segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ARTIGO. Para lembrar de Guilherme Neto


O jornalista Daniel Fonseca nos lembra, via e-mail, de um nome por demais importante para a história da TV cearense: o de Guilherme Neto, figura que ele considera esquecida pelos colegas, pela Academia, pelos memorialistas.

"Oi, Nonato.Conforme v. sabe, acompanho diariamente seu blog e percebo sua permanente referência ao rádio e, claro, aos profissionais que construíram (e ainda constroem) esse veículo diariamente. Daí que existe um personagem fundamental para a história do rádio (e da tv) no Ceará, uma figura que, pelo menos aparentemente, anda um pouco esquecida pelos colegas, pela academia, pelos memorialistas: Guilherme Neto.

Em novembro passado, quando da passagem dos 50 anos da televisão no Ceará (60 no Brasil), outro Guilherme, o Ricardo, fez uma homenagem ao Guilherme Neto, que transcrevo abaixo. Foi tirado do blog da aouvir (assoc. dos ouvintes do ceará).

Ia fazer esse registro em um dos seus posts, mas pela extensão, resolvi mandar-lhe um e-mail, com o conteúdo devido".


Para ler o artigo, clique A Q U I.

Herman Hesse e Marcos André na Assembleia


Confirmando o que noticiámos em primeira mão sobre a mudança do jornalista Herman Hesse, ele assume a coordenação da Comunicação da Assembleia Legislativa no lugar da jornalista Silvia Góes. A informação está no Portal do Povoonline:

"O jornalista Herman Hesse será o novo coordenador de Comunicação da Assembleia Legislativa, no lugar da jornalista Silvia Goes. Após cerca de 20 anos de trabalhos na TV Verdes Mares, Herman deixa a emissora, onde estava como editor do CE TV – 2ª Edição. Já a assessoria de imprensa ficará a cargo de Marcos André Borges, o controlador da VSM Assessoria e Comunicação.

A TV Verdes Mares também perde o repórter Marco Aurélio Cabral que, dia 7 próximo, assumirá como assessor de imprensa do governador Cid Gomes (PSB) em substituição a Vicente Gioielli, que passará dois anos estudando em Londres".

JORNAIS. André Almeida deixa o Diário


Leio no Twitter - via Mara Cristina - que o jornalista André Almeida, que trabalhava como repórter de Política do Diário do Nordeste, está de mudança "para conquistar outras plagas".

MÚSICA. Morre John Barry dos temas de 007


Morre John Barry, compositor que na minha adolescência fez temas incríveis dos quais o do OO7 é o mais famoso. Ele fez o "Satânico Dr. No", brilhou com "Diamond Are Forever" trilha do 'Goldfinger" e ainda "Com 007 só se vive uma vez". O velho Barry, sai de cena aos 77, e é dele o tema de 'A História de Elza' (Born Free).

BLOGS. 'Latitudes' é encontro de CE e SP


Não perca de vista "Latitudes". Um blog que reune imagens de Fortaleza e São Paulo. A dica que vi no Twitter foi do Sampson Moreira. Fui lá verificar e gostei.

RÁDIO. Lições que aprendi pra não errar mais


Vez em quando costumo ouvir ( como hoje na TV ) gente de rádio pronunciar o sobrenome do ator Bruno Gagliasso como se fosse do jeito que é escrito. Já falei por aqui de outras feitas que no italiano o G vindo antes de uma consoante é mudo. Gagliasso é GALHAÇO.

Outros exemplos: Pagliacci, por exemplo, é 'palháti'. O nome da cantora Gigliola Cinquetti (aquela do 'Dio Come Ti Amo') é GILIOLA. O sobrenome da antiga cantora brasileira de origem italiana, Wilma Bentivegna, é BENTIVENHA. O sobrenome do maestro Radamés Gnatalli, por exemplo, se diz Inhátali.

Aprendi isso no início de minha carreira no rádio, com ajuda de outros colegas e hoje divido com outros para que ninguém erre mais.

MEMÓRIA. Quintal da Globo lembra Losan


Roberto Losan, que durante muito tempo atuou na AM DO POVO e depois na Verdes Mares, é lembrado hoje pelo Quintal da Globo, quadro da programação da rádio Globo do Rio. Losan, quando retornou ao sul atuou na Globo de SP na madrugada, e acabou virando personagem da novela "O Rei do Gado", ao lado de Sérgio Reis e Almir Sater.

Para recordar, clique AQUI.
FALANDO NISSO

E a Globo tem blogs de seus comunicadores para a interatividade com o público. Para acessá-los clique AQUI.

FOTO. Eu pedi pra chover de mansinho...


No Cariri, as águas de janeiro deixaram até a imagem do Padim padre Cícero enlameada. A foto foi feita pelo (cabra bom) Altenir Mossoró, responsável pela técnica da TV Verdes Mares, durante ida ao Crato.

Assembleia. Hesse assume a comunicação


"Um passarinho me contou que a boa brisa lhe soprou que vem aí..." mu-dan-ças.

Na TV Assembleia, deve assumir o jornalista Herman Hesse, editor-chefe da TV Verdes Mares. Seria no lugar do Leonardo Borba?

E na rádio? Quem vai comandar a FM Assembleia? Se for a Fabreu, continuará em boas mãos.
FALANDO NISSO

"Nonato, na verdade, o Hermann assume a coordenadoria de comunicação

* Citação de 'Bom Tempo', música de Chico Buarque

BARRIGADA. Lula não esteve no Ceará


Quem foi mesmo o órgão de imprens que chegou a noticiar que o ex-presidente Lula e sua esposa, dona Marisa, estaam em Jericoacoara?

Foi uma tremenda barrigada.

AUDIÊNCIA. Os 10 posts + lidos na semana


domingo, 30 de janeiro de 2011

BLOGS. Gosto daqueles que são inventivos


ESPORTES. Faça o Gol da Solidariedade


Uma camisa assinada por nomes famosos do esporte brasileiro como Mano Menezes, Parreira, Zagalo, Jorginho, Euller e Junior, faz parte da promoção "Gol da Solidariedade", promovida pelo Horizonte FC.

Para participar, basta doar um pacote de fraldas geriátricas M ou G ou duas latas de leite em pó, em prol dos idosos abrigados no Lar "Vó Ingraça", fundado pela saudosa Madame Kohler, em Horizonte.

O sorteio será no dia 16/2,no Estádio Domingão,durante o intervalo do jogo entre HFC X ASA.Outras informações, através do fone (85)3336 1137, falar com Rejane ou Dr.Alexandre.

RÁDIO. A estreia de Wilton na Verdinha rendeu


CINEMA. Para se ler depois do "Chico"


Para quem assistiu a minissérie "Chico Xavier", tirada do filme de Daniel Filho, vale a pena conhecer o pensamento de Marcel Souto Maior, autor de livros sobre o médium mineiro e nos quais se baseou o roteiro cinematográfico.

Clique Página de Cinema.

TV. Fortaleza x Ceará ao vivo pela web?


Os canais de TV via Internet estão anunciando a transmissão do jogo Fortaleza x Ceará. Em um deles, o Xatcomtv é possível se ver o BBB 11 (mesmo sem ser assinante se pode ouvir todo conversereiro, é de graça) as 24 horas do dia.

Esse negócio de TV pela rede vem crescendo. No Esportestv, hospedado em um domínio na União Europeia, o assinante assiste a futebol, seriados, desenhos e filmes.

Além do Big Brother, o xatcomtv transmitem futebol, de graça. Na Globo, você teria isso por 49 reais.

CHARGES. Eliomar quebra o tabu no blog



Até hoje, pelo menos imagino, o blogueiro Eliomar de Lima nunca havia publicado uma charge do jornal concorrente ao qual ele trabalha. Também pudera, a do Sinfrônio referindo-se ao Sarney está demais.

Colei também, aqui.

PRAIA DO FUTURO. Quem poderá me salvar?


Essa é a imagem da praia do Futuro, via Google Maps. Em meio a tantos registros em português, um me chamou a atenção: um edifício citado em chinês. Como eu não terminei o meu curso de mandarim, desafio alguém a me dizer o que o ANTENA PARANÓICA está indagando: quediabéisso?!!!

Socorro, Chapolim colorado!!!

POLÍTICA. A lista dos 100 mais citados na web


E na lista WIP dos 100 políticos mais citados na Internet, a presidente Dilma Rousseff aparece em 81º lugar, enquanto o ex-presidente Lula detém a posição de número 62.


Em primeiro está o Barack Obama; Vladimir Putin em 4º; Fidel Castro em 5º. Curioso: outro brasileiro, Sérgio Vieira de Melo (falecido no Iraque) ocupa o posto de número 97. Aliás, Dilma está entre as 100 personalidades do mundo Ibero-americano.

JORNAIS. El Pais destaca medida de Dilma


sábado, 29 de janeiro de 2011

TV. E a Globo redescobre uso de flechas


De onde é que saiu tanto arco e flecha nas novelas da Globo? Num só dia, personagens de dois folehtins eletrônicos usaram essa arma. Primeiro na Araguaia. Depois na Ti Ti Ti. E o gancho para o capítulo de segunda (das duas histórias) foi com relação a isso.

Nem o saudoso cacique Juruna era tão saudosista. Pelo menos, ele já havia adentrado na era do eletrônico.

CANTOR. Iran Costa é vítima de furto no CE


Com passagem marcada para embarcar de volta à Europa, o cantor Iran Costa foi mais uma vítima da violência urbana em Fortaleza. Quando se dirigia ao aeroporto Pinto Martins, Iran deu uma paradinha num supermercado para uma compra e deixou no interior do veículo bolsa com seu notebook e documentos e ao retornar se deparou com o vidro do carro e o roubo do computador, de euros e dos documentos.

Sem passaporte, o ex-DJ da Povo FM (hoje Mix) teve que adiar seu embarque para Portugal, onde tem show marcado para o dia 5 de fevereiro. Com ajuda do DJ Canalito e de outros amigos, ele tenta contornar a situação e garantir embarque, pelo menos, na terça feira.

LIBRAS. Para os que não ouvem e nem falam


MATERIAL ESCOLAR. Sai o livro, entra o iPad


E nessa era digital, os livros didáticos estão ameaçados de extinção. Uma escola vai adotar iPad no lugar do catatau de livros, numa clara evidência de que mudanças estão vindo por aí.

A escola é do Tennessee, nos Estados Unidos. Ela vai substituir os livros pelo tablet da Apple lançado ano passado. O uso obrigatório do dispositivo será concedido a todos os alunos da instituição, de 08 a 18 anos.

A justificativa é para evitar problemas de saúde envolvendo estudantes. "Temos alunos que carregam quase 20 kg de livros didáticos, enquanto um iPad pesa menos de 1 kg", afirmou o diretor do estabelecimento.

A Webb School of Knoxville oferecerá opções de aluguel do aparelho. Hoje, um iPad no mercado americano sai por 499 dólares (890 reais). No Brasil, a história é completamente diferente. O dispositivo da Apple, digamos, mais barato e com menos recursos sai por 1.650 reais.

(Informação do Vida Digital)

MÚSICA. Parece que é plágio mas é... plágio!




Em resumo:
Avril Lavigne, a música “Girlfriend” é acusada de ser plágio da 'Hi Hi' de Puffy AmiYumi
Ke$ha! “TiK ToK“ acusada de plagiar “Tthhee Ppaarrttyy”, do Justice
Shakira. Semelhanças de 'Waka waka' com 'Zangalewa'
Lady Gaga, "Alejandro", teria plagiado "Don't Turn Around", do "Ace of Base".
Britney Spears: 'Hold It Against Me' seria de 'If I Said You Have' a 'Beautiful Body', dos Bellamy Brothers.
Roberto Carlos- A Mulher Que Eu Amo plágio da 'Goodbye' do Air Supply.
Wanessa - música "Worth It" e a canção da taiwanesa Elva Hsiao chamada "Beautiful Encounter'
Beyoncé, "Ego" seria de Chrisette Michele que a compôs e a cantora não registrou o nome dele.
Beyoncé já enfrentou problema com “Scared of Lonely”: o produtor Rico Love disse que escreveu a música com uma parceira, mas que no álbum estava o nome da cantora americana.
Jake Holmes reclama a autoria da música, desde sempre conhecida como pertencente aos Led Zeppelin, "Dazed and Confused".
O cantor de 70 anos acusa Jimmy Page e a banda de plágio e pede indemnização de um milhão de dólares (cerca de 815 mil euros).
Taking Back Sunday fez um vídeo dizendo que a Banda Nx Zero plagiou o refrão de um música deles.
Paramore é acusado de plágio com a canção The Only Exception
A mesma banda Paramore é acusada pelo grupo Tenspoke Indies de roubar acordes deles na música “Starlighter” para compor a canção “The Only Exception”, presente no último álbum da banda, ” Brand New Eyes”.
Coldplay foram acusados de plágio pelo guitarrista Joe Satriani, que já terá apresentado queixa em tribunal.
Satriani diz que “Viva La Vida”, do mais recente álbum dos Coldplay é demasiado parecida com uma música sua e não acredita que seja coincidência.
A música de Satriani chama-se “If I Could Fly” do álbum “Is There Love In Space?”.
Rod Stewart plagiou com "Do Ya Think I'm Sexy" a música do Jorge Ben, "Taj Mahal'.


Mas o mais incrível é você ouvir esse tema de Chaplin, do filme 'Casamento ou Luxo' no vídeo abaixo e descobrir, a partir do 37º minuto, que um artista brasileiro (copiou?) tem uma música tão parecida com o tema do filme.


E para não dizer que plagiei também,
esse texto é do Emílio no "Answers".
FALANDO NISSO

Vale a pena ler outras listas de plágios

NOMES. Morre a atriz Georgia Gomide


Quem morreu hoje em SP foi a atriz Geórgia Gomide. Ela tinha 73 anos e foi vítima de infecção generalizada. Uma das novelas das quais participou, "Quatro Por Quatro" está sendo reprisada.

Conheci Georgia aqui em Fortaleza, durante um evento social que ela veio presidir em Messejana. Ela fazia sucesso já desde os anos 60 quando começou na Tupi.

Na Globo ela fez as séries "Anos Rebeldes", "O Quinto dos Infernos", "A Diarista" e "Malhação". Atuou nas novelas "Vereda Tropical", "As Pupilas do Senhor Reitor", "Quatro por Quatro", "Uga Uga" e "Tocaia Grande".

BLOGS. O GENTE está no VejaBlog Brasil



VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

Obrigado ao Dário Dutra que selecionou o GENTE DE MÍDIA, mais uma vez, entre os melhores blogs do Brasil, segundo comentário deixado no 'post' Cinema: o discurso do rei pode levar o Oscar. Ele escreveu: "VejaBlog Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!! [Gente de Mídia] Você continua fazendo parte da maior e melhor seleção de Blogs/Sites do País!!! - Só Sites e Blogs Premiados - Selecionado pela nossa equipe, você está entre os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog http://www.vejablog.com.br/blog - Os links encontram-se rigorosamente em ordem alfabética - Pegue nosso selo em: http://www.vejablog.com.br/selo Um forte abraço, Dário Dutra http://www.vejablog.com.br"

CINEMA. 'O discurso do rei' pode levar o Oscar


MARKETING. Censurado mosquito argentino


Estimular preconceito é crime. E o que a cidade de Barretos fez - colocando em outdoor campanha contra a dengue em aparece o mosquito transmissor vestindo camiseta da seleção argentina - tinha mesmo que ser vetado.


Os outdoors ilustravam, no canto direito, um jogador com a camiseta da seleção brasileira chutando uma bola contra o mosquito Aedes aegypti, no canto esquerdo, que vestia a camiseta argentina.

WEB. Jornais lançam agregador de notícias


Está na Folha de hoje: "O site Ongo, no qual o "New York Times", o "Washington Post" e o Gannett (publica o "USA Today") investiram US$ 12 milhões em 2010, iniciou na terça-feira suas atividades, sem publicidade, por meio de assinatura mensal de US$ 6,99.

A página é acessível a partir de computadores, smartphones e tablets e permite ler os jornais na íntegra e compartilhar notícias. É possível acessar outros diários mediante pagamento adicional.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ENTREVISTA. Cid Carvalho prepara novo livro


Um livro reunindo os discursos que proferiu no Senado Federal é o próximo lançamento do jornalista, professor e acadêmico Cid Carvalho. Ele conversou conosco esta semana sobre livros, rádio, jornalismo impresso e deu uma dica para gente nova que está se formando nos cursos de Comunicação.

WEB. Novidade: um 'laptop' que muda de cor


E tomo conhecimento que a Toshiba está lançando um 'laptop' interessante. Ele "muda de cor". Isso aconece graças a tecnologia Picasus. Patenteada pela Toray, ele reproduz o mesmo brilho do metal sem usar nenhum metal.
Clique AQUI.

F-1. Dica para o blog Carros e Corridas


Alô Robério Lessa, do Carros e Corridas: hoje foi apresentada a nova Ferrari que Felipe Massa e Fernando Alonso vão pilotar neste 2011. Dica pra você ( e quem se interessar ) consultar é: www.diablomotor.com.

CHARGES. O Brasil está nas ruas do Cairo


E na luta para derrubar o ditador Hosni Mubarak tem mãos de brasileiros na linha de frente. Falo do chargista Carlos Latuff, cujos trabalhos estão nas mãos de manifestantes egípcios nas ruas do Cairo, além de frequentarem sites e blogs. Talvez por isso, o ditador tenha vetado o uso da Internet. Vide o caso do Periodismo Humano.

As charges, enviadas via Twitter pelo carioca, foram impressas pelos fãs egípcios do artista, adorado em várias partes do Oriente Médio graças a seus desenhos pró-palestinos.

Veja outras imagens AQUI.

TV. O show de bola da Katiúzia Rios na Janga


E a Katiúzia Rios, realmente, prova ser boa em qualquer posição no time da Jangadeiro. Seja no "Giro das Ruas", do qual é titular, ou nas reportagens de rua - do 'Barra Móvel' -, Katiúzia dá um show de bola. Outra prova é agora no "Gente na TV".

Substituindo Nilson Fagata que está em férias em São Paulo, Katiúzia consegue movimentar o programa que tem o Lúcio e o Fabinho na produção. Ela tem dado um ritmo e alcançado uma performance incrível na programação do canal 12, provando (mais uma vez) que é jogadora em todas as posições. E o melhor: sempre faz gol.

ASSESSORIA. Kélia Jácome deixa a SDA


Quem está se desligando da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) é a Kélia Jácome. E ela o faz de maneira tão gentil, agradecendo a cada um daqueles que a auxiliaram no trabalho junto a esse órgão do Governo do Estado do Ceará.

Fica a torcida para que logo logo ela seja aproveitada em outro local, pois competência demonstrou não apenas na SDA, mas como assessora do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), da Secretaria do Centro e Regional III (PMF), e do deputado Camilo Santana.

RÁDIO. O veículo perde uma ouvinte dileta


Uma amiga nossa, Lena Peres Belotto Sarquis, deixou o Planeta hoje. E o que tem a ver isso com um b log especializado em falar de GENTE DE MÍDIA, perguntará alguém. Simples: ela era uma das ouvintes mais caras do rádio cearense. Afeiçoou-se a ele e tinha um relacionamento de paixão com o veículo.

Muitos dos apresentadores de rádio AM, principalmente, têm boas lembranças dessa pessoa que sempre se comunicava com todo mundo do 'sem fio'. Ela coordenou trabalhos junto ao Grupo de Pesquisas Ufológicas, ao qual integrou. Com relação a assuntos espiritualistas - embora fosse católica praticante, não tinha nenhum preconceito em se informar sobre esoterismo, espiritismo e tudo aquilo que auxilie o homem no seu crescimento moral - e tinha uma sensibilidade incrível capaz de sintonizar-se com os que passaram para a outra dimensão.

Pois Lena se foi. Há menos de um mês, ela me ligava para falar de uma complicação de saude. Eu nem imaginava fosse tão grave. Hoje, no Ethernus fui dizer até logo a esse coração de mãe que soube compreender as causas dos filhos como ninguém; que sabia atinar sobre problemas do País como poucos e tinha uma admirável vocação para o social, pois era voluntária da Casa de Emaús, onde o Airton Barreto traçou um projeto de assistência a muita gente ali no Pirambu.

Lena Belotto tinha o hábito de me ligar e passávamos mais de 10, 20 até 30 minutos direto ao telefone, trocando informações que fogem ao comum das pessoas. Falávamos das coisas de Deus, do sentido da Vida, da esperança do porvir, temas de espiritualidade e assuntos outros que ela nos focava como a chamar atenção para o nosso trabalho no rádio.

Certo de que tem crédito e bônus do outro lado, deixo aqui o adeus a uma fã de rádio AM. A uma católica que tinha paranormalidade. E ao ser que, certamente, está retornando ao convívio dos entes bons que lhe estão cercando neste momento e lhe agradecendo a vida útil que levou na Vida física.

TWITTER. O sucesso da professora no rádio


NOMES. João Gilberto sob ameaça de despejo


Está na Folha de SP: "O músico João Gilberto, que completa 80 anos em junho, está sendo despejado do apartamento onde mora no Leblon, zona sul do Rio.
O pedido judicial foi feito pela dona do imóvel, a condessa Georgina de Faucigny Lucinge Brandolini d'Adda.

Segundo seu advogado, ela quer o apartamento de volta em razão do comportamento excêntrico do cantor, que não permite a entrada de ninguém no imóvel.
A gota d'água foi o fato de ter colocado restrições ao acesso de pedreiros que iriam consertar uma janela.

"A proprietária é uma pessoa de posses, e não depende deste aluguel para sobreviver. Ela achou um desaforo o inquilino se apropriar desta forma do apartamento, onde passou parte da sua vida", afirma o advogado Paulo Roberto Pereira Mendes.

Georgina de Faucigny mora na Itália e é casada com Ruy Brandolini d'Adda, que tem título de conde e é um dos acionistas da Fiat.

O músico baiano aluga o local há 15 anos, e a vigência do último contrato venceu em julho do ano passado.

A ordem de despejo é fundada em denúncia vazia, instrumento que permite ao proprietário pedir o imóvel de volta sem alegar motivo".

MATEMÁTICA. Malba Tahan explicaria


Antonieta Tigre, do Recife, anda preocupada. E mandou e-mails para os seus amigos e conhecidos citando a curiosidade seguinte:

"Este ano vamos experimentar quatro datas incomuns .... 1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11

E tem mais!!!

Pegue a última dezena do ano em que nasceu e some à idade que você completará neste ano. O resultado será igual para todos!!! ...111...

Alguém explica isso, ela indaga.

NOMES. Qual é a maior atriz do mundo?


Os ingleses adoram eleger o melhor disso e daquilo outro. Qual o melhor romance, o melhor filme, melhor atacante de futebol, melhor refeição, o melhor vinho, etc. Recentemente, a revista 'The Stage' publicou a lista dos melhores do Teatro nos últinos 130 anos e apontou Judi Dench, 76, como a melhor atriz de todos os tempos no mundo todo. E abriu uma grande polêmica.

Que dona Judi Dench tem talento, ninguém põe dúvida. Ela já venceu sete prêmios Laurence Olivier de Teatro. Abiscoitou um Oscar de coadjuvante por 'Shakespeare Apaixonado', em 1998. Mas o que se discute é que é impossível avaliar os atores do passado, além do bairrismo da revista em apontar entre os dez finalistas, só britânicos.


FONTE

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MURAL. Uma igreja entre o que fui e o que sou


A igreja da foto é a mesma onde aprendi a ter fé. Fica em Acopiara, onde nasci. Dela tenho lembranças admiráveis. Do catecismo aos domingos nos batentes da lateral. Uma imagem em tamanho natural do Cristo na cruz, fazia eu menino meditar sobre aquele sacrifício. A igreja me traz outras recordações.

A torre e a escada serpenteada que levava para o coro, onde um órgão antigo sonorizava os cânticos das filhas de Maria - Margarida do Pedro Damião, madrinha Cecília, Otília -; vozes que entoavam o 'Tantum Ergum sacramento, venerendo..." e enchiam o ar de nostálgicas lembranças do que fui.

Tenho quase certeza de que em vida anterior, tive ligações muito fortes com a Igreja Católica. Desde pequeno sonho com ambientes clericais: mosteiros, religiosos, imagens... E uma igreja que eu nunca visitei mas sei onde se situa me é tão familiar que, nos desprendimentos noturnos, eu já a visito com naturalidade.

Em Acopiara, as festas de janeiro dedicadas a São Sebastião me trazem lembranças de procissões; filhas de maria todas de branco, os vicentinos - meu avô Paulo, à frente conduzindo o estandarte dos irmãos do Santíssimo. E o cheiro de velas preenchendo o ar, enquanto no altar-mor, padres João Antonio e Crizares (ainda vivo), celebravam em latim os ritos da paixão.

A matriz de Nossa Senhoa do Perpétuo Socorro tinha uma painel pintado por filhos da cidade - de belíssimo encanto! - e que, segundo soube, teria sido coberto com uma mão de tinta, porque um religioso que passou por lá achou inconvenientes imagens de anjinhos com os pintos de fora.

Há dois anos, passei por lá - no domingo de ramos - e vi crianças e jovens encenando essa festa em meio á celebração dominical. No meio daquela meninada toda, eu vi um garoto de calças curtas, óculos e olhar enlevado pelo mistério da fé que, ainda hoje, me acompanha em minha nova denominação reliigiosa.

NOMES. Heraldo Pereira e a entrevista perdida


De férias em Fortaleza, Heraldo Pereira me contou ontem já ter morado na capital cearense. O jornalista que tira as folgas do William Bonner no Jornal Nacional, dividiu conosco ontem o lançamento do livro do irmão Leônidas Souza, sobre doutrina Espírita.

Depois do evento, aproveitei para conversar e gravar um bate-papo para o nosso GENTE DE MÍDIA que gostaria de ter postado aqui. Gravei tudo, bonitim bonitim e quando chego em casa para repassar o material aqui para compartilhamento, cadê? Sumiu tudo. Mis-té-ri-o, seu Heraldo!

Ainda cheguei a telefonar para o Moacir Maia, cicerone do Heraldo para ver se dava pra refazer, mas ele já está de retorno à Brasília.

Na conversa, Heraldo citou o trabalho jornalístico que vem fazendo na cobertura da Política, as suas participações no Jornal da Globo e o corre corre para atender ao deslocamento para o Rio. Lembrou início de vida profissional no rádio (interior de S. Paulo) e revelou que a afeição que tem por Fortaleza vem desde os tempos em que já morou aqui.

JORNALISTAS. Assessores vão à luta hoje


Viva o Sindjorce, nosso Sindicato dos Jornalistas no Ceará, que hoje coordena encontro de assessores de imprensa sindicalizados. Vai discutir as relações de trabalho desse pessoal, pois segundo a entidade, estima-se que 70% dos jornalistas brasileiros trabalhem atualmente nesse setor.

Há quem sustente que, a exemplo das redações, as relações trabalhistas entre patrões e assessores são precárias. Os profissionais denunciam salários irrisórios, contratação de trabalhadores como pessoas jurídicas e (no serviço público) a falta de concurso.

Jornalista é filho de deus, também sofre!

TV PAGA. No 63 agora tem outro canal


No canal 63 da NET surgiu agora o TC////Touch. Ele é novo?

Ou estou enganado?

REFLUXO. Falar de rádio dá o maior ibope


Eu já tinha desconfiado: quando eu falo de rádio aqui, menino a audiência aumenta mais que os buracos da cidade. Tem reflexo em tudo. Nos comentários, na galera que compartilha [ o que é sempre uma honra ser citado em blogs como o do Emílio Moreno ]; mas o que é melhor é que falar de rádio dá o maior ibope. Por onde ando, todo mundo fala que eu falo sobre esse veículo apaixonante.


* Refluxo?!!! Sim, o refluxo é meu e pronto!

BLOGS. Pré-Jornalismo com muita categoria


Bons tempos esses, onde estudante de Comunicação Social pode experenciar sua futura atividade em redes sociais. No meu tempo de faculdade - curso de Comunicação Social da UFC - nem jornalzinho de fanelógrafo, a gente tinha chance de fazer. Dias de chumbo. Ditadura. Nas horas de recreio, o Luiz Solon (Verdes Mares AM) nos garantia pelo menos o totó.

Hoje, na rede já é possível se deparar com exemplos práticos de bom jornalismo como o do "Meu Pré-Jornalismo", um blog de informação com formação.

Idealizado pela radialista e estudante de Jornalismo da UFPB, Juliny Barreto (Juh Barreto), uma menina quew mexe com desenho gráfico, blog e que se diz "sonhadora, chata, alagoana de certidão, paraibana de criação e paulista de coração".

Menina, agora eu faço como você: "adorei seu blog e voltarei mais vezes, espero contar com sua visita no meu".

É na mesma moeda!

RÁDIO. Carlos Augusto estreia em Mossoró


O Evaristo Nogueira, que pouca gente sabe que é irmão dele, já havia me dito. Agora recebo informação de que "o amigão Carlos Augusto" está de volta ao rádio.

Gente, o Carlos Augusto que tinha um programaço na Verdinha todas as manhãs, não está mais no Ceará. Ele agora pertence ao quadro da rádio Difusora de Mossoró, 1.170 AM.

Boa sorte!

ENSINO. FIC seleciona professores


A consultora de atendimento da VSM Comunicação, Vivian Gai, informa que a Estácio-FIC recebe até hoje inscrições para o novo processo seletivo de professores do curso de Direito da instituição. No total, são três vagas disponíveis para ministrar as disciplinas de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Constitucional nos turnos manhã e noite.

A seleção será composta por análise curricular, provas didáticas e entrevistas, sendo exigido o título mínimo de especialista para ocupar a função. Os interessados devem dirigir-se à Secretaria Geral de Professores da Unidade Moreira Campos (Aldeota) e apresentar a documentação solicitada pela instituição.

O edital completo encontra-se no site da Estácio (http://portal.estacio.br/unidades/faculdade-estacio-do-ceara/oportunidades.aspx). Mais informações: 3456.4124.

RÁDIO. Sem tubão, equipes vão de ônibus


E nunca se viu tanto radialista viajando de ônibus como agora. O pessoal que vai cobrir o jogo de hoje do Ceará lá na cidade do Crato embarcou em ônibus da empresa Guanabara. Profissionais de várias emissoras marcam presença ao vivo, já que a maioria dos jogos do alvinegro não é transmitida pela TV.

Que falta faz o tubão nessas horas...

MARKETING.Refrigerantes à base de maconha



Olha só o que um empresário dos EUA está lançando: refrigerante de maconha. É o "Canna Cola", nos sabores limão (Sour Diesel), uva (Grape Ape), laranja (Orange Kush) e um inspirado na bebida Dr. Pepper (Doc Weed).

Leio no Extra também que os efeitos do refrigerante de maconha não deixarão ninguém doido. Eles seriam similares a uma cerveja leve.

Tem gente que vai dar adeus à Coca.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

SEMINÁRIO. El Shaddai reune 3º setor


O pessoal da Fundação El Shaddai solicitando divulgação do II Encontro entre revitalizadores para unir e integrar ONGs e redes solidárias intersetoriais. Vai ser amanh~na Fateci e é voltado para empresas que desejam desenvolver-se no 3º Setor em favor do cidadão fortalezense.

Instituições que particípam de atividades sociais, culturais, esportivas e de solidariedade são convidadas. O encontro terá como convidados representantes dessas instituições e ainda duas consultoras do Ministéria da Cultura que irão passar imformações importantes sobre o trabalho entre redes solidárias, leis de incentivo, economia solidária, lixo eletrônico e políticas públicas intercetoriais.

Data: 27/01/2011
Local do Encontro: Auditório da Faculdade FATECI no Centro.
Rua Barão de Aratanha 51 próximo a Igraja do Coração de Jesus.
horário: 14 às 18 horas

NOMES. A morte do ator John Herbert


A morte de John Herbert, 81, ocorreu hoje ao meio dia e meia. Vi a notícia no blog do Lauriberto e conferi no site do Jornal Hoje. Era um paulistano que fez cinema, teatro e tv.



Johnny como era conhecido ao tempo em que fazia par com Vivi (Eva Wilma, com quem foi casado) no "Alô, doçura" -, nunca foi lá um grande ator. Eu o achava muito caricato; mas ainda assim fez mais de 30 novelas, desde a velha Tupi. A última foi "As 3 Irmãs", de 2008 na Globo.

Morreu por causa de insuficiência respiratória. Enfisema pulmonar. Fumou muito, diga-se de passagem e que sirva de alerta para essas novas gerações.

SPAM. É do Banco do Brasil ou é falso?



Eu não sou cliente do Banco do Brasil, mas acabo de receber esse e-mail com pedido de atualização da senha (?). A instituição devia alertar o pessoal.

É muita marmota pra cima dos correntistas...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

OSCAR 2011. Os indicados da Academia


MELHOR FILME
Cisne Negro, O Vencedor, A Origem, Minhas Mães e Meu Pai, O Discurso do Rei, 127 Horas; A Rede Social, Toy Story 3, Bravura Indômita, Inverno da Alma
MELHOR DIRETOR
Darren Aronofsky - Cisne Negro; Ethan Coen e Joel Coen - Bravura Indômita; David Fincher - A Rede Social; Tom Hooper - O Discurso do Rei; David O. Russell - O Vencedor
MELHOR ATOR
Jeff Bridges - Bravura Indômita; Javier Bardem - Biutiful; Colin Firth - O Discurso do Rei
James Franco - 127 Horas; Jesse Eisenberg - A Rede Social
MELHOR ATRIZ
Annette Bening - Minhas Mães e Meu Pai; Nicole Kidman - Reencontrando a Felicidade; Jennifer Lawrence - Inverno da Alma; Natalie Portman - Cisne Negro; Michelle Williams - Namorados Para Sempre
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Christian Bale - O Vencedo; John Hawkes - Inverno da Alma; Jeremy Renner - Atração Perigosa; Mark Ruffalo - Minhas Mãe e Meu Pai; Geoffrey Rush - O Discurso do Rei
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Amy Adams - O Vencedor; Helena Bonham Carter - O Discurso do Rei; Melissa Leo - O Vencedor; Hailee Steinfeld - Bravura Indômita; Jacki Weaver - Reino Animal
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Minhas Mães e Meu Pai - Lisa Cholodenko, Stuart Blumberg; O Discurso do Rei - David Seidler; A Origem - Christopher Nolan; Another Year - Mike Leigh; O Vencedor - Scott Silver, Paul Tamasy, Eric Johnson
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
127 Horas - Danny Boyle, Simon Beaufoy; Toy Story 3 - Michael Arndt, John Lasseter, Andrew Stanton, Lee Unkrich; Bravura Indômita - Joel Coen, Ethan Coen; Inverno da Alma - Debra Granik, Anne Rosellini
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Alice no País das Maravilhas - Stefan Dechant: Bravura Indômita - Stefan Dechant; Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 - Andrew Ackland-Snow; A Origem - Guy Hendrix Dyas
O Discurso do Rei - Netty Chapman;
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Exit through the Gift Shop - Banksy; GasLand - Josh Fox; Trabalho Interno - Charles Ferguson; Restrepo - Tim Hetherington, Sebastian Junger; Lixo Extraordinário - Lucy Walker
MELHOR FOTOGRAFIA
Cisne Negro - Matthew Libatique; A Origem - Wally Pfister; O Discurso do Rei - Danny Cohen; A Rede Social - Jeff Cronenweth; Bravura Indômita - Roger Deakins

"O Discurso do Rei" recebeu 12 indicações. É favorito ao prêmio máximo. A refilmagem de "Bravura Indômita" vem em seguida concorrendo em 10 categorias. "A Rede Social" e "A Origem" competem em oito cada.

O favorito na categoria Melhor Ator é o britânico Colin Firth, no papel do monarca britânico George VI, justamente por seu trabalho na obra dirigida por Tom Hooper. A grande surpresa: Javier Bardem por "Biutiful" e Jeff Bridges por "Bravura Indômita".

Natalie Portman está na ponta da indicação de melhor atriz por "Cisne Negro", porém, ninguém se assustaria caso a veterana Annette Bening, da comédia "Minhas Mães e meu Pai", levasse a estatueta.

Na categoria filme de língua estrangeira o mexicano "Biutiful"; o grego ''Dogtooth''; o argelino "Fora da lei"; o canadense ''Incendies''; o dinamarquês ''Em um mundo melhor'', de Susanne Bier.

Na categoria melhor documentário, concorre "Lixo extraordinário", co-produção do Brasil e Reino Unido. A produção acompanha um projeto social do consagrado artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.


FONTE: Informacion.es/Famosidades

CALENDÁRIO. O da NASA está disponível


Janeiro está se acabando mas ainda há tempo para se falar de calendários. O do NASA já está disponível no site da National Aeronautics and Space Administration em PDF.

BLOG. Leitor envia criação para o GENTE



Agradeço ao João Neto essa imagem feita para a cabeça do nosso blog. Vamos aproveitá-la posteriormente. Grato e parabéns.

CHUVAS. Uma pausa pelas vítimas das águas

Foto Bobby Yip


Dias cinzas amadurecem nuvens, grávidas e líquidas que não se sustentam no ar. As águas traem março e se multiplicam em janeiro como a anunciar o dilúvio que nunca se deseja. As ruas da cidade, por onde um rio de carros escoa diariamente, transformam-se numa espécie de rally, criando obstáculos para quem apenas imaginava se dirigir à rotina diária.

Uma procissão de guarda-chuvas ganha as calçadas. Sob eles, pernas se apressam em busca de abrigo. Em ruas alagadas, pessoas se intranqüilizam. A paciência se evapora rápido. As benfazejas chuvas da temporada chegam a ser indesejadas.

No meio da multidão, alguém de máscara se protege. Como a anunciar o futuro próximo depois das cheias. As doenças advindas da quadra invernosa. Nas manchetes, as autoridades falam de epidemias de dengue. Na tv, um rato tenta salvar-se das enxurradas na comunidade da Zeza. A leptospirose é outra ameaça.

Pelo que se vê, o inverno que se aproxima semeiará muito além dos frutos que desejamos colher. Muito mais fruto da inépcia dos homens, do que do castigo dos céus.

CHARGES. IPTU: Isto Pode Trazer Urucubaca



Newton é chargista do Jangadeiro online