terça-feira, 31 de maio de 2011

AUDIÊNCIA. O mês de maio em nosso blog


Eis a relação dos 10 'posts' mais acessados durante o mês de Maio no nosso GENTE DE MÍDIA segundo tráfego medido pela empresa Feedjit. Em primeiro ficou o humor compilado do site Suspensa, com 92 visualizações a partir do dia 29 de maio. Em 10º, o vídeo da 'Maior Banda da Cidade", dica que eu postei domingo à noite, mas conquistou a galera. Ao todo no mês que está terminando tivemos 38.350 acessos.

Curioso: o 5º lugar é ocupado por uma postagem de janeiro de 2009, mas que ainda é acessado quando solicitado pelo Google.



1. HUMOR. O nosso país daqui a 19 anos
29/05/2011
92 Visualizações de página
2. TWITTER. Jornalistas demitidos por tuitarem
26/05/2011
83 Visualizações de página
3. PALESTRA. O ibope do Bope na Fanor
25/05/2011
66 Visualizações de página
4. INDENIZAÇÃO. Atriz cobra 1 milhão de Didi
28/05/2011
48 Visualizações de página
5. Teste sua velocidade no teclado do computador
09/01/2009, 5 comentários
45 Visualizações de página
6. NOMES. Morre o Zé Rainha do carnaval
28/05/2011
45 Visualizações de página
7. MICO. Xuxa confunde pena com pênis na TV
29/05/2011
44 Visualizações de página
8. Erro. Tevê coloca África do Sul na América
16/05/2010, 2 comentários
43 Visualizações de página
9. RÁDIO. A CE Rádio Clube tem 2.162 donos
29/05/2011, 1 comentário
39 Visualizações de página
10. MÚSICA. 'Oração' para encerrar o domingo
29/05/2011
39 Visualizações de página.

NOTAS SOLTAS


1. 'Gossip' pouca é bobagem. O bom Antero Neto anda preocupado com a pressa com que se prenuncia sua calvície. Do outro lado, o irmão Juciê nem quer ouvir falar essa palavra.

2. Vavá Maravilha explicando na tv, o que vem a ser 'cassandras', diz tratar-se de aves de rapina. No sentido mitológico, trata-se de figura cujas profecias eram negativas.

3. Há quem nos garanta que uma repórter de um canal de TV de Fortaleza anda num pé e noutro com vistas a mudar de paisagem. Eu só não digo o nome porque ela me esganaria.

4. Andei revirando plataformas de imagens na tentativa de encontrar uma foto do nosso estimado Tertuliano Siqueira. Nada. Nem no Google. Ele é o nosso Dalton Trevisan.

5. Reporter-apresentador de programa semanal na tv cearense levanta dados para entrar com ação judicial contra colunista que teria escrito algo que ele não pronunciou.

BANNERS. Como movimentar o seu blog






EVENTOS. Sejus vai completar 120 anos


Jornalistas Valéria Feitosa e Bianca Felipsen estão elaborando a programação de eventos que em junho vindouro marcarão a passagem dos 120 anos de criação da Secretaria de Justiça do Ceará. No dia 13, às 16 horas, um ato ecumênico pretende reunir um sacerdote, o pastor Monguba Neto e um representante espírita.

CENSURA. O abuso que a ditadura impôs (V)

O dia em Luiz Carlos Prestes falou abobrinhas na televisão

O jornalista cearense Tertuliano Siqueira lembra episódio vivido por ele aos tempos em que dirigia o programa de Marisa Urban. "O grande Luiz Carlos Prestes foi convidado participar do programa. Eu era o produtor/diretor. Fiz o roteiro e o submetí ao serviço de censura do DPF.

O programa era sobre amenidades. Se Prestes cozinhava, prato preferido, se trocou fraldas. Apenas abobrinha. A chefe da censura esbravejou, disse que eu estava querendo fazer graça,levá-la ao deboche. O progama realmente começou falando em amenidades. Do meio pro fim, Preste soltou o verbo. Belíssima entrevista", lembra ele.

TELEVISÃO. 'Chegadas e Partidas' é bom


Continuo achando 'Chegadas e Partidas', da Astrid Fontenele, o achado bom da tevê brasileira. Ideia original e que - pelo menos, até hoje - não vi/li nenhuma notícia de outra emissora no exterior ter realizado.

TV. Record puxa orelha de sua afiliada


Da coluna Radar, do jornalista Lauro Jardim: "A direção de jornalismo da Record puxou ontem a orelha da afiliada maranhense que levou ao ar na semana passada uma insólita reportagem: a do concurso de beleza no interior do Maranhão intitulado 'A Noite da Xoxota Louca'. O vídeo com a reportagem bombou no You Tube, com mais de 2 milhões de acessos.

Aviso aos navegantes: é uma reportagem grotesca, mas nem de leve pornográfica como sugere o inacreditável título".

CENSURA. O abuso que a ditadura impôs (IV)

A capa da revista censurada por causa da estátua nua

Um dos casos incríveis de censura narrados pela autora do livro 'Veja sob censura' é o da capa da edição nº 222, de 7/12/1972. Com o título "Em Nome da Lei", a revista trazia foto do presidente do STF, Aliomar Baleeiro, na praça dos Três Poderes. Ao tomar conhecimento, os censores amaeaçavam de recolher caso a revista publicasse.

"Segundo os agentes da PF, a informação que tinha recebido era a de que a capa estava provocando a Justiça, devido a foto de Baleeiro com uma tal mulher nua. Logo, a editora concluiu que havia algum informante da própria Polícia Federal na gráfica [...] que tinha visto a cópia da capa: a tal mulher nua nada mais era do que a própria estátua da Justiça".

RÁDIO. O abuso que a ditadura impôs (III)

uma capa para para tirar um sarro com a censura

Alguém saberia dizer o que vem a ser essa foto da capa do disco 'Todos os olhos', do baiano Tom Zé? Pelo que sugere o título, poder-se-ia dizer que seria um olho, mas não é. Uma boca segurando uma bola de gude. Também não.

Na verdade, trata-se da fotografia do ânus de uma prostituta contratada pelo autor de 'São Paulo, mon amour' e fotografado por um amigo. A capa era para fazer frente ao rigor da censura. E, acreditem, passou.

RÁDIO. O abuso que a ditadura impôs (II)

Os discos censurados e danificados a mando do governo

Nos tempos da ditadura, os censores costumavam riscar faixas de discos que não se devia divulgar. Discotecário da Rádio Iracema à época, lembro-me dos caras riscando com uma chave de carro faixas como 'Pare de Tomar a Pílula', do Odair José ou 'Partido Alto', do Chico. 'Sinal Fechado' foi outro alvo da censura.

Era proibida a divulgação de toda e qualquer música de Geraldo Vandré. Com o Chico Buarque, houve até um caso interessante: o compacto simples 'Vai Passar' foi liberado e depois que a música estourou, o disco foi recolhido. A "Manga Rosa", do cearense Ednardo, foi censurada porque se alegava que a letra é alusiva à maconha.

Havia censura partida da própria emissora. A mãe do proprietário da rádio não gostava da música 'Geni' - "joga pedra na Geni, joga merda na Geni" - e, por isso, fomos orientados a não programá-la.

RÁDIO. O abuso que a ditadura impôs (I)

A censura instalada no interior das emissoras por 20 anos

Estava relendo 'Veja sob censura', de Maria Fernanda Lopes de Almeida, que narra episódios de como a ditadura agia abusivamente não só na redação das publicações semanais mas em todo o País. O rádio cearense, também foi alvo.

Cansei de ver censores postados na redação da Rádio Iracema, marcando as notícias que eu, Almir Pedreira e Mozart Marinho deveríamos ler ao microfone. Às vezes, o noticiário começava atrasado porque o 'homem' da PF chegava tardiamente e a emissora ficava tocando música até recebermos o material liberado.

Almir Pedreira era um destemido. Lembro uma vez que ao ler o noticiário da guerra do Vietnã, no qual os vietcongs conseguiam vitórias sobre o inimigo invasor (os norte-americanos), Almir vibrava ao ler e comentava no ar: "quando será que outros invasores serão expulsos também", dizia referindo-se à interferência militar na mídia.

HQs. Federal investiga furto de revistas

Sumiram edições do primeiro quadrinho nacional



Um velho ditado assegura que 'brasileiro só fecha a porta depois de roubado'. A Biblioteca Nacional do Rio levou um ano para fechar a conta do prejuízo com o furto das edições de estreia da primeira revista em quadrinhos que circulou no Brasil.

Eram dois exemplares de "O Tico-Tico", publicados em 1905, cujo sumiço está sendo investigado pela Polícia Federal. A coisa aconteceu em maio de 2010, mas só ontem foi revelada a imprensa. Dizem que foi a própria Polícia que orientou a calar o bico.

A informação da Folha cita que a revista circulou semanalmente entre 1905 e 1957, quando passou a ter edições especiais até 1977. A publicação apresentou para as crianças no Brasil personagens como Mickey Mouse, Popeye e Gato Félix.

Incrível é que prenderam o ladrão, mas em um ano de investigação não se sabe o destino das 'Tico-Tico'.

POSTAGENS. O que mais se viu no blog


Fim de mês e a gente começa a fazer o levantamento das visitas dos nossos internautas. De 72.002 tivemos um total de 37.347 no mês, enquanto os posts mais visitados dos últimos dias foram aqueles citados pelo Twitter. Clique duas vezes na imagem abaixo para conferir.


segunda-feira, 30 de maio de 2011

PRÊMIO. Os ganhadores do Gandhi 2011


Profissional - Jornalismo Impresso
Autor: Ana Mary Carneiro Cavalcante
Matéria: O Amor e a AIDS (publicada no período de 7 a 9 de novembro de 2010)
Veículo: O Povo

Profissional - Telejornalismo
Autor: Sabrina Kelma de Aguiar Tomaz
Matéria: “Série: Prosa da Paz” (veiculada de 21 a 23 de fevereiro de 2011)
Veículo: TV Verdes Mares

Profissional - Radiojornalismo
Autor: Maria Liduína Saraiva Moreira
Matéria: Cultura de Paz no Futebol – Série de Reportagens (veiculada nos dias 5 e 6 de maio de 2011)
Veículo: Rádio Jangadeiro

Profissional - Campanha ou peça publicitária
Autor: Marina Moraes
Matéria: Sexo Seguro – campanha out-door (veiculada em fevereiro de 2011)
Veículo: Agência Mota Comunicação

Estudante - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social
Autor: João Moreira Rocha Sobrinho
Título: Nascidos para Salvar (apresentado em 1º e3 dezembro de 2010)
Instituição de Ensino Superior: Universidade Federal do Ceará - UFC

Estudante - Trabalho de mídia impressa de estudante de Jornalismo
Autor: Andréa Nunes de Carvalho Pinto
Matéria: Pirambu: além do que se vê (veiculada no Jornal Sobpressão)
Instituição de Ensino Superior: Universidade de Fortaleza - Unifor

Estudante - Trabalho de mídia eletrônica de estudante de Jornalismo
Autor: Miguel Anderson da Costa Ferreira
Matéria: Centro Cultural Bom Jardim: Na luta pela transformação social
Instituição de Ensino Superior: Faculdade 7 de Setembro

Estudante - Trabalho de estudante de Publicidade & Propaganda
Autor: Daniel Silva Barbosa
Título: Campanha (anúncio cartaz) Todos Iguais
Instituição de Ensino Superior: Faculdade Católica do Ceará

O Prêmio Gandhi de Comunicação foi instituído pela Agência da Boa Notícia com o objetivo de estimular a produção de trabalhos nas áreas do jornalismo e publicidade que mostrem o que de bom a sociedade produz, gerando harmonia e transformando a vida para melhor.

Na edição 2011 do Prêmio Gandhi, foram inscritos 73 trabalhos, sendo 32 de profissionais de rádio, TV, jornal impresso e publicidade; e 41 de estudantes de jornalismo e publicidade. A premiação nas categorias profissionais é de R$ 5 mil para cada autor e nas categorias de estudantes o prêmio para cada vencedor é de R$ 2,5 mil.

TWITTER. Cresce adesão ao 'melhoras'


No Twitter o que está bombando é a campanha #Melhoras Sindjorce. Tem até adesivo sendo distribuído. Soube que 264 pessoas já assinaram o manifesto em favor de mudanças no Sindicato dos Jornalistas do Ceará.

Entre os profissonais que assinaram o manifesto está Inês Aparecida, que tuitou estar "torcendo que o #melhorasindjorce tenha vindo para ficar. É uma necessidade urgente. Renovação já!".

MARCAS. Tudo se aprimora, logos idem


JORNAIS. Boa cobertura da festa religiosa


CRÍTICA. Prato regional servido com primor


Concordo com o jornalista Tertuliano Siqueira: o especial dedicado a Gonzagão, que a TV Verdes Mares mostrou no fim de noite de domingo, foi muito bom. Um bem servido prato regional com sabor aprimorado pela música nordestina de Gonzaga, Humberto Teixeira, Zé Dantas e companhia.

"Mais uma demonstração de que podemos fazer programação regional de qualidade. Infelizmente nao gostei da participação do meu amigo Alcimar Monteiro", escreveu Tertuliano, no que também confirmo. Alcimar estava muito paradão, como se deslocado em meio aquela orquestra de rabecas e violinos.

domingo, 29 de maio de 2011

AUDIÊNCIA. SBT na vice-liderança dominical


E o Ibope registrava às 21h31

Globo 21.0; SBT 18.4; Record 14.2; RedeTV! 6.8.

O SBT manteve a vice-liderança desde as primeiras horas da tarde deste domingo:

AddisonMontg Addison F Montgomery
14h10 Globo 13.2; SBT 7.0; Record 6.6; Band 3.8.

MÚSICA. 'Oração' para encerrar o domingo


FALANDO NISSO

O 'Fantástico' colocou o vídeo com reportagem, pouco tempo depois da minha dica.

MICO. Xuxa confunde pena com pênis na TV


A apresentadora Xuxa foi a um programa de TV na Argentina e ao ser entrevistada sobre sua gripe - a entrevistadora indagava como ela dormia e a quantos graus. Ela responde 9 e na cama com 'penas de ganso'. Acontece que em espanhol 'pena' é pênis.

RÁDIO. Assembleia lança documentário


E hoje foi a estreia na FM Assembleia (96,7 MHz) do documentário 'Mulheres no Parlamento'. A produtora da atração e diretora da rádio, jornalista Fátima Abreu, nos enviou e-mail mas, infelizmente, só agora foi possível acessá-lo.

Sei que é um trabalho a partir de pesquisa realizada pelo ex-deputado Osmar Diógenes, responsável pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce).

No programa, depoimentos de Zélia Mota, deputada eleita em 1975, além das Adísia Sá e Ivonete Maia.

DE BARBALHA, Dalwton Moura escreve




Nonato, tudo bem?

Mais uma vez agradecendo por aquele encontro maravilhoso sobre Roberto Carlos, escrevo de um município que você recentemente visitou: Barbalha. Estou fazendo a assessoria de imprensa da Festa de Santo Antônio, uma das maiores e mais representativas manifestações da cultura popular cearense. Este domingo 300 mil pessoas são aguardadas aqui na cidade. Até o dia 13 de junho, com a continuidade da festa, serão pelo menos 500 mil pessoas.

Por aqui, já muitos colegas de imprensa: a repórter Letícia Amaral e equipe, da TV Verdes Mares. A repórter Beatriz Castro, da TV Globo Recife, produzindo um Globo Repórter. O repórter Antônio Vicelmo, do Diário do Nordeste, e o repórter de O Povo, Thiago Mendes, são presenças confirmadas, assim como equipes de veículos como TV Diário, TV Cidade, TV Jangadeiro, TV Verdes Vales, além de várias emissoras de rádio.

A festa também deverá contar com matéria no programa "Mais Você", de Ana Maria Braga - segundo a produção no Rio de Janeiro, utilizando material gerado pelas equipes no Ceará. A revista online Raiz, especializada em cultura popular, também destacou a festa esta semana.

É isso. Por aqui, expectativa pela 'Noite das Solteironas', logo mais, e pelo secular cortejo do carregamento do Pau da Bandeira, amanhã, a partir de meio-dia, seguindo até o final da tarde.

Grande abraço. Obrigado!

Dalwton Moura

HUMOR. O nosso país daqui a 19 anos


Depois do Falha de SP, que acabou rendendo uma boa dor de cabeça para os organizadores, surge um outro site parodiando o globo.com. Trata-se do Suspensa, um espaço para fazer frente àquela velha tradição do Readers Digest de que rir é o melhor remédio.


BLOGS. Telecine de clássicos via Internet




Para cinéfilos cultuadores de clássicos da Sétima Arte, o site 'Tele Cine Brasil' (nada a ver com o canal televisivo) traz uma lista de filmes antigos que, muitas vezes, a gente não encontra nas locadoras.

Lá você assiste documentários como 'Calcedo', do Laboratório Edson, de 25 de junho de 1894 e 'Viagem a Lua'ou a versão de 'Alice no país das maravilhas', datada de 1915.

Títulos como 'O ùltimo dos moicanos', de 1920; 'O homem que ri', de 1928; O Gabinete do dotor Caligari' de Robert Wiene, 1920; 'Mundo Perdido' de 1925; 'Wolf Blood' de 1925; a versão de '20 Mil Légulas Submarinas', de 1916.

Os primeiros filmes de Chaplin, entre eles 'A corrida do ouro'' de 1925 e 'Carlitos Repórter', o clássico 'Nosferatu' de 1922.

ESPORTES. Para quem não tinha visto o gol


TV. Novela poderá ter cenários cearenses


"Rainha do Mar", a novela global do horário das 9, com estreia prevista para 2012 - e que virá depois de 'Insensato Coração' e 'Fina Estampa' - poderá ter gravações feitas no Nordeste, incluindo o estado do Ceará.

Nela, Patrícia Pillar terá personagem que é dada como morta num naufrágio mas continua viva e assume outra identidade. Cauã Reymond, que está em cartaz no 'Cordel Encantado', viverá um soropositivo enfrentando problemas com o preconceito.

RÁDIO. A CE Rádio Clube tem 2.162 donos


Foi Tertuliano Siqueira que nos chamou a atenção: "Uma surpresa! Quem acessar a lista de donos de rádio e tv publicada hoje pela Folha, tomei um baita susto. A Ceará Rádio Club, a velha perrenove, tem uns cinquenta sócios*. O Ministério das Comunicações deveria explicar essa marmota. Fiquei curioso".


* O Marcílio S. se deu ao trabalho de contar e contabilizou 2162 sócios. Quanto será que caberá de cota a cada um, heim?

Celular, pra quê? Eu não nasci com ele...


Você precisa de celular? Sim, sim - deu pra ouvir aqui a resposta. Ninguém hoje vive sem um deles. O celular é um invento maravilhoso, mas ele pode significar o fim de sua qualidade de vida, caso você não saiba utilizá-lo com moderação. Ele é compromete até mesmo por nossa memória.

Depois que se passou a registrar no arquivo dele os telefones de nossos amigos e familiares, pouca gente lembra de cor os números deles. Antes, decorava-se uma porção com a maior facilidade. Hoje em dia, alguns não sabem nem o número do seu próprio móvil.

E tem aquela história de que ele é ainda um invento com efeitos colaterais. Vira e mexe tem alguém renomado da Ciência dizendo das mazelas que a irradiação pode causar, com efeitos terríveis a ponto de falar-se em doenças cancerígenas.

O celular também nos tirou o sossego. Quem era capaz de interromper um culto religioso por causa do toque de um desses aparelhinhos? Quem já não se perturbou numa conferência, num cinema ou teatro com alguém remexendo a bolsa na busca de controlar o insistente toque, só porque não o colocou no silencioso? Antes, você era capaz de se esconder de 'deus e do mundo'; mas agora lhe acham com a maior facilidade. Como diz a piada do português surpreendido no motel pelo toque do telefone: "mulher, como é você soube que eu estava aqui no motel?

sábado, 28 de maio de 2011

NOTAS SOLTAS


1. Gente de tv reunida esta noite na casa de Cléa Petrelli, onde foi oficiada cerimônia de casamento de Gil e de Vera, ela maquiadora da TV Jangadeiro.

2. Entre os nomes presentes: Ian Gomes, Cynthia Medeiros e Xuxu, Juliana Castanha, Sabrina e Adriano Muniz, Maísa Vasconcelos e Zé Rosa, Anésia Gomes, Kézya Diniz, Jeová Castro, Juliano Julião, Nilson Fagata e esposa Polyana.

3. Abílio Diniz é notícia na primeira página do The Wall Street Journal sobre fusão do Grupo Pão de Açucar e o francês Carrefour.


4. Equipes de emissoras de TV e profissionais da imprensa escrita chegam a Barbalha, onde começou hoje a festa do Pau de Santo Antonio. Eles vão fazer cobertura do evento cultural mais importante da região do Cariri nesse período junino.


5. Estreia amanhã no Jornal do SBT a sensação do YouTube, Rachel Sheherazade, 37 anos.. Ela é aquela jornalista que criticou o carnaval do NE. Silvio Santos gostou e contratou a menina.que estreará ao lado do radalista Joseval Peixoto, 72.

MÚSICA. Sugestão de Luiz Sérgio-Santos



LINDSAY LOHAN. Atriz em prisão domiciliar




Tem gente que vê o sol quadrado respondendo judicialmente pelos equívocos cometidos. A atriz e cantora norte-americana Lindsay Lohan vive esse drama, muito embora no conforto de sua prisão domiciliar. Ela foi fotografada tomando sol na cobertura de sua casa em Venice, California, portando uma pulseira de monitoramento eletrônico amarrada em seu tornozelo.

Apesar de chiquérrima, ela está sendo punida com prisão domiciliar por supostamente ter roubado um colar. Deve passar uns 35 dias nesse 'confinamento'.

GOOGLE. Empresa fecha API do tradutor




Leio que o Google está encerrando a API do Google Translate. A API funciona para os pares do mesmo idioma que estão disponíveis no Google Translate e permite que se exiba a tradução de um texto dentro de sua própria página, sem ter de ligar para um serviço de tradução externo.

BLOG. Camisetas com caras de bichos


O blog ANTENA PARANÓICA mostra a moda de camisetas com cara de animais.



CINEMA. Aposto no novo filme de Brad Pitt




O 'trailer' de 'A Árvore da Vida' é instigante. Banda sonora de vibração emocionante, imagens carregadas de humanismo, sensibilidade na narrativa da história e uma surpreendente curiosidade para se ver o que resultou o trabalho de Brad Pitt e Sean Penn, neste filme dirigido por Terrence Malick. O público e o júri do festival de Cannes deste ano se surpreenderam. A estreia no Brasil será agora em junho.

Estou apostando que seja uma excelente oportunidade de se ver um filme bom, que o cinema norte-americano está a nos dever há algum tempo.

INDENIZAÇÃO. Atriz cobra 1 milhão de Didi


Nem tudo está azul para o Didi. Trapalhão por ofício, o cearense Renato Aragão pode muito bem estar enrolado em uma trapalhada fora do vídeo. É que aprotagonista do filme 'A Filha dos Trapalhões’, Fernanda Americano do Brasil (?) entrou com processo na Justiça contra a empresa do humorista. Ela quer receber R$ 1 milhão de indenização.

A atriz do filme realizado em 1994, alega que não recebeu nada de direito de imagem. O advogado dela diz que é referente a exploração de imagem. Paulo Aragão, irmão e empresário do humorista, diz não ter recebido ainda nenhuma intimação e até estranha.

"Fizemos tudo legal, o filme tem certificado de produto brasileiro e todos que trabalharam receberam seus direitos. Estranho que 27 anos depois surja essa reclamação”, cita a colunista Regina Ritto.

VIDEO. O Monty Python está nas locadoras


Na terra do humor e de (bons) humoristas que é o Ceará, é imperdoável que esses profissonais desconheçam o trabalho do Monty Python, o grupo responsável pela renovação do humor no mundo. A dica é para que busquem nas locadoras, o kit que saiu com todos os programas de TV dessa turma chamada de'beatles do humor' pelo Diário de SP de hoje.

VIOLÊNCIA. Para evitar o indesejável ranking




A problema da violência não se restringe a esse ou aquele estado; ela está presente no Brasil todo. Sem falar do mundo. Mas em relação ao quadro nacional é preciso que o Ceará evite, à todo custo, que ela suplante os índices de Pernambuco. O vizinho estado ocupa a terceira posição no ranking indesejável dessa violência que tem o Rio e São Paulo em posições prioritárias.

Para combater a violência, investimentos na Educação. Trabalho, também. E, principalmente, que a Polícia seja eficientessíssima. E a Justiça cumpra o seu desiderato.

LEITURAS DE JORNAIS. Censura à mídia


A Folha de SP registra a preocupação de representantes da Imprensa e do Judiciário com obstáculos à liberdade de expressão na América Latina. Cita o caso do Brasil, a censura prévia adotada por juízes de primeira instância.

"Advogados, ministros e jornalistas se reuniram no Fórum Internacional Liberdade de Imprensa e Poder Judiciário, promovido por ANJ (Associação Nacional de Jornais), SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) e STF (Supremo Tribunal Federal)".

OUTRAS CITAÇÕES:

TV. "Se liga" ganha especial de um ano




Parabéns a equipe e em especial ao Rodrigo Vargas que trocou o projeto anterior na TV União para se dedicar a um trabalho de maior abrangência de público. E está dando conta do recado.

VÍDEO DA SEMANA. Amor de mãe animal


CONSUMO&DOR. Vingança de jornalista


E tem jornalista que não conseguiu pregar os olhos de ontem para hoje. Vizinho de um bar na Parquelândia, nosso confrade teve que passar a noite toda ouvindo o som estridente daquelas cantoras gasguitas de forró, vindo de carros estacionados à sua porta.

Negociar com o proprietário, quem há de? Chamar a Polícia? - "ele molha a mão dos milicas", diz-me. Reclamar ao bispo? - foi-se o tempo. O que fazer então?

A única maneira que o furibundo colega encontrou agora pela manhã, foi esgoelar o som da radiola (é o novo!) de sua residência e não deixar o dono do comércio dormir depois de encerrar o expediente. "Estou me vingando dele" explica pelo telefone. E o pior de tudo: o dono e o incomodado são irmãos.

NOMES. Morre o Zé Rainha do carnaval


O carnavalesco Cláudio Correia nos informa da morte de Zé Rainha, 79 anos, um dos nomes mais populares do carnaval de rua de Fortaleza. Ele morreu hoje na Santa Casa de Misericórdia para onde fora transportado depois de sofrer um acidente vascular cerebral.

Campeão de vários carnavais de rua em maracatus, Zé Rainha foi o grande homenageado do carnaval deste ano. Ele foi o principal introdutor do luxo e do bom gosto nos cortejos dos maracatus cearenses.

Natural de Lavras da Mangabeira, onde nasceu em 1934, José Fereira Arruda (Zé Rainha), veio morar em Fortaleza no final da década de 1950. Sua estréia na folia de Momo da capital cearense se deu em 1962 desfilando no bloco “Garotas do Sputnik”.

No ano seguinte, 1963, Zé Rainha foi convidado e aceitou sair caracterizado de princesa no Maracatu Rei de Paus. O nome Zé Rainha veio quando em 1964 participou de um concurso para a escolha da Rainha do Maracatu Rei de Paus promovido pelo comunicador José Lisboa que comandava o programa “ Fim de Semana na Taba”, que ia ao ar aos domingos à tarde na Rádio Iracema-AM de Fortaleza.

José foi eleito, passando então a ser chamado de Zé Rainha. A partir daquele ano desfilou pelo Rei de Paus até 1969, quando então resolveu ajudar na reestruturação do Maracatu Áz de Ouro. Naquela agremiação Zé Rainha brilhou de 1970 a 1985, periodo em que foi eleito pelo Júri 0ficial como “Melhor Rainha” durante seis anos consecutivos.

Zé Rainha reinou também na corte do Maracatu Leão Coroado (já extinto), voltou depois a brilhar nos Maracatus Rei de Paus, Áz de Ouro e Vozes da África.. Em 2005 devido a problemas de saúde o artista teve que se afastar dos desfiles, passando a coroa a outro sucessor.

(Com informações do blog de Lauriberto Braga)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

HUMOR. Acabou-se o que era um doce




O que está posto aí em cima: 10 pérolas em cada posts, totalizando incríveis 1.260 bizarrices do Orkut. Mas sem choro nem vela, esta é a última edição do Sexta-Feira Fast na história do Orkut de Bêbado. A seção com maior longevidade deste blog chega à sua última etapa com o que de pior foi encontrado na última semana

TV. CE tem mais humor e esporte no almoço


Ao contrário de outros lugares, o Ceará é o estado que detém maior número de programas de humor e de esporte entre o meio dia e uma da tarde. Se os noticiários do cotidiano, incluindo aí os policiais, detém maior audiência, não se pode negar que esses outros dois ítens ganham cada vez mais espaço.

E surgem novidades. Além do humorístico da Babalu e do 'Garras da Patrulha', agora Hiran Delmar está na TV União. 'Autarquias do Humor', com roteiro de Ademar Aristóteles e direção de Rijarda Aristóteles, diferencia-se dos outros pelo roteiro mais aberto, com convidados e videos. Nele, voltam personagens que marcaram a passagem de Delmar na TV Diário, via 'Garras'.


O noticiário esportivo está em todos canais. No da Povo com Alan Neto e o 'Trem Bala'. Ele não faz uso de imagens externas. Na Jangadeiro, com Fabiane Kaczan e Juciê Cunha Filho o 'Jangadeiro Esporte Clube'. Bem movimentado. Na Verdes Mares, Antero Neto e Mariana Sasso a etapa local do 'Globo Esporte'.


Na TV Diário, o excelente Sebastião Belmino apresenta a 'Grande Jogada', onde além do noticiário esportivo abre espaço ao tele-debate com outros profissionais da casa. Já o esportivo da TV Cidade deixa ser incluído aqui, porque já a partir da próxima semana será apresentado às 14h30min.

TIRA DÚVIDAS. O GM responde ao leitor


Marcos MPE (que eu acho seja Maranguape) agradou-se com o post "DÚVIDA. O que vem a ser o KS da Coca?". E resolveu nos indagar sobre outras siglas: "Na mesma linha queria te perguntar os significados de CC,WC,OK. Enquanto isso ainda tem muitos que ainda nao sabem o que é RG e UF na hora de preencher algum cadastro", diz o Marcos MPE.

Meu velho, CC (em e-mail) quer dizer "com cópia". O WC (é 'water close') e OK (tudo bem). Para ser mais explícito, fui ao Wikipédia: "O.K." é uma expressão de origem desconhecida e etimologia muito discutida. Equivale à expressão em português "Está bem!" e suas derivações.

A primeira vez que apareceu o acrónimo O.K. foi no dia 23 de Março de 1839 no jornal "Boston Morning Post", cuja autoria é atribuída ao seu editor Charles Gordon Greene.


Mas se você consultar o Wikipédia, vai descobrir curiosamente outras origens.

TV. Katiuzia Rios mandando ver no Barra




E só hoje é que eu pude ver a nossa Katiúzia Rios no comando do Barra. Competente, talentosa e dando o recado como sempre foi sua marca.

TV. O Trem Bala correrá em outros trilhos


Alan Neto e sua trupe do 'Trem Bala' anunciando que, a partir de hoje, o programa da TV O Povo vai estar também na rede de computadores. A partir das 16 horas, a edição diária do telesportivo poval (é ótimo!) ganhará reprise no Portal Esportes do Povo.

TV. Políticos na Suécia 'trabalham' meeesmo!


FLAGRA. Você viu Clark Kent por aí?



Eu vi.

TV. Se José e Maria fossem atrás do DNA


Você já deve ter visto aquele quadro do DNA que o programa do Ratinho tem no SBT. Pois bem, a origem dele é da tv norte-americana. E os programas de humor, aproveitam para tirar partido, criando paródias humorísticas. Uma delas é a do casal bíblico, José e Maria, reagindo diante do resultado do DNA de que o filho que ela espera não é dele.

RÁDIO. A FM Jangadeiro ganha Sebrae




Parabéns a equipe da Jangadeiro FM que conquistou prêmio Sebrae ligado ao jornalismo.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

TWITTER. Jornalistas demitidos por tuitarem




E quem pensa que tuitar impropriedades nessa rede social não dá prejú, fique sabendo que oito jornalistas acabam de ser despedidos por utilizarem o Twitter de forma inapropriada.

1. Octavia Nsar - editora da CNN até julho de 2010. Escreveu em seu twitter: "É triste saber da morte de Sayyed Mohammed Hussein Fadlallah ... Um dos gigantes do Hezbollah muito respeito."

O tweet causou indignação entre alguns partidários de Israel e, embora NSAr tenha se desculpado, a CNN despediu-a, dizendo que sua credibilidade como editora tinha sido questionada.

2. Brian Pedersen - Em setembro de 2010, o Arizona Daily Star o demitiu por ter sido "pouco profissional e abusivo". Em vários tweets, Pedersen havia criticado seu próprio jornal.

3. Gavin Miller - O repórter de rádio foi demitido por uma "perturbação grave das políticas das mídias sociais." Em Anzac Day, quando a Austrália e a Nova Zelândia prestam homenagem aos soldados que lutaram na Primeira Guerra Mundial, um grupo cristão disse que os soldados não tinham lutado por um país que apoia o casamento gay e o islamismo. Miller discordou com os comentários e insultou o grupo através de sua conta do Twitter.

4.Damian Goddard - Este repórter de esportes no Canadá perdeu seu emprego em Rogers Sportsnet no início deste mês depois de twitar contra o casamento gay, quando um jogador de hóquei apareceu em uma propaganda sobre essa proposta. Tuitou: “Os tweets de hoje de Damian Goddard não refletem a opinião da Rogers Sportsnet.” Posteriormente foi despedido.

5. David Shuster - Ele foi demitido da MSNBC por responder ao jornalista James O'Keefe, um jornalista e ativista conservador. A MSNBC disse que estes 'posts' eram «inadequados» e desativou a conta por várias semanas.

6. Catherine Deveny - Ele era colunista do The Age australiano até tweetar durante a cerimônia de entrega dos prêmios: "Espero tanto que Bindi Irwin tenha dormido com alguém." Bindi, a filha do falecido Steve Irwin, tinha apenas 11 anos de idade na época.

7. Renee Gork - Ele perdeu seu emprego em uma estação de rádio em Arkansas, em agosto de 2010 ao escrever que preferia cobria uma equipe de futebol do que a que fora desinado. "Não podemos permitir que os funcionários digam o que eles gostam de cobrir" disse Dan Storrs, chefe de Gork.

8. Markos Moulitsas. Ele foi suspenso temporariamente do MSNBC, em 2010, após ter uma briga no Twitter com outro jornalista da empresa. A MSNBC argumentou que a decisão de suspensão foi devido ao "comentário de mau gosto e totalmente desnecessário."

FONTE

COLUNAS. O EmOff continua suspenso




Tentei acessar o site EmOff - tanto no Bravehost quanto no 110MB -, mas dei de cara com avisos avisos de que ele está suspenso. O que é que aconteceu?

YOUTUBE. A plataforma completa seis anos




O site YouTube está completando seis anos hoje. Em maio de 2005, Chad Hurley e Steve Chen lançaram o portal que revolucionaria a forma de consumir conteúdos em vídeo através da Internet.

Nesses seis anos, a plataforma mudou de mãos ao ser adquirida pelo Google em 2006 e foi o 'porta-vídeo' de eventos como o casamento do príncipe William da Inglaterra, as revoltas no mundo árabe, além de transmitir eventos diretamente de qualquer filme.

POLÍTICA. O radialista quer ser prefeito


No blog do Eliomar de Lima, um 'post' revela o sonho do radialista e deputado Ferreira Aragão. Ele quer ser prefeito de Fortaleza. E a nota do Eliomar deixa entrever que a obsessão dele é forte, mesmo sabendo-se que o nome de maior credibilidade do seu partido é o de Heitor Férrer.