Translate

sábado, 30 de abril de 2011

JORNALISMO. Uma das "profissões inúteis"



Que coisa! O site The Daily Beast publicou esta semana uma lista de 20 profissões que ele considera como "as mais inúteis". Imagine qual a atividade que ele colocou em primeiro lugar? Quem respondeu jornalismo, a-cer-tou!

A explicação dada se refere ao salário cada vez mais reduzido no mercado. Segundo esse site, o salário médio anual (inicial) de um jornalista no mundo alcança a cifra equivalente a 35 mil dólares, enquanto a do medio chega aos 66 mil dólares.

Além do mais, estima-se que desde 2008 até o ano de 2018, a atividade terá perdido cerca 4.400 postos de trabalho.

Na lista estão também agricultura, música, química, engenharia mecânica, desenho de modas, nutrição, recursos humanos, teatro... ah! isso é brincadeira!

BODAS REAIS. O que a TV não mostrou


Salve o 1º de maio, dia do trabalhador


RÁDIO. Um fabuloso programa sobre fábulas



Hoje foi meu último programa de rádio antes das férias. Na edição do sábado, a produtora Letícia Lopes pautou no 'Sala de Conversa' um bate-papo com a psicóloga Lia Dantas, que trabalha com fábulas na construção da personalidade humana. E foi tão bom o programa que teve gente, contando das experiências de aprendizado na infância com essa forma de literatura.

E foi bom re/ouvir fábulas como a da "Serpente e o Vagalume", cuja moral mostra o quanto há de invejosos no mundo. Aliás, esta semana alguns deles usaram as redes sociais e até endereços eletrônicos para destilar seu veneno. Não custa nada, recontar a essência dessa fábula aqui.


Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um vagalume. 
Ele fugia com medo da feroz predadora, mas a cobra não desistia. 
Um dia, já sem forças, o vagalume parou e disse à cobra: 
- Posso fazer três perguntas? 
- Podes. Não costumo abrir esse precedente, mas já que te vou comer, podes perguntar. 
- Pertenço à tua cadeia alimentar? 
- Não. 
- Fiz-te alguma coisa? 
- Não. 
- Então porque é que me queres comer? 
- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!!

VÍDEO. O casamento do ano virou um jogo


O casamento, às vezes, parece com um jogo. Para uns, loteria; para a maioria, uma partida que pode resultar em derrota e terminar antes do tempo previsto. O do principe William e da Kate Middleton ganhou das emissoras de TV, que lidam com esportes, uma cobertura engraçada. Vi no site do Edu César, lá de Porto Alegre, e compilei aqui. Este aqui é o da RBS do RS.



Agora para assistir ao vídeo da ESPN, clique AQUI.

RELIGIÃO. A beatificação de João Paulo II


Católicos que não poderão estar entre as centenas de milhares de fiéis, que se estima estarão na Praça de São Pedro nesse domingo para presenciar a beatificação de João Paulo II, têm opção de ver e escutar a cerimônia ao vivo através do YouTube.

O acesso à transmissão será possível através da página de navegação do YouTube Live ou no canal de YouTube criado especial para a ocasião - o qual contém centenas de vídeos que documentam o pontificado de João Paulo II.


NOVAS IDÉIAS. Sua voz no 'curriculum-vitae'


Você já pensou em colocar sua voz no 'currículum-vitae' que está pensando enviar para alguma empresa? Isso não é ficção, já existe. Pelo menos para a empresa CWjobs.co.uk, especializada em arregimentar profissionais. Ela acaba de lançar o currículo de realidade aumentada. Assim, ao invés de enviar um currículo para torná-lo lido, o protagonista pode contar em voz alta e falar à vontade qual é sua carreira.

A iniciativa começou com um concurso. A empresa lançou o site arcv.cwjobs.co.uk, que anunciou seu currículo em realidade aumentada e chamou voluntários para serem os primeiros a experimentarem esta nova maneira de se apresentar às empresas. Os ganhadores têm agora os seus currículos postados na página.

PLAYSTATION. Usuários do PSN em pânico



O ataque de 'hackers' aos arquivos da PlayStation Network e o vazamento de dados de 77 milhões de usuários em todo o mundo - incluindo número de senhas até de cartões de crédito - estão a exigir uma atitude mais enérgica por parte das empresas.

O que a gente mais observa é o pânico dos usuários em relação a isso. E as explicações da Sony nem sempre esclarecedoras; provavelmente, a empresa está preocupada exatamente em descobrir o responsável por isso.

Dias desses, a Wordpress publicava uma nota explicando o ataque de hackers ao seu domínio.

NOMES. Ernesto Sabato morre aos 99 anos


Passar pela Terra ao longo de 99 anos deve ser algo incrível - se essa existência for traduzida em oportunas chances de crescimento. O escritor argentino Ernesto Sabato, deixou hoje a vida física às vésperas de ser homenageado pela Feira do Livro da Argentina.

Ele morreu hoje (30) pela manhã, em decorrência de uma bronquite que se complicou agravando seu já estado frágil de saúde.

Sabato morreu na casa onde passou toda sua vida, com exceção do período que morou no exterior. Nos últimos dias, o escritou já não saía mais de casa e falava pouco, segundo amigos e parentes. Também estava sob cuidados profissionais de enfermagem.

TV. Casamento eleva audiência no Brasil


Da coluna de Alberto Pereira Jr: "A TV brasileira também faturou audiência com a transmissão do casamento entre o príncipe William e Kate Middleton.

A Globo exibiu a cerimônia durante o "Bom Dia Brasil", das 6h50 às 8h30, marcando 12 pontos de média no Ibope da Grande SP. Um crescimento de quatro pontos no horário.

No confronto, a Record teve 6, o SBT, 3, e a Band, 1 ponto. A Record e o SBT começaram suas exibições desde o início oficial do casamento.

Das 6h às 8h, a Globo deu 9 pontos, a Record 5, SBT, 3 e Band e Rede TV!, 1. Cada ponto representa 58 mil domicílios na Grande SP.

Destaque para o comentário de Daniela Albuquerque, da Rede TV: "A rainha Elizabeth 2ª é uma Hebe da realeza".

CHARGES. Lady Kate e a rainha-mãe



Está tão boa, a charge desta semana do Maurício Ricardo, que pela primeira vez eu me senti tentado a chupá-la por aqui. Ele é genial.

MERCADO. Prática de 'dumping' na área


"Uma determinada agência de comunicação mineira anda abordando, possíveis clientes, propondo trabalho gratuito até o assessorado sentir o “gostinho do trabalho” para, só depois, negociar valores... 

A última aquisição da agência foram dois conhecidos músicos locais. O mercado de comunicação está indignado com tais práticas que aviltam de forma anti-ética a atividade. 

O pior é que a jornalista que representa a assessoria de Imprensa é cearense e num passado recente aplicou a mesma “tática” em nome de uma outra empresa de comunicação de fora. Bem que o Sindicato dos Jornalistas poderia tomar providências, pois a prática de 'dumping' para driblar a concorrência é ilegal! 

Portanto, assessores de imprensa e clientes da área abram os olhos! Afinal profissional que oferece serviços gratuitos não merece crédito".

sexta-feira, 29 de abril de 2011

AUDIÊNCIA. Núcleo informa como vai Janga



TWITTER. Contas realmente estranhas


No Twitter tem cada conta estranha. De hora em hora, a conta do Big Ben 'bonga' lá suas badaladas. Deus assina uma conta nessa rede social. Até de quem já não vive mais na Terra, como a Nair Belo ainda continua fazendo o povo rir.

É grande o número de usuários que utilizam 'fakes', nomes de entidades, celebridades mortas - até de objetos, gente! Tem uma lavadoura de roupas, como direi? lavando roupa suja. Uma tostadeira torrando a paciência de alguns. E o que dizer do narcotráfico mexicano, dizendo onde tem ação do grup9o?

Tudo invenção de alguém em busca de melhorar o 'humor' dessa rede social que é atualmente o maior centro de interatividade do mundo. Abaixo, resumi alguns endereços estranhos com ajuda do blogueiro Inti Acevedo.


@ http://twitter.com/#!/nairbello - a amiga da Hebe continua vivissima na internet.
@ NatHistoryWhale - Museu da Baleia de suspensão de História Natural, em Nova York.
@ IndianaJones - A conta do arqueólogo Indiana Jones.
@ Sockington - O gato mais popular do Twitter.
@ Big_ben_clock - O Big Ben toca a cada hora.
@ Tweance - Comunicar-se com sua família morta.
@ Ghostofpeter - gatos mortos também usam o Twitter.
@ Darthvader - O Lado Negro do Twitter.
@ InfoNarco - Informações sobre o Narcotráfico no México.
@ Cdarwin - Conta Oficial de Charles Darwin. Informa-nos sobre as suas teorias e viagens.
@ Mytoaster - A torradeira que twittar.
@ PiMPY3WASH - O tweeting lavar.

TWITTER. Cala essa boca, tuiteiro falastrão!


Você é tuiteiro? Mas é daqueles falastrões, que geram uma mensagem atrás da outra? Então, não se admire se o seu próximo 'tweet' surgir todo borrado, impossível de ser lido. É que o Twitter resolveu seguir a iniciativa do Facebook, para controlar os mais saidinhos, e vai esconder mensagens seguidas de usuários falastrões.

A informação é do Rafael Capanema, no site da Folha, indicando que mensagens seguidas serão agrupadas em apenas um tuíte. Isso é para evitar que poluam a timeline.

"Quando um tuiteiro publicar uma série de posts em um curto espaço de tempo, aparecerá apenas uma mensagem e, embaixo dela, a indicação de que há mais tuítes. As outras postagens só poderão ser vistas quando se clica no link --"6 More Tweets by @nomedousuario" (mais seis tweets do usuário), por exemplo".

REDES SOCIAIS. O que bombou no Twitter


#RoyalWedding Promoted
#boyshortsappreciationday
#proudtobebritish
PILF
William & Kate
THEY KISSED
QILF
Buckingham Palace
Pippa
Forget iPhone

BODAS REAIS. Até que o dragão os separe


Quem nunca leu contos de fadas ou não sucumbiu aos encantos de histórias de reis e rainhas, reinos encantados, heróis e donzelas? Hoje, sexta 29 de abril de 2011, a Inglaterra repetiu cenas que, invariavelmente, passaram por séculos e séculos amem.

William e Kate cumpriram a tradição da Grã Bretanha e selaram votos de que serão felizes para sempre, até que um dragão os separe. Não foi assim com o príncipe Charles? Na vida de Lady Di, apareceu o dragão Camile.

CINEMA. Quebra-cabeça para cinéfilo


Não deixem de visitar a página do Diário do Comércio que hoje montou um jogo de memória, um desafio, sem dúvida um teste para seus conhecimentos cinematográficos. São 16 cenas de produções que fizeram a história da sétima arte.

Quatro pertencem a filmes policiais, quatro a clássicos de diferentes gêneros, quatro são histórias marcadas por mulheres fatais e quatro épicos com heróis inesquecíveis. As sequências
exibidas não são em geral as mais conhecidas de cada título, mas funcionam como uma pista.

Cinéfilos vão adorar.

JORNAL. O Povo lança 'Santificados'


No dia em que João Paulo II será beatificado em Roma, aqui em Fortaleza o jornal O Povo estará surpreendendo seus leitores com uma matéria de cunho religioso. Na edição de amanhã, um caderno especial 'Santificados – Nos Altares de Beira de Estrada', além de circunavegar em torno da crença dos que se valem de “santos espontâneos”. Com isso, um novo projeto gráfico deve estabelecer uma outra surpresa ao público.

São três cadernos, cujo desenho procura dialogar além do sacrocatólico. "É uma incursão pelo desconhecido místico através da arte popular na sua genuína riqueza expressiva de pinturas, quadros, imagens, cores e luz"

. “O projeto gráfico-editorial de Santificados é um amálgama de festa/ sofrimento/alegria/ devoção/martírio/oração. Amanhã, o leitor vai se surpreender. Vamos trazer uma nova forma dele se relacionar com o produto jornalístico. É surpresa”, afirma Gil Dicelli.

É sempre bom ressaltar o trabalho de quem forja essas novidades. E a equipe que preparou a trilogia Santificados é composta por Ana Mary C. Cavalcante, Cláudio Ribeiro, Emerson Maranhão, Luiz Henrique Campos, Gil Dicelli, Felipe Araújo, Iana Soares, Demitri Túlio, Rafael Cavalcante, Valdir Gomes e Igor de Melo, sob a coordenação de Fátima Sudário.

CHARGES. Quem é bom já nasce Clayton


AUDIÊNCIA. SBT e Record levam a melhor


Olha, a transmissão do casamento real pelo SBT e Record, falando-se em termos de tv aberta, está rendendo audiência para as duas emissoras. A Globo está ainda com a programação de sua grade.

6h22 SBT 4.1; Record 3.6; Globo 3.1
.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

TV. Luiz esteve na VM; agora é da RedeTV


Hoje eu tive a confirmação de que Luis Esteves, realmente, deixou a bancada do CE-TV 1a. edição. O jornalista foi contratado pela RedeTV e, segundo a fonte que havia nos dado a informação de primeira quando da negociação, Esteves foi ganhando o dobro que recebia na Verdes Mares.

CENSURA. Demissão por causa de enquete


Quem foi mesmo o profissional que foi demitido do Grupo Folha ontem após publicar enquete “Sexo gay no nazismo”, no site da Livraria da Folha? O site Comunique-se diz que a identidade não foi revelada.

Li que a pergunta foi lançada para saber se os leitores teriam relações homoafetivas se fossem prisioneiros em algum campo nazista. O livro citado é o 'Triângulo Rosa', obra baseada em depoimentos de um homossexual, sobrevivente ao Holocausto.

Em nota, a direção da livraria da Folha afirmou que a enquete era “inapropriada e desrespeitosa à memória das vítimas do Holocausto”. A equipe também lamentou o episódio e pediu desculpas “a todos os que se sentiram ofendidos” pela publicação da enquete, que no fim da tarde de ontem já havia sido retirada da página online do Grupo Folha.

ALERTA. E quando roubam nossa senha


Tomo conhecimento de quadrilha agindo com cartões clonados e lembro-me que hoje pela manhã, o produtor Gustavo Vieira, da Povo-CBN, me falava do vazamento de dados da PlayStation Network, assunto preocupante. E fui catar (é ótimo!) mais informação na rede. Achei um artigo "¡Socorro! ¡Me han robado el número de la VISA!", com texto do Fabrizio Ferri. Nele, um guia para se evitar a perda de dados de cartões de crédito e a maniera mais segura de evitar fraudes.
As lojas on-line e serviços de assinatura armazenam nossos dados pessoais, como uma questão de conveniência: re-inserir os mesmos dados várias vezes é um incômodo. Infelizmente, se a segurança do banco de dados é comprometida, após um ataque hacker, os dados podem ser roubados.


Nomes, endereços, números de telefone e cartão de crédito são vendidos no mercado negro ou utilizados em fraudes de diversos tipos. Aparentemente, ninguém está a salvo: há poucos meses passou pela loja do iTunes e, mais recentemente aconteceu com a PlayStation Network .

Se você foi vítima de um roubo de dados, teve subtraído o número de cartão de crédito ou tem medo do que possa acontecer no futuro, você pode facilmente evitar males maiores. Abaixo está uma lista de recomendações.


0. Mantenha a calma
Desde que você não seja a única pessoa afetada, o mais provável responsável pelo serviço online em causa já estará ciente do problema (supostamente) e informará as forças de segurança também a fim de por em prática medidas adequadas para evitar males maiores. Respire fundo e longe do pânico: você tem tempo para agir.


1. Coleta de informações
Quando acontece o roubo de dados? Qual alcance que tem? Existe alguma recomendação da empresa? Em vez de disparar o alarme, veja as novidades, acesse o site oficial e busque as contas do Twitter e Facebook. Cuidado com os boatos: contraste a notícia antes de tomar uma decisão.


2. Contacte o seu banco
Se você pode acessar o seu banco através da Internet, observe os movimentos da sua conta. Ligue para o seu banco ou vá ao escritório mais próximo para relatar o incidente. A maioria dos bancos tem ações anti-fraude que bloqueiam movimentos suspeitos (alguns até mesmo vão lhe alertar via SMS).


3. Alterar sua senha
O senso comum diz que não deve usar a mesma senha para mais de uma conta, mas a realidade mostra que é prática comum. Altere as senhas de seus serviços essenciais (correios, bancos, etc) por outros. 


4. Tem o número de cartão de crédito? Cancele-o
Tem certeza de que o número de cartão de crédito foi roubado, anulá-lo é uma boa medida preventiva. Ligue para o seu banco ou para um dos números e solicite o cancelamento imediato do cartão de crédito:

Ao fazer isso, grave data e a hora da chamada para mostrar que o aviso amplo. No caso de ter havido alguma operação fraudulenta, denuncie o fato à Polícia e mantenha uma cópia do B.O. O banco, devidamente informado, também irá realizar sua própria investigação, que normalmente é lenta.

5. Não responda a e-mails que solicitam informações pessoais
O número do cartão não é suficiente para realizar uma compra: eles também precisam de outros dados, tais como o número de segurança (três dígitos atrás do cartão) ou códigos que são enviados para seu telefone celular.

A maioria das operações exige o código de segurança

Quem roubou seus dados tem seu e-mail. Sob nenhuma circunstância responda e-mails que solicitam informações pessoais . Também deve se desconfiar de telefonemas semelhantes.

6. Para o futuro ...
Para evitar que situações semelhantes se repitam, não é aconselhável armazenar detalhes da conta bancária a menos que seja absolutamente necessário. Siga os conselhos dos bancos e grupos de consumidores sobre o uso dos cartões.

CLASSIFICADOS. Corpos em liquidação



Venda de corpos não é incomum nas páginas de jornais. Um leitor do GENTE DE MÍDIA, se deu ao trabalho de pesquisar o número de anúncios de pessoas que se oferecem como acompanhantes nos classificados de jornais cearenses. E apenas em dois deles - O Povo e Diário do NE - contabilizou, nesta quinta feira, a soma de 253 anúncios - sendo 138 no Diário do Nordeste e 115 em O Povo.

Em contrapartida, ele procurou listar anúncios voltado a algum tipo de mensagem que propague o Bem e a Fé. Só encontrou um.

Evidente que não se pode medir a moral de ninguém por esse tipo de avaliação; mas que o interesse de pessoas que se oferecem como garotos e garotas de programa é grande, isso é realidade.

BODAS REAIS. Onde William é Guilherme



Tem gente que perde um tempo danado discutindo que nomes próprios deveriam ser traduzidos. A gente vê nisso em alguns países. Agora mesmo com relação ao casamento real desta sexta feira, a imprensa espanhola traduz nomes próprios - como nós brasileiros já fizemos no passado.

Lá na Espanha, tratam o príncipe William como Guillermo - de Guilherme. É uma forma de preservar a língua-mãe. No passado aqui no Brasil, personagens como William Tell eram tratados nos livros como Guilherme Tell. Quem nunca ouviu falar dele assim?

Mas como tudo na vida tem seus prós e seus contras, seria terrível alguém nominar William Shakespeare de Guilherme.

RÁDIO. Corte de goleiro desagrada Adísia


E a professora Adísia Sá amanheceu criticando decisão do deputado Osmar Baquit, vice-presidente do Fortaleza. Ao microfone da Povo-CBN, ela mostrou-se indignada com o 'ato falho' do dirigente esportivo com relação ao goleiro Fabiano. Ele foi uma das vítimas dos cortes no time do Pici.

"Não conheço o jogador, mas não houve justiça em relação ao seu (dele) trabalho", desabafou a torcedora Adísia. Ela considera que o grande prejudicado vai ser, sem dúvida nenhuma, o time.

INTERNET. Os jornais mais lidos na rede


TV. Heródoto e os novos comentaristas


Em maio quando estreia na Record News, Heródoto Barbeiro terá um time de mais de 10 colunistas contratados. O jornal que irá ao ar às 21h30, contará com comentários semanais de Roberto Macedo e Lillian Witte Fibe (economia), Ricardo Kotscho e Nirlando Beirão (política), Rubens Ewald Filho (cinema), Beth Goulart (cultura), Davi Uip e Adib Jatene (saúde), Daniel Castro (TV) e Cosme Rímoli (esporte). Até nosso amiga Bruno Motta foi contratado para um quadro de humor.

NOMES. Morre Neusinha, a filha de Brizola



Quem tem mais de 40, provavelmente, irá lembrar-se de Neusinha Brizola, filha do ex-governador Leonel Brizola. Ela morreu ontem no Rio. Teve complicação pulmonar decorrente de hepatite viral. Ela estava internada desde domingo na Clínica São Vicente, no Rio.

O sobrinho Brizola Neto publicou em seu blog que, "com todos os desentendimentos que a imprensa sempre explorou, [Neusinha] foi sempre objeto de um carinho especial de meus avós" e "será sepultada ao lado deles, em São Borja [cidade gaúcha]".

Neusinha teve uma relação conturbada com o pai. Envolvida com drogas, chegou a ser internada e presa. Nos anos 80, fez um ensaio para a "Playboy", que não chegou a ser publicado, por suposta interferência do pai.

Em 1983, ela se lançou como cantora e fez sucesso com "Mintchura", parceria com Joe Euthanázia. A canção narra o convite de um "broto" que ela conhecera no bar.
MORRE FILHA DE VINICIUS
Morreu na manhã desta quinta-feira (28), na Zona Sul do Rio, Luciana de Moraes, de 55 anos, uma das filhas do compositor e poeta Vinicius de Moraes, segundo informações da Polícia Militar.

De acordo com o comandante do 23º BPM, tenente-coronel Frederico Caldas, o corpo foi encontrado, por volta das 7h30, na calçada em frente ao prédio onde ela morava, na Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon.

Segundo informações da PM, Luciana teria cortado os pulsos e se jogado pela janela. Peritos estão no local para investigar a causa da morte.

Informe G1

quarta-feira, 27 de abril de 2011

NOVIDADE. O site do Léo José no Yahoo



Acesse-o AQUI.

MUDANÇAS. Dia movimentado no jornalismo


Bem, a quarta feira tem sido marcada por mudanças envolvendo nomes do jornalismo cearense. Além do Chagas que deixa a Jangadeiro - conversei agora há pouco com ele e, sereno, ele me garantiu que é chegada a hora de atender a projetos novos (mesmo que não tenha antecipado algum convite) e, por isso, tomou a decisão - tem outra mudança.

O jornalista Fábio Campos escreve hoje a sua penúltima Coluna Política no O Povo. E a explicação é dada exatamente ao longo da edição de O Povo de hoje.

Chagas Vieira deixa a direção da Janga


Uma ligação telefônica do Augusto Oliveira feita para mim tem o efeito de um soco. "Chagas (Vieira) deixou a Jangadeiro". O Augusto não tem detalhes. Fico abismado. Corro pro Adriano Muniz, editor-chefe do jornalismo, que me confirma. Tento ouvir o Chagas e o telefne ocupado. Vou ao Twitter e a ficha cai. O Chagas realmente deixou a Jangadeiro.



O porquê é o que eu (também) quero saber...

LIVRO defende uso do mato como banheiro


Parece incrível mas é verdade: o livro 'Como cagar no mato', tradução de "How to shit on the woods", é um das obras consideradas bizarras e dificil de ser catalogada.

A autora defende o uso do mato como banheiro e, segundo leio, resolve as incógnitas que surgem quando alguém precisa aliviar-se sem perder o contato com a natureza. O capítulo dedicado a destinguir urtigas dos arbustos que podem ser usados como papel higiênico é pura poesia.

Finda última fábrica de máquina de escrever



← O fim de uma era: a última fábrica de máquinas de escrever do mundo fechou suas portas. É o que revela matéria do "Godrej and Boyce: World's last typewriter factory closes its doors in Mumbai".

terça-feira, 26 de abril de 2011

ALERTA. Fique esperto para e-mail virulento


Os experts em segurança estão alertando: tem uma nova onda de 'spam' que surge com a desculpa de uma mudança de senha.

As vítimas, segundo 'The Inquirer', recebem um e-mail supostamente enviado pelos administradores da rede social Facebook, no qual se informa que sua conta está sendo utilizada para enviar spam e que, porisso, há necessidade de mudar de senha.

No correio eletrônico há indicativo de que a nova chave se encontra no arquivo adjunto ao que acompanha o e-mail. Se o usuário, pouco precavido, descarrega o documento com fomato .zip intitulado “New_Password” estará descarregando o vírus Cavalo de Tróia (Trojan.Generic.KDV.194478).

Todo cuidado... 

FRAUDE. Falso compositor embolsou grana


Procura-se vivo ou morto um falso compositor. É um tal de Milton Coitinho dos Santos. O cara recebeu R$ 127,8 mil relativos a direitos autorais de 24 trilhas sonoras de cinema que ele nunca fez. Aliás, ninguém nem sabe sabe o disgramado existe.

A história cheia de mistérios e de enroladas é contada pelo Globo de hoje. Descobriu-se uma fraude no ECAD, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, órgão que arrecada e repassa a músicos e compositores a receita de direitos autorais no País. Acontece que o ECAD pagou ao tal Milton Coitinho a grana que era pra ser destinada a Sérgio Ricardo, Guto Graça Mello, Alexandre Boury, Renato Boury e Mú Carvalho.

Saiba como funcionava o golpe AQUI. E imagine que ele recebeu por trilhas sonoras de filmes como "O Pagador de Promessas" (1962), de Anselmo Duarte, "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964) e "Terra em Transe" (1967), de Glauber Rocha, "O Bandido da Luz Vermelha" (1968), de Rogerio Sganzerla, e "Macunaíma" (1969), de Joaquim Pedro de Andrade.

Também estão na lista diversas obras recentes, como "Pequeno Dicionário Amoroso" (1997), de Sandra Werneck, "Casa da Mãe Joana" (2008), de Hugo Carvana, e "Romance" (2008), de Guel Arraes.

Tem algum safadão nessa estória...

RÁDIO. Ajuda para a compra de transmissor


E a Rádio Shalom, 690 AM, está fazendo uma campanha para reunir "690 amigos" que possam colaborar na compra do novo transmissor da emissora. Cada um é convidado a depositar 1 mil reais numa conta bancária em favor da emissora católica a fim de auxiliar na compra do equipamento.

Se a moda pega...

JORNALISTAS. Sindjorce convoca categoria


É dificil jornalista escrever notícias de grandes reajustes salariais na atividade. Mas se os patrões não nos dão essa alegria, a gente luta. E a luta passa pela mediação do nosso sindicato. O Sindjorce, por exemplo,  está convocando os empregados em rádios e tvs para assembleia geral nesta quarta feira, dia 27 deabril, às 8 horas da manhã.

O horário, evidentemente, é mais do que inconveniente para eu me liberar do batente. Estou exatamente no ar, na AM DO POVO. Mesmo assim, sou favorável a que os demais companheiros estejam presentes a fim de avaliar a proposta do patrões para o reajuste salarial deste ano. Vamos lá escrever essa notícia.

O sindicato patronal ofereceu reajuste linear de 8% no piso e demais salários. A inflação dos últimos 12 meses foi de 6,47%.

Eu acho que merecemos muito mais.

MONTEIRO LOBATO elogiava a Ku Klux Kan


Está na coluna de Mônica Bergmano de hoje:

CONFISSÕES DE LOBATO

A revista "Bravo!" publica em maio cartas inéditas do escritor Monteiro Lobato. "Um dia se fará justiça ao Ku Klux Klan; tivéssemos uma defesa dessa ordem, que mantém o negro no seu lugar, e estaríamos livres da peste da imprensa carioca -mulatinho fazendo o jogo do galego, e sempre demolidor porque a mestiçagem do negro destrói a capacidade construtiva", escreveu em 1938 o escritor, censurado pelo governo por racismo

TV. Ganhe livro com autógrafos de 48 atores


A Globo dará um livro autografado por artistas, como Flávia Alessandra, para quem melhor responder no Twitter à pergunta: "Por que eu quero receber 46 autógrafos no aniversário de 46 anos Globo?". O internauta deve usar a hashtag #Globo46.

(Zapping)

SENADOR toma gravador e ameaça repórter


E o senador Roberto Requião, heim? Questionado sobre a aposentadoria que recebia arrancou o gravador do repórter da rádio Bandeirantes, Victor Boyadjian, durante entrevista realizada hoje no Congresso.

A ação ocorreu logo depois que o jornalista o questionou sobre a aposentadoria que recebe como ex-governador do Paraná. No final da gravação é possível ouvir Requião ameaçando o jornalista. “Já pensou em apanhar, rapaz?”, diz o senador. “Peraí que eu vou desligar”, responde o jornalista. “Você não vai desligar p... nenhuma. Eu vou ficar com isso aqui”, disse.

Ouça a gravação AQUI.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

TWITTER. Quem é quem no ranking do Brasil



Cid está no 5º entre governadores



O ranking da prefeita Luizianne


Clique na imagem para ampliá-la.

BLOG. Papo de Bola e o caso da Janga


E o blog Papo de Bola, do nosso Edu César (Porto Alegre-RS) voltou a falar sobre o "rumor" da troca do SBT pela Record pela Jangadeiro:

BLOG. O do Maurício fala sobre TV


Recebo e-mail do blogueiro Maurício Benassatto, de São Paulo, convidando-nos a conhecer o seu "GravaTv24horas".


"Att. amigo Nonato

Olá, como vai? Por favor, dê um passeio em nosso blog. Achamos que pode ser útil no seu dia a dia. Esperamos que o blog possa ajudar a estar ligado no que acontece ao redor. Temos mais tecnologia e menos tempo para o próprio tempo. Sabemos que você deve estar com esse tempo curto e não dá para ver televisão, a todo o momento, pelo menos os jornalísticos. O blog pode suavizar essa falta de tempo. Quando o tempo vier, você tem um guia nas mãos. Verifique. E estamos à disposição. Abraços

Maurício Benassatto"

RÁDIO. Juiza tira do ar propaganda ofensiva


A juíza Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara Federal de Brasília, concedeu liminar ao INSS para tirar do ar uma propaganda da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais veiculada em rádios do país desde o começo da semana. Motivo: a propaganda foi considerada ofensiva à imagem do instituto.

Na peça publicitária, de 30 segundos, dois amigos se encontram depois de um tempo sem se ver e um deles conta que conseguiu se aposentar, apesar de o INSS ter rejeitado seu pedido, graças ao trabalho da Defensoria Pública.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (22/4). A juíza acolheu os argumentos da Procuradoria do INSS, que entrou na Justiça contra a propaganda com o argumento de que para exaltar o trabalho da defensoria, a propaganda denigre a do instituto.

(Informação do Conjur)

TV. Público vai dizer se quer Record News


Está na coluna Outro Canal de hoje: "O Ministério das Comunicações abriu uma consulta pública para saber se a população de Campinas (SP) tem interesse em receber o sinal da Record News na cidade.
É a primeira vez que o órgão consulta a população sobre mudança de programação. Desde dezembro do ano passado, o canal 2, antes ocupado pela Rede Mulher, traz o sinal da Record News, que recebeu autorização temporária do Ministério.

Até o fim da semana passada, o órgão havia recebido mais de 4.000 sugestões à consulta pública. O balanço, no entanto, só será divulgado após o dia 10 de maio, prazo final de votação".

domingo, 24 de abril de 2011

VEJA. Revista fala da casa da mãe joaninha


Numa reportagem onde não poupa Luizianne Lins de nada, a revista Veja insere na edição que está nas bancas a matéria "A casa da mãe joaninha". O título é uma referência à fantasia da prefeita no último carnaval e, por tabela, à situação de Fortaleza sob a sua administração.

Li no blog do Emílio Moreno que a matéria bombou no Twitter, com críticas dos opositores da prefeita. Ele até estranhou que seus partidários não a tenham procurado defender a administração, destratada pela Veja, principalmente pelo que considera ser "uma sucessão de vexames públicos, escândalos administrativos, protestos populares e ondas de boatos (que) corroem o já minguado capital político da prefeita de Fortaleza".

Para ler a matéria na íntegra, clique AQUI.

FALANDO NISSO


Prefeitura publica resposta. Leia AQUI.

TELEVISÃO. Audiência na noite de domingo


21h44 - Glo 24 / Rec 14 / RTV 9 / SBT 7
21h37 - Glo 22 / Rec 14 / SBT 10 / RTV 9
21h22 - Glo 21 / Rec 12 / SBT 9
21h01 - Glo 22 / Rec 14 / SBT 9 / RTV 5
20h03 - Glo 17 / Rec 12 / SBT 8,5
19h49 - Glo 14 / Rec 12 / SBT 10 / Band 6
19h35 - Glo 13,5 / Rec 13 / SBT 8,5

O desenho animado Turma da Mônica exibido neste domingo (24) na Tv Globo garantiu para a emissora a liderança no IBOPE. A exibição marcou 11.4 de média com pico de 12, contra 10.5 do SBT e 6.7 da Record.

TV. A Globo aposenta o seu velho slogan


Durante muito tempo, a emissora compartilhou com todo o seu público o slogan “Globo, a gente se vê por aqui”. Pois, agora há pouco no Fantástico, foi oficializada a nova vinheta da emissora: “Globo, a gente se liga em você”, que deve ser usado pelos próximos anos na TV, nos anúncios publicitários e no mercado internacional.

Você achou melhor ou pior do que o slogan aposentado?

Você entregaria seu carro a um embriagado?


O Fantástico mostrou em reportagem da Sonia Bridi a loucura que são as tragédias nas estradas, com motoristas embriagados violando a Lei Seca. Uma agência de propaganda fez um teste para saber quantas pessoas entregariam seu carro a alguém alcoolizado. 

A agência Ogilvy foi a um bar famoso e designou um ator para se passar por manobrista. Queria ver como os clientes reagiam; se elas entregariam as chaves do seu veículo para que ele estacionasse. A reação é fantástica. 

No final da 'pegadinha', ele entrega um papel aos donos dos carros que revelam a ação: “Nunca deixe um motorista alcoolizado dirigir seu carro. Mesmo que este motorista seja você”.

NOMES. Morre o criador de 'A Feiticeira'



Muita gente de hoje nunca ouviu falar de Sol Saks. Ele foi o criador da série de televisão 'A Feiticeira'. Nos anos 60, deusmelivre, não tinha quem não curtisse o programa com a bela atriz Elizabeth Montgomery. E até a geração da TV à cabo, conhece pelas reprises. Sim, mas isso tudo é pra dizer que Sol morreu aos 100 anos.

Nos meus tempos de televizinho no Pici - casa da mãe do Teles e da Aline (por onde anda essa gente?), não tinha quem não disputasse um lugarzinho no chão da sala para ver aquela mulher que fazia magia ao mover o nariz. Curioso é que o escritor não foi autor de nenhum dos episódios do programa. Ele só fez criar e ganhar os royalties". Pois ele agora se foi. Aos 100 anos. Deve ter sido o narizinho da 'bewitched' que o ajudou a viver tanto. 

PAUTA. O Dia elege os xarás de Jesus


Na Páscoa, pauta jornalística geralmente gira em torno de ovos, chocolate, malhação de Judas, encenação da paixão e vai por aí. O Diário de SP, resolveu investir nos homônimos de Cristo. Peszsoas que foram batizadas com o nome do líder do cristianismo. E rendeu matéria curiosa que você ler AQUI.


TV. Faustão critica Globo em pleno ar


"Quem se acostuma com gravado..."


Faustão criticando a demora da Globo na mudança de cenário para apresentação do cover do Jota Quest)

TV. A garota-propaganda do Faustão sumiu


Tem gente me perguntando onde está a garota propaganda do Faustão que substituiu Adriana Colin, em 2010. Na verdade, já tem outra e isso parece fazer parte de mudanças contínuas no programa, ao contrário daquela versão de que Adriana fora afastada por causa da idade.

INFOGRAFIA. Onde a América mais tuíta


NOMES. A morte do líder Sathya Sai Baba


Os mais ligados em espiritualismo saberão distinguir bem de quem falo: Sattya Sai Baba. Um dos guias espirituais mais populares da India - e que tem vários centros de difusão de sua filosofia aqui no Ceará -, faleceu neste domingo, vítima de um ataque cardio-respiratório.

Meu conhecimento sobre a figura de Sai Baba e sua pregação evangelizadora, veio até a mim através do mestre da yoga brasileira, professor Hermógenes, autor de "Mergulho na Paz". O professor foi um dos tradutores de suas obras em português e esteve durante algum tempo convivendo com ele na Índia.

Segundo informações de Puttaparthi, localidade onde o guru vivia, o mal foi fulminante devido a sua avançada idade, 85 anos.

Em Fortaleza funcionam centros de difusão da filosofia Sai sendo os mais conhecidos:

sábado, 23 de abril de 2011

COMUNICAÇÃO. Escuta aérea ao vivo



Para ouvir, clique AQUI

VÍDEOS. Inglês do mais finíssimo trato



VIA: Aouvir

CINEMA. Novo filme de Rosemberg Cariry


MORTE. Jader de Oliveira da GloboNews


Vítima de câncer, morre Jáder de Oliveira (1934-2011), correspondente desde 1996 da GloboNews na Inglaterra. O corpo será cremado dia 5 de maio, em Londres.

Em cerca de 60 anos dedicados ao jornalismo, Jader passou por diferentes veículos de comunicação -TV, rádio e jornal. Cobrir esporte era uma de suas paixões.

TV. A quem interessaria um boato desses?


A notícia de provável negociação entre Jangadeiro e Record continua rendendo. Evidente que, se fosse confirmado um fato desses, seria uma bomba em termos de movimento empresarial no Ceará. Mas o que mais chama atenção nesse momento são algumas indagações que pairam no ar.

De onde partiu tal informação, envolvendo nomes de empresas e pessoas? Quem plantou a estória nesses blogs? E a quem interessa um boato desses? O desmentido está sendo replicado em outros blogs como o Liberdade Digital, do nosso Emílio Moreno.

TV. Boato sobre Janga bomba no Twitter


sexta-feira, 22 de abril de 2011

TV. Chagas desmente venda da Jangadeiro


Sites nacionais divulgaram agora há pouco, uma notícia sobre provável negociação entre a TV Jangadeiro de Fortaleza e a Rede Record. Quem me chamou a atenção inicialmente foi o editor Edu César, do site Papo de Bola, de Porto Alegre. A notícia já estava sendo veiculada no blog TV Contato e num site denominado 'World in Day'. Telefonei para o diretor da Jangadeiro, Chagas Vieira. Ele desmentiu categoricamente a informação e chegou a estranhar o uso do seu nome na matéria.


GOOGLE vai lançar o seu serviço de música


O Google está negociando o seu serviço de música com a Spotify. Enquanto não acertam os ponteiros, já estão fazendo ensaios do logo.