Translate

segunda-feira, 27 de junho de 2011

LIVROS. Na trilha dos trilhos que sumiram


Um ferroviário aposentado e um jornalista se uniram para colocar nos trilhos "o trem da história". Resultado: sai o livro "Os Descaminhos de Ferro do Brasil", a ser lançado dia 30 no Museu do Ceará, às 17 horas. Nele, os autores revistam a aventura dos pioneiros que implantaram a estrada de ferro no Ceará.

Quem me passou essa dica foi o jornalista Erivaldo Carvalho, mediador dos 'Debates do Povo' (Povo-CBN, 11 horas), para quem eu havia falado recentemente sobre o abandono a que estão entregues a malha e as estações ferroviárias pelo interior do Estado.

No dia 30 de junho de 1878 foi assentada a primeira estaca para a construção da Estrada de Ferro de Sobral, hoje desativada.

OS AUTORES


JOSÉ HAMILTON PEREIRA é engenheiro eletricista aposentado pela R.F.F.S.A, membro da direção da Associação dos Engenheiros da RVC. Memorialista da ferrovia, é autor, com Francisco Assis Lima, de "Estradas de Ferro do Ceará"(2007) e diretor do Museu do Trem (johape17@yahoo.com.br).

TÚLIO DE SOUZA MUNIZ é jornalista, historiador (graduação e mestrado pela UFC), doutor pela Universidade de Coimbra, Portugal (tuliomuniz2000@yahoo.com.br)

2 comentários:

Leila Nobre disse...

Eu querooooo!!! rsrs

Deve ser muito interessante esse livro!

Marcos Mpe disse...

Nonato por que O Povo Quer Saber foi cancelado? Se explicaram acabei não ouvindo.