sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

JORNAL. Uma das capas + bonitas de hoje


JORNALISMO. Dança das cadeiras de 2011

Tem mudanças no O Povo e na TV Jangadeiro

O ano novo chega marcado logo no comecinho por mudanças de pesssoas nas redações de jornais e tv. No O Povo, a jornalista Helaine Oliveira assume a editoria-adjunta de Negócios, no lugar de Sandra Nagano. E o competente Luiz Henrique Campos amanhece em 2011 editor-adjunto de Conjuntura (política).

Na redação do telejornalismo da Jangadeiro Anésia Gomes assume o lugar de Jéssica Costa, que deixa a editoria do Barra e vai para o 'Giro das Ruas'. Por sua vez Juliana Castanho vai para o Núcleo de Matérias Especiais, onde estava Reginaldo Aguiar - que ocupará a cadeira da Juliana.

Medidas consideradas pelas empresas como forma de oxigenar o ambiente, revitalizando-os com a troca de posições.

"Alea jacta est"...

540. Jornais anunciam novo valor do minimo


O presidente Lula reajustou o salário mínimo de 510 para 540 no ano que vem.

Os assalariados começaram a refazer suas contas e, mais uma vez, descobrem que na prova dos nove fora [ 5 + 4 = 9 ] é... NADA.

CINEMA. Os melhores e piores do ano 2010


O jornalista Fernando Oliveira, do Diário de SP, faz hoje um levantamento sobre os melhores do ano na telona. Destaca os sucessos de fora, "A Origem" e "A Rede Social". No Brasil, "Tropa de Elite 2" e a temática espírita.

"Não seria exagero dizer que nunca houve um ano tão bom para o cinema brasileiro quanto 2010. Se nos Estados Unidos a indústria se apegou ao 3D para não sofrer com a queda de bilheteria, por aqui houve uma multidão nas salas do país. Muito do êxito se deve à "Tropa de Elite 2", que derrubou um número-tabu: os 12,5 milhões de espectadores de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de Bruno Barreto, em 1976.

Mas foi o nascimento de um rentável filão que consolidou a rentabilidade: as produções espíritas "Chico Xavier" e "Nosso Lar". Isso não é sinônimo de qualidade - para comprovar, basta assistir "Aparecida - O Milagre", que tentou pegar carona nessa onda.

"Tropa de Elite 2" já bateu a casa dos 13 milhões de pagantes, "Chico Xavier" e "Nosso Lar" passaram dos 3 milhões. Dirigido por Wagner Assis, "Nosso Lar", aliás, se tornou o filme mais caro produzido pelo cinema brasileiro: R$ 20 milhões. E nunca se viu tantos documentários: "Dzi Croquettes", "Uma Noite em 67" e "Senna" conquistaram crítica e público.

No exterior, o ano foi de ressaca de "Avatar". Não se fez nada tão grandioso quanto o longa de James Cameron - maior bilheteria de todos os tempos -, mas se privilegiou o cinema mais autoral. A superprodução do diretor de "Titanic" viu suas chances no Oscar serem pulverizadas por "Guerra ao Terror", de Kathryn Bigelow - a grande saia justa, já que ela é ex-mulher do cineasta.

Consagrado por "Batman - O Cavaleiro das Trevas", Christopher Nolan arrebatou plateias e inovou em efeitos especiais com "A Origem". Da mesma forma, David Fincher transformou o Facebook numa empolgante história de traição. Não à toa a temporada de prêmios de 2011 terá os dois longas como presença garantida. Uma pena que, por conta do passado, polêmico Roman Polanski fique de fora das premiações com "O Escritor Fantasma". O DIÁRIO listou os melhores de 2010.

2010. As frases que marcaram o ano velho



Para ler na fonte, clique AQUI.

NOMES. Piora estado de saude de Chico


Chico Anysio, 79 anos, voltou a precisar de ajuda mecânica para respirar, segundo boletim médico divulgado ontem. De acordo com o hospital, o humorista precisou passar por nova broncoscopia (endoscopia respiratória) e permanece no CTI.

Na quarta, Anysio havia apresentado melhora e já respirava praticamente sem o suporte mecânico. O humorista está internado no Hospital Samaritano, no Rio, desde o dia 2. (Folha.com)

MENSAGEM. Feliz MMXI aos nossos leitores


quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

TV. Na Diário, Maísa põe Luizianne na berlinda



Para aqueles que reclamam da ausência da prefeita Luizianne Lins na mídia, ela hoje quebrou o jejum. Concedeu entrevista a apresentadora Maisa Vasconcelos, da TV Diário. Foi um papo descontraído, muito embora recheado de situações provocativas quando a apresentadora do "Sua Manhã", coloca a prefeita na berlinda, querendo saber o porquê das obras andarem tão morosas e a avaliação que ela faz da última pesquisa que lhe aponta como a de pior avaliação.

Luizianne repete a história de que está a dois anos de terminar o mandato e que nunca nenhum prefeito fez tantas obras quanto a de sua administração. Aproveitou para dividir a culpa com a imprensa que não vê o lado positivo de sua administração, muito embora reconhecendo a certa altura que precisa estar mais presente para confirmar a demanda maior que é a agilidade na conclusão de um trabalho para começar outro.

A entrevista completa pode ser acessada AQUI.

2011. Esta foto tem a ver com o ano novo

Será que o ano novo é tão assustador assim?


Alguém sabe atinar do que estou falando? Aguarde detalhes...

2010. A retrospectiva dos que se foram



Info do Diário de SP

RÁDIO/TV. Carneiro Portela sofre enfarte


Leio no blog do Lauriberto Braga, que o poeta Carneiro Portela (Nordeste Caboclo e Forrozão da Verdinha) sofreu um pequeno enfarte.

Vibrações pela melhora de sua saude.

RÁDIO. Para aguardar 2011 com música


NOMES. Morre atriz que lutou contra anorexia


Sabe aquela atriz e ex-modelo francesa que foi lançada à fama depois de se deixar fotografar nua em uma campanha contra a anorexia? Pois Isabele Caro, morreu dia 17 de novembro aos 28 anos.

"A atriz francesa, sempre presente na mídia por sua luta, faleceu no mês de novembro na maior discrição possível", afirmava a notícia. A causa da morte não foi informada. Um amigo da ex-modelo, o cantor suíço Vincent Bigler, confirmou a morte em seu próprio site.

Isabelle Caro começou a trilhar o caminho da fama em 2007, ao mostrar seu corpo magro para as câmeras do fotógrafo Oliviero Toscani, como forma de advertir as pessoas para as consequências da anorexia, de que sofria desde os 13 anos e que a levou ao coma em 2006, quando pesava 25 quilos. Ela media 1,65m. No início de 2010, Caro anunciou que havia chegado aos 42 quilos.

Para se ter ano novo é preciso merecê-lo

O vídeo é de autoria de Graeme Taylor; o texto é nosso



Já notaram como a estação do tempo assemelha-se muito a um desses locais de embarque de passageiros? Uma gare de trem ou um terminal de linhas aéreas. Neles, vidas se entrecruzam. Gente que chega e gente que sai. Cada uma leva emoções que se diferenciam. Os que se despedem carregam emoções marcadas por uma saudade secreta; os que chegam trazem consigo a esperança de renovadas venturas. Pois a mudança final do calendário humano é, mais ou menos, assim.

O ano que nos deixa, leva os momentos bons que vivenciamos, marcados pela alegria e bem estar. Na outra ponta, histórias de dor e sofrimento que mais desejaríamos esquecer. Alegrias recolhidas como frutos saborosos de outras safras. Perdas que nos levaram a provar o amargo sabor de novas experiências.

Em tudo e por tudo, há lucros. Os que avançaram o passo, foram mais adiante. Os que melhoraram de vida e não se perderam na ganância. Os que consumiram mas não se deixaram ser consumidos pelo Ter. Os que amaram sem esperar nada em troca. Esses listam ganhos; contabilizam vitórias. Os que sofreram alguma perda de ente querido ou qualquer outro travo de desgosto, certamente reclamarão na retrospectiva do tempo, embora reconheçam que, até nas perdas, é possível sim, avançar mais do que nos instantes de vitória.

O novo ano que desembarca nessa estação do Tempo, embora não tenha ainda mostrado sua verdadeira cara, há de vir revestido de Luz e de Esperança, para que possamos realizar todos os nossos intentos.

Que venha 2011! Aureolado pela Luz de nossos pensamentos mais positivos. Que assuma o posto de comando do nosso tempo e nos permita o fazer todo ideal de Amor e Fraternidade.

Estamos prontos. Á espera desse passageiro do tempo que traz encomenda de amor e confiança para dividir com todos. Que seja de bom augúrio. Para ele, é que acorremos de braços abertos, crentes de que venha renovar a nossa Fé e a nossa Boa Vontade. Que possa acrisolar o nosso desiderato maior, que é o de servir a todos, contribuindo para que o Planeta dê um salto de qualidade em favor do Bem.

Que chegue pleno de Paz. Que justo na medida exata da Justiça e refaça em nós todas as promessas de novas realizações. Porém é bom lembrar que só depende de nós para termos um ano NOVO, novo meeesmo. Que, cada um possa realmente contribuir com a parcela de trabalho que nos compete. Afinal, quando for a hora de sagrar-se à lembrança do tempo, como fazemos agora com 2010, que sejam nossos pensamentos de viva gratidão por tudo que ele nos der. Desde que façamos por onde merecê-lo.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

NOMES. Juciê Cunha, a maturidade aos 28


2010 nos deu por companhia Juciê Cunha. Ele enriqueceu o elenco da TV Jangadeiro. Tem 28 anos, mas aparenta bem menos. O 'mais' meeesmo é o que ele imprime a seu trabalho: qualidade.

Nascido onde sopram os melhores ventos do Estado, Aracati, crescido no meio de gente que faz rádio por gosto e vocação... não deu outra! O menino caiu nessa vida de rádio e TV. E, sejamos sinceros, ele o faz com o critério e a responsabilidade de quem tem maturidade.

Juciê Cunha, irmão d´outro cabra bom também [ o Antero Neto, narrador esportivo da TV Verdes Mares ] é o terceiro entrevistado da série que o GENTE DE MÍDIA iniciou neste dezembrino mês.

TIRIRICA. O cearense + blindado do ano


"Nunca vi uma pessoa mais blindada do que o Tiririca".

Jornalista em busca de informação sobre estado de saude do deputado

RETRÔ. O Povo revista 2010 em revista



A 'retrô 2010' de O Povo, exibir-se-á (ops!) em formato de revista. Será no dia 31 de dezembro, sexta-feira. Quem me manda e-mail contando a novidade é a assessora de imprensa do grupo, Joelma Leal, adiantando que serão 68 páginas, com os desafios da presidente eleita Dilma Rousseff e mais outras dez coisas que precisamos saber para entender 2011. A capa em verde (esperança nossa) e amarelo transparente, mostra a imagem da presidente de olhos voltados para o alto como a pedir proteção dos deuses. Que ela   possa realmente conciliar - pelo menos - o que Lula fez.

O material traz uma seleção de 11 notícias do ano que se encerra e que terão impacto sobre o ano que se inicia. De alguma forma, trata-se do legado que o fim desta década deixa para o decênio que se inicia”, explica o editor-adjunto do Núcleo de Conjuntura do O POVO, Érico Firmo, responsável pela coordenação e edição da revista.

Os textos são assinados pelos jornalistas Ana Mary C. Cavalcante, Regina Ribeiro, Guálter George, Érico Firmo, Alinne Rodrigues, Yanna Guimarães, Henrique Araújo, Cláudio Ribeiro, Luar Maria Brandão, Marília Cordeiro. A concepção gráfica e a edição de arte são da dupla Andrea Araujo e Gil Dicelli.

Há, ainda, imagens dos fotógrafos do O POVO, que marcaram 2010, além de frases e charges marcantes. Para fechar a edição, há entrevista exclusiva com o neurocientista Miguel Nicolelis, apontado como um dos cientistas mais importantes do mundo e até como potencial candidato a dar o Nobel de Medicina ao Brasil.

Charges. Quem é bom já nasce Clayton


FIM-DE-ANO. A festa dos jornalistas no Paço


Jornalistas que foram ontem para a festa de confraternização da Prefeitura com os profissionais de imprensa, disseram que foi ótimo o encontro. No Paço, no entanto, não passou em branco a ausência da prefeita. A assessoria deu conta do recado.

Luizianne Lins, provavelmente, está ocupada com a menina dos seus olhos: a festa do revéillon.

FIM-DE-ANO. Nossas reflexões reflexivas


Quantos dias faltam para que o ano seja NOVO meeesmo?

Saiba que não depende só da mudança da folhinha...

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

JORNAIS. Impresso põe contas em foco


GOSSIPS. Elton John e seu marido são pais


Deu no jornal: "O cantor Elton John e seu marido, David Furnish, anunciaram que se tornaram pais de um bebê nascido com a ajuda de uma mãe de aluguel.

Segundo afirmou o casal ao site da revista americana Us, o bebê do sexo masculino nasceu no Natal com 3,6 quilos e se chama Zachary Jackson Levon Furnish-John.

"O Zachary está saudável e está muito bem. Nós somos pais muito felizes e orgulhosos", disse um comunicado do casal.

"Estamos inundados de felicidade e alegria neste momento muito especial", completou o comunicado.

Um representante de John e Furnish disse que eles pretendem proteger e respeitar a privacidade da mãe de aluguel e não farão comentários sobre os detalhes sobre como foi feita a inseminação.

NOMES. Morre ator Dary Reis aos 84 anos


O ator Dary Hugo dos Reis, 84 anos, conhecido como Dary Reis, morreu nesta segunda-feira, no Rio. Gaúcho, iniciou na TV Globo em 1967, na novela "Anastácia, a Mulher sem Destino".

Das inúmeras novelas, filmes e minisséries em que atuou na televisão brasileira, Dary Hugo dos Reis interpretou desde um dos vilões do seriado "Falcão Negro", na TV Tupi em 1957, até o próprio Mágico de Oróz, no filme "Os Trapalhões e o Mágico de Oróz", de 1984.
Nascido no Rio Grande do Sul, Dary Reis, como era conhecido, mudou-se para o Rio na década de 1940 para tentar a vida como ator.

Depois de participar de programas da TV Tupi e fazer alguns papéis em filmes na década de 1950, iniciou a carreira na TV Globo.

Os quase 40 anos de trabalho na emissora começaram em 1967, na novela "Anastácia, a Mulher Sem Destino". Daí em diante, foram quase duas décadas de participação ininterrupta em programas da Globo.

Na novela "Escrava Isaura", viveu o conselheiro Fontoura. Atuou nas duas versões de "Irmãos Coragem", interpretando Lázaro em 1970 e dando vida a Cameo em 1995.

Atuou ainda em "Força de um Desejo", "Torre de Babel", "Por Amor", "A Próxima Vítima", "Sonho Meu" e "Mulheres de Areia". Sua última participação na TV Globo foi na novela "Bang Bang", em 2005.

Antes de viver o Mágico de Oróz, trabalhou com Renato Aragão em "Os Trapalhões na Serra Pelada" (1982) e "O Trapalhão na Arca de Noé (1983)", além de atuar na "Turma do Didi".
(Folha.com)

IBOPE. A audiência de Passione e de Hebe


A novela "Passione", da Globo, bateu seu recorde ontem, com a morte de Totó (Tony Ramos). Deu 46 pontos, segundo a prévia do Ibope da Grande SP, com pico de 50.

Após 25 anos no SBT, Hebe se despediu ontem do canal. A despedida foi gravada no dia 13. Segundo medição prévia do Ibope, seu programa, que vinha registrando 3 pontos de média, ontem marcou 4 (240 mil domicílios na Grande SP). A apresentadora deve estrear novo programa na Rede TV!.

A presença de Hebe Camargo no último "Domingão do Faustão" aumentou em 7 pontos a audiência do programa da Globo, que fechou com 19 pontos. Na semana anterior, a atração havia marcado 12 pontos.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

POLÍTICA. O secretariado do Cid Gomes


O governador Cid Gomes anunciou nesta tarde, na Residência Oficial, os nomes dos secretários que farão parte de seu segundo mandato. Veja lista completa:


Casa Civil: Arialdo Pinho

Casa Militar: Coronel Brasil

Chefia de Gabinete: Ivo Gomes

Procuradoria Geral: Fernando Oliveira

Secretaria da Fazenda: Mauro Filho

Controladoria Geral do Estado: João Melo

Secretaria da Educação: Izolda Cela

Conselho Estadual de Educação: Edgar Linhares

Secretaria da Saúde: Arruda Bastos

Segurança Pública e Defesa Social: Coronel Bezerra

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social: Evandro Leitão

Secretaria do Esporte: Gony Arruda

Secretaria da Cultura: Francisco Pinheiro

Ciência e Tecnologia: René Barreira

Justiça e Cidadania: Mariana Lobo

Secretaria de Infraestrutura: Adail Fontenele

Recursos Hídricos: César Pinheiro

Cidades: Camilo Santana

Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente: Paulo Henrique Lustosa

Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico: Ivan Bezerra

Turismo: Bismarck Maia

Desenvolvimento Agrário: Nelson Martins

Secretaria Especial da Copa: Ferruccio Feitosa

Pesca e Aquicultura: Flávio Bezerra

O suplente de deputado estadual pelo PT, Antônio Carlos, deverá ser o futuro líder do Governo na Assembleia Legislativa.

Os nomes dos titulares da Adece, da Secretaria do Planejamento e da Corregedoria da Polícia (a ser criada) não foram divulgadosnesta segunda-feira.

(O POVO)

MARKETING. Este vídeo é do cacête. Assista


O que você vai ver é INCRÍVEL! Um bar criou uma maneira de encher os copos de cerveja como ninguém jamais pensou: pelo fundo do copo. O mais incrível é que retirada da engenhoca criada para tal coisa, os copos não vasam. Assista e depois leia o resto:



Você viu: os copos de cervejas são enchidos sob o olhar do cliente e de uma maneira nada convencional. A pergunta que não quer calar (ô expressão chata!): Como diabos isso funciona? Por que a cerveja nunca sai do fundo do copo?

A explicação é a seguinte - dois pontos. Cada copo tem na sua parte inferior um pequeno ímã, como uma folha fina, quase como um adesivo. Ele estrá unido ao fundo do copo e também a pressão do líquido contribui para esse aumento.

Quando colocado na máquina, que tem um ímã invertido com relação a de vidro, o vidro deixa abrir o ímã-etiqueta e permite a passagem de cerveja. Depois é vedado totalmente.

Mas o legal é que a quantidade nunca extrapola e tem outras vantagens como aumentar a velocidade de distribuição de cerveja até nove vezes e deixar menos espuma.

A dica é do Javier G. Pereda, vista no SportsGrid.

2011. Qual dessas capas você escolheria?

Festas para 2010 e dívidas em 2011

Eu citei ainda há pouco a revista de humor El Jueves e adorei a capa da edição de dezembro onde eles colocaram-na em duas faces, mostrando a alegria no bota-fora do ano velho e a realidade do ano novo que vai chegar.

Certamente que os espanhóis, onde é editada a revista, não andam lá muito bem das finanças e não poupam críticas ao primeiro ministro. Mas se levarmos pro terreno do real, 2011 chega com aqueles aumentos, uma lista de contas para pagar no início do ano - inclusive dívidas contraídas para se celebrar a chegada do dito cujo.

Qual dessas capas você elegeria?

RÁDIO. A morte ironizada em publicação


Pelo visto, crítica a comentaristas econômicos não é previlégio do brasileiro. Tem gente que os trata com mais rigor do que a gente. A edição online da revista ElJueves, da Espanha, traz hoje a notícia da morte de um locutor que sofria de "diarréia verbal", na opinião de leitores. E pelo que se pode ver da imagem/texto, a figura não era lá flor que se cheire.

JORNAL. Luizianne, de avatar no O Povo



A edição de hoje do jornal O Povo deixou a prefeita Luizianne Lins com cara de avatar. A foto de Edimar Soares num lembra os personagens do filme "Avatar", habitantes de Pandora?

Resta saber se é uma forma de dizer que está tudo azul com a prefeita ou fazer um link com outra Pandora, aquela da caixa*.

* Diz a lenda que ao abrir a caixa de Pandora todas as virtudes escaparam e só restou a esperança

HQs. Abril reativará linha de super-heróis


A notícia é boa para os maníacos de HQs: a Editora Abril pretende reativar sua linha de super-heróis em 2011. Segundo o Blog dos Quadrinhos, serão títulos baseados nas animações dos personagens da DC Comics exibidas pelo canal a cabo Cartoon Network.

A informação corrente é de que serão quatro revistas: "Superman", "Batman", "Liga da Justiça" e "Jovens Titãs", que devem sair em março, com circulação trimestral e 112 páginas.

VIDEO. Pgm do Faustão visto por outra câmera


FLAGRA. Saiu no Twitpic do Zé Rosa

Cena do casamento do Adriano e Sabrina


Pois é, Bloc. Sou eu mesmo abençoando o casal. E olha, com este já são quatro os casamentos que a gente serve de mestre sem cerimonia. E, pelo que vejo/ouço todos vão muito bem, amém.

Pelo menos, eles se queixam...

CURIOSIDADE. Revista baixa preço de capa

Uma maneira de se tornar mais acessível

Poucas vezes, o consumidor tem visto o preço de um produto ser reduzido. Falo principalmente do preço de uma publicação. Nunca tinha visto nem falar. Mas agora isso vai acontecer com a edição de janeiro da revista Bravo

A revista que teve aumento de sua circulação paga em 31%, segundo diretores da publicação, começa 2011 com uma estratégia de se tornar mais acessível. Tem novo preço de capa. Ele caiu de R$ 14,90 para R$ 10.

domingo, 26 de dezembro de 2010

2010. Os melhores segundo a Revista da TV

Será que essa seria a sua lista?

O Prêmio Melhores da Revista da TV revela os preferidos dos leitores em 2010.

Repetindo a performance de 2009, Luciano Huck e seu "Caldeirão do Huck" foram os preferidos dos leitores no site da Revista da TV, com 44,51% e 52,60% nas categorias Apresentador e Programa TV Aberta, respectivamente. Já "Ti-ti-ti" arrebatou três prêmios: Melhor Novela, com 47,42% dos 2.792 votos no quesito, além de Melhor Atriz para Claudia Raia, com 33,01%, e Revelação para Clara Tiezzi, com 41,73%.

Veja os melhores da Revista da TV na votação dos jornalistas:

NOVELA - 'Ti-Ti-Ti'

ATRIZ - Claudia Raia
ATOR - Alexandre Nero
REVELAÇÃO - Clara Tiezzi
APRESENTADOR E PROGRAMA TV ABERTA - Luciano Huck e 'Caldeirão do Huck'
APRESENTADORA - Patrícia Poeta

Outros premiados:

MINISSÉRIE/SÉRIE - 'Junto e misturado'
HUMOR - 'CQC'
SÉRIE INTERNACIONAL - 'Glee'
PROGRAMA TV FECHADA - 'Diário do Olivier'
REALITY SHOW - 'BBB 10'
PERSONALIDADE DO TWITTER - Bruno Mazzeo

FLAGRA. Papai Noel amanheceu só o caco


Foto do Liberation

CULTURA. A arte inspirada por Cristo

Artistas buscaram inspiração na figura de Jesus

A figura de Jesus, cujo Natal ontem foi celebrado em todo o mundo cristão, tem sido motivo de inspiração para muitas obras de arte. Na pintura, Eugène Delacroix em 1824 produziu o seu "Cristo no Jardim das Oliveiras.

Na música, também, é grande a lista de composições cujo foco é a figura mítica do grande inspirador da humanidade cristã. Para quem se interessar em ouvi-las, clique AQUI.

ENTREVISTA. E o noivo deu pauta à noiva

O jornalista Adriano Muniz fala sobre o casório

Eles se casaram ontem; mas é como já se conhecessem há muitas vidas. Adriano Muniz e Sabrina Lima, jornalistas da TV Jangadeiro, receberam 250 convidados na barraca Atlantidz, na praia do Futuro e celebraram oficialmente a união que se repaginou a partir do reeencontro dos dois nas redações do telejornalismo.

Antes da cerimônia, que teve Rubens e eu [ como mestre sem cerimônia ], notei o noivo preocupado. A noiva fez charminho, deixou ele (e convidados) esperando um bom tempo. Teste para ver se ele era paciente, logo nesse primeiro momento. Adriano suava às bicas. Uma cascata jorrava no cenário lúdico da praia, harmonizado pelo canto de familiares, cerimonializado pela Vera e que teve o brilho de música ao vivo. (Olha que texto mais piegas; parece até coisa de colunista social).

Lá pras tantas, eu já impaciente com a roupa de domingo que o Adriano exigiu que eu fosse (cheguei a ser confundido com garçom por um convidado), resolvi entrevistá-lo. O que você verá/ouvirá é um pouquíssimo do muiiiito que Adriano é. Menino, moleque... mas é meu chefe. E por isso não digo outras coisas com receio de amanhã ser despedido.


TWITTER. O passarinho está de ressaca?


Tentei acessar o Twitter e minha página não respondeu. Está como se o meu cadastro não existisse. Pensei que fosse coisa da (minha) ressaca. E até imaginei que fosse a do 'passarinho'. Preocupado fui à Central de Ajuda: já havia alertas de que o problema não é apenas meu.

AMIGO SECRETO. Desejos do Noel pirata

Lembranças do Natal que foi ontem

Um anúncio, postado semana passada, provocou indignação entre usuários das redes sociais. Nele, um Papai Noel pirata dizia o que desejava de presente na festa de amigo secreto: "Deixe-me maconha, cerveja e cachaça. Foda-se leite e bolachas. Ok, me deixe os cookies".


Pois se você achou absurdo, leia o post logo abaixo e verá que o uso desses artifícios no marketing publicitário, é do tempo da humana idade.

PROPAGANDA. Anúncios provocantes

O hedonismo em anúncios natalinos vem dos anos 30

Passado o Natal, todo mundo curtindo a última ressaca grande do ano [ a de sábado que vem já pertence a 2011 ], mas é tempo de falar da festa.

Todo ano, discute-se a perda de identidade da festa; critica-se ainda mais a figura do Noel aparecendo mais que o protagonista e, claro, lamentou-se que a propaganda tenha desvirtuado ainda mais o sentido natalino esquecendo-se da figura do Cristo. Mas o marketing já faz uso desses recursos há muito tempo.   

Começo dos 30 do século passado, anúncios de Natal costumavam ser muito mais impressionantes ao utilizar-se de imagens provocativas e de sedução. Vendia-se desde sexo, armas e cigarros. E nem por isso, o mundo acabou, ô da poltrona!

FÉRIAS. Fortaleza na mira de muitos turistas



Tempo de férias. E Fortaleza está no alvo de franceses interessados em disputar por aqui uma semana de delicioso descanso. Os anúncios das agências de viagens atraem o público interessado.

De nossa parte, falta maior cuidado com a cidade.

sábado, 25 de dezembro de 2010

NOMES. Adriano e Sabrina se casam hoje


Daqui a pouco, realiza-se a cerimônia de casamento dos jornalistas Adriano Muniz e Sabrina Lima, da TV Jangadeiro. O encontro das duas famílias e convidados especiais será numa barraca da praia do Futuro, onde haverá uma concelebração festiva.

Adriano e Sabrina são dois dos melhores profissionais do novo jornalismo cearense e foi nessa atividade que eles dois descobriram serem afins não apenas nas pautas, nas matérias e no batente diário. Descobriram-se elos de uma grande corrente de amor que, provavelmente, circunavega o ambiente da vida dos dois, já há algumas vidas.

NATAL. Descubra o que se presenteia por aí



Clique AQUI.

REVISTA. Marie Claire inova com animação


Na onda dos recursos do iPad, a publicação Marie Claire inova ao trazer uma capa na versão online em que a imagem da atriz Emma Watson se movimenta e parece interagir com o leitor.

TELEVISÃO. Hebe na Globo... quem diria!


É Flávio Ricco quem informa em sua coluna: "A Globo promove amanhã, no "Domingão do Faustão", a entrega do Troféu Mario Lago 2010. Hebe Camargo é a grande homenageada e o prêmio será entregue pelo vencedor do ano anterior, Antonio Fagundes.

A gravação aconteceu no dia 11, e Hebe, emocionada, agradeceu Faustão pelo convite. Ele, por sua vez, declarou que é amigo dela há mais de 40 anos e que sempre teve vontade de homenageá-la. Segundo ele, a presença de Hebe foi "um marco histórico para o programa".

O troféu Mario Lago teve sua primeira edição em 2001, com o artista que o denominou como vencedor. Depois, premiou Laura Cardoso, Paulo José, Glória Menezes e Tarcísio Meira, Tony Ramos, Lima Duarte, Glória Pires e Gilberto Gil. Sobre a escolha deste ano, Faustão revelou que Hebe agradou a todos: O programa terá ainda as presenças de Gabriela Duarte, Glenda Kozlowski, Luana Piovani, Nathalia Dill, Suzana Pires, Irene Ravache, Tiago Leifert, Neymar, Bruno de Luca, Caio Castro, entre outros.

COLUNAS. De Tutty (Vasques), um pouco


O relógio marca

Não sei se você se deu conta, mas o verão este ano começou às 21h38 ou, como se diz na TV Globo, “logo depois da novela Passione”.

É o mesmo horário do ‘Roberto Carlos Especial’, dos jogos do Brasileirão no meio de semana, de ‘Tela Quente’, ‘A Grande Família’…

Enfim, a emissora deve ter comprado os direitos da estação.

Se cismar, tira o Sol do ar à hora que bem entender – e não se fala mais nisso, ok?

JORNAIS. Por aqui as rotativas pararam


E quem pensar em sair de casa e ir buscar algum jornal impresso, vai dar viagem perdida. Não circula nenhum jornal hoje em Fortaleza. Muito menos vale acessar as páginas das edições online.

As rotativas pararam... é Natal!

GOOGLE MAPS. Por onde andou Papai Noel



E o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte e o Google estiveram rastreando a localização do bom velhinho de acordo com o fuso horário.

Para saber mais, clique http://www.noradsanta.org/

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

PRÊMIO. Robério Lessa é mais um premiado


E o ano vai chegando ao final com mais gente sendo premiada. Robério Lessa foi eleito o destaque da Imprensa dos 'Melhores do Esporte Motor', coordenado por Afrânio Pio. Nada mais justo.

Aliás, o 'big boss' do blog de velocidade mais lido no Ceará vai entrar o ano novo na maior expectativa: ele se casa em setembro.

Ah! não é para dizer? Pois eu não disse, postei.

NOMES. A morte do maestro Zezinho


A informação saiu agora há pouco no Twitter: morreu o maestro Zezinho, aquele do "Qual É a Música" do programa do Silvio Santos.

POST SCRIPT

Conhecido como maestro Zezinho, o músico João Batista da Silva Junior morreu na tarde desta quinta (23) aos 78 anos.

Zezinho estava internado há 40 dias, após sofrer um enfarte.

O maestro dirigiu a orquestra do SBT por décadas e trabalhou ao lado de Silvio Santos em diversos programas. Tem como um de seus principais arranjos a música tema do programa "Show de Calouros", além de ser a inspiração para o bordão "quantas notas, maestro Zezinho", dentro do programa "Qual é a música".

Silvio Santos e o maestro Zezinho se conheciam desde quando trabalharam juntos na Rádio Nacional em 1960.

PESQUISA. Cid é o 2º mais bem avaliado

Datafolha lista os governadores mais bem situados

E o governador do Ceará, Cid Gomes, é o segundo mais bem avaliado do País, segundo pesquisa Datafolha.

O pernambucano Eduardo Campos (PSB) é o cabeça da lista. A nota média atribuída a Campos foi 8,4. O pernambucano também alcançou a maior taxa de aprovação (ótimo e bom), com 80%. Em julho, esse índice era de 62%.

O cearense Cid Gomes teve nota média de 7,6 e aprovação de 65%. O terceiro colocado é o governador da Bahia, Jaques Wagner que teve nota 7,3 e aprovação de 60% dos baianos.

MÚSICA. Natal sem CD de Roberto Carlos


E o Natal, mais uma vez, não contará com um disco novo de Roberto Carlos, comum na lista de compras de muitos brasileiros. O 'rei' está sem lançar um CD de inéditas desde "Pra Sempre", em 2003.

Li na coluna de Alan Faria, que Roberto Carlos já gravou pelo menos cinco músicas para o seu novo disco, que deverá ser lançado no ano que vem. O trabalho vem sendo anunciado desde 2009 e tem várias canções escritas em parceira com Erasmo Carlos.

"A agenda intensa de shows em 2010 impediu o Rei de concluir o álbum comemorativo dos seus 50 anos de carreira. Segundo o produtor Guto Graça Mello, o disco será entregue para a gravadora em janeiro.

Neste ano, Roberto Carlos lançou o CD e DVD "Emoções Sertanejas", com o registro do show em que dividiu o palco com duplas do gênero, como Zezé Di Camargo & Luciano, Victor & Leo e Bruno & Marrone. O disco vendeu 228 mil exemplares".

NATAL. Sumiu uma rena de Papai Noel


Se Papai Noel não der as caras por aí, é que ele bebeu todas e ainda ficou à espera da saideira na última balada antes do compromisso de hoje. O bom velhinho recebeu seu 13º e o sumiço de uma das suas renas o deixou transtornado.

O que terá acontecido com o animal? Falo da rena.

NATAL. Economia na hora do feliz natal

É bom verificar as tarifas mais em conta

Quem não vai passar o Natal com a família ou com os amigos, a saída pode ser um telefonema. Mas, antes de discar, é importante saber como economizar na hora de desejar o feliz Natal. Para isso, vale a pena pesquisar as menores tarifas por operadora.

Mandar um SMS é sempre uma boa opção para economizar. As operadoras Oi, Tim e Vivo cobram R$ 0,39 por SMS avulso-- aquele que não está incluso no pacote. Na Claro, um torpedo custa R$ 0,30.

O consumidor precisa ainda ficar atento ao fazer uma ligação de longa distância. As operadoras costumam oferecem tarifas mais baratas para quem usar o código da empresa parceira.

(O DIA)

NATAL. Minha cantiga natalina predileta

A música é de Edson Borges, a letra minha

Ví uma estrela lá no céu
brilhando intensamente
E uma suave canção feliz a anunciar
que um deus-menino vai chegar

Com os olhos deslumbrantes
lhes damos boas vindas
É um deus-menino que vem
e que vai transformar
em paz e amor, em amor e paz
nosso destino...

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

RÁDIO. Fim-de-ano Cristo, Rosa e Gonzagão


Neste sábado, dia 25, o nosso programa na 'Povo-CBN', de 8 às 10 horas da manhã, vai contar com a presença do pastor Munguba Jr, falando a respeito da festividade e da importância do Cristo na vida de todos nós.

E na FM Assembleia, o primeiro de dois especiais de fim de ano. Um deles vai ao ar no domingo, a partir das 10h, é a homenagem ao centenário do cantor e compositor Noel Rosa.

A jornalista Fátima Abreu, produtora e diretora da FM Assembleia, ressaltou que durante todo o ano de 2010, a rádio homenageou o centenário de Noel Rosa, tocando suas músicas às terças-feiras, no programa Narcélio Limaverde. Narcélio é o narrador do especial sobre Noel.

Já no dia 30 de dezembro, às 20h, o Programa Gonzagando trará um especial sobre o Rei do Baião, também produzido por Fátima Abreu e apresentado pelo radialista Gerardo Anésio. O programa terá participação dos sanfoneiros Waldonys e Joquinha Gonzaga (sobrinho de Gonzagão); do cantador Jurandy da Feira; do deputado Ronaldo Martins (PRB), fã e colecionador de músicas do Rei do Baião e dos pesquisadores Marcelo Leal e Paulo Wanderley.

No último dia do ano, a FM Assembleia apresentará uma retrospectiva das atividades da Casa em 2010, com exibição às 22h e reprise na manhã de 1º de janeiro, após a solenidade de posse do governador Cid Gomes e do vice-governador Domingos Filho.

NATAL. O Google faz a sua homenagem



O Google decidiu celebrar o Natal de uma maneira especial, mudando o seu logotipo tradicional por um mosaico de imagens (mini-cards) que mostram as tradições, gastronomia e monumentos associados a esta importante celebração. Um tronco de Natal, um Pierogi (polonês e um prato russo), Santa em um telhado, a Catedral de São Basílio, com a neve, as danças indianas, o Monte Fuji, a Grande Muralha da China, o Deserto do Saara, Chile, Nepal, Sydney Harbour, gôndolas venezianas, a canga Africano (colorido, pano colorido), uma lâmpada de henna, as nossas vinhas, o oud (um instrumento semelhante ao alaúde europeu.)

Google nos convida a passar o mouse sobre cada caixa, o que aumenta de tamanho, e leva a uma busca que explica em detalhe a história ou a referência que temos no desenho. Todas juntas são uma celebração das tradições do Natal e do mundo. Um retrato de como o Natal é vivido em todo o mundo .

TV. Memória do NE aborda cinema político

Títulos cinematográfico relacionados à política

A próxima edição do "Memória do Nordeste" pretende mergulhar na filmografiia relacionada com títulos cuja temática tem a ver com Política. Filmes como "Lula - o Filho do Brasil", "Sargento Getúlio", de Silvio Tender, "Olga", de Jayme Monjardim, e documentários com "Dilma Rousseff" fazem parte do programa que é produzido pela jornalista Simone Morais.

Memória do Nordeste,
TV Diário
Terça feira
canal 22
21 horas

BARRIGADA III. E o que diacho é isso?


Um leitor me indagou o que vem a ser barrigada, expressão que usei nos dois posts anteriores para falar do jornal português noticiando a morte do vice-presidente e que não aconteceu.

Trata-se de erro, da falta de apuração de um fato e que divulgado sem o menor rigor de confirmação acaba criando incômodo para quem divulga e para quem é citado. Todos os meses centenas de publicações impressas ou digitais cometem esse tipo de deslize.

SITES RELACIONADOS

BARRIGADA II. Jornal corrige erro sobre vice


BARRIGADA. Portugal noticia morte do vice


A notícia veiculada pelo Destak é de que o vice-presidente teria falecido hoje pela manhã.

Nenhum órgão de imprensa brasileira confirmou essa informação.

Seria uma barrigada?

NOMES. Taí um título que merece aplauso


ENTREVISTA. Augusto Bonequeiro e 2011


Augusto Bonequeiro vai lançar em 2011 um novo boneco: o Parlamentar. Ele promete que será alguém alfabetizado, muito bem informado e não será manipulado. "Ele vai ser induzido e não manipulado", contou ele numa entrevista feita de supetão nos jardins da TV Jangadeiro.

Eu passava esta tarde pelos jardins da emissora, ele chegava todo firififiu na sua moto ultra-moderna - "do preço de um carro zero". E eu frescando, liguei o iPhone para fazer algumas fotos. Resolvi ligar a câmera de vídeo. E conversamos um bom miolo de pote.



O resultado está aqui que postamos sem se preocupar com edição, muito menos com o balanço da câmera ou do dedo do entrevistador querendo tomar a frente do entrevistado. Importante é inaugurar uma série de vídeo-entrevistas neste GENTE DE MÍDIA com quem a gente tem apreço e o público ainda mais.

JORNAIS. Povo erra na conta de aritmética

Se aumentou de 3 para 6, o correto é duplica

CINEMA. Avatar, o filme mais visto na Internet


Avatar", o filme de maior bilheteria da história, é também o filme mais baixado na internet em 2010, com mais de 16 milhões de downloads, segundo o site TorrentFreak. A obra de James Cameron, que arrecadou cerca de US$ 2,8 bilhões no mundo todo desde a estreia nos Estados Unidos, em dezembro de 2009, registrou 16,5 milhões de downloads este ano por meio da tecnologia bit torrent (p2p).

O dado representa um aumento de 33% em relação ao filme mais baixado em 2009, que foi "Star trek", co m 11 milhões de downloads. Atrás de "Avatar", está "Kick ass - quebrando tudo", de Matthew Vaughn, com pouco mais de 11 milhões de downloads.

MÚSICA. Os 100 melhores discos de 2010


Saiu a lista dos 100 melhores discos do ano no blog do Guilherme Werneck.

É possível concordar, porém...

JORNAIS. Quem são os melhores em vendas

Folha lidera crescimento da venda de jornais no Brasil

Vendas de novembro revelam que os jornais de interesse geral foram os que mais cresceram em vendas em novembro. A Folha apresentou o melhor desempenho, ficando na liderança, segundo o IVC (Instituto Verificador Nacional).

O jornal cresceu 7,22% em relação a outubro, comercializando, em média, 311,4 mil exemplares diariamente no mês. Na comparação com novembro do ano passado, houve uma alta de 4,55%.

Na terceira posição, "O Globo" fechou com a média de 282,1 mil exemplares diários no mês, alta de 2,56% em relação a outubro. "O Estado de S. Paulo", quarto colocado, teve 244,5 mil exemplares, alta de 0,11%. Com isso, a Folha está com circulação diária 10,4% maior que a do "Globo" e 27,3% maior que a do "Estado".

Entre os 'populares', quem lidera nessa categoria e segundo no ranking geral, o "Super Notícia", que circula em Belo Horizonte (MG) e custa R$ 0,25, teve circulação de 311,1 mil exemplares, queda de 0,30% em novembro.

No Rio, o "Meia Hora", publicado pelo "O Dia" caiu 1,67%, totalizando 164,8 mil exemplares em circulação. Em Minas Gerais, o "Aqui" teve 117,8 mil exemplares vendidos, 7% menos que no mês anterior. O "Extra" fez circular 282,1 mil exemplares, um aumento de 2,35%.

O "Agora", do Grupo Folha, apresentou circulação de 92.008 exemplares, ou maior que a soma de seus dois principais concorrentes locais, o "Jornal da Tarde" (46.259) e o "Diário de S.Paulo" (40.104).

Informação da Folha de SP

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NATAL. O presente que sai do lixo reciclado

Nas ruas de Milão uma big idéia natalina

Olha que idéia mais bonita: a de transformar lixo em decoração de Natal. É em Milão, na Itália. Falo do Reciclador Natalino, uma cabine de reciclagem 'mágica', que a Volkswagen colocou nas ruas para incentivar o pessoal a ter uma atitude politicamente correta. O cara deposita um plástico ou papel e o reciclador devolve uma bonita decoração para a sua árvore de Natal.



Fonte: I Believe in Advertising

TV. O arcebispo falará na missa do galo


Poucas vezes, se ouve e se vê o arcebispo de Fortaleza na mídia. Ao contrário de Dom Aloísio, que não buscava mas era sempre chamado a opinar sobre os assuntos mais diversos, dom José Tozi é mais arredio. Aliás, ele nunca dá entrevistas. O fortalezense que não frequenta a catedral vai poder ouvi-lo na Missa do Galo que a TV O Povo vai transmitir.

Quem nos informa é a jornalista Joelma Leal, assessora de imprensa do Grupo de Comunicação do Povo: "No dia 24 de dezembro, às 20h, a TV O POVO (canal 48 – UHF; 23 – NET e 11 - TV Show) transmitirá a Missa celebrada na Catedral Metropolitana de Fortaleza e às 23h transmitirá (em rede) a Missa do Galo - com Papa Bento XVI - ao vivo do Vaticano.

Já no sábado, dia 25, o programa “Porque Hoje é Sábado Especial” será especial, com uma hora e meia de duração e presença do cantor e compositor Fausto Nilo".

NATAL. O Povo costura histórias do 'nascer'


Nascer. Esse é o 'leit-motiv' do especial de Natal de O POVO. A edição circula nesta sexta-feira, 24. Ao longo de oito páginas, seis histórias de vida inspiradas nos mineiros chilenos que nasceram das profundezas do deserto de Atacama.

A equipe escalada para o projeto foi formada pelos jornalistas Ana Mary C. Cavalcante, Demitri Túlio, Érico Firmo, Magela Lima, Manoella Monteiro, Tânia Alves e os fotógrafos Deivyson Teixeira, Iana Soares e Igor de Melo.

“Escolher um tema e, a partir dele, buscar pessoas que nos tragam o Natal, é uma tradição do O POVO, que há anos presenteia seus leitores com histórias emocionantes, uma leitura leve e comprometida com a reflexão. Um conteúdo de qualidade reforçado pela concepção visual dos editores de arte do jornal. Este ano, o editor de Arte, Gil Dicelli, construiu os personagens em fragmentos de espelhos, que expressam a pluralidade das emoções”, explica a diretora-executiva da Redação, Fátima Sudário, que assina a edição do material.

MISTÉRIO. O estigma que cerca as duplas


Incrível o que nos contou hoje o humorista André Luiz - que faz o Belo, no 'Gente na TV' e de outros humorísticos. Ele listou algumas duplas sertanejas que começaram a carreira e tiveram que interrompê-la por causa da morte de um deles. O curioso: sempre o que vai na frente é o que tem o primeiro nome da dupla.

Coincidencia ou não, eis alguns exemplos: João Paulo e Daniel, Caju e Castanha, Cascatinha e Inhana, Alvarenga e Ranchinho, Leandro e Leonardo, Claudinho e Buchecha.

HUMOR. 'Travestis' se vestem de homens

Tem humor na agenda cultural natalina

Glayco Salles e L.C. Galetto estão de volta à cena do humor, hoje no 'Entre Amigos', onde os dois funcionam bem em termos de "stand-up comedy". É aquele tipo de show onde os caras contam piada de cara limpa.

"Vocês que estão acostumados a assistir shows de humor de homem vestido de travesti, vão ver travestis vestidos de homens", contou Glayco, ainda há pouco no 'Tarde Livre', da TV Diário, com Carla Soraya.

E a dupla já tem programado novidades para o ano novo. Dia 26 de janeiro que vem montam um novo show no Teatro Via Sul.

Quem já viu a dupla diz que ela não repete as mesmas piadas de 10 anos, como acontece com alguns shows de humor que você viu uma vez e... anos depois, continua o mesmo.

RÁDIO/TV. Torcedores elegem os melhores

Fernando Graziani vence em duas categorias

Os torcedores do Ceará Sporting Club elegeram, via site oficial e das comunidades de relacionamento, os melhores comentaristas e narradores de futebol do Ceará e do Brasil nas categorias rádio e televisão, além do melhor setorista alvinegro e melhor jornalista esportivo do Ceará (jornal impresso).

Levando-se em consideração, nos comentaristas, a imparcialidade e o entendimento do futebol, nos narradores, a boa dicção e a emoção que coloca no jogo, nos setoristas, a qualidade da informação e nos jornalistas esportivos (jornal impresso) a boa escrita textual e a imparcialidade, a torcida alvinegra elegeu os seguintes nomes:

COMENTARISTA DE RÁDIO DO CEARÁ - Fernando Graziani
COMENTARISTA DE TV DO BRASIL - Lédio Carmona
NARRADOR DE RÁDIO DO CEARÁ - J. Rômulo
NARRADOR DE TV DO BRASIL - Luís Roberto Múcio
SETORISTA ALVINEGRO - Déo Luis
JORNALISTA DO CEARÁ - Fernando Graziani

VIDEO. O mais visto na rede em 2010

"Will it Blend" é a propaganda mais vista na internet

O vídeo "Will it Blend", da companhia Bledtec, foi o vídeo de propaganda mais visto na internet em 2010, com mais de 134 milhões de acessos, de acordo com lista publicada ontem pelas empresas Advertising Age e Visible Measures.

Em segundo lugar está o vídeo da Evian, que mostra bebês patinadores. Campanha da Nike, com Ronaldinho, ficou em 12º lugar na lista.

Em comum, todos esses vídeos têm a característica de fazerem partes de campanhas virais, ou seja, direcionadas para se espalharem rapidamente pela internet, via divulgação "boca a boca" em sites de relacionamento, como Facebook ou Twitter.

BLOG. O do Planalto chama Folha de 'ranheta''


Voces viram que a Folha de SP levou uma bordoada do Blog do Planalto? O veículo oficial de comunicação do Palácio do Planalto chamou a turma do jornal de "ranheta" e "ranzinza".

O blog criticou comparação entre um discurso do presidente Lula em 2008, quando no auge da crise econômica ele incentivou os brasileiros a gastar, e a fala do petista anteontem, em que ele recomendou à população que vá às compras, mas "com muita responsabilidade para não se endividar".