta ondas no Futuro.

Faz uma enorme lista
tudo falsa promessa:
De ir mais ao dentista
E estudar a beça.

Começar enfim
aquele velho regime,
dar a algum vício fim
Como fumar que é crime

Ano novo, vida nova
Diz o velho deitado
Enquanto aguarda a prova
Da São Silvestre, o coitado

nem sabe que logo mais
muda este ano de cara;
O povo querendo paz
e quando a tem não encara.
posted by NONATO ALBUQUERQUE 1:01 AM

MÚSICA. Um Michel Teló para inglês ouvir


Michel Teló é a bola da vez. Não sei se resiste a outro verão, mas neste ele é o manda-chuva. E agora "Ai, Se Eu Te Pego", em inglês - imagina! Vai arrebentar no mundo inteiro. Nesta sexta feira, dia 30, a revista Época sai às bancas com a notícia de que o cantor está em estúdio gravando essa versão que, entre outras coisas, diz: "Oh oh, this way you're gonna kill me / Oh, if I catch you / Oh my God, if I catch you". Veja o vídeo AQUI. 


RÁDIO. Ano novo, folga nova na Verdinha



E o pessoal que trabalha na Rádio Verdes Mares, AM 810, vai ganhar um presente de ano novo, logo no primeiro dia de 2012. Folga geral.

É que os locutores do domingo - entre eles Dumbo, Evandro Nogueira e, claro, equipe de esportes -, vão garantir um dia inteiro de descanso. Com isso, quem amanheceu o ano todo no batente, enquanto os outros descansam vão até poder esticar na note de ano novo, quem sabe, indo ao atêrro conferir o show da entrada.

Ah! é bom que se diga que isso se deve ao trabalho do coordenador George de Castro que - chefinho bonzinho que é... - soube escalar uma programação musical para festejar o ano enquanto o seu pessoal dá aquela descansada na voz.

Aliás, Tom Barros e Paulo Oliveira andam precisando tomar muita água de romã pra garantir a beleza de vozes durante o ano todo.

ELIOMAR. A obviedade de todas previsões


Existe alguém mais moleque no meio jornalístico do que Eliomar de Lima? Estou pra ver. E eu falo isso no bom sentido: do cearense porreta, que sabe ser alegre 24 horas por dia; que nunca reclama de nada. Que é pauteiro de todos as redações com seu blog e que já foi atração maior do meu programa com o quadro 'O chicote do Eliomar'. Aí ele bateu tanto na administração do Juracy, que um puxa-saco do prefeito exigiu a retirada do quadro. Pois Eliomar, que tem um alter-ego fofoqueiro que escreve 'gossips', vira e mexe anda recebendo na mesa (branca?) de trabalho uns 'cabocos' e 'cabocas' cujos textos deixa a gente morrendo de rir. O último é com relação a obviedade das previsões de fim-de-ano.

As previsões de Titia Ermengarda para 2012

Como ocorre a cada final de ano, aparecem os videntes e profetas de ocasião com suas previsões sobre o novo ano. Nossa Tia Ermengarda, que adivinha o futuro olhando para a velha caixa dágua da Fazculdade de Direito, nos mandou suas previsões.
PREVISÕES DA TIA HERMENGARDA
A margem de erros é igual ao IBOPE, tanto faz prá cima como pra baixo, que vai dar na mesma coisa.  Em assim sendo, eis as nossas PREVISÕES PARA 2012:
01- O ano de 2012 vai começar exatamente no dia 1º de janeiro e vai terminar, sem nenhuma margem de erro, no dia 31 de dezembro de 2012;
02- O ano vai ter 12 meses e o dia 24 horas, salvo se o leitor for deputado ou vereador ou coisa correlata. Para tais profissões, o ano vai ter somente 5 meses e o dia somente 4 horas, a não ser que haja jeton;
03- A prefeita Luizianne Lins vai à Brasília pelo menos umas 100 vezes e deverá ir também ao Rio de Janeiro ou São Paulo o resto dos dias do ano. No campo eleitoral continuará apoiando candidato de cor, pois acredita nas cotas raciais nas eleições;
04- O governador Cid Gomes deverá voar em jatinhos pra cima e prá baixo. Mais pra cima do que pra baixo durante quase todos os dias do ano que está por vir;
05- Ciro Gomes, mais uma vez dirá, que o PSB vai ter candidato próprio à Prefeitura de Fortaleza e aproveitará para treinar algumas escolhambações com o propósito de manter a língua afiada;
06- O escândalo dos banheiros públicos continuará sem solução e, no final do ano, o povão que iria ser agraciado com tais sanitários, deverá usar o pé do muro como forma definitiva:
07- A OAB-CE vai continuar estrebuchando contra algumas coisinhas que vão acontecer e nada dará em nabica de nada;
08- Invariavelmente, deverá ser eleito um novo prefeito de Fortaleza, a não ser que soframos um terremoto seguido de um tsunami. O PSDB vai lançar um candidato, mas como acontece de 4 em 4 anos, não conseguirá  elegê-lo;
09- Rosa da Fonseca e Maria Luiza vão comandar um sem número de greves durante 2012 e deverão fazer algumas manifestações a favor ou contra ou muito pelo contrário. Com direito a rifa de carro Okm. Mas, como sempre, nada vai acontecer;
10- O Ceará vai continuar na Série B e o Fortaleza na Série C. Somente o Ferroviário não subirá nem descerá, pois é um time Fora de Série.
PEQUENAS PREVISÕES, GRANDES ACERTOS
-Em 2012, quem tiver dinheiro sobrando poderá ir escorregar nos tobogãs do Beach Park;
-Toda quinta-feira do ano que vem vai acontecer a  “Quinta dos Caranguejos” sem nenhuma margem de erro;
-O IBAMA vai lançar o DEFESO e não vai poder fiscalizá-lo;
-As férias do meio do ano vão acontecer mesmo em Julho;
-O Carnaval acontecerá quarenta dias antes da Quaresma;
-O peixe vai ser tabelado na Semana Santa, mas ninguém vai ligar prá isso. Por falar em peixe, o bacalhau terá algumas promoções no Extra;
-Os colégios continuarão aprovando 100% no ITA e na Faculdade de Medicina. Enquanto isso alguns colégios deverão adotar o “tablet” e somente o Christus deverá continuar usando Bola de Cristal;
-A Santa Casa ameaçará mais uma vez fechar por falta de dinheiro;
-Os preços das Flores subirão no Dia de Finados;
-Invariavelmente se prevê com toda a certaza de que o TER vai baixar Normas para o Dia das Eleições e entre elas a Boca de Urna não vai ser permitida.
E, finalmente, a “Iracema Verde”, do lago Messe..Jana, vai rezar para que ninguém lhe tasque a cor verde e amarela por causa da Copa.
Com a benção da Tia Emengarda, os votos de Feliz Ano Novo!
PS- Estamos abertos a colaborações. Nossa tenda espiritual fica num paraíso chamado Grande Bom Jardim.

ECOLOGIA. Garrafas livres do petróleo


O New York Times registra a mudança de comportamento das duas companhias rivais de refrigerantes, a Coca Cola e a Pepsi. Elas competem agora para ser as primeiras a vender sua bebida carbonatada em uma garrafa de plástico que não cotenha derivados de petróleo.

Ambas marcas se enfrentan desta vez para ver quem detém a fórmula para lograr comecializar antes uma embalagem fabricada inteiramente a partir de vegetais.

Aliás, beber qualquer refrigerante de garrafa plástica tira o gosto original da bebida. Prefiro sempre KS.  




CLASSIFICADOS. O visível mercado do sexo


E os anúncios de acompanhantes que figuram nas páginas dos classificados estão cada vez mais sofisticados. Agora, os jornais estampam fotos dos presumíveis vendedores de sexo, alguns com a imagem do rosto congelada, provavelmente, para evitar o reconhecimento.






PUBLICIDADE. Se era pra chamar atenção...


... chocou!

FOTOGRAFIA. Careteiro rouba a cena do pai


O pai, Jáder Barbalho, mesmo assumindo vaga no Senado anda com a ficha suja que dá vergonha. E foi durante a posse que o filho dele, André (do segundo casamento) conseguiu voltar para si o foco das atenções ao provocar os fotógrafos com um show de caretas enquanto o pai dava entrevista. De pequeno já demonstra vocação para roubar... a cena.



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

RÁDIO. Kléber Dias deixa direção da Mix


Quem está largando o rádio é o Kléber Dias, que vinha coordenando a Mix em Fortaleza. Ele vai assumir negócio próprio - um bar/restaurante e hoje foi troca de e-mails de despedida.

Kléber: "Como passou rápido, já se foram 20 anos de muitas alegrias no Grupo O Povo. Vim de Juazeiro em busca de um sonho em Fortaleza, o rádio me contagia de uma forma que larguei na época uma faculdade, emprego no Banco do Brasil e na rádio. O meu sonho era trabalhar na Rede Cidade, Silvio de Paula era o Coordenador, estava na transição FM do Povo para Cidade e como a equipe era muito boa, me colocaram para trabalhar de madrugada, tempos difíceis que logo foi recompensados com um horário das 5h as 8h, quando em um dia chuvoso, Dr Demócrito chegou na emissora bem cedo com o Governador Ciro Gomes e pediu para que eu o entrevistasse, foi muito bom ouvir do próprio Governador que escutava meu programa todo dia, pois sua filha ligava o rádio do carro na 95.5 no caminho da escola.

Nesse tempo foram muitos Fortais, festas com promoções da rádio, 3 amores, caravana da cidade, transição de Cidade, Maxi, Mix, muitos amigos que jamais irei esquecer e lições também, uma delas foi do Guilhermando Duarte me falando quando entrei na rádio que eu não era só um locutor e sim um produtor, o Kleber Dias poderia vender comercial, ser apresentador de TV, gravar comerciais, promover eventos, garoto propaganda, apresentador de shows e muito mais, pois não é que fui tudo isso!!! (risos) cheguei até participar da tour da Xuxa pelo Brasil e fazer ponta de duas semanas na 'Malhação' da Rede Globo, valeu a dica Guilhermando".

Hoje por força do destino me transporto para um novo desafio, estou montando com os sócios uma rede de bar/restô, vou ter que trabalhar de madrugada novamente rsss.... Meu muito obrigado em primeiro lugar ao Dr Demócrito pela simpatia e respeito que sempre tratou seus colaboradores, Dummar Neto que por algum tempo foi meu sócio na festa 20 e poucos anos e deixou as portas abertas para novos investimentos, Luciana Dummar por sua determinação e a todos os amigos que fiz nesse tempo. BRIGADUUUUUUUUUUUUUU!!!"

MÍDIA. A Espanha proíbe o uso do 'negrito'


A crise do euro é o destaque de toda retrospectiva no velho continente. E há quem ainda tire sarro da situação. O blog 'Quintatinta' aproveita a situação para dizer que as medidas de austeridades são de tal ordem que, agora, atingem a área tipográfica responsável pela impressão de jornais e revistas.

Para evitar maiores gastos, o Ministério das Finanças da Espanha teria assinado um decreto real de nº 1898/2011, proibindo o uso de fontes em negrito nas tipografias para evitar o desperdício de tinta. 

"A proibição afetará aos jornais, independentemente de seu âmbito de distribuição (tanto regionais quanto nacionais) e também as revistas que imprimam mais de 15 mil exemplares. "Temos que proibir também os títulos maiores de 35 pontos" complementa a informação que vai ao cúmulo do exagero para dizer que as coisas não vão boas no velho mundo. FONTE: QUINTATINTA

MÚSICA. Qual a que representou o novo?




Concordo com o pessoal do Estúdio I, da GloboNews: Tune Yards foi a coisa mais incrível que apareceu em termos de música no ano que está terminando. Ela comporta o 'novo', o diferente. Enquanto a maioria preferiu repetir-se, inclusive reinventando sons dos anos 80, essa cantora superou-se. E pouca gente sabe da existência dela em meio a tantas Beyoncés, Madonnas e Ladies Gaga sem mais nenhum atrativo.

NOMES. A morte da macaca 'Chita'


Maureen Sullivan, Cheeta e Johnny Weissmuler em 1944
A morte da macaca Cheeta (ou Chita, num bom português) é o assunto dos sites. O que mais chama a atenção é que ele - pois era um macho que fazia o papel da macaca - tenha atingido 80 anos de idade. 

JORNALISMO. A manchete que muda


Só quem trabalha no fechamento da primeira página de um jornal sabe a importância de uma manchete. De repente, um fato novo pode alterar completamente o planejamento de uma edição. Caso ocorrido ontem na Argentina.

Como lembra o Mídia Mundo, o anúncio da doença da presidenta Cristina Kirchner foi feito pouco antes das 21 horas, quando 90% dos jornais já tinham a capa pronta, "esperando só por algo muito fora do comum para apertar o botão e enviá-la à produção.

E aconteceu. Aí começou o corre-corre. O resultado é um festival de manchetes idênticas na Argentina. Não houve tempo para pensar em algo diferente", conta Eduardo Tessler.











RETRÔ 2011. O ano das grandes manchetes


O jornal britânico The Guardian está fazendo a retrospectiva de 2011 e ressalta que este foi um dos anos mais movimentados em termos de notícias e das grandes manchetes. A crise do euro é o principal foco. Mas teve a primavera árabe, o terremoto do Japão, o escândalo do News of the World, casamento real. 




SAUDE. Piora o estado de Chico Anysio


Internado no hospital Samaritano, no Rio, desde quinta-feira passada por causa de uma hemorragia digestiva, Chico Anysio, 80 anos, piorou. Segundo boletim médico divulgado ontem, o humorista contraiu pneumonia e respira por aparelhos.

De acordo com o médico Luiz Alfredo Lamy, o quadro clínico de Chico "inspira cuidados". No domingo, o humorista havia sido transferido da UTI para uma unidade intermediária depois de melhorar. No início do ano, Chico Anysio passou quase três meses internado. Ele não tem previsão de alta.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

GOSSIPS. Sinead separada 18 dias depois


Amor de Twitter lembra muito paixão de carnaval. Pelo menos é o que se pode dizer do casamento da cantora irlandêsa Sinead O'Connor. Com apenas 18 dias de casada, ela se separou de Barry Herridge, a quem conheceu através de anúncio no Twitter.

A cantora fez anúncio em seu site oficial, admitindo que agiu de forma precipitada, ligando-se ao terapeuta que conheceu on-line apenas três meses antes do casamento. "Desde o momento que nos casarmos - diz a cantora - o meu marido foi vítima de muita pressão, especialmente de pessoas próximas a ele".

Os dois se conheceram através de um anúncio colocado on-line por O'Connor: a cantora tinha procurado o seu homem ideal através do Twitter, recebendo milhares de respostas. O 'e-mail' Herridge tinha ganho o seu coração. Mas hoje, depois de menos de 20 dias, um comunicado da cantora: "Eu encontrei um novo namorado."

A fila anda...

MÚSICA. As mais tocadas no rádio


Realmente, o 'hit parade' das emissoras FMs não é nada convidativo. As músicas são de uma mesmice total. A maioria dos cantores sem grande expressividade. Mas é o gosto do povo, dizem os programadores. Ainda bem que existem emissoras como Atlântico Sul, Tempo, Universitária e... quem mais?! Vamos a relação das mais tocadas neste dezembro:

1 – Ai, se eu te pego (Ao vivo) – Michel Teló
2 – Nega (Ao vivo) – Luan Santana
3 – Baby, fala pra mim – Leonardo
4 – Férias em Salvador – Fernando & Sorocaba
5 – Sensações (Ao vivo) – Paula Fernandes
6 – Juras de amor – Bruno & Marrone
7 – Amor de alma – Victor & Léo
8 – Balada (Ao vivo) – Gusttavo Lima
9 – Amor covarde (Versão Fina Estampa) – Jorge & Mateus
10 – Mamão com mel – Thiaguinho
11 – Constelações (Ao vivo) – João Bosco & Vinícius
12 – Nosso casamento (Ao vivo) – Léo Magalhães
13 – Lágrimas – Victor & Léo
14 – Desce do salto (Ao vivo) – Marcos & Belutti part. Michel Teló
15 – Receita de amar (Ao vivo) – George Henrique & Rodrigo
16 – Pura adrenalina (Ao vivo) – Belo
17 – Lê, lê, lê (Ao vivo) – João Neto & Frederico
18 – Meu grito de amor (Ao vivo) – Eduardo Costa part. Paula Fernandes
19 – Eu amo amar você – Daniel
20 – Efeitos (Ao vivo) – Cristiano Araújo part. Jorge

JORNALISTAS. Resoluções para 2012


40 resoluções para não cumprir em 2012


1. Passar os telefones do bloquinho para a agenda do celular.
2. Não perder o celular.
3. Organizar a pilha de jornais com os recortes de suas matérias.
4. Não aceitar mais frila por uma merreca.
5. Mudar para um emprego decente.
6. Mudar para uma profissão decente.
7. Criar uma superagência de assessoria e dominar o mercado.
8. Fazer um plano de previdência para não correr o risco de acabar no Retiro dos Jornalistas.
9. Não assistir mais ao BBB. Nenhuma espiadinha.
10. Reclamar menos.
11. Transar mais.
12. Fazer um plano anual na academia.
13. Largar o cigarro.
14. Moderar na cerveja.
15. Beber pelo menos dois litros de água por dia.
16. Fazer refeições de 3 em 3 horas.
17. Não ter medo do passaralho.
18. Atualizar o blog toda semana.
19. Pagar todas as contas sem atraso.
20. Devolver o dinheiro que pegou emprestado de um amigo (não-jornalista, claro).
21. Dar mais atenção ao “eu interior”.
22. Perder menos tempo lendo o blog do Duda Rangel.
23. Ficar menos dependente do Google para apurar matérias.
24. Ficar menos dependente das redes sociais para viver.
25. Ser mais tolerante com os assessores de imprensa.
26. Voltar a estudar inglês.
27. Ler pelo menos 25 livros no ano.
28. Ler pelo menos 3 jornais todas as manhãs.
29. Realizar o sonho do iPad próprio.
30. Não aceitar mais jabás.
31. Ter mais engajamento social (é diferente de ir a baladas).
32. Doar sangue (mais a quem precisa e menos ao dono do jornal).
33. Escrever um livro.
34. Comprar um All Star novo e aposentar o velho encardido.
35. Parar de se entupir de remédio para dormir.
36. Parar de ficar procurando o amor de sua vida em eventos só com jornalistas.
37. Parar de odiar o Gilmar Mendes.
38. Parar de ficar tanto tempo parado.
39. Procurar mais personagem nas ruas e menos no Twitter.
40. Não fazer mais listas com resoluções de ano novo.

ECONOMIA. Adísia Sá vai às compras


Habituada a ser comedida com seus gastos, a jornalista Adísia Sá declarou-se publicamente estar num pé e noutro para correr às lojas do comércio a fim de aproveitar as ofertas de fim-de-ano das lojas com até 80 por cento de desconto.

"Quem é a mulher que ouve uma coisa dessas e fica sentada?" indagou a professora em sua conversa diária no 'Grande Jornal' da Povo-CBN.

RÁDIO. Povo-CBN amanhece apenas na rede


A Povo-CBN amanheceu a terça feira apenas pela internet. Reformas técnicas obrigaram a emissora a ser sintonizada apenas pela web a fim de contornar problemas de som que estavam prejudicando a qualidade das emissões.

HACKERS. Os Robin Hood da era informática


Sabe aquele personagem que roubava dos ricos para distribuir com os pobres? Pois o espírito robinhoodiano baixou no  grupo de hackers Anonymous. Ele atacou, nesta segunda-feira, a base de dados da agência de segurança norte-americana Stratfor e roubou os dados de, pelo menos, 4 mil cartões de crédito de grandes empresas mundiais e da Defesa dos EUA. Em seguida, numa fração de segundos, passaram a distribuir o saldo das contas milionárias a orfanatos, asilos e casas de saúde ao redor do mundo.

As doações a instituições de caridade foram acompanhadas da frase “Obrigado! Agência de Segurança Interna”.

Os piratas do cyberespaço alegaram que um dos motivos pelos quais conseguiram roubar dados da Stratfor deve-se ao fato da não encriptação (conversão ou transmissão de dados em código) da informação, o que será um grande embaraço para uma empresa que fornece análises políticas, econômicas e militares para clientes que precisam reduzir os riscos de segurança.

Entre os clientes da empresa, que fornece serviços de informação de defesa, lobby político e econômico, encontram-se algumas das 500 organizações mais lucrativas do mundo listadas na revista Fortune, como a BNP Paribas, Wester Union, American Express ou Visa, entre outras, e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Os Anonymous anunciaram o ataque através do Twitter e justificaram a ação como uma “doação de Natal”. O grupo divulgou também, no Twitter, a lista das empresas clientes da Stratfor juntamente com os respetivos dados dos cartões de crédito, como o Departamento da Defesa norte-americano, o Exército, a Força Aérea e empresas do ramo tecnológico como a Apple ou a Microsoft.

AUDIÊNCIA. Especial de Roberto perde ibope


Pela primeira vez, desde que é exibido sempre no mês de dezembro, o especial de Roberto Carlos derrapou na audiência. E a Globo perdeu para a sua concorrente maior, a Record. Eis o que diz o colunista Alberto Pereira Jr em 'Zapping':

Rei

A reprise do show de Roberto Carlos em Jerusalém marcou 10 pontos no domingo no Ibope da Grande SP. A primeira exibição, em setembro, teve 22 pontos.

Rei 2

A atração do Rei perdeu no confronto com o "Domingo Espetacular", da Record, por 12 a 11 pontos. O especial do cantor em dezembro de 2010 teve 24 pontos.

KRED. Um jeito de avaliar os seus tweets

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

NOMES. Jornalista morre na Via Expressa


Estava no estúdio da Jangadeiro quando alguém pergunta se eu conhecia a jornalista que morreu na via Expressa. Pergunto quem é e me respondem tratar-se de Yascara Paola da Silva Lima, de 27 anos. Ela trabalhava na TV Fortaleza.

A morte dela ocorreu perto do meio dia de hoje. Seu veículo chocou-se contra mureta do canteiro central da Via Expressa em Fortaleza.

JORNAIS. O texto! O texto! O texto...


HACKERS. O Natal dos piratas informáticos


Nunca mais se tinha falado dele, o Anonymous. Aquele grupo de hackers que em 2011 criou muita confusão no mundo ameaçando divulgar informações sigilosas de vários governos e celebridades. Pois exatamente no Natal, ele voltou a atacar.

O grupo de piratas informáticos atacou a página da web do Strategic Forecasting, Inc., mais conhecido como Stratfor, uma companhia particular de segurança privadana com sede no Texas, Estados Unidos.

A empresa, a qual se atribuem funções de inteligência estratégica e táctica, análises de segurança e geopolítica, é apoiada por meios de comunicação como uma "uma CIA na sombra". Entre seus clientes figuram as 500 maiores dos estados unidos e agências internacionais govermentais.

MARKETING. O novo comercial da Schin


Cena de filme para o verão da Nova Schin

Desde a semana passada você assiste na TV o novo comercial da Schin. Pertence a Leo Burnet, a autoria, segundo o Propmark. Sob os acordes do sucesso "Você não soube amar", da Band Blitz, a cerveja está saudando a chegada do verão batizando a temporada de "Estação Cervejão".

O ator Evandor Mesquita, um dos participantes da banda Blitz, faz um show na paia. O comercial conta com participação da apresentadora Adriane Galisteu, da modelo Dani Bananinha, do surfista Everaldo Pato e dos atores Ricardo Tozzi, Malvino Salvador e Márcio Garcia. O título da campanha é “Nova Schin, o cervejão da estação ”.


O comercial foi filmado nas praias de Recife, Rio e Guarujá.

TV. Hitler será assunto do Fantástico domingo


O "Fantástico" (Globo) do próximo domingo traz uma reportagem sobre uma espécie de "teoria da conspiração", defendida pelo jornalista Abel Basti, que diz que Adolf Hitler não se suicidou em Berlim e sim teria morrido na Argentina.

Basti vai até a casa em que Hitler teria morado, em Bariloche.

(Da coluna Outro Canal)

RETRÔ 2011. As maiores buscas do Google


O Google divulgou, na semana passada, o Zeitgeist, um ranking com as maiores buscas da rede, dividido em dez categorias. Os dados ajudam a desvendar hábitos e comportamentos na internet.
As informações estão classificadas em "as pessoas mais pesquisadas", "compras", "filmes", "destinos de viagem", "letras de música", "comidas e bebidas", "esportes", "pesquisas com maior crescimento" e nas expressões "como faz" e "o que é".
Segundo o site de busca, foram usados dados de bilhões de consultas em várias fontes, como o Google Insights, ferramenta para usuários mais avançados. Também foram filtrados "spams" e consultas repetidas.
Cada item da pesquisa traz o link "ver mais detalhes", onde há mais informações sobre o assunto. Todas as páginas podem ser traduzidas para o português, por meio do Google Tradutor.
Caso o internauta tenha uma conta no Google, ainda é possível visualizar seu próprio resultado de buscas. Há até gráficos com dias e horários.

domingo, 25 de dezembro de 2011

RETRÔ 2011. Os melhores do 'Cahiers'


1. Habemus Papam (Nanni Moretti)
2. O Estranho Caso de Angelica (Manoel de Oliveira) 
3. A Árvore da Vida (Terrence Mallick)
4. Fora de Satã (Bruno Dumont) 
5. Essential Killing (Jerzy Skolimowski)
6. Melancolia (Lars Von Trier) 
7. Un Eté Brulant (Philippe Garrel)
8. Super 8 (JJ Abraams), 
9. L’Apollonide – Os Amores da Casa de Tolerância (Bertrand Bonello) 10 10 Meek’s Cutoff (Kelly Reichardt)

MENSAGEM. Um Natal realmente silencioso


Original do Washington Post

TV. Tema de Grizelda lembra som de Chico


Não sei se chega a ser plágio, mas que há semelhança musical entre "Eu Nunca Amei Alguém como eu Te Amei" e a música "Todo Sentimento" de Cristóvão Bastos e letra de Chico Buarque - ah! isso tem. Ou será apenas marcação minha? Tire a dúvida ouvindo as duas.

DEU NO JORNAL. Último programa do Tom


Imitador consagrado, piadista de respeito e criador de João Canabrava, um dos personagens mais marcantes da história do humor na TV, Tom Cavalcante, após 7 anos, se despede da Rede Record, com a última edição de seu 'Show do Tom', nesta segunda, 26.Sobre o futuro, poucas estratégias concretas, a não ser a virada do ano em família, por Las Vegas, e duas apresentações teatrais no fim de janeiro, em São Paulo. Televisão? Nada certo ainda, nem mesmo um possível retorno à Globo, emissora onde, para muitos, Tom criou desafetos. Boato, aliás, que o humorista negou ao bater um papo com a coluna. Confira na íntegra a conversa, em que o comediante falou sobre a emoção da despedida, o aprendizado do humor e os novos nomes que têm feito o mestre sorrir.


Coluna da Heloisa Tolipan

TWITTER. Resposta para gente sem classe


Mas eu gostei da resposta da atriz Adriana Birolli para a pseudo-atriz Antonia Fontenelle. No Twitter, a atual mulher do diretor Marcos Paulo Sesso tentou desconsiderar a atriz de 'Fina Estampa', com a citação de que ela possui "um carrinho popular".

Quem nos dias de hoje avalia o ser humano pelo Ter é que ainda não percebeu que somos seres espirituais momentaneamente numa experiência humana. Aliás, quem é Antonia Fontenelle?. Ah! a mulher do diretor...

TV. Brega-star Falcão estreia na TV Ceará


O Dia, do Rio, estampa a novidade - que já contamos aqui: cantor Falcão terá programa de entrevistas na TV pública do Ceará. É a TV Ceará. Será a partir de janeiro. A condição para aceitar ir para a televisão foi a de ter “liberdade” para falar do que quiser.

Diz que vai ser um 'talk show', semanal, com uma hora de duração e terá uma banda. "Será mais ou menos como um Jô Soares magro”, brinca o humorista. 

Estão aprontando o cenário que deverá ser light, limpo, para não misturar com figurino do 'star-brega'. 

Na pauta já estão mais ou menos agendados o ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB) e o cantor e compositor Fagner. E quem pensar que o cantor já fechou o contrato (digamos, a grana), engana-se. “Vamos fazendo e vamos ver no que dá. Depois a gente senta com o governador Cid Gomes (PSB) e discute”. Segundo ele, Cid também deve ser um dos primeiros entrevistados de seu talk show.

2012. O institucional da TV Jangadeiro


WEB. O e--mail está com seus dias contados


O uso de e-mail começa a ser descartado pelas empresas que propõem o fim dessa ferramenta em termos de uso interno. Consideram-no improdutivo e foco de desorganização. Leia matéria do Financial Times republicada hoje na Folha e saiba quais as alternativas.

FAMA. Um sertanejo chega à Folha Ilustrada


Não é qualquer coisa ou pessoa que ganha capa da Folha Ilustrada, o caderno de Cultura da Folha de SP. Tem que ser, no mínimo, fenômeno. Michel Teló é a bola da vez. Semana passada, o GENTE DE MÍDIA mostrou que o sucesso do cantor sertanejo ganhara o mundo. O clipe de sua música "Ai Se Eu Te Pego" alcança fama internacional. Já foi visto por mais de 85 milhões de vezes no YouTube. A Folha não podia deixar de render-se a analisar o que já falamos aqui. .


sábado, 24 de dezembro de 2011

NOMES. Uma perda: Leonardo Moura


E em meio a celebrações da natividade cristã, um post no Facebook me põe de surpresa: a morte física de Leonardo Moura, que integrava o Sistema Jangadeiro, atuando no portal Jangadeiro online. Faço minhas as palavras da jornalista e colega Sabrina Lima:

"A chuva forte que cai na cidade é um desabafo, um choro. Perder um colega de trabalho querido, mesmo que não fosse muito próximo, logo em época de renascimento, nos faz pensar em como tudo é tão frágil nesse mundo terreno. 


O que há de forte mesmo é essa fé inabalável de que Deus não deixa nenhum de Seus filhos sozinhos, mesmo quando a escolha não é a mais acertada. Um caminho difícil a se percorrer é o que vem pela frente e a nós cabe somente rezar por luz. 

A todos da Família Jangadeiro, que esse seja um episódio para nos unir ainda mais. Amo vocês como irmãos que somos. Cristo está renascendo em nossos corações".

MENSAGEM. Os corações manjedouras


Jesus, amigo:

As cidades em rumorosa festa celebram o teu Natal. Em meio ao ruído das ruas e ao brilho manifesto das decorações natalinas, registradoras multiplicam os lucros de seus donos. Vendedores aflitos se desdobram para atender ao público. Crianças rezam pela conveniência de um brinquedo. Adultos alimentam a esperança de uma lembrança qualquer. Nem que parta de um desconhecido amigo.

Nas ruas e avenidas do mundo, um rio de gente navega outra vez o barco da esperança. Todos direcionam seu leme para o mar de ofertas que se alojam pelas vitrines. Tudo é brilho! Tudo é luz! Tudo é festa. E no coração dessa celebração, no entanto, abandonamos-te, de forma incompreensível e sem a menor elegância.

Em nenhuma das peças onde teu Natal se manifesta, se ouve teu nome. Nenhuma das vozes na tevê ou no rádio revela o menor sinal de tua presença. Mesmo onde tudo lembra teu aniversário, a figura de um outro homenageado tomou a frente das homenagens. E, em meio a ela, o sonho das crianças se generaliza.

Mesmo com o aniversariante deslocado desse tempo, o rio de pessoas circunavega as vitrines; dá voltas em quarteirões repletos; serpenteia avenidas decoradas, como se achasse tudo isso o oceano da mais completa tranqüilidade. Só o saber ser teu coração tão generoso, para compreender esse inusitado esquecimento.

É que, tu Jesus, te contentas simplesmente em figurar na invisibilidade de um segundo plano, deixando que a generosa força do Amor magnifique e prevaleça em tudo o seu selo. E imponha, em todas as almas ensimesmadas de Luz, a marca de teus gestos mais virtuosos. Por isso, ser o Natal a época de pessoas tão amáveis, como se o espírito da festa incorporasse ao cotidiano de todas elas.

Permita amigo, que os corações devotados ao Bem se transformem em manjedouras de Luz para receber a tua irradiada presença. E que eles recolham com a prática do Amor, a tua ascensional virtude. Permita mestre, que esses corações renovados pela Fé acolham a divina Esperança que és, buscando na escola terrena materializar-se como exemplo... uma vez seguinte.

Texto de Nonato Albuquerque

JORNALISTAS II. Os mais premiados no BR



Informação do site Jornalistas & Cia