Translate

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CENSURA. Estudantes barrados no terminal


A barra do ônibus não foi problema para a turma; pior foi ser barrado no terminal 
O aprendizado jornalístico requer atividade extra-sala para o aperfeiçoamento prático dos alunos. Pois no terminal do Papicu, essa noção de metodologia está simplesmente furada, já que a tarefa de coletar informações está simplesmente proibida.

Hoje pela manhã, uma equipe de estudantes da FA7, acompanhada pelo professor Dilson Alexandre, foi de ônibus ao terminal e se viu impedida de ter essa aula de campo. Em outras palavras, deram um baile neles e foram barrados.

Dizendo cumprir ordens superiores, fiscais interceptaram o trânsito dos estudantes pelo local, proibiram que gravassem depoimento dos passageiros, impediram realização de imagens e, para ser mais objetivo, foram convidados a deixar o local.

"Eu já sabia que para reportagens específicas, necessitava de autorização; jamais para um trabalho desse tipo" disse o professor Alexandre, um grande defensor dessas aulas práticas.  A turma, porém, deixou o terminal com a impressão de que essa regra não foi bem apercebida por uma antiga aluna do curso de Comunicação Social a UFC, hoje instalada na cadeira da Prefeitura do município. 

8 comentários:

Jórdan disse...

Sensacional Nonato!parabéns mais uma vez pelo seu trabalho. Um grande Abraço.
Jórdan Oliveira

David Coelho disse...

Não existe censura para festas da "Fortaleza Bela".

Unknown disse...

Prezado Nonato, verifique sobre a medium Dona Gabriella, pois sempre que acesso seu blog o site dela estar abrindo junto.

ABRAÇOS, MUITA PAZ.

Ismael Luiz disse...

Antiga aluna da UFC e professora de Comunicação,licenciada.Ou não ?

Cátia Moraes disse...

Isso é ridicululu...luiziane!!

Anônimo disse...

Se fosse para falar bem da Fortaleza Bela teriam todo trabalho autorizado e cofee break garantido, maaaaassss foram querer coletar verdades, dá nisso.

Excelente matéria Nonato, barbaridade, isso é um tapa na cara da sociedade como diz José Luiz Datena

Rubens Correia
www.blogdorubinho.com.br

Pedro Linhares disse...

Nonato, a regra é clara: A Constituição garante a plena liberdade de acesso a informação para os profissional do Jornalismo. Por se tratar de um local público, o jornalista não deve ser impedido de exercer sua atividade nos terminais. Isso é um absurdo! A segurança pode impedir somente as atividades comerciais não autorizadas, como a venda de produtos por parte de ambulantes não cadastrados. A Assessoria não tem poder legítimo para impedir a atividade jornalística em um espaço público. Seria como impedir uma reportagem em uma praça do Centro da capital. Talvez queiram apenas impedir flagrantes de passageiros sendo desrespeitados, motoristas abusando da função e guardas municipais truculentos. Eu mesmo já vi alguns desses guardinhas levando um mendigo para uma tal "sala reservada" para "conversar" com o cidadão por que estava pedindo dentro do terminal. Esta é a maneira como a prefeitura cuida da nossa gente. Vergonhoso!

Anônimo disse...

Tudo bem que a medida é antipática e extrema, mas não custava nada uma comunicação prévia. Caso fosse confirmada a proibição mesmo observado isso, aí sim, seria censura configurada com todas as letras...