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sexta-feira, 26 de agosto de 2011

JORNAIS. Impressos marcam mais o leitor


O impacto de uma notícia escrita em papel é bem maior do que as editadas digitalmente, segundo divulgou ontem a Mashable. Ela se baseia em um estudo realizado por doutorandos da Escola de Jornalismo e Comunicação do Estado do Oregon (EUA).

Eles descobriram que leitores de notícias impressas lembram-se "mais significativamente" do que aqueles que lêem notícias online. Leitores de impresso também se lembram muito mais de tópicos escritos na mídia de papel do que os leitores digitais.

Os três autores - Arthur Santana, Randall Livingstone e Yoon Cho - pesquisaram 45 alunos. Destes, 25 lêem a edição em papel do 'The New York Times' e 20 lêem o jornal exclusivamente online. Os participantes foram convidados a ler cada versão do papel por 20 minutos. Em seguida, eles foram interrogados sobre o que leram.

O trabalho de pesquisa oferece algumas possíveis razões para a disparidade: notícias online são consideradas "efêmeras", afirma o relatório. "Ele (leitor) pode aparecer e desaparecer sem aviso, criando assim um elemento de distração." Além disso, o layout de um jornal de papel dá aos leitores uma indicação sobre quais histórias são pensadas para ser mais importantes.

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