sábado, 28 de maio de 2011

NOMES. Morre o Zé Rainha do carnaval


O carnavalesco Cláudio Correia nos informa da morte de Zé Rainha, 79 anos, um dos nomes mais populares do carnaval de rua de Fortaleza. Ele morreu hoje na Santa Casa de Misericórdia para onde fora transportado depois de sofrer um acidente vascular cerebral.

Campeão de vários carnavais de rua em maracatus, Zé Rainha foi o grande homenageado do carnaval deste ano. Ele foi o principal introdutor do luxo e do bom gosto nos cortejos dos maracatus cearenses.

Natural de Lavras da Mangabeira, onde nasceu em 1934, José Fereira Arruda (Zé Rainha), veio morar em Fortaleza no final da década de 1950. Sua estréia na folia de Momo da capital cearense se deu em 1962 desfilando no bloco “Garotas do Sputnik”.

No ano seguinte, 1963, Zé Rainha foi convidado e aceitou sair caracterizado de princesa no Maracatu Rei de Paus. O nome Zé Rainha veio quando em 1964 participou de um concurso para a escolha da Rainha do Maracatu Rei de Paus promovido pelo comunicador José Lisboa que comandava o programa “ Fim de Semana na Taba”, que ia ao ar aos domingos à tarde na Rádio Iracema-AM de Fortaleza.

José foi eleito, passando então a ser chamado de Zé Rainha. A partir daquele ano desfilou pelo Rei de Paus até 1969, quando então resolveu ajudar na reestruturação do Maracatu Áz de Ouro. Naquela agremiação Zé Rainha brilhou de 1970 a 1985, periodo em que foi eleito pelo Júri 0ficial como “Melhor Rainha” durante seis anos consecutivos.

Zé Rainha reinou também na corte do Maracatu Leão Coroado (já extinto), voltou depois a brilhar nos Maracatus Rei de Paus, Áz de Ouro e Vozes da África.. Em 2005 devido a problemas de saúde o artista teve que se afastar dos desfiles, passando a coroa a outro sucessor.

(Com informações do blog de Lauriberto Braga)

Nenhum comentário: