Translate

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

TEVÊ. João Inácio Júnior está internado


Causou surpresa entre os companheiros de atividade e da família, a internação nas últimas horas do conhecido homem de rádio e TV do Ceará, João Inácio Junior, uma das maiores audiências do domingo na TV Diário.

O apresentador baixou o hospital hoje acometido de fortes dores no peito, passando por uma bateria de exames quando foi constatada uma arritmia cardíaca.

João Inácio, que integra o 'cast' da Rádio Verdes Mares e da TV Diário, chegou a ser submetido a um cataterismo, pelo que nos informou o coordenador de programação da Verdinha, George Castro.

As últimas informações dão conta de que o nosso estimado João já está se recuperando numa das unidades de terapia do Hospital São Carlos. Há indicação de que ele deve receber alta nas próximas horas.

Vibrações de saude e paz, João!

TV. Repórter da Globo interrompida no Hoje




O que fizeram com Monalisa Perrone, hoje no Hoje, foi o puro vandalismo. Falta de respeito. E que merece o repúdio de todos.

Logo em seguida, os apresentadores Evaristo e Sandra Anemberg reativaram o link com a repórter que explicou o ocorrido.

BBB 2012. 100 milhões só de patrocínio


¹. O Big Brother Brasil 2012 deve superar R$ 100 milhões só em patrocínio. Cinco patrocinadores estão definidos. Quatro, renovaram: Guaraná Antarctica, Fiat, Niely e Unilever (Omo). A quinta cota, que era ocupada pela Johnson & Johnson – e explorada pela marca Sundown –, dá lugar à Devassa, que passa a ser a cerveja oficial do BBB.

². A Povo-CBN, na manhã desta terça, reduz o seu Grande Jornal (8 às 11 horas) para retransmitir 'O Povo Quer Saber'. Neste 1º de novembro, o tema é "Dinheiro Público e Reforma Política", segundo nos informa a coordenadora Maryllene Freitas. O entrevistado é o Procurador da República no Ceará, Alessander Sales. Erick Guimarães é o âncora. 

UTILIDADES. Exemplos de soluções criativas


No blog pessoal do David Alyón, dicas para se resolver problemas muito comuns. Como por exemplo, a instalação de cabos que sempre fiam em forma desordenada. Ele aponta as soluções que podem ser adquiridas pela Internet nas páginas do ThinkGeek e DealExtreme.




CENSURA. Blogueiros egípcios proibidos


E a censura no Egito, mesmo depois da queda de Mubarak, continua. O blogueiro Alaa Abd El Fattah tem uma página Manalaa, na qual escreve ao lado da sua mulher Manal Hassan. E há alguns dias, quando dava entrevista para imprensa dos EUA, foi-lhe comunicado que um tribunal militar egípcios o chamava para explicações.

Ontem, domingo, foi levado à corte com outros indivíduos e todos foram acusados e condenados por manifestar apoio a ativistas e juizes detidos.

JORNAL. Globo diz que milícias agem no CE


O Ceará foi incluído entre os estados brasileiros cuja população vive refém das milícias. O levantamento é do jornal O Globo, acrescentando que, além do Rio de Janeiro, outros 11 estados brasileiros, há ações de grupos paramilitares armados e chefiados por agentes públicos da área de segurança, com base em dados fornecidos por Ministérios Públicos e Ouvidorias de Polícia.

Os milicianos atuam em territórios urbanos e rurais, onde impõem lei própria e serviços econômicos, além de se envolverem em assassinatos. Em alguns casos, como na Bahia, há suspeita de envolvimento de políticos.

As milícias estão organizadas na Paraíba, no Espírito Santo, no Ceará, em Mato Grosso do Sul, no Pará, em Pernambuco, em Alagoas, no Piauí, em Minas Gerais e em São Paulo, além da Bahia e do Rio.

Os grupos agem com características diferentes em cada estado. O discurso para controlar as comunidades é parecido: eles extorquem dinheiro de moradores e comerciantes para oferecer segurança privada ilegal. Em troca da proteção, os milicianos prometem expulsar ou matar traficantes.

TV. O melhor autor da Globo sofre AVC


A Globo tem colocado panos quentes sobre o real estado de saúde do autor Gilberto Braga, que se internou no dia 3 para fazer uma cirurgia no coração. O autor de "Insensato coração" sofreu um AVC muito grave durante o período em que esteve internado.

Para se ter uma ideia da gravidade da situação, do Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado, ele foi transferido para o Sírio e Libanês, em São Paulo. Amigos de Gilberto dizem que é pouco provável que ele volte a escrever.

(Informação de O DIA)

VIDEO. Um patrimônio de todo cearense


domingo, 30 de outubro de 2011

BLOG. O sigilo quebrado por doutor Mourão


Artigo do médico Antonio Mourão lembra um episódio ocorrido aos tempos em que ele era professor de cursinho. Ensinava biologia. Num dos 'provões', que esses cursos realizavam na véspera do exame, ele pegou um livro e deu bizu questões que poderiam cair na prova do vestibular.

Leia o artigo e veja o que aconteceu com a turma dele - muito semelhante ao caso do colégio Christus em relação ao ENEM 2011.

Para acessar, clique AQUI.

sábado, 29 de outubro de 2011

ALERTA. Tem telefone criminoso no Ceará


Não é novidade, mas não custa nada alertar: se você receber ligações de um telefone dizendo que ganhou esse ou aquele prêmio da empresa tal, cui-da-do! É golpe. Fazem isso quase todos os dias e as autoridades já identificaram que a artimanha parte de dentro dos presídios cearenses.

O leitor Lázaro Bad - lazaro.bad@gmail.com - foi uma das vítimas recentes. Por e-mail, ele nos dá conta de como ocorreu o golpe aplicado com a utilização do nome da TV Jangadeiro. Inclusive, ele dá o número do telefone 'criminoso'.

"Caro Nonato, sou fá de seu blog e seu trabalho não só na tv mas no rádio também e gostaria que você sugerisse fazer uma matéria até mesmo para alertar as pessoas sobre esse golpe em nome da jangadeiro.

Há 3 dias recebi um sms no meu celular com a seguinte mensagem: "TV JANGADEIRO INFORMA QUE VOCE FOI SORTEADO COM UMA RONDA FAN E MIL REAIS, LIGUE GRÁTIS DE UM TELEFONE FIXO PARA 85.91738627 E INFORME A SENHA 2225."

Como eu não sou bobo, trabalho com a informação e já sei que esse golpe é aplicado de dentro de presídios, não liguei. No entanto, gostaria que vocês ligassem para esse número com essa senha e gravem para confirmar o golpe e divulgar nos programas da emissora, alertando assim aqueles que desconhecem, prestando mais esse serviço a população".

Meu caro Lázaro, este é um caso recorrente e que tem exigido, não só da emissora onde trabalho mas de outras empresas, alertas constantes contra ação criminosa de bandidos que desejam ludibriar os mais ingênuos. Todo cuidado é pouco.

LULA. Ex-presidente vai fazer quimioterapia


A notícia mais surpreendente do dia é essa ligada à saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Jornal do Brasil diz que foi diagnosticado um tumor na sua laringe e ele passará por tratamento de quimioterapia. As informações foram divulgadas pelo Hospital Sírio-Libanês, nesse sábado (29). Rapidamente, a notícia ganhou o mundo.

Confira abaixo a nota divulgada pelo hospital:

"O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

Vibrações de saúde e tranquilidade, para ele.

TV. A Maísa perde os caracóis dos cabelos


Tam-tam-tam...taaaam! Surpresa no vídeo: a Maísa Silva, 9 anos, vai aparecer sem que alguém a associe a Shirley Temple - a famosa atriz-mirim norte-americana da década de 1930. Ela (a Maísa) perdeu os cachinhos nos cabelos.

É que a atriz vai fazer a espevitada Valéria, na regravação da novela mexicana "Carrossel", no SBT e teve que alisar o cabelo. E sabe de quem foi a decisão? Do próprio Silvio Santos.

A coluna 'Zapping' conta mais: que as gravações de "Carrossel" começaram no último dia 17. O folhetim estreará em janeiro do ano que vem.

CINEMA. Palmas para 'O Palhaço' do Selton


Venho do cinema. Fui ver "O Palhaço". Selton Mello é meu ator [brasileiro] preferido. Como diretor, vai bem, também. O filme é singelo e tocante como a paisagem mineira por onde a caravana mambembe do Esperança se arrasta em busca de sobreviver a cada função. Com ela, histórias de quem faz do circo sua vida. Seu ganha-pão. Por tudo, palmas para o filme e sua trupe inteira.

Há um leitura feliniana ao longo de todo o filme. A música que lembra (Nino) Rota. A dona Zaira da atriz Teúda Bara - referência a diva do cinema mudo Teda Bara?. Paulo José, magnífico, no papel do palhaço prestes a aposentar-se. E que é roubado e traído por quem divide com ele as funções. A pequena Larissa Manoela, que vive a Miguelina, tem um ar meio misterioso que se desacorrenta próximo ao final.

Mas Selton tira partido mesmo é das participações especiais. Moacyr Franco, em apenas três minutos, ganha a plateia, provoca risos e realimenta a comédia, quando esta dava impressão de cair para o drama. Jorge Loredo (o Zé Bonitinho), Ferrugem, Tonico Ferreira, Jackson Antunes e a comediante Fabiana Karla (a comandante do metrô do Zorra Total), dão conta do recado. O [bom] resultado é de todo conjunto, mas que deve a Selton Mello, o melhor elogio. É como se ele homenageasse com seu filme, a todos os comediantes do mundo: de Chaplin, passando pelos que vivem sob a lona do circo e todos aqueles que fazem com humor, a melhor rotina de todos nós na Terra.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

TV. Tem um canal novo no estado do Ceará


Internauta J. Neto comenta sobre novo canal na praça. Trata-se da TV Metropole, que é operado pelo canal 26 e está em fase de testes. Quem me falou primeiro desse novidade foi alguém da Povo-CBN, acho que o Kico Gomes. Agora o Neto chama minha atenção. Vou procurar sintonizar e saber mais informações sobre ele.

O leitor do GENTE DE MÍDIA, Marcos Maranguape, fez uma pesquisa no site da Anatel e descobriu que se trata de um canal da Fundação José Possidônio Domingos, cuja outorga está destinada ao município de Caucaia. 

TV. Porque a Globo falou tão pouco do Pan


A TV Globo pouco ou nada noticiou sobre os Pan-americanos do México. Você vai dizer que, em represália ao certame da Record, ela não ia fazer propaganda da concorrente. De graça. Ou que o material era exclusivo da outra
Sabe-se que a emissora do bispo Edir Macedo, disponibilizou material para todas as emissoras brasileiras que desejassem informações. Muitas buscaram; menos a Globo. O jornalista Marco Antonio Araújo, em sua coluna 'O Provocador' lembra que humildade é bom e faz bem ao telespectador.

MÚSICA. Luciano teria tentado o suicídio?


Gente, alguma coisa teria acontecido com os irmãos Camargo. Não se viu tanta loucura, em menos de 24 horas. Ontem, Luciano anunciou em Curitiba sua despedida da dupla que faz com o irmão Zezé de Camargo. Depois veio o desmentido da equipe. Mais recentemente a informação de que ele está internado na UTI de um hospital da cidade. Nas redes sociais, alguém suspeitou tratar-se de uma tentativa de suicídio.

A gente sabe que atritos são comuns no relacionamento de pessoas, quanto mais numa atividade artística onde inflam as vaidades. Deve ter havido uma briga interna entre a dupla e isso acaba resvalando externamente nas atitudes pouco convincentes da segunda voz da dupla a ponto de ele ter ingerido comprimidos em excesso, sendo obrigado a internar-se na UTI.

A UOL conta que ele chegou desacordado. Nenhum boletim médico foi divulgado. Que o irmão e empresário Emanuel. Zezé acompanha tudo do hotel.

Uma pista para entender o caso: ontem, no palco, Luciano afirmou estar doente, mas não entrou em detalhes. De acordo com a rádio CBN de Curitiba, o cantor teve uma overdose de remédios. Eles têm um show marcado para hoje à noite. Será que irão cumprir-lo?

O QUE DISSE O MÉDICO DO CANTOR

JORNAL. 30 anos sem o Correio do Ceará


Ano que vem será o 30º ano que deixou de circular o Correio do Ceará. Ele era um dos mais tradicionais jornais cearenses. Fundado em 2 de março de 1915 por Álvaro da Cunha Mendes, mais conhecido por A. C. Mendes, empresário do ramo gráfico, passaria a integrar os Diários Associados a partir de 1937.

O jornal deixou de circular em dezembro de 1982, e a última edição foi a de número 19.962. Em março de 2006, quando comemorou 91 anos da fundação, Correio do Ceará voltou a circular, inicialmente com edições especiais, sendo a primeira a edição de número 19.963.

(Com informações da Wikipédia)

JORNAIS. Informações contraditórias


Manchetes do Estadão de SP e do Jornal do Brasil
Mas contra fatos não há argumentos. O vídeo de ontem à noite do Zezé é esclarecedor.

TV. Globo tem a pior média de audiência


A Globo deve encerrar o mês de outubro com uma das piores médias de audiência de sua história, algo em torno dos 15 pontos. (Outro Canal)

DENÚNCIA. Waack é informante dos EUA


E olha só; o jornalista da Globo, William Waack, é apontado como informante do governo americano. E quem revelou isso foi o Jornal do Brasil, baseado em documentos sigilosos trazidos a público pelo site Wikileaks citam três vezes o jornalista como informante da Casa Branca.

Em um dos arquivos do Wikileaks, a embaixada americana classificou a visita de porta-aviões dos Estados Unidos, em maio de 2008, como positiva. O texto americano cita Waack diretamente por ter ajudado a mostrar o lado positivo das relações do Brasil com os Estados Unidos em reportagens para o jornal "O Globo".

Outro documento de fevereiro de 2010 - considerado ‘confidencial’ - mostra que o jornalista informou aos americanos suas impressões sobre os possíveis candidatos à presidência, durante um fórum econômico em São Paulo: Ciro Gomes era o mais preparado, Serra era "claramente competente" e Dilma era... incoerente.

Waack também manteve contatos com funcionários americanos em agosto de 2009. Ele apontou que Serra e Aécio Neves já haviam selado a paz para uma candidatura a presidente e vice, respectivamente, no ano seguinte. Porém a informação era falsa, já que Aécio acabou tentando o Senado por Minas Gerais.

(Com informação de O POVO)

VIDEOS. Jornalistas discutem redes sociais


Ontem na Defensoria Pública do Estado aconteceu um seminário sobre 'Cidadania e Jornalismo'. O internauta Jota Neto, colaborador do GENTE DE MÍDIA, gravou alguns vídeos sobre esse momento de aprendizagem que compartilha conosco.
Antino Silva: "A Web veio para acabar com nossas vidas" 





Plinio Bortolotti: "Normalmente as pessoas importantes morrem nos horarios mais incovenientes."





Ana Quezado e Eulalia Camurça Telejornalismo" (TV) Ainda hoje e considerado o veiculo mais poderoso da Terra" 


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SHOW. Luciano e o fim da dupla com irmão


Luciano entrou em cena sozinho hoje e anunciou que estava dissolvendo a dupla que formou com o irmão Zezé de Camargo. Ele não deixa bem claro o que aconteceu, mas explica ao público que, a partir de agora, vai cantar sozinho e que a galera será a sua segunda voz.

HUMOR. A origem curiosa das logomarcas

TV. O Estúdio i faz 3 anos e eu fã, celebrei


ESPORTES. A torcida de Fagner contra o CE


A paixão do cearense Fagner por futebol não se restringe apenas a torcer pelo Fortaleza.  Ao que parece, outro tricolor, o Fluminense do Rio, tem a admiração dele, a ponto de motivar o cantor a ser o cabeça de uma celebração no próximo sábado.

O site oficial do Fluminense conclama a torcida tricolor a se reunir no Boteco Praia, para uma feijoada a um preço de 60 reais. Depois de barriga cheia e muita cerveja, todos rumarão para o PV para torcer... contra quem, contra quem?.

(Obrigado pela dica, Vavá Maravilha)

TERMINAIS. Novos casos de proibição


Mais denúncias de proibição do uso dos terminais para pesquisa e até mesmo para difusão de cultura chegam ao nosso conhecimento. O advogado e poeta Francisco Facó, do Montese, diz que foi distribuir poesias no terminal de Parangaba "e fui proibido de levar um pouco de cultura".

Uma turma de alunos do Jardim Iracema, segundo um ouvinte da POVO-CBN, foi fazer um trabalho no Papicu e a administração disse que nem jornalistas podiam atuar ali.

Já o jornalista e professor universitário Luiz Paulo Machado estranhou toda essa restrição à liberdade de expressão. "Eu cansei de faze reportagens dentro dos terminais. Não sei porque está acontecendo isso", disse o professor.

Nem eu...

ÉTICA. Na mídias sociais como no impresso


Os jornais brasileiros discutem a conduta ética dos jornalistas nas mídias sociais. Seminário promovido pela Associação Nacional dos Jornais, discutiu esse tema em SP. Chega-se a conclusão que a ética no jornalismo exercido nas mídias digitais é a mesma dos meios impressos, segundo Ricardo Pedreira, diretor-executivo da ANJ.

Em matéria da Folha de SP, hoje, Mariana Barbosa ressalta que "o jornalista, a exemplo de qualquer cidadão, não está imune de fazer comentários impulsivos e inapropriados na rede. A diferença é que, mesmo em contas privadas nas redes sociais, o que se escreve pode atingir a imagem -e a credibilidade- da empresa em que trabalha".

Só para se ter ideia, uma pesquisa da ANJ com 80 jornais do país mostra que 9% demitiram algum profissional devido a comentários não apropriados nas redes sociais.

O levantamento mostra ainda que 68% das Redações incentivam o uso das redes sociais pelos jornalistas. E que 77,5% dos veículos têm políticas sobre comportamento no mundo virtual. No entanto, somente 22,5% dispõem de regras formais e escritas. Em 55% das redações a política sobre o uso das redes sociais é apresentada de maneira informal ou verbal.

(Com informação da Folha)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MÚSICA. O site para ouvir suas preferidas


Um site fantástico: falo do uWall.tv. Nele, fotos de cantores de todo mundo. E se você clicar num deles ou colocar uma busca - é só escdrever o nome na caixa que aparece no visor -, você terá abaixo do vídeo acessado, todas as músicas desse cantor escolhido. 

A dica [ excelente! ] é do casal Castelo e Madá, dois internautas sempre catando novidades na web e dividindo com os amigos. 

CENSURA II. E os internautas comentam


Jórdan disse: "Sensacional Nonato! parabéns mais uma vez pelo seu trabalho. Um grande abraço.
Jórdan Oliveira

David Coelho: Não existe censura para festas da "Fortaleza Bela".

Ismael Luiz: Antiga aluna da UFC e professora de Comunicação, licenciada. Ou não ?

Cátia Moraes: Isso é ridicululu...luiziane!!

CENSURA. Estudantes barrados no terminal


A barra do ônibus não foi problema para a turma; pior foi ser barrado no terminal 
O aprendizado jornalístico requer atividade extra-sala para o aperfeiçoamento prático dos alunos. Pois no terminal do Papicu, essa noção de metodologia está simplesmente furada, já que a tarefa de coletar informações está simplesmente proibida.

Hoje pela manhã, uma equipe de estudantes da FA7, acompanhada pelo professor Dilson Alexandre, foi de ônibus ao terminal e se viu impedida de ter essa aula de campo. Em outras palavras, deram um baile neles e foram barrados.

Dizendo cumprir ordens superiores, fiscais interceptaram o trânsito dos estudantes pelo local, proibiram que gravassem depoimento dos passageiros, impediram realização de imagens e, para ser mais objetivo, foram convidados a deixar o local.

"Eu já sabia que para reportagens específicas, necessitava de autorização; jamais para um trabalho desse tipo" disse o professor Alexandre, um grande defensor dessas aulas práticas.  A turma, porém, deixou o terminal com a impressão de que essa regra não foi bem apercebida por uma antiga aluna do curso de Comunicação Social a UFC, hoje instalada na cadeira da Prefeitura do município. 

terça-feira, 25 de outubro de 2011

MEMÓRIA. Tom Cavalcante, o amigo-irmão


A revista IstoÉ Gente publicava há alguns anos, a entrevista na qual o Tom Cavalcante se reportava a nossa pessoa e ao trabalho que fizemos juntos no início de carreira. Navegando pela web, acabei dando de cara com o texto que repasso aos amigos interessados em saber como o amigo-irmão humorista foi generoso conosco. Leia AQUI.

Outra matéria relacionada 

ARTIGO. Um texto meu resgatado na web


A OUTRA FACE DO CRISTO
DA CEIA LARGA DE DA VINCI
Nonato Albuquerque

Nunca tive aptidões para a pintura, mas já fui retratado pelas mãos de um grande mestre. Quem me vê assim maltrapilho, miserável, jogado pelas ruas como um trapo, nem imagina que, um dia, eu já fui modelo de um famoso pintor: Leonardo da Vinci. E meu rosto, acreditem, ficou impresso num de seus trabalhos mais inesquecíveis, a Santa Ceia. Aliás, por duas vezes ele me retratou nessa mesma tela.

Eu morava em Milão, por essa época. Jovem, bem afeiçoado, levava uma existência tranquila. De família abastada, tinha recursos e, por onde eu passava, era alvo de cortesias e olhares das donzelas, chegando a arrancar a ira dos mancebos que me invejavam o porte. Estive prometido a uma das mais bonitas mulheres da cidade. Era, porém, a semelhança física com a figura do Nazareno, o traço mais marcante de minha pessoa.

Certa feita, quando estava em minhas noitadas junto a amigos que o meu dinheiro e minha fama atraíam, achegou-se a mim um pintor florentino de nascimento e de nome já bastante íntimo à escola de arte difundida por seu mecenas, Lorenzo de Médici. Convidou-me para que eu fosse modelo de um novo projeto seu. Uma tela que ia registrar o último encontro de Jesus com os seus discípulos antes da tragédia na cruz. O convite me deixou sa-tisfeito, afinal era o mestre de Nazaré um dos ícones mais respeitados da virtuosa fé católica, a qual eu professava junto com minha família. E, depo-is, eu tiraria partido da minha semelhança com o filho de Deus.

Durante algum tempo da segunda metade do século XV, eu trabalhei pa-ra Da Vinci. Nessas ocasiões, ele conversava muito, indo dos temas mais banais aos assuntos mais profundos. Uma vez, chegou a contar-me algo surpreendente. Havia mais do que o simples interesse em retratar uma pas-sagem bíblica com aquele quadro.

Da Vinci – e quebro agora um pacto de silêncio de muitos séculos – desenvolveu com a “Última Santa Ceia”, um precioso ensaio sobre Astrologia, mercê de seus estudos de ocultismo junto a outras ciências que ele tão bem conhecia. O quadro, em verdade, representa uma leitura do cos-mos e os doze signos do Zodíaco e as relações psicossociais de cada indivíduo que nasce sob as mais diversas conjunções. Os onze homens que estão em torno do mestre atendiam, também observou o artista, a um preceito antigo da seita dos nazarenos, cujos rituais ocorriam nos cenáculos, principalmente ao aproximar-se a festa do Pessach.

Depois, quando da Vinci já havia dispensado os meus préstimos, eu me retirei de sua vida e a minha, inexplicavelmente, passou por um redemoi-nho de acontecimentos. Por uma grande paixão não correspondida, eu aca-baria estabelecendo uma mudança radical. A mulher que me fora prometi-da em núpcias, simplesmente me deixou – cansada, segundo ela, de minhas muitas traições – e fugiu com um outro. O peso do mundo desabou sobre minha cabeça. Entrei em parafuso e, literalmente, enlouquecí.

Larguei a casa dos pais, passei a viver nas tavernas, constantemente em-briagado. Perdí as noções do tempo, do respeito e da dignidade, a ponto de chegar a mendigar nas ruas para minha própria sobrevivência. Minha famí-lia fez de tudo na tentativa para eu me recuperar; mas foi em vão.

Uma noite, quando eu dormia junto a outros mendigos no átrio da catedral de Milão, fui acordado por um companheiro. Dizia-me estar ali uma pessoa bem aparentada, à procura de alguém para um trabalho que ele esta-va a realizar. E eu tinha sido a pessoa escolhida.

Quando abrí melhor os olhos e me deparei diante daquele homem de cabelos compridos e barba ainda mais longa, me assustei. Era o pintor famoso que me procurava. Mas ele não reconhecera naquele farrapo humano que eu me transformara, o seu antigo modelo de Cristo. Quando lhe revelei minha identidade, ele ficou perplexo. E ao tomar conhecimento de toda a tragédia, lamentou minha situação de penúria, mas mesmo assim me ofe-receu o emprego até mesmo como forma de me auxiliar na recuperação.

Evidente que eu não mudei, pois a desgraça já havia me tomado a pró-pria alma e nem o meu físico lembrava mais qualquer vestígio da meiga e doce figura do rabi da Galiléia, de outros tempos. Mesmo assim, Leonardo da Vinci precisava de mim para que eu lhe inspirasse com meu rosto preco-cemente envelhecido, a refletir todo a maldade que eu herdara do mundo. Mas, jamais, uma revelação me causaria tanto impacto quanto a da nova proposta do pintor.

Ele, agora, estava à procura de alguém com feições bastante carregadas de sofrimento e dor para figurar no projeto que ele ainda estava a executar. E entre todos os desgraçados da sorte que ele sondara por onde andou, nenhum chamara mais sua atenção do que minha triste e singular pessoa en-tregue à desgraça da bebida.

Aceitei o trabalho e, durante algum tempo, era eu, uma vez seguinte, o modelo através do qual o grande mestre do Renascimento compunha a sua fantástica visão da Ceia Larga, na qual desenvolveu todo o seu talento para revelar a contraditória face da individualidade humana e da capacidade de uma mesma pessoa viver o seu paraíso e o seu inferno numa única existên-cia na Terra.

Depois de ter sido o Cristo nessa obra majestosa, o destino me encami-nhara ao outro extremo. Da Vinci encontrara em mim o modelo completo para retratar o mais miserável de todos os seguidores do Mestre. E foi assim, que eu emprestei novamente o meu rosto para que ele desenhasse o perfil que imaginava ter tido o discípulo Judas Iscariotes, o que fora vítima da sua própria miséria humana.

EDUCAÇÃO. Ari de Sá discute a violência


Um encontro com alunos do pré-universitário do Colégio Ari de Sá Cavalcante, da avenida Duque de Caxias, me revelou a experiência maravilhosa da turma do 1º 2 T-DC. Eles idealizaram o projeto para discutir a violência social e urbana.

Rendeu um seminário sob o tema "Violência Social e Urbana; Quando calar não é o melhor remédio". Estive ao lado Cel. Carvalho, da PM, discutindo a problemática que mais tem preocupoado educadores e as famílias.

Quero ressaltar aqui o trabalho eficiente dos alunos que preparam tudo. Desde a confecção de folders, banners e os convites para colegas e pais de alunos. Interessante: a turma buscou até mesmo patrocínio de empresas privadas para bancar as despesas de camisetas, botons e outras publicações que mobilizassem a turma.

O encontro foi uma experiência magnífica. Eu, que acostumado estou a visitar colégios pelo menos uma vez por semana, sai de lá certo de que esse é o caminho: jovens discutirem o presente para que o futuro deles seja preservado por melhores dias.

TEXTOS. Resgatei um que estava perdido


Dias de chumbo, esses em que vivemos. Céus de nuvens grávidas.
Os homens voam mas já temem que as asas de artifício
lhes transtornem os dias, lhes dobrem os meses, lhes encurtem os anos…

Com medo do céu, resgata-se o prazer de viajar pelas estradas.
O Brasil é serpenteado por elas; muitas em estado de desolação
completa; mas aonde elas vão, elas nos levam…

Houve um tempo em que as estradas eram caminhos de ferro
e por sobre os trilhos navegavam os vapores das marias
inundando de fumagem e fuligem os que embarcavam ou não.
Hoje, os cavalos de ferro já não correm pelos interiores,
comendo chão, devorando túneis, embocando nos cortes;
e nem se fazem mais os caminhos como antigamente.
No passado, os ares eram destinados às aves que voam,
os passarinhos. Ninhos de cobra, esses monstros voadores
hoje chocam ovos de destruição e que alimentam a Morte.
E o homem que inventou Santos Dumont que inventou o avião
que inventou de viajar por esse inventivo país
até chegar aos dias de hoje, se sente desolado, inquieto,
quando a absurda cor da noite envolve com seu manto
uma dessas fortalezas voadoras que, num átimo de tempo,
choca-se, despedindo-se da pista que deu “end” em Congonhas.
Eu, selvagem de primeira viagem, botocudo de pai e mãe,
sustento a palavra, bato o pe, engulo o choro e decidido sou:
só viajo agora pelos cipós das matas… e olhe lá quando e como!…

WEB. Google remove comando + de busca


Pois é, o Google eliminou o comando + do seu provedor de buscas. A partir de agora, se você adicionar um + para a sua pesquisa, o Google simplesmente vai ignorar. Tudo por uma questão de funcionalidade.

Para pesquisar uma frase exata, além de usar este operador, você pode agora adicionar aspas em torno de uma palavra para dizer ao Google que corresponde a palavra precisa. Portanto, se você procurou no passado [serial + Latin] , agora você deve encontrar [a revista "América"] .

Parece que a única razão para remover este operador + tão amado por muitos é a sua semelhança com a rede social Google + , para evitar qualquer confusão. 

ELEIÇÕES. Prognósticos por água abaixo


A vitória logo no primeiro turno da presidente Christina Kirchner, nas eleições da Argentina, responde aos prognosticadores de que o 'kirshernismo' estava pela hora da morte. Os jornais que entraram na onda, dançaram. Leia 'Bolazos de los medios'.

HQs. As dicas para se ler antes de morrer


Nos EUA, os fãs de HQs ganham a partir de hoje um verdadeiro guia dos melhores 'comics' publicados no Planeta. Falo do livro "1001 Comics You Must Read Before You Die" ("1001 quadrinhos que você tem que ler antes de morrer"), de autoria do jornalista inglês Paul Gravett.

O livro tem 960 páginas. Nele, quadrinhos de vários países, entre os quais o Brasil que aparece com apenas quatro quadrinhos: "Sábado dos meus amores" (Conrad), de Marcello Quintanilha; "O dobro de cinco" (Devir), de Lourenço Mutarelli; "Piratas do Tietê" (a série publicada nos anos 80, compilada posteriormente pela Devir), de Laerte; e a Turma da Mônica clássica, de Mauricio de Sousa.

HUMOR. De Tutty (Vasques), um pouco


Rolando Lero

A redação do Enem virou polêmica de duplo sentido na Bahia:

Teve candidato por lá que, provocado pelo tema “Viver em rede no século 21”, deitou falação sobre a preguiça em nossos tempos.

BLOG. Eliomar de Lima põe o astro no chinelo


Eliomar de Lima teve seu dia de Herculano Quintanilha. Não falo de mágica, muito embora ele seja capaz de tudo, mas de sucesso como verdadeiro astro. Foi na cidade de Icó, onde ele esteve em um encontro e recebeu tratamento vip como um dos blogueiros de maior sucesso.

Jornalista dos mais importantes da imprensa do Ceará, o elétrico repórter de O Povo não se cansa de contar a Deus e ao mundo da enorme empatia que seu blog tem entre os leitores. Vencedor de vários prêmios, paparicado por gente simples e por figuras do mais alto renome, o bom Elio é reconhecidamente o mais bem informado do meio jornalístico.

Ele diz que até agora, a enorme poeira de estrelas que o circundou em Icó não conseguiu baixar. Não se cansa de dar entrevistas para as emissoras do interior. Por conta disso, eu soube que foi visto quase volitando no aeroporto.  
FALANDO NISSO

Socorro França, a esposa, escreveu: "Você precisava ver a felicidade dele ao chegar em casa. Parecia menino quando ganha um doce. Ele merece o reconhecimento, pois trabalha com a alma apaixonada pela notícia. Ah, adorei a montagem!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

VERBAS. TV e rádio levam mais grana federal


A Presidência da República ocupa quase um terço do orçamento publicitário de todos os órgãos públicos federais. Li no Contas Abertas que, de janeiro a setembro, a mídia mais utilizada foi a televisão, correspondendo a R$ 52,1 milhões. Já o rádio ficou com a segunda maior fatia, cerca de R$ 8,7 milhões em publicidade.

O restante dos recursos gastos pela PR com publicidade nos cinco primeiros meses do ano são referentes aos diversos tipos de mídias, como Revista, Jornal, Internet, Mídia Exterior e Alternativa, Cinema. A produção gráfica, de Internet, de imagem e de áudio e vídeo, também estão inseridos no gasto total do órgão com este tipo de despesa.

EFEMÉRIDES. 2011 é o ano dos 100 deles


O ano de 2011 já está mais pra lá do que pra cá. Nem por isso, eu deixo de citar que é um dos anos em que mais o povo brasileiro celebra efemérides de importantes personalidades da Música Popular Brasileira.

Agora mesmo em novembro, dia 26, o Brasil celebra os 100 anos de nascimento do ator, poeta, músico e contista Mário Lago. As celebrações já estão em andamento. E no sábado, dia 29, o centenário de nascimento de Nélson Cavaquinho.

Outros nomes da música popular que celebram centenário neste ano: Peterpan (21 de jan), Pedro Caetano (1 de fevereiro), José Maria Abreu (7 de fev), Dias da Cruz (11 de mar), Synval Silva (14 de mar), Assis Valente (19 de mar), Oscar Belandi (26 de mar), Mário Rossi (23 de maio), Rubens Soares (29 de mai).

São lembrados também os 100 anos de Romeu Gentil (30 de maio), Paulo Gracindo (16 de jun), Anacleto Rosas Jr. (18 de jul), Victor Bacelar (28 de jul), Xerem (5 de agos), Antonio Almeida (26 de agosto), Leo Peracchi (26 de set), Erasmo Silva (7 de out), Paulo Medeiros (7 de out), Waldemar Gomes (12 de out), Valdemar Silva (23 de out), Nélson Cavaquinho (29 de out) e Mário Lago (26 de novembro)

PORTAL. O da Jang ganhou novo desenho


De 'layout' novo, o portal Jangadeiro online. Ele foi repaginado no fim-de-semana. A mudança merece elogio. O novo desenho está bem mais atraente.

Ficaram mais acentuadas as chamadas de primeira página, com a utilização de fontes mais expressivas e utilizando o cromatismo nos suitãs de cada título. 

Com a reforma, adotou-se uma página  bem mais 'clean', seguindo uma tendência da blogosfera mundial em fazer vitrine na 'homepage' o produto trabalhado.  

São recursos bem mais eficazes para a seleção de leitura por parte do internauta e que visam cada vez privilegiar a imagem acima do texto. É um trabalho do pessoal da Index.

NOTAS SOLTAS


1. Nélson Augusto, Natércia Rocha (ambos do Diário do NE) e Reginaldo Aguiar (TV Jangadeiro) são os mais novos desempregados da área jornalística.

2. Evaldo Gouveia está de volta ao Ceará. Ele grava, depois de amanhã, DVD no Theatro José de Alencar. Convidado pelo compositor de O Conde, Fausto Nilo vai dar uma canja.

3. Só hoje é que se terá confirmado o destino do São Luiz, o prédio. O governo do Ceará deseja transformá-lo num equipamento cultural do Estado.

WEB. Folha lança hoje site sobre Direito



Novidade da Folha de SP: o projeto educacional "Para Entender Direito", tira dúvidas dos leitores sobre conceitos jurídicos e o funcionamento do governo a leigos, em linguagem fácil e acessível. Digamos, o site traduz o juridiquês. Está no endereço direito.folha.com.br.

domingo, 23 de outubro de 2011

MÚSICA. Seleção para estudar na França


Quem está pensando em estudar música na França? Pois é bom se apressar; a UECE faz inscrições nesta segunda, dia 24 de outubro, no auditório do Curso de Música, no Itaperi. Os bolsistas cumprirão estudos no Conservatório de Briançon, município da região de Briançon, nos Alpes franceses, ano letivo 2012/2013.



Mais de 50 pretendentes de diferentes municípios cearenses participam da primeira fase da seleção constando de uma prova de execução instrumental onde cada candidato deverá tocar duas peças ou estudos de estilos contrastantes com duração máxima de 15 minutos para as duas peças. Na segunda fase, os membros da banca examinadora entrevistarão os aprovados na primeira fase. Um piano será posto à disposição dos candidatos que se apresentam com um pianista acompanhador.

Links com documentários sobre o projeto
http://www.youtube.com/watch?v=CfLIYofi01k
http://www.youtube.com/watch?v=vstEuyeS5B4&feature=related 

BLOG. As postagens mais lidas da semana


E de 16 a 23 de outubro, os posts mais visualizados do GENTE DE MÍDIA foram o do doodle de Mary Blair (255 visualizações), a história do pastor que anunciou o fim do mundo (229); a da velocidade do teclado (permanece em terceiro com 173 acessos), a origem do paz e amor e as escritas diferentes do nome Kadafi (71).

TERREMOTO. A cobertura da Turquia




JORNAIS. Os mais acessados na Internet


Estatísticas dos últimos seis meses de O Povo, segundo o Mediatico.com

O Globo
http://www.oglobo.com.br/
Brasil
305569 Visitas

Folha de São Paulo
http://www.folha.com.br/
Brasil
136767 Visitas

Jornal de Brasil
http://www.jb.com.br/
Brasil
124367 Visitas

Correio do Povo
http://www.correiodopovo.com.br/
Brasil
20624 Visitas

O Estado de São Paulo
http://www.estado.com.br/
Brasil
39193 Visitas

Zero Hora
http://www.zerohora.com.br/
Brasil
33091 Visitas

A Tribuna
http://www.atribuna.com.br/
Brasil
25143 Visitas

Gazeta
http://www.redegazeta.com.br/
Brasil
22743 Visitas

Diário Catarinense
http://www.diario.com.br/
Brasil
18122 Visitas

SHOW. Kekel Sá, cearense bomba na Europa


Ela já foi matéria do Buchicho. E tem site próprio. Falo de Kekel Sá, a cearense de 23 anos que é sucesso na Europa.



RÁDIO. Mobilidade discutida em programa


De muito provetio, as entrevistas com o presidente da Cãmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena, e o Secretário da Copa, Ferrúcio Feitosa, ontem no 'Grande Jornal Povo-CBN'. Eles apontaram a mobilidade urbana como sendo o grande problema que governo e município terão que enfrentar do ponto de vista administrativo. 

A Copa do Mundo 2014 em Fortaleza tem que necessariamente passar por esse ítem: desapropriação de comunidades da via Expresso e Aldaci Barbosa, para que os veículos leves possam iniciar etapa de desafogar o trânsito.

ELEIÇÕES 2012. Alcimar Monteiro candidato


Leio no blog do Eliomar de Lima que o cantor e compositor Alcimar Monteiro - caro amigo e antigo vizinho meu lá na avenida Francisco Sá - é pré-candidato a Prefeitura de Juazeiro do Norte. Na verdade, Alcimar que é juazeirense, já foi secretário de Cultura daquele município e é um dos nomes importantes da Música Popular nordestina.

Falar em pré-candidaturas: outros nomes que estarão disputando cargos eletivos no ano que vem. Luis Sérgio-Santos será candidato pelo PDT, lá em Aracati Beberibe. Pedro Álvares, da comunidade online da Praia de Iracema, quer ser vereador por Fortaleza. Regininha, da TV Diário, vai tentar mais uma vez. O filho do Paulo Oliveira, Paulo Sadat, disputará vaga na Câmara.

HUMOR. Um chiste filosófico do Quino


VIDEO. Ótimo para comercial de dança


TV. Programa aborda mensagem de Ayrton


O desconhecido atrai público. Dá audiência. Vende. Principalmente, na mídia. Tanto que programas de tv, revistas semanais ou jornais impressos, vira e mexe pautam temas relacionados com a espiritualidade. E quando se trata de mensagens polêmicas, envolvendo nomes famosos, é prato cheio, ainda que falte um critério de seriedade ao tema abordado.

No intuito de buscar fama e prestígio, pessoas se aproveitam para tirar partido e fazer tudo o que for possível. Falo do caso da médium Carmem Tiepolo (52), citada hoje no programa 'João Inácio na TV', da Diário. É mais um daqueles casos que a gente deve colocar sempre um pé atrás, confiar descnfiando. Esse tipo de coisa, maioria das vezes, tenta denegrir a imagem de uma doutrina séria, a Espírita, embasada na filosofia de Jesus em busca da melhoria da pessoa humana no Planeta.

Mensagens apócrifas como essa de Arton Senna, dizendo ter feito música para Xuxa no plano espiritual e que aprendeu o ofício de músico com John Lennon, são até mesmo um desrespeito ao bom senso de qualquer criatura. Só ingênuos acreditarão nisso sem levar em conta o critério da responsabilidade.


É muito provável que seja mais um embuste, apesar de reconhecer a existência de fenômenos mediúnicos e que não se restringem a seara espírita - existem médiuns em todas as religiões -. Falta, porém, a muitas psicografias divulgadas a três por quatro, o criterioso controle, para não confundir os mais crédulos. 

Em terras brasileiras, embora reconheçamos o trabalho de muitos médiuns trabalhando com dignidade, nomes como os de Chico Xavier, Divaldo Franco e Yvone Pereira, deveriam servir de exemplo e modelo para quem atua no mediunato missionário.

SOM. O cearense dos Velhinhos Transviados


Quem tem mais de 40 anos, provavelmente, lembra-se dos LPs dos Velhinhos Transviados. Era um grupo de músicos - que nunca se mostravam em público, nem nas capas dos discos - mas que faziam o maior auê tocando sucessos do 'hit-parade'. O tempo passou, a banda sumiu e agora tive a curiosidade de saber quem eram seus integrantes. Surpresa: o grupo foi criado pelo músico José Menezes, nascido em Juazeiro do Norte e que ainda está em atividade aos 90 anos de idade. O músico teve o privilégio de se apresentar para o padre Cícero Romão Batista. [Wikipédia]

Na década de 60, Zé Menezes tornou-se maestro na RCA Victor e arranjador de um time de estrelas da MPB que incluíam Elizeth Cardoso, Ângela Maria, Gilberto Milfont, Miúcha e Tom Jobim, entre outros.

Por essa época, ele criou "Os Velhinhos Transviados", composto por músicos experientes e que se dedicou a criar paródias de músicas antigas e modernas. "Era uma sátira àquelas coisas todas que a gente via, aqui e no exterior. A gente tocava música antiga de forma moderna, e música moderna de forma antiga, sempre brincando muito", contou ele.

"Os "Velhinhos" gravaram seu primeiro discos (homônimo) em 1962, seguido por "Os Velhinhos Transviados - Sensacionais" no mesmo ano e "Os Velhinhos Transviados - Fabulosos" em 1963. Ao todo, foram treze LPs lançados até 1971 (outras fontes citam 15 LPs).

Queda de Airton vira texto sobre a morte


E o nosso cronista preferido Airton Monte andou caindo no banheiro. O acidente acabou virando precioso texto sobre a morte. "[...] Ao tomar banho, ainda tonto de sono, descuidei-me e escorreguei perigosamente na espuma assassina do sabonete, batendo com violência inesperada a cabeça na parede. Quase apaguei por completo e vi estrelinhas faiscantes em pleno alvorecer"

Em sua crônica de hoje, "Morte no banheiro", ele diz que demorou a levantar-se. Depois de apalpar-se por inteiro, ele conta que escapou de um traumatismo mais grave, sem um osso quebrado.

"[...] Pensei que poderia ter morrido de uma morte besta, inglória, ridícula, com a base do crânio espatifada. Isso é lá maneira e pouco honrosa de um poeta esticar as canelas? Bater as honoráveis botas dentro de um banheiro? Ah, não. Mereço um final melhor, mais trágico, mais dramático, mais espetacular do que fechar os olhos para sempre estirado ao lado de uma sentina suja. Literalmente, escapei fedendo, melhor do que morrer cheiroso", conta de forma hilária o cronista de O Povo.

JORNAIS. Leitor se informa mais via impresso


Para quem achava que o impresso é o tipo de jornalismo que anda com os dias contados, uma notícia que contraria esse prognóstico: o público que se informa via jornal impresso é 46% maior que o da internet.

Pesquisa do Datafolha mostra gargalo no crescimento do acesso à rede e um dos motivos seria o preço alto da banda larga que tem freiado a expansão entre as camadas mais pobres.

E olha só o que o estudo revela: o acesso à internet no país parou de crescer após sete anos de expansão ininterrupta. 

RÁDIO. Demitri Túlio no 'Sala de Conversa'


Interessante: só depois de dezenas de montagens é que o 'Detestinha - O Bicho que Detesta Ler' ganha as páginas de um livro. O autor Demitri Túlio, provavelmente, tinha medo que o personagem famoso pudesse comer as páginas do próprio livro. Brincadeira: sucesso nos palcos, só agora o texto teatral ganha edição que será lançada neste sábado, às 16 horas no Circo Tupiniquim. Demitri esteve no 'Sala de Conversa', nosso programa na Povo-CBN, onde ao lado da produtora do teatro Suzy Darly, contou muitas e boas dessa sua veia literária, que o mestre Kiko Gomes editou.




sábado, 22 de outubro de 2011

CINEMA. Mais uma sala que deixa de existir


Matéria tocante a do fechamento do cine Eldorado, de Juazeiro do Norte, exibida no CETV do meio dia, na TV Verdes Mares de Fortaleza. Era a última de 17 salas do proprietário Expedito Costa, que durante várias décadas dsempenhou o papel de exibidor na Paraíba e no Ceará. Por conta da concorrência, ele resolveu liberar o último espaço que ainda era preservado para filmes. No local vai funcionar um estacionamento de carros.

"Fiz isso, constrangido", contou ele ao repórter, adiantando que esperava que a Prefeitura pudesse ter adquirido o local para transformá-lo numa escola de artes onde a Cultura continuasse a ser a tônica.

WEB. Serviço de música online em novembro


O Rdio (em inglês, pronuncia-se o nome da letra R seguido de "dio" -algo próximo de "ar-diou"), serviço de música on-line que disponibiliza canções para escuta imediata e ilimitada, será lançado no Brasil em 1º de novembro.

Haverá dois planos, nos valores de R$ 8,99 e R$ 14,90. Em ambos, o usuário poderá ouvir todo o acervo de forma ilimitada, sem pagar individualmente pelo que escuta.

(Folha de SP)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ESTUDO. Risco para bebês que vêem tv



O artigo está em inglês AQUI e fala sobre os limites do uso da televisão para bebês recém-nascidos.

ALERTA. Aviso de vírus em site de notícias


Alerta aos companheiros do portal CNews, pertencente ao Grupo Cidade. Ao tentar acessar o site agora há pouco, deparei-me com mensagem de alerta do anti-vírus. É a primeira vez que isso surge e chamo a atenção da equipe responsável para verificar o problema. 

FALANDO NISSO

O internauta J.Neto nos envia foto de citação feita por ele ao grupo dando conta de que o problema já ocorrera antes.


JORNAIS. As capas incríveis sobre Kadafi