segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CENSURA. Falha de SP citada na Espanha


Alô pessoal do blog Falha de SP: a blogueira Geraldine Suárez cita a censura ao diário de vocês, por fazerem blague com a Folha de SP.

ACIDENTE. Meio milhão perdem seus e-mails


Uma surpresa desagradável tiveram mais de meio milhão de usuários do Gmail. Ao acessar suas contas, descobriram que elas sumiram por causa de um acidente. Tudo teria sido causado por conta de alguns dos servidores para o Google.

Esse mesmo incidente aconteceu com o Hotmail, há algumas semanas atrás, quando cerca de 17 mil usuários do serviço da Microsoft perderam e-mails e pastas.

A resposta do Google foi mais rápida do que a Microsoft, em parte porque a maioria dos afetados tem sido capaz de ver o problema mais rapidamente. Como explicou um porta-voz da empresa de pesquisa, os usuários afetados por esse problema são de 0,08% das quais algumas contas foram completamente restauradas e os engenheiros do Gmail trabalharam para recuperar o resto das contas afetadas.

Até o momento a causa do problema que gerou a perda de dados é desconhecida.

BLOGS. Obg a Emílio Moreno pelo 'reprise'


TV. Patrulhando as 'Garras' da Diário



Por ser um programa de humor, alguém pode muito bem dizer que tudo foi proposital. Mas o certo é que o cenário de um dos quadros do humorístico 'Garras da Patrulha', foi ao ar nesta segunda feira de cabeça pra baixo.

Na verdade, eu acho que alguém cochilou na hora de instalar o 'banner'.

TV. Trem bala movido à fumaça


Dia 14, Alan Neto estreia na TV O Povo. Estão dizendo que vai ser algo surpreendente. Estou na maior torcida. Agora produção, altere o efeito sonoro da chamada que está sendo divulgada na rádio: o 'Trem Bala' com som de Maria Fumaça, não combina.

CINEMA. Sai a lista dos piores de 2011


O 'Último Mestre do Ar' e 'Sex and The City' foram os destaques do prêmio Framboesa de Ouro deste ano, que elege os piores filmes de Hollywood. Ashton Kutcher (Idas e Vindas do Amor) e Jessica Alba (Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família) foram os atores "agraciados" com a framboesa dourada de pior ator e pior atriz coadjuvante. Kutcher também foi indicado por sua atuação em 'Par Perfeito', e Jessica por 'Machete, Idas e Vindas do Amor' e o dinamarquês The Killer Inside Me.

RÁDIO. Quanto ganhará Heródoto Barbeiro


A acreditar no que escreve hoje Keila Jimenez, o salário que a Record ofereceu a Heródoto Barbeiro, que estreará em abril, foi !o dobro da soma de seu salário da CBN com o da TV Cultura, algo em torno de R$ 150 mil".

VIDEO. A jornalista demitida por crítica


O nosso José Gervásio de Paula Lima nos lembra do caso de uma jornalista demitida por criticar o sistema bancário e envia link do vídeo onde Salete Lemos "diz tudo".

domingo, 27 de fevereiro de 2011

KIRK DOUGLAS. O tempo, esse aniquilador


Ah! tempo como você sabe construir sonhos! E como os transforma em pesadelos... Foi essa a minha reação, ao ver Kirk Douglas aparecer na festa do 83º Oscar, ainda brincalhão mas longe do tempo em que o vi brilhar em memoráveis cenas de Spartacus ou Ulysses. Vê-lo ali, alquebrado, longe da imagem que aprendi a tê-lo, como quando veio ao Brasil no início dos anos 60. Da vitalidade incrível que, hoje, desapareceu. Como para anunciar a mim mesmo que você também há de me consumir um dia.

OSCAR. Minhas apostas para esta noite








Para ver a festa AO VIVO, clique AQUI.

AUDIÊNCIA. O 'boom' do cinema e do rádio


Escrever em blogs parece tarefa fácil. Pa-re-ce, escrevi bem. Por melhor que seja o 'post', ele pode parecer interessante para o autor. Mas será que atrai a atenção dos internautas?

Esta semana, uma dica sobre rádio teve nada menos que 81 visualizações só numa página do GENTE DE MÍDIA. Quase bateu o recorde anterior, 88 visualizações, do 'Teste sua velocidade no teclado do computador', ainda a dica mais procurada.

Rádio e Cinema parecem atrair público. Que o diga "filmes para estudantes de jornalilsmo", o segundo mais acessado do nosso blog na semana que passou.
09/01/2009, 4 comentários
88 Visualizações de página
11/07/2009
81 Visualizações de página
25/02/2011, 3 comentários
79 Visualizações de página
18/09/2008
62 Visualizações de página
21/02/2011, 2 comentários
62 Visualizações de página

Há que se registrar a boa audiência do GENTE DE MÍDIA, segundo as próprias estatísticas do Blogger, acusando só neste domingo - até agora, 2l horas - mais de 970 acessos. Mas o nosso record de visitas pertence ao dia 19 de janeiro de 2011, quando registramos 3.038 visitas. Neste dia informavamos sobre o acidente com o humorista Shaolin.


HUMOR. Irreverência cearense no Oscar


CBN. Milton Jung vai substituir Heródoto


A CBN já 'limpou' o nome e as imagens de Heródoto Barbeiro de seu site. Com a saída do apresentador para a Record News, quem irá substituí-lo é Milton Jung que vai comandar o 'Jornal da CBN', a partir de amanhã.

O CBN SP, com a saída de Jung, terá a jornalista Fabíola Cidral no comando e o 'Noite Total' que ela apresentava ainda não foi definido.

RÁDIO. Quantas emissoras tem o Brasil


O Brasil chega a 9,1 mil estações de rádio. A ABERT- Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão revela que só nos últimos cinco anos, surgiram 687 emissoras de rádio comerciais FM.

Em relação a rádios comerciais AM, foram outorgadas apenas 79 emissoras entre 2005 e 2010. Somando as comunitárias (4.193) e as educativas (465), o setor de rádio no Brasil alcança marca de 9.184 emissoras.

CARNAVAL. Globo lança campanha do xixi




O jornal O Globo estreia neste fim de semana, com criação da F/Nazca, campanha que tem como objetivo mudar um comportamento muito frequente nas festas do carnaval: o xixi na rua.

A comunicação aborda o assunto com bom humor sob o conceito “Neste carnaval comporte-se como um cidadão. Xixi na rua, não”. Composta por filme em versão de 30’’, spot de rádio, anúncios de jornal e peças de mídia online, a campanha compara a pessoa que faz xixi na rua a um cachorro.

(ADNews)

JORNAIS. Ranking nacional dos impressos


A Folha de SP é o jornal mais vendido do País. Está na marca diária de 301,9 mil exemplares. "O Globo" com 277,6 mil exemplares no mês, é o segundo. "O Estado de S. Paulo" ficou na terceira posição, com 253,6 mil exemplares diários, alta de 1,42% no período.

O "Agora", 94,6 mil exemplares vendidos; "Jornal da Tarde" (42.775) e "Diário de S.Paulo" (33.761).

Os números divulgados pelo IVC (Instituto Verifi- cador de Circulação) confirmam a tendência de que os jornais de circulação nacional vão liderar o crescimento do setor nos próximos anos, após o arrefecimento da crise financeira.

Títulos populares ganharam força. O "Super Notícia", de BH, é o líder na categoria, com 292,3 mil exemplares.

NOMES. Tiririca na Educação, olha a rejeição


sábado, 26 de fevereiro de 2011

CINEMA. Títulos que fogem ao original


Estava vendo artigo no Le Post sobre o modo de os franceses titularem filmes estrangeiros. Descobri que, assim como no Brasil, há exemplos curiosos que nada têm a ver com o titulo original.

Os distribuidores cada vez mais preferem nominar filmes com expressões inglêsas, mesmo que não seja a mesma do filme. Caso do americano "Killers" (Assassinos) . Em francês ficou "Kiss & Kill" (beijo e mate). No Canadá "Killing for Love". No Brasil, ficou "Par Perfeito".


Por aqui, cada vez mais os títulos inglêses ficam... em inglês! 'True Lies', 'Across The Universe'. Há outros que são totalmente modificados. Questão de 'marketing'. Alguns exemplos que lembramos e outros pescados da web. "Jurassic Park" virou 'Parque dos Dinossauros'. "Where the wild things are" (Onde as coisas são selvagens) ficou "Onde vivem os monstros".

Há clássicos com títulos arranjados: 'Shane' virou "Os Brutos Também Amam", título que cairia mais para o filme do diretor Ang Lee "Brokeback Mountain". Pois no Brasil ficou "O Segredo de Brokeback Mountain".

Claro, tem títulos que não não fariam sentido nenhum para brasileiros e nem chamariam a atenção de ninguém. “Get him to the Greek“ ou “Leve-o para o grego”. Ficou "É Muito Rock, meu!".

O filme de Diane Keaton e Mandy Moore “Because I said So” foi adaptado para “Minha mãe quer que eu case”. Ficou melhor que o original “Porque eu disse, oras!”

“Esqueceram de mim” é “Home alone” - "Sozinho em casa”. Outro filme de Macaulay Culkin, “My girl” foi adaptado para portugues como “Meu primeiro amor”.

No passado, pegaram “Bonequinha de luxo” para o clássico com Audrey Hepburn “Breakfast at Tiffany’s” ou literalmente , “Café da manhã na Tiffany”.

Você sabia que o “O poderoso chefao” é “The Godfather”, “O Padrinho” . “Entrando numa fria” com Ben Stiller, no original é "Meet the parents" (“Conheca os pais”).

Bem, você terá um mundo de citações pesquisando na Internet, além de lembrar dos exemplos que lhe são mais familiares.

MÚSICA. Ouça 'Tristeza' com Johnny Mathis


CENSURA. Um jeito de furar o bloqueio


Os blogueiros dos países que atualmente convivem com a censura às redes sociais, começam a encontrar alternativas para furar esses bloqueios. Um deles, Ahmed Ahmed Abu al-Khair, de Damasco, responsável pelo Ahmas, repassa informações aos interrnautas do Egito e da Síria, país que também sofre censura.

Também sua página do Facebook, conta que esteve durante uma semana "sob proteção das forças de segurança", uma maneira de relatar que esteve sob prisão. Usando de criatividade ele escreveu no blog "7 passos para quebrar o jejum e bloqueio ao Facebook e ao Twitter". Diretamente de Damasco, ele informa sobre a onda de prostestos que já atinge a Síria - onde também os meios de comunicação estão sob vigilância.

Ahmed é especializado em blogs e jornalismo, bacharel em estudos islâmicos e de língua árabe, blogando desde 2005 em http://ahmadblogs.net
Co-fundador do site de comunidade blogueira para blogs Síria http://almudawen.net
Musharraf escrever códigos http://ektob.com

MÍDIA. Pode surgir a Rádio Record News


Quando li que o Heródoto Barbeiro iria para a Record News, a primeira leitura que fiz foi a de que o grupo do bispo Edir Macedo estaria montando uma rede similar a CBN. O mesmo pensamento corre o mundo.
"A ida de Heródoto Barbeiro para o canal de notícias Record News, confirmada nesta sexta, pode revelar planos mais ambiciosos. Corre no mercado a especulação de que o âncora vai assumir também a provável rádio Record News, emissora que surgiria da compra da Rede Transamérica, negociação que há meses vem sendo comentada nos bastidores.

Heródoto tem íntima relação com o meio rádio. Para assumir como âncora da TV, deixou a CBN onde comandava o jornalismo. Tanto Record News quanto Transamérica foram consultados pela reportagem, mas negaram a possibilidade",.
,diz o AdNews.

RÁDIO. Wilton Bezerra elogia a renovação


Antero e Wilton Bezerra
A grandeza de um profissional se destaca não só pelo talento que exerce junto ao meio em que atua mas, principalmente, pela atitude de dignificar os que nele estão em busca de aprimoramento. Refiro-me a Wilton Bezerra, comentarista da Verdes Mares AM, ao saudar esta tarde a parceria de trabalho com Antero Neto, nada mais nada menos que filho de Juciê Cunha, um dos seus amigos e companheiros do início de atividade radiofônica há 40 anos.

Num comentário marcado pela emoção, durante a primeira intervenção ao lado do Antero, o veterano profissional fez uma verdadeira declaração de amor ao rádio e ressaltou a necessidade de que surjam novos talentos para que se faça a necessária renovação no chamado 'sem fio'.

Merecido esse registro, pelo fato histórico que faz o rádio ao unir gerações e pela competência e dignidade que Wilton dá ao exercício de sua profissão.

RÁDIO. Reengenharia de canais, a novidade



Profissionais que atuam no rádio paulista estão apreensivos. Emissoras estão aderindo à reengenharia de canais e, com isso, alguns prefixos tendem simplesmente a ser meras retransmissoras de outras programações. A informação está no site da AdNews.

O Grupo Estado e a ESPN da Rádio Estadão ESPN, vão criar a Rádio Estadão-ESPN, que vai se hospedar na frequência da Rádio Eldorado, nos FM 92,9 e AM 700 de São Paulo. E o que é que isso representa?

Essa parece ser a tendência das emissoras que não conseguem equilíbrio financiero e elas fazem um 'arranjo' cortando despesas e, principalmente, a folha de pessoal. O site Rádio Base diz que mais da metade dos radialistas da Eldora vão ser demitidos.

"Além do mais fica a questão: pela lei, quando um radialista ou jornalista trabalha para mais de uma emissora de um mesmo proprietário na mesma cidade, ele tem o direito de receber um percentual sobre o salário, creio que 20%, por exercer dupla função.

Com a inauguração da "nefasta" "era do AM + FM" ou "reengenharia de canais de rádio" - para quem gosta de termos mais pomposos e eufemísticos - é de se supor que este regra continue valendo. Afinal, nada mais justo: CBN, Bandeirantes, Tupi (RJ), Globo (RJ), Itatiaia (MG), Gaúcha (RS), Guíaba (RS) e outras emissoras menos conhecidas se renderam à tentação de de ver a sua audiência e, consequentemente, também a sua receita duplicadas transmitindo a única programação em duas frequências simultâneas.

"Então, não seria interessante duplicar o salário de quem lhes traz esse lucro? Pelo menos é o que se espera de emissoras sérias e de nome respeitável no mercado, como é o caso das acima citadas", indaga Marco Ribeiro, do Rádio Base.

COMERCIAL. E a Séfora foi pra Caixa



Assistindo o comercial da Caixa Econômica Federal, no qual Regina Duarte Casé conversa com populares na rua, chama nossa atenção a pessoa que dá o primeiro depoimento. Ela tem a cara da Séfora Rangel, atriz cearense, que fez vários comerciais por aqui e hoje atua no sudeste. Tire a dúvida agora vendo o comercial.

DUDA RANGEL. Decálogo do bom jornalista


I. Tenha dúvidas. Quem consulta um dicionário não escreve “exceção” com SS. Verifique a informação com cuidado antes de publicá-la. Quem acha que sabe tudo só faz merda.

II. Por mais que o tempo seja escasso, isso não é desculpa para se acomodar. Corra atrás de histórias curiosas, personagens novos. Fuja dos clichês, das perguntas óbvias.

III. Seja bem-informado, o que não significa ser metido a intelectual. Cultura geral (a útil e a inútil) é essencial. Leia sobre geopolítica e sobre as rainhas de bateria do carnaval.

IV. Não deixe uma matéria importante morrer. Tenha sempre um desfibrilador jornalístico por perto. Desenterre fatos, faça uma exumação de denúncias que caíram no esquecimento.

V. Resista à tentação de viver apenas para ganhar matérias de capa e prêmios Esso. No fim, vamos todos acabar no mesmo lugar: a fila do seguro-desemprego.

VI. Esqueça essa bobagem de quarto poder. Quando o jornalista se acha muito acima do bem e do mal, perde o contato com a realidade. Saia da bolha e vá para a rua.

VII. Não deixe o medo te bloquear. Arrisque, siga seu faro, pergunte, insista, erre, acerte, mude, não tenha complexo de inferioridade. Nossa profissão não permite remorsos futuros.

VIII. Não confie em tudo o que você escuta de uma fonte. Você pode ser usado como repórter transmissor do vírus do boato. Quando o “furo” é grande, o bom jornalista desconfia.

IX. Viva cada dia de sua carreira jornalística como se fosse o último. Até porque, com tantos cortes de emprego nas redações, ele pode ser o último mesmo.

X. Não acredite 100% em decálogos ou qualquer tipo de cagação de regras, principalmente se criados por jornalistas desempregados e com muito álcool no sangue.

(Texto de Duda Rangel)

NOTAS SOLTAS


. AUDIÊNCIA Clima de celebração na Povo-CBN. Não, nada a ver com a saída do Heródoto, mas com os números do Ibope destacados pela coordenadora Marylenne Freitas. O nosso 'Grande Jornal' tem uma das maiores audiências, nivelando-se em público com o 'Trem Bala' do Alan Neto.

. MOMICE Gostei do Paulo Oliveira que, depois de ouvir Tom Barros anunciar a coroação do Rei Momo 2011, indagou: "e ainda tem isso?". Tom confirma: "tem; o Francisco Félix ainda está aí". Na verdade, rei momo era uma figura do entrudo aos tempos do império para fazer irreverência ao sistema. Hoje não combina mais.

. UFCBOOK A comunidade UFC 80's tem movimentado os cearenses que acessam o Facebook e têm a ver com a história da instituição. Eleuda Carvalho, o melhor texto jornalístico do Ceará, considera que "essa seção nostalgia é tudo de ótimo".

. SPIRITALKING Jason Stone está de blog. Falo do "Spiritalking'. Textos e vídeos espiritualistas buscando uma reflexão do ser com a sua dimensão espiritual. Ele e o mano Stone são pessoas do bem.

. LIGUE DJÁ 1 Alguém se lembra daquele astrólogo porto-riquenho Walter Mercado? Ele marcou época com os anúncios de seus serviços espirituais telefônicos, que sempre terminavam com um “ligue djá”, bordão que se tornou sua marca registrada.

. LIGUE DJÁ 2 Pois hoje, ele mudou de nome. Prestes a completar 79 anos no próximo dia 9 de março, Walter Mercado agora se chama apenas Shanti Ananda. E diz que ele foi revelado através de um sonho.

. FOLHINHA Hoje é dia de parabenizar Odilon Camargo que está mudando de idade. Odilon, que atua na TV O Povo, está fechando seis décadas de boa gente.

. FORA, CONTIGO Deborah Secco proibiu a entrada da Contigo! na pré-estreia do filme Bruna Surfistinha. Uma pessoa que trabalha com a atriz deixou escapar que ela ainda não esqueceu que a Contigo! publicou fotos de Roger com uma modelo de 16 anos. Mas o erro é de quem: da revista que fez um flagra ou do Roger que não consegue ser fiel? (Fabíola Reipert)

. FENÔMENO ATOR O ex-jogador Ronaldo Fenômeno está na mira da Globo. O diretor Jorge Fernando comentou nos bastidores do Projac que pretende fazer um convite para ele ter uma participação em 'Ti-Ti-Ti'. Ronaldo seria ele mesmo. (FR)

. DANÇA, GATINHO Neste sábado (26), em O Melhor do Brasil (Record), Rodrigo Faro homenageia a cantora Ana Carolina, no Vai Dar Namoro. Com peruca ruiva e violão, o apresentador interpreta os sucessos Garganta, Rosas, Elevador e Quem de Nós Dois sempre que sair beijão entre os participantes do quadro.

OSCAR. 10 sites vão transmitir a festa


Amanhã, acontece a entrega do Oscar 2011. Para quem gosta de ver a cerimônia e vai estar longe de algum aparelho de TV, pode fazê-lo de forma online através de dez sites que listam em Webtablab e sem nenhuma despesa.

Outrossim, o mais recomendável é a página oficial da Academia - oscar.go.com - mas por via das dúvidas as demais opções nunca são demais, como Youtube que tem o canal youtube.com/oscars ou o Yahoo com seu conhecido portal de filmes Yahoo!Movies.

LISTA DOS 10 SITES

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CBN. A reação sobre a saída de Heródoto


A saída de Heródoto Barbeiro da CBN foi confirmada. Bomba revelada pelo Flávio Ricco, às 00h14min de hoje - transcrita às 7h47min aqui no GENTE DE MÍDIA e só publicada na coluna Outro Canal da Folha às 9h10min - pegou o público ouvinte de surpresa. E as reações foram muitas.

¹. A repórter Ian Gomes, aqui em Fortaleza, considera que a CBN não será a mesma, "embora fique feliz pois é a valorização de profissionais 'antigos', né? Ele já passou dos 60!!!". ². A ouvinte Maria Cristina [malmeida@eep.br], deixou comentário dizendo "que graça vai ter agora o Jornal da CBN?". ³. Fernando Cabral [fernando@aracatibrasil.com.br]: "Grande nome do rádio jornalismo. Jornalista sério, culto e equilibrado, que não usa sua influência para emitir opiniões tendenciosas, também não se julga dono da verdade, como fazem muitos que falam para milhares de ouvintes. Vai fazer falta nas manhãs, quando transmite pela CBN. Acredito que a Record ganhará mais um ouvinte, eu".

Outros depoimentos

* Francisco/SP: Sou ouvinte assíduo da CBN desde os anos 90, e sempre tive muito respeito pelo Herodoto.O Radio vai perder um grande profissional.O dinheiro sempre fala mais alto!!!Mesmo assim, não se pode condenar ninguém por buscar novos desafios **

NOMES. Alguém se lembra do dr. Kildare?


Quem tem mais de 40 anos, provavelmente, vai se lembrar do seriado 'Dr. Kildare'. Fazia o maior sucesso nos áureos tempos da extinta Rede Tupi. Ou de 'Os Pássaros Feridos'. O seu protagonista era o ator Richard Chamberlain, que depois fez alguns filmes sem expressão e sumiu. Richard está hoje com 77 anos e mora no Havaí. Deu entrevista para a revista Advocate, onde fala de homofobia em Hollywood.

Chamberlain fala sobre questões de homossexualidade e conclamou seus colegas atores gays que não saiam do armário, "já que a sociedade não digere o homossexualismo, muito menos Holywood".

Deve ser por conta de sua autobiografia, "Shattered Love", publicada em 2003. Nela, o astro tornou pública sua homossexualidade e seu relacionamento com seu companheiro ator, roteirista e produtor Martin Rabbetted, com quem vive no Havaí há quase 30 anos. A partir de então nunca mais foi chamado a fazer um papel de hétero no cinema.

Suas mais recentes aparições foram na comédia "Eu os Declaro Marido e Larry" (2007) e convidado de "Will and Grace". Em 2007 apareceu em um episódio de 'Desperate Housewives', onde foi o gay Glen Wingfield. Este foi seu último trabalho na televisão até à data.

REGISTRO. Texto de 30 anos, atualizado


RÁDIO/TV. Heródoto Barbeiro deixa a CBN


Heródoto Barbeiro e a Record News já estão com tudo acertado para o seu ingresso na emissora. Só falta assinar o contrato, o que pode acontecer ainda no decorrer desta sexta-feira.

As providências que restavam para o seu desligamento da rádio CBN e TV Cultura foram tomadas nos últimos dias. Heródoto estará à frente de todo este processo de reformulação que a emissora da Record pretende colocar em prática a partir de agora".

(Coluna do Flávio Ricco)

Erro leva Folha a publicar decisão judicial


A Folha de SP, na edição de hoje, foi obrigada a publicar uma decisão da Justiça em relação a reportagem "Advogado vende fóssil ilegal pela internet", na qual João Luiz Teixeira é acusado de ser contrabandista, estelionatário e criminoso ambiental.

João Luiz ganhou notoriedade depois do programa Fantástico preparar reportagem a respeito de fósseis. "Após aparecer em rede nacional, a repórter, procurou-o para fazer uma reportagem sobre o assunto e que a matéria publicada não levou em consideração fatos que demonstram a legalidade de suas operações, de modo a se tornar inverídica e lhe causar diversos danos", segundo a decisão da Justiça de Curitiba.
FALANDO NISSO

Jornalista do Pará é proibido pela Justiça de publicar reportagem. Lúcio Flávio Pinto recebeu uma intimação da Justiça Federal do Estado declarando que ele poderá ser preso em flagrante caso publique em seu jornal informações sobre um processo sigiloso.

O jornalista afirmou que desconhece o autor da ação, mas diz que pode ter sido o próprio juiz.
Numa edição do "Jornal Pessoal", Pinto relatou a audiência de um processo referente a suposta fraude para receber recursos públicos da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).
(Informação da Folha)

BLOGS. Um elefante incomoda muita gente


Já disse que exemplar é aquele que erra e reconhecendo o erro, humildemente se desculpa. Ponto pro Absinto Muito que se equivocou e colocou Chopin como erradicado na França quando o certo é radicado. Fez a correção, citou no nosso comentário e ganhou pontos conosco. Um salve para o André, Felipe, Henrique e Renato.

Agora trombada pior deu o blog do Lee Dantas: chupou a informação (sem citar a fonte) com erro e tudo.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

REDES SOCIAIS. Facebook para menores


Adultos têm redes sociais como o Facebook, o Twitter e Orkut para interagirem na Internet. E as crianças? Nunca ninguém pensou nelas como forma de oferecer opções de interação entre a meninada? Quem respondeu sim, a-cer-tou! Já existe o TOGHETHERville, idealizado para crianças, imitando a atividade de outros sites "mas com muita atenção ao controle paterno".

O novo site permite aos menores compartilhar e comunicar-se com seus amigos sem correr riscos que implicam a participação na rede de computadores. E, olha, a Disney acaba de comprá-la.


TOGETHERville funciona sob o controle total dos pais. Os conteúdos que se compartilham e as atividades, como os jogos, são aptos para menores de idade. Os perfis dos menores estão relacionados com o perfil do Facebook de algum dos pais, que autorizarão cada contato da conta de seu filho/a, além de poder comunicar-se com os pais de outros menores através do próprio Faceboook"

LEITURAS. Os livros também adoecem


Curioso artigo da revista espanhola Muy Interesante é o que se relaciona aos cuidados que se deve ter com os livros. O texto (em espanhol) mostra que eles vivem sob constante ameaça microscópica. São substâncias químicas, bactérias, fungos e insetos que os devoram página por página. Os cientistas ensinam dicas para fazer frente a essa ameaça.

CHARGES. A elétrica esteira do ditador Kadafi



Original EL PAIS

PODER. O acróstico da liberdade


Criação de Dannolan

ERRO. Erradicaram Chopin. E a dengue, nada



Agora está explicado porque grandes compositores como Frederic Chopin sumiram do mapa musical da Terra. Ele foi "erradicado" (sic).

(ab)Sinto Muito...

Zoeira reproduz linguagem chula de Gadú


NOTAS SOLTAS


. O blogueiro Egídio Serpa está lesionado por esforço repetitivo. Ele diz que em consequência do uso permanente do computador e do seu “mouse”.

. Quem está colando grau é o companheiro Marcos Lima, ex-integrante da Povo AM e que hoje faz o policial da TV Diário. Parabéns.

. Parabéns a Karpegeane Vieira. Ele criou o blog Ibaretamanet.com destinado a levar informações da cidade cearense. www.ibaretamanet.blogspot.com

. O jornalista Wellington Senna, atual produtor do programa Paulo Oliveira no rádio, precisou enfrentar cirurgia de urgência por conta de uma hérnia estrangulada. Em casa, ele passa bem.

VÍDEO. Alguém se lembra deste comercial?




Aliás, alguém se lembra da Varig?

TV. Uso de mídias sociais para audiência


Artigo do de Brian Stelter, do 'New York Times', transcrito pela Folha, mostra como as mídias sociais estão cada vez mais presentes na programação das emissoras de TVs. Domingo, principalmente. "Quando o ganhador do primeiro prêmio for anunciado na cerimônia do Oscar [...] milhões de pessoas estarão conversando on-line sobre os premiados. E a rede de TV ABC estará pronta.

Por aqui, a gente já vê isso na programação da Globo e até mesmo emissoras cearenses como Jangadeiro e Verdes Mares, utilizam-se dessas ferramentas como parte de uma política de atender ao telespectador em termos de interatividade. Vide caso do 'Esporte da Jangadeiro', onde Juciê e Fabiane abrem espaço para a opinião de quem está assistindo o programa. Domingo, durante a cerimônia do Oscar, vai acontecer a mesma coisa.

"Para tentar explorar o uso simultâneo de televisores e aparelhos on-line pelo público, a rede criou um site especial do Oscar com imagens de vídeo dos bastidores; os ganhadores serão mostrados recebendo o prêmio no televisor e celebrando nos bastidores em vídeos via web.
Experiências como essa subitamente ganharam prioridade na televisão. À medida que cresce o número de pessoas que conversam on-line em tempo real sobre seus programas favoritos no Facebook, Twitter e diversos outros sites menores, as redes de TV tentam descobrir como aproveitar a tendência", escreve o articulista.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FACEBOOK. Freira é expulsa por usar a rede



Já se sabe que o Facebook ajudou a depor até ditador, como Mubarak no Egito; tem provocado a união de pessoas no norte da África, mas poucos sabem que essa rede social é responsável até pela dispensa de uma religiosa da sua congregação.

Irmã da Internet. É como se intitula a freira pertencente a um convento da cidade de Toledo, na Espanha. Ela foi expulsa de sua congregação por ter participado da rede social Facebook. María Jesús Galan, o nome real da religiosa, foi orientada a apagar o arquivo inteiro do Facebook. Ela relatou sua expulsão dizendo que a medida foi tomada para manter a ordem dentro do convento.

Isso mostra o alcance que as plataformas sociais atingem até mesmo em campos incomuns como os ligados a pessoas religiosas, interessadas em comunicar-se com outros usuários cujas relações, provavelmente, seriam impossíveis de outra maneira.

MÚSICA. Porque cantar é melhor que sofrer



LIBIA. O encontro dos últimos ditadores


Uma foto diz tudo. Nela, a história se impregna. Realça o fato. Transmuta-se com ele. E com o passar do tempo é possível identificar como o tempo muda. Ou, seria melhor dizer, como mudam as pessoas?


Na foto de cima, os ditadores de países do Oriente Médio e norte da África onde a primavera de liberdade já expõe frutos. À esquerda, o ditador do Egito que desabou. Ao seu lado, escanchado no ombro como a querer se proteger, Muamar Kadafi, que há 42 anos é ditador na Líbia.

Na foto do meio, esses mesmos ditadores ao lado de expressões da democracia que, provavelmente, estejam mudando de opinião. E na última, Kadafi ao coneceder entrevista para a emissora oficial de TV não se separa do guarda-chuva. Com medo que o céu desabe sobre suas cabeças?

O tempo dirá, até quando ele se sustentará.

POLÍTICA. A mão que manipula o Senado


POLÍTICA. A ausência menos que sentida



Minha pulga atrás da orelha tem cada desconfiança! Será que isso não foi um arranjo para o senador deixar o desconforto de presidir uma sessão onde a casa que ele dirige está sob pressão do Planalto e o velho Senado mais parece uma casa de joana, onde se trai o povo em favor de uma decisão do alto?

Dona Marli, saude. Pra outras quedas no futuro.

HUMOR?! Eu tenho é vergonha disso



A foto reproduzida no Liberdade Digital me deixa preocupado: se o serviço público contrata gente para confeccionar esse tipo de inscrição e não há (na cidade) quem faça a devida correção, então mermão... estamos!

BLOGS. O Penteadeira comemora 3 meses



Hoje em dia, tudo é tão descartável que a permanência de três meses de vida de um blog já vira uma festa. É o caso do Penteadeira Amarela , um sugestivo blog feminino onde luluzinhas-jornalistas tricotam suas ideias sobre 'make up', moda e comportamento.

O blog foi gestado em dezembro por Alinne Rodrigues, Isabelle Leal, Mariana Pontes e Renata Viana. "Olhando assim, pode até pensar que o espaço é exclusivo para as mulherzinhas, mas é engano" escreve Joelma Leal, a assessora para divulgação dos 44 blogs de O Povo.

Os três meses, na verdade, seriam de experiência - aquele velho ritual trabalhista a que todo empregado precisa passar em novo emprego. Se vingasse, sobreviveria. E haveria comemoração. E ela vai reunir as "penteadas” e os leitores na Yozenn do Shopping Del Paseo, a partir das 15h, do próximo sábado. "No Encontro Amarelo, as meninas poderão tirar as dúvidas sobre os looks, esmaltes e “otras cositas más”, reforça Joelma.

Serviço
:
Encontro Amarelo - bate-papo com blogueiras do Penteadeira Amarela
Sábado, dia 26, às 15 horas
Local: Yozenn, Shopping Del Paseo
Twitter: @blogpenteadeira
Facebook: Penteadeira Amarela

MARKETING. Aluga-se domésticas sensuais


As donas-de-casa francesas estão protestando contra as 'domésticas sensuais'. Deixa contar com detalhes: uma empresa está disponibilizando para locação, empregadas vestindo roupinhas curtas e que mostram o lado sensual do corpo de todas elas.

Elas são contratadas para limpeza de casas. Como diarista. Por cada hora de trabalho, 200 euros. Mas não é o apimentado do preço e sim a maneira provocativa como elas se portam no trabalho, a ponto de os maridos sujarem rapidamente a casa só para que elas voltem ao batente.

MARKETING. Aluga-se domésticas sensuais




As donas-de-casa francesas estão protestando contra as 'domésticas sensuais'. Deixa contar com detalhes: uma empresa está disponibilizando para locação empregadas vestindo roupinhas curtas e que mostram o lado sensual do corpo de todas elas. São contratadas para limpeza de casas. Como diarista. Por cada hora de trabalho, 200 euros. Mas não é o apimentado do preço, mas sim da maneira provocativa como elas se portam no trabalho, a ponto de os maridos sujarem rapidamente a casa só para que elas voltem ao batente.



SOLIDARIEDADE. Ao Nélson, pelo título


Olha, se tem uma pessoa que faz um trabalho meritório - em termos de divulgação da Música Popular Brasileira e da boa Música Internacional - é o Nélson. E eu que pensava que ele fosse cearense. O título concedido pela Câmara, a partir de sugestão da vereadora Eliana Gomes, vem honrar o nome de Nélson Augusto e sua jornada de trabalho como jornalista e difusor cultural.

O maior contador de histórias é um menor




A dica nos foi repassada por Augusto Bonequeiro

JORNALISMO. Palestra sobre fotojornalismo


MÍDIA. Jornal lança página para diversão


Mistura de jogos, passatempo e histórias em quadrinhos, a página The Goods teve seu direito de publicação adquirido pela empresa de licenciamento Tribune Media Services.
Semanalmente, artistas e escritores de histórias infantis colaborarão para a criação da página, que será publicada em jornais dos Estados Unidos e do Canadá. Segundo a empresa, o lançamento agradará também aos adultos.

(Folha de SP)

JORNALISMO. Dicas do fazer jornalístico



Tim Radford é um veterano jornalista neozelandês. Em seu curriculum destaca trabalho para o diário inglês 'The Guardian', durante 32 anos, durante os quais ocupou postos como a direção das editorias de artes, literatura e Ciências. Precisamente nesse âmbito, a Associação dos Escritores Britânicos de Ciência o nomeou quatro vezes escritor do ano. Agora, decidiu compartilhar suas mais de cinco décadas de experiência na imprensa elaborando uma lista de 25 recomendações que todo jornalista deveria conhecer e respeitar. O GENTE DE MÍDIA traduziu esse texto publicado no site PeriodistaHOY, na expectativa de ser útil a todos nós que utilizamos a mídia de alguma maneira.
01. Quando você se senta para escrever, só uma pessoa é importante em sua vida. É alguém a quem, provavelmente, nunca você nunca conhecerá: o leitor de seu artigo.
02. Não trate de impressionar o cientista que acabou de entrevistar, nem ao diretor de sua mídia, nem a garota ou o garoto atraentes que conheceu numa balada. Escreva para impressionar o trabalhador que vai de metrô ou de ônibus e, se não sentir interessado, não tardará um segundo em deixar de ler-te.
03. Portanto, cada frase que escrever há de ser a mais importante de sua vida. Tem que ser interessante para o leitor.
04. Não use um estilo pomposo. Espanta os leitores. Utilize palavras simples, frases curtas e ideias claras.
05. Ninguém se molestará se escrever algo "demasiado fácil de entender”.
06. Ninguém é obrigado a ler o que você escreve.
07. Em caso de dúvida, considere que o leitor não sabe nada do tema do qual você fala. Mas tampouco pense que o leitor é estúpido. Não supervalorize seus conhecimentos, nem menospreze sua inteligência.
08. A vida é complicada. O jornalismo não pode (nem deve) ser complicado. Precisamente os leitores acorrem à imprensa para que ela lhes explique os assuntos complicados.
09. A teoria do espaguete: se algo está emaranhado, como um prato de espaguete, encontre um único fio e puxe. Deve dar ao leitor algo simples, nada complexo.
10. Escolha um único quadro da narrativa para a sua história. Se o assunto de que fala tem várias peças importantes, escolha o ponto onde se cruzam. Você pode obter outros bocados, mas que não se desviem do terreno de sua escolha.
11. Tente resumir em uma frase a idéia principal do seu artigo. Pergunte a si mesmo, por um lado, se sua mãe iria entender essa idéia e, por outro lado, se conseguiria 'vendê-la' ao editor de um jornal. Muitas vezes essa frase pode ser o 'lead' do seu artigo. Não comece a escrever até que você o tenha.
12. Há sempre uma primeira frase ideal para qualquer ítem. Procure pensá-la antes de começar a escrever. O resto será muito mais fácil.
13. Textos "simples" e "lights" não são insultos para nenhum jornalista. Quem paga por um jornal quer assimilar informações rapidamente, sem ter que recorrer a notas ou referências obscuras.
14. Há que se apelar para o sentimento do leitor. É uma das chaves para o sucesso. Não se sinta mal com isso, também recorrem a ele (o sentimento) até os clássicos da Literatura.
15. As palavras têm seu significado específico. Não invente, por muito que lhe pareça boa. Em caso de dúvida, vá ao dicionário.
16. Evite clichês ... salvo os que sejam corretos. Se você usá-los sabiamente pode ser muito útil.
17. As metáforas são até bem vindas, mas tente não ser muito chamativo. E não use várias ao mesmo tempo: pode ficar confusa.
18. A linguagem da imprensa é como a da rua. O texto não tem entonação, sem velocidade, sem acento e é baseado em gestos. Nada pode ser tomado como garantida. Seja claro e observe todas as regras da gramática.
19. Cuidado com as palavras excessivamente longas e os jargões técnicos. Se houver mais sinônimos comuns, use-os. Por exemplo: é melhor citar uma refeição "abundante" do que pantagruélica.
20. No nosso caso, vamos escrever em português. Se não for essencial, evite termos em outras línguas, incluindo referências latinas e inglêsas. Não há necessidade de usar "parking' se temos "estacionamento".
21. Ao público interessa aquilo que é mais próximo dele. A maioria de leitores preocupa-se mais com as ocorrências das rodovias do que amplas reformas econômicas lá no Suriname.
22. Leia. Muito. Tudo. Quanto mais variedades, melhor. Assim, aprende-se uma quantidade de coisas cujas palavras poderão encher meia página.
23. Cuidado com os dados absolutos. Se você definir algo como maior, menor, mais rápido ou mais forte... pode ser apareça outra coisa que o supere. Uma ação eficaz é utilizar a expressão "um dos mais ...." Ou, para citar referências, "o maior segundo (Guinness Book se for o caso)".
24. Há coisas que, por respeito à lei, quer pelo bom gosto, simplesmente não se deve escrever. Evite complicações e ofensas gratuitas aos seus leitores.
25. Além da lei, os jornalistas têm uma responsabilidade social. Nós procuramos a verdade. E se é difícil de alcançar (por vezes acontece), pelo menos, tente ser justo; há sempre duas versões de uma história.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

TECNO. Conheça o celular do futuro



Flip phone, um telefone com tres telas flexíveis é a novidade em termos de telefonia móvel. 

O protótipo, desenhado por Kristian Ulrich Larsen, dispõe de três telas que melhoram a interface habitual dos telefones ao aumentar a superfície de visualização. 

Parece um calendário. Na verdade serve também para esse tipo de mostruário. Além de ser um relógio de mesa. As múltiplas posições favorecem adotar posições segundo as necessidades. 



Visto no Projects

SOM. Tire aquele 'brega' da sua cabeça


Descobri (via Twitter) um site que ajuda a limpar de nossa cabeça aquelas músicas chatas que não desgrudam de jeito nenhum. É o Desescute - "que traz uma solução baseada nos mais recentes estudos científicos sobre Impregnação Melódico-Cerebral: nós substituímos uma música chiclete em seu cérebro por outra ainda pior”.

Qual é a música (chata) que não desgruda de sua cabeça?

NOMES. Vida de Tiririca vai virar filme


Quem diria, a vida do palhaço e deputado federal Tiririca deve virar filme. Leio na coluna do Ancelmo Góis que "se for aprovada a lei que proíbe censurar biografias não autorizadas de pessoas públicas, vários filmes parados pela interferência de parentes e herdeiros voltarão a ser produzidos.

Estão nesta situação longas sobre Raul Seixas, Noel Rosa, Santos Dumont e até um, acredite, sobre o deputado Tiririca".

HUMOR. Internet inspira nomes próprios


A lua-de-mel do mundo árabe com a Internet já rende frutos:

Um egípcio batizou sua primeira filha com o nome Facebook.

Se fosse menino ia se chamar Control Alt Del".


(Tutty Vasques)

TV. Telejornal mostra reção de prefeito




A reportagem de TV que bombou na rede em todo o território nacional foi a da TV Amazonas, afiliada da Globo. Nela, o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), discutiu com uma moradora de uma comunidade onde, no domingo, 20, uma mulher e duas crianças morreram soterradas sob um barranco que desabou.

O prefeito dizia, em entrevista a uma rede de TV local, que as pessoas na comunidade Santa Marta, zona norte da capital, ajudariam a prefeitura “não fazendo casas onde não devem”, ao que uma moradora não identificada interrompeu: “Mas a gente está aqui porque não tem condição de ter uma moradia digna”. O prefeito respondeu: “Minha filha, então morra, morra”.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

WEB. O mapa da censura da Internet



Azuis
- sem censura
Amarelo
alguma censura
Vermelho
sob vigilância
Preto
- censurado

TEVÊ. E aí o Bruno Formiga sai ou não?


Estou vendo (agora) a reprise do Esportes do Grande Jornal da TV O Povo. Nela, F. Grazianni e Bruno Formiga discutem sobre a falta do jogo onde houve a expulsão do jogador. Um diz que foi, outro diz que não. Passam o vídeo. Outro diz que não foi, um que foi e fica nesse bate-rebate.

Quem pergunta quer saber: e aí Bruno Formiga, fica na Povo ou vai para a TV Cidade?

FILMES. Para estudantes de jornalismo


O blogueiro e professor universitário José Luis Orihuela, do Curso de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha) fez uma lista de filmes recomendáveis a estudantes de Jornalismo.

Tinta vermelha (Francisco J. Lombardi, 2000)

Todos os homens do presidente (Alan J. Pakula, 1976)

Al filo de la noticia (James L. Brooks, 1987)

Chegadas e Partidas (Lasse Hallström, 2001)

Ausência de malicia (Sydney Pollack, 1981)

Boa noite e boa sorte (George Clooney, 2005)

A embriaguez do sucesso (Alexander Mackendrick, 1957)

Cidadão Kane (Orson Welles, 1941)

Farenheit 9/11 (Jehane Noujaim, 2004)

A Horas da Vingança -(eadline – U.S.A. (Richard Brooks, 1952)

Crimes e Pecados (Woody Allen, 1989)

A era do Rádio (Woody Allen, 1987)

O ano que vivemos perigosamente (Peter Weir, 1982)

El desafío – Frost contra Nixon (Ron Howard, 2008)

El dilema (Michael Mann, 1999)

A Montanha dos 7 Abutres (Billy Wilder, 1951)

O dossiê Pelícano (Alan J. Pakula, 1993)

El precio de la verdad (Billy Ray, 2003)

Profissão Reporter (Michelangelo Antonioni, 1975)

O show de Truman (Peter Weir, 1998)

Uma loira por um milhão (Billy Wilder, 1966)

Fogo sobre Bagdad (Mick Jackson, 2002)

Good Morning, Vietnam (Barry Levinson, 1987)

Grita libertad (Richard Attenborough, 1987)

In the Loop (Armando Iannucci, 2009)

Íntimo e pessoal (Jon Avnet, 1996)

Adorável Vagasbundo Frank Capra, 1941)

Cortina de fumaça (Barry Levinson, 1997)

A sombra do Poder (Kevin Macdonald, 2009)

As flores de Harrison (Elie Chouraqui, 2000)

Leões e Cordeiros (Robert Redford, 2007)

Os gritos do silêncio (Roland Joffé, 1984)

Lua Nova (Howard Hawks, 1940)

Network, Rede de Ibtrigas (Sidney Lumet, 1976)

Primeira página (Billy Wilder, 1974)

Vermelhos (Warren Beatty, 1981)

Territorio Comanche (Gerardo Herrero, 1997)

O Jornal (Ron Howard, 1994)

Tinta vermelha (Francisco J. Lombardi, 2000)

Todos os homens do presidente (Alan J. Pakula, 1976)

O preço da coragem (Michael Winterbottom, 2007)

FONTE

DUDU RANGEL. Os eufemismos jornalísticos


"A redução de custos é uma realidade em várias empresas de comunicação. = Esqueça, você não vai ganhar aumento este ano.

O jornal está passando por uma reorganização de seu ativo humano. = O jornal está demitindo um monte de jornalista.

Eu gostaria muito, senhor editor, que alguma providência mais drástica fosse tomada contra o seu repórter, que publicou uma notícia equivocada a nosso respeito. = Eu quero que você mande embora o merda do repórter que falou mal da gente.

O doutor está impossibilitado de atender a imprensa neste momento. = Não deu para entender ainda que o doutor não quer dar entrevista?

Por causa das chuvas e dos desmoronamentos, vamos precisar de um reforço em nossa equipe neste fim de semana. = Você acaba de perder a sua folga de fim de semana.

Não quero só números. Vamos dar atenção ao lado humano da tragédia. = Vamos explorar a desgraça humana ao máximo.

A direção do jornal pediu para adotarmos uma linha mais light com o governo para evitarmos desgastes desnecessários. = A direção do jornal pediu para adotarmos uma linha mais light com o governo para não perdermos os anúncios das estatais.

A expressão “situação meia complicada” não é correta e precisa ser evitada, ok? Mais atenção! = Porra, ainda não aprendeu a escrever este Português correto?

Oi, querida, pode ligar mais tarde, por gentileza? É que estamos no meio do processo de finalização da edição. Obrigado. = Que assessora chata você é, hein? Ligou bem na hora do fechamento!

O filme ficou muito aquém das expectativas da crítica e do virtuosismo de seu diretor. = O filme é muito ruim.

O jornalismo é uma profissão apaixonante! = Você nunca vai ficar rico como jornalista!"

CARNAVAL. Segurança lança hoje hotsite



Conversei com Henrique Silvestre, assessor de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, sobre o site que está sendo lançado hoje "Carnaval Seguro". Uma ótima dica para foliões ou qualquer pessoa que deseje se informar a respeito do período momimo.