quarta-feira, 30 de novembro de 2011

FUTEBOL. Llosa fala sobre essa 'religião'


Concordo com Mario Vargas Llosa quando diz que 'o futebol se converteu em uma religião laica'. E mais: "Antes, só as religiões convocavam essa espécie de manifestação irracional, coletiva”, disse o escritor peruano.

Na verdade, se você pensar bem, qual é a religião que aos domingos consegue reunir pessoas, na maior corrente de fé? O fu-te-bol.
As tardes de domingo, a igreja é o estádio. Todo mundo reza para que seu time ganhe. A força dos santos é solicitada. 
E que melhor imagem da hóstia consagrada que passa pelos 12 discípulos (jogadores), enquanto alguns fiéis se dividem entre comungar da esperança de vitória ou conviver na via-sacra por conta do calvário que alguns times os deixam. 

ACIDENTE. iPhone explode em um avião


Todo cuidado é pouco, principalmente para quem tem aparelho de iPhone. Um deles explodiu dentro de um avião. Informação da Inquirer. Foi durante um vôo entre Lismore e Sydney, na Austrália. O aparelho pegou fogo minutos depois de aeronave ter desembarcado.

Porta-vozes da companhia aérea explicaram que o iPhone de um dos passageiros começou a emitir fumaça densa e uma luz vermelha tão logo o avião pousou na cidade australiana de Sydney.

Aparentemente, a bateria do smartphone ficou superaquecida por razões ainda desconhecidas causando uma combustão espontânea. O iPhone foi totalmente destruído por causa do calor excessivo, a tela de vidro explodiu e todo o material ficou danificado.

VIDEO. Urina controla games em banheiros




Ontem no Jornal CBN, edição matutina, o Gilberto Dimenstein falou sobre a novidade para atrair clientes num bar da Inglaterra. O proprietário resolver inovar criando no banheiro games que são controlados pela direção do jato de urina.

GOOGLE. O mais belo 'doodle' do ano


Esse 'doodle' é uma homenagem ao nascimento de Mark Twain.

Silvio Santos pode perder o seu "lá, lá, lá..."


A coluna Outro Canal, da Keila Jimenez, conta o trololó que está dando a ação judicial que pode tirar de Silvio Santos a chance de colocar a aniga musiquinha de sua chamada. Vamos ler a notícia na íntegra:

"Quase dez anos após vencer Silvio Santos na Justiça, o compositor de uma das músicas mais famosas da TV levará uma bolada em dinheiro do dono do SBT, e de quebra, o jingle que marcou a trajetória do apresentador.

Trata-se do famoso "Lá, lá, lá, lá... Agora é hora / De Alegria / Vamos sorrir e cantar / Do mundo não se leva nada / Vamos sorrir e cantar. Lá, lá, lá, lá... Silvio Santos vem aí...", que virou briga judicial envolvendo o compositor Archimedes Messina e o SBT.

Messina, que diz ser o criador do jingle de Silvio Santos, venceu em 2001 o processo que movia contra o SBT por danos morais e materiais pelo uso da música sem pagamento por mais de 40 anos.

Depois de muitos recursos e apelações, o processo foi encerrado. Não cabe mais recurso por parte do SBT. Messina venceu a ação em que pede uma indenização de cerca de R$ 5 milhões à emissora, e o pagamento de cessão de direitos da música.

"Nos próximos dias, assim que sair a publicação da decisão da Justiça, o SBT terá de parar de executar a música ou comprar os direitos dela", diz a advogada de Messina, Eliane Jundi.

O compositor, hoje com 80 anos, não sabe ainda se vai pedir a revisão do valor estipulado para a indenização.

Procurado, o SBT não se manifestou sobre o assunto".


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SEMELHANÇAS. Entre Shepard e Amenhotep


Dois nomes da televisão, Shepard Smith e Amenhotep Rodrigues têm traços fisionômicos muito parecidos. Smith é o âncora do Studio B, da FoxNews. Amenhotep é o apresentador do Arena Hit, da TV Diário de Fortaleza, no Ceará.


NOMES. Morre diretor de filmes Ken Russel


Um dos diretores de cinema mais polêmicos e malditos é Ken Russell. Ele morreu ontem aos 84 anos de idade. Há mais de 20 anos não trabalhava. Seu último filme 'Cadela' (‘Whore’) data de 1991, quando passou a se dedicar a filmes para a TV e, por isso, poucos cinéfilos mais novos o conhecem.

Sua carreira começou com "O Cérebro de um Milhão de Dólares (‘Billion Dollar Brain, 1967), mas foi o trabalho seguinte que o levou a projeção. Falo de 'Mulheres Apaixonadas" ("Woman in Love", 1969), com Glenda Jackson que ganhou o Oscar de melhor atriz, Alan Bates e Oliver Reed, além de lhe render uma indicação ao Oscar como diretor na cerimônia em 1971.

Seu filme "The Devils" ficou proibido durante um bom tempo pela ditadura brasileira que via a obra como uma agressão ao sentimento religioso do cristianismo. A própria Warner chegou a cortar cenas que mostravam a sexualização da crucificação.



Na mesma década foi destaque pelo musical "Tommy" (id 1975) e o inquietante "Viagem ao fundo da mente"("Altered States", 1980), estrelado por William Hurt.

Já na década de 80 'Crimes de Paixão" ("Crimes of Passion", 1984), com o muito em voga naqueles anos Kathleen Turner no filme sai simplesmente espetacular e Anthony Perkins, em um história sobre sexo.

domingo, 27 de novembro de 2011

MÚSICA. Para baixar clássicos na rede



A dica é de Juan Diego Polo: opções para se baixar (legalmente) centenas de músicas de compositores clássicos.


- Classiccat.net: Mais de 5.000 itens disponíveis para download, perfeitamente classificados por autor, categoria e instrumentos.
- Classicsonline.com: Com mais de 40.000 peças de álbuns livre
- Musopen.org: Com opção para filtrar compositor e instrumento.
- Classical.com: A cada semana há a opção de receber um álbum inteiro de graça. Há mais de 3000 compositores em uma coleção gigantesca de quase meio milhão de tópicos.
- Wikipedia: Sound / list: Wikipedia é uma fonte inesgotável de quase tudo, não podia perder milhares de temas da música clássica. Todos os arquivos estão dentro Ogg, embora você possa alterá-los. Freerip.com usando Mp3, por exemplo.

BLOGS. Um diário da região jaguaribana


É sempre bom compartilhar novos projetos. Em relação a blogs, o GENTE DE MÍDIA nunca deixou de prestigiá-los. A novidade agora é o blog do professor Costa Neto que edita o 'Itaiçaba Alerta', com notícias da região Jaguaribana.

"Acabei de colocar seu endereço entre os meus blogs de recomendação e faço um convite para conhecer o meu. Caso aceite, ficarei muito grato se puder anunciar meu blog no seu", comentou ele. 

Fui lá no blog dele e a partir de agora ele está entre os nossos blogados.

sábado, 26 de novembro de 2011

PUBLICIDADE. Comercial com sensualidade


FOTO. A do W-XP é a mais vista no mundo


Qual é a fotografia mais vista no planeta? É a "Bliss "("Felicidade"). Ela é a imagem padrão do sistema operacional Windows XP .

A foto, feita por volta de 1996, é da paisagem do Napa Valley (Califórnia) e foi feita por Charles O'Rear, que durante 25 anos trabalhou para a National Geographic e foi fornecedor para uma empresa de imagens de Bill Gates. O Daily Mail diz que é a segunda foto mais cara do mundo.

Dez anos depois, a grama verde cobrindo os morros em contraste com o céu azul mudou muito. Uma praga forçou o corte das vinhas e deixou a paisagem completamente destruída. Reverdesceu, mas já não tem a mesma beleza do dia em que O´Rear fez a imagem. Ela acabaria se tornando a mais vista em todo mundo.

VIOLÊNCIA. Os cartazes premiados


Ontem foi o Dia Internacional de Luta contra Violência à Mulher. Em outubro, em Bruxelas, foram escolhidos os melhores cartazes sobre o tema 'Diga não à violência à mulher", promovido pelo Centro de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental. Os dois primeiros lugares foram dos desenhistas Trine Sejthen, da Dinamarca (1º lugar) e do grego Kostas Satlanis em segundo. 






FONTE

RÁDIO. Espiritualidade é tema de programa


Um quadro  do Grande Jornal, das 8 às 11 horas, na Povo-CBN, ganha o reconhecimento do público. Falo do Espiritualidade. Na edição de hoje, o assunto foi 'a força da música nas religiões'. 

Depois da avaliação feita pelo padre Daniel Moraes, vigário episcopal da paróquia da Barra do Ceará, ouvintes se reportaram sobre a importância do quadro, valorizando as coisas do espírito e mostrando a liberdade de expressão a todas as denominações religiosas. 

O ouvinte Alaércio Flor (Demócrito Rocha), por telefone, fez uma menção, considerando "o quadro muito bom, por ser espaço que o programa dá para nosso espírito". 

IMPRENSA. Jair ganha manchetes no mundo

VÍDEO. O do Ronaldinho bomba no YouTube


Muito embora tenha desmentido ao dizer que as imagens onde aparece numa suposta masturbação sejam falsas, o vídeo do jogador Ronaldinho anda batendo recorde de acessos e ganhou manchetes internacionais. Veja o que fala do caso, o Diário de Notícias de Lisboa.

TV. Will Nogueira elege os melhores de 2011


Clique para Ampliar
Foto: Diário
Will Nogueira vai eleger os 'Melhores do Ano' do seu Sábado Alegre. A gravação foi realizada esta semana e deve ir ao ar no primeiro sábado de janeiro, dia 7, na TV Diário.  Entre os homenageados Aline Barros, Cláudia Barroso, Aviões do Forró, Paulo Façanha, Paulo Diógenes e outros. 
A LISTA DOS MELHORES DE 2011 

Vencedores
Atração Brega - Cláudia Barroso
Atração Gospel - Aline Barros
Atração Nacional - Ivete Sangalo
Atração Sertanejo - Rodrigues e Ramires
Banda de Baile - Caribbean Kings
Banda de Forró - Aviões do Forró
Banda de Samba e Pagode - Samba Vip
Banda de Pop e Rock - Zero 85
Cantor de Forró - Xandy (Aviões do Forró)
Cantor de MPB - Paulo Façanha
Cantora de Forró - Solange (Aviões do Forró)
Cantora de MPB - Déborah Lima
Cover - Ricardo Maia
DJ - Diego Baez
Humorista - Paulo Diógenes
Melhor Instrumentista - Dorgival Dantas

TV. Campanha de fim-de-ano começa 2ª


Onde você pensou ver o jornalista William Bonner vestido de carteiro; Angélica trajada de doméstica; a Xuxa, de uma babá (eletrônica, ele já é) e o Faustão, todo faceiro atuando como garçom? Se você respondeu na TV, acertou.

A partir de segunda, a Globo exibe a sua campanha de fim de ano. Nos vídeos, o pessoal aparece caracterizado de outras profissões.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A evolução do macho segundo Don Draper


ANOS 60 - Mulher, Dinheiro, Poder, Classe, Mínimo Esforço
ANOS 70 - Mulher, Dinheiro, Poder, Classe
ANOS 80 - Mulher, Dinheiro, Poder
ANOS 90 - Mulher, Dinheiro
ANOS 00 - Inrernet

De Don Draper ao Publicista actual

CARTUM. Ziraldo condenado à prisão


O blog do Luiz Nassif cita que a Justiça Federal do Paraná condenou o cartunista Ziraldo Alves Pinto a dois anos, dois meses e 20 dias de prisão pelo registro indevido da marca do Festival Internacional do Humor de Foz do Iguaçu, realizado em 2003. Ziraldo foi enquadrado no crime de estelionato. O cartunista negou o crime.

Para entender o caso, clique AQUI.

RÁDIO. Narcélio Limaverde corrige falha


Narcélio Limaverde, grande profissional do rádio cearense (atua nas manhãs da FM Assembleia), manda e-mail desejando esclarecer uma citação feita por ele e que acabou revelando-se numa falha de memória.

Caro Nonato, continuo acompanhando seu trabalho no rádio e, quando posso, na TV. Tenho dificuldades, ainda, com os blogs. Outro dia entrei e agradeci sua referências, na oportunidade dos oitenta... 

Há algo que me preocupa e preciso de sua ajuda. É repor a verdade sobre o 'Programa nos bairros'. Omiti quando falei no assunto o nome decisivo para aquelas incursões pelos bairros de Fortaleza. O meu produtor Tertuliano Siqueira levou a idéia, que recebeu meu apoio e prontamente encampada pela direção da Verdinha,Astrolábio, Mansueto e Edilmar Norões, da qual eu também fazia parte. 

Como sei que o Terto acompanha seu blog, gostaria, se possível, que ele tomasse conhecimento dessa minha falha imperdoável. E que estou tentando remediar, pois penso não ser tarde... Há algum tempo em entrevistas e na rádio falo no assunto, expondo a verdade. 

Abraços do Narcelio Limaverde,seu ouvinte e admirador.

JORNALISMO. Cochilo da redação G1

TV. Zé Simão na bancada da RedeTV


O colunista da Folha José Simão é o novo comentarista do "RedeTV!News". Terá espaço diário no noticiário da Rede TV!.
Da coluna Outro Canal

OPINIÃO. Alguém concorda com o Mino?



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

LIVROS. O último da saga 'Cavalo de Tróia'


Unir realismo e ficção tornou-se fonte de renda para muitos escritores modernos. Que o diga J.J. Benitez, esse espanhol responsável pela saga "Cavalo de Tróia", onde procura mostrar a vida de Jesus de Nazaré a partir de uma pesquisa que mescla aventura, viagem no tempo e ação.

Há alguns anhos, eu li o primeiro e o segundo volumes da série, mas depois não me senti tentado a continuar explorando o que já se revelava uma fonte de lucro do autor. Ele deixava dicas curiosas e passagens da vida de Cristo que diria explicar com bastante naturalidade, mas sempre adiando para o próximo volume da série.

Pois agora, o autor está pondo um ponto final em 27 anos de trabalho, 5.000 páginas escritas e nove volumes publicados. O último intitula-se ‘Cavalo de Tróia 9. Caná’ (da editora espanhola Planeta). O escritor nascido em 1946 em Pamplona diz que conclui sua saga iniciada em Jersualém.

O que será que ainda tem para desvendar? Leia AQUI (em espanhol) o resumo do livro e - se sentir tentado - aguarde a obra chegar por aqui para mergulhar nessa ficção que, de real, tem apenas as ações e lições de Jesus.

HUMOR. Dilmais é a irreverência do Kibeloco


Quem for ao Via Sul (Teatro) amanhã, vai se divertir com a paródia do comediante mineiro Gustavo Mendes à líder do País, presidente Dilma Roussef. Ele integra a equipe do "Kibe Loco", um dos mais conhecidos blogs de humor do Brasil. A dica é do Glayco Salles.

Local: Teatro Via Sul (Shopping)
Dia: Sexta, 25 de novembro
Horário: 21h
Censura: 14 anos
Ingresso: R$ 30 / 15 (meia)

ERRO. A Wikipédia matou o ministro Aznar


Humanos da tropical taba tupiniquim, contentai-vos! Não somos nós os únicos jornalistas a cometer gafes, a trocar as bolas e a ter que bater texto com desculpas para o jornal do dia seguinte na coluna "Erramos". Até a famosa Wikipédia comete enganos. Como a de anunciar a morte do primeiro-ministro espanhol José Maria Alfredo Aznar López.


Na verdade, como é feita com a ajuda de internautas, a famosa enciclopédia livre fica vulnerável a ataques de 'hackers'. Pois um deles publicou a falsa morte do ex-presidente do governo José Maria Aznar. Foi o bastante para que #AnimoAznar se converter-se no assunto mais comentado na página dos 140 caracteres em questão de segundos. E não é que acabou contagiando até a CNN.

MÚSICA. Há 20 anos morria Freddie Mercury


Há 20 anos no dia de hoje, o músico britânico Freddie Mercury falecia por causa de uma pneumonia brônquica resultante da AIDS.

Freddie era um dos melhores intérpretes de bandas de música, tendo sido a banda Queen um dos expoentes do rock. Com a doença e a consequente morte do vocalista, a banda deixou de existir. FONTE

RÁDIO. Uma cobertura incrível da Povo-CBN


Fizemos um programa fantástico hoje na Povo-CBN. Não é do meu feitio estar puxando brasa pra nossa sardinha, mas esse post é para elogiar o trabalho de produção do Grande Jornal Povo-CBN - leia-se Letícia Lopes Toledo.

A abordagem de temas como mudanças nas regras de cobrança de energia elétrica - ouvimos Coelce, Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados e técnicos da antiga Escola Técnica -, foi um dos destaques.

Um outro assunto, o alerta da professora Adísia Sá para a questão da segurança dos postos de combustíveis em termos de incêndio e a descoberta da existência de um posto que vai funcionar vizinho a uma firma de fogos de artifícios. O Lucas Leite seguiu a pista do ouvinte e detalhou tudo.

PRÊMIO. A CBN é escolhida a rádio do ano


A CBN recebe hoje em SP o prêmio de Mídia do Ano da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) na categoria rádio.

Serão premiados ainda o jornal "Folha de SP" (categoria mídia impressa), "Valor Econômico" (categoria de mídia especializada), o portal Terra (mídia digital), a Veja (revista) e a Globo News (televisão).

Nesse ano, foram 270 inscritos em todo o país, entre os quais 82 foram selecionados para a fase final com abrangência nacional.

TV. Querem anular concessões das católicas


O Ministério Público Federal pediu a anulação das concessões das TVs Canção Nova e Aparecida, realizadas em 1997 e 2001. Segundo a Procuradoria, as concessões do Ministério das Comunicações foram feitas sem licitação.

A Justiça Federal em Guaratinguetá (SP) já aceitou os pedidos de abertura dos processos.

O ministério alega que até 2011 um decreto do governo garantia a concessão sem licitação de emissoras educativas. A Cancão Nova afirma que o processo de concessão foi legal. A TV Aparecida não respondeu.

(Folha de SP)

PUBLICIDADE. O outdoor do rio de cerveja


Uma enchente e, de repente, o outdoor da cerveja ganha um efeito inesperado. Parece um rio. Acho que nem o idealizador da peça teve imaginação tão fértil quanto essa que recebeu ajuda da Natureza. Visto no Copyranter

CHARGES. Quem é bom já nasce Clayton



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

YOUTUBE. Truque para chegar ao novo site


O site foi repaginado. Não que tenha havido grandes mudanças. Trata-se apenas de um certo grau de integração social e o G+. Ele, no entanto, ainda não está disponível no seu computador. Mas como tudo que é mistério acaba sendo desvendado, o pessoal do Mashable compartilhou um simples truque para ativar o novo YouTube agora mesmo.

O truque só funciona no Firefox e Chrome. A primeira coisa a fazer é abrir ferramentas de desenvolvimento ((development tools)) no seu browser ...

No Firefox: Ctrl + Shift + K (Win) | Cmd + Shift + K (Mac)
No Chrome: Ctrl + Shift + J (Win) | ou Alt + Cmd + J (Mac)

Em seguida, na janela que se abre, adicione esta seqüência de código no console:

document.cookie = "ST1Ti53r4fU VISITOR_INFO1_LIVE =";

Fecha ferramentas de desenvolvimento, reload Youtube (real) e está feito!

RÁDIO. O cotidiano das ruas com Lucas Leite


Nós temos bons repórteres no rádio. Na Povo-CBN, Moacir Luiz e Lucas Leite são exemplos. Aliás, o jornalista (sim, agora formado e com distinção) Lucas Leite prova no dia-a-dia o quanto é bom profissional. Mal eu conversei com Adísia Sá sobre o caso de um trabalhador que encontrara pelo caminho, pedalando feliz em direção ao trabalho, o Lucas faz uma entrevista ilustrativa e humana com um desses personagens.

A matéria repercutiu tanto que a direção da emissora já estabeleceu a criação do quadro 'O Cotidiano das Ruas' mostrando exemplos de pessoas anônimas que merecem destaque na programação do Grande Jornal Povo-CBN.

LIVROS. Adísia lança Ensino de Jornalismo II


Para comemorar os 45 anos de criação do Curso de Comunicação Social, a nossa estimada Adísia Sá lança o volume dois do Ensino de Jornalismo.

A diferença deste para o primeiro volume, segundo a própria autora, é a inclusão de trabalhos de ex-alunos e professores como Anchieta Dantas Jr., André Nogueira, Francisco Souto Paulino, Erotilde Honório Silva, Márcia Vidal Nunes, Inês Vitoriano, Ivonete Maia, Luiza Helena Amorim e Nilton Almeida.

Ensino do Jornalismo no Ceará – Volume II
Edições UFC, 196 páginas.
Onde comprar: Livraria da UFC (Av. da Universidade, 2683 - Benfica)
Fone: (85) 3366 7439
Preço: R$ 25

CHARGES. Clayton e sua visão do mundo







terça-feira, 22 de novembro de 2011

EXPÔ. Começa na quinta 'Amigos em Ação'



Os horários de visitação são de 10 horas às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e de 10 horas às 13 horas, aos sábados.Quinta será aberta a mostra Amigos em Ação-2011, na Galeria Casa D´Arte (Rua Barbosa de Freitas, 1.035 – Aldeota), com trabalhos que fazem parte do leilão beneficente de obras de arte do projeto.

São 74 obras disponibilizadas por 48 artistas plásticos e fotógrafos. A mostra permanecerá aberta a visitação pública gratuita a partir da sexta-feira (25), seguindo até o dia 03 de dezembro.

JORNALISMO. O futuro do impresso no Brasil


O jornal impresso vai ser "rei" nos Estados Unidos apenas por mais sete a dez anos. É o que disse o presidente Earl Wilknson, da Inma (Internacional Newsmedia Marketing Association).

Citou que na Índia, o impresso vai reinar por mais 50 anos. O caso do Brasil, segundo ele, aproxima-se do modelo indiano.

A circulação cresce em países com classe média em expansão e taxas significativas de analfabetismo. 

Leia matéria na FOLHA

PERGUNTAS. O que vai fazer com o seu 13º



TRABALHO. Jornalistas serão regularizados


Tomo conhecimento que os jornalistas que atuam na Câmara Municipal de Fortaleza terão sua contratação regularizada a partir de janeiro de 2012.

Eu nem sabia que a situação estava nesse pé...

A informação me foi dada pelo Evilázio Bezerra, via diretor geral da Câmara, Paulo Rolim, depois de reunião com a presidente do Sindjorce, Samira de Castro. 

DUDA RANGEL. Como irritar um jornalista


Com a Lei de Acesso à Informação, textos sigilosos começam a vir à tona. O blog Desilusões perdidas obteve, com exclusividade, documento que ensina um entrevistado a provocar o repórter, só para deixá-lo desestabilizado (ainda mais do que ele já é) emocionalmente. Confira as orientações:

Dê um chá de cadeira de horas nele.

Convide-o para almoçar num restaurante caro, mas não pague a conta sozinho.

Peça para ler as perguntas antes da entrevista para verificar se estão bem-elaboradas.

Opte por monossílabos quando ele quiser respostas aprofundadas.

Fuja malufamente das polêmicas.

Responda uma pergunta com outra pergunta.

Elogie o doutor Gilmar Mendes, mesmo fora do contexto.

Diga que tem uma informação ótima e exclusiva e, logo depois, lembre que não está autorizado a contar.

Se ele estiver com pressa, fale com a rapidez de um Suplicy.

Dê menos atenção se ele não trabalhar na “grande imprensa”.

Quando estiverem conversando, enalteça o furo do principal concorrente dele.

Chame o jornal em que ele trabalha de jornalzinho.

Lembre que ele deve ser generoso na produção do texto, afinal você é um influente anunciante.

Pergunte quando vai sair a entrevista e se sua foto terá destaque.

Elogie mais uma vez o doutor Gilmar Mendes.

Peça para aprovar a matéria antes da publicação.

PROFISSIONAIS. Convite de Direito polemiza


Causou a maior chiadeira o cartaz-convite para a festa de formatura da turma de uma faculdade de Direito de SP.

Nele, um estudante sentado em um poltrona de veludo, usando terno e gravata, com olhar arrogante, não dá a mínima para um mendigo aos seus pés e uma prostituta na sarjeta.

O estudante convida colegas para a festa de "bota-fora" da graduação. O cartaz, diz matéria do Estadão, acirrou os ânimos de muitas pessoas.

PRÊMIOS. O Povo e a Globo são premiados


¹. A repórter Gabriela Meneses, de O Povo, conquistou o prêmio Abrange de Jornalismo Domingo de Lucca Junior 2011. Com o tema “HPV – Prevenção e Tratamento”, a jornalista conquistou o prêmio com a reportagem “Estou com HPV. E agora?”, publicada no caderno Ciência & Saúde.

². A TV Globo recebeu ontem o prêmio Emmy Internacional na área de entretenimento. "Laços de sangue" venceu na categoria telenovela. O Emmy é considerado o Oscar da televisão. A Globo tinha mais seis indicações ao prêmio.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

NEWSWEEK. Brasil é o país das cirurgias


A revista ‘Newsweek‘ encomendou ao ilustrador Frank Chimero os desenhos que acompanham o artigo ‘The World’s Real Winners‘, uma lista de 12 países onde é possível se desfrutar plenamente de alguma atividade ou prazer da vida cotidiana.

Coisas como: saber qual é o melhor país para se criar um cãozinho, qual é o melhor para se fazer amor e onde é melhor soltar uma pipa? O Brasil foi eleito o melhor lugar para cirurgias estéticas. 

INTERNET As 10 piores senhas usadas


A consultoria SplashData divulgou uma lista das 25 piores senhasusadas por internautas em 2011. O ranking foi criado a partir de arquivos contendo milhões de senhas roubadas e publicadas por hackers na internet.

Seguem as dez piores:

1. password (senha)
2. 123456
3. 12345678
4. qwerty
5. abc123
6. monkey (macaco)
7. 1234567
8. letmein (deixe-me entrar)
9. trustno1 (confie em ninguém)
10.dragon (dragão)

FONTE: Thales Azamor

LIVROS. Os mais vendidos da semana



WEB. Entra no ar hoje o 'Queremos Saber'


Está entrando no ar hoje, 21 de novembro, um novo site para cadastrar pedido de informações públicas e encaminhá-las a órgãos governamentais responsáveis. É o 'Queremos Saber' (queremossaber.org.br).

Ele se baseia em um portal inglês com o mesmo objetivo – o whatdotheyknow.com (em português, “o que eles sabem?”) -, o site pretende centralizar e tornar públicos não apenas os pedidos, mas também as respostas fornecidas, ou mostrar quando os órgãos deixarem de responder.


TWITTER. Agência divulga regras de uso


A agência de notícias Associated Press divulgou novas ecomendações para o uso do Twitter por jornalistas.

Segundo a diretriz, retuítes, assim como tuítes, não devem ser escritos "de forma que possa parecer que o jornalista está expressando uma opinião pessoal".

Para a AP, "um retuíte sem qualquer comentário pode ser lido como uma aprovação ao artigo". A recomendação é que, ao tuitar ou retuitar um artigo de opinião, o jornalista explique antes de quem é tal opinião.

(Informação da Folha)

domingo, 20 de novembro de 2011

LOGOS. A marca de um jornal que já existe


Rondônia está na mídia. Prisão do presidente da Câmara de Vereadores. No Fantástico, desvio de verbas da Universidade Federal. Roubos. Sempre roubos. Até a logomarca do Correio de Notícias de Porto Velho revela ter sido chupado da CNN.

AUDIÊNCIA. A tarde do domingo televisivo


19h30 Globo 13.6; SBT 10.8; Record 9.4; Band 6.0; RTV 1.3.
19h29 Globo 13.3; SBT 10.4; Record 9.5; Band 6.2.
19h23 Globo 14.3; Record 9.3; SBT 8.5; Band 6.2.
19h21 Globo 14.3; Record 10.1; SBT 8.5; Band 5.6.
19h12 Globo 13.2; Record 9.8; SBT 7.9; Band 7.8.
19h09 Globo 12.8; Record 10.1; Band 8.5; SBT 7.3.
19h06 Globo 14.1; Band 9.3; Record 9.2; SBT 7.8.
18h59 Globo 21.6; SBT 9.1; Record 7.6; Band 6.3.
18h58 Globo 21.4; SBT 8.8; Band 7.7; Record 7.0.
18h53 Globo 24.7; SBT 10.0; Record 5.5; Band 3.4.
18h53 Globo 23.4; Band 9.8; SBT 8.0; Record 5.4.
18h50 Globo 20.4; Band 8.3; SBT 8.1; Record 6.8.
18h46 Globo 20.0; Band 8.8; SBT 7.8; Record 7.3.
18h40 Globo 18.7; Band 8.9; SBT 8.4; Record 7.8.
18h34 Globo 19.5; Record 8.3; SBT 8.0; Band 7.3.
18h09 Globo 18.6; SBT 7.5; Record 6.8; Band 5.8.
18h06 Globo 18.8; SBT 7.2; Record 7.0; Band 6.0.
18h03 Globo 17.6; SBT 8.1; Record 7.4; Band 5.5.
18h01 Globo 17.3; SBT 7.9; Record 7.6; Band 5.3.
17h57 Globo 17.8; SBT 7.7; Record 7.6; Band 6.0.
17h54 Globo 17.2; SBT e Record 7.5; Band 5.5.
17h50 Globo 17.3; Band 9.6; Record 7.1; SBT 6.2.
17h47 Globo 17.2; Band 9.4; Record 7.3; SBT 6.1.
17h40 Globo 17.5; Band 8.6; Record 7.7; SBT 5.5.
17h25 Globo 15.5; Record 9.6; Band 8.8; SBT 5.6.
17h11 Globo 13.7; Record 10.7; Band 8.8; SBT 4.8.
17h Globo 11.3; Record 9.8; SBT 8.5; Band 7.5.
16h59 Globo 12.6; Record 10.2; SBT 8.8; Band 7.1.
16h44 Globo 11.6; Record 10.1; SBT 6.7; Band 5.1.
16h32 Globo 11.4; Record 9.4; Band 5.6; SBT 4.9.
16h22 Record 9.7; Globo 9.0; SBT 7.3; Band 5.1.
15h17 Globo 9.4; Record 9.2; SBT 7.1; Band 4.2.
15h13 Globo 11.6; Record 7.8; SBT 5.1; Band 4.3.
15h05 Globo 11.1; Record 8.3; SBT 4.6; Band 4.0.

Domingo Legal marcou a pior audiência de 2011. 4.6 pontos e 12% de participação. Globo ficou com 9.5 e Record com 7.5.

14h50 Globo 12.1; Record 8.3; SBT 4.0; Band 3.5.
14h43 Globo 11.4; Record 8.6; Band 3.6; SBT 3.4.
14h36 Globo 12.2; Record 8.2; SBT e Band 3.9.
13h54 Globo 10.5; Record 7.2; SBT 6.6.
13h40 Globo 11.7; Record 9.0; SBT 5.1.
13h39 Globo 11.6; Record 8.6; SBT 4.3.
13h30 Globo 11.0; Record 8.8; SBT 5.2.
13h15 Globo 9.8; Record 7.3; SBT 5.1.
13h05 Globo 8.4; Record 7.3; SBT 5.7.
13h Globo 9.9; Record 6.7; SBT 4.7.
12h35 Globo 6.8; Record 6.2; SBT 3.8.
12h30 Record 8.2; Globo 6.3; SBT 4.3.
12h23 Globo 8.7; Record 8.5; SBT 3.8.
12h20 Globo 8.9; Record 8.1; SBT 4.4.
12h12 Globo 9.1; Record 7.6; SBT 4.4.
12h05 Globo 10.3; Record 7.3; SBT 4.1.
FONTE

MARKETING. Sai Sandy e entra sabe quem?


Sai Sandy e deve entrar Paula Fernandes. Ela seria a terceira surpresa depois de Paris Hilton que chocou todo mundo e foi retirada do ar a pedido do Conar. Depois, Sandy apareceu como 'devassa' - alguém já imaginou a cantora nesse perfil?

O site Meio &; Mensagem garante que a cantora Paula Fernandes está entre as mais cotadas. “Tudo é “conversável”, disse a cantora. 

QUEM PROCURA... Amigos nossos do rádio


Quem me dá notícias de Juarez Silveira e Paulo Roberto?

Perdi os contatos das famílias deles e preciso saber como estão.

A última vez que vi o Paulo, tive que ir a Horizonte e o encontrei abatido. A filha dele viajou para Brasília e acabei perdendo o contato.

Informe-me pelos comentários.

INFORMAÇÃO. Em busca de amigos do rádio


Quem me dá notícias de Juarez Silveira e Paulo Roberto?

Perdi os contatos das famílias deles e preciso saber como eles estão.

Informe-me pelos comentários.

1ª PÁGINA. A capa da semana é lupiana



TV. Novidades para quem é assinante


Novidades no pacotão de quem assiste canais de entretenimento como Sony, Fox, Warner, Discovery, NatGeo, History, TNT e HBO. A partir de março de 2012 as regras mudam. 

É que entram em vigor as novas regras comn o aumento das produções nacionais na tela - com exceção dos étnicos e de notícias.

A Lei 12.485, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em setembro, exige um mínimo dew 3h30min de programação com produção nacional. Isso vem bem a gosto dos produtores independentes que vão ter trabalho para atender a demanda dos canais. No entanto, já tem gente chiando.

"O assinante que liga a TV no TCM (Turner Classic Movies), por exemplo, espera ver os clássicos de Hollywood, ninguém espera ver conteúdo nacional", afirma o vice-presidente da Turner no Brasil, Anthony Doyle. Para ele, a TV paga deveria vender conteúdo diferente da TV gratuita.

Que é que vocês acham?

NOMES. Morre no Rio o ator Adriano Reis


A morte de Adriano Reis, vítima de câncer no fígado, foi registrada às 9h30min deste domingo no Rio de Janeiro. O ator nasceu no Rio de Janeiro em 20 de julho de 1934 e começou sua carreira no cinema em 1953 e veio a fazer fotonovelas nas revistas do Grupo Abril.

Na década de 70, esteve na TV Tupi, de São Paulo, onde participou de várias novelas. Em meados de 1980, foi para a TV Globo, na qual fez as novelas Selva de Pedra, Vale tudo e Mulheres de Areia.

Seus últimos trabalhos foram na Record, na terceira fase da novela Mutantes e Promessas de Amor, que terminou em agosto de 2009.

TWITTER. Olha o que dá muita concentração


JORNALISMO. Dicionário da nossa profissão


Profissionais e estudantes de Jornalismo - ou qualquer pessoa interessada em tirar dúvidas sobre algumas expressões da nossa atividade - podem consultar o blog Dicionário de Jornalismo. Alguns exemplos:  

Assinatura

Crédito dado ao autor de uma matéria

JORNAL. Ceará força um 2º clichê do Povo


A contagiante vitória do Ceará ontem no Rio Grande do Sul - ganhou por 3 a 1 - forçou O Povo a editar um segundo clichê com o resultado do jogo, depois da edição domingueira ter ganho as ruas. Bom trabalho da equipe do jornal.

TV. Diário sai da rotina da manhã televisiva


A Diário, de Fortaleza, foi a única emissora de TV a alterar a previsível manhã televisiva. Ela transmitiu o Racing Day, direto do Autódromo do Eusébio. Com narração de Tom Barros e comentários de Robério Lessa, a emissora transmitiu a terceira etapa do Campeonato Cearense. Os dois estiveram muito bem, com destaque para o editor do blog 'Carros e Corridas'. Aliás, esse desempenho do Robério já era esperado.




BLOGS. O Catarro Verde está sob alerta


Fazia um bom tempo - e bote tempo nisso! - que eu não circulava pelo Catarro Verde, um blog conhecido pela bizarrice como trata os assuntos. Hoje, o fiz. Mas deparei-me com um aviso de alerta do Blogger.

No início da atividade blogueira, o Catarro chegou a ser incluído como um dos mais visitados blogs do País. Pela irreverência como tratava os temas, pela forma não convencional com que analisava o comportamento humano. Depois caiu na desgraça de ser algo apenas sensacionalista. E perdeu público. Hoje está entre aqueles que, praticamente, estão com um pé na cova.

sábado, 19 de novembro de 2011

TEXTOS. Para leitura do fim-de-semana


na semeadura do bem, a virtude sábia das mãos
Nonato Albuquerque


De todos os sentidos da humana raça, o do tato complementa a riqueza maior da divina perfeição. Nas mãos, a criatura traz imantados os segredos do ontem e do amanhã, que traduzidos por almas de sensíveis virtudes são capazes de unir vidas em comuns. 

É que nas palmas das mãos estão impregnados todos os sinais das vidas multiplicadas. O que para alguns pode transparecer mera ação do destino, para outros não passa da formalizada escritura que as almas encarceradas no vaso de carne trazem como memórias e roteiros.  

Se na visão, no olfato, na audição ou no paladar, é possível surgirem interferências capazes de anular a capacidade de alguns desses sentidos, no entanto, o tato guarda resistências incomuns. 

Alguém que não tenha ou venha a perder a capacidade de ver, pode muito facilmente desenvolver pelas mãos a oportuna chance de enxergar através delas. O tato, complementado pela audição, tem sido guia importante dos deficientes visuais. 

As mãos, segundo aquele antigo e apreciável monólogo, são a propriedade mais fascinante do ser humano. Elas auxiliam no esforço do nascer e acompanham o invidívuo ao longo de toda a sua existência para, ao final dela, executarem a dança dos adeuses aos que se antecipam na viagem.

Por isso mesmo, as mãos que semeiam virtudes, automaticamente colhem frutos de temperança. As que abrigam e ajudam necessitados, associam-se ao recolhimento de bençãos de luz. Mas as que se negam ao pleno exercício do Bem, irremediavelmente consignam para si os efeitos da Lei, transmitindo a outras mãos a tarefa de bater o martelo da Justiça a fim de que corrija ao que foi violado.  

No exercício diário dos que movimentam as mãos em busca do pão da sobrevivência, a orquestra da Vida rege a divina partitura da mais completa sabedoria, da qual a soberania da Vida se promulga em forma de progresso material e espiritual.

MATERNA IDADE. Helaine curte a gestação


E o João, o filho de Helaine Oliveira e Roberto leite, que está para nascer daqui a tres meses,  está desde ontem "pinotando na barriga" da mãe.

A jornalista não conseguiu pregar o olho de ontem para hoje - e olha que é só o sexto mês de gravidez. Ela, porém, faz questão de frisar que está felicíssima com a oportunidade de ser mãe. No Twitter, Helaine estava ainda há pouco, solicitando orientação sobre a melhor maternidade para ter a criança.