domingo, 31 de julho de 2011

ESTRELAS. Cadê a nossa Lilian Ramos?




A nossa querida Lilian Ramos anda meio sumida. Pelo menos do noticiário brasileiro. Vez por outra, ela baixa por aqui em Fortaleza. Revê a família. Curte o sol e a cidade e - antigamente - dava as caras permitindo entrevista em nosso programa de rádio.

Hoje visitei o seu site. Nada mudou desde que foi criado. Até a biografia continua estacionada no que lemos há mais de dez anos: "atualmente, ela vive em Roma onde desenvolve projetos de cinema e para TV".

COLUNAS. Abidoral pega no pé das tevês

"Finalmente, o escândalo dos banheiros, denunciado por O POVO, chegou às tevês locais que abriram espaços para tratar do assunto. Mas poucas citaram a fonte, o que mostra estar faltando boa descarga de preconceitos"
Coluna do Abidoral

CLASSIFICADOS. O Povo dispensa 'Rapi10'


Até que enfim, o jornal O Povo resolveu (re)assumir o título de classificados para os seus anúncios na página online. O batismo de 'rapi10' não pegou e [ em bora hora ] o jornal resolveu classificar seus tradicionais 'anúncios populares'.

A página também ganhou novidades. Para acessá-la www.classificados.opovo.com.br

DROGAS. Campanha com a mais fina ironia


Um amigo que foi à Espanha já havia me contado que no aeroporto de Madri tem cartazes de alerta sobre tráfico de drogas. E eles fazem uso de ironia quando anunciam:


"Se você leva drogas acima,
na aduana te fazem uma onda
e os cães se deixam acariciar

Se acredita que passar droga
é a solução para seus problemas
cê num pode acreditar em tudo"

SOM. O encanto jazístico de Jane Monheit


HACKERS. Página do TCM sofre ataque




Vulnerabilidade é mato: li noLiberdade Digital a notícia do ataque à página do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará. O grupo que se intitula LulzSecBrasil assume a responsabilidade. E explica o porquê da ação do Anonymous.

sábado, 30 de julho de 2011

CINEMA. Um herói no clima das matinês




Fui ver a estreia do Capitão América. É um dos heróis de HQs que eu sempre admirei na meninice. O filme do Johnston é muito correto. Tudo é resolvido de forma a que ele se constitua numa produção para as matinês - como foram os filmes de aventura da minha infância e mocidade. A crítica da Veja bateu palmas.

2014. No sorteio teve até show mediúnico



O sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo 2014 foi mais divertido para quem acompanhou com o Twitter ligado. O 'plantão' dos tuiteiros KibeLoco, HugoBloss, Nair Bello, Emersonmania ajudou a suportar o evento que deu sono no primeiro vice-presidente da FIFA, fez Tadeu Schimitt chamar Ronaldo de Romário, revelou um show musical sem muito pique de Ivan Lins e Ivete Sangalo, além de ter um momento mediúnico com Frank Sinatra e Tom Jobim.

Para quem foi tirar um ronco depois do almoço e abriu a tv com o evento em andamento, a impressão era de que acordou em meio ao 'Amor x Sexo' da Fernanda Lima. E deve ter se perguntado: "E o Insensato Coração' já terminou?!!!

CHARGES. A crise econômica dos EUA



Taylor Jones

Pat Bagley / Salt Lake Tribune

MODA. Tem coragem de usar sacola assim?



Alguém teria coragem de ir ao banco com uma sacola dessas?

TWITTER. Chaves conversa com o público


Fãs do ator Roberto Gómes Bolaños, de 82 anos, conhecido por causa dos personagens Chaves e Chapolim Colorado, tiveram a honra de assistir ontem, pela primeira vez, uma Twitcam com o artista que lembrou bordões dos seriados e foi só elogios ao Brasil. Aliás, ele falou que adoraria vir ao Brasil, que conhece apenas da Foz do Iguaçu quando esteve aqui uma vez, mas que pretende vir até o próximo ano.

HISTÓRIAS. Como surgiu 'Deus lhe pague'


Dicas de blogs são sempre interessantes para nossos internautas. O blog 'Entrementes' do médico cearense Paulo Gurgel é um dos mais acessados por nós. É que, além de criativo, traz textos preciosos que são verdadeiros achados. Neste sábado, ele conta como surgiu a expressão 'Deus lhe pague'.

Um homem foi levado em situação de emergência a um hospital administrado por freiras, onde foi operado do coração.Depois da operação, ao despertar uma freira o abordou.
- Sr. Plínio, a operação foi um sucesso. Mas precisamos saber como pensa em pagar a conta do hospital. O senhor tem seguro médico?
- Não.
- Pode pagar, então?
- Acho que não, irmã.
- Mas... tem parentes próximos?- Só uma irmã, que é solteira e sem ganhos, pois é também uma freira...
- Ora, nós, as freiras não somos solteiras. Estamos casadas com Deus.
- Ótimo. Por favor,envie a conta a meu cunhado.
Foi assim que surgiu a expressão "Deus lhe pague".

TV. 40 dias depois, Datena está de volta


O contrato de José Luiz Datena, em sua terceira passagem pela TV Record, durou pouco, exatos 40 dias -ele estreou na emissora em 20 de junho. Nesta sexta-feira, ele encerrou o "Cidade Alerta" da seguinte maneira: "Muito obrigado e até um dia". Antes, ele fez um breve agradecimento à equipe técnica e aos telespectadores. Ao sair do ar, foi à presidência da emissora e entregou sua carta de demissão.

Após tornar públicas algumas de suas insatisfações, houve por parte da direção de jornalismo uma solicitação a Datena para que não aceitasse mais pedidos de entrevistas.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

RÁDIO. Um personagem cor-de-rosa no Paulo


Na terra do humor brasileiro, o rádio investe pouco nesse ramo. Aos tempos da AM DO POVO, ficou famosa a 'Patrulha Policial', produzida por Tertuliano Siqueira e que ganharia uma versão genérica na Verdinha, 'Garras da Patrulha'. Ah! teve o Eliomar no nosso programa e que acabou censurado pela tropa do Juraci. Agora a própria 810 retoma esse filão.

A emissora inseriu um quadro com Candinho. É a versão boiola da antiga fofoqueira dos anos 50 e 60 na Revista do Rádio, a Candinha. Ela chegou até a ganhar música da dupla Roberto e Erasmo.

Anteriormente, o programa tentou divulgar 'gossips' via Maria Eugênia. Direto do Rio, ela lia as colunas de fofocas e as transmitia por telefone. Depois, a tarefa ficou com o próprio apresentador mas sem os resultados que ganhou com tons de humor.

A idéia, soube, foi do produtor do programa Rodrigo Maia e do coordenador George Castro. Eles bolaram a coisa aproveitando a onda de sucesso dos peronagens gays que superlotam novelas e seriados da Globo. Se evitado o excesso da estereotipização do personagem e as piadas de mau gosto, o quadro tem tudo para pegar. E puxar o riso.

TV. Um canal só para exibir humorísticos


Humoristas brasileiros que se preparem porque vai ter um canal dedicado a eles e suas produções. Falo do 'Comedy Central' que estreia ano que vem mas que já a partir de agosto vai ocupar faixa do VH1 com apresentações stand-up de comediantes brasileiros.

Batizada de 'Mês da Comédia VH1', a faixa de humor será exibida todas as terças e quintas-feiras do mês de setembro, sempre as 23h. Entre as atrações, o grande destaque serão as apresentações de stand-up de humoristas latino-americanos (e também de brasileiros). Ao todo, mais de 40 comediantes se apresentarão na faixa especial.

E a partir de setembro, outra novidade: chega ao Brasil o canal humorístico TBS, há mais de 30 anos exibido nos EUA.

Com informações do M&M

TWITTER. Publicidade no timeline do usuário


Tuiteiro mais atento deve ter percebido que o Twitter iniciou ontem teste de mais um modelo de publicidade. São os tweets patrocinados por empresas no topo ou próximo ao topo da timeline dos usuários.

Pelo que se viu até aqui, apenas mensagens de empresas e perfis que o público já segue serão inseridas no espaço, tendo como principal vantagem ampliar a chance de impacto daquele tweet.

JORNALISTA em área de risco terá seguro


Está na Folha: Dois projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados obrigam as empresas jornalísticas a garantir seguro de vida e de invalidez para jornalistas que forem enviados para áreas de conflitos.

O projeto do deputado Sandes Júnior (PP-GO) propõe que o valor do seguro seja de, ao menos, mil salários mínimos, o equivalente hoje a R$ 545 mil, para garantir ajuda financeira aos familiares em caso de acidente dos profissionais.

A outra proposta, de autoria de Hugo Leal (PSC-RJ), também prevê a obrigatoriedade do seguro, mas não define valores. O texto diz apenas que eles serão fixados por negociação coletiva.

"Em meio a essa situação de perigo e violência, os jornalistas se esforçam para noticiar, da melhor maneira, as situações reais e em tempo cada vez mais real, expondo-se aos mais diversos riscos."

quinta-feira, 28 de julho de 2011

CINEMA. Disputa entre Ferrari e McLaren




Que história da Fórmula 1 daria um filme de ação? A de Ayrton Senna, certamente. Mas uma fita contando a disputa nas pistas entre o braslieiro e o francês Alain Prost, ainda não será desta vez que ganhará as telas. Vem por aí outra rivalidade entre Ferrari e McLaren, lá pelos anos 70. O filme vai mostrar a disputa entre Niki Lauda e James Hunt.

"Rush", o filme no qual Daniel Brühl e Chris Hemsworth serão Niki Lauda e James Hunt, respectivamente, será dirigido por Ron Howard. As filmagens começam este ano com estreia prevista para 2013.

JORNALISTA. Robério Lessa vai se casar


Se possível, leia esta nota imaginando ouvir a Marcha Nupcial de Mendelshonn. É que o Robério Lessa, do site Carros e Corridas, vai se casar. E escolheu o mês de setembro, em plena semana da Independência - o que parece contraditório para quem vai se amarrar, né?

Na verdade, o Robério vinha programando há muito tempo esse enlace. Deu um tempo para submeter-se a cirurgia bariátrica (para redução do estômago). Depois do sucesso que foi a operação, agora ele encontrou a melhor oportunidade para unir-se à Camila Gurgel, no dia 3 de setembro, no Eusébio.

Bem, na verdade esse post é para dizer que recebi o convite do casamento, fico feliz com o sucesso deste 'menino' - e seu novo compromisso - e estarei lá numa das primeiras filas parabenizando ao casal Robério e a Camila.

CONSUMO. Guaraná ganha nova embalagem


Novidades no mercado de refrigerantes: a embalagem de Guaraná Antarctica. O novo design busca reforçar ainda mais a brasilidade do refrigerante e energia que o produto tem, desde a sua criação em 1921.

Meio & Mensagem

MEMÓRIA. 30 anos da estreia do MS-DOS


Internautas, uma pausa para um registro histórico: ontem, dia 27, foi o aniversário de 30 anos do MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System) o sistema operativo que a Microsoft comprou da Seattle Computer Products (SCP), empresa dedicada ao 'hardware'.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

TWITTER. O jornalista que cobra por tuitar




"Jornalista da Casa Branca. Bio(grafia): cinco anos em Moscou, cinco em tv, cinco na Wall Street, correspondente estrangeiro, investidor privado com atuação em 53 países"

É assim como Paul Brandus se apresenta no Twitter, refere-se Cristina F. Pereda, em sua coluna Jornalismo com Futuro no El Pais. Ele é o jornalista que responde pelo @ WestWingReport, revelando tudo que se precisa saber da Casa Branca e do Capitólio. É também um dos mais populares em Washington e cuja publicação pode nos dá uma pista sobre o futuro da profissão.

Brandus representa a estranha mistura entre um jornalista e um empresário de Wall Street. Atrás dele há prêmios de jornalismo nacional, depois de passar pela FOX News, MSNBC, NBC e CNBC. Ele trata as suas fontes e contatos com a astúcia e determinação de um analista de ações. O resultado é um trabalho jornalístico que usa uma rede social como apoio para sua publicação e com rigor tal que ganhou o respeito de uma das elites em Washington: um punhado de repórteres que cobrem a Casa Branca.

TWITER. A 'hashtag' do momento na rede


Ricardo Teixeira está levando o maior pau no Twitter. É só nominar a hashtag #caiforaricardoteixeira e você se depara com com uma porção de brasileiros torcendo pelo "bota fora" do homem.

MULTIMÍDIA. Central mais aperfeiçoada




Para muita gente, acessar sites oficiais significa coisa chata. Na verdade, muitos deles o são. Hoje, um e-mail recebido de uma assessoria me deixou curioso para conhecer a (nova?) homepage da Central Multimídia da Prefeitura de Fortaleza. Surpresa!

A página é bem diagramada. O conteúdo atrai a atenção do internauta. E os vídeos, afora divulgar as realizações da prefeita Luizianne, dão visibilidade aos textos.

O GENTE DE MÍDIA aproveita para louvar a equipe de profissionais. Aliás, quem são os responsáveis?

TV. Chaves bater Datena é fenômeno



Do BlueBus

TV. Ana Hickmannn sofre ameaça de morte


Ana Hickmann ladeada pela Ian Gomes e o blogueiro

A informação está no O Dia, do RJ: "Ana Hickmann fala sobre a ameaça de morte que recebeu pelo Twitter, mês passado, hoje no ‘Superpop’, de Luciana Gimenez. O acusado é um jornalista e bancário de Campo Grande, Roberto Belini. Ele teria descoberto informações sigilosas sobre Ana e chegou a publicar no microblog o CPF dela. A loura, que anda com seguranças, pediu ajuda à Justiça.

O rapaz foi investigado e descobriram que ele conseguiu os dados pessoais da apresentadora por trabalhar no Banco do Brasil. Ele nega a acusação e registrou boletim de ocorrência por danos morais.

TEMPOS MODERNOS. Objetividade é tudo


Em tempos de 'fui', tudo gira em torno de objetividade. Que o diga quem trabalha em comunicação. É cada vez mais resumido, o noticiário dos sites. O homem moderno tem pressa. E tudo precisa chegar de forma rápida e concisa.






Diário do Comércio

JORNAL. Novidade no Estadão sem acesso




O Estadão está lançando o 'EstadãoPME', com informações destinadas ao pequeno e médio empreendedor. Acontece que ao clicar para acessar a página dá-se de cara com um pedido de desculpas de que a página não está à disposição. Alguém trocou o link correto.



terça-feira, 26 de julho de 2011

GAMES. Para comandar um terminal aéreo




Agora que vão surgir tantos empregos com vistas a Copa do Mundo 2014, que tal treinar para trabalhar num terminal aéreo? O game 'Terminal Command' é uma excelente chance para você passar o tempo e divertir-se. Quem sabe, pegar gosto e ir atrás de uma vaga no aeroporto que está em vias de ampliação e, certamente, abrindo vagas para novos profissionais.

Divirta-se AQUI.

TRÂNSITO. Proibida a ultrapassagem?



Do Flickr de Paranys

MEMÓRIA. Universidade, ditadura e totó


O blog ANTENA PARANÓICA, o genérico do GENTE DE MÍDIA - ou será o inverso? - está lembrando uma ação do Luiz Eduardo Solon, hoje diretor do radiojornalismo da Verdes Mares.

Aos tempos da Universidade, ele foi designado diretor do departamento de cultura e esportes. E resolveu criar jogos para ocupar os intervalos das aulas.

A ditadura era terrível e proibia jornal-laboratório. Até uso de fanelógrafo. A alternativa do Solon foi buscar no totó a compensação para as horas vagas. A atividade congregou gente dos cursos de História, Letras e Filosofia

PERGUNTExRESPONDO. Por onde anda?


Leitor do GENTE DE MÍDIA, o Marcos Maranguape (da cidade do mesmo nome) indaga "por onde anda Heraldo Menezes, uma das mais belas vozes que já ouvi no rádio local?"

Marcos, concordo com você: o Heraldo era a voz padrão das chamadas da TV Verdes Mares, desde a inauguração da emissora, além de excelente narrador de notícias. Aposentou-se e soube notícias dele há algum tempo pela esposa que estava numa palestra que proferi na Água Fria.

MARKETING. Cinco anúncios inconvenientes


O blogueiro Alejandro Suárez conseguiu reunir algumas peças comerciais que acabaram resultando extraordinariamente inconvenientes da maneira como foram publicadas em jornais.

"Às vezes, a localização da publicidade na imprensa, seja ocasional ou não, pode fazer um efeito estranho ou causar algumas risadas. Aqui estão algumas que eu coletei":

1. Como 'voar inteligente' diante de uma catástrofe aérea?


2. Anúncio de carro ao lado de registro de acidente, dá?


3. Falar da melhor idade e menopausa, convém?


4. E a vítima de fome ao lado do comercial de comida


5. Mas o cúmulo dos cúmulos é esta página do ABC

JORNAL. A Folha do Comércio vive mudança


segunda-feira, 25 de julho de 2011

NOTAS SOLTAS


¹. Começa nesta terça, no Dragão do Mar, o II encontro Estadual dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação. O evento discute o impacto das novas mídias na assessoria de imprensa. Promoção do Sindjorce.

². Um passarinho andou me sibilando que tem mudanças à vista, ligadas a superintendência de uma empresa de comunicação. Tudo pode acontecer nos próximos dias. A rádio-corredor sabe mais do que o dono da emissora. Duvida?

³. O pessoal da Jangadeiro, que trabalhou no Fortal, não se cansa de elogiar o superintendente Cyro Thomaz. Ele deixou a auto-estima da turma lá em cima reconhecendo a importância da cobertura.

GOSSIPS. Assalto e morte à nossa língua


Ainda repercute o bate-boca da esposa do diretor Marcos Paulo com usuários do Twitter. Alguém fez um comentário negativo sobre o filme 'Assalto ao Banco Central', no qual ela faz uma ponta. A mulher não gostou. E soltou os cachorros em cima de nós nordestinos porque o crítico seria do Ceará. Não fosse a agressão à raça nordestina, ainda por cima ela ainda escreve diferente de todo mundo que conheço.


VIOLÊNCIA. Ceará é o 1º do NE no mapa


O Instituto Sangari está divulgando o mapa da violência no Brasil. Nele, o Ceará destaca-se entre os demais da federação em termos de morte de pedestres e de acidentes de motos. O estudo abrange desde a violência física aos acidentes de trânsito como revelam os números do gráfico.



Um outro dado do documento revela que São Benedito, Eusébio, Tabuleiro do Norte, Nova Russas, Sobral, Independência, Guaraciaba do Norte, Russas, Tianguá e Horizonte são os municípios cearenses que estão entre os de maior mortalidade em acidentes de trânsito.

CHARGES. Jornalista multado em 62 milhões


CONCURSO. Miss Brasil abre uma polêmica


Acusado de estar ultrapassado, o concurso Miss Brasil ganhou sábado um elemento surpresa: a polêmica. Uma foto mostrando a eleita nua, rende uma enorme discussão. As regras proibem participação de quem já posou nua, no que não deixa de ser uma discussão extemporânea. Afinal, o que é uma foto ao natural de quem é avaliada de alto a baixo exatamente pela condição física.

AMY. Jayme Ribeiro lembra show da cantora


Em meio a todas as citações que se fazem com relação a Amy Winehouse, o jornalista cearense Jayme Ribeiro lembrou agora há pouco em sua página do Facebook a cobertura que fez quando da passagem da cantora pelo Brasil.

"Acompanhei a trajetória da cantora inglesa durante a passagem dela pelo Rio de Janeiro. A reportagem especial mostra detalhes do primeiro show de Amy, em Florianópolis, além de apresentar uma retrospectiva da carreira tumultuada de uma das artistas mais polêmicas do show business", escreveu o repórter da Rede Record, do Rio.

Para assistir a matéria, clique AQUI.

domingo, 24 de julho de 2011

TV. PC Norões e Antero de volta para casa

Fotos do Facebook do PC



Paulo César Norões e Antero Neto retornam ao Ceará, depois da cobertura para a TV VM da Copa América. Foi a versão mais fraca desse campeonato, mas os meninos deram conta do recado.

Aliás, o jovem narrador da TV Verdes Mares Antero Neto viu urso de gola [ é o novo! ] por conta do frio. No flagrante abaixo, uma demonstração de como foi duro trabalhar a zero grau quando transmitia jogo do Estádio de La Plata. Antero mais parecia um guerreiro do jihad islâmico.

TV. SBT do Rio bate a Globo de novo


FORTAL. Cialdini deu bolo na festa dos 20




Cialdini, o homem do Fortal, festeja com Ivete Sangalo e Netinho, os 20 anos do carnaval fora de época que termina hoje. Incrível, como quase não se viu citações nas redes sociais sobre o evento.

MÚSICA. Uma inédita de Amy Winehouse


Uma música inédita de Amy Winehouse foi liberada pelo seu produtor. Para ouvi-la, clique AQUI.

CHARGES. Aroeira vê jornal super ligado


ANÚNCIO. Uma campanha à altura do circo


Arte de primeira. Falo dos cartazes que anunciam atualmente a turnê do Cirque du Soleil em Nova York. O projeto dessa edição "Zarkana" tem gravuras de Ron English, Travis Louie e Tara McPherson.



TV. Exemplo de boa leitura em dois sentidos


Quem trabalha com a voz, principalmente em rádio e TV, obrigatoriamente precisa ter boa leitura. Saber equilibrar a emoção de uma narrativa, acompanhar todas as nuances do texto, pontuando-o com naturalidade e dando a entonação conveniente a cada frase para que se tire o melhor proveito. Principalmente quando o texto é assinado pela genialidade de um Rui Barbosa.

Um exemplo de boa narração encontramos no YouTube com o professor Nailor Marques Jr. Veja o vídeo e depois compare com a leitura do mesmo texto feita por Rolando Boldrin - incorporada no mesmo vídeo - que, apesar de excelente ator, compositor e apresentador de TV, peca por excesso de dramaticidade. Mas vale pelo conteúdo da mensagem.


Via: Aouvir

FOLHA. Agora com site em inglês e espanhol




Com vistas à Copa do Mundo e à Olimpiada, a Folha de SP está lançando, a partir de hoje, sites em inglês e espanhol.